O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


SNES e seus efeitos de Transparência Real

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Procurando por cenas transparentes no Google, achei uma screenshot de uma hack que EU tinha feito! :klol
Não lembro qual foi o tópico, mas eu decidi fazer uma demonstração de como o SNES pode colocar tantas cores na tela. Aí enchi a tela de arco íris + transparência. Essa imagem deu 769 cores.
RhFDXah.png


Essa cena de DKC2 em que passa uma camada inteira de transparência na tela, chegou às 697 cores:
f0d186912dea4709b4d0ae5ef1ebbdef.png


O vídeo de Hagane do Cosmic Effect mostrou uma parte bem interessante.


Em Demons Crest tem esse chefe esquisito. Interessante que apenas os sprites interagem com a transparência, o fundo não. Na verdade diversos jogos da Capcom fazem isso, é característica dela. :kbeca
321657-demon-s-crest-snes-screenshot-boss-fight-ovununu.png
4310734591274277be1444069201ac48.png
3d15a064f01c4c4495176f87a445c1a2.png
116344-mega-man-x-snes-screenshot-a-mid-boss.png


Foi neste tópico:
http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/jogos-com-melhores-gráficos-do-snes.391017/page-23

Pra variar, discussão com quem nega a realidade comprovada de que a imagem (e o Snes) superava as 256 cores simultâneas.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Outro jogo que é cheio de trasnparência , vc pode vê que usaram o efeito ja no começo do jogo na logo e nas nuvens que passam por cima da casa.
1rbz0m.jpg

Existem alguns jogos que não usam transparência Real , ao invés disso usam um truque que tenta parecer o efeito , esses truques é muito usado quando o Hardware em questão não tem suporte a tal , no próprio SNes muitas vezes o truque era usado.

Abaixo fiz uma demostração do efeito Real.

Dei um zoom no telhado da casa onde por cima passam as nuvens repare que na frente do telhado da casa tem alguma coisa (Nuven) que vc consegue vêr através por causa do efeito Real de transparência , onde a nuvem tem sua própria textura assim como o telhado também , sendo que consegue vê ambos .
1pz97n.jpg



Se vc voltar algumas paginas vai ver um MANJADOR aqui tentar deviar o foco do topico mostrando essa imagem:
29au24j.jpg

Perceba que os raios solares estão no mesmo plano que o cenário ou seja se vc apagar as linhas que formam o feixe de luz vai parecer que o cenário esta usando 2 cores na paleta , (escura e clara) como na imagem abaixo veja!!!

O que esta indicado com seta são itens que eu repetir sem as linhas do feixe de luz , veja que o truque ficou bem visível.
33asd2p.jpg


Além disso vc vê claramente que na frente do cenário não tem nada e que os feixes de luzes solares estão todos no mesmo plano do cenário ao invés de na frente como seria algo transparente Real.
ex:
bg8wnr.jpg

Veja que vc consegue vêr o copo em 1° plano a parede azul em 2° plano pois é algo transparente.

Agora veja um exempo de transparencia real no SNes:
30m7iwl.jpg

Perceba que em Gun Hazard é possível ver tanto o feixe de luz quanto o que esta atrás dele e que ambos estão em planos diferentes sendo que nas bordas do feixe vc ainda vê uma variação de cor interferindo no segundo plano.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Agora repare no truque feito para passar a senssação de transparência , repare que na frente do robo não tem nada e que eles apenas escureceram a paleta do robo dentro da bolha para passar a senssação que o mesmo é visto através da agua dando asenssação de algo transparente .
68dmps.jpg
Olha melhor esta imagem. Não foi mero escurecimento da paleta, uma parte do robô ficou mais clara que a outra.
7Eq6wPl.jpg
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Olha melhor esta imagem. Não foi mero escurecimento da paleta, uma parte do robô ficou mais clara que a outra.
7Eq6wPl.jpg
Não creio que seja transparência e sim um ótimo truque de paleta , pois por mais que altere a cor o efeito parece esta no mesmo plano e na não frente como seria algo transparente.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Não creio que seja transparência e sim um ótimo truque de paleta , pois por mais que altere a cor o efeito parece esta no mesmo plano e na não frente como seria algo transparente.
Não estou com emulador aqui pra conferir, mas sou mais este post aqui:
Interessante que apenas os sprites interagem com a transparência, o fundo não. Na verdade diversos jogos da Capcom fazem isso, é característica dela. :kbeca
321657-demon-s-crest-snes-screenshot-boss-fight-ovununu.png
4310734591274277be1444069201ac48.png
3d15a064f01c4c4495176f87a445c1a2.png
116344-mega-man-x-snes-screenshot-a-mid-boss.png
Repara na diferença das cores, o brilho da bolha interagiu com a cor do robô.

zxXZuYD.jpg
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Se vc voltar algumas paginas vai ver um MANJADOR aqui tentar deviar o foco do topico mostrando essa imagem:
29au24j.jpg

Perceba que os raios solares estão no mesmo plano que o cenário ou seja se vc apagar as linhas que formam o feixe de luz vai parecer que o cenário esta usando 2 cores na paleta , (escura e clara) como na imagem abaixo veja!!!

O que esta indicado com seta são itens que eu repetir sem as linhas do feixe de luz , veja que o truque ficou bem visível.
33asd2p.jpg


Além disso vc vê claramente que na frente do cenário não tem nada e que os feixes de luzes solares estão todos no mesmo plano do cenário ao invés de na frente como seria algo transparente Real.
Sobre este tipo de efeito, quem quiser conferir em movimento, fizeram um belo uso do recurso no game Garfield.


youtu.be/ho38-oLwRL0?t=590
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Não estou com emulador aqui pra conferir, mas sou mais este post aqui:
Repara na diferença das cores, o brilho da bolha interagiu com a cor do robô.

zxXZuYD.jpg
Não estou com emulador aqui pra conferir, mas sou mais este post aqui:
Repara na diferença das cores, o brilho da bolha interagiu com a cor do robô.

zxXZuYD.jpg
Realmente no caso do Megaman vc acertou de resto meu post esta correto , principalmente sobre Castlevania.
52za86.jpg
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
Pelo que eu vi, a transparência é real e também afeta o próprio X.
3dd157519fb44d9f909bc9a9a510525d.png

Sem sprites / Sem layer 2
26ca179535b54e6eb7b2838bea6b3a7a.png
0ef37945efd64b0ab28cd54ee4b8ff54.png


Também creio que o Mega Drive não conseguiria criar tantos tons diferentes apenas por escurecimento.
5e071084ccac491a893e4680cdc629bb.png

29au24j.jpg

Como visto nessa imagem, o efeito só possui uma cor para dar escurecimento. Ou seja, o máximo que ele pode fazer é dobrar o número de cores da tela.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Pelo que eu vi, a transparência é real e também afeta o próprio X.
3dd157519fb44d9f909bc9a9a510525d.png

Sem sprites / Sem layer 2
26ca179535b54e6eb7b2838bea6b3a7a.png
0ef37945efd64b0ab28cd54ee4b8ff54.png


Também creio que o Mega Drive não conseguiria criar tantos tons diferentes apenas por escurecimento.
5e071084ccac491a893e4680cdc629bb.png

29au24j.jpg

Como visto nessa imagem, o efeito só possui uma cor para dar escurecimento. Ou seja, o máximo que ele pode fazer é dobrar o número de cores da tela.
Sim isso porque no Mega não é transparência.
 
Ultima Edição:

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
Muito bom posta ai a hacker pra gente.

Fiz uma versão melhorada.
Agora, consegui colocar mais de mil cores na tela. :klol
39dbc5f31fe2487da9ce43163d39cee8.png

Deu 1349 cores nessa tela. Desativando as camadas no emulador você entenderá facilmente como consegui.
Não utilizei todos os 256 slots de cores, já que no Super Mario World temos separados 128 cores para os cenários e 128 para sprites. O segredo dessa overdose de cores é transparência + gradiente HDMA.
Coloquei de bônus uma fase com uma imagem de 138 cores em Mode 7, apertando para cima ou baixo você pode aproximar da tela.
dd496070c5d74edeb6cc4f818d75e3fa.png
89020dd60e02496fb48f4326dd3c3af4.png

Novamente, não pude utilizar todas as 256 cores por que as cores do Mario apareceriam na imagem.
Aqui o link da IPS:
Seria bacana ver rodando no SNES.
 

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
Outro jogo que é cheio de trasnparência , vc pode vê que usaram o efeito ja no começo do jogo na logo e nas nuvens que passam por cima da casa.
1rbz0m.jpg

Existem alguns jogos que não usam transparência Real , ao invés disso usam um truque que tenta parecer o efeito , esses truques é muito usado quando o Hardware em questão não tem suporte a tal , no próprio SNes muitas vezes o truque era usado.

Abaixo fiz uma demostração do efeito Real.

Dei um zoom no telhado da casa onde por cima passam as nuvens repare que na frente do telhado da casa tem alguma coisa (Nuven) que vc consegue vêr através por causa do efeito Real de transparência , onde a nuvem tem sua própria textura assim como o telhado também , sendo que consegue vê ambos .
1pz97n.jpg



Se vc voltar algumas paginas vai ver um MANJADOR aqui tentar deviar o foco do topico mostrando essa imagem:
29au24j.jpg

Perceba que os raios solares estão no mesmo plano que o cenário ou seja se vc apagar as linhas que formam o feixe de luz vai parecer que o cenário esta usando 2 cores na paleta , (escura e clara) como na imagem abaixo veja!!!

O que esta indicado com seta são itens que eu repetir sem as linhas do feixe de luz , veja que o truque ficou bem visível.
33asd2p.jpg


Além disso vc vê claramente que na frente do cenário não tem nada e que os feixes de luzes solares estão todos no mesmo plano do cenário ao invés de na frente como seria algo transparente Real.
ex:
bg8wnr.jpg

Veja que vc consegue vêr o copo em 1° plano a parede azul em 2° plano pois é algo transparente.

Agora veja um exempo de transparencia real no SNes:
30m7iwl.jpg

Perceba que em Gun Hazard é possível ver tanto o feixe de luz quanto o que esta atrás dele e que ambos estão em planos diferentes sendo que nas bordas do feixe vc ainda vê uma variação de cor interferindo no segundo plano.
Vc sabe que o termo "transparência real" não tem significado nenhum né?
Não existem dois objetos e você está vendo um deles através do outro. O que um videogame pode fazer é misturar as cores de um objeto (representação gráfica de um objeto pra ser mais exato) com as do outro, que é o que o SNES faz nativamente e o MD (e vários outros) não. Mas é um truque do mesmo jeito que dither é truque, uma maneira de fazer uma representação gráfica de algo que existe na vida real e não na virtual: transparência. É tudo truque, mas o do SNES é embutido no console, mais potente e mais fácil de fazer. No mais, ótimo tópico!
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Vc sabe que o termo "transparência real" não tem significado nenhum né?
Não existem dois objetos e você está vendo um deles através do outro. O que um videogame pode fazer é misturar as cores de um objeto (representação gráfica de um objeto pra ser mais exato) com as do outro, que é o que o SNES faz nativamente e o MD (e vários outros) não. Mas é um truque do mesmo jeito que dither é truque, uma maneira de fazer uma representação gráfica de algo que existe na vida real e não na virtual: transparência. É tudo truque, mas o do SNES é embutido no console, mais potente e mais fácil de fazer. No mais, ótimo tópico!
Sua resposta já foi dado a 1 pagina atrás e eu nem preciso ficar tentando te explicar pois na minha postagem do copo eu mostrei o que era transparência coisa que vc via no Gum Hazard mais não via no Castlevania , ambos com efeitos de luzes , entao por mais que eu explique e te de vários exemplos , VC não vai aceitar então vou deixar a resposta já dada no inicio do tópico.
Legal, o do gba é oq chamam de transparência real?

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Sim, porque não se trata de Dither ou Shadow/High Light.
Esses 2 truques tentam te passar a mesma sensação , mais existem casos que eles não iram substituir o efeito nem f**end0.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
A partir dos 16:30 efeito de transparência REAL no chefe , que jogão!!!! SNes a casa dos melhores Rpgs.
 

Gillian

Supra-sumo
Mensagens
834
Reações
1.298
Pontos
183
Romancing Saga 3 é fodão mesmo...
E esse final é uma das melhores coisas desse jogo...

Enviado dos céus de Zenithia!
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
Fiz uma versão melhorada.
Agora, consegui colocar mais de mil cores na tela. :klol
39dbc5f31fe2487da9ce43163d39cee8.png

Deu 1349 cores nessa tela. Desativando as camadas no emulador você entenderá facilmente como consegui.
Não utilizei todos os 256 slots de cores, já que no Super Mario World temos separados 128 cores para os cenários e 128 para sprites. O segredo dessa overdose de cores é transparência + gradiente HDMA.

1349 cores? Incrível!!

Isso é possível mesmo?:kwow
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Fiz uma versão melhorada.
Agora, consegui colocar mais de mil cores na tela. :klol
39dbc5f31fe2487da9ce43163d39cee8.png

Deu 1349 cores nessa tela. Desativando as camadas no emulador você entenderá facilmente como consegui.
Não utilizei todos os 256 slots de cores, já que no Super Mario World temos separados 128 cores para os cenários e 128 para sprites. O segredo dessa overdose de cores é transparência + gradiente HDMA.
Coloquei de bônus uma fase com uma imagem de 138 cores em Mode 7, apertando para cima ou baixo você pode aproximar da tela.
dd496070c5d74edeb6cc4f818d75e3fa.png
89020dd60e02496fb48f4326dd3c3af4.png

Novamente, não pude utilizar todas as 256 cores por que as cores do Mario apareceriam na imagem.
Aqui o link da IPS:

Seria bacana ver rodando no SNES.
Me passa essa rom já patcheada para eu gravar um video dela rodando no Everdrive.
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
1349 cores? Incrível!!

Isso é possível mesmo?:kwow
Yeah, nem eu sabia que tinha como passar de mil pra falar a verdade. :kbeca
Isso é resultado de uma mistureba:
HDMA > Layer 2 com dithering para que as cores do HDMA ainda apareçam na tela > Layer 1 transparente > Layer 3
0578811cd41b4eb387bc6d1ef12cf010.png
a9a9d99fd8ad43f6ac452ff6df749343.png

37ac37309ce7408eb6e3b67d2601e897.png
ab85f8f55bf54d81a9da3c67ad2d5a44.png

Já os sprites, eles sempre ficarão por trás da Layer transparente, criando ainda mais cores. hehe
Me passa essa rom já patcheada para eu gravar um video dela rodando no Everdrive.
Mandei privado.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
Eu tinha postado esse video na primeira página mas não tinha dado muita bola, agora olhando bem, esse efeito de transparência real imitando gelo ficou lindo demais, com vários tons transparente de azul.

 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
Sobre este tipo de efeito, quem quiser conferir em movimento, fizeram um belo uso do recurso no game Garfield.


youtu.be/ho38-oLwRL0?t=590

Lindo esse resultado, mostra que com o devido esforço qualquer obstáculo pode ser alcançado. Mesmo não dispondo do recurso nativamente o console usa seu poder bruto para entregar um belo feito.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
Tava jogando Top Gear nesse fds, no Top Gear 2 tem uma pista bem legal que usa um efeito de neblina, uma transparência muito bem aplicada, ficou um efeito muito legal, dando uma boa impressão de profundidade quando os carros estão mais longes eles estão mais apagados.






Pra efeito de comparação, na versão do Mega eles usaram uma tela de shadow/highlight, da ate pra ver tipo uma linha divisória na pista pra tentar imitar o efeito, mas não ficou ruim, ficou bacaninha tbm.

 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.560
Pontos
1.299
No Mega usaram interrupção da Vblank, trocando em miúdos o mesmo efeito da água nos jogos do Sonic. :kideia
 
Topo Fundo