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Empresas vendem seguro de carro por minuto e de celular por um mês só
RESUMO DA NOTÍCIA
Cliente pode desativar seguro do carro a qualquer momento, quando, por exemplo, o veículo estiver protegido na garagem
O seguro de carro é cobrado por minuto: R$ 0,00484 (menos de meio centavo). A promessa é de economia de até 75%, segundo a empresa
O usuário compra créditos que serão debitados enquanto o seguro estiver ativo. Os créditos não expiram. Quando acabar o crédito, é só comprar mais
A tarifação é dinâmica e pode aumentar ou reduzir o custo do minuto, conforme o perfil de uso
Para celular, em vez de fazer seguro anual, como é mais comum, o serviço pode ser contratado por apenas um mês. O custo mensal é a partir de R$ 4,15
Duas empresas oferecem serviços de seguro por tempo reduzido. Na Onsurance, o cliente pode desativar o seguro do carro a qualquer momento, quando, por exemplo, o veículo estiver protegido na garagem. O seguro é cobrado por minuto: R$ 0,00484 (menos de meio centavo). A promessa é de economia de até 75%, segundo a empresa. Na Pier Digital, em vez de fazer seguro anual do celular, como é mais comum, o serviço pode ser contratado por apenas um mês. O contrato mensal custa a partir de R$ 4,15.
Na Onsurance, o sistema funciona assim: o cliente compra créditos que serão debitados por minuto enquanto o seguro estiver ativo, como um celular pré-pago. O usuário pode ligar e desligar o seguro quando e onde quiser. Assim, ele paga somente pelo tempo em que efetivamente utilizou o seguro. Contato com robô Tudo é feito por meio da tela do celular, dentro do aplicativo Messenger do Facebook. Ali, o cliente terá contato com um robô (por meio do chat) que irá interagir com ele, fornecendo informações e conversando em tempo real.
Essa inteligência artificial é interligada com o dispositivo Onsurance Onboard, que já está conectado ao veículo. Quando o cliente liga o carro, automaticamente o dispositivo conectado ao veículo envia informações sobre essa ação para a inteligência artificial, que pergunta no Messenger do Facebook se o cliente quer ativar o seguro do veículo. Basta clicar no botão "on" para ligar o seguro. Para desativar o seguro, o procedimento é similar. Após desativar o seguro, a inteligência artificial envia um relatório de uso, contendo informações sobre o tempo total, os créditos utilizados e os disponíveis e todos os detalhes da viagem que ele acabou de fazer. Como é a cobrança Os créditos não expiram. Quando o crédito estiver acabando, basta fazer uma recarga. De acordo com a empresa, para automóveis de passeio, o valor mínimo é de R$ 0,00484 --menos de meio centavo por minuto. A startup trabalha com carros de valor até R$ 250 mil (conforme a referência da tabela Fipe), para os quais o minuto é de R$ 0,05359. Os carros mais velhos aceitos são os fabricados a partir de 1996. Valor varia conforme perfil de uso A tarifação é dinâmica e pode aumentar ou reduzir o custo do minuto, que oscila até a quinta casa decimal. Na prática, os valores por minuto são milésimos de reais. O valor do seguro por minuto é calculado, segundo a empresa, a partir de um valor básico que varia de acordo com alguns aspectos:
Valor do veículo
Comportamento de direção do condutor (diagnosticado por meio do Onsurance Onboard, que, por telemetria, transmite dados remotamente e traça um perfil comportamental do motorista ao volante)
Localização em tempo real do veículo
A Onsurance diz que a economia pode ser de até 75% por mês. Segundo a empresa, um carro importado no valor de R$ 160 mil gasta por ano R$ 1.969, usando o seguro por duas horas diariamente. No seguro tradicional, esse gasto seria de R$ 8.000 anuais --uma economia de 75%.
O investimento inicial na empresa foi de R$ 420 mil. No ano passado, faturou cerca de R$ 50 mil. O lucro não foi revelado.
Pier Digital tem seguro a partir de R$ 4,15 mensais
A Pier Digital vende seguro digital para iPhones e smartphones Imagem: Divulgação A Pier Digital vende seguro para iPhones e smartphones, cobrindo roubo, furto qualificado e até furto simples. É um seguro mensal, e o cliente escolhe o tipo de cobertura desejada, que varia de 80% a 100% do valor de um aparelho seminovo. Por ser mensal, ele pode contratar o seguro por períodos curtos e específicos, como só o mês de férias, por exemplo. Não é preciso fazer um seguro anual, como é o mais comum. A mensalidade muda de acordo com o aparelho e o plano escolhido:
Smartphones (da linha Samsung J e S): de R$ 4,15 por mês (reembolso de 100% do valor de um seminovo J2 Prime de 8 GB) até R$ 81,45 por mês (reembolso de 100% do valor de um seminovo Galaxy S10 Plus de 1024 GB).
iPhones: de R$ 6,30 por mês (reembolso de 80% do valor de um iPhone 5 16 GB seminovo) até R$ 132,90 por mês (reembolso de 100% do valor de um iPhone X S Max 512 GB).
Se o cliente for roubado ou furtado, é preciso apresentar o boletim de ocorrência e bloquear o Imei (número que identifica cada aparelho celular) na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Não há necessidade de apresentar nota fiscal. Também são protegidos aparelhos comprados no exterior.
Para adquirir o seguro, é preciso fazer o pedido direto no site para entrar na comunidade Pier ou ser indicado por um membro. É feita uma análise para aceitar ou não o novo membro. A comunidade tem cerca de 5.500 membros. A startup recebe até 20% do valor das mensalidades pela representação e administração da comunidade, e outros 20% são destinados à Too Seguros, companhia parceira que responde pela parte regulatória do negócio. Os outros 60% vão para um fundo, que é gasto exclusivamente com o pagamento de reembolsos. A Pier Digital foi criada no início de 2018, em São Paulo. Investimento inicial, faturamento e lucro não foram revelados. Segundo a empresa, o crescimento é de cerca de 20% ao mês.
Resistência ao digital pode ser empecilho, diz consultor Para Dario Henke, consultor de inovação do Sebrae-SP, o diferencial das duas insurtechs (empresas tecnológicas de seguro) é oferecer ao consumidor um tratamento personalizado, de acordo com o seu perfil. "Na prática, o cliente só vai pagar por demanda, ou seja, pelo tempo que achar necessário", disse. Outra vantagem, segundo ele, é o monitoramento de comportamento do motorista ao volante. "Essa inteligência artificial pode orientar o motorista em tempo real e ajudá-lo a ter mais prudência no trânsito, por exemplo." Henke disse, no entanto, que a resistência de parte do mercado consumidor ao digital pode ser um empecilho as insurtechs. "Apesar de termos avançado muito nessa questão, ainda há consumidores resistentes às novas tecnologias."
Onde encontrar:
Onsurance - https://onsurance.me/
Pier Digital - www.pier.digital
Fonte: https://economia.uol.com.br/empreen...-digital-seguro-por-demanda-carro-celular.htm
RESUMO DA NOTÍCIA
Cliente pode desativar seguro do carro a qualquer momento, quando, por exemplo, o veículo estiver protegido na garagem
O seguro de carro é cobrado por minuto: R$ 0,00484 (menos de meio centavo). A promessa é de economia de até 75%, segundo a empresa
O usuário compra créditos que serão debitados enquanto o seguro estiver ativo. Os créditos não expiram. Quando acabar o crédito, é só comprar mais
A tarifação é dinâmica e pode aumentar ou reduzir o custo do minuto, conforme o perfil de uso
Para celular, em vez de fazer seguro anual, como é mais comum, o serviço pode ser contratado por apenas um mês. O custo mensal é a partir de R$ 4,15
Duas empresas oferecem serviços de seguro por tempo reduzido. Na Onsurance, o cliente pode desativar o seguro do carro a qualquer momento, quando, por exemplo, o veículo estiver protegido na garagem. O seguro é cobrado por minuto: R$ 0,00484 (menos de meio centavo). A promessa é de economia de até 75%, segundo a empresa. Na Pier Digital, em vez de fazer seguro anual do celular, como é mais comum, o serviço pode ser contratado por apenas um mês. O contrato mensal custa a partir de R$ 4,15.
Na Onsurance, o sistema funciona assim: o cliente compra créditos que serão debitados por minuto enquanto o seguro estiver ativo, como um celular pré-pago. O usuário pode ligar e desligar o seguro quando e onde quiser. Assim, ele paga somente pelo tempo em que efetivamente utilizou o seguro. Contato com robô Tudo é feito por meio da tela do celular, dentro do aplicativo Messenger do Facebook. Ali, o cliente terá contato com um robô (por meio do chat) que irá interagir com ele, fornecendo informações e conversando em tempo real.
Essa inteligência artificial é interligada com o dispositivo Onsurance Onboard, que já está conectado ao veículo. Quando o cliente liga o carro, automaticamente o dispositivo conectado ao veículo envia informações sobre essa ação para a inteligência artificial, que pergunta no Messenger do Facebook se o cliente quer ativar o seguro do veículo. Basta clicar no botão "on" para ligar o seguro. Para desativar o seguro, o procedimento é similar. Após desativar o seguro, a inteligência artificial envia um relatório de uso, contendo informações sobre o tempo total, os créditos utilizados e os disponíveis e todos os detalhes da viagem que ele acabou de fazer. Como é a cobrança Os créditos não expiram. Quando o crédito estiver acabando, basta fazer uma recarga. De acordo com a empresa, para automóveis de passeio, o valor mínimo é de R$ 0,00484 --menos de meio centavo por minuto. A startup trabalha com carros de valor até R$ 250 mil (conforme a referência da tabela Fipe), para os quais o minuto é de R$ 0,05359. Os carros mais velhos aceitos são os fabricados a partir de 1996. Valor varia conforme perfil de uso A tarifação é dinâmica e pode aumentar ou reduzir o custo do minuto, que oscila até a quinta casa decimal. Na prática, os valores por minuto são milésimos de reais. O valor do seguro por minuto é calculado, segundo a empresa, a partir de um valor básico que varia de acordo com alguns aspectos:
Valor do veículo
Comportamento de direção do condutor (diagnosticado por meio do Onsurance Onboard, que, por telemetria, transmite dados remotamente e traça um perfil comportamental do motorista ao volante)
Localização em tempo real do veículo
A Onsurance diz que a economia pode ser de até 75% por mês. Segundo a empresa, um carro importado no valor de R$ 160 mil gasta por ano R$ 1.969, usando o seguro por duas horas diariamente. No seguro tradicional, esse gasto seria de R$ 8.000 anuais --uma economia de 75%.
O investimento inicial na empresa foi de R$ 420 mil. No ano passado, faturou cerca de R$ 50 mil. O lucro não foi revelado.
Pier Digital tem seguro a partir de R$ 4,15 mensais
A Pier Digital vende seguro digital para iPhones e smartphones Imagem: Divulgação A Pier Digital vende seguro para iPhones e smartphones, cobrindo roubo, furto qualificado e até furto simples. É um seguro mensal, e o cliente escolhe o tipo de cobertura desejada, que varia de 80% a 100% do valor de um aparelho seminovo. Por ser mensal, ele pode contratar o seguro por períodos curtos e específicos, como só o mês de férias, por exemplo. Não é preciso fazer um seguro anual, como é o mais comum. A mensalidade muda de acordo com o aparelho e o plano escolhido:
Smartphones (da linha Samsung J e S): de R$ 4,15 por mês (reembolso de 100% do valor de um seminovo J2 Prime de 8 GB) até R$ 81,45 por mês (reembolso de 100% do valor de um seminovo Galaxy S10 Plus de 1024 GB).
iPhones: de R$ 6,30 por mês (reembolso de 80% do valor de um iPhone 5 16 GB seminovo) até R$ 132,90 por mês (reembolso de 100% do valor de um iPhone X S Max 512 GB).
Se o cliente for roubado ou furtado, é preciso apresentar o boletim de ocorrência e bloquear o Imei (número que identifica cada aparelho celular) na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Não há necessidade de apresentar nota fiscal. Também são protegidos aparelhos comprados no exterior.
Para adquirir o seguro, é preciso fazer o pedido direto no site para entrar na comunidade Pier ou ser indicado por um membro. É feita uma análise para aceitar ou não o novo membro. A comunidade tem cerca de 5.500 membros. A startup recebe até 20% do valor das mensalidades pela representação e administração da comunidade, e outros 20% são destinados à Too Seguros, companhia parceira que responde pela parte regulatória do negócio. Os outros 60% vão para um fundo, que é gasto exclusivamente com o pagamento de reembolsos. A Pier Digital foi criada no início de 2018, em São Paulo. Investimento inicial, faturamento e lucro não foram revelados. Segundo a empresa, o crescimento é de cerca de 20% ao mês.
Resistência ao digital pode ser empecilho, diz consultor Para Dario Henke, consultor de inovação do Sebrae-SP, o diferencial das duas insurtechs (empresas tecnológicas de seguro) é oferecer ao consumidor um tratamento personalizado, de acordo com o seu perfil. "Na prática, o cliente só vai pagar por demanda, ou seja, pelo tempo que achar necessário", disse. Outra vantagem, segundo ele, é o monitoramento de comportamento do motorista ao volante. "Essa inteligência artificial pode orientar o motorista em tempo real e ajudá-lo a ter mais prudência no trânsito, por exemplo." Henke disse, no entanto, que a resistência de parte do mercado consumidor ao digital pode ser um empecilho as insurtechs. "Apesar de termos avançado muito nessa questão, ainda há consumidores resistentes às novas tecnologias."
Onde encontrar:
Onsurance - https://onsurance.me/
Pier Digital - www.pier.digital
Fonte: https://economia.uol.com.br/empreen...-digital-seguro-por-demanda-carro-celular.htm