Todo mundo usando um hardware parecido e só a Nintendo com a mania de ser "diferentinha", fez o Super Famicom/Nes com um hardware totalmente diferente.
O Super NES tinha mais cores e as vezes graficos mais detalhados. Mas se tem uma coisa que a Nintendo errou, foi no som. Mesmo usando o chip digital da Sony (que era muito bom), a biblioteca de instrumentos midi da Nintendo era porca demais. Aquela corneta usada em grande parte dos jogos, era irritante pra caramba.
Como eu jogava muito em arcade, claramente as músicas dos ports no Mega Drive eram melhores por usar hardware parecido. Sendo sofrido nas vozes.
Agora, pqp! O Neo Geo era um absurdo! A primeira vez que vi o Neo Geo ao vivo(lá na antiga Progames), foi justamente rodando "Fatal Fury" que eu já jogava muito no arcade.
Ao ver que o jogo era 99,9% igual ao arcade (a tela de abertura é levemente diferente entre arcade e console), fiquei de queixo caído! E mesmo Fatal Fury 1 tem músicas excelentes e não tinha como não ficar impressionado vendo aquilo rodando em um console.
Eu tenho essa cena clara ainda na minha mente. A impressão que o Neo Geo passava na época era que o SNES e Mega eram brinquedos perto dele.
Infelizmente eu nunca tive um Neo Geo. Tinha que me contentar com os ports para o SNES e Mega. Ports esses que faço um esforço para gostar. Graficamente até eram aceitáveis. Mas a parte sonora em ambos os consoles era triste demais.
Mas eu guardo aqui comigo ainda os ports que mais joguei na época, já que nunca tive o Neo Geo:
Visualizar anexo 430319
Por isso mimha admiração pelo Neo Geo.