O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[SNES] Cartucho/Fita para de funcionar do nada, o que fazer??

Pedro Junior

Ser evoluído
Mensagens
89
Reações
12
Pontos
18
Boa tarde galera blz, então to precisando urgente da ajuda de vocês, eu sou colecionador e tenho vários jogos de SNES, em maio deste ano, adquiri o Super Mario RPG original de um amigo meu, testei ele na hora lah e o jogo funcionou de boa, cheguei em casa tudo certo tbm, joguei um pouco neste dia e fui dormir.

Ai 6 messes depois, (semana passada) fui jogar ele de novo e o cartucho não queria ir de jeito nenhum, dei aquelas levantadas e nada, nao to exagerando, tentei mais de 20x e nada, ai na ultima q tentei e já estava com a mão até no power pra desligar ele foi lah e funcionou, não acreditei, ai liguei e des liguei de novo e nada de querer pegar, tentei mais umas 20x de novo e não quis mais pegar de jeito nenhum.

Esqueci de falar, Eu sei álcool isopropílico como sempre uso para limpar os cartuchos e mesmo assim ele não quis mais pegar, minha duvida eh, oq eu faco para ele pegar normalmente? Pois das 40x que tentei, o jogo funcionou 1x então alguma coisa deve ser kkkkkkkk.

Me ajudem por favor.

Abraços.
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.709
Reações
30.206
Pontos
1.129
se os seus outros cartuchos estao normais a gente descarta o console. Possivelmente o chip do rom esta morrendo.
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.361
Reações
1.655
Pontos
854
Eu tinha alguns cartuchos estocados no porão de minha casa , deixei por vários anos tomando toda a umidade e poeira que havia por lá , depois de algum tempo resolvi testá-lo em alguns consoles que eu tinha ainda , resultado : Algum deles não funcionaram ... (Mesma coisa com CDs e DVDs de jogos ... :kduvida )
 

Pedro Junior

Ser evoluído
Mensagens
89
Reações
12
Pontos
18
Se o chip do room esta "morrendo", oq eu devo fazer? Tem como trocar ele q nem as baterias dos jogos que possuem "Save" e que não salvam mais?

Pior q tenho muitos cartuchos, e tinha dados para parar de funcionar e para logo ele, que eh o que mais vale, q raiva :/
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.361
Reações
1.655
Pontos
854
E tinha tantos* para...
Vai para o mundo da emulação como eu , talvez não seja tão "gostoso" como ter as mídias físicas a mão , mas pelo menos num HD seja mais difícil perder tudo que você já conquistou (embora que mesmo assim seja 100% garantido pois HDs também pifam ... )

Enfim em 2004 quando tive o meu primeiro PC me desfiz de todos os meus cartuchos e console em nome da emulação ... (e olha que não era poucos ...)
 


Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
E tinha tantos* para...

Eu tive esse problema com o meu Art of Fighting. Se o chip da rom está morto, infelizmente não há nada a fazer. É triste, mas mesmo sendo bem duráveis, os cartuchos são perecíveis. Se não foram cuidados de maneira correta pelo dono anterior, eles vão morrer na nossa mão. Tb coleciono e sei como é duro...mas acho que não tem jeito.
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
Meu Yoshi's Island :ksnif
Que saudade de poder jogar ele no meu console... Parou de funcionar um dia, eu fiquei uns 20 minutos tentando, apareceu uma tela de glitch, mas tocou uma música do jogo... claro que fiquei lá ouvindo, pois era a única coisa que dava pra fazer :kbravo
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.709
Reações
30.206
Pontos
1.129
Se o chip do room esta "morrendo", oq eu devo fazer? Tem como trocar ele q nem as baterias dos jogos que possuem "Save" e que não salvam mais?

Pior q tenho muitos cartuchos, e tinha dados para parar de funcionar e para logo ele, que eh o que mais vale, q raiva :/
chorar, pois outro igual só retirando de um cart funcional.
não é igual trocar bateria
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Tive esse problema com alguns games, a maioria resolveu voltar a vida sozinho, outros parece que funcionam conforme a vontade ou tem certas mutretas, tem jogos que parecem só funcionar se o console já estiver quente por exemplo, aí por superstição eu jogo alguma coisa que funciona de primeira e depois coloco aquele game teimoso. Tente a sorte. haha
 

arthur8

Habitué da casa
Mensagens
170
Reações
124
Pontos
69
O problema em si não é a fita, e sim os contatos. A big N, ao meu ver sempre usou contatos de má qualidade (ou má durabilidade) desde o NES até o N64. Eles oxidam, enferrujam ou perdem a "pressão" que aplicam a fita, e isso tudo atrapalha.

A solução que eu tenho aqui é aplicar WD-40 tanto no contato do console como da fita, deixar curar por alguns segundos e limpar. Já tive fitas que realmente morreram, e esse método sempre resolveu.

E não se preocupem. EPROM/EEPROM não morre tão fácil assim, pode demorar décadas até existir algum risco de dar defeito por conta própria ou corromper os dados. Tanto que temos fitas de Atari 2600 funcionando 100% até hoje.

Única recomendação que eu deixo de extrema importância é SEMPRE trocar as baterias de suas fitas com função de save, ou até tirar as baterias, pois caso ela vaze (o que é muito provável que acontecerá) irá oxidar toda a sua fita, e aí sim ela não tem recuperação.
 

Kuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.483
Reações
1.763
Pontos
919
Posta uma foto do cartucho aí, especialmente dos contatos.
 
Topo Fundo