O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Será que você é um retrogamer mesmo?..conheçam o ZX-Spectrum!

PC-Crew

Supra-sumo
Mensagens
2.138
Reações
854
Pontos
174
Galera abaixo um vídeo onde falo um pouco sobre o Sinclair ZX-Spectrum, no Brasil conhecido como TK90X e TK95, eu não tive o prazer de jogar no passado, mas o sistema é sensacional!

Aqui um vídeo onde eu demonstro o funcionamento dos jogos, apreciem!



ZX-Spectrum 16k
IMG_4500.jpg


ZX-Spectrum 48k
ZXSpectrum48k.jpg


ZX-Spectrum 128k
Spectrum_plus_2.jpg
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.155
Reações
23.218
Pontos
1.619
Espero que a sua pergunta seja pra quem é da geração PSX ou da Leite com Pera! Eu mesmo, conheço o ZX Spectrum desde minha perna quebrada em 1988. O lançamento dele aqui foi em 85, mas era a um preço que você poderia passar o fiófó da família inteira que não dava pra comprar. Em Goiânia, no entanto, ele só foi chegar pra venda em 87.

Comecei com um TK90-X de 48 Kb, um gravador National de pequeno porte (a pilha ele usava 4) e um gravador AIKO que era da minha mãe (uma das coisas que ela ODIAVA porque eu destruia a coleção de fitas que ela tinha, apenas pra gravar jogos)


Gravador AIKO. eu simplesmente METI uma chave de fenda dentro dele e quebrei sei lá o que...... Nele não dava pra se regular o azimuth....



Mini gravador NATIONAL. Esse modelo era o preferido pelos repórteres na época em que era comercializado, por usar pilhas pequenas (4), grande duração de carga e ser pequeno, além de ser compatível com peças de outros gravadores (cabeçote). Durante o tempo que o tive, ele teve que trocar 5 vezes o cabeçote...)

Depois de algum tempo, minha avó me deu um gravador Data Corder, usado no MSX. HORRENDO pra se regular o azimuth, mas era bem bonito esteticamente!


A grande vantagem desse modelo, era o contador de voltas. Isso ajudava demais pra se achar o ponto inicial do programa (a versão do AIKO também tinha isso)

Jogos pro Speccy eram impressionantes pra sua época, já que, eram feitos conversões impressionantes pra um computadorzinho de 48 Kb. A lista é imensa...

Com o tempo, fiz dois 'tweaks' no meu computador: A primeira foi o chaveamento dele pra se tornar um ZX Spectrum. MUITOS dos jogos que não funcionava nele (apenas no modelo TK95), passaram a funcionar, além de ter uma qualidade melhor.

Fora isso, eu consegui comprar a tão falada Multiface one, que dava 4 canais de audio ao bicho, além de ter vantagens com o equipamento, como o uso da light pen, conexão de impressora serial e um controle com 2 botões, além do drive de disquette de 5 1/4 (depois eu consegui um de 3 1/5)
 

PC-Crew

Supra-sumo
Mensagens
2.138
Reações
854
Pontos
174
A pergunta é realmente para mexer com os egos de alguns que se dizem retrogamer, porque muito poucos conheceram este fantástico sistema!
 


jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.024
Pontos
1.054
Aprendi programação usando BASIC de um Sysdata Jr. e um CP-500 (tive ambos).

Sent from my MotoG3 using Tapatalk
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.660
Pontos
969
No aguardo do tópico "Apresento-lhes... o Master System!"
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
Ganhei um TK 95 junto com um MSX de um amigo la por 2000 mas na epoca acabei doando ambos pro lixo, se tivesse segurado eles hoje em dia podia ter ganhado uma graninha
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.219
Reações
5.355
Pontos
703
conheci ele sim mas tive um msx. tive umas pequenas experiencias com ele, mas migrei direto pro pc, mas não deixa de ser bacana.
 

PC-Crew

Supra-sumo
Mensagens
2.138
Reações
854
Pontos
174
Eu confesso que não vivi a época dele, eu conheci o MSX, então o TK ficou para trás, mas como eu disse fiquei muito admirado pela qualidade dos jogos.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Eu tive o antecessor dele, o TK-85, que me serviu de introdução ao mundo dos computadores, porque como plataforma para games era muito ruim. Na época do TK-90X aqui no Brasil (segunda metade da década de 80) eu jogava no concorrente: o MSX.
 

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.599
Reações
17.490
Pontos
1.659
Eu confesso que não vivi a época dele, eu conheci o MSX, então o TK ficou para trás, mas como eu disse fiquei muito admirado pela qualidade dos jogos.
Eu tive o antecessor dele, o TK-85, que me serviu de introdução ao mundo dos computadores, porque como plataforma para games era muito ruim. Na época do TK-90X aqui no Brasil (segunda metade da década de 80) eu jogava no concorrente: o MSX.

Meu irmão ganhou o Tk85 eu acho que em 85 na mesma época que ele ganhou o Atari, lembro que ele fazia seus trabalhos simples escolares com ele, depois no final de 90 ele já estava com um TK90X com bastante jogos que ele gravava em fitas K7 que vinha nas revistas, ele me deu assim que meu pai levou um MSX da Hotbit quando ele já estava iniciando a faculdade. Foi só alegria porque naquele ano tinha ganho um Master System e depois um Top Game. Gostava de digitar os códigos em Basic e depois modifica-los para saber o que foi e onde alterou foi assim que aos poucos fui aprendendo a programar :-) Por isso que hoje sou Engenheiro de Software por devido a essa década maravilhosa dos computadores.

Depois que minha mãe comprou uns 4 MSX da Gradiente par colocar no escritório dela, eu sempre ia depois da escola para o escritório para mexer ou jogar :-) era muito bom. Meu irmão não me deixava jogar no MSX dele em casa, quando aprendi a gravar na fita foi só alegria ehehehe :-)

Sinto saudade essa época simples, onde se pegava códigos aleatórios de jogos para digitar na mão com aquelas impressões simples de revista :-) por isso eu peguei quase tudo no site da Datassette :-)

Ahhh anos 80 e 90 foram perfeitos :-)
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.041
Reações
172.310
Pontos
1.714
ZX eu vi posteriormente, com o meu tio, quando ele me levou na casa de um amigo dele por um acaso e ele tinha (lá pra 94)

Ver mesmo de ter contato efetivo, o mais antigo foi o MSX mesmo. Depois o Atarizão 2600 :kjoinha
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.106
Reações
4.667
Pontos
1.319
Eu tive o antecessor dele, o TK-85, que me serviu de introdução ao mundo dos computadores, porque como plataforma para games era muito ruim. Na época do TK-90X aqui no Brasil (segunda metade da década de 80) eu jogava no concorrente: o MSX.

Eu tive contato, mas nunca gostei pra juntar $$$ pra comprar um. Fui pro MSX tb, isso e 1989, meio tarde já...
Os jogos do Spectrun tem um aspecto que eu não gosto( cores parecem que transbordam), mesmo o msx recebendo diversos ports ... Tb sao muito granulados e em sua maioria monocromáticos, por isso prefiro muito mais o MSX( Expert Cinza 1.1 carregando jogos via K7 usando um radiogravador Sanyo).
Mas respeito o computador... Tenho dois amigos que se tornaram programadores por causa dele.
 

Iceweasel

Veterano
Mensagens
402
Reações
872
Pontos
118
Sistema superior em vários requisitos comparado ao Commodore 64. O motivo?

Chip de áudio extremamente único (AY-3-8910/YM2149) e com várias possibilidades de utilização, como esse vídeo apresenta (você simplesmente não consegue ter sampling de alta qualidade no C64, ainda mais poder utilizar todos os canais de som ao mesmo tempo):



Adicionando aqui também as capacidades do beeper 1-bit (controlado por apenas um pino do Z80), considerado muito mais avançado que o próprio AY, quando utilizado corretamente:



Processador Z80 lendário, pouco melhor que o 6502, que possuía o CP/M em sua época, mas ainda é capaz de rodar um sistema operacional moderno com multi-tasking (vídeo de um clone russo do ZX 128k):



Demoscene imortal:







Fora os inúmeros clones e modelos diferentes disponíveis pelo mundo inteiro (famoso TKxx por aqui, na União Soviética foi o Pentagon/Scorpion, e por aí vai)...
 
Topo Fundo