O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Sim, vamos adotar carros elétricos para acabar com a poluição no mundo...

darth vader x

Mil pontos, LOL!
Reações
22.391
Pontos
1.014

"The planet has been here four and a half billion years. We’ve been here what? 100,000? Maybe 200,000? And we’ve only been engaged in heavy industry for a little over 200 years. 200 years versus four and a half billion. And we have the conceit to think that somehow, we’re a threat?​

The planet has been through earthquakes, volcanoes, plate tectonics, continental drift, solar flares, sun spots, magnetic storms, the magnetic reversal of the poles … hundreds of thousands of years of bombardment by comets and asteroids and meteors, worldwide floods, tidal waves, worldwide fires, erosion, cosmic rays, recurring ice ages …​

And we think some plastic bags and some aluminum cans are going to make a difference? The planet isn’t going anywhere...​

WE ARE!"​

- George Carlin

Alberon

YouTube Player
Reações
125.835
Pontos
2.074

Ué, não era a revolução da mobilidade?
Fracassou por que não aconteceu evolução nenhuma, esses carros (puramente elétricos), deveriam ter autonomia de mais de 2000 km, isso sim seria uma evolução, o que se vê, são carros puramente elétricos, com autonomia pior que veículos a combustão, mesmo estes últimos, com a mijolina batizada pelo governo, que diminuí ainda mais a autonomia.

Os híbridos tem uma autonomia legal, mas são ainda mais complicados e complexos, além de mais caros.
Resolvem uma parte (melhoram a autonomia), mas agravam a outra.

Elétricos deveriam ser, meter a gasosa, sintética, fóssil, mijolina, o que seja, e rodar + 2000km, é isso.
Qualquer coisa diferente, é firula travestida de "evolução".
"Ain tem mais torque, não precisa passar marcha, polui menos", f**a-se, ninguém liga pra essas baboseiras.

Se fosse bom, aviões, toda a frota de caminhões, ônibus já seriam massivamente elétricos.
Não são como os celulares, que estão cada vez melhores e mais acessíveis, mais potentes.
Mas que já esbarraram também, na maldita bateria que não evolui.

Editado:
Mesmo que fosse essas baterias mesmo, 300 quilos de bateria embaixo do carro, mas que pelo menos, a recarga fosse 1 vez por ano (mesmo que a recarga demorasse 1 semana) mas que compensasse com uma autonomia gigantesca.
É isso que seria uma EVOLUÇÃO na mobilidade automotiva.

Agora, fazer algo um pouquinho melhor veículo a combustão, ou na maioria dos casos até perder pra um veículo antiquado como veículo tradicional é vergonhoso, ainda quererem falar que isso é o "futuro".
Além de serem mais caros também.

Ultima Edição:

Manjaster

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.152
Pontos
953
é pior ou melhor que a combustão?

Pq como já disse o user acima, nada é 100%. Nem andar a pé, ja que tu vai gastar sola de sapato e vai ter que comprar outro, que vem da borracha.... que vem do petroleo e por ai vai.
É melhor, mas quando todos os carros do mundo forem elétricos vai gerar uma pressão absurda por energia limpa, pra vc ter uma ideia nós não temos (nenhum país do mundo tem) matriz energética pra alimentar todos os carros do país carregando a noite ao mesmo tempo.

darth vader x

Mil pontos, LOL!
Reações
22.391
Pontos
1.014
É melhor, mas quando todos os carros do mundo forem elétricos vai gerar uma pressão absurda por energia limpa, pra vc ter uma ideia nós não temos (nenhum país do mundo tem) matriz energética pra alimentar todos os carros do país carregando a noite ao mesmo tempo.
E o pior é que temos essa energia limpa, o que não temos é uma infraestrutura boa de distribuição, fora as taxinhas do amor...

Alberon

YouTube Player
Reações
125.835
Pontos
2.074
Carro elétrico dá menos manutenção porque tem menos partes móveis, sei... :kpensa

Traduzindo, a suporta "complexidade" de uma motor a combustão, que pelos menos os mecânicos estão mais "acostumados", quem compra um carro elétrico, vai "abrir mão" dessa questão, se preocupar, com todos os outros sistemas, espalhados pelo carro, tão caros ou se não mais, quanto um motor convencional.
Ou seja, esses carros são tão ou mais complexos que um carro comum, até nisso, a turminha do meio ambiente e vendedores, mentiram.
Mas deve ser tudo mentira, basta trocar os pneus e está sussa. :klol

NEOMATRIX

Lenda da internet
Reações
84.257
Pontos
2.309
Percorri cerca de 300km hj e esse foi meu consumo (apesar de ter tirado a foto antes do destino)
Isso dirigindo em Power Mode

IMG_3170.jpeg

SithLord

Mil pontos, LOL!
Reações
18.957
Pontos
1.274
Acho que a solução no fim vai ser a hibridização.

Sabemos que a maior parte do consumo do carro é pra sair da inércia. Nisso atua o motor elétrico… depois entra o a combustão.

Nós temos o álcool que é renovável… mais filtros avançados e voila , um caminho pra diminuição da poluição .

Mas não tem fórmula mágica…

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
9.653
Pontos
984
Olha a atuação do elétrico da BYD no off-road.
Os Nissans Frontier, as Hilux e as L200, devem estar tremendo de medo dessa concorrência.

Com pneu de asfalto e entrando desse jeito, atolava em troller, f150, ram, l200...
Deve ter cavado um buraco grande ali :klol

Harpius

Mil pontos, LOL!
Reações
2.978
Pontos
1.254
Carro elétrico estou fora.
Não faz sentido comprar um carro que não pode usar para viajar e ainda existe dificuldades de carregamento, mesmo na cidade.
Atualmente, só iria no híbrido e mesmo assim, com relutância.
Ainda prefiro o bom e velho carros à combustão, tanto que só tenho ficado nos carros a combustão.

Alberon

YouTube Player
Reações
125.835
Pontos
2.074
Não faz sentido comprar um carro que não pode usar para viajar e ainda existe dificuldades de carregamento, mesmo na cidade.
Ainda prefiro o bom e velho carros à combustão, tanto que só tenho ficado nos carros a combustão.

Os híbridos são excelentes pela autonomia gigantesca, (que poderia ser corrigida em carros de passeio a combustão usando tanques maiores), mas pecam pela complexidade mecânica de ambas as versões (mecânica e elétrica).

geist

Lenda da internet
Reações
101.933
Pontos
1.753
A tendência é simplificação de projetos. A longo prazo o híbrido não vai se sustentar. O projeto é mais complexo que só à combustão ou só elétrico.

Na minha humilde opinião, o caminho seria só elétrico e só à etanol (com motor otimizado para isso) aqui no Brasil. Não faz mais sentido abastecer com combustível misturado com 30% custando bem mais caro.
O elétrico pode ter a autonomia reduzida, mas eu acredito que a tecnologia do carregamento mais rápido vai evoluir, então não seria tão ruim fazer uma parada de meia hora e ter autonomia para mais 120km.

Alberon

YouTube Player
Reações
125.835
Pontos
2.074
A tendência é simplificação de projetos. A longo prazo o híbrido não vai se sustentar. O projeto é mais complexo que só à combustão ou só elétrico.

Na minha humilde opinião, o caminho seria só elétrico e só à etanol (com motor otimizado para isso) aqui no Brasil. Não faz mais sentido abastecer com combustível misturado com 30% custando bem mais caro.
O elétrico pode ter a autonomia reduzida, mas eu acredito que a tecnologia do carregamento mais rápido vai evoluir, então não seria tão ruim fazer uma parada de meia hora e ter autonomia para mais 120km.

Mas não fazem isso por birra ou limitação tecnológica?
Encher um tanque de gasolina (ou mijolina mesmo), é esse combustível ser convertido em energia elétrica pra alimentar o motor elétrico, sem a necessidade de 300 quilos de baterias.

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.045
Pontos
1.704
O lance dos elétricos é que ele acaba sendo bom para a população geral nas cidades, menos barulho e menos gases poluentes nos centros urbanos, essa poluição acaba sendo isolada onde se extraem os materiais para as baterias dos carros e etc.

Então é meio que o 6 por meia dúzia na questão de que também polui, a vantagem fica nesse "isolamento" da poluição digamos assim, mas de resto é capitalismo igual, exploração do trabalho, desculpinhas para fazer as pessoas consumirem mais coisas e assim vai.

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.045
Pontos
1.704

Eu diria que carro elétrico deve atender fácil aí uns 60%~80% da população no geral, a média de rodagem no Brasil é de 12~15mil ano o que da aí uns 40~50km por dia, um carro elétrico com autonomia de 300km são quase 6 dias sem precisar plugar na tomada, ou seja, atende muito bem.

"Ah mas não da para viajar", concordo demais, mas se a pessoa viaja a cada 3~5 meses então a economia ainda compensa, da pra alugar carro para a viagem, ou dependendo de onde morar da até pra se programar para parar em locais estratégicos para recarregar, uma parada pro almoço em um shopping deve dar pra encher a carga.

Hoje se eu pudesse eu pegava um elétrico fácil, eu rodo 90% na cidade com meu carro, 10% na estrada e é coisa de 50~80km de viagem, quando tenho que fazer viagens longas de 200~300km é com carro alugado da empresa, um Dolphin Mini me atenderia em 100% do dia-a-dia, mesmo com aquele porta-malas quase que inexistente.

Harpius

Mil pontos, LOL!
Reações
2.978
Pontos
1.254
Os híbridos são excelentes pela autonomia gigantesca, (que poderia ser corrigida em carros de passeio a combustão usando tanques maiores), mas pecam pela complexidade mecânica de ambas as versões (mecânica e elétrica).

Justamente por isso que relutaria em ter um híbrido.
Seria preciso se preocupar com o funcionamento do motor elétrico e ainda o conversor.
Imagina fazer a manutenção destes itens que não existem em carros à combustão ?

Eu diria que carro elétrico deve atender fácil aí uns 60%~80% da população no geral, a média de rodagem no Brasil é de 12~15mil ano o que da aí uns 40~50km por dia, um carro elétrico com autonomia de 300km são quase 6 dias sem precisar plugar na tomada, ou seja, atende muito bem.

"Ah mas não da para viajar", concordo demais, mas se a pessoa viaja a cada 3~5 meses então a economia ainda compensa, da pra alugar carro para a viagem, ou dependendo de onde morar da até pra se programar para parar em locais estratégicos para recarregar, uma parada pro almoço em um shopping deve dar pra encher a carga.

Hoje se eu pudesse eu pegava um elétrico fácil, eu rodo 90% na cidade com meu carro, 10% na estrada e é coisa de 50~80km de viagem, quando tenho que fazer viagens longas de 200~300km é com carro alugado da empresa, um Dolphin Mini me atenderia em 100% do dia-a-dia, mesmo com aquele porta-malas quase que inexistente.

Para o meu perfil elétrico não rola.
Vou com muita frequência para interior para visitar familiares e só aí, já fica complicado ter um elétrico.
E mesmo na cidade, teria um problema, pois onde moro não existe ponto de recarga e só agora recentemente que na assembleia votaram para colocar ponto de recarga, mas pelo preço que vão cobrar, praticamente fica o mesmo que o custo de um carro à combustão.
Mesmo no trabalho, não há ponto de recarga. Ou seja, precisaria ficar procurando pontos em Shopping e etc, coisa que sinceramente não tenho a menor a paciência.
Lógico que se eu fosse um Uber, talvez pensasse seriamente em ter um elétrico. Mas mesmo nesta hipótese, o mais provável seria ir para um híbrido, pois aí não precisaria ficar me preocupando em dispensar corridas mais longas.

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.045
Pontos
1.704
Para o meu perfil elétrico não rola.
Vou com muita frequência para interior para visitar familiares e só aí, já fica complicado ter um elétrico.
E mesmo na cidade, teria um problema, pois onde moro não existe ponto de recarga e só agora recentemente que na assembleia votaram para colocar ponto de recarga, mas pelo preço que vão cobrar, praticamente fica o mesmo que o custo de um carro à combustão.
Mesmo no trabalho, não há ponto de recarga. Ou seja, precisaria ficar procurando pontos em Shopping e etc, coisa que sinceramente não tenho a menor a paciência.
Lógico que se eu fosse um Uber, talvez pensasse seriamente em ter um elétrico. Mas mesmo nesta hipótese, o mais provável seria ir para um híbrido, pois aí não precisaria ficar me preocupando em dispensar corridas mais longas.

Esse é meu problema atual também, um dos motivos que quero mudar para casa é justamente para poder ter a infra para carregar e ainda colocar painel solar, inclusive até contei uma história aqui no fórum de um vizinho que comprou um carro elétrico e depois queria porque queria que o prédio fizesse a infra na vaga dele.

Agora a questão do Uber eu acho que é pior, porque com a autonomia de 300km o carro não deve aguentar nem 6 horas de trabalho.

NEOMATRIX

Lenda da internet
Reações
84.257
Pontos
2.309

Eu diria que carro elétrico deve atender fácil aí uns 60%~80% da população no geral,
se tivermos esses 60 a 80% morando em casas e não apartamento, eu concordo

geist

Lenda da internet
Reações
101.933
Pontos
1.753
Mas não fazem isso por birra ou limitação tecnológica?
Encher um tanque de gasolina (ou mijolina mesmo), é esse combustível ser convertido em energia elétrica pra alimentar o motor elétrico, sem a necessidade de 300 quilos de baterias.

Disse mais para o lado do consumidor. Maior complexidade significa maior custo de manutenção e preço maior de aquisição.
Vai refletir em maior valor de seguro, IPVA...

Acho que se a preocupação toda for sustentabilidade, poderiam vender o monocombustível a etanol e o elétrico. Cada um compra de acordo com suas necessidades.
Gasolina no Brasil não faz mais sentido na proporção atual.

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.045
Pontos
1.704
se tivermos esses 60 a 80% morando em casas e não apartamento, eu concordo

Eu entrei apenas no mérito do deslocamento mesmo, se a gente for falar de infra já era, acho que 90% dos prédios de apartamentos não atende, não é difícil ter apartamento com água compartilhada imagina ter estrutura para colocar carregador nas vagas.

Harpius

Mil pontos, LOL!
Reações
2.978
Pontos
1.254
Esse é meu problema atual também, um dos motivos que quero mudar para casa é justamente para poder ter a infra para carregar e ainda colocar painel solar, inclusive até contei uma história aqui no fórum de um vizinho que comprou um carro elétrico e depois queria porque queria que o prédio fizesse a infra na vaga dele.

Agora a questão do Uber eu acho que é pior, porque com a autonomia de 300km o carro não deve aguentar nem 6 horas de trabalho.
Se for casa, aí vale a pena.
Tenho família que mora em chácara e lá eles tem ponto de recarga, ainda com energia solar, o que deixa o gasto com energia lá no chão.

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.045
Pontos
1.704
Agora uma coisa não adianta, pode ser hater, bater o pé ou fazer bico, os carros serão movidos todos a motores elétricos muito em breve, o problema do elétrico hoje é o combustível, que é a bateria, resolvido esse problema já era pro motor a combustão.

O Mirai que está sendo testado e desenvolvido desde 1992 seria uma alternativa :

Motor elétrico com hidrogênio de combustível, se não acharem uma forma melhor de fazer a bateria devem tentar esse tipo de solução.

Outra loucura seria essa :

Alberon

YouTube Player
Reações
125.835
Pontos
2.074
Agora uma coisa não adianta, pode ser hater, bater o pé ou fazer bico, os carros serão movidos todos a motores elétricos muito em breve, o problema do elétrico hoje é o combustível, que é a bateria, resolvido esse problema já era pro motor a combustão.

O Mirai que está sendo testado e desenvolvido desde 1992 seria uma alternativa :

Motor elétrico com hidrogênio de combustível, se não acharem uma forma melhor de fazer a bateria devem tentar esse tipo de solução.

Outra loucura seria essa :

O problema nunca foi motor, aliás veio da turma dos elétricos que criaram esse espantalho, a questão sempre foi a bateria gigantesca e ineficiente.
A bateria sempre foi o ponto dos críticos, e o calcanhar dos carros elétricos.
Aliás, a turma "elétrica", sempre mudaram a narrativa, no começo era pela natureza, depois que esses carros só precisavam trocar pneus, manutenção praticamente zero.
Sempre surge uma narrativa nova.

Se desde o começo, um carro com motor elétrico desses, fosse abastecido a gasolina/álcool o que seja, já estariam vendendo muito mais que carros convencionais, não tenho dúvidas.
A âncora dos carros elétricos é a bateria, que encarece tudo além de ser um atraso tecnológico.

Quando surgiram os celulares, o qua se poderia fazer no máximo era ligar e jogar um jogo da cobrinha.
Hoje celulares são praticamente computadores, aliás já podem até ligar em algum monitor e fazer isso.
Isso é evolução.

Já os elétricos, que seriam na teoria, uma evolução a frente dos carros convencionais, na realidade estão mostrando o contrário.
Menos autonomia, muito mais caros pra adquirir, mais pesados, demorados pra abastecer ou seja, piorou em muitos aspectos.

Usam o argumento de que "a maioria dos brasileiro não viajam, por, não precisam de carros com grande autonomia".
Então vemos Fiat UNO quadrado ou qualquer Corsa Classic de 2005, que faz muito bem essa função (até os dias de hoje), desde que foram concebidos.
Basta abastecer e viajar sem ter medo de "descarregar" antes de chegar a um posto, por falta de autonomia.
Uma CG uma moto da Honda, (sempre uso como exemplo no tópico dos carros), que qualquer pé de rato possui, mesmo com a mijolina batizada, tem quase 600km de autonomia, mas um carro elétrico de última geração, não consegue bater frente, uma mecânica antiga e pré histórica como essa.

Agora até viajar, abrir mão das viagens, se tornou um "privilégio", pra justificar adoção veículos elétricos.
Sendo que carro a gasosa sempre fizeram isso.

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
22.814
Pontos
503
A solução do ponto de vista ambiental todos já sabem. Tudo com motor elétrico na medida do possível e a matriz energética proveniente de energía nuclear. Uma pena que fora a China, o mundo caminha para a direção contrária. Ficam inventando 1 milhão de formas de energia, biocombustíveis, etc., quando a tecnologia para a energia nuclear já tá pronta, inclusive com soluções práticas para o lixo nuclear.

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.045
Pontos
1.704
O problema nunca foi motor, aliás veio da turma dos elétricos que criaram esse espantalho, a questão sempre foi a bateria gigantesca e ineficiente.
A bateria sempre foi o ponto dos críticos, e o calcanhar dos carros elétricos.
Aliás, a turma "elétrica", sempre mudaram a narrativa, no começo era pela natureza, depois que esses carros só precisavam trocar pneus, manutenção praticamente zero.
Sempre surge uma narrativa nova.

Se desde o começo, um carro com motor elétrico desses, fosse abastecido a gasolina/álcool o que seja, já estariam vendendo muito mais que carros convencionais, não tenho dúvidas.
A âncora dos carros elétricos é a bateria, que encarece tudo além de ser um atraso tecnológico.

Quando surgiram os celulares, o qua se poderia fazer no máximo era ligar e jogar um jogo da cobrinha.
Hoje celulares são praticamente computadores, aliás já podem até ligar em algum monitor e fazer isso.
Isso é evolução.

Já os elétricos, que seriam na teoria, uma evolução a frente dos carros convencionais, na realidade estão mostrando o contrário.
Menos autonomia, muito mais caros pra adquirir, mais pesados, demorados pra abastecer ou seja, piorou em muitos aspectos.

Usam o argumento de que "a maioria dos brasileiro não viajam, por, não precisam de carros com grande autonomia".
Então vemos Fiat UNO quadrado ou qualquer Corsa Classic de 2005, que faz muito bem essa função (até os dias de hoje), desde que foram concebidos.
Basta abastecer e viajar sem ter medo de "descarregar" antes de chegar a um posto, por falta de autonomia.
Uma CG uma moto da Honda, (sempre uso como exemplo no tópico dos carros), que qualquer pé de rato possui, mesmo com a mijolina batizada, tem quase 600km de autonomia, mas um carro elétrico de última geração, não consegue bater frente, uma mecânica antiga e pré histórica como essa.

Agora até viajar, abrir mão das viagens, se tornou um "privilégio", pra justificar adoção veículos elétricos.
Sendo que carro a gasosa sempre fizeram isso.
No final cai naquilo que eu falo que é o grande mal da nossa sociedade : O fanatismo.

Essa necessidade cega de defender algo o tempo todo só porque sim, você deu várias soluções e várias delas são lógicas e aceitáveis, assim como uma pessoa tem uma razão lógica para ter um elétrico hoje se ela faz as contas e isso atende a necessidade dela, na escola do meu filho tem um cara que tem 2 Dolphins, um normal e um mini, ele falou que pra ele valeu muito a pena, porque ele vendeu um carro bem mais caro, comprou os 2 e já tinha a infra elétrica na casa (painel solar), agora eu teria que desembolsar fácil aí uns 80k pra pegar um elétrico e fazer a infra, ou seja, não teria economia nenhuma nunca, tem maluco que gasta uma fortuna pra trocar o carro pra economizar no combustível mas não faz a conta do investimento total pra ver quando terá de fato o retorno.

Azeon

Lenda da internet
Reações
59.045
Pontos
1.704
Olha como a vida é, hoje eu peguei um Uber e depois de 2 cancelarem veio um Jac E-JS1, foi uma corrida curta de 5km mas consegui conversar um pouco com o motorista, o cara pagou R$130k no carro e ele tem que carregar o carro 2x/dia (ele diz que faz na rua, shopping e tal) mas que compensa muito mais que rodar com carro a combustão (faz uma média de 600km/dia), ele disse que trocou um Corolla nesse carro e que ele faz mais que o dobro do que fazia antes, ele foi bem sincero dizendo que o carro tem 10 anos de garantia e que após essa garantia é lixo, também deu pra notar e ele comentou que o espaço interno é nulo, tanto que atrás do banco do motorista não cabe ninguém de tão apertado mas para esse tipo de corrida urbana e curta é perfeito.

Como passageiro nem deu tempo de julgar mas é engraçado o carro chegar perto de você sem som nenhum do motor, mas eu tive a impressão que o carro emite algum tipo de som quando para e quando sai, pra mim a impressão que ficou foi igual aquela época do carro a gás natural, que todo mundo começou a colocar gás natural no carro mas se você fizesse a conta só ia economizar de fato se andasse muito, se você trocar "elas por elas" eu acho que compensa muito, mas investir uma grana pesada pra pensar na ecomonia do combustível não acho que compensa não, ainda mais porque no caso do E-JS1 é um carro pra 2 pessoas, diz que é até 5 passageiros mas sem condições.

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Reações
97.063
Pontos
1.839
Eu vou queimar óleo com motores absurdamente grandes e brutais até o fim dos meus dias, porque sei que os problemas que gerações futuras vão enfrentar não são causados pelos meus gostos pessoais de motores a combustão beberrões. E mesmo se o fossem...eu também não estaria nem aí.

Só se vive uma vez, e eu vou aproveitar do jeito que eu quiser.

Topo Fundo