O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Singularidade/Transhumanismo news] Projeto pretende recriar digitalmente um cérebro

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.614
Reações
133.522
Pontos
2.139


Projeto pretende recriar digitalmente um cérebro de mamífero


hal9000.jpg
O Projeto Blue Brain é uma colaboração da IBM com a École Polytechnique Fedérale de Lausanne, Suiça, com um objetivo nada modesto: Recriar, via engenharia reversa, um cérebro de mamífero.
Começou em 2005, e no final de 2006 já conseguiram simular a Coluna Neocortical, uma estrutura composta de 50.000 neurônios e 30 milhões de sinapses.
bluegene.jpg
A fase 1, encerrada no começo de 2007, provou que é possível criar simulações precisas baseadas em engenharia reversa, embora isso consuma MUITO processamento. Com 596 Teraflops, o Blue Gene não é exatamente um TK85, e mesmo assim roda a simulação duas ordens de magnitude abaixo da velocidade de um cérebro normal. Se o Blue Brain despertasse consciência, o máximo que faria seria acessar Orkut e ficar falando com as miguxas no MSN.
A expectativa para a próxima fase é rodar próximo de tempo real, em um Blue Gene com 8.000 processadores simulando 10.000 neurônios. O modelo utilizado é o da Coluna Neocortical do cérebro de um rato de duas semanas, portanto estão longe ainda de um computador que responda "42". Se bem que... hum... ratos? OK, provavelmente a primeira coisa que ele vai responder será 42.
Em paralelo estão fazendo estudos para simular um neurônio em nível molecular. Até agora simulam em nível celular, o que significa que o neurônio em si é uma caixa-preta. Trabalhando no nível molecular/genético as interações entre neurotransmissores e componentes celulares passam a fazer parte do modelo. Mas avisam que não existe capacidade de processamento hoje para sequer sonhar em simular um cérebro, ou mesmo parte dele, em nível molecular.
O mais interessante é a pergunta final da FAQ:
"A consciência despertará?"
E a resposta: "Não sabemos"
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484
duas ordens de magnitude, isso significa o que exatamente? 1 milhão de vezes mais lento acho.

Emulação pode ser o caminho para a I.A. mesmo. Já que não é possível criar um hardware com as habilidade dos tecidos vivos, (como estabelecer ligações), essa ligações podem então ser feitas virtualmente. Mas haja processamento para um coisa dessa.

A velocidade em que avança o hardware tem diminuido, devido as dificuldades em criar circuitos menores. para multiplicar em 1 milhão de vezes o processamento, normalmente demora 30 anos de evolução contínua.
 

Lamerda

King of the Black Coconut Candy
Mensagens
8.195
Reações
339
Pontos
999
Sgt. Kowalski;2829609 disse:
Se o Blue Brain despertasse consciência, o máximo que faria seria acessar Orkut e ficar falando com as miguxas no MSN.
owned
:risada: :risada: :risada:

temo que o fim do mundo seje igual ao exterminador do futuro 3.......
[karrepio] [karrepio] [karrepio] [karrepio] [karrepio]

o que será que aconteceu com os processadores com ligações de DNA que cientistas israelenses estavam projetando?
 

AtDeathDoor

Bam-bam-bam
Mensagens
17.076
Reações
25
Pontos
216
[COLOR="Green"]O Guia do Mochileiro da Galáxias já faz parte do folclore científico!

Um dos livros mais brilhantes e engraçados que já lí (recomendo o filme também)


Ciao[/COLOR]
 

Deslock

Bam-bam-bam
Mensagens
6.685
Reações
58
Pontos
214
Lamerda;2829720 disse:
owned
:risada: :risada: :risada:

temo que o fim do mundo seje igual ao exterminador do futuro 3.......
[karrepio] [karrepio] [karrepio] [karrepio] [karrepio]

o que será que aconteceu com os processadores com ligações de DNA que cientistas israelenses estavam projetando?

para aplicabilidades, o projeto do computador quântico é mais estável e possui um número maior de operações que são possíveis de ser efetuadas.

É tipo o hd-dvd, é um natimorto
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.736
Pontos
709
[FONT="System"][COLOR="Navy"]Pesquisa deveras interessante, mas acho que por enquanto ainda estamos longe disso.

Quando houverem simulações com um modelo MUITO BOM, e em TEMPO REAL, chegaremos em algum lugar.[/COLOR][/FONT]
 


Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Ero_Seenin;2829705 disse:
duas ordens de magnitude, isso significa o que exatamente? 1 milhão de vezes mais lento acho.
Provavelmente 10², logo 100 vezes.

AtDeathDoor;2830046 disse:
[COLOR="Green"]O Guia do Mochileiro da Galáxias já faz parte do folclore científico!

Um dos livros mais brilhantes e engraçados que já lí (recomendo o filme também)


Ciao[/COLOR]
Não vi o filme, mas o livro é um dos meus favoritos. Gostei mais das alusões ao livro do que da reportagem em si haha.

Tesla;2830510 disse:
[FONT="System"][COLOR="Navy"]Pesquisa deveras interessante, mas acho que por enquanto ainda estamos longe disso.

Quando houverem simulações com um modelo MUITO BOM, e em TEMPO REAL, chegaremos em algum lugar.[/COLOR][/FONT]
Estamos longe de um cérebro humano completo.

Mas vão fazer o modelo de uma estrutura mais simples (Coluna Neocortical do cérebro de um rato de duas semanas) e rodando quase em tempo real. E isso já é uma bela caminhada, já que pelo que to vendo eles querem mais é testar a qualidade do modelo.

Porque acredito que o mais importante ai não é a velocidade em si, mas sim saber modelar o cérebro. Porque velocidade de processamento é uma evolução natural da eletrônica, e isso acontecerá automaticamente. Tanto que também estudam simular um neurônio em nível molecular, que é algo que exige mais processamento ainda.

E bom, TEMPO REAL é fundamental para algumas coisas, como telecom. Mas por exemplo, quando se processa simulações ou cálculos de engenharia, não se faz em tempo real.
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.736
Pontos
709
Knives;2831092 disse:
Estamos longe de um cérebro humano completo.

Mas vão fazer o modelo de uma estrutura mais simples (Coluna Neocortical do cérebro de um rato de duas semanas) e rodando quase em tempo real. E isso já é uma bela caminhada, já que pelo que to vendo eles querem mais é testar a qualidade do modelo.

Porque acredito que o mais importante ai não é a velocidade em si, mas sim saber modelar o cérebro. Porque velocidade de processamento é uma evolução natural da eletrônica, e isso acontecerá automaticamente. Tanto que também estudam simular um neurônio em nível molecular, que é algo que exige mais processamento ainda.

E bom, TEMPO REAL é fundamental para algumas coisas, como telecom. Mas por exemplo, quando se processa simulações ou cálculos de engenharia, não se faz em tempo real.

[FONT="System"][COLOR="Navy"]Eu sei disso, eu trabalho com simulações numéricas. :p

Mas acontece que, nesse caso, os caras querem chegar numa IA verdadeira.

Não adianta muito você ter uma IA que só vai processar informação em milhões de anos pra no final dizer "42".

Por isso nem falei em quantidade de neurônios também. Isso não importa muito. A qualidade do modelo sim. E creio eu que até o presente momento nossos modelos ainda não estejam no patamar "ideal".

Mas também não vou dizer que é inútil. Isso deve ser feito.

Mas só queria salientar que pode e vai demorar para aparecerem resultados.

Se minhas pobres simulações demoram 3 meses para se completar, imagina uma dessas. :lol[/COLOR][/FONT]
 
Topo Fundo