O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Shingeki no Kyojin [+Anime] [INFELIZMENTE TEM SPOILER DO MANGA :( ]

Strongpe

Bam-bam-bam
Reações
827
Pontos
278
Tinha esperança qur iriam mudar.

O final é um dos piores que eu ja vi entre filmes, series e animes.

Tempestaga

Bam-bam-bam
Reações
9.491
Pontos
453
Eu sabia que não mudariam nada, o mangá já estava desandando desde o time skip, e o final é a culminação de todos os problemas. Mas não vou negar que me diverti muito com a internet explodindo de ódio de novo.

Sem-t-tulo.jpg

Mystic King

Bam-bam-bam
Reações
4.487
Pontos
453
Aquelas cenas nos créditos também tem no mangá? Aquela árvore onde a cabeça do eren foi enterrada se transformou num mesmo tipo de árvore que deu os poderes pra Ymir?

Zileonio

Supra-sumo
Reações
823
Pontos
183
Jesus, que zona, como aquele anime do início se tornou isso? Tive uma crise de riso vendo eles carregando a cabeça do Eren, que m****.

Impressionante como o autor se perdeu tanto.

madnando

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
1.091
Pontos
583
Achei foda! No final o ciclo se repetiu, como se fosse um looping e o Eren deve ter visto isso no futuro.
A humanidade é isso, mesmo com tantas dificuldades recentes, continuamos a nos matar. Não aprendemos nada.

Gostei demais e sem dúvidas foi uma das coisas mais épicas que tive o privilégio de ver nos meus 40 anos.

ovelha1790

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.150
Pontos
959
Bom, minhas expectativas eram baixas pq sempre ouvi falar mal do final do manga.
Talvez por causa disso não achei tão ruim, esperava algo bem pior hahahahahaha

Só dois pontos me irritaram:
O armin sempre foi contra o genocidio, aí só pq o eren falou pra ele "fiz isso pra vcs ficarem de boa" ele aceitou e ficou feliz com o amigo, zero sentido.
O cara matou 80% da população só pros amigos deles serem vistos como heróis.
Outra foi quando perguntaram pro Eren pq a Ymir escolheu a mikassa e o eren respondeu "isso tem que perguntar pra ela", ou seja, nem o autor sabia o pq dessa porra kkkkkkkkkkkkkkkkk

No mais, achei ok.
Bacana ver o ciclo se repetindo.

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
23.911
Pontos
803
Foi melhorzinho que no mangá, mudaram algumas linhas pra ficarem menos ruins, e o visual de Paradis depois de X tempo fica de acordo, ainda mais com a nova música do Linked Horizon sobre 2mil anos ou 20 mil anos, Warhammer 20K kkkkk

New_Wave

Lenda da internet
Reações
92.677
Pontos
1.559
Jesus, que zona, como aquele anime do início se tornou isso? Tive uma crise de riso vendo eles carregando a cabeça do Eren, que m****.

Impressionante como o autor se perdeu tanto.
Se a obra tivesse se mantido com a ideia inicial de uma temática pós-apocalíptica, em que um resquício da humanidade luta por sua sobrevivência e sonha viver a verdadeira liberdade além das três muralhas. Teria sido uma abordagem mais interessante e honesta do que um conflito geopolítico mal escrito e mal desenvolvido, claramente mostrando que foi um elemento inventado de última hora.

Conheço gente que largou o mangá quando viram que a galera dentro das muralhas não eram mais os únicos humanos.

Ultima Edição:

Johnzim

Mil pontos, LOL!
Reações
35.763
Pontos
1.319
Também vi o último episódio. Um misto de satisfeito com decepção.
Pelo que entendi, o Eren virou "um Dr. Estranho" e, pelo poder do Titã de Ataque, conseguiu ver todas as possibilidades possíveis para tentar trazer uma mínima paz ao povo da Ilha Paradis. Tanto é que ele vê a realidade alternativa em que termina com a Mikasa. E entre todas, a menos pior foi o genocídio de 80% da população do mundo. Pela ousadia, eu achei o desfecho aceitável, até mesmo porque meio que ficou no ar o fato de que, se não fosse assim, viria outra pessoa e poderia ser ainda pior. Pior que isso só se fosse o fim do mundo mesmo hahahah.

A ideia do looping acho meio batida, clichê. O único ponto interessante foi uma imagem que vi, conectando o final do anime com a primeira cena, em que a Mikasa criança chega na árvore e o Eren tá dormindo, acorda e diz que teve um sonho longo e, logo em seguida, chora. A ideia seria a de que ele resetou a própria memória praquele ponto de partida pra acontecer tudo de novo.

O que mais gostei foi o fato de que ele, pra se libertar, precisava morrer. Tava óbvio que isso precisava (e iria) acontecer (também é meio clichezão), mas dentro da consistência do anime, fez sentido, porque ele passou a vida toda sendo subjugado, controlado, manipulado e contido por diversos personagens e fatores (até pela Ymir). Então achei que ficou bem coeso.

De ruim fica a mudança absurda de 'postura' do anime no último episódio.
Logo que comecei a assistir, um amigo me falou: não se apegue a nenhum personagem; o autor não tem dó de quem faz m****. E, porra, essa era uma das melhores coisas mesmo, as reviravoltas e a zero compaixão com diversos personagens.

Quando o Jean e o Connie viraram titãs, achei ótimo. Seria um final muito bom, principalmente pro Jean, um dos personagens que mais se desenvolveu, pra dar um recado do 'não adianta, o mundo é cruel pra carai'. Mas eis que os filhas da put* todos voltam ao normal e vida que segue. Deu a impressão de que ficou forçaram um final feliz pra alguns personagens, mas isso foi uma forte contraposição a todo o andamento e ritmo do anime.

O Reiner é outro que merecia a morte. O personagem praticamente implorou por isso no meio da última temporada. Termina com ele cheirando cartas da Historia. Ah, vtnc.

Falar em Historia, ela teve um filho de um jeca tatu qualquer. Beleza, joinha, cagaram pra isso.

Tem várias outras coisas que me incomodaram também, mas fica pra próxima porque meu post tá gigante.

PS: não posto nessa pasta (talvez seja o meu primeiro post), porque não assisto a muitos animes. Assisti esse por conta do nascimento da minha filha, tava com muito tempo livre enquanto ela ficava dormindo no meu colo hahah Considerando que os episódios eram rápidos, então ficou ótimo pro meu tempo.
Achei a animação e as cenas de ação muito, muito boas. Se tiverem dicas do animes semelhantes para assistir (nada que envolva demônios, infernos etc, porque acho a temática meio besta), agradecerei :D

Hiei_SS

Mil pontos, LOL!
Reações
10.701
Pontos
1.069
Também vi o último episódio. Um misto de satisfeito com decepção.
Pelo que entendi, o Eren virou "um Dr. Estranho" e, pelo poder do Titã de Ataque, conseguiu ver todas as possibilidades possíveis para tentar trazer uma mínima paz ao povo da Ilha Paradis. Tanto é que ele vê a realidade alternativa em que termina com a Mikasa. E entre todas, a menos pior foi o genocídio de 80% da população do mundo. Pela ousadia, eu achei o desfecho aceitável, até mesmo porque meio que ficou no ar o fato de que, se não fosse assim, viria outra pessoa e poderia ser ainda pior. Pior que isso só se fosse o fim do mundo mesmo hahahah.

A ideia do looping acho meio batida, clichê. O único ponto interessante foi uma imagem que vi, conectando o final do anime com a primeira cena, em que a Mikasa criança chega na árvore e o Eren tá dormindo, acorda e diz que teve um sonho longo e, logo em seguida, chora. A ideia seria a de que ele resetou a própria memória praquele ponto de partida pra acontecer tudo de novo.

O que mais gostei foi o fato de que ele, pra se libertar, precisava morrer. Tava óbvio que isso precisava (e iria) acontecer (também é meio clichezão), mas dentro da consistência do anime, fez sentido, porque ele passou a vida toda sendo subjugado, controlado, manipulado e contido por diversos personagens e fatores (até pela Ymir). Então achei que ficou bem coeso.

De ruim fica a mudança absurda de 'postura' do anime no último episódio.
Logo que comecei a assistir, um amigo me falou: não se apegue a nenhum personagem; o autor não tem dó de quem faz m****. E, porra, essa era uma das melhores coisas mesmo, as reviravoltas e a zero compaixão com diversos personagens.

Quando o Jean e o Connie viraram titãs, achei ótimo. Seria um final muito bom, principalmente pro Jean, um dos personagens que mais se desenvolveu, pra dar um recado do 'não adianta, o mundo é cruel pra carai'. Mas eis que os filhas da put* todos voltam ao normal e vida que segue. Deu a impressão de que ficou forçaram um final feliz pra alguns personagens, mas isso foi uma forte contraposição a todo o andamento e ritmo do anime.

O Reiner é outro que merecia a morte. O personagem praticamente implorou por isso no meio da última temporada. Termina com ele cheirando cartas da Historia. Ah, vtnc.

Falar em Historia, ela teve um filho de um jeca tatu qualquer. Beleza, joinha, cagaram pra isso.

Tem várias outras coisas que me incomodaram também, mas fica pra próxima porque meu post tá gigante.

PS: não posto nessa pasta (talvez seja o meu primeiro post), porque não assisto a muitos animes. Assisti esse por conta do nascimento da minha filha, tava com muito tempo livre enquanto ela ficava dormindo no meu colo hahah Considerando que os episódios eram rápidos, então ficou ótimo pro meu tempo.
Achei a animação e as cenas de ação muito, muito boas. Se tiverem dicas do animes semelhantes para assistir (nada que envolva demônios, infernos etc, porque acho a temática meio besta), agradecerei :D

Pessoal falando que o mangaka tirou esses finais do cu, mas vendo o primeiro episódio do anime fica meio claro que a memória dele foi resetada, no mangá ao acordar ainda fala que o cabelo da Mikasa está maior, porque quando adulta o cabelo dela está bem mais curto
Não gostei do final, mas parece que esse final pelo menos era mais ou menos isso que o Mangaka queria desde o começo

Zileonio

Supra-sumo
Reações
823
Pontos
183
Pessoal falando que o mangaka tirou esses finais do cu, mas vendo o primeiro episódio do anime fica meio claro que a memória dele foi resetada, no mangá ao acordar ainda fala que o cabelo da Mikasa está maior, porque quando adulta o cabelo dela está bem mais curto
Não gostei do final, mas parece que esse final pelo menos era mais ou menos isso que o Mangaka queria desde o começo
Como assim resetada? É um loop eterno?

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
19.482
Pontos
803
Eu achei o final muito bom.

Claro, nada vai superar as primeiras temporadas. As características desse anime necessariamente tornam as primeiras temporadas as melhores, pela quantidade de mistérios e como eles vão sendo trabalhados e revelados aos poucos. Não tem como superar isso, é impossível revelar tudo e continuar tão bom quanto.

Mesmo antes de saber o verdadeiro plano do Eren, era natural imaginarmos que ele estava enganando os amigos pelo bem deles mesmo. Não sabíamos os vários detalhes, mas não tinha como ter tanto mistério mais.

Eu achei o desfecho bom por vários motivos. Não foi clichê de "bem x mal", o Eren não deu uma solução para as guerras que acontecem e acontecerão naquele mundo, pois era impossível, o que é bem realístico. Diante de tanto ciclo de ódio e sem nenhuma solução possível mesmo tendo os poderes que ele tem, ele deu um passo pra trás e buscou a solução exclusivamente para o grupo de amigos dele.

Carregou o peso do genocídio necessário para concretizar isso, até ser morto. Desmistificaram o Eren..., ele não era o cara que sabia perfeitamente o que estava fazendo, como se fosse a única solução possível e os outros eram incapazes de enxergar.

Não, havia várias possibilidades. Mas só aquela preservava os amigos dele, então ele não foi o fodão que salvou a humanidade da auto-destruição, ou os eldianos. Ele salvou os amigos de um mundo completamente sem solução. Só isso.

Também foi interessante como deram um dos poderes mais fodas pra ele, o de ver todas as possibilidades e manipular a realidade para a qual ele quiser, e na verdade isso foi meio que uma maldição pra ele e não resolveu nada para o mundo. Foi mesmo um vilão egoísta no final das contas, que podemos ter empatia porque fez o que fez pensando nos amigos.

Obs: mas foi non-sense mesmo a reação dos amigos dele depois da revelação. Aceitaram bem demais.

Ultima Edição:

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.230
Pontos
703
Enfim eu foi um dos milhões de pessoas que torceram o nariz para a quarta temporada, onde teve muita coisa que quebrou o anime, mas com esse desfecho achei bom, é bem emocionante. Quem mais sofreu foi a Mikasa. A conversa do Eren com o Armim foi foda. É um ultimo capítulo bem reflexivo. Sim teve umas viajadas mas salvou meu domingo tedioso.

Lembrei de Evangelion que também deu umas derrapadas. Outro que lembrei foi Akira, mas esse é um anime único e perfeito.

Confesso que fiquei em lagrimas em umas partes. Sim sou emotivo. Me julguem.

Preses

Mil pontos, LOL!
Reações
9.078
Pontos
1.189
Bom, eu achei meh porque na verdade não sou fã de distopia.

Mas porque geral não gostou do final? Qual foi a grande decepção?

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
19.482
Pontos
803
Mas porque geral não gostou do final? Qual foi a grande decepção?
Também gostaria de entender, de verdade.

Eu acompanhei o anime praticamente em uma maratonada..., só aguardei essa ultima parte. Talvez a percepção seja diferente de quem acompanhou por anos.

All_Might

Lenda da internet
Reações
55.945
Pontos
1.544
Eu havia parado no final da segunda temporada.

Retomei agora com o fim do anime.

Uma dúvida: por que nao seria possível o Eren viver sua vida na ilha de boa, sem destruir o resto do mundo?

O poder do Titã Fundador não seria justamente a deterrancia para nao serem atacados?

Essa eu boiei forte....

Johnzim

Mil pontos, LOL!
Reações
35.763
Pontos
1.319

Uma dúvida: por que nao seria possível o Eren viver sua vida na ilha de boa, sem destruir o resto do mundo?

O poder do Titã Fundador não seria justamente a deterrancia para nao serem atacados?

Essa eu boiei forte....
Primeiro porque ele só tinha 4 anos de vida, então ele precisava fazer alguma coisa.
Segundo que, se ele não fizesse nada, pessoas de fora iriam atacar a ilha por ela representar (a família real, na verdade), uma ameaça.
Ele decide matar todo mundo pra dar alguns anos de vida pros amigos e pro povo da ilha.

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
19.482
Pontos
803

Essa eu boiei forte....
Não iriam conseguir se proteger dos ataques aéreos.

O mundo fora da ilha estava se desenvolvendo e não iria deixa-los na ilha em paz na base da confiança ou medo. O Eren provavelmente viu esse cenário e como não daria certo para o seu povo e amigos.

All_Might

Lenda da internet
Reações
55.945
Pontos
1.544
Primeiro porque ele só tinha 4 anos de vida, então ele precisava fazer alguma coisa.
Segundo que, se ele não fizesse nada, pessoas de fora iriam atacar a ilha por ela representar (a família real, na verdade), uma ameaça.
Ele decide matar todo mundo pra dar alguns anos de vida pros amigos e pro povo da ilha.
Até ai ok.... porem achei que poderia ter mais opções. Nao só o A ou B.

Tipo, o Rei fez a coisa certa, só exagerou na dose, deixando o pessoal isolado e sendo comido pelos titãs.

Acho que um final com mais sentido seria: Eren usa o poder para consolidar a ilha, fazer alianças com outras nações, e passar o poder para a Historia, e depois seguiria para o filho dela.... Além disso, o poder dele dá a entender que ele poderia pedir à Ymir para nao morrer...

Nao sei, como muitas obras por aí, o final sempre fica desconexo ou sem sentido.

Eu creio que entendi a mensagem que o autor quis passar mas, esses finais que o principal tem que morrer, ou era tudo um sonho, ou estavam todos mortos etc. Sempre são decepcionantes pra mim.

No geral coloco o anime como bastante acima da média. Mas o final não curti....

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.935
Pontos
503

Essa eu boiei forte....

Estava todo mundo de boa como você queria, a mais de 100 anos.
Então veio o continente e arrebentou o muro matando os civis sem dó nem piedade e o mesmo se repete nas temporadas posteriores .
Depois descobriram que o resto do mundo via eles como seres sub desenvolvidos forçando esse povo a ser bucha de canhão e viver em guetos.
A tecnologia evoluiu o suficiente para destruir os Titãs.
E por último várias nações estavam interessados nos vastos recursos minerais da ilha.
Então era só uma questão de tempo serem exterminados.

All_Might

Lenda da internet
Reações
55.945
Pontos
1.544
Estava todo mundo de boa como você queria, a mais de 100 anos.
Então veio o continente e arrebentou o muro matando os civis sem dó nem piedade e o mesmo se repete nas temporadas posteriores .
Depois descobriram que o resto do mundo via eles como seres sub desenvolvidos forçando esse povo a ser bucha de canhão e viver em guetos.
A tecnologia evoluiu o suficiente para destruir os Titãs.
E por último várias nações estavam interessados nos vastos recursos minerais da ilha.
Então era só uma questão de tempo serem exterminados.
Sim isso está claro pra mim.

Porém, o que coloco é que nao haveria opção A e B somente.

Eren poderia justamente ser a deterrancia e fazer alianças com outros países.

Por que a Alemanha, França, Inglaterra e Espanha nao sao atacados? Justamente porque tem uma aliança e os EUA como símbolo de poder absoluto.

Eren poderia justamente ser esse poder absoluto perante o mundo. E ter as alianças.

E nao sei se entendi errado, mas o poder da Ymir pode qualquer coisa, ser infinito. Poderia acabar com a maldição dos 13 anos, poderiam mudar a forma de passar adiante o poder dos titãs.... sei lá fiquei pensativo por isso.

O poder da Ymir poderia ser melhor utilizado, e ter alternativas C, D E etc.

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.935
Pontos
503

Por que a Alemanha, França, Inglaterra e Espanha nao sao atacados? Justamente porque tem uma aliança e os EUA como símbolo de poder absoluto.

Eren poderia justamente ser esse poder absoluto perante o mundo. E ter as alianças.

E nao sei se entendi errado, mas o poder da Ymir pode qualquer coisa, ser infinito. Poderia acabar com a maldição dos 13 anos, poderiam mudar a forma de passar adiante o poder dos titãs.... sei lá fiquei pensativo por isso.

O problema é te aceitarem na aliança.
Se você é fraco militarmente e rico em recursos naturais é mais fácil uma super potência tomar seu país e espremer até a última gota.
Japão até conseguiu participar das alianças para tomar a China e colônias Alemãs. Foi chutado quando começou a ficar forte e acabou levando duas bombas atômicas na cabeça.
Aliança só faria sentido para atacar alguém poderoso ou se defender.
Esses países tem povo, religião em comum. Mas nem isso permitiu que se matassem aos milhões. Napoleão, Crimelia, Primeira e Segunda Guerra. No caso deles seria como os Israelense fizesse uma aliança com os Palestinos.
O rei antes de se auto exilar na ilha tomava conta do mundo, mas se cansou de toda matança necessária.

Johnzim

Mil pontos, LOL!
Reações
35.763
Pontos
1.319

Acho que essa é uma das principais críticas do final da história.
Muita gente o considera pouco criativo, beirando a loucura considerar que o genocídio de 80% da humanidade seria uma saída 'razoável' pra alguma coisa dentro do contexto.

Na real, o ponto fraco pra mim é o fato de que, nas cenas dos créditos, Paradis é exterminada do mesmo jeito.
Entendi a mensagem por trás disso, mas, em suma, vimos que tudo foi feito de maneira meio inútil - só sendo útil pros amigos do Eren mesmo.

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.935
Pontos
503
Muita gente o considera pouco criativo, beirando a loucura considerar que o genocídio de 80% da humanidade seria uma saída 'razoável' pra alguma coisa dentro do contexto.

Na real, o ponto fraco pra mim é o fato de que, nas cenas dos créditos, Paradis é exterminada do mesmo jeito.
Entendi a mensagem por trás disso, mas, em suma, vimos que tudo foi feito de maneira meio inútil - só sendo útil pros amigos do Eren mesmo.

No final o maior pacifista era a família real, que apagava a memória dos seus súditos evitando guerras civis.
Que a ilha iria sumir já era previsível, o negócio vivia em guerra civil.
No fim talvez todos fossem uma raça amaldiçoada que vivia somente para guerrear.

.

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
19.482
Pontos
803

Mas não foi passado pela obra que o genocídio foi "razoável". O desfecho ser esse não significa que foi considerado razoável. Tanto que a própria obra deixa claro que não adiantou nada do ponto de vista do conflito.

A decisão do Eren foi a de um garoto perdido sem saber o que fazer e foi egoísta. Deu a solução a curto prazo para quem lhe interessava. Foi pouco criativo? Bom, fugiu do padrão do personagem principal solucionar tudo e trazer a paz. Então tem uma criatividade aí.

Também tem algo que as pessoas não conseguem conceber: tem situações que simplesmente não possuem solução, ou uma saída "razoável".

O Eren não conceberia nenhuma alternativa em que Paradis e os seus amigos seriam extintos. De todas as possibilidades que ele enxergava com o seu poder, provavelmente nenhuma sem o estrondo Marley iria deixar de atacar Paradis. Então na lógica do Eren, o estrondo teria que ocorrer.

Ativar o estrondo e avançar um pouco para demonstrar força iria resolver? Não, o medo não deixaria o mundo fora de Paradis em paz, ainda mais tendo experimentado o horror que essa ameaça representa.

Se parar para pensar, não parece existir solução mesmo. Num contexto desse, só resta escolher o que você vai priorizar.

Até a cena final com Paradis destruída, parece que se passou centenas ou milhares de anos. Então também tem esse lado..., o problema poderia ser jogado pra longe, e foi. Mas a mensagem que a obra passa é que não tinha escapatória.

Do ponto de vista utilitarista, a solução menos sangrenta era o plano do Zeke. Algo totalmente inconcebível para o Eren.

KingConte

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
25.546
Pontos
503
Mas não foi passado pela obra que o genocídio foi "razoável". O desfecho ser esse não significa que foi considerado razoável. Tanto que a própria obra deixa claro que não adiantou nada do ponto de vista do conflito.

A decisão do Eren foi a de um garoto perdido sem saber o que fazer e foi egoísta. Deu a solução a curto prazo para quem lhe interessava. Foi pouco criativo? Bom, fugiu do padrão do personagem principal solucionar tudo e trazer a paz. Então tem uma criatividade aí.

Também tem algo que as pessoas não conseguem conceber: tem situações que simplesmente não possuem solução, ou uma saída "razoável".

O Eren não conceberia nenhuma alternativa em que Paradis e os seus amigos seriam extintos. De todas as possibilidades que ele enxergava com o seu poder, provavelmente nenhuma sem o estrondo Marley iria deixar de atacar Paradis. Então na lógica do Eren, o estrondo teria que ocorrer.

Ativar o estrondo e avançar um pouco para demonstrar força iria resolver? Não, o medo não deixaria o mundo fora de Paradis em paz, ainda mais tendo experimentado o horror que essa ameaça representa.

Se parar para pensar, não parece existir solução mesmo. Num contexto desse, só resta escolher o que você vai priorizar.

Até a cena final com Paradis destruída, parece que se passou centenas ou milhares de anos. Então também tem esse lado..., o problema poderia ser jogado pra longe, e foi. Mas a mensagem que a obra passa é que não tinha escapatória.

Do ponto de vista utilitarista, a solução menos sangrenta era o plano do Zeke.

Não fugiu do padrão pq vimos a mesma coisa em Code Geass.

Topo Fundo