Pelo que entendi, o Eren virou "um Dr. Estranho" e, pelo poder do Titã de Ataque, conseguiu ver todas as possibilidades possíveis para tentar trazer uma mínima paz ao povo da Ilha Paradis. Tanto é que ele vê a realidade alternativa em que termina com a Mikasa. E entre todas, a menos pior foi o genocídio de 80% da população do mundo. Pela ousadia, eu achei o desfecho aceitável, até mesmo porque meio que ficou no ar o fato de que, se não fosse assim, viria outra pessoa e poderia ser ainda pior. Pior que isso só se fosse o fim do mundo mesmo hahahah.
A ideia do looping acho meio batida, clichê. O único ponto interessante foi uma imagem que vi, conectando o final do anime com a primeira cena, em que a Mikasa criança chega na árvore e o Eren tá dormindo, acorda e diz que teve um sonho longo e, logo em seguida, chora. A ideia seria a de que ele resetou a própria memória praquele ponto de partida pra acontecer tudo de novo.
O que mais gostei foi o fato de que ele, pra se libertar, precisava morrer. Tava óbvio que isso precisava (e iria) acontecer (também é meio clichezão), mas dentro da consistência do anime, fez sentido, porque ele passou a vida toda sendo subjugado, controlado, manipulado e contido por diversos personagens e fatores (até pela Ymir). Então achei que ficou bem coeso.
De ruim fica a mudança absurda de 'postura' do anime no último episódio.
Logo que comecei a assistir, um amigo me falou: não se apegue a nenhum personagem; o autor não tem dó de quem faz m****. E, porra, essa era uma das melhores coisas mesmo, as reviravoltas e a zero compaixão com diversos personagens.
Quando o Jean e o Connie viraram titãs, achei ótimo. Seria um final muito bom, principalmente pro Jean, um dos personagens que mais se desenvolveu, pra dar um recado do 'não adianta, o mundo é cruel pra carai'. Mas eis que os filhas da put* todos voltam ao normal e vida que segue. Deu a impressão de que ficou forçaram um final feliz pra alguns personagens, mas isso foi uma forte contraposição a todo o andamento e ritmo do anime.
O Reiner é outro que merecia a morte. O personagem praticamente implorou por isso no meio da última temporada. Termina com ele cheirando cartas da Historia. Ah, vtnc.
Falar em Historia, ela teve um filho de um jeca tatu qualquer. Beleza, joinha, cagaram pra isso.
Tem várias outras coisas que me incomodaram também, mas fica pra próxima porque meu post tá gigante.