O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ser Programador de Jogos Freela? Vale a pena ou devo procurar outra coisa para trabalhar/estudar?

Status
Não está aberto para novas respostas.

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
E ai pessoal, sossegado?
Creio que alguns já conhecem minhas desventuras na área de informática aqui na OS.
Atualmente estou trabalhando no setor de obras, mas isso é algo momentâneo e talvez não seja definitivo/efetivo.
Aqui na região onde moro, não há empregos no ramo de informática (já teve, mas isso foi entre 30 e 10 anos atrás).
Apenas no ramo biológico (Medicina, Farmácia, Biologia) e burocrático (Administração, Economia/Contabilidade, RH).

Estou agora pensando em estudar desenvolvimento web na tentativa de ser autônomo a médio prazo.
Mas ao mesmo tempo penso em paralelo dar uma última chance em estudar programação de jogos.
Só que muita gente diz que programador freelancer no Brasil ganha muito mal. Principalmente aqui na OS.

Aprendi um pouco de C# na Unity, mas tenho muito mais interesse na Unreal Engine 4, que parece ser bem mais polida.

Vale a pena eu dar uma última chance mesmo depois de ter me ferrado grandão, perdido quase tudo e comprado briga com minha família inteira?
Ou devo evitar a área de informática de uma vez por todas e estudar algo mais viável como economia/contabilidade?

OBS: Preciso de respostas realistas. Nada de comentários genéricos e utópicos c omo "Vá em frente, siga com seu sonho", "É só mudar para SP" (Se eu pudesse já teria feito isso), "Você tem que trabalhar com o que gosta" e cia...
Aceito sugestões e ideias.
 
Ultima Edição:

iLoveCR7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.580
Reações
8.767
Pontos
764
Vc tem que trabalhar com o que paga suas contas.

Qual padrão de vida deseja ? Tendo isso respondido vc estará mais seguro de qualquer decisão que tomará.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Qual padrão de vida deseja?

Uma que permita eu ter formar uma família e ter BONS amigos, filhos só se eu for embora desse país (tipo ir pros EUA, Austrália ou pro Japão).
Se for pra ficar aqui, NÃO QUERO ter filhos.
Sim, tenho muita vontade e muitos bons motivos para ir embora do Brasil.

Não to na expectativa de ser rico, nem de ter carro do ano, nem de ter uma casona moderna ou coisa do tipo.
Até porque sonhar no Brasil = caixão.

Se quiser realmente saber mais, me procure por MP, não gosto de me expor.
 
Ultima Edição:

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.278
Reações
5.434
Pontos
453
Bom, eu posso estar errado, mas não vejo um futuro muito brilhante nesse negocio de fazer freelas de jogos para terceiros. Ainda mais que vc vai ta competindo com asiáticos que tão felizes em ganhar 200 conto por mês. A não ser que vc tenha uma capacidade tecnica muito superior que faça com que seu serviço seja considerado premium.

Uma coisa que vc pode fazer é ir fazendo jogos no seu tempo livre e lançando por conta propria na play store/app store (se seu alvo for mobile). Daí quem sabe um dia desses um dos seus jogos pode bombar. Mas é algo bem incerto, não da pra apostar pesado nisso.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
A não ser que vc tenha uma capacidade tecnica muito superior que faça com que seu serviço seja considerado premium.

Essa é a minha ideia, quero aprender a fazer isso de uma forma séria, forte e pesada e não descomprometida igual a maioria das pessoas.
Ainda mais no Brasil onde pai e mãe garante TOTALMENTE a vida dos jovens sanguessugas (não considerem isso um pleonasmo, por favor) depois dos 18 anos.

Eu não tive essa oportunidade (mesmo ainda todos morando em baixo do mesmo teto, mas eu procuro correr atrás do meu e cuidar só do meu) e mesmo que PUDESSE ter uma oportunidade assim eu me recusaria.

Uma coisa que vc pode fazer é ir fazendo jogos no seu tempo livre e lançando por conta propria na play store/app store (se seu alvo for mobile). Daí quem sabe um dia desses um dos seus jogos pode bombar. Mas é algo bem incerto, não da pra apostar pesado nisso.

Só um asiático consegue desenvolver jogos por conta própria!
E mobile? Só se for iOS/iPadOS.
Meu foco (se eu for tentar me aventurar a desenvolver algo completo com uma equipe e olhe lá) é PC/Mac.
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.278
Reações
5.434
Pontos
453
Só um asiático consegue desenvolver jogos por conta própria!
E mobile? Só se for iOS/iPadOS.
Meu foco (se eu for tentar me aventurar a desenvolver algo completo com uma equipe e olhe lá) é PC/Mac.
Vc pode fazer tudo por conta própria se não for re-inventar a roda. Tem assets de tudo quanto é tipo a preços acessíveis, desde programação à arte.
Daí se vc pretende focar em PC/Mac, negócio é identificar um nicho e investir nele. O mercado em geral é saturado, mas sempre tem algum grupo carente de jogos.
 


JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Vc pode fazer tudo por conta própria se não for re-inventar a roda. Tem assets de tudo quanto é tipo a preços acessíveis, desde programação à arte.

Eu penso nisso também, mas a questão música e arte eu preciso de pelo menos duas pessoas. Por isso que eu falei que só um asiático consegue desenvolver um jogo por conta própria.

Daí se vc pretende focar em PC/Mac, negócio é identificar um nicho e investir nele. O mercado em geral é saturado, mas sempre tem algum grupo carente de jogos.


Pois é, eu sei justamente de um grupo que precisa E MUITO do tipo de jogo que tenho em mente.
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.584
Reações
20.725
Pontos
964
Bom, eu posso estar errado, mas não vejo um futuro muito brilhante nesse negocio de fazer freelas de jogos para terceiros. Ainda mais que vc vai ta competindo com asiáticos que tão felizes em ganhar 200 conto por mês. A não ser que vc tenha uma capacidade tecnica muito superior que faça com que seu serviço seja considerado premium.

Destaquei essa parte que é muito importante!
Para ser freelancer hoje em dia tem que se destacar muito, não apenas na capacidade técnica mas também em se relacionar com potenciais clientes! Tem que saber abordar, oferecer serviços e conversar com os clientes, tudo isso com um nível de inglês interessante, nada de google tradutor. Trabalhando como freelancer na area de designer tenho visto todo tipo de coisas, indianos fazendo todo tipo de trabalho por uma miséria e acredite alguns são bons mas não a maioria!
O estresse de trabalhar por conta própria é enorme, vantagens são de fazer seu próprio horário, ou seja, 15 horas de trabalho por dia!
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Destaquei essa parte que é muito importante!
Para ser freelancer hoje em dia tem que se destacar muito, não apenas na capacidade técnica mas também em se relacionar com potenciais clientes! Tem que saber abordar, oferecer serviços e conversar com os clientes, tudo isso com um nível de inglês interessante, nada de google tradutor. Trabalhando como freelancer na area de designer tenho visto todo tipo de coisas, indianos fazendo todo tipo de trabalho por uma miséria e acredite alguns são bons mas não a maioria!
O estresse de trabalhar por conta própria é enorme, vantagens são de fazer seu próprio horário, ou seja, 15 horas de trabalho por dia!

Eu penso em ser programador web e iOS justamente por conta disso. Porque além da demanda e da necessidade ser muito maior, seria algo mais tangivel para a realidade do nosso país, ainda que eu pense a médio/longo prazo ir pra fora, tipo pros EUA, ou Japão, Austrália...

Na área de jogos tem muito brasileiro freelanceando por R$50, 100, 200 reais.

A maioria faz como renda extra (o que é muito errado, pois isso ajuda a prostituir ainda mais a área) e eu não tenho mais condições de saúde de ter um segundo emprego, nem de me graduar (apesar de que isso vai ser obrigatório em TODOS os empregos fixos nos próximos anos e não vou ser LOUCO de não abrir exceção para esta regra no meio tempo), talvez tampouco de ficar dormindo tarde e acordando tarde.
 
Ultima Edição:

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.466
Reações
26.085
Pontos
1.109
Acho que vc tem que ir em frente e fazer o que vc gosta, se tiver algum sonho siga-o e mude pra SP, terra das oportunidades.

Quando nego vem com essa de "nao tenho saude" pra ter outro emprego ou me graduar é difícil levar a sério. Se vc já tá com o pé na cova então esquece ir pra fora :klolz

Pelas respostas que vc deu parece ser uma pessoa que encontra desculpas pra tudo, compensa mais mudar esse mindset do que esquentar a cabeça com que linguagem escolher.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Acho que vc tem que ir em frente e fazer o que vc gosta, se tiver algum sonho siga-o e mude pra SP, terra das oportunidades.
Foi mal cara, mas você acha que não me mudei porque não quis?
Se sim, sinto te informar, é porque não tenho condições financeiras pra fazer isso. Senão já teria feito e nem tópico sobre isso teria aberto.

E infelizmente tenho minhas duvidas sobre trabalhar com o que gosta. Isso no meu entender é pra poucos. Eu só não tenho certeza absoluta se sou parte dessa minoria ou não.
 

Ponfick

All Hail
Mensagens
10.015
Reações
2.943
Pontos
1.204
Você tem que saber inglês em nível mediano, para viver de freela.

O que não falta e portal para pegar trabalhos, tanto em português quanto em inglês.

Porem também não falta gente tentando pegar essas vagas.

Para ter trabalho o ano todo você precisa estar em um numero maior de portais.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.323
Reações
10.937
Pontos
453
Vou dar minha própria experiencia de vida e oq aprendi nessa vida de fazer jogos.
-Minha experiencia: (resumida)
Sempre amei jogos, mas vivia no interior da bahia e trabalhei de tudo que vc imaginar, em 2014 sai do interior, larguei tudo e fui pra sp.
E descobri q mesmo aqui não tem mercado. Me especializei ao maximo e continuo o fazendo até hoje. Inclusive fui professor de programação de jogos em 2016/17
Trabalhei em alguns freelas aqui em sp, e tbm fiz alguns via remoto na net.
O dinheiro é baixo e inclusive se vc procurar pela remuneração de programadores de jogos no mercado de games, vc vai ver que é a area do Mercado que paga mais mal a programadores no mundo inteiro.

-Minhas opiniões:
.Tem areas melhores pra ganhar mais com programação.
.Areas como banco de dados costumam pagar bem como programadores DBA oracle ou ABAP SAP
.Trabalho como dev php e wordpress, e te falo que não falta trampo, as vezes dá até pra escolher em qual vc vai trampar.
.Depois das engines e makers como o c2 e rpgmaker, a procura por programadores pra jogos menores ou indies diminuiram muito.
.Artistas de pixel e modeladores 3D conseguem bastante freella no mercado, pra programadores isso é bem dificil, até pq vc tem q ser muito bom em varias areas do desenvolvimento.

minha ultima opinião, faz oq paga suas contas e seus boletos, eu pago as minhas com wordstress e php bruto, amo jogos, mas eles ainda não pagaram muitas contas aq em casa.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Wall of text. + Faz oq paga suas contas e seus boletos, eu pago as minhas com wordstress e php bruto, amo jogos, mas eles ainda não pagaram muitas contas aq em casa.

Não leve a mal o wall of text.
E além do mais, vou complementar algo que você falou que talvez sirva (ou não) para muitos aqui que tenham a mesma duvida ou coisa do tipo, coisa que ouvi de conhecidos que ou abandonaram informática ou mudaram-se para outros países (independente de ser jogos, web, industria, o que for).

*A área da programação em geral está bem difícil. Tanto dentro quanto fora do país. Mas lá fora a possibilidade de crescer é grande e não é uma opção.
*Pra quem quer formar família mas não quer sair do país tem que esquecer informática/computação gráfica (Eu mesmo penso em ter filhos, mas isso num país asiático ou norte-americano, não vou ficar aqui citando os motivos senão sofrerei hate e o tópico vai virar flamewar)
*Sim, eu quero e PRECISO ir embora do Brasil (a curto prazo eu já sei que não dá), vai ter gente que vai ficar put* da vida com isso, mas a verdade doi, ofende e machuca e pra mim mentir é ultimo do último recurso.
*Para se viver de programação/computação gráfica - em geral - só nos EUA, Canadá, Japão e Austrália (viver mesmo, poder pagar contas, comprar carro, financiar casa, ter atendimento médico de qualidade - coisa que dependendo da doença o Brasil não tem estrutura e nem atendimento, comida de qualidade, etc...), que são os países que os meusv poucos conhecidos que trabalham com isso ainda estão morando atualmente.

"Ah, mas esses países são difíceis de entrar e etc..."
Concordo, mas quem procura facilidade, além de ficar a ver navios, vai ficar o resto da vida tendo que tomar um coquetel de remédios pra tratar uma doença que é intratável no nosso país. Acreditem, eu mesmo quase tive que viver disso, e olha, é horrível (e bota horrível nisso).
Além do mais, família (coisa que vejo muitos da minha faixa de idade depender INTEGRALMENTE e pai e mãe dão tudo de mão beijada) não é pra sempre. Eu mesmo eu evito depender de família não só por eu já ser adulto, mas também por questões morais e cívicas...

Como não posso me mudar para SP, o que estou fazendo é (pelo menos por esse primeiro instante) trabalhar no ramo da construção depois de ter sido demitido de uma drogaria (por conta de uma doença mental), e acredite, não é ruim ao meu ver. Claro que, devemos ir atrás de mais/algo melhor, mas ao mesmo tempo temos que ir vivendo uma hora (e não um dia) de cada vez. Claro que temos que planejar, mas não podemos ficar nessa de tudo é para ontem.

Penso também em dar uma chance a computação gráfica (Blender, Maya). Não para jogos e filmes, mas sim para coisas como maquetes digitais, uso empresarial, etc...

E outro detalhe: O Brasil é um dos PIORES PAÍSES DO MUNDO para se tratar qualquer doença mental.
Por isso penso em migrar para a Ásia ou para a América do Norte (e por outros motivos também que, novamente, não irei citar).
E se ainda assim eu não puder mudar de país (e nem de cidade) irei fazer uma faculdade de economia.

Resumindo:
*Doença mental no Brasil é crime, e só falta dar cadeia;
*Estudar informática fora de SP/Campinas/BH/Estado de SC é perda de tempo e de dinheiro (e não adianta chorar);
*Quem mora fora dessas cidades ou muda de cidade ou muda de curso;
*Freelancer no Brasil na área de informática ganha mal e só pode pagar contas e mais nada (Conheço Jornalista/economista/contador freela que ganha mais do que programador freela, mas também nada "Oba", há exceções, mas ainda assim é UMA REGRA);
*Aceite sim mudar de país, pois os empregos decentes na informática estão fora e não dentro do país.
*Tenha flexibilidade de pensamento (procurar outro setor para trabalhar e estudar)
*Se estiver mendigando estágio/emprego, então pegou um curso muito inútil (para a região onde mora, pelo menos).

Espero não ter ofendido ninguém com o que citei nesse post.
E espere aí, @Cristiano Sword , você não ia procurar outra coisa para estudar e transformar programação em renda extra?
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.323
Reações
10.937
Pontos
453
Não leve a mal o wall of text.
E além do mais, vou complementar algo que você falou que talvez sirva (ou não) para muitos aqui que tenham a mesma duvida ou coisa do tipo, coisa que ouvi de conhecidos que ou abandonaram informática ou mudaram-se para outros países (independente de ser jogos, web, industria, o que for).

*A área da programação em geral está bem difícil. Tanto dentro quanto fora do país. Mas lá fora a possibilidade de crescer é grande e não é uma opção.
*Pra quem quer formar família mas não quer sair do país tem que esquecer informática/computação gráfica (Eu mesmo penso em ter filhos, mas isso num país asiático ou norte-americano, não vou ficar aqui citando os motivos senão sofrerei hate e o tópico vai virar flamewar)
*Sim, eu quero e PRECISO ir embora do Brasil (a curto prazo eu já sei que não dá), vai ter gente que vai ficar put* da vida com isso, mas a verdade doi, ofende e machuca e pra mim mentir é ultimo do último recurso.
*Para se viver de programação/computação gráfica - em geral - só nos EUA, Canadá, Japão e Austrália (viver mesmo, poder pagar contas, comprar carro, financiar casa, ter atendimento médico de qualidade - coisa que dependendo da doença o Brasil não tem estrutura e nem atendimento, comida de qualidade, etc...), que são os países que os meusv poucos conhecidos que trabalham com isso ainda estão morando atualmente.

"Ah, mas esses países são difíceis de entrar e etc..."
Concordo, mas quem procura facilidade, além de ficar a ver navios, vai ficar o resto da vida tendo que tomar um coquetel de remédios pra tratar uma doença que é intratável no nosso país. Acreditem, eu mesmo quase tive que viver disso, e olha, é horrível (e bota horrível nisso).
Além do mais, família (coisa que vejo muitos da minha faixa de idade depender INTEGRALMENTE e pai e mãe dão tudo de mão beijada) não é pra sempre. Eu mesmo eu evito depender de família não só por eu já ser adulto, mas também por questões morais e cívicas...

Como não posso me mudar para SP, o que estou fazendo é (pelo menos por esse primeiro instante) trabalhar no ramo da construção depois de ter sido demitido de uma drogaria (por conta de uma doença mental), e acredite, não é ruim ao meu ver. Claro que, devemos ir atrás de mais/algo melhor, mas ao mesmo tempo temos que ir vivendo uma hora (e não um dia) de cada vez. Claro que temos que planejar, mas não podemos ficar nessa de tudo é para ontem.

Penso também em dar uma chance a computação gráfica (Blender, Maya). Não para jogos e filmes, mas sim para coisas como maquetes digitais, uso empresarial, etc...

E outro detalhe: O Brasil é um dos PIORES PAÍSES DO MUNDO para se tratar qualquer doença mental.
Por isso penso em migrar para a Ásia ou para a América do Norte (e por outros motivos também que, novamente, não irei citar).
E se ainda assim eu não puder mudar de país (e nem de cidade) irei fazer uma faculdade de economia.

Resumindo:
*Doença mental no Brasil é crime, e só falta dar cadeia;
*Estudar informática fora de SP/Campinas/BH/Estado de SC é perda de tempo e de dinheiro (e não adianta chorar);
*Quem mora fora dessas cidades ou muda de cidade ou muda de curso;
*Freelancer no Brasil na área de informática ganha mal e só pode pagar contas e mais nada (Conheço Jornalista/economista/contador freela que ganha mais do que programador freela, mas também nada "Oba", há exceções, mas ainda assim é UMA REGRA);
*Aceite sim mudar de país, pois os empregos decentes na informática estão fora e não dentro do país.
*Tenha flexibilidade de pensamento (procurar outro setor para trabalhar e estudar)
*Se estiver mendigando estágio/emprego, então pegou um curso muito inútil (para a região onde mora, pelo menos).

Espero não ter ofendido ninguém com o que citei nesse post.
E espere aí, @Cristiano Sword , você não ia procurar outra coisa para estudar e transformar programação em renda extra?
Ótimo complemento o seu post :)
E sim eu to querendo sair de programação, na verdade to estudando e me esforçando pra ir para a area de marketing e operacional, já que lá o cash é muito melhor, e tbm se é mais valorizado.
Mas como disse no post anterior, php paga meus boletos, e eu não posso me dar ao luxo de largar de uma vez.
Meu sonho mesmo é viver apenas de jogos, quem sabe um dia^^
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.323
Reações
10.937
Pontos
453
Só não fique pensando que tu vai viver desenvolvendo pra SEGA Genesis, que aí sim que tu tá no mato.
claro q nao. Console antigo não dá lucro, e mal se paga, isso se pagar.
Já fiz muitos jogos pra pc, inclusive esse meu atual vai sair pra pc via steam tbm
Na vdd depois de me lascar muito com game dev indie varias vezes e ter prejuizo pra cacete, decidi fazer esse pra mega drive só pra distrair,
mas até que deu bastante gente gostando dele.
O negocio mesmo é jogo pra console atual, pq eu mesmo não tenho saco pra fazer jogo pra celular, e seu modelo de monetização.
Espero um dia conseguir publicar pra um dos consoles atuais.
 

Lucastana

Ser evoluído
Mensagens
42
Reações
76
Pontos
38
Amigo, infelizmente você nasceu no país errado, no brasil pra se ganhar dinheiro com games eh quase impossivel.
O mais real que pode acontecer eh oque falaram, voce se destacar por algo e ser contratado por alguma empresa de fora, um amigo meu aconteceu isso, ele foi pra um estudio de games na fucking Finlandia e ficou la por alguns anos e voltou pro Brasil porque nao se acostumou com a vida la, outro foi pra Portugal, mas vive igual mendigo, o da Finlandia tinha vida boa, ia pra festas etc... era uma empresa bem legal pelo que ele falou, e ele se formou na Anhembi Morumbi em Design de Games.

Meu amigo trabalha na Ubisoft e falou que aqui oque ganha dinheiro eh banco dados e que tem muita area para isso.

Esse negocio de asiatico trabalha por menos e 20 horas por dia é balela, estudio bom precisa ter um cara la em um projeto (que dura bastente tempo) e com carteira assinada ou pj.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo