O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Seu gosto pra jogos mudou durante os anos ou sempre foi o mesmo?

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.525
Reações
43.035
Pontos
1.453
Eu mudei muito durante os anos que jogo, eu antigamente jogava só pelo gameplay dos jogos, eu não tava nem ai pra historia, mesmo meu gênero favorito da época sendo rpgs (adorava rpgs principalmente pelos sistemas dos jogos),mesmo quando joguei Final fantasy 7, eu não ligava pra historia do jogo, mas achei o sistema de matérias espetacular, foi o que me fez amar o jogo e me prender tanto a ele.

Outro RPG que adorava é final fantasy Tactics, acho o sistema ótimo, sobre a historia eu até hoje não entendo nada , acho muito confusa, mas depois que joguei warcraft 3 e prestei atenção da historia (que é otina por sinal), eu amei a historia e apos isso eu passei a dar importancia para historias em jogos

Uma coisa que eu sonhava des dos anos 90 , é se um dia existisse um rpg (de console ou pc) onde fosse possivel jogar com os amigos, e meu sonho se tornou realidade com mmorpgs alguns anos depois, fiquei ultra viciado com meu primeiro mmorpg (ragnarok), joguei muito mesmo, depois dele peguei varios outros mmorpgs pra jogar, mas nunca voltei a jogar tanto assim, hoje eu não consigo mais ver graça em mmorpg, são tudo muito parecidos e quase sempre tem os mesmos objetivos

Outra coisa que mudei bastante é que eu por muito tempo me diverti muito com jogos single player, mas hoje eu acho a maioria muito chato, por que a maioria tem uma IA b*sta e que não oferece desafio algum, hoje não vejo graça em matar zilhoes de inimigo sem esforços e infelizmente muitos jogos single são assim, hoje eu prefiro jogar jogos multiplayer, é bem mais dificil, divertido e desafiador jogar jogos contra outras pessoas, um dos generos que jogo muito atualmente é moba (apesar de estar um pouco enjoado desse formato), mas gosto tambem de fps como overwatch e paladins por exemplo

e vocês? mudaram com o tempo?
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Acho que carrego um gosto parecido desde sempre, porem muita coisa mudou mesmo.

Sempre gostei de RPG (jogava muito o real de mesa) e até hoje confiro games de RPG seja da América ou do Japão, só o RPG real que faz muitos anos desde a última vez que joguei. A vida adulta acabou afogando essa brincadeira.

Sempre curti uns games esquisitos que fossem contra o padrão do momento, até hoje gosto mais de games que sejam inovadores em algum aspecto do que cheio de gráfico, tanto que adoro a série Yakuza que mesmo não sendo um benchmark de visual é um game que aborda politica, economia, relacionamentos pessoais ou profissionais, dilemas morais... alem de ser literalmente o game com a melhor representação do que é o Japão nos cenários dele, o modelo 3D da cidade é absurdamente detalhado e fiel.

Uma coisa que cresceu muito em mim foi o interesse por 'simuladores', então jogos mais sérios que não são sobre "salvar o mundo" ou "ser heroi" me chamam a atenção tambem, como por exemplo jogos administrativos, simulação de transporte de carga com caminhões, simulador de cidade e por ai vai. Tem um chamado "The Forest" que é sobre sobreviver sozinho o inverno no meio de uma floresta do Canadá que quero jogar mais depois.

Jogos de estratégia que são menos "reflexo rápido" e mais "pensamento" me chamaram muito a atenção tbm, não só jogo Civilization como passei a me interessar mais pelos jogos que estão um nível bem acima desse, daqueles que leva meses pra entender de tão complexo de tantos detalhes baseados nas situações reais.









Mas de resto tudo parece ser uma evolução do que eu já curtia, exceto jogo de corrida que hoje em dia me recuso a jogar sem usar o meu volante, infelizmente não consigo ver a menor graça em um game de carros e afins jogando com um controlinho normal... até carro com cambio automático acho meio sem graça.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Meio bobo isso, não acha? É como dizer, por exemplo, que, após um certo tempo (e por qualquer razão que seja), se passou a apreciar mais torta de morango do que de chocolate. No final das contas, who cares? Todos mudam, o tempo inteiro, ao menos em alguma coisa.

Mas ainda é possível "salvar" o tópico em questão: não se prendendo tanto aos caprichos aleatórios e narcisistas de nosso próprio gosto individual, mas também tentando extrair alguma lição um pouco mais universal disto tudo.

Por exemplo? Como se perdeu o interesse pelos open-worlds, por muitos serem vazios procedurais, com muita enchição de linguiça repetitiva e, no final das contas, ausentes de algo mais interessante, embutindo aí também uma crítica mais universal deste predominante gênero gamístico contemporâneo.

Mas se ficarmos apenas no relato narcisista de nosso próprio mundo interior, como apenas mais uma desculpa velada e esfarrapada para novamente falarmos de nós mesmos (como se isto já não bastasse hoje em dia!), então o tópico logo perderá o seu sentido. Ele já terá nascido morto e irrelevante.
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.644
Reações
9.441
Pontos
453
Diria que é o mesmo de antigamente. Ainda amo fighting, acho adventures medianos, odeio FPS, ainda curto os beat'n ups clássicos e continuo sem zerar Final Fantasy VII.

Só acabei abrindo a mente e aceitando que outros jogos entrassem no meu cardápio, como os hack'n slash, os TPS, que com uma perspectiva diferente, consegue proporcionar uma experiência bem diferente(e melhor que) dos FPS, os fighting 3D, que ainda acho que a grande maioria é mediana e o Mario Kart, que eu odiava quando menor, mas amo atualmente.
 

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.801
Reações
3.330
Pontos
453
Mudou, fiquei mais impaciente, menos tolerante, paciência menor pra acompanhar enredo e procuro mais por gameplay.

Tentar dissertar um pouco;
Desenvolvimento do universo e personagens de um jogo eu já não vejo como qualidade excepcional, joguei muita coisa, conheci vários personagens e universos, com isso não tenho mais tato para entrar em novos mundos, conhecer a fundo novos personagens, deve ser por isso que anseio por um novo DMC, enredo simples, personagens canastrões e carismáticas, com foco em passar a peixeira na galera com estilo.
Puxando o que eu falei anteriormente, universo e personagens desenvolvidos pode ter qualidade por si, mas no geral pode ser que não, não acredito que existe um modelo certo para os jogos (como citei, grandes universos, altas lores e personagens profundos), pode causar saturação (que acredito ser meu caso) e as pessoas quererem um modelo que é considerado de menor qualidade.
 

Red Baron

O Barão Vermelho
VIP
Mensagens
13.646
Reações
27.383
Pontos
1.053
Na verdade eu estou ficando pior, pois estou mais exigente em comparação as gens 8/16Bits

:ksnif
 


FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
O meu mudou pra caramba. Nos fliperamas e nas eras 16 e 8bits eu só jogava ação, aventura e luta, destestava rpgs por turno, não jogava nem ferrando jogo de corrida, e adorava jogos de plataforma. Lá por volta dos meus 20 anos eu experimentei alguns rpgs e passei a gostar
Na verdade eu estou ficando pior, pois estou mais exigente em comparação as gens 8/16Bits

:ksnif
Percebi isso em mim também. Naquela época eu jogava de tudo, experimentava os jogos pela capa na locadora. Hoje em dia se não for um AAA ou um indie de algum estilo que eu goste eu nem chego perto. É claro, isso se deve muito a hoje eu não poder alugar, como tenho de comprar o jogo então me arrisco bem menos.
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
Acho engraçado como mudou meu gosto por jrpgs. Antigamente eu detestava, lá pelos meus 20 anos eu experimentei e passei a gostar de alguns, mas atualmente, principalmente depois de TW e DS eu passei a nem ligar pra eles de novo.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.627
Reações
57.145
Pontos
1.003
Nada mudou. Jogo de tudo um pouco, sem ter algum tipo de preferência. Se me perguntassem o meu tipo de game favorito, eu não saberia responder.
 

wheatley

Habitué da casa
Mensagens
192
Reações
285
Pontos
99
Muda todo mês, mas certas coisas não mudam. Continuo gostando de plataforma 2D desde criança, era o meu gênero preferido na infância e não é mais, mas ainda gosto. Continuo sem interesse para jogos de esportes. Continuo detestando JRPGs no geral, mas gostando de alguns jogos isolados aqui e acolá. As maiores mudanças foi passar a me interessar mais em jogos open world, com foco em exploração, e dar preferência para jogos que oferecem escolhas (ou ilusões), como RPGs que me permitem jogar o jogo do jeito que eu quiser. Pra mim jogos como Witcher, Breath of the Wild, Deus Ex, System Shock 2 e Fallout: New Vegas são a definição de ótimos jogos, de certa forma são jogos que representam o melhor que há na industria e o motivo de eu ainda jogar video games, não acho que há 10 anos eu apreciaria jogos assim. Mas ainda tenho espaço no meu coração para Mario, Pokémon, Donkey Kong e essas coisas mais simples que me lembram a infância.
 

CrazyGuitar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.198
Reações
1.306
Pontos
604
Meu gosto acho q não mudou ou se mudou foi muito pouco, o que mudou foi minha paciência, antes eu insistia no jogo e hoje dropo com louvou.
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.113
Reações
6.452
Pontos
1.049
Desde pirralho eu sempre fui fã de jogos de luta e jogos de plataforma/ação 2D. Hoje é a mesma coisa. Mas claro que não deixo de jogar também outros gêneros e achar um God of War (que não é luta ou 2D) o melhor jogo que joguei nos últimos anos.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.147
Pontos
1.494
Nunca gostei de RPGs e continuo não gostando, apesar de jogar alguns vez ou outra, em especial RPGs ocidentais. Não gosto de jogos de esporte também, e só jogava games de futebol na época da copa do mundo para entrar no clima, mas só.

Resumindo, meu gosto não mudou nada. Até online eu não gosto muito até hoje, pois cresci jogando SNES e PS1
 

The Mission

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.353
Reações
9.740
Pontos
704
Eu sempre joguei de tudo mas minhas preferências foram bem claras em fases da minha vida:

Na infância-adolescencia curtia muito plataforma e jrpg tradicional de turnos

No auge da geração passada eu jogava qualquer m**** sendo

E agora eu to mais jogos de ação com combate mais estratégico e que envolvam algum tipo de grind, tipo Monster Hunter, os Soulsborne, Nioh e etc.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.865
Reações
50.965
Pontos
1.003
Meu gosto pra jogos não mudou, mas ao decorrer dos anos eu adicionei mais estilos aos que eu já gostava
Tipo corrida, especialmente simulação. Eu fazia parte daquela mentalidade de muleque doentão que ficava "ow vey, os jogo eh mo lentao" (maldito PS2 com need for speed, minha pior época de jogos)
 

WangTang

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.087
Reações
7.370
Pontos
1.309
Desde que joguei Phantasy Star eu nunca mais larguei os RPGs.

Ou seja, meu gosto é o mesmo a 28 anos.
 

-Ratão-

Bam-bam-bam
Mensagens
303
Reações
192
Pontos
474
Eu antigamente não gostava de fps e achava os rpgs americanos estranhos, Mas na geração passada eu passei a gostar deles e joguei vários. Jogos de futebol eu também jogava muito, mas acabei desanimando, tanto que parei de jogar no fifa 16 (embora alguns dias atras tenha batido uma vontade de jogar e eu joguei umas partidas).
 

Jim64

Bam-bam-bam
Mensagens
2.459
Reações
4.405
Pontos
303
Meu gosto não mudou, mas minha paciência diminuiu.
Não costumo jogar muito os jogos que não me prendem logo nos 30 min iniciais, com raras exceções.
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.675
Reações
17.930
Pontos
1.159
Sim, passei a não conseguir jogar mais jogos de futebol, corrida e luta. Reflexo da vida adulta, onde cada vez menos tempo me fez criar repulsa por coisas que não tem fim, eu preciso olhar pro tempo perdido e entender exatamente como ele foi gasto.
 

RM Danger

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.228
Reações
9.676
Pontos
1.034
Muda por ocasião, hoje os jogos que faziam sucesso na minha infância estão mais escassos, beat'n ups, luta 2d e plataformas foram substituídos por Mobas, games de tiro e outros, não são todos que me agradam, mas procuro sempre experimentar para não fazer um pré julgamento.

Enviado de meu SM-J500M usando o Tapatalk
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Mudou pouco, quase nada.
Sou fissurado por shmups , e continuo sendo até hj. idem a jogos de tiro do tipo Contra. Jogos de ação e aventura idem. Plataforma eu gosto de alguns. Continuo gostando de Sci Fi e terror-suspense.
RPGs de turno joguei uns 2 até hj, e sinceramente não consegui gostar. Jogos de esporte nunca me atraíram( exceção para alguns de corrida de carros), assim como os de estratégia. Passo longe desses dois últimos. Mais tedioso que isso, só jogos de basquete e futebol americano...Prefiro ler um livro ou fazer outra coisa, até mesmo ficar a toa, a encarar games assim. Chega a embrulhar o estômago só de pensar.:knojo:knojo:knojo
 

NAPSTER ONLINE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
734
Reações
366
Pontos
1.034
O meu gosto continua o mesmo, o que mudou foi a falta de tempo, então sempre tento jogar algum jogo multiplayers que seja rápido, jogos com campanhas longas praticamente estão encostado aqui por pura falta de tempo mesmo!!
 

M.Shadows

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.323
Reações
40.522
Pontos
1.339
Continua o mesmo, amante de jogos de action sports.:rox
 
Ultima Edição:

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Fiquei meio intolerante a perder o controle do jogo, seja script ou ficar vendo historinha.

Eu já era um pouco assim antes, mas agora tô bem pior.
 

luizremorcorrea

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.882
Reações
2.931
Pontos
1.109
Comecei a jogar lá com Sonic, Alex Kid, Super Mário, Street of Rage, Golden Axe...

Não curtia RPGs...

Depois de FFVIII comecei a gostar de RPG e os Plataforms eu praticamente quase não jogo....

Agora sobre FPS nunca curti e continuo não curtindo até hoje... Nunca zerei um COD, BF entre outros... O único FPS mesmo que joguei foi o primeiro Medalha de Honra ...

Não acho que meu estilo de jogo mudou simplesmente acompanhou a evolução dos jogos mesmo....

Enviado de meu Redmi 4X usando o Tapatalk
 

seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.235
Reações
5.136
Pontos
694
Acho que meu gosto continua praticamente o mesmo. Continuo tendo os gêneros ação, RPG e luta como preferidos. Continuo não gostando de RTS, talvez único gênero que nunca consegui ter saco pra jogar.

Pra não dizer que não mudou nada, acho que passei a curtir alguns RPGs ocidentais (ate porque antigamente quase não tinha nos consoles, era quase tudo pra PC). E também jogos de futebol, que joguei muito dos 16bits até a época do PS2, hoje não me atraem nem um pouco. Até tento gostar, baixo as demos quando saem, mas não dá, seja PES ou FIFA, acho um saco.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.721
Reações
13.718
Pontos
803
nunca mudou, apenas acrescentei

antes nao tinha paciencia pra open world, recentemente terminei RDR, mafia II, gta V, zelda botw e comecei horizon zero dawn hj
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.943
Reações
14.485
Pontos
1.389
Meu gosto pra games não mudou muito, mas passei a apreciar JRPGs depois de véio.
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.981
Pontos
1.059
meu gosto nunca mudou ja que gosto de todos os tipos de jogos então não faz diferença
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.503
Pontos
453
Mudou bastante. Aliás, creio que está mudando constantemente pois sempre tento dar novas chances a títulos e gêneros que não gosto ou de repente desgostei.

Na infância e parte da adolescência, mesmo gostando de jogar em outros consoles e até mesmo pensar em comprá-los, eu era uma fangirl da Nintendo e seus consoles. Hoje em dia, prefiro deixar as Console Wars, brigas e o fanatismo no passado aonde elas devem ficar, ser somente uma fã e aproveitar tudo que tenho direito.

Minha apreciação por jogos arcadistas aumentou muito desde que virei uma grande fã da Sega. Já curtia eles no passado, mas dava bem mais prioridade a games longos e detalhados. Hoje em dia, essa simplicidade toda que acompanha eles me fascina bastante.

Como mencionei em outros tópicos, ando sendo bem mais receptiva a jogos da Square-Enix (curtia pouquíssimos jogos da empresa), principalmente Final Fantasy, uma série onde só costumava a apreciar, no máximo, spin-offs. Após dar uma nova oportunidade ao gênero através de Shining Force e Final Fantasy Tatics A2, também regenerei o meu antigamente largado gosto por jogos de estratégia que era bem grande na minha juventude.
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.204
Reações
18.375
Pontos
753
Entre as eras SNES e PS2 eu jogava tudo oq era JRPG e ficava maravilhado, além de jogos de aventura e ação sempre no very hard.
Hj não tenho mais saco pra JRPGs onde crianças, adolescentes de sainha ou roupas carnavalescas salvam o mundo e tampouco jogo qq jogo no hard. Só dificuldade normal ou easy mesmo. Tenho pouco tempo e muitos jogos. O lance é fazer a fila andar logo.
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.685
Reações
25.657
Pontos
1.374
Como qualquer coisa, os gostos mudam durante a vida. O que era bom numa época, hj não é mais...e oq eu nem ligava, agora eu dou uma chance.

Nunca tive paciência pra jogos como Harvest Moon, mas ano passado dei uma chance pro Stardew Valley e me apaixonei pelo jogo e fiquei viciado nele.

Fire Emblem tb é outro jogo que nunca me interessou pq não sou chegado em rpg estratégico, mas dei uma chance e gostei mtu (apesar de não concordar com a maioria q esse jogo tem história boa)

Porém muitos gêneros que eu adorava e passava horas jogando, hj não dou a mínima como jogos de esporte, de luta, corrida.

E pra mim jogos são que nem livros, filmes ou seriados. Eu começo a jogar, se não estiver me interessando ou divertindo eu paro. Não fico perdendo tempo com jogo mediano ou que falha em me agradar. Só esse ano já devo ter dropado uns 20 jogos.
 

TrevorPhilips

Veterano
Mensagens
824
Reações
916
Pontos
123
Prefiro jogos de aventura ou rpg mesmo...de vez em quando mais casual um need for speed ou um colin mcrae...só não curto muito esportes (exceto tipo fight night), musicais, estratégias e lutas mano a mano (mas adoro beat em up apesar do gênero ter desaparecido desdo play2) ...
Até online eu não gosto muito até hoje, pois cresci jogando SNES e PS1
Também não curto online, pra mim tem que ser imersão total no jogo, silêncio total, apaga a luz e só você e o jogo...ae aparece que sei quem lá está online, que você tem mensagem...pow pra mim atrapalha a jogatina, é a mesma coisa que o saquinho da pipoca no cinema...
 

roberval999

Bam-bam-bam
Mensagens
3.240
Reações
10.855
Pontos
453
Eu continuo gostando dos rpgs skyrim the witcher, e nada faz descer esses jogos como serviço com gráficos zuados e mecânicas F2P, loot box então nem se fala.
 
Topo Fundo