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Shinobi para Neo Geo

DocVooDoo

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Nos seus tempos de vida…o Neo Geo poderia ter recebido tanto port de tanto jogo bom Arcade Perfect…

Potencial desperdiçado.
Se vc olhar o custo de se fazer um cartucho na época, ficava proibitivo fazer muitos ports.
Neogeo podia ter muita coisa: RPG, jogos de ação, corrida, mas fazer um tramboção de cartucho caro impedia.
Só mesmo com Neogeo CD, mas ai já era tarde demais.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
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Se vc olhar o custo de se fazer um cartucho na época, ficava proibitivo fazer muitos ports.
Neogeo podia ter muita coisa: RPG, jogos de ação, corrida, mas fazer um tramboção de cartucho caro impedia.
Só mesmo com Neogeo CD, mas ai já era tarde demais.


Isso é verdade, embora é sabido que o Neo Geo AES nunca foi feito para as massas, já era um artigo de luxo desde a concepção, como são com os carros esportivos.

Era de fato ter um arcade em casa. E isso se reflete na biblioteca dele, que é praticamente de arcade hehehe


Agora teria sido massa se saísse na época coletaneas destes arcades que não eram da SNK em cartuchões desses... ou (será que era possível?) se colocassem num cartucho menor com um barramento apenas... sei lá!

Já o Neo Geo CD de fato... imagina Konami, Capcom e SEGA dando suporte?
 

DocVooDoo

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Isso é verdade, embora é sabido que o Neo Geo AES nunca foi feito para as massas, já era um artigo de luxo desde a concepção, como são com os carros esportivos.

Era de fato ter um arcade em casa. E isso se reflete na biblioteca dele, que é praticamente de arcade hehehe


Agora teria sido massa se saísse na época coletaneas destes arcades que não eram da SNK em cartuchões desses... ou (será que era possível?) se colocassem numa cartucho menor com um barramento apenas... sei lá!

Já o Neo Geo CD de fato... imagina Konami, Capcom e SEGA dando suporte?
Seria bem dahora se hoje o desenvolvimento de novos jogos para Neogeo aumentasse igual o de Mega.
A arquitetura do Neogeo já é bastante similar ao do Mega, alguém poderia fazer um SDK tão bom quando o SGDK do Mega.
Acho q daria para fazer muitos ports bacana de jogos de Mega melhorados.
 


rogermaximal

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Seria bem dahora se hoje o desenvolvimento de novos jogos para Neogeo aumentasse igual o de Mega.
A arquitetura do Neogeo já é bastante similar ao do Mega, alguém poderia fazer um SDK tão bom quando o SGDK do Mega.
Acho q daria para fazer muitos ports bacana de jogos de Mega melhorados.
Acredito eu que esse Shinobi acabou de abrir portas para que isso aconteça.

Respeito total ao Neo Geo aqui.
 

Piga

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Acredito eu que esse Shinobi acabou de abrir portas para que isso aconteça.

Respeito total ao Neo Geo aqui.
Acho que para popularizar seria ideal o próprio pessoal que vai desenvolver pro Neo Geo começar a furar a bolha que se criou que o Neo Geo deve ser pra poucos, logo, caro. Eu se fosse um desenvolvedor iria trabalhar para que meu jogo/port fosse o mais acessível possível. Hoje em dia não existe mais razão do Neo Geo custar o que custa. Só ver que os cartuchos de MVS custam trocou de pinga em relação aos do AES, e são basicamente a mesma coisa, o que altera é a pinagem.
 

rogermaximal

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Acho que para popularizar seria ideal o próprio pessoal que vai desenvolver pro Neo Geo começar a furar a bolha que se criou que o Neo Geo deve ser pra poucos, logo, caro. Eu se fosse um desenvolvedor iria trabalhar para que meu jogo/port fosse o mais acessível possível. Hoje em dia não existe mais razão do Neo Geo custar o que custa. Só ver que os cartuchos de MVS custam trocou de pinga em relação aos do AES, e são basicamente a mesma coisa, o que altera é a pinagem.
Concordo plenamente.
 

O Rei Rubro

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Seria bem dahora se hoje o desenvolvimento de novos jogos para Neogeo aumentasse igual o de Mega.
A arquitetura do Neogeo já é bastante similar ao do Mega, alguém poderia fazer um SDK tão bom quando o SGDK do Mega.
Acho q daria para fazer muitos ports bacana de jogos de Mega melhorados.

O Neo Geo é meio que um Mega Drive Super Pro não? 68000 + Z80 e talz...

Tinha muito arcade que usava 68000 nos anos 80 / 90.
 

DocVooDoo

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O Neo Geo é meio que um Mega Drive Super Pro não? 68000 + Z80 e talz...

Tinha muito arcade que usava 68000 nos anos 80 / 90.
Na verdade Neogeo é mais um System 16 PRO, já que o Megadrive era baseado na System 16, só que simplificada. Mas todos eram "parentes"

EspecificaçãoSega Genesis / Mega DriveNeo Geo (AES/MVS)Sega System 16 (Arcade)
Processador PrincipalMotorola 68000, 7.67 MHzMotorola 68000, 12 MHzMotorola 68000, 10 MHz
Co-processadorZilog Z80, 3.58 MHz (som/compatibilidade com Master System)Zilog Z80, 4 MHz (som)Zilog Z80, 4 MHz (som)
RAM Principal64 KB64 KB128 KB
RAM de Vídeo (VRAM)64 KB68 KB64 KB
RAM de Áudio8 KB2 KB2 KB
Paleta de Cores512 cores65.536 cores4096 cores
Cores na Tela64 simultâneas4.096 simultâneas256 simultâneas
Resolução320 × 224 pixels320 × 224 pixels320 × 224 pixels
Sprites na Tela80 sprites (máximo de 32 por linha)380 sprites128 sprites
Tamanho dos Cartuchos4 a 16 megabits (até 2 MB, alguns hacks chegaram a 8 MB)Até 330 megabits (41 MB)Jogos em placas com até 16 MB de ROM
ÁudioYamaha YM2612 (FM) + PSG SN76489Yamaha YM2610 (FM e PCM avançado)Yamaha YM2151 (FM) + Sega PCM
Canal de Som10 canais15 canais8 canais FM + PCM

Mas o combo 68000+Z80 tinha em vários arcades: System 18, CPS1, Taito F2, Irem M72, Konami GX400.
 
Ultima Edição:

O Rei Rubro

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Na verdade Neogeo é mais um System 16 PRO, já que o Megadrive era baseado na System 16, só que simplificada. Mas todos eram "parentes"

EspecificaçãoSega Genesis / Mega DriveNeo Geo (AES/MVS)Sega System 16 (Arcade)
Processador PrincipalMotorola 68000, 7.67 MHzMotorola 68000, 12 MHzMotorola 68000, 10 MHz
Co-processadorZilog Z80, 3.58 MHz (som/compatibilidade com Master System)Zilog Z80, 4 MHz (som)Zilog Z80, 4 MHz (som)
RAM Principal64 KB64 KB128 KB
RAM de Vídeo (VRAM)64 KB68 KB64 KB
RAM de Áudio8 KB2 KB2 KB
Paleta de Cores512 cores65.536 cores4096 cores
Cores na Tela64 simultâneas4.096 simultâneas256 simultâneas
Resolução320 × 224 pixels320 × 224 pixels320 × 224 pixels
Sprites na Tela80 sprites (máximo de 32 por linha)380 sprites128 sprites
Tamanho dos Cartuchos4 a 16 megabits (até 2 MB, alguns hacks chegaram a 8 MB)Até 330 megabits (41 MB)Jogos em placas com até 16 MB de ROM
ÁudioYamaha YM2612 (FM) + PSG SN76489Yamaha YM2610 (FM e PCM avançado)Yamaha YM2151 (FM) + Sega PCM
Canal de Som10 canais15 canais8 canais FM + PCM

Mas o combo 68000+Z80 tinha em vários arcades: System 18, CPS1, Taito F2, Irem M72, Konami GX400.

É cara...o Neo Geo poderia ser o nosso MAME de cada dia, antes de existir o MAME...kkk
 

rogermaximal

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Na verdade Neogeo é mais um System 16 PRO, já que o Megadrive era baseado na System 16, só que simplificada. Mas todos eram "parentes"

EspecificaçãoSega Genesis / Mega DriveNeo Geo (AES/MVS)Sega System 16 (Arcade)
Processador PrincipalMotorola 68000, 7.67 MHzMotorola 68000, 12 MHzMotorola 68000, 10 MHz
Co-processadorZilog Z80, 3.58 MHz (som/compatibilidade com Master System)Zilog Z80, 4 MHz (som)Zilog Z80, 4 MHz (som)
RAM Principal64 KB64 KB128 KB
RAM de Vídeo (VRAM)64 KB68 KB64 KB
RAM de Áudio8 KB2 KB2 KB
Paleta de Cores512 cores65.536 cores4096 cores
Cores na Tela64 simultâneas4.096 simultâneas256 simultâneas
Resolução320 × 224 pixels320 × 224 pixels320 × 224 pixels
Sprites na Tela80 sprites (máximo de 32 por linha)380 sprites128 sprites
Tamanho dos Cartuchos4 a 16 megabits (até 2 MB, alguns hacks chegaram a 8 MB)Até 330 megabits (41 MB)Jogos em placas com até 16 MB de ROM
ÁudioYamaha YM2612 (FM) + PSG SN76489Yamaha YM2610 (FM e PCM avançado)Yamaha YM2151 (FM) + Sega PCM
Canal de Som10 canais15 canais8 canais FM + PCM

Mas o combo 68000+Z80 tinha em vários arcades: System 18, CPS1, Taito F2, Irem M72, Konami GX400.

Todo mundo usando um hardware parecido e só a Nintendo com a mania de ser "diferentinha", fez o Super Famicom/Nes com um hardware totalmente diferente.

O Super NES tinha mais cores e as vezes graficos mais detalhados. Mas se tem uma coisa que a Nintendo errou, foi no som. Mesmo usando o chip digital da Sony (que era muito bom), a biblioteca de instrumentos midi da Nintendo era porca demais. Aquela corneta usada em grande parte dos jogos, era irritante pra caramba.

Como eu jogava muito em arcade, claramente as músicas dos ports no Mega Drive eram melhores por usar hardware parecido. Sendo sofrido nas vozes.

Agora, pqp! O Neo Geo era um absurdo! A primeira vez que vi o Neo Geo ao vivo(lá na antiga Progames), foi justamente rodando "Fatal Fury" que eu já jogava muito no arcade.

Ao ver que o jogo era 99,9% igual ao arcade (a tela de abertura é levemente diferente entre arcade e console), fiquei de queixo caído! E mesmo Fatal Fury 1 tem músicas excelentes e não tinha como não ficar impressionado vendo aquilo rodando em um console.

Eu tenho essa cena clara ainda na minha mente. A impressão que o Neo Geo passava na época era que o SNES e Mega eram brinquedos perto dele.

Infelizmente eu nunca tive um Neo Geo. Tinha que me contentar com os ports para o SNES e Mega. Ports esses que faço um esforço para gostar. Graficamente até eram aceitáveis. Mas a parte sonora em ambos os consoles era triste demais.

Mas eu guardo aqui comigo ainda os ports que mais joguei na época, já que nunca tive o Neo Geo:

Screenshot_2025-01-11-15-51-57-498_com.miui.gallery-edit.jpg

Por isso mimha admiração pelo Neo Geo.
 

*ka

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Todo mundo usando um hardware parecido e só a Nintendo com a mania de ser "diferentinha", fez o Super Famicom/Nes com um hardware totalmente diferente.

O Super NES tinha mais cores e as vezes graficos mais detalhados. Mas se tem uma coisa que a Nintendo errou, foi no som. Mesmo usando o chip digital da Sony (que era muito bom), a biblioteca de instrumentos midi da Nintendo era porca demais. Aquela corneta usada em grande parte dos jogos, era irritante pra caramba.

Como eu jogava muito em arcade, claramente as músicas dos ports no Mega Drive eram melhores por usar hardware parecido. Sendo sofrido nas vozes.

Agora, pqp! O Neo Geo era um absurdo! A primeira vez que vi o Neo Geo ao vivo(lá na antiga Progames), foi justamente rodando "Fatal Fury" que eu já jogava muito no arcade.

Ao ver que o jogo era 99,9% igual ao arcade (a tela de abertura é levemente diferente entre arcade e console), fiquei de queixo caído! E mesmo Fatal Fury 1 tem músicas excelentes e não tinha como não ficar impressionado vendo aquilo rodando em um console.

Eu tenho essa cena clara ainda na minha mente. A impressão que o Neo Geo passava na época era que o SNES e Mega eram brinquedos perto dele.

Infelizmente eu nunca tive um Neo Geo. Tinha que me contentar com os ports para o SNES e Mega. Ports esses que faço um esforço para gostar. Graficamente até eram aceitáveis. Mas a parte sonora em ambos os consoles era triste demais.

Mas eu guardo aqui comigo ainda os ports que mais joguei na época, já que nunca tive o Neo Geo:

Visualizar anexo 430319

Por isso mimha admiração pelo Neo Geo.
Eu já acho que a Nintendo acertou no som, e assim como o SNes tem alguns sons de baixa qualidade, no mega também tinha sons FX ruins, e musicas ruins, parecendo como daqueles primeiros kit multimídia de pc que eram horríveis, mas a qualidade do som de ambos os consoles variava de acordo com a produtora, ambas as plataformas de tem exemplos de músicas excelentes, e musicas horríveis. Infelizmente nessas conversões da takara para o snes o som não é dos melhores, mas a culpa não é do snes, e sim da produtora, ou talvez do tamanho da cartucho.

Eu por exemplo acho que a adaptação da música da Cammy não ficou ruim.
super famicom


Mega drive


O mega drive teve trilhas excelentes como no Street of Rage, Sonic, Gleylancer, Thunder Force, Tartarugas Ninjas, e em vários outros. E o snes tem trilhas excelentes como no Chrono Trigger, Donkey Kong, Plok, Area 88, Rockman 7, Parodius, e vários outros jogos.

E quero deixar claro que não quero te impedir de achar o som do snes ruim, só quis dar minha opinião, e eu acho ambos os consoles bons.

Exemplos:
snes




mega




Citei jogos que acho que tem a qualidade do som boa.
 

rogermaximal

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Eu já acho que a Nintendo acertou no som, e assim como o SNes tem alguns sons de baixa qualidade, no mega também tinha sons FX ruins, e musicas ruins, parecendo como daqueles primeiros kit multimídia de pc que eram horríveis, mas a qualidade do som de ambos os consoles variava de acordo com a produtora, ambas as plataformas de tem exemplos de músicas excelentes, e musicas horríveis. Infelizmente nessas conversões da takara para o snes o som não é dos melhores, mas a culpa não é do snes, e sim da produtora, ou talvez do tamanho da cartucho.

Eu por exemplo acho que a adaptação da música da Cammy não ficou ruim.
super famicom


Mega drive


O mega drive teve trilhas excelentes como no Street of Rage, Sonic, Gleylancer, Thunder Force, Tartarugas Ninjas, e em vários outros. E o snes tem trilhas excelentes como no Chrono Trigger, Donkey Kong, Plok, Area 88, Rockman 7, Parodius, e vários outros jogos.

E quero deixar claro que não quero te impedir de achar o som do snes ruim, só quis dar minha opinião, e eu acho ambos os consoles bons.

Exemplos:
snes




mega




Citei jogos que acho que tem a qualidade do som boa.

Mas eu não disse que a culpa era do SNES. E também não disse que o som do SNES é ruim.

Você entendeu errado.

Eu disse que o chip de som do SNES é ótimo, o que eu critiquei foi a "biblioteca de instrumentos virtuais (midi), da Nintendo que era porca"!

O Chip de Som do SNES era um DPS da Sony. Só que não adianta nada ter um chip bom se a oferta de instrumentos é fraca.

Com o tempo, claro, as produtoras aprenderam a trabalhar e melhorar o que tinha ou vezes até incluindo mais instrumentos com chips adicionais nos cartuchos. O que é normal, no início estão aprendendo a lidar com o console. Ou mesmo fazendo misturas de instrumentos para produzir o som de outro.

O SNES tem jogos com trilhas sonoras maravilhosas, seria loucura eu dizer aqui que o som do SNES é ruim.

Megaman X sozinho já era uma aula de como trabalhar o audio do SNES.

Ou a Konami que fez um trabalho maravilhoso no Castlevania Dracula X, onde as músicas são inacreditávelmente muito próximas da versão em CD do Rondo Of Blood do PC Engine.

Ou The King of Dragons da Capcom que a trilha eu acredito ser até melhor que a versão do arcade.
 
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*ka

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Mas eu não disse que a culpa era do SNES. E também não disse que o som do SNES é ruim.

Você entendeu errado.

Eu disse que o chip de som do SNES é ótimo, o que eu xritiquei foi a "biblioteca de instrumentos virtuais (midi), da Nintendo que era porca"!

O Chip de Som do SNES era um DPS da Sony. Só que não adianta nada ter um chip bom se a oferta de instrumentos é fraca.

Com o tempo, claro, as produtoras aprenderam a trabalhar e melhorar o que tinha ou vezes até incluindo mais instrumentos com chips adicionais nos cartuchos. O que é normal, no início estão aprendendo a lidar com o console. Ou mesmo fazendo misturas de instrumentos para produzir o som de outro.

O SNES tem jogos com trilhas sonoras maravilhosas, seria loucura eu dizer aqui que o som do SNES é ruim.

Megaman X sozinho já era uma aula de como trabalhar o audio do SNES.

Ou a Konami que fez um trabalho maravilhoso no Castlevania Dracula X, onde as músicas são inacreditávelmente muito próximas da versão em CD do Rondo Of Blood do PC Engine.

Ou The King of Dragons da Capcom que a trilha eu acredito ser até melhor que a versão do arcade.
Desculpa se entendi errado, mas pelo segundo paragrafo eu tinha entendido que você não gostava do som do snes, apesar de elogiar o chip de som da Sony, os midi (sampler) eram ruins, então entendi que de forma geral o som é porco e não te agrada por causa dos samplers usados. Mas nesta resposta você foi mais especifico e consegui entender o teu ponto vista.
 

O Rei Rubro

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Mas eu não disse que a culpa era do SNES. E também não disse que o som do SNES é ruim.

Você entendeu errado.

Eu disse que o chip de som do SNES é ótimo, o que eu critiquei foi a "biblioteca de instrumentos virtuais (midi), da Nintendo que era porca"!

O Chip de Som do SNES era um DPS da Sony. Só que não adianta nada ter um chip bom se a oferta de instrumentos é fraca.

Com o tempo, claro, as produtoras aprenderam a trabalhar e melhorar o que tinha ou vezes até incluindo mais instrumentos com chips adicionais nos cartuchos. O que é normal, no início estão aprendendo a lidar com o console. Ou mesmo fazendo misturas de instrumentos para produzir o som de outro.

O SNES tem jogos com trilhas sonoras maravilhosas, seria loucura eu dizer aqui que o som do SNES é ruim.

Megaman X sozinho já era uma aula de como trabalhar o audio do SNES.

Ou a Konami que fez um trabalho maravilhoso no Castlevania Dracula X, onde as músicas são inacreditávelmente muito próximas da versão em CD do Rondo Of Blood do PC Engine.

Ou The King of Dragons da Capcom que a trilha eu acredito ser até melhor que a versão do arcade.

Acho foda o som do SNES. Não acho o som do Mega Drive ruim, mas o SNES soa melhor pra mim.

O do Neo Geo…é um desbunde…é tanto barulho e falatório ao mesmo tempo que ele soa WOW! de qualquer jeito.

Samurai Shodow2, esse jogo é uma verdadeira gritaria…soa next gen pra mim até hoje.
 

Dark Vissa

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Acho foda o som do SNES. Não acho o som do Mega Drive ruim, mas o SNES soa melhor pra mim.

O do Neo Geo…é um desbunde…é tanto barulho e falatório ao mesmo tempo que ele soa WOW! de qualquer jeito.

Samurai Shodow2, esse jogo é uma verdadeira gritaria…soa next gen pra mim até hoje.
Acho muito louco sengoku 2, você pausa o jogo os soldados conversam entre eles na tela, não sei o que falam, mas muito legal isso
 

Edi (FZ2D)

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Seria bem dahora se hoje o desenvolvimento de novos jogos para Neogeo aumentasse igual o de Mega.
A arquitetura do Neogeo já é bastante similar ao do Mega, alguém poderia fazer um SDK tão bom quando o SGDK do Mega.
Acho q daria para fazer muitos ports bacana de jogos de Mega melhorados.
Acho que para popularizar seria ideal o próprio pessoal que vai desenvolver pro Neo Geo começar a furar a bolha que se criou que o Neo Geo deve ser pra poucos, logo, caro. Eu se fosse um desenvolvedor iria trabalhar para que meu jogo/port fosse o mais acessível possível. Hoje em dia não existe mais razão do Neo Geo custar o que custa. Só ver que os cartuchos de MVS custam trocou de pinga em relação aos do AES, e são basicamente a mesma coisa, o que altera é a pinagem.
Entre 2008 e 2011 a NG:DEV Team desenvolveu uma série de jogos para Neo Geo MVS/AES, mas isso não fez o custo dos jogos caírem.
O ultimo jogo deles foi Krau Buster, um jogo que utiliza a mesma fórmula de Metal Slug, e desde então não foram mais desenvolvidos jogos de Neo Geo, e este nem teve versão para Dreamcast como todos os outros anteriores.

Acho que a própria produção dos cartuchos é problemática, pois, acredito que parte do processamento também está em alguns componentes do cartucho. Mesmo que hajam toneladas de jogos Indie para Neo Geo, ele não vai deixar de ser um sistema caro e esses jogos continuaram a um preço proibitivo, claro que mais em conta que os originais do sistema, mas ainda assim caros.
 

DocVooDoo

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Acho que a própria produção dos cartuchos é problemática, pois, acredito que parte do processamento também está em alguns componentes do cartucho. Mesmo que hajam toneladas de jogos Indie para Neo Geo, ele não vai deixar de ser um sistema caro e esses jogos continuaram a um preço proibitivo, claro que mais em conta que os originais do sistema, mas ainda assim caros.
Tb acho q a produção de cartuchos que é problemática, não o desenvolvimento do jogo em si.
Quando pensei em desenvolvimento de Neogeo, pensei mais para gente usar em flashcards/emulador/mister.
Comercializar cartuchos novos de Neogeo é comercialmente inviável mesmo, só se forem edições especiais de colecionador onde se paga um rim por eles.
 

Piga

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Acho que a própria produção dos cartuchos é problemática, pois, acredito que parte do processamento também está em alguns componentes do cartucho. Mesmo que hajam toneladas de jogos Indie para Neo Geo, ele não vai deixar de ser um sistema caro e esses jogos continuaram a um preço proibitivo, claro que mais em conta que os originais do sistema, mas ainda assim caros.
Vou te falar que não há nada demais nos cartuchos. São apenas duas PCBs e os chips de ROM e banking, pois tudo é processado no console. As shell dos cartuchos, caixas, labels, manuais, qualquer china fabrica a troco de pinga.O fator do preço que se perpetua é por simples colocação de mercado. Os Devs acham que quem tem Neo Geo vão desembolsar rios de dinheiros pois estão acostumados a gastar muito pro console. Resultado, os projetos flopam. Vale lembrar que o Neo Geo não é abundante como o Mega Drive, vendeu bem menos, então é importante que seu jogo alcance a maior % possível da base possuidora do Neo Geo.
 

Edi (FZ2D)

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Vou te falar que não há nada demais nos cartuchos. São apenas duas PCBs e os chips de ROM e banking, pois tudo é processado no console. As shell dos cartuchos, caixas, labels, manuais, qualquer china fabrica a troco de pinga.O fator do preço que se perpetua é por simples colocação de mercado. Os Devs acham que quem tem Neo Geo vão desembolsar rios de dinheiros pois estão acostumados a gastar muito pro console. Resultado, os projetos flopam. Vale lembrar que o Neo Geo não é abundante como o Mega Drive, vendeu bem menos, então é importante que seu jogo alcance a maior % possível da base possuidora do Neo Geo.
De qualquer forma, a demanda é baixa, sendo impossível baixar o valor do cartucho. O que torna o produto barato é volume de produção, e a base instalada de Neo Geo não permite que esse volume seja grande o suficiente para o custo ser mais baixo.

Você vai mobilizar uma linha de produção inteira para meia dúzia de unidades produzidas. Isso é extremamente complicado.
 

Piga

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De qualquer forma, a demanda é baixa, sendo impossível baixar o valor do cartucho. O que torna o produto barato é volume de produção, e a base instalada de Neo Geo não permite que esse volume seja grande o suficiente para o custo ser mais baixo.

Você vai mobilizar uma linha de produção inteira para meia dúzia de unidades produzidas. Isso é extremamente complicado.
Eu meio que discordo hoje em dia disso. Se fosse aqui no Brasil, ok. Mas lá fora, existem empresas como a PCB Way que praticamente poderia fabricar o cartucho inteiro, desde a PCB até as shells e não ficaria esse absurdo aí não. Claro, não fica barato como produzir em massa, mS longe de justificar os preços cobrados.

Vou dar um exemplo: existe adaptadores que permite usar os cartuchos da MVS no AES e vice-versa. No ebay tem uns carinhas que fabricam e vendem esses adaptadores por 600 dólares. Sendo que esses adaptadores são como os adaptadores de NES pra Famicom/vice-versa, é só uma pcb sem sequer um resistor dentro, um slot pro cartucho e uns shell de plástico (um dos vendedores a shell é 3d printing). Ou seja, de material, deve ter nem 20 dólares.
 
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