O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[SHMUP Official] SHMUPs em nossas vidas

Bokizu

Veterano
Mensagens
289
Reações
868
Pontos
128
Quanto parede texto em um tópico só, put* que me pariu.

Quanto ao assunto do tópico, nenhum Shmup nunca vai me marcar tanto quanto Ikaruga do Gamecube, joguei e re-joguei isso até o cu cair da bunda.

Sent from my Dreamcast
 

MPIlhaOliveira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.147
Reações
5.732
Pontos
509
Tanto texto só pra dizer que curte um jogo de navinha? Não se ofendam, eu também curto, mas dispenso textão. Contudo, pra não fugir do tópico, Radiant Silvergun (Saturn), Ikaruga (Dreamcast) e Sky Force Reloaded (Xbox One) são meus preferidos.

Acho que isso é suficiente, rsrsrsrsrs...

nossa que viajem. conversa filosófica!

Enviado de meu BLU STUDIO X8 HD usando o Tapatalk

Acho que a filosofia é outra...

snoop.jpg


:viraolho:klol:klol:klol
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.973
Reações
41.641
Pontos
1.689
Shmups não foram o gênero que mais joguei, mas tive alguns memoráveis.

Whip Rush - Megadrive
Prehistoric Isle in 1942 - Arcade
Einhander - PS1
G-Darius - PS1
Gradius V - PS2

Teve outros, mas os mais marcantes foram esses daí.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
(Atendendo as críticas dos colegas, e pela continuidade do assunto original, após esse post não vou mais postar "textões" que saiam da pauta original nesse tópico. De nada.)

@Grose você ampliou o assunto a níveis bem sociológicos. Pra sumarizar o que penso a respeito, acho que as pessoas "seguem a onda" pelas razões mais óbvias, por que é mais fácil viver sem precisar inventar, variar ou arriscar. Mesmo que no fundo, o indivíduo goste mesmo de algo fora do "padrão", que ele abriu mão em nome de aceitação. Mas entendo que cada um tem sua visão sobre a vida, o que vale é o bem estar, e cada um deve saber sua forma de alcança-lo.

Aliás, jogar video game não tá fora daquilo que muitas pessoas costumam julgar como falta de maturidade (embora muitas dessas mesmas pessoas paguem pra assistir filmes de super herói fantasiado).

Sobre o estado dos jogos atuais, não posso falar muito sobre coisas mais modernas, por que nunca me atraíram (os americanos sempre abordaram jogos como se fossem filmes, e hoje acho que essa ótica foi o que prevaleceu). No meio retro, um problema frequente que percebo é que, principalmente produtoras mais novas, não sabem desenvolver jogos do tipo sem uma enfase cômica, onde as convenções dos jogos antigos viram piada. Claro que existem jogos retro sem esse foco sendo lançados, jogos "sérios", digamos, mas a quantidade de jogo retro - comédia é considerável. Acho que a razão é que adolescente, de qualquer época, não costuma levar coisa antiga a sério (e isso volta pra questão social que você inicialmente desenvolveu). Não tenho nada contra comédia, apenas acho que certas coisas vão bem além da visão estreita que muitos tem sobre elas.
 
Ultima Edição:

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.523
Reações
12.739
Pontos
1.634
Gosto muito do estilo, mas não sou um expert.
Comecei no atari com megamania e river raid, depois com um amigo meu ganhou um master fomos de R-type e um outro que esqueci o nome que utilizava o oculos do master system.. e muitos outros depois.

O que mais tenho apego de game de navinha é o tal do truxon.
Guri, ficava embabacado com os gráficos do game nos flipers da vida. Admirando aquelas naves espaciais e etc.
Quando soltava a bomba que aparecia um caveirão... ia a loucura. Me marcou muito, tempo depois com um mega drive em casa, no dia do meu aniversario vi esse game na locadora ( não sabia que tinha sido lançado), pqp como corri com o cartucho para minha casa. Vibrando pra karalho. PAssei meu niver direto nele!

Para quem não conhecem.
truxton-megadrive-eur.jpg


truxton_capa-770x500.jpg


4_truxton.jpg
 


Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Olhando a coleção lembrei de alguns jogos que podem interessar quem gosta do gênero, estes podem ser encontrados bem em conta.

35j06cj.jpg

Starfighter, Crimson Skies e Rebel Strike, conhecido como Rogue Squadron III, são jogos de nave, não shmups mas eles abatem outros inimigos aéreos. Granada ou Granada X se encaixa no gênero, Clone Wars me lembra ele num ambiente tridimensional, portanto quem curtir deve dar uma olhada. Por fim o ótimo Sin and Punishment: Star Successor do Wii, que também costumam considerar mas para não haver discussões desnecessárias se ele é isso ou on rail shooter, fica ao menos como recomendação.

Agora lembrei que tenho outros legais para mostrar, fica apra outra postagem.

Resenha em inglês para o Granada,. Este site possui muitos outros dedicados aos shmup clicando em xenocide files no topo da página.
http://www.shmups.com/reviews/granadax/index.html

nossa que viajem. conversa filosófica!

Enviado de meu BLU STUDIO X8 HD usando o Tapatalk
Pois é, mas apesar da aparência possui correlação, afinal nada está isolado no universo, nem memso a coisa em si, tudo faz parte de tudo. Podemos perceber isso quando dizemos algo como "Ikaruga (Dreamcast) e Sky Force Reloaded (Xbox One) são meus preferidos", é uma relação da coisa conosco, que se torna uma história que interfere em nossa vivência, se não fosse isso não estaríamos comentando sobre isso, eu talvez nem jogasse videogames.

Sei que num mundo dominado por microblogs e restrição pelo limite de dados a ideia de supostamente irmos direto ao ponto parece muito atraente, mas é bastante danoso, recuperar este interesse atribuo como um dever pessoal.

Isso serve para o @j_laverc também, para sairmos do assunto só se não tivéssemos existido ou eu postasse uma receita de bolo sem qualquer brecha para interpretação, portanto, podem ficar tranquilos.
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703
Não é meu estilo favorito mas tem alguns de que gosto, como o excelente Guardian Legend do NES.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
Acho que tenho 2 pequenos complementos pro "Guia do entusiasta amador", do Grose. São detalhes que eu procuro levar em conta, e podem ser úteis em inúmeros jogos:

- Bomba não serve só pra varrer a tela, ela também pode ser usada no instante em que você está prestes a ser atingido, como mecanismo de defesa. Por isso, é bom configurar o controle de forma que o botão da bomba possa ser acessado da forma mais ágil possível (no caso dos controles do Snes ou do Psx, por ex, você pode "cobrir" mais de um botão com um dedo só, então pode usar um deles pra atirar, e o outro pra bomba, como na combinação Quadrado = tiro, X = bomba).

- As vezes, quando a tela estiver se infestando de tiros, um movimento sutil para o lado pode bastar para desvirar. Se movimentar demais as vezes pode atrapalhar em momentos tensos.

_________________________________

Continuando, vou postar sobre 3 jogos da Toaplan que venho jogando ha algum tempo, e foram belas surpresas:

-Dogyuun
Esse foi o último jogo lançado pela empresa. Tem gráficos bastante bonitos, e mecânicas originais, como a possibilidade de dois jogadores unirem suas naves para criar uma maior e bem mais poderosa:
Dogyuun%2023.png


-V-V / Grind Stormer
Esse jogo possui um sistema de armas muito interessante, sendo bem maleável na forma que você as usa (e há diferenças no sistema entre as versões V-V e Grind Stormer). Recebeu versão pra Mega Drive.
V-Five%2007.png


-Truxton 2
Esse quase todo mundo já deve conhecer, particularmente é o jogo desse post que conheço ha mais tempo. Foi uma continuação extremamente digna do clássico original, fazendo um upgrade total do mesmo, e no mínimo é tão desafiador quanto (alguns dizem que é o jogo mais difícil desta companhia).
Truxton-2-16.png
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.774
Reações
80.090
Pontos
1.839
Shumup é massa pra c***lho. Não gosto dos bullet hell absurdos...mas um bom shumup balanceado, eu adoro. Pensando nas máquinas que tive (tenho) até hoje...os que me marcaram em cada plataforma (se não me falha a memória):

Atari: River Raid
MSX: Zanac, Super Cobra, Nemesis
NES: Salamander, Gradius II, Tiger Helli
Master System: Fantasy Zone
Mega Drive: M.U.S.H.A., Gaiares, Hellfire, Arrow Flash, Thunder Force III e IV
Super NES: Area 88, Axelay, Super EDF, Super Aleste
Playstation: Gradius Gaiden, Einhander, R-type Delta
Playstation 2: Gradius V, Silpheed Lost Planet
Playstation 3: Soldner X, Sinemora
Playstation4: Resogun, Astebreed, Skyforce
Dreamcast: Ikaruga
Neo Geo: Last Resort
ARCADE: Defender, Terra Cresta, Tokyo, 1942, R-type, Cobra Comand, Gradius IV, Radiant Silvergun
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
Já fui muito bom em shmups, terminava o Darius Gaiden do Saturn com 1 "ficha/continue", morrendo 1 ou duas vezes no máximo! Hoje eu sou uma completa farsa e lástima nesse tipo de jogo (e em versus fighting tbm). Mas não deixo de gostar muito!
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
@j_laverc Eu escrevi sobre isso neste trecho:
"Outra grande estratégia destes jogos são os especiais, em muitos deles as bombas anulam os tiros inimigos por alguns instantes, dando tempo de reorganizar"

Muito útil esse tipo de coisa, uma pena que no Raiden que estou jogando agora a bomba possui um delay que atrapalha basante, ela sempre sai cerca de 1 segundo depois, além de ser lerda sai de trás da nave, dá a volta e então explode em apenas uma região e não na tela inteira, exigindo muita prática para o uso eficaz.

Valeu pelas dicas de jogos, depois vou tentar acrescentar alguma resenhas, pretendo correr atrás de alguns jogos hoje, quem sabe consigo mais shmups. :D

Já fui muito bom em shmups, terminava o Darius Gaiden do Saturn com 1 "ficha/continue", morrendo 1 ou duas vezes no máximo! Hoje eu sou uma completa farsa e lástima nesse tipo de jogo (e em versus fighting tbm). Mas não deixo de gostar muito!
E é bom nós treinarmos, também sinto essa dificuldade, apesar de muitos quererem afirmar que não tem nada a ver, é perceptível o peso da idade na memória e reflexos, nos mantermos curtindo esse tipo de jogo pode até retardar esse deficit. Me lembrei de um jogador profissional que estava chorando por não conseguir vencer o Daigo antes dele se aposentar das competições, sendo que ele tem apenas 38 anos. haha
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
E é bom nós treinarmos, também sinto essa dificuldade, apesar de muitos quererem afirmar que não tem nada a ver, é perceptível o peso da idade na memória e reflexos, nos mantermos curtindo esse tipo de jogo pode até retardar esse deficit. Me lembrei de um jogador profissional que estava chorando por não conseguir vencer o Daigo antes dele se aposentar das competições, sendo que ele tem apenas 38 anos. haha
A idade reflete sim! Tanto a idade quanto o tempo livre pra jogar, o stress diário com novas responsabilidades, etc. Antigamente eu tinha todo o tempo do mundo, no máximo trabalhava e estudava.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.314
Pontos
1.619
Já fui muito bom em shmups, terminava o Darius Gaiden do Saturn com 1 "ficha/continue", morrendo 1 ou duas vezes no máximo! Hoje eu sou uma completa farsa e lástima nesse tipo de jogo (e em versus fighting tbm). Mas não deixo de gostar muito!
Somos mais!

Eu mesmo, ando capengando quando jogo de novo o Slap Fight e o Xevious (máquinas que eu ficava horas diretas nela). Às vezes, fico pensando que é culpa do controle, pois sair de um controle manche arcade pra um caseiro.... Acho que isso pode afetar um pouco!
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
Falando em não jogar bem... rs

Me lembrei que uma vez vi umas paradas, de uns caras que jogavam shmups com modo co-op sozinhos, controlando as duas naves ao mesmo tempo. Mas não reencontrei nenhum video com gente fazendo isso... Alguém sabe do que to falando?
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.774
Reações
80.090
Pontos
1.839
Falando em não jogar bem... rs

Me lembrei que uma vez vi umas paradas, de uns caras que jogavam shmups com modo co-op sozinhos, controlando as duas naves ao mesmo tempo. Mas não reencontrei nenhum video com gente fazendo isso... Alguém sabe do que to falando?

Enjoy

 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
Ah, é isso aí mesmo, @O Rei Rubro . E o cara tá jogando Ikaruga, ainda por cima, um jogo completamente diferente do convencional e já bastante difícil em condições normais. Tá louco! Obrigado, vou ver se encontro videos de outros jogadores fazendo isso com outros jogos.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Ah! Os famosos "jogos de navinha".

Acho que o primeiro shoot'em up que joguei foi Space Invaders no fliperama, mas joguei pouco. Depois joguei bastante Galaxian e Galaga. Todos os 3 têm em comum o fato da ação se passar toda numa mesma tela. Os primeiros shoot'em ups eram assim mesmo. A rolagem de tela foi aparecer um pouco mais tarde.

diSzPc.png
hMIL9o.png

Space Invaders, Galaxian e Galaga (abaixo)

kwaPbH.png


Aí veio o Xevious, mais conhecido como Columbia aqui no Brasil, com sua rolagem de tela na vertical. Não foi o primeiro game que vi fazendo isso, mas era o que mais impressionava por suas cores vibrantes e paisagens de fundo. Dessa época o meu game preferido era o Time Pilot. Como joguei Time Pilot nos fliperamas !

7LRY98.png
2zjmPu.png

Xevious e Time Pilot

Enquanto a maioria dos shoot'em ups da primeira metade dos anos 80 era de tela vertical, já existiam alguns onde a rolagem de tela ocorria na horizontal ou até em ambas as direções. Os que mais joguei foram o Scramble, também conhecido como Commander aqui no Brasil, Super Cobra e o famigerado Defender, com seu gabinete com 5 botões. Defender era o game mais hardcore da época. A gente jogava a maioria dos shoot'em ups do início dos anos 80 com o direcional e um botão de tiro. Alguns games tinham 2 botões: um para tiro e outro para bomba ou para acionar um campo de força. Mas 5 botões era novidade na época.

1XK36H.png
1N4xjz.png

Scramble e Super Cobra

t5s4i7.jpg

Gabinete de Defender e abaixo em destaque o painel de controle
oF38xm.jpg


Não posso deixar de mencionar o Zaxxon, com sua perspectiva isométrica que simulava um 3D. Era diferente de todos os outros shoot'em ups da época. Uma das melhores lembranças que tenho dos fliperamas é justamente jogando Zaxxon. O Bigode, que era o dono de um dos fliperamas que frequentava, estava de bom humor naquele dia e colocou 10 créditos na máquina para eu jogar. 10 fichas de graça !

gjDTAs.gif

Zaxxon

O concorrente dos fliperamas naquela época era o Atari, mas a diferença de jogar no Atari e no fliperama era muito grande. No Atari o shoot'em up que mais joguei com certeza foi River Raid, seguido de Demon Attack e Megamania.

kRvxu7.png

Demon Attack (Atari)

No MSX joguei alguns. A maioria eram ports de arcade, mas muitos deles eu nunca conheci a versão arcade. Me lembro de um tal de Sky Jaguar que eu achava parecido com o Xevious, e do Twin Bee, que era bem legal.

EGYkrI.jpg
j5dpz1.jpg

Sky Jaguar e Twin Bee (MSX)

No Master System eu tinha o cartucho do Cloud Master e no Mega Drive um dos primeiros cartuchos que adquiri foi o Thunder Force 2, que foi um dos primeiros jogos lançados para o console pela Tec Toy.

4ltwf7.jpg

Cloud Master (Master System) acima e Thunder Force 2 (Mega Drive) abaixo
pmfaTe.png


Joguei vários outros shoot'em ups, tanto nos fliperamas, como alugando cartuchos em locadoras ou, já nesse século, via emulação. Não dá pra falar de tudo porque a lista é enorme. Acho legal para uma diversão descompromissada. Agora finalizar um deles é outro papo. De cabeça eu não me lembro de ter terminado nenhum.
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Os que me marcaram mais foram esses três aqui:
Sonic-Wings.jpg

Alugava direto na locadora e jogava com minha irmã ou primo. Amava esse jogo e terminei incontáveis vezes. Era junto com os Megaman X(2) e (3), os Streets Fighters e Chrono Trigger o que eu corria para ver se tinha para alugar. Alugava 2 cartuchos e quase sempre levava um desses entre os dois.

Vale ressaltar o Sonic Wings Special que foi um dos 5 primeiros jogos que peguei quando ganhei meu PSX.

Raiden DX
hqdefault.jpg


Esse é histórico. Meu primo ganhou o PSX com esse jogo e jogávamos toda vez que eu ia para Lages visitar ele. Simplesmente fabuloso...
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.265
Reações
5.422
Pontos
703
@Ulisses Seventy Eight Boas trocas e parabéns por não fumar. infinitamente melhores que as minhas, me desfiz das coisas para sociabilizar, olha o absurdo, ainda bem que fiz isso jovem e deu tempo de dar a volta por cima ainda em vida. :D

Estaremos no aguardo, um dia inclusive podemos pôr um índice de algumas recomendações mais especificas, vamos ver como o tópico se desenrola até lá.


Estou ligado, é uma dica excelente, os XBOX tem mais para oferecer neste estilo que muita gente imagina, inclusive alguns outros exclusivos do oriente que são bem interessantes.

Eu conheço um colecionador XBOX que poderia me descolar um modelo japonês, o problema seriam o preço dos jogos, não pretendo fazer modificações nos consoles para preservara coleção, se estivesse trabalhando não me importaria em fazer uns investimentos mais loucos, vamos ver o que me reservo para o futuro. :S


Não seja assim, tente mais um pouco... haha

Brincadeiras a parte, entendo sua rejeição, mas se um dia mudar de ideia será bem-vindo.


Sabe o que eu estava pensando, praticamente a única qualidade que os terapeutas destacavam era a minha capacidade de antever as situações através de processos lógicos, será que não adquiri isso jogando videogame, em especial os shmups? Se for fica a dica para geral, para não sermos um erro completo. haha

Aproveitando o ensejo filosófico, até isso é como a vida, quando perdemos os power-ups precisamos seguir adiante, nos fortalecendo sobre nossas próprias habilidades para no futuro não precisarmos que poderes externos nos tornem mais capazes, a capacidade de sermos melhores está toda conosco. Essa sim é uma dica de ouro. :D

O pessoal cita sim, não sei se existem unanimidades em shmups, diferente de tantos outros estilos. Engraçado que Fantasy Zone é bem quisto pelas mulheres que se aventuram no gênero, Opa-Opa parece um mascote carismático. Vou deixar um vídeo para deixar ilustrado a importância dele, espero que não reclamem por ser do Velberan, aqui na retrospace não acontece tanto mas no forum tem muita birra de alguns contra youtubers. :S



Sobre cigarro: se Deus deu um corpo perfeito (dentro de cada limitação claro) vamos cuidar, apesar de eu ser fora do peso ideal mas faço tudo (ou quase) que gosto e posso.

Sobre X360: eu gostei da experiência de adquirir um, principalmente quando se consegue um completo na caixa e travado japa, mas infelizmente eu fiz uma m**** impublicável com ele e me arrependo. Agora tenho um PS2 slim que está novinho e inteirinho que não me desfaço mais, pois consegui muitos games, principalmente corrida, luta e navinha claro (são meus tipos de jogos). paguei muito barato no XBOX 360, mas fiz uma besteira. Só que o game tem a maldita trava de região, e com isso fico sem muitos jogos para jogar, principalmente aqueles que não se encontra localização.

O que está matando o colecionismo no Brasil são uns tipos de vendedores insanos que não vendem ao preço justo.
No comércio de qualquer coisa, eu vejo dessa forma, tirando impostos, eu tenho que vender 3 para lucrar um, pois um é para estoque, um para loja e um para mim. Muito comércios funcionam assim. Eu tenho essa teoria quando vou vender algo, mas muitas das vezes eu vendo 2 por um pois se for algo barato independente de ser uma "raridade", eu reconheço a situação e facilito. Senão ficam muita demanda e pouca compra, ou nenhuma. Outros fatores também.

Voltando as naves, me chamam de piloto aqui pois jogo de uma forma meio que suicida, no meio da tela as vezes. Já terminei Raiden nos 2 controles uma vez. mas dói muito as mãos.
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.876
Reações
11.392
Pontos
774
Olhando a coleção lembrei de alguns jogos que podem interessar quem gosta do gênero, estes podem ser encontrados bem em conta.

35j06cj.jpg

Starfighter, Crimson Skies e Rebel Strike, conhecido como Rogue Squadron III, são jogos de nave, não shmups mas eles abatem outros inimigos aéreos. Granada ou Granada X se encaixa no gênero, Clone Wars me lembra ele num ambiente tridimensional, portanto quem curtir deve dar uma olhada. Por fim o ótimo Sin and Punishment: Star Successor do Wii, que também costumam considerar mas para não haver discussões desnecessárias se ele é isso ou on rail shooter, fica ao menos como recomendação.

Agora lembrei que tenho outros legais para mostrar, fica apra outra postagem.

Resenha em inglês para o Granada,. Este site possui muitos outros dedicados aos shmup clicando em xenocide files no topo da página.
http://www.shmups.com/reviews/granadax/index.html


Pois é, mas apesar da aparência possui correlação, afinal nada está isolado no universo, nem memso a coisa em si, tudo faz parte de tudo. Podemos perceber isso quando dizemos algo como "Ikaruga (Dreamcast) e Sky Force Reloaded (Xbox One) são meus preferidos", é uma relação da coisa conosco, que se torna uma história que interfere em nossa vivência, se não fosse isso não estaríamos comentando sobre isso, eu talvez nem jogasse videogames.

Sei que num mundo dominado por microblogs e restrição pelo limite de dados a ideia de supostamente irmos direto ao ponto parece muito atraente, mas é bastante danoso, recuperar este interesse atribuo como um dever pessoal.

Isso serve para o @j_laverc também, para sairmos do assunto só se não tivéssemos existido ou eu postasse uma receita de bolo sem qualquer brecha para interpretação, portanto, podem ficar tranquilos.

Esse Crinson Skies é foda demais! perdi de comprar baratinho no mercado livre.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.774
Reações
80.090
Pontos
1.839
Ah! Os famosos "jogos de navinha".

Acho que o primeiro shoot'em up que joguei foi Space Invaders no fliperama, mas joguei pouco. Depois joguei bastante Galaxian e Galaga. Todos os 3 têm em comum o fato da ação se passar toda numa mesma tela. Os primeiros shoot'em ups eram assim mesmo. A rolagem de tela foi aparecer um pouco mais tarde.

diSzPc.png
hMIL9o.png

Space Invaders, Galaxian e Galaga (abaixo)

kwaPbH.png


Aí veio o Xevious, mais conhecido como Columbia aqui no Brasil, com sua rolagem de tela na vertical. Não foi o primeiro game que vi fazendo isso, mas era o que mais impressionava por suas cores vibrantes e paisagens de fundo. Dessa época o meu game preferido era o Time Pilot. Como joguei Time Pilot nos fliperamas !

7LRY98.png
2zjmPu.png

Xevious e Time Pilot

Enquanto a maioria dos shoot'em ups da primeira metade dos anos 80 era de tela vertical, já existiam alguns onde a rolagem de tela ocorria na horizontal ou até em ambas as direções. Os que mais joguei foram o Scramble, também conhecido como Commander aqui no Brasil, Super Cobra e o famigerado Defender, com seu gabinete com 5 botões. Defender era o game mais hardcore da época. A gente jogava a maioria dos shoot'em ups do início dos anos 80 com o direcional e um botão de tiro. Alguns games tinham 2 botões: um para tiro e outro para bomba ou para acionar um campo de força. Mas 5 botões era novidade na época.

1XK36H.png
1N4xjz.png

Scramble e Super Cobra

t5s4i7.jpg

Gabinete de Defender e abaixo em destaque o painel de controle
oF38xm.jpg


Não posso deixar de mencionar o Zaxxon, com sua perspectiva isométrica que simulava um 3D. Era diferente de todos os outros shoot'em ups da época. Uma das melhores lembranças que tenho dos fliperamas é justamente jogando Zaxxon. O Bigode, que era o dono de um dos fliperamas que frequentava, estava de bom humor naquele dia e colocou 10 créditos na máquina para eu jogar. 10 fichas de graça !

gjDTAs.gif

Zaxxon

O concorrente dos fliperamas naquela época era o Atari, mas a diferença de jogar no Atari e no fliperama era muito grande. No Atari o shoot'em up que mais joguei com certeza foi River Raid, seguido de Demon Attack e Megamania.

kRvxu7.png

Demon Attack (Atari)

No MSX joguei alguns. A maioria eram ports de arcade, mas muitos deles eu nunca conheci a versão arcade. Me lembro de um tal de Sky Jaguar que eu achava parecido com o Xevious, e do Twin Bee, que era bem legal.

EGYkrI.jpg
j5dpz1.jpg

Sky Jaguar e Twin Bee (MSX)

No Master System eu tinha o cartucho do Cloud Master e no Mega Drive um dos primeiros cartuchos que adquiri foi o Thunder Force 2, que foi um dos primeiros jogos lançados para o console pela Tec Toy.

4ltwf7.jpg

Cloud Master (Master System) acima e Thunder Force 2 (Mega Drive) abaixo
pmfaTe.png


Joguei vários outros shoot'em ups, tanto nos fliperamas, como alugando cartuchos em locadoras ou, já nesse século, via emulação. Não dá pra falar de tudo porque a lista é enorme. Acho legal para uma diversão descompromissada. Agora finalizar um deles é outro papo. De cabeça eu não me lembro de ter terminado nenhum.

Tanta coisa que eu tinha esquecido! Thanks for Sharing.

“Columbia” era demais. E Demon attack...putamerda!
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Demorei para responder porque tentei gravar alguma gameplay dos shmups que mais domino pelo Final Burn, mas o PC ficava travado na gravação, dificultando o gameplay. :/

Para acrescentar algo quero deixar o link para os shmups de alguns consoles.
http://www.racketboy.com/retro/sega-dreamcast-shmups-2d-shooters
http://www.racketboy.com/retro/sega-saturn-shmups-2d-shooters



A idade reflete sim! Tanto a idade quanto o tempo livre pra jogar, o stress diário com novas responsabilidades, etc. Antigamente eu tinha todo o tempo do mundo, no máximo trabalhava e estudava.
Também eu não sei se é a idade ou visão seletiva, mas posso jogar por horas qualquer videogame até a geração PS2, incluindo o Wii, agora o PS3 e PS4 em especial, e a nova geração, cansam a minha vista, me forçando a parar mais vezes, algo que nunca havia ocorrido, minha visão é perfeita e recentemente passei por consulta . Que coisa chata.

PS: Não uso óculos.

@Grandpa Bem que eu me recordava que você havia jogado alguma coisa do gênero nos fliperamas, na minha época praticamente só havia jogos de luta e alguns de corrida, imagino o tanto de ficha que teria perdido nos tempos de shmups dos anos 90 até pegar o jeito.

Sobre cigarro: se Deus deu um corpo perfeito (dentro de cada limitação claro) vamos cuidar, apesar de eu ser fora do peso ideal mas faço tudo (ou quase) que gosto e posso.

Sobre X360: eu gostei da experiência de adquirir um, principalmente quando se consegue um completo na caixa e travado japa, mas infelizmente eu fiz uma m**** impublicável com ele e me arrependo. Agora tenho um PS2 slim que está novinho e inteirinho que não me desfaço mais, pois consegui muitos games, principalmente corrida, luta e navinha claro (são meus tipos de jogos). paguei muito barato no XBOX 360, mas fiz uma besteira. Só que o game tem a maldita trava de região, e com isso fico sem muitos jogos para jogar, principalmente aqueles que não se encontra localização.

O que está matando o colecionismo no Brasil são uns tipos de vendedores insanos que não vendem ao preço justo.
No comércio de qualquer coisa, eu vejo dessa forma, tirando impostos, eu tenho que vender 3 para lucrar um, pois um é para estoque, um para loja e um para mim. Muito comércios funcionam assim. Eu tenho essa teoria quando vou vender algo, mas muitas das vezes eu vendo 2 por um pois se for algo barato independente de ser uma "raridade", eu reconheço a situação e facilito. Senão ficam muita demanda e pouca compra, ou nenhuma. Outros fatores também.

Voltando as naves, me chamam de piloto aqui pois jogo de uma forma meio que suicida, no meio da tela as vezes. Já terminei Raiden nos 2 controles uma vez. mas dói muito as mãos.
Eu não gosto de me meter, até porque não me ouviriam, também sei que não posso escolher muito mas eu acredito que não curtiria ficar com uma mulher que fuma, fico realmente preocupado com os meus amigos que fazem isso, a maioria perdeu os pais pra bebida e pro cigarro, meu pai mesmo morreu de câncer no fígado.

Tem um vendedor no ML que possui vários dos shmups em excelente estado, ele é daqui de Curitiba, comprei alguns jogos lacrados, especialmente de Dreamcast, por bons preços, agora os de 360 são proibitivos, Mushihimesama por 999R$ por exemplo. Não vou postar o link mas ele é o único do site com estas ofertas, é de babar mas fora da minha realidade. :/

Por isso me voltei ao colecionismo retrô atualmente, a oferta está mais baixa que outrora no geral e apesar do preço de alguns itens interessantes terem baixado, torna-se mais difícil de pegar alguns medalhões a cada dia, em contrapartida tem alguns que não valiam quase nada, como Incantation do SNES e I-Ninja da geração PS2, que estão pedindo absurdos! Por isso recomendo o pessoal que possui interesse dar uma olhada no mercado de jogos antigos enquanto pudermos.

Ai ai... Saudade de quando vi DonPachi para o Saturn em 2010 por 60R$ e não comprei. :/

É isso que havia dito em outra postagem, essa história da nossa vivência com os jogos tornam eles coisas maiores, me sentia o tal quando jogava Real Bout Fatal Fury e reunia uma galera para me ver matando o Geese, ou a vez que fui num bairro periférico e os maloqueirinhos ficaram malucos com as minhas habilidades e chamaram os melhores do bairro para me desafiar em Marvel vs Street e KoF 97, hoje eles dariam risada da minha ruindade. :/ haha

Falando em Raiden, estou me esforçando para melhorar na coletânea do 360, fiquei tão feliz de tê-lo conseguido por um preço acessível, infelizmente o gameplay é um tanto diferente do que estou habituado, especialmente com o delay do especial, me obrigando a analisar a situação com mais antecedência que o habitual.

Esse Crinson Skies é foda demais! perdi de comprar baratinho no mercado livre.
Também curti muito esse jogo, foi um dos primeiros que peguei quando adquiri o console, paguei uns 30R$ nele, inclusive tem alguns nessa faixa de preço agora! Gostei em especial do modo vs, deu para perder alguns dias com o meu sobrinho. Vendo agora a média dele pelos site é 88, um score bem alto.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.940
Reações
56.971
Pontos
2.164
Mesmo não sendo um grande jogador de shmups, é uma das minhas paixões.

Não a toa, o primeiro jogo que eu me lembro de jogar na vida foi 1942 no Nes. De lá pra cá, joguei algumas dezenas deles e zerei pouquíssimos.

2 jogos que me marcaram muito foram Einhander e Ikaruga.
Einhander foi do dia em que eu ganhei meu PS1. Tinha 8 anos, e meu pai que nunca tinha ido me buscar na escola na vida, foi me buscar naquele dia. Estranhei e quando cheguei em casa, vi o PS1 já instalado e rodando a demo disc 7. Dentre eles, Einhander. Quando eu vi Einhander, e principalmente Gran Turismo(assunto pra outro topico kkk), foi como se eu estivesse numa dimensão nova, eu, acostumado com os gráficos 16 bits, já que até então era dono de snes e mega.

E com Ikaruga, porque eu não tive DC e o Cubo fui ter depois de velho, e só via o jogo em revistas. Um belo dia, fui fazer trabalho na casa de um amigo e vi o cube dele. No porta cds dele, tava lá Ikaruga. Quando eu coloquei, eu entrei num transe hahahaha
Os gráficos, a música, a jogabilidade e principalmente o estilo visual do jogo, logo deixei de fazer o trabalho e perdi umas boas horas ali jogando. Hoje, Ikaruga é meu shmup favorito, mesmo não conseguindo zerar ele hahahaha

Meus shmups favoritos, sem ordem:

maxresdefault.jpg
latest
70180-thunder-force-iii-genesis-front-cover.jpg
Ikaruga%2BDreamcast%2Bbrasil.png
Star-Fox-64-poster-694x400.jpg
imagen-sonic-wings-special-free-1ori.jpg
latest
tvtime-output-110925.png
 
Topo Fundo