O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sega Saturn em nossas vidas

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Vixe... Percebi agora que esqueci de colocar 4 jogos na foto, The King 95, Variable Geo, Fighting Vipers e a versão standard do Virtua Fighter. Outra hora eu edito. :/

Meu top 20 Sega Saturn sem ordem de preferência:

Mesmo sendo um Frankstein tecnológico, com diversas gambiarras do início ao fim ele conseguiu possuir algumas pérolas.
Meu top20 demoraria muito para fazer mas o top 10 é menos sofrido, basta seguir o impulso da emoção que as lembranças me proporcionam. haha

Guardian Heroes mesmo com os frequentes slowdowns, gameplay confuso, excesso de interrupções, entre tantos outros defeitos, ele é muito cativante, mora no fundo do meu coração, estou admirado desde a primeira vez que o vi. :D

1.Street Fighter Zero 2
2.The King of Fighters 95
3.Vampire Savior
4.Saturn Bomberman
5.DonPachi
6.Panzer Dragoon Zwei
7.X-Men vs Street Fighter
8.Marvel Super Heroes
9.Guardian Heroes
10.Mega Man X4

@doraemondigimon Como sempre complementando os tópicos com maestria, sinceramente, porque tem histórias que quando são contadas se percebe que falta alguma coisa, agora nós que nos acompanhamos faz anos, compreendemos como uma coisa liga a outra, eu pelo menos acho sensacional poder sintetizar as postagens como o romance de nossas vidas, tanto que uns dias atrás respondi que os nossos avatares não são tão diferentes dos avatares que nos relacionamos pessoalmente no serviço, na rua, na escola ou onde quer que seja, talvez sejamos ainda mais humanos devido ao suposto anonimato. haha

Ahh, meu Saturnão...

Lembro como se fosse ontem, eu descobrindo sem querer a caixa do bicho embaixo da cama, que seria meu presente de Natal dos meus pais. Até fico comovido de lembrar, quantas saudades dessa época, do meu pai...

Enfim, ganhei o Saturn acho que em 1996, ano que descobri muita coisa boa no console. Os jogos que mais alugava pra ele eram Guardian Heroes, Saturn Bomberman, Shining Wisdom, Albert Odyssey e Legend of Legaia. Esses 5, junto com Bug Too entre outros, formavam os jogos obrigatórios! Guardian Heroes foi por muito tempo meu "jogo de cabeceira", alugava por semanas seguidas, assim como Saturn Bomberman. Vinha moleque de outro bairro jogar em casa o Saturn Bomberman, e olha que nem o multi-tap eu tinha!

Esse console realmente marcou minha vida. Ainda tenho ele, não o mesmo, mas comprado de outra pessoa (o modelo é igual, Tec Toy, preto). 1996, 1997 e 1998 foram mágicos na minha vida gamer.
Concordo plenamente, desde abrir os presentes escondido até que dentre 96 e 98 foram os melhores anos para jogar videogame. Era tudo tão mágico, e não parece que digo por nostalgia, é que as coisas pareciam fluir com mais diversão, afinal as revistas, as locadoras e fliperamas ainda estavam no auge, é como hoje em dia com os cinemas modernos e as casas de show climatizadas, a parte técnica melhorou mas o público deixou de ir a estes lugares para compartilhar a emoção, fazendo com que ao meu ver toda a beleza destes movimentos perca muito do sentido, tanto que são questões muito debatidas faz um tempo nos meios especializados ou entusiastas.

Eu ganhei o meu no natal de 1996, mas acabei vendendo pra inteirar e ganhar um Playstation em outubro de 1998.

Me diverti com o console, alguns jogos memoráveis, mas não deu pra aguentar ver todo mês aquele monte de jogões saindo pro Playstation e o Saturn com cada vez menos lançamentos.

Fiz a troca e não me arrependo, mas se houvesse a possibilidade eu teria ficado com os 2 consoles.
Do Saturno só me lembro que tinha um amigo que na época estava em duvida em quais dos videogames pedir pro pai dele, Saturn ou Playstation. Como na época eu era o mais vidrado no mundo dos videogames disse pra ele que era melhor Playstation porque tinha Tekken e Valderrama.
Esse meu amigo me agradece até hoje.
Certeza que o Playstation é um videogame muito melhor, porém, é como quando digo que o Dreamcast e o Nintendo 64 são os meus videogames preferidos, nunca disse que eles são os melhores, possuem carências demais para isso, no entanto são os que mais me satisfazem por oferecer muito mais daquilo e como eu procuro, além de termos vivenciados ótimos momentos juntos. Então, é possível preferir o Saturno racionalmente, mesmo com todas as suas faltas.

Por isso não recrimino quem tenha feitos estas trocas e tenha tais preferências, tendem a ser muito mais sensatas. haha
 
Ultima Edição:

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.230
Pontos
333
Se a Sega não tivesse cagado com o 32X...
Se a Sega tivesse criado um videogame já pensando no 3D, com o ótimo 2D dele...
Se a Sega não tivesse feito uma gambiarra danada com 875 processadores....
Se...
Talvez estivesse até hoje no mercado de consoles..
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
@edineilopes Eu levei uma sorte do cão com isso, não havia investido propositalmente em TVs que suportassem PAL ou NTSC porém nunca tive problemas, no entanto, quando levava na casa dos outros os videogames ficavam pretos e branco.

Pois é, se o Saturn era caro havia outros ainda piores, com o tempo devido ao fracasso o preço do Saturn despencou, chegando a ficar mais barato que o Playstation e vindo com mais jogos, mesmo aso do Neo Geo CD, vendo as revistas teve épocas que ele chegou a custar 199R$ com jogos! Uma baita pechincha mesmo para a época, pena que ainda fora da realidade pelos outros gastos que eu proporcionava e era difícil de ter acesso pelos problemas de distribuição, praticamente a única loja daqui que trabalhou com o aparelhos da SNK, o 3DO e outros mais undergrounds foi a Mesbla, que veio a falir em 1998.

Está ae. Espero que gostem. :D
Gostamos sim, o importante é dar os pulos para curtir qualquer videogame fora do circuito principal, a maioria dos videogames são legais demais para ficarem restritos a um nicho, especialmente o Saturn, portanto, parabéns pela coleção.

Fim do mes passado fui ligar meu SS e infelizmente ele não esta lendo os jogos. Só as músicas :kcry

Muito tempo parado. Vou ter que ajustar o trimpot.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
Vixe... Ainda não aconteceu comigo, até porque deixo muitos dos meus videogames ligados, mas vou ficar de olho nisso, tá certo que tenho dois Saturn mas mantenho o outro para se caso um dia der pau no principal, assim não passo perrengue.

Força Edi!!

Me da uma agonia de ver esse tópico. Meu saturn parou de girar o cd alguns meses atrás e não sei se procuro uma assistência ou tento comprar outro leitor.
O problema é encontrar um lugar que faça manutenção de Saturn, é um dos consoles com maior recusa, a melhor maneira é descobrir o que há de errado e tentar corrigir por si ou com a ajuda de alguém que manje de eletrônica no geral.

Eu ainda tenho o meu. Único vg que não vendi e não tenho nenhum motivo particular pra isso, apenas não deu vontade.

Excelente vídeogame com os AAA mais alternativos que já vi. Jogado numa época pré "geração emulador" ninguém ficava discutindo besteira de transparência no farol do Megaman. Isso era imperceptível na tela em 240p.

Aproveitei bastante por causa da pirataria, se dependesse de jogo original lançado nos EUA estava lascado.
Terminei Grandia e Shining Force 3 em JP sem entender um A da história, na base do "fale com todos, uma hora a história avança", porque os jogos eram bons o suficiente pra divertir mesmo assim. Em questão de rpg, apesar de menos conhecidos, os do Saturn também eram excelentes.

Só diminuí o ritmo em 2000 por aí. Depois, anos depois com internet rápida o suficiente e os programas corretos, queimei muita mídia e pude conhecer várias pérolas que não pude porque não surgiram na minha frente na época do console e voltei a jogar muuuuito.

Da última vez que liguei porém, fez uns barulhos internos esquisitos e não deu sinal na TV. Parece que a história chegou ao seu final.
Joguei muito RPG assim, não só no Saturn, o importante era dar sequência ao jogo, entrava em batalhas, ficava mais forte e seguia meu rumo. O legal dessa época é que os jogos japoneses costumavam ter animações muito legais de assistir, ficava ansioso por cada uma delas, hoje as animações são tão chatas que a última coisa que eu quero é que elas tomem muito meu tempo, parece que até pioraram de lá pra cá. haha
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
@edineilopes Eu levei uma sorte do cão com isso, não havia investido propositalmente em TVs que suportassem PAL ou NTSC porém nunca tive problemas, no entanto, quando levava na casa dos outros os videogames ficavam pretos e branco.
Depois disso fiquei atento a este detalhe ao comprar as próximas TVs. Mas parece que virou padrão da indústria ter a compatibilidade. Perguntava e todas tinham. Baita azar.

O conversor NTSC > PAL-M tenho até hoje, guardado numa caixa. Serve pra nada, mas fica de lembrança da época.
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.512
Reações
18.479
Pontos
1.464
Desde cedo a gente acompanhava as notícias sobre o Saturn, eu meio cético pq na época eu era bem Nintendista. Daí no Natal de 94, eu em Belém na casa de um brother e fomos à franqueada da LKC, para nossa surpresa já tinha a novidade por lá. Jogamos meia horinha de Virtua fighter, era bem mais divertido do q eu pensava, meu colega q nunca tinha visto a versão dos arcades ficou maravilhado.

Na volta a Fortaleza eu fui contar sobre o VG na Universal games, a bam bam bam da época, ninguém acreditou ...mas tive sorte de ter o cupom fiscal da LKC pra provar e deixar os donos da Universal com cara de bunda hahahahaha

Lembro q no comecinho de 95, Saturn e Playstation era super lançamento na cidade, cheguei numa loja ao lado do Xops Iguatemi e perguntei os preços, naquele dia custavam 1300 e 1500 reais :kfreeze não faço a menor idéia de quanto seria isso hoje (mas em 95 eram 13/ 15 salários, aplicando a regra de três básica seria mais de 10000 pilas :lolwtf

Fora isso é um VG q eu gostaria q tivesse explodido mais, mas depois dos uingueleivi , RE, Final Fantasy, a gente passou a ouvir bem pouco a respeito de Saturn, só se via PS nas locadoras. Ainda assim jogamos bastante na locadora dum amigo, q inclusive tinha vários ports de neogeo. Lembro da virada do ano 96/97 q passamos jogando Real Bout :lolwtf
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Saturn quase não joguei, de todas as mais de 20 games locadoras na cidade, só 3 tinham ele e o número de jogos eram pequenos.

De cabeça lembro de ter tentado jogar Sakura Taisen, Panzer Dragon, Dragon Force e Grandia. Tudo em japonês.

Tinha outros jogos que não recordo do nome, mas eram policiais tentado salvar refém em um prédio e tinha hora que tinha que apertar um botão para escolher uma ação, as vezes errava e tinha que lutar.

KoF 97 e X-Men x SF eram perfeitos, mas não curti o Sonic.

Curti mais o Dream Cast e Mega Drive em termos de console.
 


Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
@B - Mark Esse era o meu dia-a-dia nessa época, sempre fui muito mal na escola, se abri o cadenro umas 3 vezes fora da escola para fazer lição de casa foi muito, também como preferia ficar sozinho era considerado maluco, então engordei após os tratamentos e começou o bullying conforme fui crescendo, gerando muitas inimizades na escola, inclusive com professores e coordenadores, na verdade eu passava muito mais tempo na direção e gazeando que na sala de aula, só não reprovava por faltas porque meu tempo na direção era muito maior que consigo exprimir em palavras, os pais dos outros alunos pediam para me isolarem e não ser uma má influência para seus filhos. haha

Mas apesar de tudo fui muito feliz, as revistas de games, super heróis e da Turma da Mônica, livros, os videogames, locadoras, fliperamas e o cinema, salvaram minha infância e a minha vida, fizeram tudo valer pena.

Esse problema com o canhão do Playstation parecia muito pesado, porque um videogame que dava para comprar novo na caixa por cerca de 400R$ o pessoal vendia estragado por 300R$, não fazia sentido.

Concordo plenamente com a sua ideia de conhecer os jogos por coletâneas, isso deixa tudo mais prático e barato, é uma ótima dica, claro que existem variações de jogar em determinados hardwares, nada é 100%, no meu caso a sensação de jogar em determinado videogame também pesa, mas isso é frescura de quem gosta de colecionar. haha

Eu tinha uma coleção fantastica, apesar de pequena. Mas vendi.

Coleções são legais desde que vc aproveite (meu ponto de vista) mas infelizmemte fiquei muito tempo sem jogar nada, e estou aos poucos me desfazendo de tudo. A de SS foi a primeira a ir embora, comfesso que deu um "pena" em vender mas não me arrependo, pois o dinheiro rendido foi razoavel e pra uma boa causa.
Com certeza! Nós devemos nos dedicar aquilo que nos faz bem, se é assim que você encara este momento fez bem em se desfazer, só espero que os novos donos cuidem tão bem quanto você cuidava.

Como disse em diversos outros tópicos, a prática de colecionar vai muito além do acumulo ou do aproveitamento, mas da preservação e para transpassar a nossa história para as outras gerações, como já fiz com diversos outros leigos e mais novos, afinal se formos nos apegar apenas ao que é "útil" como dizem, a única coisa pela qual vale a pena viver é a morte. haha

@j_laverc Sou suspeito para falar de DonPachi por ser um dos meus shmups preferidos, gosto muito mais dele que da continuação, mesmo considerando as versões arcade, por motivos óbvios na verdade, por alguns anos me dediquei ao gênero no PC, passava o dia só jogando shmup, DonPachi foi um dos que me adaptei melhor, então ele me escolheu mais do que a ele. UU

É capaz de se a Capcom tivesse se mantido em consoles próprios hoje estivesse falida, considerando que ela teve sérios problemas financeiros um tempo atrás.
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Muitos ainda falam, o 3d do Saturn era uma m****(era sim pra programar), só 2d que prestava... Não concordo, ontem estava jogando Sega Rally no Saturn prestando bem a atenção na modelagem 3d, texturas(não ficam tremidas e deformadas) e fluidez, cara é muitoooo bom, sério, ligue ele com bom cabo em uma boa tv, fora o som do jogo e do Saturn eu acho muito limpo e mais potente.
Outros jogos 3d que tiro o chapeu VF2, Daytona USA(apesar dos problemas), NHL 98 All Stars, Manx TT, Sonic R (apesar do controle do personagem ser muito travado e duro), Fighter Vipers, Die Hard Arcade, Dead or Alive, World Wide Soccer 98, Virtua ON, Quake, Virtua Cop 2, Last Bronx, Burning Rangers e por aí vai... Dava trabalho e demorava mais para fazer, mas quando faziam a coisa bem feita, ficava show. EDIT: Faltou o mais impressionante :
Sonic Jam - Sonic World Missions
 
Ultima Edição:

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.219
Reações
3.980
Pontos
1.109
@B - Mark Esse era o meu dia-a-dia nessa época, sempre fui muito mal na escola, se abri o cadenro umas 3 vezes fora da escola para fazer lição de casa foi muito, também como preferia ficar sozinho era considerado maluco, então engordei após os tratamentos e começou o bullying conforme fui crescendo, gerando muitas inimizades na escola, inclusive com professores e coordenadores, na verdade eu passava muito mais tempo na direção e gazeando que na sala de aula, só não reprovava por faltas porque meu tempo na direção era muito maior que consigo exprimir em palavras, os pais dos outros alunos pediam para me isolarem e não ser uma má influência para seus filhos. haha

Mas apesar de tudo fui muito feliz, as revistas de games, super heróis e da Turma da Mônica, livros, os videogames, locadoras, fliperamas e o cinema, salvaram minha infância e a minha vida, fizeram tudo valer pena.

Esse problema com o canhão do Playstation parecia muito pesado, porque um videogame que dava para comprar novo na caixa por cerca de 400R$ o pessoal vendia estragado por 300R$, não fazia sentido.

Concordo plenamente com a sua ideia de conhecer os jogos por coletâneas, isso deixa tudo mais prático e barato, é uma ótima dica, claro que existem variações de jogar em determinados hardwares, nada é 100%, no meu caso a sensação de jogar em determinado videogame também pesa, mas isso é frescura de quem gosta de colecionar. haha

Quando estudava no colégio nunca tive problemas de reprovação e o pessoal implicava comigo por causa das minhas notas altas e pelo convívio com outros colegas pelo fato de ser aluno antigo.

Os caras que me perseguiam tinham problemas de notas baixas e problemas disciplinares.

Um deles que chegou a ligar para minha casa várias vezes conseguiu a proeza de ser expulso do colégio por briga na 8a série e como a briga ocorreu perto do ano letivo acabar decidiram que ele poderia terminar os estudos mas teria que procurar outro colégio. Isso em 1994

Voltou no segundo semestre de 1995 por meio de acordo com o diretor com a promessa de não brigar mais. Caso contrário seria expulso de novo. E desde então nunca mais me incomodou embora tenha tentado se reaproximar de mim mas sempre dava um gelo nele.

Acabou sendo expulso pela segunda vez no começo de 1997 no Terceiro Ano ao agredir um cara que o provocou com uma lata de lixo de madeira. Nós estávamos em classes diferentes e nem vi o fato só ouvi o barulho da batida e a galera correndo para fora da sala para saber o que aconteceu.

Meses depois ele se transferiu para um colégio de Goiânia que oferecia um supletivo de 3o ano em seis meses e que chamava a atenção pelo supletivo e por acolher alunos problemáticos de outras instituições. Mais tarde soube que esse colégio faliu.

Curiosamente esse fato me lembra os anistiados daqui do fórum que foram banidos e voltam mediante acordo mas que acabam banidos de novo. :coolface :lolwtf

Sobre meu amigo que teve que jogar o Playstation fora por causa dos defeitos. Ele me disse que comprou o console da ex-dona de uma locadora onde ele trabalhou após terminar o ensino médio.

Quando a mulher decidiu encerrar as atividades da locadora ela vendeu os jogos,consoles,TVs e móveis e meu amigo comprou o console que deu vários problemas certamente após rodar vários jogos piratas e pela maneira com que o pessoal da locadora deveria conservar os consoles.

As coletâneas acabam sendo a melhor opção para uma coleção porque mesmo que seja emulação oficial na maioria das vezes é um trabalho interessante e felizmente encontrei várias coletâneas de PS2 e multicarts a preços acessíveis.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.511
Reações
2.760
Pontos
703
@B - Mark

@j_laverc Sou suspeito para falar de DonPachi por ser um dos meus shmups preferidos, gosto muito mais dele que da continuação, mesmo considerando as versões arcade, por motivos óbvios na verdade, por alguns anos me dediquei ao gênero no PC, passava o dia só jogando shmup, DonPachi foi um dos que me adaptei melhor, então ele me escolheu mais do que a ele. UU

É capaz de se a Capcom tivesse se mantido em consoles próprios hoje estivesse falida, considerando que ela teve sérios problemas financeiros um tempo atrás.
|
|
Eu comecei a jogar Donpachi recentemente, por que costumava manter distância de shmup - bullet hell rs... Mas to gostando bastante, já gostava dos jogos da Toaplan (que deu origem a Cave), e to começando a entrar na onda dos shooters que foram diretamente influenciados por ela, também. Curiosidade: qual foi o nível mais difícil em que você já terminou esse jogo, e de quantos continues precisou?
-
Sobre a Capcom, pensei na mesma coisa. Poderia acontecer a mesma coisa que aconteceu com a Sega. Enfim, é compreensível a razão de não terem entrado na guerra dos consoles, mas é uma hipótese sempre interessante de imaginar. O mais perto que eles chegaram de fazer um console foi com o Cps-Changer, suspeito que você já tenha ouvido falar (?).
 
Ultima Edição:

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.219
Reações
3.980
Pontos
1.109
|
|
Eu comecei a jogar Donpachi recentemente, por que costumava manter distância de shmup - bullet hell rs... Mas to gostando bastante, já gostava dos jogos da Toplan (que deu origem a Cave), e to começando a entrar na onda dos shooters que foram diretamente influenciados por ela, também. Curiosidade: qual foi o nível mais difícil em que você já terminou esse jogo, e de quantos continues precisou?
-
Sobre a Capcom, pensei na mesma coisa. Poderia acontecer a mesma coisa que aconteceu com a Sega. Enfim, é compreensível a razão de não terem entrado na guerra dos consoles, mas é uma hipótese sempre interessante de imaginar. O mais perto que eles chegaram de fazer um console foi com o Cps-Changer, suspeito que você já tenha ouvido falar (?).

Conheci Dodonpachi no MAME e gostei dele.

Também já joguei a versão do PS1 no meu PSP.

Sobre o CPS Changer já ouvi falar nele e além do uso do CPS Fighter do SNES também tinha jogos como Final Fight,Street Fighter II e até um SF Zero adaptado para CPS 1.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.511
Reações
2.760
Pontos
703
( @B - Mark ) Marquei você sem querer em meu último post, desculpe. Mas obrigado por ter respondido, mesmo assim ;)
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Saturn é meu VG preferido - já disse isso em diversos outros tópicos, mas não custa renovar meus votos.

Ele veio para substituir os meus PSX que só viviam dando defeito e me serviu bem por muitos anos. O primeiro queimou a fonte em 2005 e nunca consegui achar ninguém para consertá-lo, mas tenho outros 2, sendo um japonês e outro Tec Troço que tem uma imagem terrível, como se fosse em resolução mais baixa.

Eu gosto tanto do Sega Saturn que aqui neste fórum tem um usuário com esse nome e sempre que ele abre um tópico eu sou compelido a entrar e ler tudo, mesmo que não seja sobre algo que me interesse. [exorcista]É o poder do Saturn que lhe ordena![/exorcista]

Só por curiosidade , no Japão o Sega Saturn é chamado Sega Satan devido às diferenças fonéticas do idioma. :kdiabo
Eu sempre entro e curto as postagens do sega.saturn por considerar elas engraçadas, gosto especialmente quando ele posta notícias muito velhas como se fossem novas, faz um tempo que infelizmente não faz dessas. haha

E é isso aí, é bom dizermos com gosto sobre aquilo que contraria o senso comum, tudo que é parametrizado demais é chato e nem sempre o mais correto, certeza que muitos daqueles que não se importam com o Saturn teriam se impressionado com o que ele na época, quem sabe até hoje, eu pelo menos me impressiono ainda com os videogames antigos, talvez mais do que com os novos.

Outra foto do meu Saturn, mas fora do móvel:
Como mencionei antes, ele veio com mais um controle, porém, o outro e aquele joystick horrível do lançamento americano. Detesto o D-pad e a "pegada" dele.

@Grose Naquela época, minha única referência para ports de Arcade era o PS1, então pensava que eles eram 100% fieis as máquinas originais no console da Sony. Só fui saber dessas diferenças no Saturn e dos jogos capados muitos anos depois pois os ratos de fliperama daqui só falavam de PlayStation e, anos depois, de PlayStation 2.

E esses platformers que você citou são otimos (Tirando o primeiro Gex. Pessoalmente, acho muito sem sal. Também não sei se classificaria Nights como parte desse gênero...) mas, como mencionei antes, muitos deles não são exclusivos pois os conheci no PS1. Para quem possuí apenas Saturn está otimo, mas como tenho outros videogames, achei que a biblioteca poderia ter sido melhor nesse gênero.

Sobre o Tengai Makyo IV, acho que a versão de PSP e a que tem mais chance de sair traduzida dos dois consoles. Estou torcendo para que alguem experiente em japonês (ouvi dizer que a maioria dos RPGs dessa série e difícil de se traduzir) se interesse em fazer um projeto com ele.
Eu gosto dos controles americanos por serem os únicos que experimentei, um dia quero ter os brancos orientais pela beleza. Talvez eu pegue controles brancos quando conseguir um multitap. :kideia

Por isso que a dita "ignorância" é uma benção, eu possuo preferência por algumas versões consideradas piores pelo meu costume, tanto que teve uma época que costumava ser contestado por isso, só que não posso fazer nada, a ruindade habita os meus singelos sentimentos. Na verdade muito do que vivenciei até esta época prevalece nas minhas escolhas, por isso tem tanta coisa hoje em no mercado mainstream que não me atrai faz um bom tempo, este é outro dos motivos pelo qual coleciono, esperando a nova leva de interesse, num a geração parecida com a dos anos 90 com a enxurrada de jogos arcade. :D

Também não considero Nights plataforma, eles que dizem. Quanto ao Gex, também não sou muito do primeiro mas o Enter the Gecko e especialmente o Deep Cover Gecko considero bem legais, foram gratas surpresas no Nintendo 64.

Preciso ver se consigo terminar algum Tengai Makyo, fui dar uma olhada no ML e antes tinham vários IV na faixa dos 40R$ completos agora tem dois malucões vendendo por mais de 100R$, assim é sem chance. Deve ter algum traduzido como Far East Eden, não é possível. Vi que você está se empenhando no Fainal Fentasy (proposital) agora, ainda bem que nesta série estou bem por dentro, assim como Grandia, Shin Megami Tensei e suas diversas ramificações, Pokémon, Fire Emblem, Shining Force... Porém existem tantas outras que não sei praticamente nada, preciso fazer algo sobre. :/

Para quem não conhece a série vou deixar um vídeo para ilustrar, vai que alguém se habilita a curtir.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Muitos ainda falam, o 3d do Saturn era uma m****(era sim pra programar), só 2d que prestava... Não concordo, ontem estava jogando Sega Rally no Saturn prestando bem a atenção na modelagem 3d, texturas(não ficam tremidas e deformadas) e fluidez, cara é muitoooo bom, sério, ligue ele com bom cabo em uma boa tv, fora o som do jogo e do Saturn eu acho muito limpo e mais potente.
Outros jogos 3d que tiro o chapeu VF2, Daytona USA(apesar dos problemas), NHL 98 All Stars, Manx TT, Sonic R (apesar do controle do personagem ser muito travado e duro), Fighter Vipers, Die Hard Arcade, Dead or Alive, World Wide Soccer 98, Virtua ON, Quake, Virtua Cop 2, Last Bronx, Burning Rangers e por aí vai... Dava trabalho e demorava mais para fazer, mas quando faziam a coisa bem feita, ficava show. EDIT: Faltou o mais impressionante :
Sonic Jam - Sonic World Missions
Saturn não foi um console popular e muita gente teve acesso maior aos jogos dele somente via emulação e em telas LCD. Sua emulação precária e sem recursos passa uma péssima impressão dele.

Primeiro porque enquanto outras plataformas rodavam em 480p ou acima, com direito a filtros da placa de vídeo, a emulação do Saturn seguia presa aos 240p, e um show de serrilhados. E depois pelo dither amplamente utilizado na plataforma como transparência, invisível nas jogatinas de 1900 e bolinha, mas bem notáveis e feios nas telas atuais. Tanto que tive o Saturn e nunca soube desses dithers, virou conversa de jogador de emulador nos anos 2000 em diante.

Aproveitando o tópico, o próprio Saturn rodando os games (na época gravava vídeos de games em videocassete)

www.youtube.com/watch?v=Yie4dOBKrh0


www.youtube.com/watch?v=sQL5s_uY330
 
Ultima Edição:

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Saturn quase não joguei, de todas as mais de 20 games locadoras na cidade, só 3 tinham ele e o número de jogos eram pequenos.

De cabeça lembro de ter tentado jogar Sakura Taisen, Panzer Dragon, Dragon Force e Grandia. Tudo em japonês.

Tinha outros jogos que não recordo do nome, mas eram policiais tentado salvar refém em um prédio e tinha hora que tinha que apertar um botão para escolher uma ação, as vezes errava e tinha que lutar.

KoF 97 e X-Men x SF eram perfeitos, mas não curti o Sonic.

Curti mais o Dream Cast e Mega Drive em termos de console.
Você deve estar se referindo ao Die Hard Arcade. Bom jogo de porradinha, o Saturn teve alguns bem legais, pena que a maioria restrita ao Japão, só pra variar.


Muitos ainda falam, o 3d do Saturn era uma m****(era sim pra programar), só 2d que prestava... Não concordo, ontem estava jogando Sega Rally no Saturn prestando bem a atenção na modelagem 3d, texturas(não ficam tremidas e deformadas) e fluidez, cara é muitoooo bom, sério, ligue ele com bom cabo em uma boa tv, fora o som do jogo e do Saturn eu acho muito limpo e mais potente.

Outros jogos 3d que tiro o chapeu VF2, Daytona USA(apesar dos problemas), NHL 98 All Stars, Manx TT, Sonic R (apesar do controle do personagem ser muito travado e duro), Fighter Vipers, Die Hard Arcade, Dead or Alive, World Wide Soccer 98, Virtua ON, Quake, Virtua Cop 2, Last Bronx, Burning Rangers e por aí vai... Dava trabalho e demorava mais para fazer, mas quando faziam a coisa bem feita, ficava show. EDIT: Faltou o mais impressionante :
Sonic Jam - Sonic World Missions

Você falou o ponto mais importante, que serve para muitos videogames, quando existia capacidade e boa vontade dava para fazer coisas extraordinárias, inclusive com os ditos pontos mais fracos do Saturn, o problema que como o Edinei comentou o console foi muito pouco popular e quando muitos vieram a conhecê-lo a impressão foi negativa, ainda hoje com todas as informações é difícil para os mais entusiastas afirmarem o quanto a plataforma pôde oferecer, portanto, será um console envolto de lendas, que serão minimizadas conforme fazemos nossa parte, dizendo neste tópico o quanto este videogame conseguiu e consegue fazer jogadores felizes e até satisfeitos.

@B - Mark Nunca fui ou vi alguém sendo expulso com veemência e autoridade, mas já fui convidado a me retirar, acho muiito engraçado quando relembro como pude ter causado tanta confusão apenas por querer ficar sozinho e posteriormente por ter sido gordo, imagino se fosse magro e sociável se estaria aqui hoje, quem sabe casado, com filhos e de boa na carreira profissional. haha

Outra coisa estranha é que minhas notas eram horríveis, mas quando eu fazia os trabalhos ou exercícios, que era raro, até os mais nerds copiavam de mim, tinham boa consideração pela minha intelectualidade mesmo vivenciando o completo oposto disso, vai entender...

|
|
Eu comecei a jogar Donpachi recentemente, por que costumava manter distância de shmup - bullet hell rs... Mas to gostando bastante, já gostava dos jogos da Toaplan (que deu origem a Cave), e to começando a entrar na onda dos shooters que foram diretamente influenciados por ela, também. Curiosidade: qual foi o nível mais difícil em que você já terminou esse jogo, e de quantos continues precisou?
-
Sobre a Capcom, pensei na mesma coisa. Poderia acontecer a mesma coisa que aconteceu com a Sega. Enfim, é compreensível a razão de não terem entrado na guerra dos consoles, mas é uma hipótese sempre interessante de imaginar. O mais perto que eles chegaram de fazer um console foi com o Cps-Changer, suspeito que você já tenha ouvido falar (?).
Não sei se DonPachi é considerado bullet hell, considero minhas habilidades bem restritas mesmo assim consigo me destacar em alguns jogos do gênero. No geral não jogos em emuladores para terminar, coloco apenas um crédito e fico tentando ir cada vez mais longe, algo como literalmente fazia nos fliperamas, só que não gastava tantas fichas seguidas na mesma máquina. haha

No DonPachi especificamente acredito que se ficar jogando direto consiga terminar com uns 3 créditos, Esp Ra De já consegui terminar com apenas um, Progear que eu mais gostava de treinar conseguia chegar até a última fase com uma ficha, dava para terminar com mais um crédito, Battle Garegga que também curto muito acho que se me internar nele conseguia terminar com dois créditos. Outro que treinei bastante para terminar na dificuldade mais difícil usando no máximo dois créditos foi o In the Hunt no Playstation, conseguia chegar até a última fase. :D

Apesar disso no geral me considero mais para ruim nos shmups, é que depois que pega os padrões até desviar dos tiros que pareciam impossíveis fica bem mais fácil, mas eu farei um tópico sobre isso num futuro próximo para discutirmos melhor a situação. UU

Caras... Sou muito chato no Mortal Kombat Trilogy, X-Men vs Street Fighter... Solto uns combos bem show.
Alguém me confirma... Na epoca fiquei sabendo que tinha como fazer combos infinito. Procede a história?

A parte que mais gosto do Street Fighter Zero 3 é o modo X do Akuma, PQP!
Tem vários vídeos de combos infinitos de diversos jogos no youtube, é só colocar o nome do jogo e escrever Combos 100% ou Infinite Combos do lado. Voudeixar um exemplo abaixo.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Tive 2 Saturn, o primeiro entre 97 e 98, o segundo entre 2005 e 2007.
O primeiro foi bem frustrante pra mim, primeiro porque comprei o console num período em que ele já estava em decadência, era aquela enxurrada de jogos excelentes para o PSX e o Saturn recebendo jogo bom a conta gotas...ia na locadora e acabava só alugando bombas. Depois de 6 meses eu já estava de saco cheio dele.

Aí destravei o console e passei a jogar os games japoneses, que eram bem melhores. De todo modo, um ano depois de ter comprado eu o vendi para pegar um PSX, só aí eu fiquei 100% satisfeito.

Meu segundo Saturn eu bati rolo nuns 50 jogos de PSX, comprei vários jogos originais para ele, me diverti, mas um dia ele queimou e assim acabou a história.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.545
Reações
2.549
Pontos
724
A fama do Saturn o precede. E ela não é nada boa.
Lembro uma vez que um amigo levou na minha casa um amigo dele que tinha um Dreamcast com Capcom vs SNK 2. Ficamos jogando e eu tinha umas revistas velhas em algum canto do quarto que esse sujeito pegou pra folhear, viu um anúncio do Direct Shopping, apontou o Saturn e disse "esse aqui é uma bomba".
Aí falei "eu tenho um aí", à essa altura já guardado no armário. E o cara me responde que nunca nem tinha visto um Saturn na vida dele. Mas falava que era uma bomba.

Isso vale pra muita gente. Ainda mais quando canais safados de comparação do Youtube como aquele Game Palooza Empire compara jogos usando emulador e o resultado é sempre um massacre do PS1. Na verdade, do emulador de PS1. Até jogo 2D fica muito pior nas comparações desse cara.

Com relação aos gráficos, quando havia o capricho realmente a coisa fluía. Eu descolei esse jogo em 2003 pra jogar com um amigo que tinha Gamecube. E mesmo tendo jogado F-Zero GX instantes antes fiquei impressionado com esse ambiente dessa batalha :

 

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.564
Reações
3.670
Pontos
984
@Asha
Que cartucho é aquele ali?

Teve outro video game que fez parte da minha vida também...
Turbo game - 64/72 pinos
images

images

Basicamente um nintendinho remodelado versão 10.0.
Como eu amava este VG também. Foi o meu primeiro!

Caiu uma lagrima aqui. foi meu segundo videogame, depois do Atari 2600. O meu veio com Gun Smoke. Depois de alguns anos fiz um rolo nele com um Mega Drive com Altered Best e chorei ao ouvir a frase "Rise from your Grave"... Bons tempos...
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.545
Reações
2.549
Pontos
724
Sega lança 3 jogos do Sonic pra Saturn, os 3 com gráficos 3D muito bons em algum momento da jogatina.
E não lança um jogo 3D. Amadores demais.

O som desse jogo é de uma nitidez que me impressiona até hoje.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
Eu gosto dos controles americanos por serem os únicos que experimentei, um dia quero ter os brancos orientais pela beleza. Talvez eu pegue controles brancos quando conseguir um multitap. :kideia

Por isso que a dita "ignorância" é uma benção, eu possuo preferência por algumas versões consideradas piores pelo meu costume, tanto que teve uma época que costumava ser contestado por isso, só que não posso fazer nada, a ruindade habita os meus singelos sentimentos. Na verdade muito do que vivenciei até esta época prevalece nas minhas escolhas, por isso tem tanta coisa hoje em no mercado mainstream que não me atrai faz um bom tempo, este é outro dos motivos pelo qual coleciono, esperando a nova leva de interesse, num a geração parecida com a dos anos 90 com a enxurrada de jogos arcade. :D

Também não considero Nights plataforma, eles que dizem. Quanto ao Gex, também não sou muito do primeiro mas o Enter the Gecko e especialmente o Deep Cover Gecko considero bem legais, foram gratas surpresas no Nintendo 64.

Preciso ver se consigo terminar algum Tengai Makyo, fui dar uma olhada no ML e antes tinham vários IV na faixa dos 40R$ completos agora tem dois malucões vendendo por mais de 100R$, assim é sem chance. Deve ter algum traduzido como Far East Eden, não é possível. Vi que você está se empenhando no Fainal Fentasy (proposital) agora, ainda bem que nesta série estou bem por dentro, assim como Grandia, Shin Megami Tensei e suas diversas ramificações, Pokémon, Fire Emblem, Shining Force... Porém existem tantas outras que não sei praticamente nada, preciso fazer algo sobre. :/

Para quem não conhece a série vou deixar um vídeo para ilustrar, vai que alguém se habilita a curtir.

Pessoalmente, não gostei do controle americano. O D-pad e o formato dele machucam a minha mão após certo tempo de uso, principalmente durante o gameplay de jogos mais dinâmicos como shmups e fighters. Não tenho o mesmo problema com o japonês graças ao formato arredondado e as setas em cruz.

Também tenho preferência por algumas versões inferiores de games de arcade e outras plataformas, mas vários motivos como costume, nostalgia, diferenças, simplicidade....mesmo tendo acesso a um port 100% perfeito, gosto muito de jogar o OutRun de Mega Drive, por exemplo.

Concordo que os Gex 3D são muito melhores, principalmente o terceiro que e o meu favorito. Costumava alugar os dois para o Nintendo 64 quando era mais nova também, mas, hoje em dia, jogo ambos no PSP pela portabilidade.

Só existem 2 Tengai Makyos traduzidos, sendo 1 oficialmente localizado: Far East of Eden: Kabuki Klash do Neo Geo, um spin-off, e o recém traduzido Tengai Makyo Zero do SNES. Se o preço do IV aumentou, provavelmente foi graças (ou não) a vídeos ou notícias sobre a tradução do Zero.

E estou na mesma situação que você em relação a várias séries de RPG, sendo que preciso até mesmo revisitar algumas pois nem me recordo muito dos jogos. Joguei três títulos da série Grandia quando era mais jovem (Grandia do PS1, Grandia Xtreme ou Grandia II de PS2 - não lembro - e Grandia: Parallel Trippers do GBC), mas, se você me perguntar do que lembro desses games, te digo somente duas coisas: Grandia Xtreme ou II, na minha memória, era um jogo muito feio e Parallel Trippers tinha um sistema de batalha estranho e complicado.:kbeca
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.511
Reações
2.760
Pontos
703
(@Grose ), se Donpachi não for considerado bullet hell, eu tenho até medo dos jogos que o são! rs... Mas falando sério, dos os jogos que você citou, conheço todos, mas o único que arrisquei umas jogadinhas foi o Progear. Dentro do estilo, já joguei também Mushihime Sama e ESPrade, e gosto muito de ambos, são soberbos. Tenho essas coisas todas no mame.


Sobre adolescência e escola

Aproveitando que você trouxe coisas de seu passado particular a tona, gostaria de compartilhar que passei por umas circunstâncias bem parecidas as que você relatou, em comum com o fato de que eu costumava ser (e ainda sou um tanto) isolado, e nunca fui aluno exemplar. Mas rolava comigo também o lance de fazer trabalhos escolares caprichados. Era detalhista e perfeccionista, e tinha vezes que fazia voluntariamente sozinho trabalhos que eram pra ser feitos em grupo, por conta disso rs... E compensava, tinha professoras que gostavam bastante de mim, tive uns momentos de reconhecimento legais, até. Mas o fato de que eu era um cara pouco comunicativo que gostava de video games tornava fácil pras pessoas me estereotiparem (é um "freak", né), pegavam muito no meu pé pelo que eu era. Mas mudei bastante em alguns aspectos, hoje gosto de falar, por exemplo.

( @edineilopes ) Sempre se falou que o Saturn, no geral, ficou com um distante terceiro lugar naquela guerra de geração, e isso é fato, o console vendeu pouco em escala global. No Japão estima-se que vendeu em torno de 8 milhões (?) de consoles, o que pode ser uma boa marca num país pequeno, mas não sei o quanto seus rivais venderam no mesmo lugar...
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
( @edineilopes ) Sempre se falou que o Saturn, no geral, ficou com um distante terceiro lugar naquela guerra de geração, e isso é fato, o console vendeu pouco em escala global. No Japão estimasse que vendeu em torno de 8 milhões (?) de consoles, o que pode ser uma boa marca num país pequeno, mas não sei o quanto seus rivais venderam no mesmo lugar...
Vale lembrar que Saturn, além de seus próprios problemas, sofreu também com duas coisas: uma agressiva guerra de preços da Sony e menos dinheiro para campanhas publicitárias (A Sony tinha muito mais).

No Japão Saturn ficou em um honroso segundo lugar nas vendas, divulgam 5.8 milhões. Vendas melhores que do Mega Drive, por exemplo. No Japão o Saturn recebeu um suporte bem melhor e uma campanha publicitária meio nonsense, mas muito cativante.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Na verdade tem ótimos jogo que não tem como por uma ordem de classificação.

Clockwork Knight I
Clockwork Knight II
Fighting Vipers
Dracula X Nocturne of the Moonlight
Lunacy 3D [Toriko]
Street Fighter Zero 2
Street Fighter Zero 3
Rayman
Thunder Strike II [Thunder Hawk II: Firestorm]
Soviet Strike
Nights Into Dreams
Super Pluzze Fighter II Turbo
Rockman 8 Anniversary Collection
Megaman X4
Shining Force Series
Sega Rally
Touring Car Championship [Osts deliciosas!]
Marvel Super Heroes vs Street Fighter
X-Men vs Street Fighter
Manx TT Superbike
Dead or Alive
The King Of Fighters 95
The King Of Fighters 96
Bug!
Bug Too!
World Wide Soccer 98
Dragonball Z
Metal Slug
Mortal Kombat Trilogy
EarthWorm Jim...

Tem mais um monte ae que nao se poe em lista. Sempre tem algum jogo que sobressai o outro.

Mesmo para o Turbo Game que marcou epoca com os próprios jogos.
Acrescentaria esclusivos icônicos, guardian Heroes, Panzer Dragon, Burning Rangers e Mister Bones.

Foi generoso com alguns aí. Touring Car acho meia boca até o original do arcade. E EarthWorm Jim é um crossgen bem sem vergonha.
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.117
Reações
49.290
Pontos
1.339
a historia do meu saturn foi engraçada, comprei ele pela internet, la por 2000, e depois eu troquei por um filhote de pit bull...
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
E estou na mesma situação que você em relação a várias séries de RPG, sendo que preciso até mesmo revisitar algumas pois nem me recordo muito dos jogos. Joguei três títulos da série Grandia quando era mais jovem (Grandia do PS1, Grandia Xtreme ou Grandia II de PS2 - não lembro - e Grandia: Parallel Trippers do GBC), mas, se você me perguntar do que lembro desses games, te digo somente duas coisas: Grandia Xtreme ou II, na minha memória, era um jogo muito feio e Parallel Trippers tinha um sistema de batalha estranho e complicado.:kbeca[/QUOTE]
@Asha Lembrei que nós falamos dos controles que machucam a mão, eu disse que jogos que usam muito os L2 e R2 do PS3 me incomodam, tanto que deixei de jogar os jogos de corrida por isto, acabei comprando o XBOX 360 num dos intuitos de suprir essa necessidade. Mas espero que tenhamos mãos boas para jogar por muito tempo, estou com 32 anos e ainda não sofro com limitações. haha

Deixe-me ver. Godfather do Wii, Resident Evil 2 e Cruis'n Usa do Nintendo 64, Jogos de luta no geral as conversões para Mega Drive, Dungeons & Dragons Collection pto Saturn, Galaga do NES, Double Dragon depois do 2... São muitos das que por vezes vi considerarem as "piores" das versões me agradarem, as vezes não ruins mas destacarem excessivamente pela perda de algo, isso sem contar os jogos reconhecidamente ruins. haha

Aparentemente o Tengai Makyo IV aumentou de preço por estar sem produtos para ofertar e se tratar de um RPG, então o vendedor se viu no direito de colocar por quanto quisesse, porque fora daqui continua barato, apesar da baixa oferta.

Gosto do visual de todos os Grandias de consoles, dizem que a versão do 2 é sofrível no PS2 mas como joguei e terminei diversas vezes apenas no Dreamcast não posso afirmar, talvez você esteja se referindo ao Xtreme por parecer mais simplório. Ainda não joguei o de GBC mas fiquei próximo de comprar algumas vezes, uma pena se mudaram o sistema de batalha, gosto muito do jeito que ele é, dá para apelar um monte naquela de afastar o inimigo fazendo recuar na linha de ataque, a história, narrativa e as músicas são muito joias também. :D

(@Grose ), se Donpachi não for considerado bullet hell, eu tenho até medo dos jogos que o são! rs... Mas falando sério, dos os jogos que você citou, conheço todos, mas o único que arrisquei umas jogadinhas foi o Progear. Dentro do estilo, já joguei também Mushihime Sama e ESPrade, e gosto muito de ambos, são soberbos. Tenho essas coisas todas no mame.

Sobre adolescência e escola

Aproveitando que você trouxe coisas de seu passado particular a tona, gostaria de compartilhar que passei por umas circunstâncias bem parecidas as que você relatou, em comum com o fato de que eu costumava ser (e ainda sou um tanto) isolado, e nunca fui aluno exemplar. Mas rolava comigo também o lance de fazer trabalhos escolares caprichados. Era detalhista e perfeccionista, e tinha vezes que fazia voluntariamente sozinho trabalhos que eram pra ser feitos em grupo, por conta disso rs... E compensava, tinha professoras que gostavam bastante de mim, tive uns momentos de reconhecimento legais, até. Mas o fato de que eu era um cara pouco comunicativo que gostava de video games tornava fácil pras pessoas me estereotiparem (é um "freak", né), pegavam muito no meu pé pelo que eu era. Mas mudei bastante em alguns aspectos, hoje gosto de falar, por exemplo.
Esqueci de falar do CPS Changer na minha outra resposta. Lembro de ter ouvido falar disso mas nunca corri atrás, é uma novidade portanto, dava para a Capcom ter investido superficialmente nisso. Tem até este link que está aberto no meu navegador desde que li sua mensagem, vou deixar para quem tiver curiosidade.
https://www.voxel.com.br/noticias/c...curo-console-produzido-capcom-1994_804103.htm

Acho que DonPachi pode ser considerado Bullet Hell, mas tenho a impressão que esta é uma definição mais hardcore para esse tipo de jogo, eu como não me julgo tão bom assim penso que era para ser algo que tivesse mais dificuldade de me adaptar, lembro que os Touhou Project tinha algumas coisas insanas, era bem complicado, até por ser obrigado a jogar no analógico, prefiro jogar shmups no Final Burn por poder configurar a direção pelo digital.

É legal pra caramba fazer as coisas sozinhos, ver as coisas que nós fazemos se desenvolvendo, não me sinto tão animado quando faço em equipe algo que já havia me proposto ou começado por conta. O problema que não temos como viver desta maneira, quererão cedo ou tarde que trabalhemos juntos, especialmente para desenvolver loucuras, como contrair doenças por falta de higiene e botar fogo em judeu e ciganos, coisas bizarras sempre assumiram o controle da sociedade, mesmo sabendo disso não existe escapatória. :/

Um exemplo para Touhou, se quiser se aventurar, todos para PC.
 
Topo Fundo