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SEKIRO: Shadows Die Twice | PS4, One e PC: 22/03/19 | Reviews em 21/03, às 10:00 [p. 29]

Berserk.of.Niflheim

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Pra começar a a.i de todo os inimigos do jogo sempre cumpriu bem seu papel dentro de todos os jogos da franquia.
Eles tem uma cadencia e padrão que o player deve descobrir e o level design suporta muito bem isso.

Mudar uma mecânica altera tanta coisa nesses jogos... Eu duvido que alguém jogue Dark ou Blood da mesma forma.
As animações evoluíram baste dentro da franquia deixando o combate mais agradável basta ver que em Demon tinha varias inimigos que eram praticamente impossíveis de "ler".
Cara a a.i. nos jogos da From sempre foi mínima.

Tu domina os inimigos rapidinho, basta decorar as instancias deles. São totalmente previsíveis. Os inimigos são os famosos kill-kill. Eles vão correndo atras de você espamando golpe. O que dá a impressão de que eles servem a função deles é o fato do golpe deles dar dano absurdo.

Pra época do Demons, era o que dava pra fazer, tanto com a tech quanto com a grana que eles tinham. Mas hoje? A From cheia da grana e com uma fan base gigante?

Bom, não vou ficar aqui batendo nessa tecla. Só comentei isso porque esses jogos tem MUITO espaço pra melhorar, mas a fan base tende a passar pano pra tudo e ficar hypando qualquer coisa que sai do estúdio.
 


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Pra começar a a.i de todo os inimigos do jogo sempre cumpriu bem seu papel dentro de todos os jogos da franquia.
Eles tem uma cadencia e padrão que o player deve descobrir e o level design suporta muito bem isso.

Mudar uma mecânica altera tanta coisa nesses jogos... Eu duvido que alguém jogue Dark ou Blood da mesma forma.
As animações evoluíram baste dentro da franquia deixando o combate mais agradável basta ver que em Demon tinha varias inimigos que eram praticamente impossíveis de "ler".
Animações dos Dark Souls são excelentes, tem muitos movimentos que são muito fieis a forma que se usa as armas reais... exceto claro aquelas armas mais fantasia tipo o porrete de 3 metros.

Perto de tanto jogo que os devs nunca devem ter tocado em uma arma na vida, as animações do DS são um exemplo.
Sekiro até onde mostraram tem muita coisa interessante nesse sentido.
 

Trezoitao38

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Cara a a.i. nos jogos da From sempre foi mínima.

Tu domina os inimigos rapidinho, basta decorar as instancias deles. São totalmente previsíveis. Os inimigos são os famosos kill-kill. Eles vão correndo atras de você espamando golpe. O que dá a impressão de que eles servem a função deles é o fato do golpe deles dar dano absurdo.

Pra época do Demons, era o que dava pra fazer, tanto com a tech quanto com a grana que eles tinham. Mas hoje? A From cheia da grana e com uma fan base gigante?

Bom, não vou ficar aqui batendo nessa tecla. Só comentei isso porque esses jogos tem MUITO espaço pra melhorar, mas a fan base tende a passar pano pra tudo e ficar hypando qualquer coisa que sai do estúdio.
É uma questão de game design. A dificuldade não está na AI dos mobs em si, mas em como eles são posicionados em um level design que desenha encontros. Eles não precisam ter uma inteligência avançada, uma vez que muitas vezes eles são colocados em situações que proporcionam desafios ao jogador, como em emboscadas, ou então em espaços muito curtos para o combate.

A exceção vai para os mobs especiais, que são esses que invadem o mundo do jogador no single player, ou então alguns que aparecem no mundo normal mesmo, no DS3 há mais destes. Nestes casos, ao invés da AI simplesmente espamar ataques, ela passa a ser mais reativa e combater de acordo com os movimentos do jogador.

Agora se quiser algo mais sofisticado que isso só partindo para o PVP mesmo.
 

Berserk.of.Niflheim

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É uma questão de game design. A dificuldade não está na AI dos mobs em si, mas em como eles são posicionados em um level design que desenha encontros. Eles não precisam ter uma inteligência avançada, uma vez que muitas vezes eles são colocados em situações que proporcionam desafios ao jogador, como em emboscadas, ou então em espaços muito curtos para o combate.

A exceção vai para os mobs especiais, que são esses que invadem o mundo do jogador no single player, ou então alguns que aparecem no mundo normal mesmo, no DS3 há mais destes. Nestes casos, ao invés da AI simplesmente espamar ataques, ela passa a ser mais reativa e combater de acordo com os movimentos do jogador.

Agora se quiser algo mais sofisticado que isso só partindo para o PVP mesmo.
Claro que é uma decisão de design, agora se é a melhor decisão é outra história.

Pra mim é meio que obvio que um jogo que glorifica o combate corporal e combate metódico iria se beneficiar tremendamente de uma inteligencia artificial refinada. E por sinal, com uma a.i. melhor o jogo ia poder ser difícil sem trapacear tanto como faz.
 

renbh

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É uma questão de game design. A dificuldade não está na AI dos mobs em si, mas em como eles são posicionados em um level design que desenha encontros. Eles não precisam ter uma inteligência avançada, uma vez que muitas vezes eles são colocados em situações que proporcionam desafios ao jogador, como em emboscadas, ou então em espaços muito curtos para o combate.
É por aí mesmo, jogos da From são baseados em aprendizado, você morre, mas a cada run entende mais como o inimigo funciona e com isso vai ajustando sua estratégia até passar. Isso não seria possível se cada run seguisse um caminho imprevisível, os jogos deixariam de ser difíceis e justos, para serem meramente frustrantes.

O pessoal fala de Souls, mas este novo jogo mistura um pouco dos games não Mech da empresa, tem o stealth de Tenchu, a dinâmica de Ninja Blade e o estilo de design de Souls e Kings Field. Se não curtir é bem provável que a From não seja a empresa ideal para esta pessoa.


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Shinigami Slash

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Agora fui perceber que esse jogo não tem barra de stamina, respeito pra caralho o genero Souls-like, mas não me adaptei a essa barra,muito limitadora de gameplay.
Tentei Dark Souls 1 e Bloodbone,Nioh parece ser mais rigido que esses até e nem tentei.

Mas admito que esse tipo de gameplay abre outras possibilidades não exploradas

Agora esse jogo ta na minha lista
 


RodrigoSouzaCE

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Agora fui perceber que esse jogo não tem barra de stamina, respeito pra caralho o genero Souls-like, mas não me adaptei a essa barra,muito limitadora de gameplay.
Tentei Dark Souls 1 e Bloodbone,Nioh parece ser mais rigido que esses até e nem tentei.

Mas admito que esse tipo de gameplay abre outras possibilidades não exploradas

Agora esse jogo ta na minha lista
Nioh é BEM mais rigido.
Quem relata é um singelo player com mais de 250hs de nioh.:kvergonha
 

Trezoitao38

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Claro que é uma decisão de design, agora se é a melhor decisão é outra história.

Pra mim é meio que obvio que um jogo que glorifica o combate corporal e combate metódico iria se beneficiar tremendamente de uma inteligencia artificial refinada. E por sinal, com uma a.i. melhor o jogo ia poder ser difícil sem trapacear tanto como faz.
Eu não acho. Se fosse desenhado para situações mano a mano em ringue aberto, ou mais especificamente, se fosse um jogo de luta, com certeza iria exigir uma AI mais refinada.

Mas não é o caso. As vezes até os inimigos mais bobos como ratos pegam o jogador de surpresa.

Jogos 2d como os Castlevania antigos tinham uma AI mais simples ainda. Mas era o posicionamento, o desenho dos encontros, que tornava o jogo interessante.

Se você eleva demais o nível de inteligência nesses jogos, que já são difíceis, o jogador não vai sair do lugar. São jogos para se realizar uma travessia sobre um cenário, não para ficar sofrendo a cada combate.
 

daniellm

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Agora fui perceber que esse jogo não tem barra de stamina, respeito pra caralho o genero Souls-like, mas não me adaptei a essa barra,muito limitadora de gameplay.
Tentei Dark Souls 1 e Bloodbone,Nioh parece ser mais rigido que esses até e nem tentei.

Mas admito que esse tipo de gameplay abre outras possibilidades não exploradas

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É realmente limitadora de gameplay, um percentual alto da dificuldade dos Souls e do Nioh é justamente administrar a stamina.
 

RodrigoSouzaCE

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Eu GOSTO de gerenciar stamina. Acho que dobra a atenção do jogador.
Na minha opinião sem stamina o jogo vira um DMC ou Ninja Gaiden. LONGE de serem ruins(amo esses games, vários deles) mas já não se parece um "souls-like".
Posso queimar minha língua, só jogando pra saber. Mas será um feito ter um "souls-like" sem stamina.
 

extremepower

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Agora fui perceber que esse jogo não tem barra de stamina, respeito pra caralho o genero Souls-like, mas não me adaptei a essa barra,muito limitadora de gameplay.
Tentei Dark Souls 1 e Bloodbone,Nioh parece ser mais rigido que esses até e nem tentei.

Mas admito que esse tipo de gameplay abre outras possibilidades não exploradas

Agora esse jogo ta na minha lista
Nioh tem mais cobrança com a barra de stamina mesmo, tem até uns combos ou esquivas que recuperam ela.
 

DarkMorten

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sério que vcs queriam o estudio fazendo meio que a mesma coisa pra sempre ?

tipo, eu aqui nem tô falando por eu não gostar de Demon/Dark souls não
mas sim pq tipo .. de uma forma ou de outra, acho super legal esse Sekiro ter uma cara diferente , acho até legal pela tal From, pra mostrar que eles não são reféns de um mesmo esqueminha de jogo

por enquanto, 2019 já tem 2 compras pra mim .. RE2make e Sekiro
 

Shotomensch

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Todo mundo fala tanto da gameplay da série Souls...eu sou fã demais, joguei todos os jogos, e pra mim o melhor desses jogos não é a gameplay, e sim a ambientação e história. Pena que muito pouca gente realmente acompanha a história fodástica desses jogos...mas não os culpo, já que as histórias são contadas em maior parte pela descrição de itens, e tem que dar uma pesquisada na internet. Não é qualquer um que tem paciência.
 

Tigerfang

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É não vai rolar não. Pelo tanto de show sobre ser totalmente diferente de Souls, o resultado não parece tão longe como querem fazer parecer.

A diferença mesmo é que tiraram as coisas que eu valorizava. Qual exatamente a necessidade de tirar várias armas e roupas?

O jeito agora é jogar o Nioh 2 e esperar pelo próximo ARPG deles que foi confirmado estar em desenvolvimento.
 

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Eu GOSTO de gerenciar stamina. Acho que dobra a atenção do jogador.
Na minha opinião sem stamina o jogo vira um DMC ou Ninja Gaiden. LONGE de serem ruins(amo esses games, vários deles) mas já não se parece um "souls-like".
Posso queimar minha língua, só jogando pra saber. Mas será um feito ter um "souls-like" sem stamina.
Tambem gosto da ideia de limitar a stamina, mas esse jogo deve estar bem mais focado na ação frenética estilo uns Hack'n Slash mesmo.
Faz tempo que a FS ta flertando com essa ideia, Bloodborne e Dark Souls 3 tem um absurdo de stamina a mais que no DS1 inclusive.

Gosto do estilo antigo mas estou achando esse game novo bem interessante exatamente por incluir essas diferenças, por mim até um "souls" que o foco fosse apenas magia seria interessante tambem pq o legal é fazer algo diferente.
 

RodrigoSouzaCE

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Tambem gosto da ideia de limitar a stamina, mas esse jogo deve estar bem mais focado na ação frenética estilo uns Hack'n Slash mesmo.
Faz tempo que a FS ta flertando com essa ideia, Bloodborne e Dark Souls 3 tem um absurdo de stamina a mais que no DS1 inclusive.

Gosto do estilo antigo mas estou achando esse game novo bem interessante exatamente por incluir essas diferenças, por mim até um "souls" que o foco fosse apenas magia seria interessante tambem pq o legal é fazer algo diferente.
Você tem razão. Diferenciar é uma boa. Só não queria que "matassem" os sistemas já criados. Queria tanto um Demon Souls 2... eu curtia demais aquela cadência. O DS aprimorou, mas eu acho que mudou pacas, alem de mudar toda a estética também.
Como dito acima pelo amigo, também estou no aguardo do nioh2. Apesar de ter amado game, confesso que ele é apelão sim principalmente nos NG 3 em diante. Só deixando um pouco mais nivelado ficaria de bom tamanho.
 

Labuha

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tinha q printar todo mundo falando q nao gostou e nao vai pegar so p ver qnts vao mudar de ideia.hehehehe
 

The Unknown Guy

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Já falei que está delicioso? Está delicioso. Gameplay totalmente apoiado na habilidade. Só to sentindo falta daquela comoção de hype que sempre teve


GIT GUD OR DIE TRYING
 

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Sério, quem ta achando que esse jogo é um "spinoff de baixa qualidade da série Souls" ta muito enganado.
 

cezar.lobo

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Achei fraco de gráficos, talvez jogue por ter o peso da Fromsoft por trás, mas não acho que será melhor que DS.
 
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