O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Shinobi 3 - Godot (Projeto de aprendizado)

darkness_

Bam-bam-bam
Reações
180
Pontos
453
Boa tarde, para contextualizar um pouco, a algum tempo atrás me lembro de ter visto uma noticia de que a Unity iria começar a cobrar pelas instalações de jogos e como isso seria particularmente ruim para desenvolvedores indie, lendo mais a fundo vi sobre um novo motor de jogo chamado Godot que seria open source, até ai vida que segue, algum tempo depois jogando no meu PC o jogo Brotato reparei que ele havia sido feito no Godot, isso me despertou uma curiosidade, eu sempre amei jogos desde pequeno (sim comecei no Atari o que já denuncia a idade), minha formação não tem nada a ver com programação (sou Eng. Eletricista), mas sempre gostei de programação como hobby...

Então 4 meses atrás eu pensei será que eu consigo aprender a desenvolver um jogo?, então topei o desafio, e claro nada melhor do que uma engine open source, claro que eu não conseguiria aprender tudo então me foquei na parte de programação, para tal decidi que tentaria recriar um jogo que marcou muito minha infância no mega drive, o Shinobi 3, afinal recriar um jogo que já tem os sprites é muito mais fácil certo?, mais ou menos kkkk, o lado bom é que ripei os sprites do jogo original e isso economiza muito tempo pois pude focar mais na parte de código...

Bem já estou me alongando demais, hoje eu consegui finalizar a primeira versão jogável do jogo, somente a primeira fase claro, até o primeiro sub-boss, hospedei o jogo no itch.io então dá pra jogar direto do navegador, como o ainda não fiz a tela que mostra os comandos vou deixar aqui pra quem quiser jogar, obrigado pela atenção.

Movimentar o personagem - Setas do teclado.
Ataque longa distância (Shuriken) - X
Ataque corpo a corpo - S
Corrida - A
Pulo - D
Bloqueio - C (Está no jogo mais ainda não está funcional)

Caso queira resetar o jogo - F11

Ultima Edição:

HuezinXD

Mil pontos, LOL!
Reações
19.018
Pontos
1.053
Bom dia. Testei aqui e tá bem parecido com o de Mega Drive. Tempo da magia do primeiro sub boss tá diferente. Volta muito rápido. Acho que aquele inimigo que cai do alto tá muito agressiva. Me embolei um pouco com os comandos. Tipo não correr colocando dois pra frente e jogar pela seta. Impressionante que tu fez isso e não é programador, vamos dizer assim.

Ultima Edição:

darkness_

Bam-bam-bam
Reações
180
Pontos
453
Bom dia. Testei aqui e tá bem parecido com o de Mega Drive. Time da magia do primeiro sub boss tá diferente. Volta muito rápido. Acho que aquele inimigo que cai do alto tá muito agressiva. Me embolei um pouco com os comandos. Tipo não correr colocando dois pra frente e jogar pela seta. Impressionante que tu fez isso e não é programador, vamos dizer assim.
Obrigado por ter testado o jogo, sim você está correto em suas observações, eu deixei a ninja mais dificil do que do jogo original, ela agora persegue o Joe Musashi indefinidamente, e tem um ataque mais agressivo quando ela está acima da cabeça do player ela mergulha com o ataque, mas isso foi proposital para deixar mais desafiador, igualmente para o sub-boss, ele tem mais life que o jogo original e não fica exposto para mais ataques após o hit, ele já fecha a defesa, uma maneira mais fácil de derrotar ele é com a voadora (seta para baixo + S), assim que ele abre a guarda, ai você dá um pulo duplo para fugir do ataque dele.

Outra mudança que fiz foi no pulo duplo, no jogo original você só consegue executar durante a subida do pulo (e tem uma janela meio chata de execução), no projeto você consegue executar o pulo duplo tanto na subida quanto na descida, e também consegue executar o pulo duplo em qualquer momento da subida.

Eu esqueci de colocar no post principal mas dá pra resetar o jogo com F11, ele volta para tela principal.

Quanto aos controles, eu concordo com você jogar nas setas pode ser um pouco complicado, por isso pretendo criar dois controles, esse das setas e um com W,A,S,D para movimentar o personagem.

A questão sobre eu não ser programador (como eu mesmo havia falado), é uma meia verdade, porque na faculdade tive contato com programação em C, e por ser engenheiro acabo por ter um conhecimento de programação para hardware (C, Arduino), e por conta própria aprendi Kotlin (cheguei a desenvolver um App simples), então já tinha alguma noção (pelo menos na parte de lógica de programação, if, else, arrays, loops, bools etc), mas o motor do godot foi do zero, vendo tutoriais (you tube mesmo, gratuitos), ai no meu tempo livre ao invés de jogar investi em desenvolver o projeto do shinobi...

Ainda vou tentar finalizar a primeira fase, a parte stage 1-2 está em desenvolvimento, já desenhei a parte 2, e como os inimigos já estão prontos é bem mais fácil, agora o chefe final ainda tenho de fazer do zero, mas também não é tão complicado.

1761218594254.png
A parte stage1-2 no godot...

Topo Fundo