O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Será que a geração atual é, realmente, mais pobre comparada com as anteriores?

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
carreira-estresse-no-trabal.jpg

Surgiu um debate interessante no reddit comparando a geração atual (os milennials) com as anteriores e comparando se essa é mais pobre em relação às antigas.

Por incrível que pareça, isso faz sentido, especialmente pela questão de muitos estarem vinculados com a renda dos pais ou família de alguma forma (seja de um simples aluguel até ajudando na loja da família). A geração atual deve ser a mais “qualificada” em termos de currículo, mas ganha bem menos (corrigindo com a inflação do período) comparada com a antiga e com um poder de compra bem abaixo! Basta ver a elevação dos preços dos imóveis não acompanhadas com um aumento de renda.

Isso já acontecia com a camada mais pobre da população de certa forma, mas isso se alastrou na classe média e é algo para muitos olharem com cuidado. Pior que essa é a classe mais focada na questão educacional, mas já vendo pessoas com mestrado e outras qualificações desempregadas, sendo que o meio as empurram para aumentarem o currículo e meio menosprezam se tentar outros caminhos. Nem cheguei na questão da própria medicina e dos concursos que possuem muito peso no Brasil, especialmente na classe média alta para cima.

Millennials serão mais pobres e morrerão mais cedo que geração anterior, diz estudo

Sinceramente, se as pessoas não pensarem urgentemente em que precisam diversificar as rendas e não depender mais do salário, a tendência será ladeira abaixo. Isso vai piorar para quem não vem de família com um bom patrimônio acumulado, porque pode nem ser mais vantajoso se comprometer no imóvel ou algum carro mais caro. Isso independente de pensamento ideológico, todos estão na mesma barca.

Tem como mudar essa tendência?

:kpensa
 
D

Deleted member 219486

Foi algo que disse em outro tópico, não acredito em ser mais pobre e sim que a geração atual é imediatista e não poupa, quer viver de aparências financiado tudo que compra e muitas vezes não tem dinheiro para arcar com as ostentações.
 


Fhodasi

Bam-bam-bam
Mensagens
783
Reações
1.988
Pontos
233
na minha família estamos indo na contra mão '-'
meu pai e mãe viveram na rua ou em casas de favores por 5 anos e quando eu tinha 2 anos, conseguiram alugar uma casa...
hj em dia vivem bem, eu moro na minha casa, com comida e saude!
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.305
Reações
90.161
Pontos
1.503
Não tem como mudar essa tendência.
Por ter mais conforto e acesso a bens de consumo a geração atual pensa que é mais rica, quando na verdade é bem mais pobre.
Boas relações afetivas e construção de patrimônio não parecem ser uma riqueza transmitida à essa geração, infelizmente. Hoje, alguém sem herança, sem QI e sem sorte vai no máximo ter um MCMV (com muito sacrifício) e um carro financiado até as calotas.

Sem contar essa galera:

Aposentados, idosos voltam a ser os chefes da família
Com desemprego e expectativa de vida em alta, mais lares no país são sustentados pela renda de idosos

Brasil não cria vaga de mais de dois salários mínimos há 15 anos. Por que isso acontece? (infomoney.com.br)


Quando eles começarem a morrer, o pouco de patrimônio familiar que restou será esfacelado pelos mherdeiros.
Aí a porca vai torcer o rabo e essa geração perceberá que tem algo muito errado acontecendo.

Mas o que mais pega mesmo é o mercado de trabalho. É impressionante como mudou pra pior. Desconstruíram até a ideia de seguir carreira numa mesma empresa por anos.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.111
Reações
7.786
Pontos
1.214
Foi algo que disse em outro tópico, não acredito em ser mais pobre e sim que a geração atual é imediatista e não poupa, quer viver de aparências financiado tudo que compra e muitas vezes não tem dinheiro para arcar com as ostentações.
Ficar devendo e com nome sujo não importa, o importante é mostrar q tá bem de vida no Instagram...
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.531
Reações
12.979
Pontos
1.189
Não tenho números amplos, claro, mas discordo do que é afirmado. Acho que tudo depende da área de formação e da região onde se vive. Em regra vejo histórias de ascensão financeira. Principalmente, mas não somente, na área de TI. Garotos que começam com salários de 2 ou 3 mil reais e em menos de um ano chegam a 6 ou 7 mil reais. Não é muito, mas dá para começar bem a vida.

Quando cito região, muito da estagnação se deve ao desejo de continuar estabelecido onde se está. Tenho vários amigos que saíram para regiões menos competitivas e cresceram muito por lá. Muito mesmo. Estados como Roraima e Tocantins. Quem chega primeiro à fonte bebe água limpa.
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.472
Reações
10.307
Pontos
353
Nossa, eu entrei achando que era pobre de espírito, de cultura, mas é de dinheiro.

Bom, eu particularmente discordo. De vez em quando ouço histórias de que antigamente era todo mundo ferrado e tal.

Apesar da gente ter uma taxa de pobreza alta aqui no Brasil, a miséria diminuiu muito, felizmente.
 

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.863
Reações
6.460
Pontos
703
Gastos pessoais com certeza gastamos mais que os nossos pais na época deles.

Hj em dia tem gasto com celular, internet, combustível, impostos, óculos + armação, delivery, eletricidade e determinados tipos de tecnologia e serviços caros embutidos (seguro) que eles não gastavam, mas que hoje a gente gasta.

Na época deles, por exemplo, era fácil construir uma casa grande e boa, num local bom, porque antigamente a violência era baixíssima em relação a hoje e a mão de obra era barata. Hoje em dia, pqp, tem que ir numa construtora, fazer financiamento e comprar uma casa modelo padrão, de preferência dentro de um condomínio ou longe de uma favela, que economiza até o talo em material, porq se não vc vai torrar uma grana em casa mais elaborada ou grana maior ainda para construir.

A pessoa poupava muito sem perceber.

Só lamento para essa geração de agora no mercado de trabalho. Quem aposentou até 2019 mamou demais e vai mamar até morrer. Agora quem entrou recentemente ou vai entrar ainda no mercado de trabalho... Pqp...vai tomar muito, mas muito no ** ainda por causa da pirâmide do INSS.

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.058
Pontos
353
Operação herança, ativar.

Meu pai morreu em 2012 e eu já recebi, mas o que eu queria dizer é que além de ter um salário equivalente muito maior ao que ganho hoje, ele tinha uma facilidade enorme de ganhar dinheiro, eu não chego nem perto disso, é um exemplo totalmente condizente ao que o post quer dizer...
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.531
Reações
12.979
Pontos
1.189
Gastos pessoais com certeza gastamos mais que os nossos pais na época deles.

Hj em dia tem gasto com celular, internet, combustível, impostos, óculos + armação, delivery, eletricidade e determinados tipos de tecnologia e serviços caros embutidos (seguro) que eles não gastavam, mas que hoje a gente gasta.

Na época deles, por exemplo, era fácil construir uma casa grande e boa, num local bom, porque antigamente a violência era baixíssima em relação a hoje e a mão de obra era barata. Hoje em dia, pqp, tem que ir numa construtora, fazer financiamento e comprar uma casa modelo padrão, de preferência dentro de um condomínio ou longe de uma favela, que economiza até o talo em material, porq se não vc vai torrar uma grana em casa mais elaborada ou grana maior ainda para construir.

A pessoa poupava muito sem perceber.

Só lamento para essa geração de agora no mercado de trabalho. Quem aposentou até 2019 mamou demais e vai mamar até morrer. Agora quem entrou recentemente ou vai entrar ainda no mercado de trabalho... Pqp...vai tomar muito, mas muito no ** ainda por causa da pirâmide do INSS.

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk

A única solução viável é acabar com a previdência oficial obrigatória. Mas, né? Brasil, que saúda a mandioca na bunda do cidadão.

Sobre violência, antigamente bandido respeitava polícia. Tempos em que bandido era bandido e acabou. Não tinha essa de "suspeito", audiência de custódia e outras amenidades para o que é errado e hediondo.
 

Calcifer

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
5.964
Pontos
294
Um exemplo: Conversando com meu pai esses dias perguntei sobre a aquisição da casa que ele mora. Um terreno grande com casa e quintal. Ele disse q na época tinha 30 anos no meio da hiperinflação dos anos 80, deu um carro em troca da casa e pagou mais uma grana. Fiz os cálculos aproximados e ele pagou +- 60 mil na casa que na época era bem menor e foi reformando com o tempo. Mano, 60 mil + carro dá +- uns 85 mil em dinheiros de hoje por uma casa própria!! Eu recebo um salário mais alto que meu pai recebia na época, se eu juntasse todo o dinheiro bruto que ganhei desde que comecei a trabalhar (eu sei quanto, faço planilha todo mês) eu não pago nem metade de um ap! Meu pai levava toda a familia todo ano pra passar uma semana na praia eu malemá consigo ir sozinha praia e isso que ele era serviços gerais de uma empresa, nem faculdade precisava.
Toda vez que eu ouço um "boomer" vir falar que ele nossa geração tem "tudo na mão" tenho vontade de enfiar um tapa bem dado na cara desses fdp.
 
Ultima Edição:

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.883
Reações
11.961
Pontos
753
Um exemplo: Conversando com meu pai esses dias perguntei sobre a aquisição da casa que ele mora. Um terreno grande com casa e quintal. Ele disse q na época tinha 30 anos no meio da hiperinflação dos anos 80, deu um carro em troca da casa e pagou mais uma grana. Fiz os cálculos aproximados e ele pagou +- 60 mil na casa que na época era bem menor e foi reformando com o tempo. Mano, 60 mil + carro dá +- uns 85 mil em dinheiros de hoje por uma casa própria!! Eu recebo um salário mais alto que meu pai recebia na época, se eu junta-se todo o dinheiro bruto que ganhei desde que comecei a trabalhar (eu sei quanto é, faço planilha todo mês) eu não pago nem metade de um ap! Meu pai levava toda a familia todo ano pra passar uma semana na praia eu malemá consigo ir sozinha praia e isso que ele era serviços gerais de uma empresa, nem faculdade precisava.
Toda vez que eu ouço um "boomer" vir falar que ele nossa geração tem "tudo na mão" tenho vontade de enfiar um tapa bem dado na cara desses fdp.
Mercado distorcido. Só olhar casas boas e antigas ou prédio antigo e bom, muitas vezes o cara que mora lá tem tv de tubo, geladeira que nem é Frost Free, etc. Mas comprou em outra época o imóvel e a vista.

Aí entra em um imóvel novo e "popular", cara tem carrão, tv foda, geladeira top, etc. Já é gente de outra geração que financiou a maioria das coisas e o imóvel provavelmente não está quitada.

O mundo hoje vive a base de dívidas e quando tem uma crise resolvem fazendo mais dívidas.

A geração atual é mais frágil que as anteriores, seja por estar endividada, sem apoio familiar, vivendo de forma menos natural.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Mercado distorcido. Só olhar casas boas e antigas ou prédio antigo e bom, muitas vezes o cara que mora lá tem tv de tubo, geladeira que nem é Frost Free, etc. Mas comprou em outra época o imóvel e a vista.

Aí entra em um imóvel novo e "popular", cara tem carrão, tv foda, geladeira top, etc. Já é gente de outra geração que financiou a maioria das coisas e o imóvel provavelmente não está quitada.

O mundo hoje vive a base de dívidas e quando tem uma crise resolvem fazendo mais dívidas.

A geração atual é mais frágil que as anteriores, seja por estar endividada, sem apoio familiar, vivendo de forma menos natural.
Sim, os valores de apartamentos em bairros bons na maioria das cidades é um exemplo da distorção. Por isso que essa pode ser a geração do aluguel não por escolha, mas por não ter opção.
 
D

Deleted member 219486

Meu pai morreu em 2012 e eu já recebi, mas o que eu queria dizer é que além de ter um salário equivalente muito maior ao que ganho hoje, ele tinha uma facilidade enorme de ganhar dinheiro, eu não chego nem perto disso, é um exemplo totalmente condizente ao que o post quer dizer...

Isso depende de como ele ganhou dinheiro. Antigamente você ter uma empresa sem a concorrência muitos ganhavam dinheiro. Hoje geralmente essa diferença financeira é funcionários públicos vs privados.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Isso depende de como ele ganhou dinheiro. Antigamente você ter uma empresa sem a concorrência muitos ganhavam dinheiro. Hoje geralmente essa diferença financeira é funcionários públicos vs privados.
Os próprios funcionários públicos, especialmente os de alto escalão, tinham muito mais poder de compra comparados com os de hoje, especialmente se a pessoa não venhais de família mais estruturada. Ocorre que a iniciativa privada caiu demais e fez criar distorções não imaginadas como antes, tipo um policial civil ganhar mais que a maioria dos engenheiros formados.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.221
Reações
42.230
Pontos
1.339
Mas é verdade. Analisando o quadro desde meus avós tenho notado que a cada geração da família a coisa fica pior exponencialmente.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
Nasci em 1987 e ganho muito mais que meus pais ganhavam, embora eu seja pobre de qualquer forma

No meu caso, não sei se conta muito, pois nasci em uma família bem pobre mesmo, então simplesmente consegui me livrar dessa pobreza quase extrema e chegar a um nível moderado de pobreza :klol
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.610
Reações
10.571
Pontos
453
Naquele tempo não tinha quase nada para de gastar, mas tinha inflação brutal.
O que fazer? investir em imóveis, terrenos, carros.

Inventaram algo para nocautear idiotas.
Cartão de crédito juros de 279% ao ano, crédito consignado etc. Por isso toda loja oferece cartão só esperando um otario atrasar o pagamento.

Não tenho carro e nem casa.
Por que será?
Gastos anuais
Tv a cabo R$ 160,00 x 12 = R$ 1.920,00
Internet 100 mb R$ 139,00 x 12 = 1.668,00
Academia R$ 90,00 = R$ 1.080,00
1 jogo por mês = R$ 250,0 = R$ 3.000,00
Convênio = R$ 200,00 = 2400,00
Roupas = R$ 200,00 = 2400,00
Celular novo R$ 3000,00
Lazer 200 = 2400,00

só nessa brincadeira dá para comprar um carro ou ir parcelando uma casa.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Não tem como mudar essa tendência.
Por ter mais conforto e acesso a bens de consumo a geração atual pensa que é mais rica, quando na verdade é bem mais pobre.
Boas relações afetivas e construção de patrimônio não parecem ser uma riqueza transmitida à essa geração, infelizmente. Hoje, alguém sem herança, sem QI e sem sorte vai no máximo ter um MCMV (com muito sacrifício) e um carro financiado até as calotas.

Sem contar essa galera:

Aposentados, idosos voltam a ser os chefes da família
Com desemprego e expectativa de vida em alta, mais lares no país são sustentados pela renda de idosos

Brasil não cria vaga de mais de dois salários mínimos há 15 anos. Por que isso acontece? (infomoney.com.br)


Quando eles começarem a morrer, o pouco de patrimônio familiar que restou será esfacelado pelos mherdeiros.
Aí a porca vai torcer o rabo e essa geração perceberá que tem algo muito errado acontecendo.

Mas o que mais pega mesmo é o mercado de trabalho. É impressionante como mudou pra pior. Desconstruíram até a ideia de seguir carreira numa mesma empresa por anos.
Há a questão das pessoas da geração z não ser tão preocupadas com a questão da renda juntar algum patrimônio comparado com os millennials, que sofrem mais com as questões sobre dinheiro. Agora que uma hora a realidade pode ser dura, porque é fácil se manter com um salário baixo quando tem poucos custos. O problema será no futuro, especialmente para aqueles que não possuem famílias com diversas fontes de renda.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.305
Reações
90.161
Pontos
1.503
Há a questão das pessoas da geração z não ser tão preocupadas com a questão da renda juntar algum patrimônio comparado com os millennials, que sofrem mais com as questões sobre dinheiro. Agora que uma hora a realidade pode ser dura, porque é fácil se manter com um salário baixo quando tem poucos custos. O problema será no futuro, especialmente para aqueles que não possuem famílias com diversas fontes de renda.

Exato.
Existem boas remunerações? Lógico, até em bom número considerando o ambiente brasileiro. O problema é que esse número vem reduzindo e as exigências para tal patamar só aumentando. Enquanto que um metalúrgico ou peão de montadora conseguia manter uma família na década de 80, ou um contador, advogado e engenheiro conseguiam manter uma família até início dos anos 2000, hoje precisam se desdobrar para conseguir tal feito. Isso tá meio mascarado pelo que falei, a força dos aposentados e pensionistas, experiência de quem tá perto de se aposentar e porque as mulheres mergulharam pra valer no mercado de trabalho, então é difícil ver família nova em que só um dos 2 trabalha ou que não conte com ajuda dos pais e avós para dar aquela força no começo.

Outra coisa: previdência. As reformas serão duramente sentidas por essa geração. Está tudo "aparentemente ok" por causa da sobreposição dos regimes. Logo só restará o regime novo, muito mais austero. Quero ver quando a classe média perder em massa sua herança e começar a se aposentar (se chegar vivo lá) com 1 salário mínimo. Vai ser brutal. Já vejo MUITOS casos em que a família não tem condições sequer de fazer um inventário dos bens de um bom aposentado que se foi. O que tem de imóvel enrolado por causa disso não tá no gibi. E os governos estão ávidos para aumentar o tributo sobre transmissão de herança, ou seja, mais empobrecimento entre gerações.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Exato.
Existem boas remunerações? Lógico, até em bom número considerando o ambiente brasileiro. O problema é que esse número vem reduzindo e as exigências para tal patamar só aumentando. Enquanto que um metalúrgico ou peão de montadora conseguia manter uma família na década de 80, ou um contador, advogado e engenheiro conseguiam manter uma família até início dos anos 2000, hoje precisam se desdobrar para conseguir tal feito. Isso tá meio mascarado pelo que falei, a força dos aposentados e pensionistas, experiência de quem tá perto de se aposentar e porque as mulheres mergulharam pra valer no mercado de trabalho, então é difícil ver família nova em que só um dos 2 trabalha ou que não conte com ajuda dos pais e avós para dar aquela força no começo.

Outra coisa: previdência. As reformas serão duramente sentidas por essa geração. Está tudo "aparentemente ok" por causa da sobreposição dos regimes. Logo só restará o regime novo, muito mais austero. Quero ver quando a classe média perder em massa sua herança e começar a se aposentar (se chegar vivo lá) com 1 salário mínimo. Vai ser brutal. Já vejo MUITOS casos em que a família não tem condições sequer de fazer um inventário dos bens de um bom aposentado que se foi. O que tem de imóvel enrolado por causa disso não tá no gibi. E os governos estão ávidos para aumentar o tributo sobre transmissão de herança, ou seja, mais empobrecimento entre gerações.
Pior que podem incluir classe média alta e alta nessa história, se não conseguiram juntar um bom patrimônio ou diversificar as fontes de rendas.

Pior que hoje em dia a pessoa meio é forçada a criar uma previdência privada, até mesmo os funcionários públicos de alto escalão. O problema é que nem todos podem bancar uma e certamente termos pessoas mais empobrecidas comparadas com as antigas.

Algo curioso é já ver muitas pessoas meio vivendo melhores comparadas com muitas graças a aluguel ou algum outro investimento, mas sem ser valores absurdos e nenhuma delas abaixo dos 40. Isso vale no mundo inteiro já.

É capaz de criarmos uma elite de herdeiros cada vez maior no futuro.
 

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.775
Reações
4.581
Pontos
453
A única solução viável é acabar com a previdência oficial obrigatória. Mas, né? Brasil, que saúda a mandioca na bunda do cidadão.

Sobre violência, antigamente bandido respeitava polícia. Tempos em que bandido era bandido e acabou. Não tinha essa de "suspeito", audiência de custódia e outras amenidades para o que é errado e hediondo.
Será? ao meu ver é a única coisa que salva, e vai salvar, milhões de idosos da miséria.
Se tirar a obrigatoriedade além de faltar dinheiro pra quem já tem, muitas pessoas vão deixar de contribuir achando que não vale a pena depois vão se fuder muito.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Será? ao meu ver é a única coisa que salva, e vai salvar, milhões de idosos da miséria.
Se tirar a obrigatoriedade além de faltar dinheiro pra quem já tem, muitas pessoas vão deixar de contribuir achando que não vale a pena depois vão se fuder muito.
No jeito que caminha as coisas, é algo que vai salvar muito jovem também.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.305
Reações
90.161
Pontos
1.503
Será? ao meu ver é a única coisa que salva, e vai salvar, milhões de idosos da miséria.
Se tirar a obrigatoriedade além de faltar dinheiro pra quem já tem, muitas pessoas vão deixar de contribuir achando que não vale a pena depois vão se fuder muito.

A pirâmide está invertendo rapidamente. Até essa geração se aposentar é CERTEZA que vão fazer mais umas 4 ou 5 reformas e é CERTEZA que flexibilizarão o pagamento, permitindo benefício abaixo de um salário mínimo. Não tem como, é impossível manter essa estrutura. Falta uns 20 anos para eu me aposentar e já não tenho nenhuma esperança. Imagina quem nem começou a contribuir ainda.
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.298
Reações
11.797
Pontos
1.654
Acho que boa parte da juventude vive no imediatismo, no consumo desenfreado e na gandaia. É triste dizer isso, mas o perfil de boa parte dos brasileiros é de festa, tem aversão aos estudos e eles consideram trabalhar um fardo.


Muita gente quer o luxo e conforto, mas não quer se dedicar. Se deixar vive de Instagram, Facebook e whatsapp o dia todo.

Vejo muito dinheiro desperdiçado com boates, bebidas e afins. Para depois reclamar que o salário acaba antes da metade do mês.

Muitos endividados e acorrentados no cheque especial. Muitos com a conta do vermelho que nem se cair o salário vai aliviar financeiramente.

A situação é tão feia que quem consegue manter a conta corrente no azul até o final do mês já pode ser considerar um privilegiado.

Quem consegue investir então (cdb, tesouro ou até a velha poupança), está muito bem resolvido.
 

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.775
Reações
4.581
Pontos
453
A pirâmide está invertendo rapidamente. Até essa geração se aposentar é CERTEZA que vão fazer mais umas 4 ou 5 reformas e é CERTEZA que flexibilizarão o pagamento, permitindo benefício abaixo de um salário mínimo. Não tem como, é impossível manter essa estrutura. Falta uns 20 anos para eu me aposentar e já não tenho nenhuma esperança. Imagina quem nem começou a contribuir ainda.
Pra mim só faltam 33 anos :klolwtfaté la vai ser uns 43.
Vão dar um jeito, como você falou vão reformando e reformando .
Tiram de algum outro lugar, aumenta um imposto, nenhum dos nosso nobres congressistas ou presidentes vai querer ser o cara que implodiu a Previdência.
O que fudeu tudo foi o maldito do RPPS, quero ser funça, mas nunca concordei com essa putaria de continuarem pagando salario alto pra aposentado. Ao menos já cortaram a mamata criando a Funpresp.
 
Topo Fundo