O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sem perspectivas, metade dos jovens quer deixar Brasil

ExCaixista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.582
Reações
8.114
Pontos
303
Essa tática é a principal mas existia uma muito mais perversa que é a dos ''códigos sociais'' o que são isso, são um sentimento cultural encrustado de difícil solução, em resumo: são esses discursos de que a faculdade que o pobre ou a classe média baixa estudou é lixo (mas não é a universidade na mente deles que é lixo) se a pessoa se forma nas 5 tops eles dizem que a qualidade do ensino caiu e quando se apresenta o currículo na empresa o cara vai ver os ''códigos'' de 10 currículos o cara ve lá: uniesquina, anhanguera, unilixo e varejão do ensino, etc jogam tudo fora nem leem o resto, aí vem os caras das universidade tidas como boa (pois é difícil pobre entrar pois se entra ficar ruim) aí ver o nome do cara: (A) ''João Kelly araújo dos Santos barbosa soares da Silva e Silva'' aí tem o nome do outro candidato: (B)''João Arósio Melo Castro Di Fratelli Prado''

RH: ''Poha o candidato B totalmente mais preparado contrata ele para o cargo de engenheiro''
''mas e o outro, chefe ?''
''ele é bom também aloca ele como analista de setor''

Aí o cara volta para zona leste: ''Puxa vida mãe to muito feliz, fui contratado !''
''parabéns filhos começa quando ? e o salário é bom''
''Sim é muito bom 2,200 mais benefícios''
De fato isso acontece mesmo, eu sou professor de química, e já vivi isso na pele.

Passei em um teste seletivo em uma grande escola particular de Fortaleza, mas por algum motivo quem ficou no meu lugar foi a peixada que já tinha estudado lá, ou seja, já era parte da elite e eu moro na periferia. Provavelmente o RH pensou, poxa o cara é de periferia e ela já estudou aqui e vem de uma boa família, não vamos arriscar.

Hoje dou aula em uma escola mediana da cidade, más já me decidi que irei para o ensino público, lá poderei salvar mais alguns que como eu são da classe excluída.
 

Ken Masters

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.553
Reações
16.921
Pontos
1.314
Pode até ser que tenha pessoas com diplomas desempregado, mas a chance de conseguir um bom emprego com um diploma é bem maior, segundo estudos.

Enquanto o filho da elite faz medicina em uma federal, para o filho do pobre sobrou o emprego gerado pelo SENAI.

A tática da elite agora e espalhar por aí que estudar não vale apena, mas paga 1500 por mês para seus filhos estudarem nas melhores escolas da região.

O Brasil é o melhor país para as elites se perpetuarem no poder, um povo dócil que fica satisfeito com um celtinha financiado e uma casa alugada. O oprimido sabe que é oprimido más vive feliz com isso.

Não estudar é algo que a esquerda prega, basta ver o incentivo ao funk, a matérias escolares inúteis, aprovação automática, e por aí vai.

Continuar nessa tática de jogar o pobre com uma elite (que é bem pequena), é assumir que não há vontade de solucionar o problema da educação e mercado de trabalho.

Achar que vai tirar um jovem da periferia e colocar pra estudar medicina na USP da noite pro dia é mais uma utopia da esquerda.

Primeiro teríamos que ter uma base sólida e estrutura familiar para que a criança tivesse no mínimo uma educação básica descente, o que vemos hoje é uma educação estatal sucateada e a base familiar praticamente inexistente.

Se eu ficar chorando porque também não tive condições de cursar uma USP, ITA, Unicamp e colocar a culpa na elite não vai resolver nada.

Mas aposto que se o trabalhador que fez o SENAI, que você tanto desdenha, tiver um emprego descente e lutar pra dar uma boa educação aos filhos, com certeza eles podem cursar uma boa faculdade.
 

Ken Masters

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.553
Reações
16.921
Pontos
1.314
''não se importa'' entre aspas, veja do que se trata o tópico: ''jovens desiludidos''
Tu parece não entender que o povo estudou a ponto de não querer mais voltar a receber o sopão que era distribuído nos anos 90 (essa insistência dos poderosos mostra que o país não quer deixar a que o perímetro delimitados das castas, não classe, se extrapole)

a questão do diploma é um outro assunto, volto a dizer os relatos estão aí, no tópico mesmo, pessoas que deixaram boas profissões aqui para ser cortador de grama no texas, é cultural, porque alguém deixaria de ser engenheiro aqui para ser peão no texas ? associação dessas coisas ao trabalho escravo e falta de remuneração digna é a chave.

Os jovens desiludidos deveriam pensar em quais cursos fazer, qual a demanda pra engenharia, educação física, direito (que ainda tem OAB), administração e matérias de humanas em geral?

Eu não citei nenhum trabalho ruim, mas parece que você enxerga como trabalho escravo, como eu disse tem demanda na área de serviços que as pessoas ganham de 5k a 10k.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Os jovens desiludidos deveriam pensar em quais cursos fazer, qual a demanda pra engenharia, educação física, direito (que ainda tem OAB), administração e matérias de humanas em geral?

Eu não citei nenhum trabalho ruim, mas parece que você enxerga como trabalho escravo, como eu disse tem demanda na área de serviços que as pessoas ganham de 5k a 10k.

não sou eu que enxergo isso como trabalho escravo ou indesejado, longe de mim, a elite deu espaço e agora essa verdade é quase senso comum o povo já percebeu e o tema do tópico reflete isso. Faz um tópico ai com enquete com seguinte tema: ''qual profissão tu quer para seu filho ou qual profissão tu queria, caso não tivesse profissão que tens'' e coisas indiretas como essas, pois se perguntar diretamente vão negar vão dizer que topam tudo que é isso e aquilo porém é pura mentira, tu não vai chegar para um cara e perguntar se ele curte o nazismo... é lógico que o cara vai dizer que não, tu precisa perguntar assim ''O Adobe perdeu por culpa dos generais ? É verdade que o Adobe acabou com o desemprego na Alemanha ?'' e então ficar de olho para ver quem molha a calcinha ou não.

Tu não entende ou subestima a forças dos códigos sociais apesar deles abraçarem a todos os brasileiros de alguma forma sem exceção, as leis, as regras e os diplomas são só cascas para validar e esconder o que rezam os códigos.

Quando o sistema começa a se esfarelar (como agora) surge a ''desilusão'' '' a fúria'' mas vai acreditando que o cara afetado por uma crise macro prefere descer de nível... não , pelo contrário ele sustenta isso para os outros...que vale a pena descer e tal para depois subir novamente etc mas ele não consegue se dobrar, vou usar um exemplo real mas que vale para o geral. HP Lovecraft descendia da antiga elite inglesa porém com o advento do capitalismo industrial veloz nos estados unidos, a família quebrou, então esse cara passou a vida evitando igual o diabo foge da cruz a aceitar um dos bilhões de empregos industrias que tinha disponíveis, os quais ele achava ser indignos para alguém como ele, e não abraçou, preferiu seguir o quanto pode na carreira de escritor.... assim é o brasil, vai pensando que um filho de engenheiro do cara teve avô tenente do Estado Novo que ele vai chegar e dizer olha pai faculdade é lixo vou fazer um curso de pedreiro no Senai e ser feliz vou ganhar +7.000 (primeiro é mentira pedreiro de 7 mil eu tenho curso e vasta experiência em obras e isso pode esporadicamente acontecer mas é ultra raro não é algo que se mantém em constância como por exemplo o ganho advindo de uma profissão cuja hora é mais valorizada, existem dois tipos de pedreiros os ''contratados'' por produção e os de regime CLT, os contratados de fato conseguem um salário levemente melhor que os de clt mas passa KM de ser um bom salário e o custo beneficio nem faz valer) o pai vai internar o cara, na verdade não vai internar, pois tal ideia jamais passará pela cabeça do moleque, antes ele saí do brasil ou monta uma milícia ou morre fingindo ser o burguês que não é e por ai vai mas não se dobra.
 
Ultima Edição:


KingConte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.029
Reações
18.678
Pontos
503
Bom, eu sai do Brasil a um tempo e não me arrependo.

Eu tinha uma situação confortável no Brasil. Era Engenheiro e ganhava quase 10 mil reais líquido, morava sozinho e numa grande capital. Eu poderia muito bem ficar de boas aonde eu estava mas tomei essa decisão de sair pq eu estava cansado de como as dinâmicas de vida no Brasil funcionam. Tudo é na base do dinheiro, vc nunca está seguro e é cada um querendo te passar a perna.

Desde de me mudei pra fora as coisas relacionadas a segurança e qualidade de vida não me estressam mais a cabeça mas se tem uma coisa que é muito díficil de sair da cabeça minha (e de muitos brasileiros que moram fora) é o pensamento de querer sempre estar procurando algo melhor. Digo isso em termos de emprego pq aqui dá uma sensação de que vc está estagnado foda. Aqui poucas pessoas estudam depois da faculdade, raríssimos fazem pós e poucas pessoas ficam pulando de emprego e emprego em busca de algo melhor. Inclusive ficar mudando de emprego toda hora é mal visto, até pelas empresas de crédito.

Isso é algo que eu até hoje não consegui tirar da minha mente. Enquanto os nativos estacionam o ônibus fodamente aonde estão os brasileiros que eu vejo aqui tão sempre tentando procurar algo melhor até o ponto que não fica saudável.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Diploma é aquilo: ruim com, pior sem. Todavia, não garante ninguém ser 'rico' ou mudar de vida só por ele, principalmente por existir diversas variáveis inseridas.
Não estudar é algo que a esquerda prega, basta ver o incentivo ao funk, a matérias escolares inúteis, aprovação automática, e por aí vai.

Continuar nessa tática de jogar o pobre com uma elite (que é bem pequena), é assumir que não há vontade de solucionar o problema da educação e mercado de trabalho.

Achar que vai tirar um jovem da periferia e colocar pra estudar medicina na USP da noite pro dia é mais uma utopia da esquerda.

Primeiro teríamos que ter uma base sólida e estrutura familiar para que a criança tivesse no mínimo uma educação básica descente, o que vemos hoje é uma educação estatal sucateada e a base familiar praticamente inexistente.

Se eu ficar chorando porque também não tive condições de cursar uma USP, ITA, Unicamp e colocar a culpa na elite não vai resolver nada.

Mas aposto que se o trabalhador que fez o SENAI, que você tanto desdenha, tiver um emprego descente e lutar pra dar uma boa educação aos filhos, com certeza eles podem cursar uma boa faculdade.
Hoje em dia, quem tem condições anda preferindo colocar o filho numa particular de medicina (até de outros cursos também) do que esperar muito para passar numa universidade pública boa, isso até por já uma mudança de pensamento de muitos. A tara maior pelo diploma com o 'maior valor é mais restrita por pessoal da classe média, mesmo ainda existindo uma diferença de qualidade entre as públicas e as privadas..
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.777
Reações
14.085
Pontos
703
Para ir para o exterior é necessário ter no mínimo 6 meses de experiência, inglês básico, noções de informática, ser habilidoso e determinado.

De onde você tirou isso? :klolz


Não estudar é algo que a esquerda prega, basta ver o incentivo ao funk, a matérias escolares inúteis, aprovação automática, e por aí vai.

Continuar nessa tática de jogar o pobre com uma elite (que é bem pequena), é assumir que não há vontade de solucionar o problema da educação e mercado de trabalho.

Achar que vai tirar um jovem da periferia e colocar pra estudar medicina na USP da noite pro dia é mais uma utopia da esquerda.

Primeiro teríamos que ter uma base sólida e estrutura familiar para que a criança tivesse no mínimo uma educação básica descente, o que vemos hoje é uma educação estatal sucateada e a base familiar praticamente inexistente.

Se eu ficar chorando porque também não tive condições de cursar uma USP, ITA, Unicamp e colocar a culpa na elite não vai resolver nada.

Mas aposto que se o trabalhador que fez o SENAI, que você tanto desdenha, tiver um emprego descente e lutar pra dar uma boa educação aos filhos, com certeza eles podem cursar uma boa faculdade.

Mas não é bem disso que se trata o tópico. Eu fiz técnico e depois estudei (graduação, pós etc) que nem um cavalo, consegui empregos bons e hoje tenho condição muito melhor que dez anos atrás. O problema é justamente que pra maioria NÃO vai ser assim e em muitos outros países NÃO precisa ser assim. Na segunda página postei ali do cara que era frentista aqui, foi trabalhar no exterior e tem vida melhor que 90% dos "dotô" brasileiros.

E sim, nosso nível educacional é horrível.

Mas o nível educacional coreano já foi horrível algumas décadas atrás e eles se desenvolveram mesmo assim. A educação do povo em geral não precede esse desenvolvimento econômico do país, porque a maioria pode ser empregada em setores que demandam formações rápidas. Sabendo ler e fazer as quatro operações a pessoa dá conta de uns 80% dos empregos e essa é a real. O esforço educacional parte daí, senão não tem sentido pra maioria.

A epítome disso que estou falando é você ver médico cubano trabalhando de taxista para gringo. Adianta o cara estudar lá? Guardadas as proporções, vamos pelo mesmo caminho aqui.

Aliás, você citou em outro post que os jovens deveriam pensar em qual curso fazer - e colocou engenharia ali no meio. Bom, 10 anos atrás a demanda era alta e o cara achou que estava se preparando. Hoje é bem comum o cara ter feito uma engenharia e estar dirigindo Uber. O jovem "engenheiro-uber" é um negócio usual. Uns dois atrás peguei corrida com um - estava carregando uns circuitos condicionadores e umas protoboards e ele viu. Começou a conversar comigo sobre o tema. O cara, coitado, se preparou para um país que não existe. É importante ver a demanda, mas nem isso garante muita coisa em um país com desemprego endêmico. Quando uma área começa a ficar popular, é certeza que ficará saturada - simplesmente por existir oferta em excesso.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.777
Reações
14.085
Pontos
703
Bom, eu sai do Brasil a um tempo e não me arrependo.

Eu tinha uma situação confortável no Brasil. Era Engenheiro e ganhava quase 10 mil reais líquido, morava sozinho e numa grande capital. Eu poderia muito bem ficar de boas aonde eu estava mas tomei essa decisão de sair pq eu estava cansado de como as dinâmicas de vida no Brasil funcionam. Tudo é na base do dinheiro, vc nunca está seguro e é cada um querendo te passar a perna.

Desde de me mudei pra fora as coisas relacionadas a segurança e qualidade de vida não me estressam mais a cabeça mas se tem uma coisa que é muito díficil de sair da cabeça minha (e de muitos brasileiros que moram fora) é o pensamento de querer sempre estar procurando algo melhor. Digo isso em termos de emprego pq aqui dá uma sensação de que vc está estagnado foda. Aqui poucas pessoas estudam depois da faculdade, raríssimos fazem pós e poucas pessoas ficam pulando de emprego e emprego em busca de algo melhor. Inclusive ficar mudando de emprego toda hora é mal visto, até pelas empresas de crédito.

Isso é algo que eu até hoje não consegui tirar da minha mente. Enquanto os nativos estacionam o ônibus fodamente aonde estão os brasileiros que eu vejo aqui tão sempre tentando procurar algo melhor até o ponto que não fica saudável.

Aqui a gente fica numa neura tão fudida que eu não duvido ter algum tipo de mudança plástica neural. Me parece que os europeus, em geral, simplesmente não tem esse mesmo senso de urgência que o "brasileiro que quer melhorar de vida" acaba desenvolvendo. Nasceram e foram criados em países com economias estáveis e em uma situação social muito superior.

O lado bom é que se tem uma coisa que brasileiro manja, é de se virar.

Por outro lado, estresse aqui é coisa pouca.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Aqui a gente fica numa neura tão fudida que eu não duvido ter algum tipo de mudança plástica neural. Me parece que os europeus, em geral, simplesmente não tem esse mesmo senso de urgência que o "brasileiro que quer melhorar de vida" acaba desenvolvendo. Nasceram e foram criados em países com economias estáveis e em uma situação social muito superior.

O lado bom é que se tem uma coisa que brasileiro manja, é de se virar.

Por outro lado, estresse aqui é coisa pouca.
Na Europa, as pessoas conseguem ter acesso a diversos 'luxos' sem se comprometer tanto, aliado com o estilo de vida deles ser menos consumista.

Agora lá nem perto da grande maioria ganha rios de dinheiros como muitos imaginam, mas não precisa tanto disso para ter acesso a uma viagem fora do país, por exemplo.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Não estudar é algo que a esquerda prega, basta ver o incentivo ao funk, a matérias escolares inúteis, aprovação automática, e por aí vai.

Continuar nessa tática de jogar o pobre com uma elite (que é bem pequena), é assumir que não há vontade de solucionar o problema da educação e mercado de trabalho.

Achar que vai tirar um jovem da periferia e colocar pra estudar medicina na USP da noite pro dia é mais uma utopia da esquerda.

Primeiro teríamos que ter uma base sólida e estrutura familiar para que a criança tivesse no mínimo uma educação básica descente, o que vemos hoje é uma educação estatal sucateada e a base familiar praticamente inexistente.

Se eu ficar chorando porque também não tive condições de cursar uma USP, ITA, Unicamp e colocar a culpa na elite não vai resolver nada.

Mas aposto que se o trabalhador que fez o SENAI, que você tanto desdenha, tiver um emprego descente e lutar pra dar uma boa educação aos filhos, com certeza eles podem cursar uma boa faculdade.

cara, estudar só escreveu absurdos nesse texto aí.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Bom, eu sai do Brasil a um tempo e não me arrependo.

Eu tinha uma situação confortável no Brasil. Era Engenheiro e ganhava quase 10 mil reais líquido, morava sozinho e numa grande capital. Eu poderia muito bem ficar de boas aonde eu estava mas tomei essa decisão de sair pq eu estava cansado de como as dinâmicas de vida no Brasil funcionam. Tudo é na base do dinheiro, vc nunca está seguro e é cada um querendo te passar a perna.

Desde de me mudei pra fora as coisas relacionadas a segurança e qualidade de vida não me estressam mais a cabeça mas se tem uma coisa que é muito díficil de sair da cabeça minha (e de muitos brasileiros que moram fora) é o pensamento de querer sempre estar procurando algo melhor. Digo isso em termos de emprego pq aqui dá uma sensação de que vc está estagnado foda. Aqui poucas pessoas estudam depois da faculdade, raríssimos fazem pós e poucas pessoas ficam pulando de emprego e emprego em busca de algo melhor. Inclusive ficar mudando de emprego toda hora é mal visto, até pelas empresas de crédito.

Isso é algo que eu até hoje não consegui tirar da minha mente. Enquanto os nativos estacionam o ônibus fodamente aonde estão os brasileiros que eu vejo aqui tão sempre tentando procurar algo melhor até o ponto que não fica saudável.

Mas o seu caso é diferente de 99,8% dos Brasileiros: situação confortável + Passaporte Europeu.

Esses jovens Brasileiros que querem sair do país nem pra faxineiro conseguiriam emprego.
 
Ultima Edição:

Digoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.165
Reações
3.031
Pontos
703
Mas o seu caso é diferente de 99,7% dos Brasileiros: situação confortável + Passaporte Europeu.

Esses jovens Brasileiros que querem sair do país nem pra faxineiro conseguiriam emprego.

Discordo plenamente de você, muitos que aqui não tem quase nada, vão pra lá, não com o intuito de serem os "chefes da Nasa Europeia" e sim, ter uma vida melhor, que não pode ser alcançada aqui.
E muitos vão e conseguem empregos relativamente bons, vide meu primo que citei num post acima, ou a mocinha que pega 4 horas de busão por dia pra ir trabalhar num telemarketing pra ganhar 980 reais por mês, citada numa entrevista acima também.

Se fosse seguir essa sua filosofia, o imigrante irlandês, italiano, japonês, árabe, judeu, jamais teriam saído de seus países de origem, o Brasil é um país que recebeu imigrantes, os EUA foram construídos por imigrantes, isso que você falou aí, pqp...
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
eu que não posso por um face alheio, uma mina que morava aqui perto lorinha, pobríssima queimada de sol cabelo seboso seria tida por parda por qualquer senso, deve ter hoje uns 27 anos, está a uns 6 na europa, tu olha as foto dela nas redes sociais só foi sair daqui e a mina ficou muito top, até mais branca, saiu aquele maltrato da miséria, faz cooper e usa roupas que a valoriza tu não diz que era pé rapado, sim ela não terminou sequer o ensino médio qualquer shopping que ela entra aqui no brasil se mistura fácil com outras jovens de poder aquisitivo e ao olho você não separa ela das outra do grupo, só depois de alguns minutos de conversa que tu ver que ela definitivamente nasceu num estrato social mais baixo, veja ela trabalha de auxiliar de restaurante lavando pratos, não subiu de nível mas o avanço conseguido por ela lá é sem comparação devido ao fato que o esforço humano dela rende dinheiro lá que compra muito mais conforto do que o mesmo esforço humano empregado aqui...larga de ser otário Real não desvaloriza quem desvaloriza é vc, sua energia humana, lá ela só não tem imóvel próprio pois isso é caro no mundo todo mas tem tudo no que diz respeito a bens móveis, qual o futuro dessa mina no brasil ? ela já era mãe soleira aqui, arrumaria outro homem e teria outro filho com esse e assim criaria a NÃO-FAMILIA, com tantos filhos rapidinho se deterioraria em seu visual, toda essa família iria passar privações e ninguém ia sair disso.

As vezes o que temos são pessoas abandonadas na sociedade brasileira um empurrãozinho de leve já destravaria o potencial , mas relegar isso a ''força pessoal'' não é suficiente, ninguém quer dominar o mundo, as vezes a pessoa só que um emprego e que esse emprego gere renda que der para comprar alguma coisas não só a ração, trabalhar estilo burro correndo atrás da cenoura onde a renda não dar nem para viver, quanto mais comprar itens, trabalhar, trabalhar e nunca ter nada, esse é o X da questão.
 
Ultima Edição:

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353

Corrijam-me se tiver errado, mas aí engloba todos os tipos de investimentos, bens e direitos de uma pessoa semelhante aos cálculos do PL na contabilidade. Então está desde de uma pessoa com cinco milhões de reais na conta até quem engloba apartamento, sala, carro e outros bens nele.
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
De onde você tirou isso? :klolz




Mas não é bem disso que se trata o tópico. Eu fiz técnico e depois estudei (graduação, pós etc) que nem um cavalo, consegui empregos bons e hoje tenho condição muito melhor que dez anos atrás. O problema é justamente que pra maioria NÃO vai ser assim e em muitos outros países NÃO precisa ser assim. Na segunda página postei ali do cara que era frentista aqui, foi trabalhar no exterior e tem vida melhor que 90% dos "dotô" brasileiros.

E sim, nosso nível educacional é horrível.

Mas o nível educacional coreano já foi horrível algumas décadas atrás e eles se desenvolveram mesmo assim. A educação do povo em geral não precede esse desenvolvimento econômico do país, porque a maioria pode ser empregada em setores que demandam formações rápidas. Sabendo ler e fazer as quatro operações a pessoa dá conta de uns 80% dos empregos e essa é a real. O esforço educacional parte daí, senão não tem sentido pra maioria.

A epítome disso que estou falando é você ver médico cubano trabalhando de taxista para gringo. Adianta o cara estudar lá? Guardadas as proporções, vamos pelo mesmo caminho aqui.

Aliás, você citou em outro post que os jovens deveriam pensar em qual curso fazer - e colocou engenharia ali no meio. Bom, 10 anos atrás a demanda era alta e o cara achou que estava se preparando. Hoje é bem comum o cara ter feito uma engenharia e estar dirigindo Uber. O jovem "engenheiro-uber" é um negócio usual. Uns dois atrás peguei corrida com um - estava carregando uns circuitos condicionadores e umas protoboards e ele viu. Começou a conversar comigo sobre o tema. O cara, coitado, se preparou para um país que não existe. É importante ver a demanda, mas nem isso garante muita coisa em um país com desemprego endêmico. Quando uma área começa a ficar popular, é certeza que ficará saturada - simplesmente por existir oferta em excesso.
como que o Brasil faz para deixar de ter desemprego endêmico?
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Discordo plenamente de você, muitos que aqui não tem quase nada, vão pra lá, não com o intuito de serem os "chefes da Nasa Europeia" e sim, ter uma vida melhor, que não pode ser alcançada aqui.
Falou tudo. Muitos vão pro exterior apenas para uma vida digna, que não pode ser alcançada aqui. Um subemprego nos EUA e Europa faz você viver melhor do que aqui. Lá eles valorizam o trabalho daqueles que fazem o trabalho que ninguém quer fazer.


E muitos vão e conseguem empregos relativamente bons, vide meu primo que citei num post acima, ou a mocinha que pega 4 horas de busão por dia pra ir trabalhar num telemarketing pra ganhar 980 reais por mês, citada numa entrevista acima também.
Segundo os herdeiros filhinhos de p... ops, empreendendores da OS, estão no caminho certo. Trabalho duro é garantia do sucesso. Aham, pode confiar, amiguinho :kjoinha
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Corrijam-me se tiver errado, mas aí engloba todos os tipos de investimentos, bens e direitos de uma pessoa semelhante aos cálculos do PL na contabilidade. Então está desde de uma pessoa com cinco milhões de reais na conta até quem engloba apartamento, sala, carro e outros bens nele.

Eu entendi que engloba tudo tudo.

Então creio que é na linha do comentário do Rafael: o Brasil "empobreceu" em 2020.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.703
Reações
10.756
Pontos
453
Vão mas só arrumam subemprego e depois alguns anos sobrevivendo voltam com o rabo entre as pernas
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Vão mas só arrumam subemprego e depois alguns anos sobrevivendo voltam com o rabo entre as pernas
Concordo que fazer subemprego é uma m****, mas subemprego lá vive melhor que aqui...
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Eu entendi que engloba tudo tudo.

Então creio que é na linha do comentário do Rafael: o Brasil "empobreceu" em 2020.
Sim, até porque o dólar cresceu demais de valor, precisando a pessoa ter muito mais grana para chegar nesse patamar comparado com um americano e principalmente um europeu.

Se pegar umas capitais do nordeste como parâmetro, o recorte deve ser extremamente baixo e com muitos conseguindo esse patrimônio por questão de pura herança mesmo acumulada da família.
Concordo que fazer subemprego é uma m****, mas subemprego lá vive melhor que aqui...
Porque lá, mesmo a pessoa com subemprego, consegue ter acesso há diversos hobbies e lazeres sem se comprometer tanto comparado com aqui. Não lembro bem os valores dos lanches quando estive na Itália, mas não era nada de outro mundo os valores de um gelato ou um lanche numa pasticceria (a cafeteria daqui). Isso sem contar o acesso para os principais locais turísticos estarem na faixa também.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
como que o Brasil faz para deixar de ter desemprego endêmico?

Abrir o mercado, diminuir a carga tributária das costas do empresário, diminuir o estado, facilitar as coisas pro empreendedor. Quem gera emprego é o empreendedor não o estado.

Ranking de Liberdade Econômica Mundial (Quanto mais pro verde melhor)

1200px-Index_of_Economic_Freedom_2021.svg.png


Aqui se faz tudo o contrário do que se gera emprego, o Brasil está atrás do Lesoto em Liberdade Econômica :facepalm
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Vão mas só arrumam subemprego e depois alguns anos sobrevivendo voltam com o rabo entre as pernas

falácia, volta e monta padarias aqui, compram terrenos etc sempre é melhor e não há debate pois o dinheiro deles ou seja a valorização humana é maior.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
meu conceito para empregos são 8 frentes cuja base é expandir a matriz empregatícia atual em no mínimo 50% além desse plano econômico teria de ter um plano cultural de valorização dos empregos braçais, no fim o consumo das famílias seria reaquecido.

1- obra faraônica de desfavelização

essa obra tem duas vias, primeiro, livrar aquelas pessoas da condenação e do gueto e integra-las ao Brasil, segundo gera empregos ''de obras'' que são empregos de baixa qualificação mas que empregam muita gente e rápido, já resolve aí uns 6 milhões de empregos

2- integrado a obra de desfavelização construção de bairro inteiros para abrigar as pessoas e remodelar os centros de cidades do interior de modo a quebrar a velha ordem e fomentar novos negócios na região.

a) esses bairro precisam ter micro centros que fomentem a geração de comércios
b) esses bairros vão facilitar o policiamento e reduzi e muito esse bang bang
c) esses centros de cidades reformado sempre abrigariam alto fluxo de gente

3- criação de escolas ao logo do brasil algo como 20 mil novas delas além da educação são fontes de empregos permanentes, todas integradas a um plano de abastecimento de alimentos nessas escolas, de modo a mobiliza a economia local

as escolas criam vagas permanentes ao contrários do item 1 que são temporários, são 2 milhões de empregos direitos que nunca mais decairão.

4- construção de clinicas de reabilitação via complexos para múltiplos tratamentos, drogas, demais dependência, fisioterapia etc tudo com qualidade.

isso gera de modo permanente empregos técnicos e superiores, de segurança, de zeladoria, de monitoração e de profissões da saúde, são 1 milhão de empregos permanentes.

5- revitalização de centros de cidades, além de fomentar o comercio pelo povo local de comércios, também teria a criação de praças, ciclovias e coisas que fomente a saúde de modo urbano para que isso reative a indústria de bicicletas, maquinários de academia, skates etc

mesmo não atingidos pelo emprego direto, até os camelôs nessa nova configuração socioespacial poderia gerar mais renda

6- implantar ou expandir o pouco complexo tecnológico sempre apontando naquilo que gere mais empregos, por exemplo metro é bom, mas gera menos empregos que ônibus.

7- obrigar grandes igrejas a assinar a carteira das pessoas que limpam e zela do local, que é secretário etc e cobrar imposto deles diretamente e indiretamente de todo modo possível aponto de reverter o que sugam dos fies para destinar isso aos excluídos, tal situação só atingiria igrejas acima de 500 fieis.

8- dinheiro para isso viria da reforma do estado e do apoderamento pelo do povo do espólio da guerra contra os sonegadores, traficantes, estelionatários e demais inimigos do povo, não somente o criminosos será preso mas seu patrimônio será revertido em equipar policia, para os excluídos que ainda sobraram etc pois não tem como resolver tudo. Enfim 8 itens ao meu ver viáveis que poderiam mudar o Brasil de maneira surpreendente será mais avanço que tudo que foi feito desde os anos 60.
 
Ultima Edição:

Digoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.165
Reações
3.031
Pontos
703
meu conceito para empregos são 8 frentes cuja base é expandir a matriz empregatícia atual em no mínimo 50% além desse plano econômico teria de ter um plano cultural de valorização dos empregos braçais, no fim o consumo das famílias seria reaquecido.

1- obra faraônica de desfavelização

essa obra tem duas vias, primeiro, livras aquelas pessoas da condenação e do gueto
segundo gera empregos ''de obras'' que são empregos de baixa qualificação mas que empregam rápido

2- integrado a obra de desfavelização construção de bairro inteiros para abrigar as pessoas

a) esses bairro precisam ter micro centros que fomentem a geração de comércios
b) esses bairros vão facilitar o policiamento e reduzi e muito esse bang bang

3- criação de escolas ao logo do brasil algo como 20 mil novas delas além da educação são fontes de empregos permanentes, todas integradas a um plano de abastecimento de alimentos nessas escolas, de modo a mobiliza a economia local

as escolas criam vagas permanentes ao contrários do item 1 são 2 milhões de empregos direitos que nunca mais decairão

4- construção de clinicas de reabilitação via complexos para múltiplos tratamentos, drogas, demais dependência, fisioterapia etc

isso gera de modo permanente empregos técnicos, de segurança de zeladoria de monitoração e de profissões da saúde, são 1 milhão de empregos permanentes.

5- revitalização de centros de cidades, de modo a fomentar a implantação pelo povo local de comércios e a criação de praças e coisas que fomente a saúde de modo urbano para que isso reative a indústria de bicicletas, maquinários de academia etc

6- implantar ou expandir o pouco complexo tecnológico sempre apontando naquilo que gere mais empregos, por exemplo metro é bom, mas gera menos empregos que ônibus.

7- obrigar grandes igrejas a assinar a carteira das pessoas que limpam e zela do local, cobrar imposto deles

8- dinheiro para isso viria da reforma do estado e do apoderamento pelo do povo do espólio da guerra contra os sonegadores e demais inimigos do povo.

Some-se a isso melhorias na infra-estrutura do país, modificação do modal de transporte, utilizando mais ferrovias, hidrovias, etc., construção de usinas nucleares, quebra de diversos monopólios (distribuição de combustíveis por exemplo), criação de refinarias, resumindo, é só fazer um trabalho de base, o problema é que o trabalho de base não gera voto, então político não tá nem aí.

A galera esquece que o liberalismo vem como consequência de uma cultura/mentalidade diferente do status quo atual, o brasileiro não consegue fazer planos a longo prazo, porque essa dicotomia política (teatro das tesouras) não deixa ninguém projetar nada pro futuro.

Só de reduzir o chamado Custo Brasil, já resolvia boa parte dos problemas. Aí você tem também as renúncias fiscais que somam 300 bilhões de reais/ano, super salários da Elite de funcionários públicos (juízes, promotores, ministros, políticos), o cara não pode ganhar 33 mil por mês, ele tem que ganhar 1 milhão, e acha que é pouco!

E é factível isso, é só alterar essa política nefasta/antiga/retrógada/velha que temos, coloca uma galera nova, atual, Kim Kataguiri por exemplo, eu tinha um pouco de preconceito, achava que era um "Paulo Guedes" da vida, mas me surpreendi ao ver como ele é "pé no chão". Coloca essa galera do Novo, MBL, garanto que pelo menos dá uma oxigenada no Congresso, e aí as coisas começam a mudar.

Hoje em dia o Congresso tem rabo preso com o Presidente, o Presidente tem rabo preso com o Congresso, o STF tem rolo com os dois, e vice-versa. É realmente um jogo de compadres, e no fim, nada muda, eles estão tomando champagne juntos no final do dia, e o pessoal aqui do Fórum se matando por opiniões políticas divergentes.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Some-se a isso melhorias na infra-estrutura do país, modificação do modal de transporte, utilizando mais ferrovias, hidrovias, etc., construção de usinas nucleares, quebra de diversos monopólios (distribuição de combustíveis por exemplo), criação de refinarias, resumindo, é só fazer um trabalho de base, o problema é que o trabalho de base não gera voto, então político não tá nem aí.

sim, sem dúvidas. eu parti de uma premissa que o que causa o desemprego crônico vem de uma matriz empregatícia limitada sendo necessário expandi-la com empregos permanentes estruturas que gere muito emprego, por exemplo metrô é bom mas gera menos emprego diretos que ônibus, também evitei a industrialização já que isso foi proibido sabe-se lá por quem.

mas verdade seja dita a criação de infra estrutura como tu citou é urgente por outro motivo até, além do racismo estrutural temos outras estruturas entre elas a inflação estrutural que faz com que após um ciclo de circulação monetária o país precise enxugar o caixa dos bancos, coma criação desse modal de transportes, de alguma forma que eu não sei, a inflação estrutural sumiria ou seria jogada para ciclo mais além não sufocando o desenvolvimento.

sou só user de forum, os intelectuais e os interessados que possuem poder não fazem nada porque, irrestritamente não querem pois como já dito nesse tópico o Brasil já funciona para quem precisa funcionar.
 
Ultima Edição:

Digoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.165
Reações
3.031
Pontos
703
sim, sem dúvidas. eu parti de uma premissa que o que causa o desemprego crônico vem de uma matriz empregatícia limitada sendo necessário expandi-la com empregos permanentes estruturas que gere muito emprego, por exemplo metrô é bom mas gera menos emprego diretos que ônibus, também evitei a industrialização já que isso foi proibido sabe-se lá por quem.

mas verdade seja dita a criação de infra estrutura como tu citou é urgente por outro motivo até, além do racismo estrutural temos outras estruturas entre elas a inflação estrutural que faz com que após um ciclo de circulação monetária o país precise enxugar o caixa dos bancos, coma criação desse modal de transportes, de alguma forma que eu não sei, a inflação estrutural sumiria ou seria jogada para ciclo mais além não sufocando o desenvolvimento.

sou só user de forum, os intelectuais e os interessados que possuem poder não fazem nada porque, irrestritamente não querem pois como já dito nesse tópico o Brasil já funciona para quem precisa funcionar.

Cara, olha que absurdo, quando bancário investia na Bolsa de Valores, e participo de um grupo de investidores, e vejo o mesmo cenário aqui na OS, e no mundo, a riqueza não vem mais de produção, e sim de matemágica, antes via a galera investindo em empresas sólidas, hoje todo mundo só quer ficar milionário adivinhando o próximo bitcoin.

Isso é muito presente aqui na galera, eles usam a falácia de que o BTC é valorizado por sua escassez, mas alguém já viu a quantidade de cryptomoedas diferentes que são criadas por dia? Que escassez é essa? A galera simplesmente aloca recursos num grande castelo de cartas, e depois reclamam que o Brasil é pobre por falta de administração responsável, é muito 1984, sei lá kkkk, não consigo ver a diferença de um bitcoin (que pode ser rastreado vide FBI) e o dólar, usado pra negociações internacionais.

Investimento em bens físicos, de produção, hoje em dia, são as últimas das últimas prioridades, o negócio é ganhar dinheiro com base na pura especulação = criação de empregos, zero.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.202
Reações
69.363
Pontos
2.059
gente mais velha tende a julgar os mais jovens, é Nutella, emo, leite com pêra etc, mas com certeza estão sendo mais inteligentes e entendem que o Mundo não se resume ao lugar aonde vc nasce.
Boa sorte pra eles. Ninguém merece viver na M* só porque nasceu na m*


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
20.789
Pontos
453
Semana passada passei vergonha numa call com uns amigos meus do Canada.

Sugeri que talvez eles ainda voltem pro Brasil, riram de mim 5min. Fiquei até sem graça.

Vou falar o que?

Você pode passar esse video pra eles, que mostra um Brasil "2.0"
Pelo menos diminui um pouco a vergonha... :klol


 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.777
Reações
14.085
Pontos
703
Vão mas só arrumam subemprego e depois alguns anos sobrevivendo voltam com o rabo entre as pernas

Esse conceito de "subemprego" sequer faz sentido. Brasileira reclamando que "no Brasil a gente tava feita", porque aqui pode-se pagar um salário de fome p/ uma faxineira, enquanto nos EUA o buraco é mais embaixo




É melhor trabalhar engravatadinho em um escritório, ficar escutando seu chefe dar chilique, tirar 2k/mês e sofrer para pagar as contas ou trabalhar como faxineiro, lavador de pratos ou operário de fábrica em algum país desenvolvido e conseguir um salário com poder de compra absurdamente maior do que você teria aqui?

Avó da minha esposa trabalhou 15 anos fora do país. Ficou em fábrica, restaurante etc. Só "subemprego". Com isso tem uma casa aqui que vale uns 800k, carro, dinheiro guardado e ainda conseguiu "contribuir" para pegar uma aposentadoria BR. (E sim claro que nêgo que vai pra lá ilegal/na vida louquice tende a tomar no cu, não é esse o ponto.)
 
Topo Fundo