O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sega Saturn - Sem Áudio e Sem Imagem

gorgolus

Ser evoluído
Mensagens
38
Reações
43
Pontos
28
Boa tarde pessoal.
Seguinte, depois de uns 20 anos resolvi ressucitar meu Sega Saturn (Model 1 Americano), e ele simplesmente não está dando imagem e nem áudio.
Já busquei diversos Fóruns e não estou conseguindo achar uma solução pra esse problema.

Vou relatar o problema, mais especifícamente:
O console liga, a luz verde acende, o drive óptico funciona e a luz vermelha pisca normal. Testei em TV de tubo e LCD, em ambas percebo um sinal do vídeo game quando o ligo, porém a tela fica preta e nenhum áudio sai. :ksnif

Verificações que já fiz:
- Cabo de áudio e vídeo - Funcionando
- Troquei a bateria interna
- Abri o console e dei uma bela olhada nos componentes e a princípio está tudo ok.
Será que alguém tem alguma ideia do que possa ser?:khelp
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
Problema típico do Model 1.
Muitas das vezes fazer um recap da certo.
Outra coisa a ser chegada é a fonte.
 

gorgolus

Ser evoluído
Mensagens
38
Reações
43
Pontos
28
Quando foi a ultima vez que ligou o console??
Uns 20 anos...

Problema típico do Model 1.
Muitas das vezes fazer um recap da certo.
Outra coisa a ser chegada é a fonte.
O recap seria a troca dos Capacitores? Com relação a fonte, dei uma averiguada nela com multimetro e percebi que o pino de 9v está dando no máximo 8,95v (isso com o potenciômetro da fonte no máximo)...

Revirei ele todo e não dei jeito...
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.773
Reações
11.462
Pontos
1.344
Problema típico do Model 1.
Muitas das vezes fazer um recap da certo.
Outra coisa a ser chegada é a fonte.
Seria um problema comum do VA0 ?
É que tem model 1 de botões ovais, com a mesma placa do model 2, foi meio que na época de transição dos modelos, se não me engano é a VA SG que aparece nos dois modelos.
Estou perguntando pois eu tenho um VA0.8, que a fonte fica na parte de cima da carcaça, e é ligada via cabos com um conector, e não diretamente em cima da placa, como no dreamcast.

Qual dessas duas que normalmente apresenta esse defeito ?
Um exemplo de model 1 com placa VA SG, que também é usada nos primeiros model 2, que no caso seriam os model 1 21pin
pos_boot_cart_inserted.jpg


E aqui uma VA0, 20pin
sat_VA0_pal_1.jpg
 
Ultima Edição:

gorgolus

Ser evoluído
Mensagens
38
Reações
43
Pontos
28
Isso mesmo, o meu é o com botões ovais e a fonte é presa na parte de cima da carcaça.
 


Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
Seria um problema comum do VA0 ?
É que tem model 1 de botões ovais, com a mesma placa do model 2, foi meio que na época de transição dos modelos, se não me engano é a VA SG que aparece nos dois modelos.
Estou perguntando pois eu tenho um VA0.8, que a fonte fica na parte de cima da carcaça, e é ligada via cabos com um conector, e não diretamente em cima da placa, como no dreamcast.

Qual dessas duas que normalmente apresenta esse defeito ?
Um exemplo de model 1 com placa VA SG, que também é usada nos primeiros model 2, que no caso seriam os model 1 21pin
pos_boot_cart_inserted.jpg


E aqui uma VA0, 20pin
sat_VA0_pal_1.jpg
As placas que vinham nos modelos da Tec Toy,as que tem o flat dos controles separados da MB principal.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.773
Reações
11.462
Pontos
1.344
As placas que vinham nos modelos da Tec Toy,as que tem o flat dos controles separados da MB principal.
Então é a VA SG, a mesma da primeira foto, a minha é a VA0.8, a placa dos controles é integrada na principal, como na segunda foto.
Obrigado :kjoinha
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
Então é a VA SG, a mesma da primeira foto, a minha é a VA0.8, a placa dos controles é integrada na principal, como na segunda foto.
Obrigado :kjoinha
Saturn tem um bom hardware,mas nada dura muito tempo nas mãos dos "cupins".
 

Rato Puto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.058
Reações
993
Pontos
563
Lembro que no meu saturn de botões ovais deu problema no som e não lia cds e eram esses dois caras marcados na foto:
RACuYkR.jpg


O som ficou lento e não lia cds , não lembro a posição que elas tavam na palca mas sei que foram eles que causaram o problema, arranquei os dois meti um bombril e corri pro abraço kkkkkkk.
 
  • Curtir
Reações: *ka

gorgolus

Ser evoluído
Mensagens
38
Reações
43
Pontos
28
Ressucitei o tópico para dar um feedback do meu problema com o Saturn.
Troquei 3 capacitores (CE20, CE21 e CE22) e ele voltou a funcionar. Por sorte o leitor está impecável! Já aproveitei e fiz o chaveamento pra poder jogar os games Japas e tá tudo lindo!
Obrigado pelas respostas pessoal!
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
Ressucitei o tópico para dar um feedback do meu problema com o Saturn.
Troquei 3 capacitores (CE20, CE21 e CE22) e ele voltou a funcionar. Por sorte o leitor está impecável! Já aproveitei e fiz o chaveamento pra poder jogar os games Japas e tá tudo lindo!
Obrigado pelas respostas pessoal!
Aí sim!!! :kjoinha
Agora bota essa excelente máquina para trabalhar meu garoto.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.773
Reações
11.462
Pontos
1.344
Ressucitei o tópico para dar um feedback do meu problema com o Saturn.
Troquei 3 capacitores (CE20, CE21 e CE22) e ele voltou a funcionar. Por sorte o leitor está impecável! Já aproveitei e fiz o chaveamento pra poder jogar os games Japas e tá tudo lindo!
Obrigado pelas respostas pessoal!
Obrigado por avisar, assim quando alguém tiver o mesmo problema já irá ter uma possível solução.

Poderia ser criado um tópico aqui no fórum, com os problemas e soluções de cada defeito, de acordo com o que já foi postado aqui no fórum, e deixar fixo na seção.
 

gorgolus

Ser evoluído
Mensagens
38
Reações
43
Pontos
28
Acho válido! Facilita demais! Por exemplo, o meu Saturn é com capacitores SMD, e tive que vasculhar a net pra saber como tirava eles da placa, já que eles são bem diferentes dos capacitores comuns. A parte de chaveamento de região dele também é super simples de se fazer, tendo um pouco de experiência com ferro de solda. Bom, caso eu puder ajudar em algo é só chamar!
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Ressucitei o tópico para dar um feedback do meu problema com o Saturn.
Troquei 3 capacitores (CE20, CE21 e CE22) e ele voltou a funcionar. Por sorte o leitor está impecável! Já aproveitei e fiz o chaveamento pra poder jogar os games Japas e tá tudo lindo!
Obrigado pelas respostas pessoal!
Parabens, tirou alguma foto para identificar e mostrar pra galera?
 

gorgolus

Ser evoluído
Mensagens
38
Reações
43
Pontos
28
Tirei, mas aqui no trampo tem uns bloqueios... chegando em casa eu posto. :kjoinha
 

dougcosta

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
353
Reações
111
Pontos
719
como fez !!??

meu saturn branco tectoy..ta com esse problema ai..ele dah o som..liga..mas nao sai qker imagem:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif
tela preta
 

gorgolus

Ser evoluído
Mensagens
38
Reações
43
Pontos
28
como fez !!??

meu saturn branco tectoy..ta com esse problema ai..ele dah o som..liga..mas nao sai qker imagem:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif
tela preta
Então cara, o meu não dava som e nem imagem. Fiz a troca dos capacitores que citei acima e deu certo. Caso você tenha alguma experiência com ferro de solda e estanho, não terá dificuldades para substituir os tais capacitores. Os valores deles eu encontrei no manual de serviços que achei na net. Quando estiver em casa posso disponibilizar o manual aqui pra você.
 

dougcosta

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
353
Reações
111
Pontos
719
poxa agradeço mto:kjoinha:kluv
pq recentemente fiz um investimento pesado pra ele..comprei um pacote de cd virgem....comprei um cabo s-video..e 2x controles originais cinzas

Passei mal qdo liguei o bixo e ele nao deu sinal...como se eu xegasse em casa..e visse um ente kerido no chao desacordado

vc me explicando ai + - como fez...qual capacitor trocar...onde fica (axo q eh perto das entradas de controle..eh isso?:kzonzo)

tenho solda em casa...demora mto pra eskentar..e a ponta nao eh mto fina..mas deve servir

alias alguem tem ai akele destrave q usa o cart 4mb ??
 

alexandrehunt

Habitué da casa
Mensagens
139
Reações
7
Pontos
54
Então cara, o meu não dava som e nem imagem. Fiz a troca dos capacitores que citei acima e deu certo. Caso você tenha alguma experiência com ferro de solda e estanho, não terá dificuldades para substituir os tais capacitores. Os valores deles eu encontrei no manual de serviços que achei na net. Quando estiver em casa posso disponibilizar o manual aqui pra você.

Retomando o tópico.

Olá Gorgolus, por acaso vc poderia informar qual o valor dos capacitores? O meu é SMD e tentei vasculhar na net, mas tá complicado de decifrar os valores de cada um.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.652
Reações
13.603
Pontos
803
isso faz lembrar meu wii

liga normal, tem imagem mas nao tem som. testei em 3 tvs diferentes e tres cabos, tudo na mesma.

Nao faço ideia de como arrumar e nem tem assistencia aqui na cidade. Ta parado ha tempos o coitado :(
 
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
1
Troquei os capacitores e voltou a vida, mas a imagem inicia meio escura e com uns 15 minutos ligado fica perfeita a imagem. Sera que pode ser outros capacitores? ou foi pq eu troquei por capacitor 10uF 63V, os originais eram 10uF 16v. Desde já agradeço.
 
Topo Fundo