O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Setembro Amarelo [Suicídio]

Como é seu pensamento sobre suicídio?

  • Não tenho problemas quanto a isso e acredito que não terei.

    Votes: 21 43,8%
  • Penso sobre isso vagamente, mas não acredito que colocaria em prática.

    Votes: 14 29,2%
  • Penso em suicídio com alguma frequência, talvez eu tente algo algum dia.

    Votes: 7 14,6%
  • Penso em suicídio com muita frequência / já tentei me suicidar.

    Votes: 6 12,5%

  • Total voters
    48

Poucas Transas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.168
Reações
13.108
Pontos
303
E eu que pensava que pelo fato que originou isso ter acontecido em 94, o setembro amarelo fosse por causa do suicídio do Kurt Cobain, já que ele era loiro, apesar do atraso de meses.

Não por um Jony random de uma música da legião urbana.

De qualquer forma, suicídio não resolve em nada, atrapalha muito quem fica.

Não estou julgando, somente desincentivando.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.156
Pontos
1.503
Eu não tenho como comentar muito porque minha opinião vai contra a maioria, pelo menos contra quase todos desse tópico.
Só registro o seguinte: essa "glamourização" do suicídio mais atrapalha do que ajuda. A sociedade se tornou esquizofrênica em assuntos como esse.
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.224
Reações
9.422
Pontos
1.229
Senhores, um grande amigo meu que é psicólogo está falando sobre depressão e suicídio no Instagram. Quem quiser ver, o canal dele é @marcoaureliopsi
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Desde quando as redes sociais passaram a tomar conta das pessoas o número de suicídios aumentou, tem até aqueles q preferem suicidar ao vivo pelo facebook (fica mais chic), isso aliado a falta de DEUS no coração, a DEPRESSÃO, as drogas ilícitas e lícitas, não há como escapar.

Um colega de trabalho daqui se suicidou pulando do 3º andar de um prédio em construção, por causa de sua mulher e filho q o rejeitaram e olha q o cara era EVANGÉLICO. Acho q faltou o cara buscar ajuda na sua igreja, com os pastores, mas faltou o diálogo.

Tomara q esse dia do suicídio não seja feriado, pq ai ninguém segura o suicidas.

Pois é, não diria que é só falta de Deus, mas a religião tem um papel fundamental na saúde mental dos seres humanos. Em geral buscamos conforto espiritual para as coisas que não conseguimos entender, ou que não sabemos como lidar.
Estatisticamente o suicídio é menor em mulheres, casadas, cristãs e com filhos. Porém as coisas tem mudado um pouco com a 'síndrome do ninho vazio' que é a solidão quando os filhos saem de casa, ou quando o marido morre...

A maior parte dos médicos modernos vai negar, mas algumas drogas maconha causam alterações no sistema nervoso, ainda não totalmente elucidadas que podem transformar algumas pessoas em depressivas, não consigo basear isso totalmente em estudos pq ainda é um tema controverso e a ética impede que se faça um estudo real com isso, mas muitos dos pacientes que vejo com depressão tem histórico de uso de drogas, só que não dá pra fazer a relação causa-efeito (eles usam drogas por causa da depressão ou usaram drogas que culminaram com depressão?)

Outra substância que pode causar depressão que vem sendo cada vez mais usada ultimamente é o uso de esteroides anabolizantes.

Sem contar o uso abusivo de redes sociais - isso piorou muito coisas tipo Bullying - antes você saía da escola e o bullying acabava, desde o início das redes sociais, apesar de elas também aproximarem os diferentes, elas também fazem um mal danado pra quem não sem encaixa nos padrões instagramers
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Ideação suicida é algo bem complicado. Infelizmente, a sociedade tende a ridicularizar certas coisas, ainda que não faça sentido. Se uma pessoa é traída, ela é ridicularizada, ainda que a outra tenha sido a culpada; Se a pessoa transa em excesso ou não faz sexo, também é julgada e, por fim, se a pessoa pensa em cometer suicidio, é vista como fraca, mimada, egoísta, exagerada. Isso se deve muito à desinformação, inclusive. Já conversei com muitas pessoas sobre depressão em si, e é bem claro que muitas delas não fazem ideia do que se trata, comparando a uma tristeza passageira, ou imaginando que é algo a ser resolvido da noite para o dia, que requer apenas "força de vontade". É um desequilibrio quimico, é como usar drogas em excesso e achar que basta "força de vontade" para não sofrer os seus efeitos.

Embora eu considere que, na maioria dos casos(talvez todos, eu não saberia dizer), as pessoas com desejo suicida possuem algum tipo de problema que as impede de pensar racionalmente, eu não sou totalmente "contra". Não sou a favor do incentivo, mas se uma pessoa viesse conversar comigo, dizendo que vai se matar por X motivos, eu simplesmente entenderia. Não sou uma pessoa religiosa, então não tenho essa visão de que "suicida vai para o inferno". E também não vejo a vida como essa dádiva maravilhosa que todo mundo vê. Apesar do nosso instinto de sobrevivência, eu acho que deve existir muita coisa pior do que a morte. E por mais que as pessoas sejam esperançosas e tentem incentivar a vida a qualquer custo, só a pessoa que está sofrendo sabe o tamanho do sofrimento. Se é egoísta cometer suicidio, também é egoísta obrigar o suicida a permanecer vivo, sofrendo, só para que os outros não sintam saudade.

Parece absurdo pensar em morrer, para alguns, já que sempre tem algum caso de gente que vive na m****, "mas feliz". Mas cada um tem os seus próprios limites. Eu, particularmente, preferia morrer a viver em muitas situações. Se eu morasse na rua, se eu perdesse tudo, se eu tivesse alguma doença horrivel que acabasse com a minha qualidade de vida, se eu possuísse algum problema mental que também fodesse minha qualidade de vida em nivel absurdo(esquizofrenia, por exemplo), se eu tivesse algum tipo de doença que afetasse a minha aparência ao ponto de eu passar o resto da vida me odiando, se eu nascesse em um ambiente onde as pessoas vivem em guerra, passando fome e sede. Se eu nascesse com alguma deficiência, sem visão, sem audição, e por aí vai. É tanta coisa que, pra mim, é pior do que morrer, que eu nem consigo julgar um suicida por não querer mais viver.

Concordo com você, em partes. Acho que quem quer muito morrer mesmo deveria ter uma morte assistida (eutanásia) mas com algum critério, passar por um tratamento por um determinado tipo de tempo, se não tiver melhora, recorrer ao método.
Mas na nossa sociedade é um pouco impraticável
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.462
Pontos
784
Samurais não curtiram esse tópico!

utagawa-kunisada.jpg
 


Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.498
Reações
12.713
Pontos
1.634
Vcs acham que nosso "mundo" (fóruns, games) a possibilidade desses públicos fazer esse tipo de ato é mais alto?
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.532
Reações
56.859
Pontos
1.003
Concordo com você, em partes. Acho que quem quer muito morrer mesmo deveria ter uma morte assistida (eutanásia) mas com algum critério, passar por um tratamento por um determinado tipo de tempo, se não tiver melhora, recorrer ao método.
Mas na nossa sociedade é um pouco impraticável
Concordo completamente, mas, como você disse, é praticamente utopico. Mas sim, deveria existir uma forma de pagar para ter uma morte indolor e registrada.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
A minha visão sobre suicídio é ligada a aquelas “verdades inconvenientes” que muitas pessoas relutam a enxergar.

Suicídio é sim um ato de covardia dificilmente justificável com o que acontece ou aconteceu em sua vida. São pouquíssimos casos em que há algum tipo de razoabilidade do fato, e praticamente nenhum que realmente o justifique.

A pessoa, quando toma essa decisão, não mata apenas a si mesma, mas sim leva muitas outras pessoas ao seu redor a morte. Eu perdi um amigo de infância por causa disso. Seus pais eram maravilhosos, tinham boas condições financeiras, poucos mas bons amigos, saúde perfeita. Hoje seus pais são verdadeiros zumbis. A família se desestruturou completamente. Não acho justo que você leve para o caixão pessoas que, provavelmente, mais te amam nesse mundo.

Sua mãe passa 9 meses sofrendo com dores e desconforto para lhe dar a vida, seu pai trabalha que nem um condenado pra te dar condições de estudar, comer, morar com dignidade...depois você decide tirar sua vida e jogar fora tudo isso que eles fizeram pra você? Você tem coragem de deixar esse fardo pesadíssimo da morte intencional de um filho para eles carregarem até o último minuto de suas vidas?

A grande injustiça do mundo é ver tanta gente lutando pela vida ao mesmo tempo em que há tantas pessoas saudáveis lutando pela morte. Para essas pessoas, recomendo um dia ir num hospital de tratamento de câncer infantil para ver se ela descobre o quão valiosa sua vida é.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.156
Pontos
1.503
A minha visão sobre suicídio é ligada a aquelas “verdades inconvenientes” que muitas pessoas relutam a enxergar.

Suicídio é sim um ato de covardia dificilmente justificável com o que acontece ou aconteceu em sua vida. São pouquíssimos casos em que há algum tipo de razoabilidade do fato, e praticamente nenhum que realmente o justifique.

A pessoa, quando toma essa decisão, não mata apenas a si mesma, mas sim leva muitas outras pessoas ao seu redor a morte. Eu perdi um amigo de infância por causa disso. Seus pais eram maravilhosos, tinham boas condições financeiras, poucos mas bons amigos, saúde perfeita. Hoje seus pais são verdadeiros zumbis. A família se desestruturou completamente. Não acho justo que você leve para o caixão pessoas que, provavelmente, mais te amam nesse mundo.

Sua mãe passa 9 meses sofrendo com dores e desconforto para lhe dar a vida, seu pai trabalha que nem um condenado pra te dar condições de estudar, comer, morar com dignidade...depois você decide tirar sua vida e jogar fora tudo isso que eles fizeram pra você? Você tem coragem de deixar esse fardo pesadíssimo da morte intencional de um filho para eles carregarem até o último minuto de suas vidas?

A grande injustiça do mundo é ver tanta gente lutando pela vida ao mesmo tempo em que há tantas pessoas saudáveis lutando pela morte. Para essas pessoas, recomendo um dia ir num hospital de tratamento de câncer infantil para ver se ela descobre o quão valiosa sua vida é.

Resposta padrão: "Eu não pedi pra nascer." :facepalm
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.588
Reações
10.463
Pontos
753
Eu sou a favor da eutanasia, com o consentimento do pobre diabo em questão.

Tem mta gente em estado vegetativo que vive o clipe do one do metallica, temos que pensar nisso.

É uma questao diferente, mas esse papo de suicidio me lembra disso.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.821
Reações
50.884
Pontos
1.003
Aí mano, tu tá bem?

Num sai vazado do planeta não. Seus posts são da hora aqui. Tu é maneiro
Eu to
Já estive bem pior uns anos atrás (inclusive ficava planejando) mas eu fui melhorando e tive acompanhamento psicológico na epoca
Mas tudo isso não sei com que milagre eu consegui fazer sozinho (perceber a gravidade que eu tinha chegado e ter ido atrás de atendimento), meus pais na vdd sempre cagaram pra minha saude mental
Hoje eu dia eu to neutro, nem tão bem nem tão ruim, as vezes fico meio mal mas passa rapido (e vice versa)
Procuro sempre ocupar a mente e tal, ajuda muito
 

Youko.Youkai

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
324
Pontos
248
Desde quando as redes sociais passaram a tomar conta das pessoas o número de suicídios aumentou, tem até aqueles q preferem suicidar ao vivo pelo facebook (fica mais chic), isso aliado a falta de DEUS no coração, a DEPRESSÃO, as drogas ilícitas e lícitas, não há como escapar.

Um colega de trabalho daqui se suicidou pulando do 3º andar de um prédio em construção, por causa de sua mulher e filho q o rejeitaram e olha q o cara era EVANGÉLICO. Acho q faltou o cara buscar ajuda na sua igreja, com os pastores, mas faltou o diálogo.

Tomara q esse dia do suicídio não seja feriado, pq ai ninguém segura o suicidas.
Ateus não curtiram isso, mas como tu é anônimo, não será processado
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
Eu to
Já estive bem pior uns anos atrás (inclusive ficava planejando) mas eu fui melhorando e tive acompanhamento psicológico na epoca
Mas tudo isso não sei com que milagre eu consegui fazer sozinho (perceber a gravidade que eu tinha chegado e ter ido atrás de atendimento), meus pais na vdd sempre cagaram pra minha saude mental
Hoje eu dia eu to neutro, nem tão bem nem tão ruim, as vezes fico meio mal mas passa rapido (e vice versa)
Procuro sempre ocupar a mente e tal, ajuda muito

Que bom mano.


É isso aí, junte fé, foco e videogame.

Tudo que precisa pra viver longe desse mal
 

Youko.Youkai

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
324
Pontos
248
Em 2006, aos 17 anos sofri um acidente, um caminhão bateu em minha cabeça, sofri um trauma cranio encefalico, vários dias na uti vegetando, por Deus mesmo estou vivo, sem sequélas físicas, apenas psicológicas, quando se bate fortemente na cabeça, sua mente muda, hoje com 30 anos, tenho mentalidade de criança, estou encostado recebendo auxilio do loas que o inss da, sofro depressão desde 2007, já tentei várias vezes suicidio, eu não tenho vontade de sair de casa, só saio se for algo urgente como ir ao posto de saúde me consultar, o psiquiatra já me deu alta dizendo que não tem como me ajudar, agora to me tratando no posto de saúde, to com
CID não sei o número e disse que tenho hipobulia, anedonia e hipotimia e assim estou "aposentado" sem vontade para continuar na vida...
Estou tomando sertralina por tenho stress pós traumático, é um horror dentro da minha mente, funciona a mil...
O que um acidente/pancada na cabeça causa em uma pessoa...
 

-Drope-

Veterano
Mensagens
506
Reações
599
Pontos
108
Eu não tenho como comentar muito porque minha opinião vai contra a maioria, pelo menos contra quase todos desse tópico.
Só registro o seguinte: essa "glamourização" do suicídio mais atrapalha do que ajuda. A sociedade se tornou esquizofrênica em assuntos como esse.
Cara, o objetivo aqui não é "glamourizar", mas incentivar a galera a entender melhor o que passa na mente de um suicida e também incentivar os desabafos de alguns users sobre o assunto para jogarem para fora algo que talvez tenham vergonha de falar em outros tópicos.
Pois é, não diria que é só falta de Deus, mas a religião tem um papel fundamental na saúde mental dos seres humanos. Em geral buscamos conforto espiritual para as coisas que não conseguimos entender, ou que não sabemos como lidar.
Estatisticamente o suicídio é menor em mulheres, casadas, cristãs e com filhos. Porém as coisas tem mudado um pouco com a 'síndrome do ninho vazio' que é a solidão quando os filhos saem de casa, ou quando o marido morre...

A maior parte dos médicos modernos vai negar, mas algumas drogas maconha causam alterações no sistema nervoso, ainda não totalmente elucidadas que podem transformar algumas pessoas em depressivas, não consigo basear isso totalmente em estudos pq ainda é um tema controverso e a ética impede que se faça um estudo real com isso, mas muitos dos pacientes que vejo com depressão tem histórico de uso de drogas, só que não dá pra fazer a relação causa-efeito (eles usam drogas por causa da depressão ou usaram drogas que culminaram com depressão?)

Outra substância que pode causar depressão que vem sendo cada vez mais usada ultimamente é o uso de esteroides anabolizantes.

Sem contar o uso abusivo de redes sociais - isso piorou muito coisas tipo Bullying - antes você saía da escola e o bullying acabava, desde o início das redes sociais, apesar de elas também aproximarem os diferentes, elas também fazem um mal danado pra quem não sem encaixa nos padrões instagramers
Entendo que não tem relação com alguma droga específica. O álcool é uma droga que deprime o sistema nervoso central, podendo causar pensamentos suicidas para casos de pessoas mais vulneráveis.

Acho que tem mais a ver com a forma que a droga é usada, a quantidade e o organismo da pessoa que ingere. É muito mais complexo.
Samurais não curtiram esse tópico!

utagawa-kunisada.jpg
É muito interessante pensar que a cultura também influencia certos comportamentos, como o suicídio. No Japão, mesmo sendo um país desenvolvido, o número de suicídios é um dos mais altos. Tem a ver com a cultura deles, o tipo de pensamento e as exigências que eles têm.
Vcs acham que nosso "mundo" (fóruns, games) a possibilidade desses públicos fazer esse tipo de ato é mais alto?
Olha, eu não sei, mas vou por achismo né. Acho que sim, devido a um preconceito que os gamers passam na sociedade, além do risco de muitos de nós ficarmos viciados em internet e games. Já tem estudos que mostram uma correlação entre uso excessivo de vídeo game e suicídio. Como os gamers sofrem um certo preconceito, uma das alternativas é se isolar e ficar jogando vídeo game e usar a internet, já que eles são excluídos pela sociedade. Mas, é só uma hipótese minha.
Concordo completamente, mas, como você disse, é praticamente utopico. Mas sim, deveria existir uma forma de pagar para ter uma morte indolor e registrada.
Um professor meu disse que na França tem. Parece que na Coreia do Sul também...
A minha visão sobre suicídio é ligada a aquelas “verdades inconvenientes” que muitas pessoas relutam a enxergar.

Suicídio é sim um ato de covardia dificilmente justificável com o que acontece ou aconteceu em sua vida. São pouquíssimos casos em que há algum tipo de razoabilidade do fato, e praticamente nenhum que realmente o justifique.

A pessoa, quando toma essa decisão, não mata apenas a si mesma, mas sim leva muitas outras pessoas ao seu redor a morte. Eu perdi um amigo de infância por causa disso. Seus pais eram maravilhosos, tinham boas condições financeiras, poucos mas bons amigos, saúde perfeita. Hoje seus pais são verdadeiros zumbis. A família se desestruturou completamente. Não acho justo que você leve para o caixão pessoas que, provavelmente, mais te amam nesse mundo.

Sua mãe passa 9 meses sofrendo com dores e desconforto para lhe dar a vida, seu pai trabalha que nem um condenado pra te dar condições de estudar, comer, morar com dignidade...depois você decide tirar sua vida e jogar fora tudo isso que eles fizeram pra você? Você tem coragem de deixar esse fardo pesadíssimo da morte intencional de um filho para eles carregarem até o último minuto de suas vidas?

A grande injustiça do mundo é ver tanta gente lutando pela vida ao mesmo tempo em que há tantas pessoas saudáveis lutando pela morte. Para essas pessoas, recomendo um dia ir num hospital de tratamento de câncer infantil para ver se ela descobre o quão valiosa sua vida é.
Eu entendo o que você diz, perdi dois amigos e a família ficou completamente desestruturada. Um deles deixou a mulher grávida (aliás, parece que ela abortou depois da morte dele), além de deixar muitos de nós (colegas e professores da faculdade) bem surpresos e tristes.

Mas, cara, é complicado. Em muitos casos as pessoas se suicidam por impulso, principalmente devido a desregulação neuronal do cérebro. Acho que dizer que alguém é covarde por se matar é muito generalista, sabe? Existem muitas causas, e muitas delas são difíceis de serem explicadas. Entretanto, entendo o que você quer dizer.
Eu to
Já estive bem pior uns anos atrás (inclusive ficava planejando) mas eu fui melhorando e tive acompanhamento psicológico na epoca
Mas tudo isso não sei com que milagre eu consegui fazer sozinho (perceber a gravidade que eu tinha chegado e ter ido atrás de atendimento), meus pais na vdd sempre cagaram pra minha saude mental
Hoje eu dia eu to neutro, nem tão bem nem tão ruim, as vezes fico meio mal mas passa rapido (e vice versa)
Procuro sempre ocupar a mente e tal, ajuda muito
Que bom cara, continue assim! Qualquer problema relacionado ao assunto, é só desabafar aqui.
 

Youko.Youkai

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
324
Pontos
248
Alguém mais sofreu traumatismo crâniano e começou a pensar diferente sobre a vida e de seu comportamento?
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Eu entendo o que você diz, perdi dois amigos e a família ficou completamente desestruturada. Um deles deixou a mulher grávida (aliás, parece que ela abortou depois da morte dele), além de deixar muitos de nós (colegas e professores da faculdade) bem surpresos e tristes.

Mas, cara, é complicado. Em muitos casos as pessoas se suicidam por impulso, principalmente devido a desregulação neuronal do cérebro. Acho que dizer que alguém é covarde por se matar é muito generalista, sabe? Existem muitas causas, e muitas delas são difíceis de serem explicadas. Entretanto, entendo o que você quer dizer.

Posso até ser generalista, mas prefiro pecar por ser injusto do que por incentivar, mesmo que sutilmente, o suicídio de qualquer outra pessoa.

Não dá para banalizar o suicídio. Sei que não é a sua intenção, mas devemos ter muito cuidado de não relativizar a gravidade desse ato. Muitos suicídios são causados por problemas psiquiátricos gravíssimos ou por vidas realmente sofridas, mas há também uma porrada de pessoas que fazem isso por coisas fúteis como, por exemplo, brigar com a namorada. Uma vírgula errada pode estimular uma pessoa a tomar tal atitude.

Por piores que sejam as circunstâncias da vida daquela pessoa, não há sofrimento nesse mundo que justifique tirar a sua própria vida.
 
Topo Fundo