O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial Shmups - os jogos de "navinha"

Takuma_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.719
Pontos
503
muito me surpreende Devil Blade Reboot continuar como um exclusivo no PC.

esse jogo merecia port em tudo que é console..

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Reações
31.500
Pontos
1.734
R-Type Delta: HD Boosted será lançado em November 20 no Japão:

R-Type Delta: HD Boosted será lançado para PlayStation 5, Xbox Series, PlayStation 4, Switch e PC via Steam em 20 de novembro no Japão, anunciou a publisher City Connection.

O jogo terá edição fisica!

provavelmente vai ser só a mesma coisa que jogar no emulador, então, meh :kduvida

de qualquer forma, acho o delta até melhor que o Final em vários aspectos

Takuma_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.719
Pontos
503
provavelmente vai ser só a mesma coisa que jogar no emulador, então, meh :kduvida

de qualquer forma, acho o delta até melhor que o Final em vários aspectos

não sei qual emulador de PS1 a city connection vai usar, e é verdade que eles andaram melhorando (um pouco) na questão da latência em seus jogos.

mas fato é que dificilmente será melhor que o duckstation ou o swanstation com a opção de baixa latência do retroarch.

Takuma_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.719
Pontos
503
Entre a City Connection e a Live Wire eu prefiro jogar o jogo original..

Por mim a M2 STG poderia fazer todos os ports de shmups existentes que eu compraria..

eu ainda tenho esperança que eles façam um port pro Sokyugurentai.

mas como a CITY CONNECTION aparenta ter os direitos de ports do SEGA SATURN, é bem provável que seja eles...

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Reações
102.564
Pontos
1.839

Solaris 104
Eu joguei isso faz muito tempo. É de um grupo de brasileiros. Não vi nenhuma menção no tópico. A produtora nem existe mais.

Bem maluco esse hein? Inspiração pura nos shumups Europeus, até na OST synthwave.

Thnaks for sharing.

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
192.423
Pontos
2.234
Saiu o game do Yuzu Koshiro

Tem um pessoal brabo que a rom foi encriptada pro release do Steam (o release do Steam é a rom do Mega rodando num emulador).
Foda é que o cartucho físico do Mega vai demorar meses pra sair ainda, segundo eles porque querem fazer uma infinidade de testes no Mega pra ver se não tem nenhum bug, dado que, bem, não dá pra atualizar cartucho.

Eu acho que a demora é porque Limited Run Games. Tudo lá demora pra c***lh0, pqp

Eu até entendo eles terem encriptado...Não fizessem isso, teria cartucho no Aliexpress amanhã.

Asha

Bam-bam-bam
Reações
8.874
Pontos
453
Passando para recomendar alguns games antigos que não vi serem mencionados ainda:

BattleMania_MD_JP_Box.jpg

BattleMania2_MD_JP_Box.jpg

Battle Mania ("Trouble Shooter" nos EUA) e Battle Mania Daiginjou (também conhecido como "Trouble Shooter Vintage") do Mega Drive são shmups bem humorados e divertidos inspirados no anime/mangá "Dirty Pair", com dificuldade super acessível para quem não é bom no gênero. Battle Mania foi o meu primeiro e único 1CC e só não fiz o mesmo no Daiginjou pois não decorei as fases ainda.

Esses jogos também possuem uma história bem engraçada por de trás dos bastidores: O desenvolvedor, Takayan, é seguista assumido, e ambos os títulos possuem referencias bem abusadas ao Super Famicom e seus jogos, sendo que uma delas causou uma dor de cabeça para a sua empresa, VIC Tokai, e a Sega japonesa (que, lembrando, era totalmente diferente da americana e atuava num país onde esse tipo de coisa geralmente não era visto com bons olhos). As personagens principais, Maria e Mania/Madson e Crystal, também aparecem em Segagaga do Dreamcast:

v76qvSZ2yXdaYZYexA4stTLiKcpZxnD7B0N_O0BoPt1fJTAl8mK7TEDb6dWGczYCrE_2Ozj7Yl_rSOaXLA2WXvd63z1wOZ6rNgvb0hEesZWnHfw7G70
---
SRDSuperRealDarwin_arcadeflyer.png

SRD - Super Real Darwin (Arcade) da Data East é um clone de Xevious com um sistema de Power-up bem inovador e cheio de mistérios baseado na teoria da evolução de Charles Darwin. Algumas formas especiais da sua nave só podem ser desbloqueadas quando certas condições secretas são realizadas, incluindo uma que te deixa invencível.

O jogo possuí um port no Mega Drive chamado "Darwin 4081", programado pela própria Sega. O antecessor, Darwin 4078, também é divertido, porém muito mais arcaico e visualmente desinteressante, ao meu ver.
----
PC_Engine_CD-ROM%C2%B2_Seirei_Senshi_Spriggan_cover_art.jpg

Seirei Senshi Spriggan de PC-Engine CD é um shmup da Naxat Soft que se passa num cenário fantástico onde magia e tecnologia se misturam, lembrando uma versão mais "industrializada" do de Lords/Winds of Thunder. É considerado como um dos melhores games do gênero na plataforma, com belos gráficos e gameplay simples porém divertido.

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.882
Pontos
753
Eu peguei o Earthion na Steam. Roda em emulador, mas muito competente, com muitas opções, como deveria ser outras releases de empresas até maiores, mas preferem só lançar qualquer coisa e cobrar caro.
Quanto ao jogo estou tentando evoluir com 1 crédito apenas, então só cheguei até a segunda fase no Normal hehe. Mas gostei bastante.

Solaris 104
Eu joguei isso faz muito tempo. É de um grupo de brasileiros. Não vi nenhuma menção no tópico. A produtora nem existe mais.

Bem interessante. Me lembrou Gaia Seed por algum motivo, até ia olhar se era mesma dev, até ler o resto que era de brasileiros. Baita achado!

Ultima Edição:

Takuma_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.719
Pontos
503
joguei um pouco do Gradius Origins ontem e fiquei muito satisfeito!

não é um review, nem joguei todos os jogos da coletânea, mas zerei o Gradius II, Salamander II e joguei umas 4x o Salamander III.

pra começar, serei polêmico, no geral eu acho que gosto mais do visual do Salamander II que o Salamander III, pra quem não sabe o terceiro jogo é inédito e é um feito da M2 especialmente para essa coletânea.

os jogos antigos tem várias melhorias de qualidade de vida como rewind (o melhor que eu já vi até agora, dá inclusive para automatizar e voltar sempre dez segundo quando morrer), save stat, configurações, etc. Fica bem mais apreciável, especialmente Gradius II que eu levo numa boa o 1cc até a penultima fase, depois disso a dificuldade despiroca de forma incontrolável e agora, finalmente, graças ao modo de treino por estágio, eu consigo dominá-las?

eu acho que a grande graça dessa coletânea é essa, existem várias formas de aprender a jogar, inclusive ele salva automaticamente seu gameplay para assistir depois, e eu acredito (não fucei ainda) que possa baixar gameplays de outros jogadores via score ranking.

a coletânea tem uma infinidade de coisas pra fuçar, assim como diversos jogos tem diversas versões das placas arcades, sim - com mudanças sutis (com exceção do Gradius III que tem uma versão completamente diferente e nunca lançada, até agora), inclusive acesso aos assets dos jogos, ilustrações, trilhas sonoras, etc.

sobre Salamander III:

ele não tem as melhorias de qualidade de vida dos outros jogos, até onde vi não tem rewind e ele é substancialmente mais dificil que Salamander II, eu curti o visual, é sprite arte da melhor qualidade, a trilha sonora até onde joguei é boa tb.

Salamander III é como se fosse um lançamento para o SEGA SATURN, ele tem configurações, vc consegue mexer na dificuldade, tem créditos infinitos, mas não tem as funcionalidades típicas de coletânea, exclusivamente pra ele, nesta coletânea.

fato é que esta madrugada eu fiz dois loops no Salamander II e me veio na memória os bons tempos, quando eu comprei esse jogo pro SEGA SATURN e me deleitei com os gráficos fantásticos, esta coletânea faz um tremendo trabalho na emulação destas placas, os sprites estão impecáveis na minha OLED.

WhatsApp Image 2025-08-08 at 09.27.51.jpeg

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.882
Pontos
753
Acho que era do Amiga
Fui atrás agora, isso mesmo.
Apidya_Cover.jpg

Apidya (titled Abidja (アビヂャ) in Japanese characters below the title) is a horizontally scrolling shoot 'em up video game developed by German studio Kaiko and released by Blue Byte (as Play Byte) in 1992 for the Amiga.
A 24-bit pixel remake, Apidya' Special, is being developed by ININ Games for release in 2026.

kageyame

Mil pontos, LOL!
Reações
4.248
Pontos
1.229
amiga era um computador a frente do seu tempo, tinham muitos jogos incriveis nele.

Major_Kalu

Bam-bam-bam
Reações
393
Pontos
499
Tem um pessoal brabo que a rom foi encriptada pro release do Steam (o release do Steam é a rom do Mega rodando num emulador).
Foda é que o cartucho físico do Mega vai demorar meses pra sair ainda, segundo eles porque querem fazer uma infinidade de testes no Mega pra ver se não tem nenhum bug, dado que, bem, não dá pra atualizar cartucho.

Eu acho que a demora é porque Limited Run Games. Tudo lá demora pra c***lh0, pqp

Eu até entendo eles terem encriptado...Não fizessem isso, teria cartucho no Aliexpress amanhã.
O trabalho foi bem feito, eu estou meio que no vício nesse game, já terminei mas as vezes bate uma vontade de jogar e volto pro game. Da até vontade de comprar um mega só pra ter o game. Uma coisa meio estranha é que depois não fica registrado save game, os pontos na tela de título, deve ser esse esquema aí do emulador, parece que não salva, não sei. Ou estou fazendo algo errado no menu.

Asha

Bam-bam-bam
Reações
8.874
Pontos
453
Esse era do X68000 se não me engano.

Bem feliz com esse lançamento! O Apydia original é um dos meus shmups prediletos, possuindo uma soundtrack maravilhosa e algo que nunca vi em outros games do gênero: mini níveis escondidos em certas partes fases. Inclusive, você encontra um deles entrando na boca de um dos chefes!

Ver um shmup de Amiga ganhar remake me dá esperança de ver o meu xamego, Agony, também receber o mesmo tratamento:

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.882
Pontos
753

Indie japonês com mechas pelo que me pareceu. Não é shmup tradicional, mas cabe aqui no tópico.

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.882
Pontos
753
Ia postar aqui, eu tenho alguns, são ports bons (Dragon Blaze, Gun Bird 2).
Aqui tem o bundle completo:

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.882
Pontos
753
O goty do gênero desse ano?

Edit:
E lançamento de hoje:

Ultima Edição:
Topo Fundo