O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Simpsons e o efeito Coealis

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Em um episódio dos Simpsons, Bart e Lisa, debruçados sobre a pia do banheiro acompanham a corrida entre um tubo de pasta de dente e um vidro de xampu, apostando qual dos dois iria afundar primeiro no redemoinho que se formou ao retirarem a tampa do ralo. Lisa ganha a corrida, mas Bart diz que poderia ter vencido se a água tivesse girado no outro sentido! Lisa então explica a Bart que "a água nunca gira no outro sentido. No Hemisfério Norte a água sempre gira no sentido anti-horário! É o chamado Efeito de Coriolis". Bart, sem querer aceitar o fato da água obedecer ao que ele acredita serem as "leis da Lisa", passa a fazer ligações internacionais para diversos países do Hemisfério Sul perguntando para as pessoas em que sentido a água está girando em seus banheiros.

Quem assiste aos Simpsons, sabe que Lisa representa a voz da ciência. Porém, quem estava certo neste caso era Bart! Embora seja verdade que por causa do efeito de Coriolis as marés e os ciclones girem no sentido horário no Hemisfério Sul e no sentido anti-horário no Hemisfério Norte, o mesmo não vale para os redemoinhos de água das pias das nossas casas.

ampliar.jpg
NOT0408310201_01_p.jpg


O mito de que a água escoa nas pias de acordo com o hemisfério é provavelmente um dos mitos científicos mais difundidos no mundo.

Tempos atrás, a rede de lanchonetes McDonald's estampava nos papéis que usa para forrar suas bandejas várias informações curiosas sobre a água. Em meio a curiosidades científicas ("o corpo humano é formado por 70% de água") e outras nem tanto ("vampiros não gostam de água corrente"), estava lá, mais uma vez, a informação de que "a água escoa pelo ralo no sentido horário no Hemisfério Sul e no sentido anti-horário no Hemisfério Norte". E assim este mito se fortalece.

Ponto para a força de Coriolis, que tem pouquíssimo a ver com os redemoinhos de água em pias, banheiras e vasos sanitários.

Mas afinal, o que é a força de Coriolis? E de que se trata essa misteriosa força? É simples: um corpo que tente se deslocar em linha reta sobre uma superfície giratória acaba sofrendo um deslocamento lateral. Imagine uma formiguinha na borda de um LP (as antigas bolachas de vinil) tentando chegar a um grão de açúcar caído lá pelo meio do disco. Alguém liga o toca-discos e, em seguida, o inseto começa a andar em linha reta, o menor caminho entre si mesmo e o açúcar. O que acontece? No que diz respeito à formiga, ela crê piamente que continua em linha reta. Mas para nós, olhando de fora, ela parece se deslocar estranhamente para o lado, como se houvesse uma “força” a empurrá-la para fora de seu rumo, e a pobre formiga tem que fazer uma curva para chegar ao açúcar. É essa força imaginária, a desviar a formiga, que recebe o nome de força de Coriolis.

Tal força foi batizada em homenagem ao engenheiro e matemático francês Gaspard Gustave de Coriolis, que em 1835 descreveu as leis da mecânica para um sistema de referência em rotação. Em seus estudos Coriolis verificou que em um sistema em rotação (como é o caso da Terra) há uma força que afeta o movimento de um corpo de maneira diferente no Hemisfério Sul e no Hemisfério Norte. Devido à forma esférica da Terra, a força de Coriolis possui um sentido no Hemisfério Sul e sentido oposto no Hemisfério Norte, sendo de intensidade nula no Equador.

É por causa da força de Coriolis que grandes camadas de ar entram em movimento de rotação, originando os ciclones. Pelo mesmo motivo, numa tempestade no Hemisfério Norte a massa de nuvens sempre gira no sentido contrário aos ponteiros do relógio, mas se a tempestade estiver no Hemisfério Sul, as nuvens se moverão em sentido horário. Se a Terra não estivesse rodando estas nuvens teriam forma de estrela, com o centro no ponto de menor pressão. Mas como existe uma rotação, a força de Coriolis faz com que as nuvens descrevam um movimento conhecido como ciclônico.

Os movimentos das correntes oceânicas também são resultado da ação da força de Coriolis, bem como os desvios sofridos por projéteis em trajetórias de longo alcance.

Depende também da massa de água e da velocidade de escoamento, que também são quantidades muito pequenas.
Então as pessoas pensam: "se vale para os ciclones e para os redemoinhos das correntes oceânicas, deve valer para os redemoinhos nas pias dos banheiros também...". Mas isso não é verdade. No caso da água descendo pelo ralo de uma pia, a força de Coriolis é muito pequena, mas muito pequena mesmo. Ela depende diretamente da velocidade angular da Terra em torno de seu eixo, que é da ordem de uma volta por dia.

Assim, quando ativamos a descarga de um vaso sanitário, há muitas forças sendo geradas pela turbulência da água que cai, a forma assimétrica do vaso, etc. Entre todas elas, o efeito de Coriolis se perde e é impossível comprovar sua presença. Logo, a água pode girar em qualquer sentido. O mesmo acontece com a água em uma pia, por exemplo, onde qualquer pequeno movimento da água já comporta uma inércia suficiente para superar a pequeníssima força de Coriolis. Só para se ter uma ideia, se a água numa pia de tamanho normal estivesse rodopiando a uma velocidade de 3600 km/h (o que seria um absurdo!), ainda assim a aceleração provocada pela força de Coriolis seria 66 vezes menor que a aceleração da gravidade! Sendo tão pequena, a força de Coriolis é praticamente desprezível frente às outras forças que atuam num tanque como o atrito e os efeitos causados pela forma e textura das paredes do tanque, bem como o movimento residual da água.

ampliar.jpg
NOT0408310201_01_swf_p.jpg


A força de Coriolis em ação

Não que seja de todo impossível detectar a força de Coriolis numa pia. Mas as condições são extremas: se você conseguir controlar todas as variáveis externas, incluindo a fricção da água com o ralo, o formato da pia, a temperatura da água, e esperar algo entre 18 horas e alguns dias para que toda e qualquer perturbação pré-existente cesse e, finalmente, tirar a tampa do ralo por baixo (para não tocar na água em hipótese alguma) a força de Coriolis vai, de fato, criar um elegante vórtice no sentido horário (no Hemisfério Sul) ou anti-horário (no Hemisfério Norte).
====================
Eu tenho uma vaga lembrança desse episódio e Lisa diz:
"As aguas perdidas sempre giram no sentido horario é o chamado efeito Coealis", e sempre fiquei com esse nome na cabeça COEALIS. Não sei foi erro de dublagem ou eu que não entendi direio pois esse episodio é muito antigo.
 

Acir M

One-Above-All
VIP
Mensagens
8.379
Reações
14.280
Pontos
1.014
Eu lembro desse episódio.

Lembrou que deu um treta grande pro Bart por causa da conta de telefone. kkk
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
bart e milhouse sempre serao meus personagens preferidos. q bom q ele estava certo.
 


Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.799
Reações
7.724
Pontos
1.264
Dizem que essa força não se aplica às águas em menor quantidade, mas façam o teste vocês mesmo.

Em mais de 90% das vezes o redemoinho formado na água escoando por uma pia será voltado para a direita (ou sentido horário).

Claro que dá pra alterar isso artificialmente girando a água em sentido contrário, mas mesmo assim ela volta ao sentido horário após algum tempo.

Já gastei muita água quando criança ao fazer esse teste.:kvergonha
Não podia ver água escoando que eu ia logo ver o sentido do redemoinho. Quase certamente era sentido horário.

Como nunca estive no hemisfério norte, pode ser que por lá as coisas não funcionem como aqui.
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
acho que foi esse episódio que ia rolar uma botinada no bumbum do Bart...
 

Diógenes Laércio

Bam-bam-bam
Mensagens
5.433
Reações
8.901
Pontos
353
COEALIS. Não sei foi erro de dublagem ou eu que não entendi direio pois esse episodio é muito antigo.
É engraçada uma coisa aí.
Você relatou um erro antigo que pode desfazer depois.
E aí você, ao terminar o relato, cometeu um erro semelhante de novo ao digitar a palavra direito.
Pode ser (ou não) uma pequena tendência, nada grave, sua.
Só um especialista pode avaliar isso.
Mas há coisas a serem consideradas.
Às vezes, os tradutores não entendem direito algumas palavras e podem transmiti-las de modo a provocar dificuldades de entendimento nos leitores.
Pegue, por exemplo, o nome Homer. É nada mais que Homero em inglês. Daria ou não outro sentido ouvir o nome Homero ou invés de Homer?
O nome Munrá é nada mais que Mumm Ha ou Mummy Ha que significa Múmia Rá. Daria ou não outro sentido?
Eu acho que Gru em "Meu Malvado Favorito" vem de Grouse que quer dizer perdiz, o que dá inclusive uma possibilidade de interpretar a aparência do personagem para além de seu possível valor simbólico, mas não tenho certeza ainda.
E por aí vai.
 

k1llm4ster

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.307
Reações
11.448
Pontos
1.224
interessante, tem um video massa dos caras que vivem no marco 0 fazendo uns experimentos para turistas.
bem no meio do hemisferio, não se forma redomoinho para nenhum lado! e bizarro kkk
 

HappyLol

Habitué da casa
Mensagens
217
Reações
166
Pontos
78
Realmente eu me lembro desse episódio, um tanto bem curioso kkkk nem noto de que sentido o redemoinho da descarga vai em que direção...
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.767
Reações
9.236
Pontos
1.084
Essa porra sempre me faz lembrar de CoD:

2012-06-05_00002.jpg
Tanta explicação pra no final é só esperar a bandeirinha parar de flamular que a bala vai certinho no meio da mira, e mesmo tendo um headshot, só o braço é arrancado.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.799
Reações
7.724
Pontos
1.264


Acho isso falso.

Notem que no teste 2 ela joga a água do balde no lado esquerdo da bacia. Isso faz com que a água turbilhone para a direita (sentido horário).

Já no teste 3, ela joga a água pelo lado direito da bacia, fazendo com que a água turbilhone para a esquerda (sentido anti-horário). Note que a folha deixada lá JÁ está se movendo em sentido anti-horário antes mesmo dela tirar o plug (2:15-2:20)

Ela deveria ao menos esperar a água se acalmar antes de puxar o plug para fazer essa experiência.
 
Topo Fundo