O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Senhas de segurança

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Olá,

Andei me perguntando sobre minha segurança no ambiente cibernético e percebi que não tenho nenhuma.

Como esperado tenho várias contas em sites, bancos, etc, cada um com senhas diferentes (senhas nao tão diferentes) e todas essas senhas guardadas em um app de notas com senha, ou seja, se tiverem acesso a senha do app então terão acesso a todas as outras...

Como vocês gerenciam esse mar de senhas? Existe alguma segurança nesses apps que prometem guardar as senhas?
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Uma unica senha super segura (uma frase com números e caracteres especiais) que vai encriptar um arquivo .TXT e dentro desse arquivo txt estão todas as senhas dos demais apps.

Só não pode esquecer essa única senha master, e salva o txt na nuvem mesmo e/ou faz alguns backups em HDs diferentes.
 

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
Meus conselhos:

1- Use senhas diferentes para serviços diferentes, e que nunca coincidam com a senha de qualquer das suas contas de e-mail.
2 - Sempre que possível ative a segurança de 2 fatores, se o aplicativo ou site disponibilizar.
3 - É bom ativar o Google Authenticator, Microsoft Authenticator, etc, e cadastrar essa forma de autenticação (token) sempre que possível.
4 - Sempre que possível, utiliza a conta do Google, Microsoft, Facebook. Apple ID, como passaporte para se autenticar em sites diversos. Se o site que for se cadastrar possuir alguma vulnerabilidade para o controle de senhas, dificilmente a vulnerabilidade afetaria essas gigantes que autorizam a autenticação por APIs e outras checagens.
 

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
1.125
Reações
4.563
Pontos
343
Separo minhas senhas por tipo de acesso:

1 - Senhas de Banco e Cartão de Crédito são todas diferentes, porem não tem como eu esquecer pois é algo bem pessoal (Não é aniversario nem essas idiotices).

2 - Senhas em lojas Online uso a mesma para todos os sites ( Submarino, Americanas, Mercado Livre Etc.)

3 - Senhas em sites e portais uso a mesma também (Facebook, OS, Instagram)

Pra mim dessa forma ficou bem facil memorizar... Toma essas dicas, podem tentar me hackear agora, que comecem os jogos!
 


Antonov

Bam-bam-bam
Mensagens
442
Reações
332
Pontos
248
Na pasta do PC tem um tópico sobre isso

Eu utilizo o keepass2. Comecei a utiliza-lo dps q as senhas precisam ter 500 caracteres, 300 numeros, simbolos especiais
Ai dependendo do site eu mando gerar a senha no keepass e uso la.
Sites q eu logo com mais frequencia, as vezes fora de casa eu utilizo senhas minhas, com autenticação em 2 fatores.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.760
Pontos
703
Também recomendo o BitWarden, nunca use uma mesma senha pra tudo, use uma senha forte para abrir o cofre e deixe as demais senhas lá dentro, to com 140 credenciais, imagina lembrar tudo. Uso ele e só alegria, não recomendo outros cofres online e se for usar local use o KeePass.

Use MFA sempre que tiver disponibilidade.
 

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
Muitas vezes ignoramos o fato de que não adianta ter uma senha hiper-complexa (e longa) se o site a qual vamos utilizar essa senha é publicamente vulnerável para ataques. Uma dica interessante é, de vez quando, consultar o site https://haveibeenpwned.com/ para verificar se a sua conta de e-mail está vinculada a algum site que foi invadido e publicamente divulgado em algum boletim de segurança. O Dropbox, por exemplo, teve vazamento de milhares credenciais, em 2012, devido a uma falha grave de segurança.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.724
Reações
13.720
Pontos
803
teste sua senha aqui pra saber se ja nao usaram em algum lugar


uso uma so e vario com um ou outro simbolo no final ha mais de 10 anos e ta sussa ate hj :kcool
 

vr-struper

Bam-bam-bam
Mensagens
3.271
Reações
9.012
Pontos
303
Acho isso uma filhadaputice sem tamanho: forçam uma senha contra-intuitiva que precisa ser anotada em algum lugar, o que acaba com o propósito :klolwtf:facepalm

Esses dias fui numa agencia recadastrar a senha e o sistema não aceitou (tenho outra conta no mesmo banco e a senha é ela, vai entender), tentei a segunda opção de sempre e também rejeitou, daí tive que fazer uma aleatória e anotar num papel. Se alguém me roubasse na saída, teria minha carteira com o cartão e a senha anotada num papel, porque o banco forçou isso.
---
Tenho um método que funciona há décadas e fica num txt no drive, afinal só eu entendo o que "Abc@curta" ou "Xyz@longa" significam mesmo.
que coisa misteriosa, eu cliquei no link, depois cliquei em random e me aparece este diálogo:

#2745 +(359)- [X]
<doctorb> i want a microwavable dildo. i'm sick of the cold plastic.
Who don't, right?
Right?
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
1. Programa gerenciador de senhas (password agent) instalado dentro de um container criptografado (truecrypt é o mais seguro)

2. Como já falaram, pra sites comuns (foruns, facebook) é legal variar o final da senha, eu coloco o nome do site e um caracter especial, assim a senha fica longa e fácil de lembrar, e é bem mais difícil reverterem o hash md5/sha2 (que sempre vaza).

3. Pra Bancos, Paypal etc, uma senha única.

Outra dica: Sempre usar o "cartão virtual" para compras online, especialmente em sites não confiáveis como o MercadoLivre e essas startups de pagamentos (apps de recarga etc.)
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Também recomendo o BitWarden, nunca use uma mesma senha pra tudo, use uma senha forte para abrir o cofre e deixe as demais senhas lá dentro, to com 140 credenciais, imagina lembrar tudo. Uso ele e só alegria, não recomendo outros cofres online e se for usar local use o KeePass.

Use MFA sempre que tiver disponibilidade.
To testando esse bitwarden ai e parece bacana.

Uma dúvida, o que é MFA?
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
O jeito mais fácil é criar um padrão de senha mas com pequenas variações.

Por exemplo:

5ae7ra984c@outerspace$
5ae7ra984c@facebook$
5ae7ra984c@google$

Aí vc só precisa decorar uma senha padrão e uma chave de destrave, que pode ser o nome do site em questão.

Porém, aos poucos eu estou passando a usar o BitWarden como gerenciador de senha.

Aqui na outerspace mesmo, a minha nova senha tem 256 caracteres, com números, letras e símbolos que eu não faço a menor ideia do que são. Foi tudo gerado aleatoriamente.

O Bitwarden é multiplataforma e é open source: https://bitwarden.com/
Com a sua dica e de um user ai em cima passei a usar esse bitwarden tmb, mas ainda assim fico com pé atrás, se eu cara hackear a sehha mestra do app ja era...

Acho que uma solução que vou fazer é usar dois cels, um full offline pra senhas com esse bitwarden, notas e ferramentas do dia a dia e outro pra WhatsApp e Internet. Talvez assim minha neura passe:kpensa
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
teste sua senha aqui pra saber se ja nao usaram em algum lugar


uso uma so e vario com um ou outro simbolo no final ha mais de 10 anos e ta sussa ate hj :kcool
E se eu fizer um esquema de bruteforce que usa como base exatamente as senhas que foram testadas nesse site?
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.526
Reações
6.221
Pontos
959
To testando esse bitwarden ai e parece bacana.

Uma dúvida, o que é MFA?
Coincidentemente eu estava pensando sobre esse assunto e do nada me aparece esse tópico, instalei também o bitwarden ontem e to gostando muito.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
E como nosso cérebro lembra de tantas senha não é mesmo?
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.760
Pontos
703
To testando esse bitwarden ai e parece bacana.

Uma dúvida, o que é MFA?
MFA é Multiplo Fator de Autenticação, você normalmente tem a sua senha para autenticar, então você adiciona mais um fator, um programa que gera um codigo, sms, codigo no email, token, etc.

Sent from my ASUS_Z012DC using Tapatalk
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Uso gerenciador de senhas. Já usei vários, atualmente uso o Bitwarden. Funciona muito bem.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo