O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[SEI QUE JÁ TEM TOPICO SIMILAR MAS...] O mundo agora é Souls LIKE ?????

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.410
Pontos
1.304
A única coisa que gosto da fórmula "souls like" é o fato do combate ser mais cadenciado.

Esse lance de jogos serem musou ou semi-musou é uma m**** pra mim, não curto um personagem sair matando uns 20~30 como se não fossem nada, prefiro jogos onde você precisa pensar antes de sair atacando.

Então eu curto o esquema de ter stamina para seus ataques e seu personagem ser frágil, porém é claro que não acho que todos os jogos deveriam ser assim, DmC é o estilo de jogo que 1x1 não ficaria divertido, enquanto para mim em God of War esse estilo mais cadenciado deixou o jogo muito melhor.

Jogos como Ratchet & Clank devem ser nesse esquema maluco, porém um Ghost of Tsushima tem que ter o combate de forma lenta e precisa para ser interessante.
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.761
Reações
70.605
Pontos
1.899
Por favor, listem pra mim os jogos soulslike que vocês vêem tanto por aí. Eu realmente gostaria de saber, porque eu só conheço: Demon's Souls, Dark Souls 1,2 e 3, Bloodborne, e Sekiro de excelentes. E Lords of The Fallen e The Surge, de bons/razoáveis.
Mas eu gostaria de saber até mesmo o nome das tranqueiras Soulslike que vocês andam jogando.

E indie não vale. Tem indie demais de tudo que é gênero(e mesmo assim também não tem lá tantos indies soulslike).
 

Frank Williams

Lenda da internet
Mensagens
23.251
Reações
20.970
Pontos
1.739
Eu acho muito bom esse lance dos jogos voltarem a ter dificuldade.

Galera geração Playstation tá muito acostumada com save state (TLOU eh bizarro em relação a isso... Auto save NO MEIO DO COMBATE) e com "escolha de dificuldade". Morrer nos jogos atuais não significa mais nada! Eh só voltar o save de 30s atrás e tentar novamente! (Isso quando o próprio loading do jogo já não te coloca novamente na situação anterior a morte pra você fazer diferente).

Para com isso...

Enviado de meu Mi 9T Pro usando o Tapatalk
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
Eu acho muito bom esse lance dos jogos voltarem a ter dificuldade.

Galera geração Playstation tá muito acostumada com save state (TLOU eh bizarro em relação a isso... Auto save NO MEIO DO COMBATE) e com "escolha de dificuldade". Morrer nos jogos atuais não significa mais nada! Eh só voltar o save de 30s atrás e tentar novamente! (Isso quando o próprio loading do jogo já não te coloca novamente na situação anterior a morte pra você fazer diferente).

Para com isso...

Enviado de meu Mi 9T Pro usando o Tapatalk
Zerou TLoU2 no Grounded + Permadeath? :kpensa
 


ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.527
Reações
56.854
Pontos
1.003
Nunca me interessei pelo gênero. Não curto jogos frustrantes, que dão dano e hp absurdo pra todos os oponentes, enquanto você é frágil e morre bem fácil. A não ser que seja em 2D, aí sim. Mas jogos difíceis que não sejam em 2D eu evito.
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
c5832af9-8dfc-4e10-8616-1428ba401ab6
 

Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.154
Reações
53.601
Pontos
1.284
Pra mim, tá é pouco. Querer pegar jogos que sairam da gen ps3 até agora e colocar junto pra parecer muita coisa, nao dá. E souls-like nao é metroidvania

Joguei Nioh e The Surge e achei os dois bem divertidos.

Pra mim, faria mais sentido um tópico sobre "roguelikes". Isso sim é um genero que tá aparecendo em tudo quanto é jogo, principalmente em jogo indie
Tbm acho que está tendo bem mais roguelikes, inclusive é uma enxurrada do gênero e tem aparecido bons jogos (Hades tava ai concorrendo a jogo do ano e o caramba)
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
O pior que nem fórmula de sucesso é, já que souls vende pouco. Eu acho isso um porre

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

holandeses

Supra-sumo
Mensagens
583
Reações
746
Pontos
193
Sim os Souls Like ganhou o seu espaço , um novo sub-gênero de RPG de ação para aqueles que gostam mais de dificuldade, mas você estar exagerando a sua força, ainda é um tipo de game de nicho que têm seus adeptos mas não aquela febre que você pensar , de Souls like sô joguei e terminei Nioh é um excelente jogo, mas são games que não quero jogar todo ano.

felizmente atualmente estamos em uma época que vários tipos de games tiveram um renascimento, JRPG,Survival Horror por exemplo que são dois tipos de games que adoro jogar

Então dar sim pra ignorar os Souls like e jogar de boa, pois têm muita coisa pra jogar em outros gêneros
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.435
Pontos
2.082
A moda do momento é open world, esse sim impregnou e já está fedendo podridão. Maioria dos AAAs enfiaram OW no game e estragaram o jogo, atrelado com sistemas superficiais de RPG para fingir complexidade onde não tem.

Depois, temos rogue-likes, que afeta mais no cenário indie. É uma tática pra conseguir criar mais com menos. Nos próximos anos vamos ver mais AAAs seguindo a formula, podem ter certeza.

Ambos são """entendíveis""", por conta da mentalidade gamer que surgiu nos últimos anos que a única métrica de qualidade de um produto é horas de jogo. São os dois jogos que mais conseguem prolongar artificalmente um jogo, por isso infestaram nos últimos anos.

Souls-Like só se tornaram o estilo padrão de quando se fala "action-RPG", o que é normal seguirem a formula pois a série é o melhor que temos no mercado atualmente. Sempre foi assim e sempre será. O famoso "segue o líder".

Mas não vejo a soterração como os dois estilos comentados previamente.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Não nos jogos da From Software, mas jogos podem ser diferentes. A proposta de TLoU2 é completamente diferente.

Jogos lineares acabam sentindo a necessidade de dar essa escolha de dificuldade ao jogador.

É diferente de um jogo que você pode ir para várias direções. Porque se alguém se esbarra num chefe num Dark Souls, é só dar uma volta, buscar novos equipamentos, itens, aumentar de level, procurar por materiais para upar as armas etc.

Na realidade essa é a principal razão para esses jogos não serem lineares.

Se você tá jogando um Bayonetta e num determinado momento tem uma wave ou um chefe difícil, não tem muito o que fazer a não ser ficar tentando a mesma parte várias vezes até conseguir passar ou então não conseguir passar. E aí acaba vindo a necessidade de reduzir a dificuldade. Ou então, se o jogo estiver fácil demais, de elevar essa dificuldade.

Jogos da From Software tem dificuldade ajustável, se o jogador está sentindo que está fácil é só seguir em frente, sem deitar em bonfires, sem subir seu level, sem dar kindle nas bonfires e assim em diante. Se tiver difícil, sempre há outras rotas possíveis pra ficar bom e enfrentar aquele obstáculo que parecia intransponível.

O que vai acontecer se o jogador poder chegar numa parte difícil e reduzir a dificuldade? Vai ficar sem sentido explorar o mundo.



Só olhar um guia como esse pra notar isso. É uma rota otimizada para jogar level 1. Alguém poderia tentar jogar o jogo de forma mais linear, seguindo a sequência mais ou menos prevista. Mas pra jogar level 1 assim será uma tortura, ter que enfrentar, por exemplo, os Abyss Watchers com arma level 4 apenas, Pontyff com arma level 6 e assim em diante.

Pouca gente ao falar de world design de Dark Souls toca nesse ponto. Não é apenas um mundo cheio de interconexões e todo bonitinho. É um mundo com obstáculos e recompensas proporcionais a dificuldade desses obstáculos que tem como finalidade realizar um ajuste de dificuldade ao nível de habilidade do jogador. Na verdade, nada disso é novo, Metroid e Zelda já fizeram isso no passado. E também são jogos sem escolha de nível de dificuldade por um menu.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
Jogos lineares acabam sentindo a necessidade de dar essa escolha de dificuldade ao jogador.

É diferente de um jogo que você pode ir para várias direções. Porque se alguém se esbarra num chefe num Dark Souls, é só dar uma volta, buscar novos equipamentos, itens, aumentar de level, procurar por materiais para upar as armas etc.

Na realidade essa é a principal razão para esses jogos não serem lineares.

Se você tá jogando um Bayonetta e num determinado momento tem uma wave ou um chefe difícil, não tem muito o que fazer a não ser ficar tentando a mesma parte várias vezes até conseguir passar ou então não conseguir passar. E aí acaba vindo a necessidade de reduzir a dificuldade. Ou então, se o jogo estiver fácil demais, de elevar essa dificuldade.

Jogos da From Software tem dificuldade ajustável, se o jogador está sentindo que está fácil é só seguir em frente, sem deitar em bonfires, sem subir seu level, sem dar kindle nas bonfires e assim em diante. Se tiver difícil, sempre há outras rotas possíveis pra ficar bom e enfrentar aquele obstáculo que parecia intransponível.

O que vai acontecer se o jogador poder chegar numa parte difícil e reduzir a dificuldade? Vai ficar sem sentido explorar o mundo.



Só olhar um guia como esse pra notar isso. É uma rota otimizada para jogar level 1. Alguém poderia tentar jogar o jogo de forma mais linear, seguindo a sequência mais ou menos prevista. Mas pra jogar level 1 assim será uma tortura, ter que enfrentar, por exemplo, os Abyss Watchers com arma level 4 apenas, Pontyff com arma level 6 e assim em diante.

Pouca gente ao falar de world design de Dark Souls toca nesse ponto. Não é apenas um mundo cheio de interconexões e todo bonitinho. É um mundo com obstáculos e recompensas proporcionais a dificuldade desses obstáculos que tem como finalidade realizar um ajuste de dificuldade ao nível de habilidade do jogador. Na verdade, nada disso é novo, Metroid e Zelda já fizeram isso no passado. E também são jogos sem escolha de nível de dificuldade por um menu.

Exato. Já um jogo como TLoU2 tem que fluir não é para você morrer toda hora, muito pelo contrario, se você ficar morrendo demais vai quebrar o ritmo e avacalhar a narrativa ali.

Dark Souls 3 eu consegui jogar no lvl 1 até a Dancer (matei os dois que você falou) , cheguei a um golpe de matar ela umas duas vezes e morri, quem sabe um dia, ali não tem margem nenhuma pra erro e a animação dela me confundia direto. É muito legal jogar o jogo assim inclusive faz você pensar em como os items estão distribuídos no jogo, onde estão os bloqueios, entender os inimigos, etc.
 
Ultima Edição:

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.728
Reações
94.278
Pontos
2.179
Também acho que games mais focados no plot e aventura, como The last of us, tomb raider, ou os Zeldas classicos, devem ter uma dificuldade de batalhas mais leves para não quebrar ritmo.

Até para não quebrar o senso de imersão. Convenhamos que ficar dando 100 retries num boss deixa a coisa "game like" demais.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Também acho que games mais focados no plot e aventura, como The last of us, tomb raider, ou os Zeldas classicos, devem ter uma dificuldade de batalhas mais leves para não quebrar ritmo.

Até para não quebrar o senso de imersão. Convenhamos que ficar dando 100 retries num boss deixa a coisa "game like" demais.

Gamey é o nome da expressão.
 

Arthur Sena

Bam-bam-bam
Mensagens
1.123
Reações
1.680
Pontos
353
Discordo, nem existem tantos jogos assim como sugerido pelo OP. Acabou se tornando um genero, mas longe de ser um dos que mais tem jogos anualmente
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.728
Reações
94.278
Pontos
2.179
O legal de rogue é o fator random. Num jogo como souls, a pessoa morre e morre do mesmo jeito, uma hora começa a bater a sensação que você não tem habilidades o suficiente para aquele jogo.

Num rogue você pensa "essa build ficou uma m****" e parte pra próxima.
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Revoltante isso.Jogos verdadeiramente IMPOSSIVEIS estão se tornando o padrão das industrias de games.O jeito é ficar no retro games.
 
  • Haha
Reações: PC2

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.120
Reações
28.110
Pontos
1.649
Tem que deixar claro o que é "Souls Like".

O que vejo por ai é que usam o termo Souls Like por conta da dificuldade insana dos jogos e não pela semelhança com Dark/Demons Souls.

Outra coisa importante, não é porque o jogo tem um cavaleiro e é difícil que é Souls Like. Até porque esse conceito existe faz tempo.

Se for assim, tudo é "Ghouls'n Ghosts Like"

Jogos chupinhados de Demons/Dark Souls eu não conheço muitos não para dizer que está saturado.

Diferente de jogos de FPS que sair uns 15 genéricos por dia.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Nem a própria From sem a participação mais direta do Miyazaki me agradou, Dark Souls 2 achei bem abaixo dos outros.
Visualmente é ruim. Mas tem bom desafio. Os DLCs são ótimos. Gosto mais dele do que do 3.
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.761
Reações
70.605
Pontos
1.899
Por favor, listem pra mim os jogos soulslike que vocês vêem tanto por aí. Eu realmente gostaria de saber, porque eu só conheço: Demon's Souls, Dark Souls 1,2 e 3, Bloodborne, e Sekiro de excelentes. E Lords of The Fallen e The Surge, de bons/razoáveis.
Mas eu gostaria de saber até mesmo o nome das tranqueiras Soulslike que vocês andam jogando.

E indie não vale. Tem indie demais de tudo que é gênero(e mesmo assim também não tem lá tantos indies soulslike).

Ainda estou no aguardo da lista enorme de souls like. É sério. Quero jogá-los. Cadê?
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Quando eu falava que dark souls "Demon" foi o jogo mais importante da nova era, nego me zuava, agora tá aí, todo mundo querendo ser um pouco de Souls.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Uma coisa, Sekiro pra mim é bem diferente de dark souls.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.217
Reações
47.247
Pontos
1.599
Levando pro lado indie, parece que hoje em dia é obrigatório ser roguelike, praticamente todo indie sai nessa m**** de estilo que eu odeio.
 
  • Curtir
Reações: sux

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
Que mundo é esse que tu vive, que eu quero ir pra lá? No meu mundo, poucos se aventuraram a fazer Soulslike além da From. E a maior parte desses poucos fez m**** da braba, ainda por cima.
Até jogo 2D virou souls like
 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
Eu gosto muito do ambiente e narrativa dos darks souls e afins, mas sinceramente não consegui curtir o estilo de jogo. Não é por causa da dificuldade, eu salvei o 3 para ter certeza e simplesmente não me agradou.

Mas fico feliz que tenha seu nicho, e como a from é basicamente a única que agrada o estilo do pessoal, vai demorar até saturar.
 

Rafaelkar

Bam-bam-bam
Mensagens
2.618
Reações
6.589
Pontos
453
A série souls tem uma jogabilidade muito refinada, é prazeroso jogar. Sem contar o level design, a customização etc... É algo muito original e característico da série, aquela coisa de sentir o avanço e tal.

Porém, acho a dificuldade muito desbalanceada no geral. Fiz a platina de Demons Souls e zerei boa parte dos Dark Souls, mas fazendo um balanço acho que os momentos de diversão foram poucos em relação à frustração. Quanto mais você amadurece, fica velho etc, menos paciência você vai tendo pra essas coisas. Você só quer ter uma experiencias calçada na diversão, e não em intervalos de diversão e frustração.

O ideal seria dar a opção nos jogos. Modo difícil, médio, fácil... Aí o cara que se diverte sendo desafiado pelo videogame, passando stress e frustração até a glória da vitória, pode continuar se divertindo dessa forma. Enquanto isso, quem só quer se divertir sem se sentir desafiado 100% do tempo, também pode vai conseguir.

Espero que Elder Ring venha mais nesse sentido com relação à dificuldade. É um caminho natural que a série tem que tomar. Dark Souls não é bom porque é difícil, é bom porque é Dark Souls.
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.475
Reações
11.275
Pontos
503
A série souls tem uma jogabilidade muito refinada, é prazeroso jogar. Sem contar o level design, a customização etc... É algo muito original e característico da série, aquela coisa de sentir o avanço e tal.

Porém, acho a dificuldade muito desbalanceada no geral. Fiz a platina de Demons Souls e zerei boa parte dos Dark Souls, mas fazendo um balanço acho que os momentos de diversão foram poucos em relação à frustração. Quanto mais você amadurece, fica velho etc, menos paciência você vai tendo pra essas coisas. Você só quer ter uma experiencias calçada na diversão, e não em intervalos de diversão e frustração.

O ideal seria dar a opção nos jogos. Modo difícil, médio, fácil... Aí o cara que se diverte sendo desafiado pelo videogame, passando stress e frustração até a glória da vitória, pode continuar se divertindo dessa forma. Enquanto isso, quem só quer se divertir sem se sentir desafiado 100% do tempo, também pode vai conseguir.

Espero que Elder Ring venha mais nesse sentido com relação à dificuldade. É um caminho natural que a série tem que tomar. Dark Souls não é bom porque é difícil, é bom porque é Dark Souls.

No Demons dá pra fazer praticamente hit kill em qualquer boss com uma magia lá. Esses jogos nem difíceis são... apenas chatos. O Bloodborne até onde vi não tinha essa magia, eram 30 golpes pra matar e tu morria com dois, mas não é difícil porque é bem previsível, só é chato...
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.311
Reações
20.585
Pontos
1.044
Tinha que ter uma dificuldade "Baby Boo" para iniciantes poderem compartilhar da mesma narrativa.
 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
5.150
Pontos
1.064
Estou jogando Demons Soul no ps5, estou gostando bastante do game, a tensão de poder morrer em qualquer encontro, associada ao clima do game é muito boa.
Mas eu vejo o combate como ruim e quebrado, o lance de conseguir 'desviar' dos ataques inimigos apenas andando para os lados (na maioria dos casos nem rolar precisa) é bem b*sta. Acho que se tivesse um botão de esquiva, seria melhor, exigiria mais reflexo e tornaria a luta mais dinâmica (e não apenas um 'vou explorar a IA burra do game). Do jeito que é, os inimigos são verdadeiros 'idiotas', atacando o nada, a maioria deles tem uma movimentação bem lenta, então depois do 1 encontro meio que perde o desafio, pois os ataques deles não são 'direcionados'. Se aumentassem a inteligência dos inimigos tornariam os encontros verdadeiros desafios.

Hj o desafio é saber onde estão as armadilhas e os caras escondidos (e cuidar pra não cair em algum buraco), depois disso vira um passeio no parque...
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.263
Reações
14.296
Pontos
1.053
Isso se chama revolução!

Foi o que a From software fez.

Revolução é quando um jogo trás influência em todo o mercado.
 
Topo Fundo