O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[SIO2SD] Projeto de Adaptador de cartão SD e driver SD para a interface PS2 SIO2!



spyblack

Supra-sumo
Mensagens
933
Reações
692
Pontos
174
Isso é bem legal pq dá pra pegar um memory card usado ou até quebrado e transformar ele em um SD adapter, será super útil para consoles slim pq o USB dele não ajuda em nada, e não depender de rede para jogar mais rápido.
 

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
607
Reações
1.633
Pontos
183
Isso é bem legal pq dá pra pegar um memory card usado ou até quebrado e transformar ele em um SD adapter, será super útil para consoles slim pq o USB dele não ajuda em nada, e não depender de rede para jogar mais rápido.
O pessoal dos projeto de PS2 portátil vão adorar também.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
2.144
Reações
4.341
Pontos
303
É... Agora vai pra frente!
Alguns anos atrás, o user Wisi criou um tópico no PSX-Scene sobre o driver sio2 que estava desenvolvendo. Foi daí o incio da coisa. Inclusive chegou a fazer testes com alguns jogos, utilizando o especifico driver no OPL. Eles funcionaram, mas um deles deu problema de controle desconectado, sendo que o controle tava na porta (creio que aplicando um patch neste driver isso seja resolvido).
Outro user, Maximus32 criou um modelo do cartão, usando um MC de ps2 e um leitor SD.
O user TnA, criou o tópico no PSX-Place do aparelho, com o progresso que tiveram e estão tendo no momento.

Ao meu ver, é algo simples de fazer Se for ver, até um MC quebrado de PS1 possa servir.
Espero que faça sucesso. Ps2, que é popular pra cassete, nem teve um SD Gecko como o do GC...
 

Wolfdarks

Habitué da casa
Mensagens
257
Reações
251
Pontos
53
É... Agora vai pra frente!
Alguns anos atrás, o user Wisi criou um tópico no PSX-Scene sobre o driver sio2 que estava desenvolvendo. Foi daí o incio da coisa. Inclusive chegou a fazer testes com alguns jogos, utilizando o especifico driver no OPL. Eles funcionaram, mas um deles deu problema de controle desconectado, sendo que o controle tava na porta (creio que aplicando um patch neste driver isso seja resolvido).
Outro user, Maximus32 criou um modelo do cartão, usando um MC de ps2 e um leitor SD.
O user TnA, criou o tópico no PSX-Place do aparelho, com o progresso que tiveram e estão tendo no momento.

Ao meu ver, é algo simples de fazer Se for ver, até um MC quebrado de PS1 possa servir.
Espero que faça sucesso. Ps2, que é popular pra cassete, nem teve um SD Gecko como o do GC...
Pois é também tinha visto essa postagem lá, ele usou Memory Card da Datel.
Se vingar esse será o desbloqueio definitivo, sem mexer no modchip, Instalando Fortuna ou FMCB, fora se houver compatibilidade com jogos que são incompatíveis com MCs piratinhas.
 


JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
607
Reações
1.633
Pontos
183
E com uma taxa de transferência de dados maior que USB, porém ainda sim inferior a rede smb e hdd, mas talvez já seja o suficiente para eliminar as travadinhas causada por vídeos com alto bitrate, acréscimo na velocidade dos loading e real time loading.

E pela praticidade e tamanho, na minha opinião vale demais!
 
Ultima Edição:

Wolfdarks

Habitué da casa
Mensagens
257
Reações
251
Pontos
53
Seria legal se o Ps1 tivesse algo do tipo.
La no post do tópico fizeram um com memory card de PS1, teve até um em outra cena de ps1(alemã) que fez isso há um tempo atrás.
Até que seria bom existir isso, PSIO é uma facada e tendo um concorrente talvez seja barateado com o tempo (ou não).

E com uma taxa de transferência de dados maior que USB, porém ainda sim inferior a rede smb e hdd, mas talvez já seja o suficiente para eliminar as travadinhas causada por vídeos com alto bitrate, acréscimo na velocidade dos loading e real time loading.

E pela praticidade e tamanho, na minha opinião vale demais!
Travadas em CGs até em rede há mas não chega ser TÃO ruim como na USB(teve ate uma melhorada em velocidade nesses últimos opls), concordo que em termos de velocidade o MC será mediano. Satisfação minha será quando existir uma versão de GDEmu ou ek3y (aquela plaquinha que troca unidade óptica e tu taca um SATA de 500tão GB cheio de jogos) no PS2, creio também que dai seria possível uma retrocompatibilidade mais do que decente do PS1 no PS2 e uma compatibilidade alta de uns jogos.
...
O que não conseguir ver ele em ação no PS2(apenas no FAT). Será os dados integralmente (terá um limite?) ou terá apenas uma partição de 8mb e outra só acesso ao homebrew? Vai pegar apenas em alguns PS2? (li que tem uma certa incompatibilidade em alguns ps2).
 

Azz01

Bam-bam-bam
Mensagens
3.885
Reações
3.091
Pontos
303
La no post do tópico fizeram um com memory card de PS1, teve até um em outra cena de ps1(alemã) que fez isso há um tempo atrás.
Até que seria bom existir isso, PSIO é uma facada e tendo um concorrente talvez seja barateado com o tempo (ou não).
Nao entendo muito mas acredito que no caso do PS1 mesmo assim iria precisar soldar alguma coisa na placa pra ela poder dar boot direto ou por algum menu igual o OPL, se nao me engano o proprio PSIO funciona dessa maneira
 

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
607
Reações
1.633
Pontos
183
La no post do tópico fizeram um com memory card de PS1, teve até um em outra cena de ps1(alemã) que fez isso há um tempo atrás.
Até que seria bom existir isso, PSIO é uma facada e tendo um concorrente talvez seja barateado com o tempo (ou não).


Travadas em CGs até em rede há mas não chega ser TÃO ruim como na USB(teve ate uma melhorada em velocidade nesses últimos opls), concordo que em termos de velocidade o MC será mediano. Satisfação minha será quando existir uma versão de GDEmu ou ek3y (aquela plaquinha que troca unidade óptica e tu taca um SATA de 500tão GB cheio de jogos) no PS2, creio também que dai seria possível uma retrocompatibilidade mais do que decente do PS1 no PS2 e uma compatibilidade alta de uns jogos.
...
O que não conseguir ver ele em ação no PS2(apenas no FAT). Será os dados integralmente (terá um limite?) ou terá apenas uma partição de 8mb e outra só acesso ao homebrew? Vai pegar apenas em alguns PS2? (li que tem uma certa incompatibilidade em alguns ps2).
Utilizo o OPL desde o 7, mas só comecei a usar por rede em 2014 e até agora os jogos que testei não tiveram travadas nas cutscenes, sempre usei com cabo crossover direto no dispositivo e com partições NTFS, e mantendo sempre desfragmentado, mas lembro de ter problemas com jogos em que o Loading era em tempo real, não sei se melhoraram isso.

Também acredito que algo como o GDEmu e eK3y seria a solução definitiva, é muito estranho não ter nada sobre...

Não sei responder... Andei lendo um pouco o tópico e vi que ele ainda roda com o mesmo drive fat 32, então ainda tem os mesmos limites de desfragmentação e tamanho do formato. Encontrei o trecho onde ele diz não ser compatível com modelos SLIM, o que é uma pena, mas quem sabe não se torne...

Maximus32 (Dev):

"Software wise it can work exactly the same as a usb stick, only a bit faster. It still runs on the IOP, with the same FAT32 driver. So keep in mind the same defragmentation and filesize limits. Hot plugging should be working (same as USB) but perhaps this still needed fixing. "


"Now the bad news. sio2sd DOES NOT work on slim ps2 models. I forgot all about this but when dusting off my old code and trying it on a slim model it wasn't working and I remembered."
 

Azz01

Bam-bam-bam
Mensagens
3.885
Reações
3.091
Pontos
303
"Now the bad news. sio2sd DOES NOT work on slim ps2 models. I forgot all about this but when dusting off my old code and trying it on a slim model it wasn't working and I remembered."
Se nao funciona na serie SLIM então nao tem motivo de usar esse adaptador, qualquer FAT aceita HD via modem que é bem superior isso tirando a limitação de leitura e espaço que um SD pode oferecer

Alguem ja nao questionou o criador do mod sobre isso ? Ou alguem ajuda ele nesse projeto para criar uma versão que funcione no SLIM ou vai flopar de vez isso ae, ninguem q usa HD vai trocar ele por esse mod
 
Ultima Edição:

Wolfdarks

Habitué da casa
Mensagens
257
Reações
251
Pontos
53
Maximus32 (Dev):

"Software wise it can work exactly the same as a usb stick, only a bit faster. It still runs on the IOP, with the same FAT32 driver. So keep in mind the same defragmentation and filesize limits. Hot plugging should be working (same as USB) but perhaps this still needed fixing. "


"Now the bad news. sio2sd DOES NOT work on slim ps2 models. I forgot all about this but when dusting off my old code and trying it on a slim model it wasn't working and I remembered."
Broder, essa incompatibilidade já vai ser extinta nos modelos Slims, isso se eles conseguirem corrigir o erro do software (umas atualizações) para modelo Slim.

Anaki94 (Dev):
Ich wollte auch mal wissen was passiert, wenn ich den Adapter auf der SCPH-90004 teste.
Die DECKARD Modelle sollen ja erst später kompatibel sein. (Falls es möglich ist)
Der Geschwindigkeitstest klappte nicht und das ganze war sehr langsam.
Was mich wirklich überraschte war, das trotzdem meine Dateien angezeigt wurden. :eek:
Das heißt, das die SD Karte schon angesprochen werden kann.



Pelo que parece, deve obrigatoriamente criar uma partição para o próprio ps2 reconhecer e outra com os bagulhos (jogos, capas, elfs...).
Essa cena está com todo vapor neste periférico, acredito que daqui uns meses já deve estar em venda (Eu vou querer apenas uns 2:ksafado).
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
2.144
Reações
4.341
Pontos
303
Broder, essa incompatibilidade já vai ser extinta nos modelos Slims, isso se eles conseguirem corrigir o erro do software (umas atualizações) para modelo Slim.

Anaki94 (Dev):
Ich wollte auch mal wissen was passiert, wenn ich den Adapter auf der SCPH-90004 teste.
Die DECKARD Modelle sollen ja erst später kompatibel sein. (Falls es möglich ist)
Der Geschwindigkeitstest klappte nicht und das ganze war sehr langsam.
Was mich wirklich überraschte war, das trotzdem meine Dateien angezeigt wurden. :eek:
Das heißt, das die SD Karte schon angesprochen werden kann.



Pelo que parece, deve obrigatoriamente criar uma partição para o próprio ps2 reconhecer e outra com os bagulhos (jogos, capas, elfs...).
Essa cena está com todo vapor neste periférico, acredito que daqui uns meses já deve estar em venda (Eu vou querer apenas uns 2:ksafado).
Alemanha superior :klol
 

ZeNinguem

Bam-bam-bam
Mensagens
1.140
Reações
1.818
Pontos
203
Broder, essa incompatibilidade já vai ser extinta nos modelos Slims, isso se eles conseguirem corrigir o erro do software (umas atualizações) para modelo Slim.

Anaki94 (Dev):
Ich wollte auch mal wissen was passiert, wenn ich den Adapter auf der SCPH-90004 teste.
Die DECKARD Modelle sollen ja erst später kompatibel sein. (Falls es möglich ist)
Der Geschwindigkeitstest klappte nicht und das ganze war sehr langsam.
Was mich wirklich überraschte war, das trotzdem meine Dateien angezeigt wurden. :eek:
Das heißt, das die SD Karte schon angesprochen werden kann.



Pelo que parece, deve obrigatoriamente criar uma partição para o próprio ps2 reconhecer e outra com os bagulhos (jogos, capas, elfs...).
Essa cena está com todo vapor neste periférico, acredito que daqui uns meses já deve estar em venda (Eu vou querer apenas uns 2:ksafado).
Se isso acontecer...

PS2 Portatil + Esse Adaptador + Micro SD de 512GB = MEGA WIN!
 

Azz01

Bam-bam-bam
Mensagens
3.885
Reações
3.091
Pontos
303
Nao sei se alguem aqui viu mas o criador soltou um video rodando Driver 1 do PSX via esse esquema, no video ele relata alguns problemas mas ainda assim é interessante ver

 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
2.144
Reações
4.341
Pontos
303
Nao sei se alguem aqui viu mas o criador soltou um video rodando Driver 1 do PSX via esse esquema, no video ele relata alguns problemas mas ainda assim é interessante ver

Pelo que eu entendi, são problemas com o jogo Driver em um Ps2 Slim modelo europeu( da série 90K), que não consta na lista de compatibilidade oficial da sony.
Deckard é o responsável pela emulação de Ps1 no Ps2 Slim, nos modelos 75K pra frente.
Ele também fez um video do Star Wars, também com problemas.
 
Topo