O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial Shmups - os jogos de "navinha"

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.412
Pontos
753
KWUsdl8.png
Criando o tópico para centralizar conversa sobre shmups, nos moldes do que temos no tópico de RPGs aqui. Exemplo de alguns tópicos espalhados:

=====
Para não passar em branco, depois de ter saído nos Arcades, no Japão para Xbox360, para Switch e PS4 recentemente, em breve teremos Deathsmiles I e II na Steam também. Possivelmente o jogo mais "acessível" da Cave. Lançamento em 23 de Junho. O primeiro já está na plataforma tem alguns anos.

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
15.525
Pontos
503
Acho muito fera apesar de ter jogado poucos e não conhecer bem os clássicos do gênero.

Ikaruga ficou anos instalado no meu PC, de tempos em tempos eu voltava pra zerar...

Quais jogos recomendam?

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Reações
33.285
Pontos
1.103
É um gênero que eu nunca curti muito, embora tenha gostado bastante dos poucos que joguei, entre eles Axelay (SNES), Parodius (SNES), Sonic Wings (SNES), U.N Squadron (SNES), Ikaruga (Dreamcast), Einhander (PS1) e um pouco só do R-Type Final quando foi lançado para PS2.

Tem gente que adora isso de vdd e joga praticamente qualquer lançamento. Para mim é um gênero bastante nichado, assim como jogos de pinball.

gairarr

Bam-bam-bam
Reações
3.406
Pontos
353
Acho muito fera apesar de ter jogado poucos e não conhecer bem os clássicos do gênero.

Ikaruga ficou anos instalado no meu PC, de tempos em tempos eu voltava pra zerar...

Quais jogos recomendam?

Resogun (PS4/PS5)
Bullet Heaven 2 (Steam)
Deathsmiles (Steam)
DoDonPachi Resurrection (Steam)
Mushihimesama (Steam)
Sine Mora EX (Steam)
QP Shooting - Dangerous!! (Steam)

doraemondigimon

Lenda da internet
Reações
24.087
Pontos
1.619
Gostei da ideia. Agora o lance é marcar as pontuações dos jogos pra gente poder brincar um pouco!

No meu caso, eu (como havia dito antes) tô meio que, enferrujado mas encaro de boa...

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Reações
36.740
Pontos
1.354
Só entrei aqui pra deixar o meu hate contra jogos de navinha, odeio todos :ktrigger
Inclusive este é o ponto mais baixo no jogo do cuphead.

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Reações
33.023
Pontos
1.049
Gostava muito de jogar no Neo Geo, inclusive comprei alguns ports pro Switch, como Sonic Wings e A.S.O. II!

Tem um que gostei bastante no PS4 também, Jamestown Plus.

Wein

Mil pontos, LOL!
Reações
21.750
Pontos
1.489
Adoro o gênero, tenho aproveitado o destrave do Switch pra jogar bastante smhup, alguns que terminei recentemente, devem estar disponível na Steam e outras plataformas também.

Crimzon Glover World Explosion - Bullet hell vertical fodão, gráficos lindos e jogabilidade excelente.

UFUwRBGnxLXLedjCSumkhG-1200-80.jpg

Cotton Reboot - clássico dos 16 bits rebootado, famoso cute'up, jogo tem uma dificuldade muito simples, bom jogo pra iniciar a galera em shmup.

medium_2_screenshot.png

Habroxia 2 - Também bem tranquilo, jogabilidade mais simples e acessível, o jogo é por fases e vai destravando powerup e etc.

Habroxia%2B2_20210121152318.png

Devil Engine - Esse é um pouco mais complicado mas a jogabilidade é maravilhosa, não tem bullet hell, tem uma pegada mais R-Type e Gradius.

devilengine1.jpg

Crisis Wing - Esse não gostei muito, jogabilidade meio desbalanceada, as armas também não são muito divertidas, é mais uma homenagem a Truxton do que um jogo original.

ss_9df06213b76ef28219257051011616da46dc1fae.1920x1080.jpg

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Reações
39.546
Pontos
1.564
Junto com JRPGs e games de luta os shmups formam a trinca de ouro dos games pra mim.....sou fã do gênero desde Gradius no NES.

Recentemente peguei Raiden IV Mikado Remix, quando chegar eu posto fotos, tenho algumas edições limitadas.

Meu Mamoru-kun Limited Edition do PS3:

Vg74KiQ.jpg

Ultima Weapon

Lenda da internet
Reações
33.776
Pontos
1.629
Só pra avisar que o citado Deathsmiles também foi lançado no ocidente para o X360. O primeiro inclusive em edição física limitada, tenho e paguei preço de banana, as vantagens de jogo japonês de nicho lançando pra console focado em gêneros zoados.
Tenho outros na plataforma e não jogo desde lá, PS4 ou Switch não viram navinha, negócio triste. Enjoei sem nem ter jogado tantos, se terminei uns 15 foi muito, também falta acesso à informação aqui no ocidente.

O que mais joguei na vida foi Aerofighters 2 no arcade, muitas fichas.
Quase só jogava vertical, horizontal sux apesar de Parodius e Cho Aniki. Aliás, um crime estas duas últimas franquias terem desaparecido.

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.412
Pontos
753
O primeiro aqui que devo ter jogado foi Galaga no NES.

Eu sou péssimo nesses jogos :ksnif
No meu caso, eu (como havia dito antes) tô meio que, enferrujado mas encaro de boa...
Eu aprecio desde que comecei a jogar alguns jogos tem alguns anos, especialmente o que me levou ao gênero foi o Mushihimesama. Mas não sou bom jogador também.

Só pra avisar que o citado Deathsmiles também foi lançado no ocidente para o X360. O primeiro inclusive em edição física limitada, tenho e paguei preço de banana
Não sabia que tinha saído no ocidente, sempre só vi fotos da versão japonesa.

Quais jogos recomendam?
Tem bastante jogos que vem na cabeça, alguns:
Gradius 1 (multi-plataformas, tem uma collection legal para PSP)
Cottom como citado anteriormente pode ser uma boa introdução ao gênero
eXceed 3rd (sempre achei meio uma hidden-gem, esse é bullet-hell vertical)
Gundemoniuns (versão melhorada lançada para Vita e PS4 também acho)
Sonic Wings Special (a versão do PS1 tem uma fase no Brasil aqui hehe)
Triggerheart Exelica (além de ser shmup tradicional, o jogo tem uma mecânica de capturar naves e usar contra as outras naves)
Donpachi (primeiro, não confundir com DoDonpachi que é mais famoso), Mushihimesama e Deathsmiles da Cave (este último o mais amigável quanto a dificuldade)

Esses 2 vou deixar links, tem este pequeno bullet-hell gratuito, inspirado nos Touhou

Este é legal também e bom para quem está iniciando

Ultima Edição:

Wein

Mil pontos, LOL!
Reações
21.750
Pontos
1.489
puxa são tantos jogos??

os ultimos terminados: Gradius V, Shikigami no Shiro 3 e Eliminate Down que é infernal de dificil, esse nao volto tao cedo se voltar

me preparando para terminar ikaruga novamente, faz anos qe nao jogo ele e vou matar a saudade com o Dreamcast

Terminei ele esses dias também, joguei bastante a versão do GC.

A ultima fase é um espetáculo, aquela loucura de cores com a trilha sonora magistral.

Esse jogo é um absurdo de foda.

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.412
Pontos
753
Lembrei de outro shmup que virou gratuito, ele foi lançado baratinho pago, mas a desenvolvedora resolveu deixar free to play após alguns anos. Trilha sonora muito boa. Algo de curioso dele foi a tecnologia que usaram no desenvolvimento: java.

SoldnerX2 no PS3 e 4 são excelentes
Verdade, Soldner é muito bom. Tenho ele no Vita.

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
20.402
Pontos
753
Eu só consigo jogar SHMUPS em emulador porque tem continues infinitos :kawaii
.
Eu sou péssimo nesses jogos :ksnif
Não se sinta frustrado, esses jogos eram pra comer ficha mesmo.

Conheço poucos de nome mas a Psykio fazia ótimos jogos, os que lembro de cor era Gunbird 1 e 2, Dodonpachi, Tyrian, Guwange.

mjpmattos

Mil pontos, LOL!
Reações
3.795
Pontos
1.264
Jogava muitos até a época dos "32bits". Depois parei, até pela falta de jogos do estilo, que saturou.

Meu favorito, de todos os tempos, é Thunder Force 4. Gráficos, músicas e jogabilidade perfeita. E é uma pena a franquia ter caído no limbo. Alguém sabe o que houve com a Technosoft?

O último que joguei foi um Sky force (não lembro o nome) que foi dado na plus. Era lagal, mas uma mecânica que me irrita nesse gênero é o que usa o tempo pra não morrer. E esse jogo usa algo do tipo. Muito ruim.

Enviado de meu moto g(7) power usando o Tapatalk

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Reações
87.198
Pontos
1.839
Shumup é gameteca básica. Shumups for life.

Os mais recentes bons recomendo Sine mora EX (soberbo em 4k) Super Hydorah e Andro Dunos 2 além de outros já recomendados acima.

sine-mora-ex-1.jpg

apps.6760.71999983365802963.d80ca799-fa51-46ab-9904-a49a07b7b3bf.b92409f3-1d23-4b5f-b8f8-8509c5934be0

screenshot-2022-04-15-at-15-apr-202217.14.22.png

Como menção honrosa de todos os tempos vou deixar Gradius Gaiden, Axelay, Area88, Einhander, R-type Delta, Ikaruga e Gradius V.

ggaiden-10.png

axelay.jpg

101_2.png

36844-Einhander_NTSC-U-5.jpg

1654081160993.jpeg
apps.23526.64119664667399606.6fa5d63d-b952-47d6-8c27-e24294003b02.f507a82e-4352-4c06-a4bd-f819916cd21f

maxresdefault.jpg

HonkaHonka

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
19.413
Pontos
503
Comprei o Andro Dunos 2 de 3DS, tô esperando chegar.

Dos últimos tempos, o que mais joguei foi Sky Force, porque ele têm umas mecânicas viciantes. Todo ano, quase que religiosamente, termino o Ikaruga.

Um bom que não citaram aqui: Red Death

Abraços

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
23.218
Pontos
999
Só gosto dos normais mas esses são bem raros e só antigos.

Novos praticamente nunca vi além daquelas merdas de Bullet Hell e outros cheios de animezices com avatares de lolis.

Inclusive de vez em quando penso em pegar alguns das antigas para jogar ainda mais que meu monitor vira na vertical é a tela fica melhor ainda para esse tipo de jogo.

Mas se alguém souber de algum SHmups mais novo que não seja Bullet Hell ou lolishow eu aceito sugestões

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.216
Pontos
954
Curto o gênero. Atualmente tenho jogado o Dariusburst Chronicle Saviours no Vita:

VLJS00132back.jpg

Existem versões dessa mesma edição pro PS4 e PC também.
Bom, tenho curtido bastante, tanto que estou pensando em platinar, apesar dos exageros requisitados para tal.

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.412
Pontos
753
Meu favorito, de todos os tempos, é Thunder Force 4. Gráficos, músicas e jogabilidade perfeita. E é uma pena a franquia ter caído no limbo. Alguém sabe o que houve com a Technosoft?
Muitas empresas hoje não existem mais. Compile parte dela migrou para a Compile Hearts, mas não é exatamente a mesma empresa, shmups delas ficaram apenas na empresa original.
Outra que lançou 3 jogos, sendo especialmente o terceiro muito bom e sumiu foi a Tennen Sozai. O primeiro eXceed era meia boca, o segundo era bom, era meio que um "clone" de Ikaruga que usava esquema de polaridade também, no terceiro acho que acertaram em cheio no estilo, aí sumiram.

Aqui uma screen do eXceed 2, também tinha esquema como no terceiro de encher uma barra para um ataque especial quando se aproxima bastante das balas sem levar hit.

ss_b2530a7fe955f74367b9881b51496a64f8f95561.600x338.jpg

Só gosto dos normais mas esses são bem raros e só antigos.
Mas se alguém souber de algum SHmups mais novo que não seja Bullet Hell ou lolishow eu aceito sugestões
Dá uma olhada no SineMore EX indicado. Tem também alguns outros como Darius Burst acima, e se quiser alguns diferentões tem o Black Bird e Cube Gothic, este último é algo completamente maluco. Uma inesperada sequência não oficial de um fan game de Castlevania, que mistura shmup basicão com puzzles:
3B04A28A9A326258690884469168FC9777E58133

eder.msm

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
516
Pontos
543
Jogava muitos até a época dos "32bits". Depois parei, até pela falta de jogos do estilo, que saturou.

O último que joguei foi um Sky force (não lembro o nome) que foi dado na plus. Era lagal, mas uma mecânica que me irrita nesse gênero é o que usa o tempo pra não morrer. E esse jogo usa algo do tipo. Muito ruim.

Enviado de meu moto g(7) power usando o Tapatalk
Thunder force 4 pra mim também é o fodão dos shumups!

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.862
Pontos
703
o primeiro jogo que joguei de nave foi R-type de Master System, meu jogo do coração.

o meu numero 1 é Thunder Force IV, o 3 tb é otimo

Citarei uma lista dos melhores que joguei até hoje:

R-type série
Gate of thunder
Lords of Thunder
Ginga Fuukei Densetsu Saphire
Axelay
Gradius II
Vapor Trail
Verytex
Otomedius Excellent
Série Parodius
Raiden série
gradius V
Steam Hearts
Shikigami no Shiro II e III
Ikaruga (um dos melhores)
Sturmwind
Mars Matrix
Summer Carnival 92
Sky Shark
Fire Mustang
Area 88
Mushiihime Sama
1943
19XX
Cotton série

vixe se esqueci é pq é muita coisa

joguei em um amigo o R-Type Final 2 e que jogo foda, até parei pq naõ tenho ps4 e não tenho TV e nem dinheiro pra adquirir no momento, mas quem sabe eu nao ganhe um de presente nesse mes que faço mais um ano completado.

mas tenho muito jogo pra jogar rs

Topo Fundo