O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Servidor público federal ganha, em média, o dobro da iniciativa privada, revela estudo

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Enfim, o meio público, além de necessitar ser enxugado, também precisa ser mais eficiente. Os salários exorbitantes não são o único problema, mas também o excesso de autonomia. Só ver professores em faculdades federais. Muitos ganham 24K pra dar 4 horas de aula semanais, o que por si só já é muito moralmente questionável, e as vezes dão menos tempo de aula que isso.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Sim, o que citei são problemas. Mas o que quero dizer é que político tem a habilidade de encontrar e apontar todos os problemas, menos os deles.

E a população é putassa com regalias? Esse ano a população saiu às ruas para protestar a favor da reforma da previdência... Uma reforma que ainda vai bancar aposentadorias integrais de políticos por mais 30 anos, já que só pega quem entrar em novos mandatos...

Saiu pra protestar a favor disso, e nunca contra regalias. Boa forma de ser puto...

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
A indignação com funcionalismo público não partiu de políticos. Partiu do povo dada a realidade.

Também pudera, o que criaram aqui no Brasil é absurdo se comparado a qualquer país do mundo. Funcionalismo público no Brasil virou aristocracia. Salário médio de 67% em relação a iniciativa privada (segundo o Banco Mundial). Estabilidade e salários que não podem ser alterados, mesmo com a população em uma crise fodida, e até desempregada.

Funcionalismo público sempre teve muitas regalias no Brasil, mas o que o PT fez foi levar isso até às últimas consequências, inchando de maneira brutal a máquina e os salários de FPs num país que não tem a menor condição de arcar com isso.

Aliás, essa indignação é um dos motivos da ascensão de uma direita no Brasil (que antes não existia).
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.454
Reações
133.716
Pontos
1.779
Ontem passou uma matéria na globo sobre um funcionario segurança da alerj que também é vereador em são gonçalo, vulgo Eduardo Gordo.

Na alerj ele recebe 17 mil reais de salario de segurança. Um segurança patrimonial de banco, por ex, deve receber se muito uns 1200 de piso.
Como vereador, ele recebe mais 13 mil reais.

Detalhe importante: Ele só poderia acumular os cargos de segurança e vereador caso fosse possivel conciliar ambos os horarios.
Mas o gordo recebe, e nem aparece para trabalhar na alerj.
Ou seja, tem uma lei que proibe a acumulação de cargos caso ele não possa trabalhar nos dois. Só que ele pode, mas não vai, e recebe.
Aí provavelmente os colegas funcionários que não curtem essa situação o denunciaram. A globo vai investigar, mostra os fatos, ele desconversa, a alerj diz que irá investigar (ou seja, não fará porra nenhuma, pois se quisessem fazer, nem teriam deixado chegar a isso).

Aí o que fico mais besta é que as pessoas acreditam que criar o fim da estabilidade do servidor publico irá dar solução em situações desse tipo.
O que daria jeito nessas merdas é termos orgãos sérios que punissem esses casos com rigor, e não precisaria criar novas normas de avaliação de desempenho como discutimos em outros tópicos: bastava botar a lei existente em prática.
 

Tyrael_

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.578
Reações
6.624
Pontos
1.349


firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
O problema não é exercer a função pública em si, que é necessária para que o estado possa prover os serviços à população.

O problema é que um percentual fudido dos gastos públicos é para pagar FOLHA SALARIAL. Lembro que na época que fiz minha monografia da pós graduação, o relatório Justiça em Números do CNJ mostrava que quase 80% (oitenta fodendo por cento) dos gastos do judiciário era com salários.

Sério, não tem empresa ou governo no planeta que consiga sustentar esse percentual aí. O Brasil já gasta 10% do PIB para pagar salário de funcionários públicos, é algo extremamente bizarro.

E o pior é que a Constituição dá vitaliciedade e irredutibilidade de salários, o que cria uma situação insustentável e irreparável.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.590
Reações
38.844
Pontos
2.069
E o pior é que a Constituição dá vitaliciedade e irredutibilidade de salários, o que cria uma situação insustentável e irreparável.

Mas irredutibilidade de salário é algo geral né, inclusive na iniciativa privada, não? Que eu saiba, mesmo funcionário de empresa privada pela CLT não pode ter seu salário reduzido, salvo por acordo ou convenção coletiva da categoria (que não sei se é algo que já tenha ocorrido).

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Mas irredutibilidade de salário é algo geral né, inclusive na iniciativa privada, não? Que eu saiba, mesmo funcionário de empresa privada pela CLT não pode ter seu salário reduzido, salvo por acordo ou convenção coletiva da categoria (que não sei se é algo que já tenha ocorrido).

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
Exato. E é por isso que quando chega esse ponto, o funcionário privado é demitido e vai ganhar zero reais. Já que a empresa pode ter prejuízos, mas o salário do funcionário não pode ser reduzido (não adianta socar a realidade pois é isso o que acontece. 15 milhões de desempregados).

Com o funcionário público, isso é impossível. Dado que tem a estabilidade e tem salários altos. Então pouco importa a situação do país e se enfrenta uma grave crise. Continuarão ganhando o mesmo salário.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.867
Reações
21.146
Pontos
1.434
salário reduzido, salvo por acordo ou convenção coletiva da categoria (que não sei se é algo que já tenha ocorrido).

Lembro de conversar com um camarada que é professor de direito e disse que esse dispositivo serve para sindicatos poderem negociar uma baixa de salário para evitar uma perda maior, como por exemplo, se uma montadora de carros resolver fechar as portas e demitir todos os funcionários - Até pq é melhor ganhar 90% do que ganha hoje do que ganhar 0%.

Mas quando perguntei se já tinha sido usado no Huezil, ficou só aquela cara de paisagem...
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Mas irredutibilidade de salário é algo geral né, inclusive na iniciativa privada, não? Que eu saiba, mesmo funcionário de empresa privada pela CLT não pode ter seu salário reduzido, salvo por acordo ou convenção coletiva da categoria (que não sei se é algo que já tenha ocorrido).

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
Sim, mas o funcionário privado pode ser demitido a qualquer momento (sem contar os casos de estabilidade, mas msm assim essas não são eternas).

O funcionário público n pode nem ter salário reduzido e nem ser demitido a não ser que mate um cachorro, chute uma idosa e estupre uma criança, todos ao msm tempo, senão o corporativismo abafa o caso e o cara continua lá recebendo.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Sim, o que citei são problemas. Mas o que quero dizer é que político tem a habilidade de encontrar e apontar todos os problemas, menos os deles.

E a população é putassa com regalias? Esse ano a população saiu às ruas para protestar a favor da reforma da previdência... Uma reforma que ainda vai bancar aposentadorias integrais de políticos por mais 30 anos, já que só pega quem entrar em novos mandatos...

Saiu pra protestar a favor disso, e nunca contra regalias. Boa forma de ser puto...

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
Você fala como se as pessoas estivessem clamando "Hey, hey, hey, reforma da previdência com regalias aos políticos vigentes já".

Pessoal é a favor da reforma da previdência, ponto. As "desidratações" e regalias infelizmente são as perversões do sistema. Trouxeram uma espécie de direito adquirido pro congresso. Não é nem de longe o suficiente, mas pelo menos tiraram a aposentadoria especial dos mandatos futuros.

Saia na rua, pergunte para as pessoas o que elas acham das regalias dos políticos. É igual funcionalismo público do jeito que tá, no máximo você vai achar gente defendendo em causa própria. E mesmo quem é a favor da reforma da previdência, como eu sou, é contra vários pontos.

Tudo bem apontar os problemas, concordo com você. Mas a impressão que os seus posts passaram é que você está fazendo um whataboutism ferrado.

Uma coisa não invalida a outra.
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
Não é nem quanto ganha... Mas quanto rende.
Sem querer generalizar, afinal de contas conheço vários ótimos profissionais, mas se for analisar friamente o custo benefício é irrisório.

O estado PRECISA ser diminuído logo nesse esgoto de país, eu não aguento mais sustentar nego que se aposentou com 40 anos e vai ganhar 15k até os 110.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.891
Reações
52.149
Pontos
1.564
Pra quem defende, acho mto simples argumentar: Pegar funções parecidas e comprovar que a produtividade é maior em um % parecido com esse da diferença de salários.

No aguardo.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.378
Pontos
503
Os números abaixo referem-se a uma única esfera de governo, a federal (não contou municípios e estados).

"Governo federal admitiu 234.988 servidores públicos entre 2003 e junho de 2014. Com FHC, foram 51.613." (Fonte: pt.org.br)

Tirem suas conclusões...
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.580
Reações
16.500
Pontos
553
Só acho que tinha que separar entre cada poder... Judiciário e legislativo seriam de cair o cu da bunda, o executivo a diferença é menor..
 

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.256
Reações
12.111
Pontos
703
Funcionalismo publico é um câncer!

Uma pena que Bolsonaro tremeu e deu pra trás.

 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
O maior problema são os políticos criando esses cargos e não quem os ocupa. Tem que saber quem cobrar.

Aliás, nossa constituição é tão várzea que hoje um colega meu me mostrou esse artigo(37):

"XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo"

Isso chega a ser uma piada para quem sabe os salários do legislativo e judiciário comparados ao do executivo.

:klolwtf
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.378
Pontos
503
Mais ilustrações da gravidade do desafio que está esperando há uns vinte anos pra ser enfrentado.

Desde o início da redemocratização o país, aparentemente, vinha seguindo um modelo de abertura econômica, privatizações, resolução da hiper-inflação, e adoção de uma moeda estável.

Mas logo, após poucas eleições presidenciais, o Brasil voltou a seu ''velho costume'' estatista, disfarçado de desenvolvimentista, em 2002.

O resultado é sabido, não só o programa de privatizações e otimização/redução da máquina estatal foi abandonado, como o país entrou em um ciclo perdulário de aparelhamento estatal. Então, um dia, a conta chegou.

Mesmo com a maior recessão da história do país, o ''legado'' estatista, seguiu destruindo a economia e ao ponto de o Brasil voltar a patamares de 2010.

https://www1.folha.uol.com.br/merca...e-salario-entre-setor-publico-e-privado.shtml

Se o Brasil não enfrentar essa anomalia histórica de sua economia - e até sua ''tradição'' que remonta aos tempos do Império - que ''redistribui'' dinheiro da base para o topo da pirâmide, vai quebrar, falir.
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.660
Reações
14.390
Pontos
1.064
Já comentei em outros tópicos, sou servidor público municipal.
Existe sim dentro de todas as esferas (municipal, estadual e federal) aquelas funções que os salários são bem fora da realidade de mercado, mas também existem aqueles que ganham equivalente a mesma função, principalmente em municípios.
Uma coisa que na minha opinião deveria ser revista é o plano de carreira principalmente o federal.
Tenho uma amiga que trabalhava no mesmo órgão que eu, ganhávamos o mesmo salário, ela passou em um concurso federal para um cargo equivalente e salário pouco coisa acima do que ela ganhava aqui... só que hoje ela tem menos tempo de governo federal do que eu de município e ela já ganha quase 4 vezes o que eu ganho... a ascensão em alguns cargos é muito rápida.
 

joaodefenix

Habitué da casa
Mensagens
90
Reações
305
Pontos
73
Uma coisa que na minha opinião deveria ser revista é o plano de carreira principalmente o federal.
Tenho uma amiga que trabalhava no mesmo órgão que eu, ganhávamos o mesmo salário, ela passou em um concurso federal para um cargo equivalente e salário pouco coisa acima do que ela ganhava aqui... só que hoje ela tem menos tempo de governo federal do que eu de município e ela já ganha quase 4 vezes o que eu ganho... a ascensão em alguns cargos é muito rápida.
Estadual também. Tem um conhecido meu que entrou como nível médio/técnico começou ganhando dois e pouco, e hoje após 4 ou 5 anos ja ta ganhando 6 mil senão mais. Isso se não ganhar algum benefício por fora.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Ótimo ponto. A esquerda adora relativizar esse debate quando convém, como se a população não se importasse com as putarias do congresso. Tentam até jogar no colo do Bolsonaro ou dos apoiadores dele, como se estes não fossem extremamente putos com esse tipo de coisa também (ou como se o Haddad fosse acabar com isso se tivesse sido eleito :viraolho)

Com certeza o Haddad não faria nada contra privilégios de políticos, assim como o Bolsonaro também não fará.
Segue o jogo, ninguém vai botar a mão nesse vespeiro ai. Ninguém quer abrir mão de privilégios, melhor ainda quando esses privilégios dependem apenas de sua própria aprovação para serem mantidos, que é o caso de quem faz as leis. Bolsonaro como você disse, pode até ficar puto, mas a revolta dele nesse aspecto é meio seletiva também.

Esse ai é um jogo perdido. E não to comparando o Bolsonaro ao Haddad de forma tosca não, é que seria pedir demais de qualquer cara dessa classe.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Com certeza o Haddad não faria nada contra privilégios de políticos, assim como o Bolsonaro também não fará.
Segue o jogo, ninguém vai botar a mão nesse vespeiro ai. Ninguém quer abrir mão de privilégios, melhor ainda quando esses privilégios dependem apenas de sua própria aprovação para serem mantidos, que é o caso de quem faz as leis. Bolsonaro como você disse, pode até ficar puto, mas a revolta dele nesse aspecto é meio seletiva também.

Esse ai é um jogo perdido. E não to comparando o Bolsonaro ao Haddad de forma tosca não, é que seria pedir demais de qualquer cara dessa classe.

E isso porque a reforma da previdência até mexe um pouco com esses privilégios. Porém, mexe com os dos próximos políticos, e não com os dos que aí já estão.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
E isso serve até pros desempregados, servidor publico desempregado ganha o exato dobro do privado desempregado.
Pode calcular ai.

Por isso que digo, solução para pobreza? Emprega todo mundo no governo.
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
E o pior é que a Constituição dá vitaliciedade e irredutibilidade de salários, o que cria uma situação insustentável e irreparável.

qual a diferença entre estabilidade e irredutibilidade ?
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.378
Pontos
503
O primeiro é quase uma vitaliciedade do emprego, no cargo público, já que não existe a figura da demissão por justa causa, só a da exoneração que requer processo adm. e judicial e, na prática, é raridade de ocorrer.

O segundo é a garantia que nenhum salário pode retroceder em valor de face, amparado pela legislação.

Coisas do Brasil.
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
eu errei.

eu quis dizer diferença entre estabilidade e vitaliciedade.

mas valeu.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
eu errei.

eu quis dizer diferença entre estabilidade e vitaliciedade.

mas valeu.
Vitaliciedade é para os juízes, não lembro de outro caso, decorridos dois anos da sua investidura no cargo. Basicamente, caso ele deixe o cargo por algum motivo( não me recordo se há exceções) continua recebendo a remuneração.
Já a estabilidade é para os demais servidores públicos e de órgãos/entidades de direito público( empresa pública e sociedade de economia mista são celetistas por serem de natureza jurídica de direito privado). Possui estabilidade no cargo decorridos 3 anos do estágio probatório e precisa de processo administrativo para sair( questões penais também pode influenciar) e não terá esse benefício citados dos juízes, só a aposentadoria( isso já outra história).
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.378
Pontos
503
O Brasil não deixou de ser colônia, nunca, só foi mudando a metrópole: de Lisboa, para o Rio e hoje no DF.
Mais informações em modo gráfico pra facilitar a compreensão.

disparidade-salarial-publico-privado.jpg

salacc81rios-arte.jpg

1475288398884.jpg


Mas tem quem acredite que é só ''votar certo''.
 

tbahia2000

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.723
Reações
4.660
Pontos
963
Ma ela não poderia receber enquanto não bate ponto né? Provavelmente pediu para alguém bater pra ela.
Se ela fosse filha de político com certeza!

Tipo o Dudu que estudava no Rio e "trabalhava" em Brasília

O Brasil não deixou de ser colônia, nunca, só foi mudando a metrópole: de Lisboa, para o Rio e hoje no DF.
Mais informações em modo gráfico pra facilitar a compreensão.

disparidade-salarial-publico-privado.jpg

salacc81rios-arte.jpg

1475288398884.jpg


Mas tem quem acredite que é só ''votar certo''.
Sem separar os poderes, esses gráficos não valem nada. Fica apenas na superficialidade de sempre pra revoltar os incautos
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.378
Pontos
503
Por si só valem muito, gráficos sempre ajudam a fazer um comparativo que ilustra a situação em xeque.

O são especialmente valiosos, pra quem começa a se informar sobre o tema, mas como esperado, quem está do lado de quem rouba não vai achar bom divulgar mesmo.

Sem separar os poderes, esses gráficos não valem nada. Fica apenas na superficialidade de sempre pra revoltar os incautos

Não faltam estudos que mostram essa disparidade e que a mesma aumentou desde o início da década de 2000..


info_economia_2-5032802.jpg


Com exceção da esfera municipal, há disparidades em TODOS os setores.

Dos executivos estaduais um pouco menos (estão mais próximos dos municipais e privados).

E nos legislativos estaduais, judiciários estaduais, se agrava no executivo federal (inclusive estatais) e PRINCIPALMENTE, nos legislativos e judiciários federais, revelam disparidades salariais em NÍVEIS obscenos.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo