O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Senado aprova 'passaporte' para reduzir restrições à movimentação de vacinados

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.345
Reações
25.488
Pontos
803
Proposta cria Certificado de Imunização e Segurança Sanitária; ideia é permitir acesso a eventos culturais e esportivos, parques, cruzeiros e outras atrações. Texto vai à Câmara.

O Senado aprovou nesta quinta-feira (10) o projeto de lei que cria o Certificado de Imunização e Segurança Sanitária (CSS). O objetivo é permitir que o portador tenha acesso a locais que adotam ou adotaram medidas de restrição por causa da pandemia.

A proposta que cria o chamado "passaporte da imunização" é de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ). O texto, relatado por Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), segue para análise da Câmara dos Deputados.

"O passaporte poderá ser utilizado para autorizar a entrada em locais e eventos públicos, a utilização de meios de transporte coletivos, o ingresso em hotéis, cruzeiros, parques, reservas naturais, entre muitas outras possibilidades", afirma Carlos Portinho na justificativa do projeto.

Segundo defensores do projeto, o acesso a eventos culturais e esportivos também poderá ser permitido com a adoção do certificado, preservando direitos individuais e sociais das pessoas. Eles argumentam que a medida pode ajudar na retomada econômica de diversos setores.

"As pessoas vacinadas não devem ter a sua liberdade tolhida. As pessoas que testaram negativo também, o que é um diferencial desse certificado, o registro dos testes em ordem cronológica para que o indivíduo possa tomar suas decisões, ter o seu direito de locomoção", afirmou Carlos Portinho, autor do projeto.

Nesta semana, o Parlamento Europeu aprovou regra semelhante para facilitar as viagens dentro da União Europeia. Veja na reportagem abaixo:

A proposta

De acordo com o projeto, o CSS será implementado por meio de plataforma digital e poderá ter sua validade fixada com base em certificados de vacinação ou de testagem, nacionais ou internacionais.

Pelo texto, a validade do certificado será baseada em quaisquer testes ou certificados de vacinação que sejam definidos pelas autoridades de saúde como necessários.

A plataforma digital permitirá ao titular do certificado solicitar e receber cópia em papel dos certificados ou armazená-los e visualizá-los em celulares e tablets.

O sistema também deverá garantir a autenticidade, a validade e a integridade dos dados certificados.

A plataforma digital será operada pela União, em coordenação com os estados e os municípios, e com os serviços públicos e privados de saúde devidamente credenciados. Os certificados serão emitidos gratuitamente.

Pelo texto, o CSS poderá ser utilizado para suspender ou abrandar medidas restritivas de locomoção ou de acesso de pessoas a serviços ou locais, públicos ou privados, que tenham sido adotadas para se limitar a propagação do coronavírus ou outro agente infectocontagioso. Esta previsão possibilita a utilização do certificado em outras eventuais pandemias no país.

Direitos e regras

O titular do certificado, desde que esteja portando o documento, não poderá ser impedido de entrar, circular ou utilizar qualquer espaço público ou privado, assim como não sofrerá sanções - desde que "respeitadas as medidas profiláticas cabíveis".

O texto não especifica quais são as medidas, que devem ser definidas em regulamento posterior. O uso de máscaras, por exemplo, pode ser uma das precauções.

O certificado poderá ser apresentado em versão digital ou em papel.

O projeto diz ainda que será divulgada, na entrada do local, de forma ostensiva, a seguinte informação: "o ingresso neste local está condicionado à apresentação" do CSS.

O estabelecimento, público ou privado, terá a responsabilidade de exercer o controle de entrada, mediante a apresentação do CSS válido por cada pessoa, impedindo o ingresso de quem não o apresente.

Se cumprirem essas exigências, empresas e estabelecimentos comerciais "não poderão sofrer sanções, restrições ou serem impedidas de funcionar", mas elas não ficam eximidas de cumprir as demais medidas sanitárias.

Outros pontos

Os dados pessoais incluídos nos certificados poderão ser utilizados, na forma e dentro dos limites impostos pela Lei Geral de Proteção de Dados.

A produção, utilização ou comercialização de CSS falso, bem como a adulteração de CSS verdadeiro, seu uso ou comercialização, sujeitarão o infrator à responsabilização nas esferas civil, administrativa e penal.

Se aprovada pela Câmara, e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a lei resultante do projeto entrará em vigor 45 dias após sua publicação.


 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.146
Reações
62.665
Pontos
1.253
Próximo passo...


3261bcea8fdd08d81b3ce301ad472f11201919061305224a64eae6ecf90c75888f86fe03f203c8_fotos1.jpg


web3-woman-tattoo-auschwitz-war-afp-east-news.jpg



:facepalm
 


Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
Daqui a pouco vão querer pegar todo mundo que não quer se vacinar e por em um gueto.

250px-The_Wall_of_ghetto_in_Warsaw_-_Building_on_Nazi-German_order_August_1940.jpg
ah, nao tava entendendo o motivo da revolta. são os anti vax que tao tristes pq vao ficar se fora. saquei

pq um dia reclamar q nao pode sair e no outro reclamar de uma tentativa de deixar algumas pessoas voltarem a sair é muita falta de nexo.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
ah, nao tava entendendo o motivo da revolta. são os anti vax que tao tristes pq vao ficar se fora. saquei

pq um dia reclamar q nao pode sair e no outro reclamar de uma tentativa de deixar algumas pessoas voltarem a sair é muita falta de nexo.

Sim sim, apontar quem ja tomou vacina e é o mesmo que colocar judeus em fornos. Issae. Parabéns pela inteligência.

O violador AMA quando a própria vítima abaixa as calças.

Tipo de gente que se submete voluntariamente a qualquer coisa com um largo sorriso na cara.

Como diz e previu Olavo: a vida mental do brasileiro morreu.
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.943
Reações
130.934
Pontos
2.274
O violador AMA quando a própria vítima abaixa as calças.

Tipo de gente que se submete voluntariamente a qualquer coisa com um largo sorriso na cara.

Como diz e previu Olavo: a vida mental do brasileiro morreu.

Nunca questione.
.
Sempre aceite.
.
Esse é o novo mantra desse povo. E por isso eu acho que todo mundo tem que se lascar mesmo.
 

JaSeFoiODiscoVoador

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.066
Reações
17.464
Pontos
639
O violador AMA quando a própria vítima abaixa as calças.

Tipo de gente que se submete voluntariamente a qualquer coisa com um largo sorriso na cara.

Como diz e previu Olavo: a vida mental do brasileiro morreu.
Ja que tais citando Olavo, qual são as previsões pra Aries nesse fim de semana?
 

DoMorro

Bam-bam-bam
Mensagens
2.292
Reações
12.235
Pontos
453
Quem defende uma "lei" dessas é mais maluco do que o cara que criou essa aberração.

Tô aqui imaginando essa gente toda pomposa. - "Olha aqui o meu passe que o Estado me deu me autorizando ir nos lugares. Como eu sou um débil mental, o governo que tem que me dizer onde eu posso ou não posso ir":kpalha
 

inukimura

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.407
Reações
920
Pontos
859
só tomar a vacina, rapaziada

se demorar, culpem o arrombado que tá na cadeira da presidência

abs
 

UT_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.466
Reações
14.413
Pontos
1.369
Vários países já estão utilizando essa ideia.
Em alguns lugares dos EUA, só pode participar de eventos, ou voltar ao trabalho presencial, quem apresentar o certificado de vacinação.
Atualmente, já estão até retirando essa exigência, tendo em vista que lá já estão quase todos vacinados.

193486

Israel tem o Green Pass:

Nova York Tem o Excelsior Pass:

E por aí vai...
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.583
Reações
15.862
Pontos
403
Bem, não me proibindo de ir no barbeiro cortar o cabelo 1-2 vezes por ano, não faz diferença alguma para mim. Esses noobs em isolamento social ainda tem um longo caminho para me alcançar.

Mas pessoas normais com bom senso deveriam antagonizar isso.
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
Vários países já estão utilizando essa ideia.
Em alguns lugares dos EUA, só pode participar de eventos, ou voltar ao trabalho presencial, quem apresentar o certificado de vacinação.
Atualmente, já estão até retirando essa exigência, tendo em vista que lá já estão quase todos vacinados.

Visualizar anexo 193486

Israel tem o Green Pass:

Nova York Tem o Excelsior Pass:

E por aí vai...

Ah sim, como se o Brasil estivesse conseguindo vacinar na mesma velocidade que esses países.

Nem chegamos a 25 percentuais e querem enfiar mais uma canetada no cu do trabalhador.
 
Topo Fundo