O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sobre a política comercial atual da Nintendo: mercenária, exagerada (mas compreensível) ou bem balanceada?

Sobre a política comercial da Nintendo

  • Não sou consumidor da marca e acho sua política comercial bem balanceada

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    109

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.235
Pontos
2.009
Tava tetando com o irmão de teta @Lagartixo sobre a politica comercial da Nintendo e o quão leonina ela é (ou não).

Sou apaixonado pela marca e acho DISPARADAMENTE a maior empresa de games de todos os tempos, algo que talvez levará algumas décadas pra mudar, isso se um dia mudar.
Tive um hiato de 95 (quando troquei meu Snes pelo PS1) até 2014 (quando comprei o WiiU em "complemento" ao PS4), mas isso não foi um adeus e sim um até logo.

Mas o que isso importa pra discussão do tópico? Não sou o único a ter uma relação de paixão com a marca - ou qualquer outra - e isso pode gerar um viés na análise, pois uma coisa é alguém achar a política leonina mas ainda assim comprar seus produtos por perceber valor agregado (o que é o meu caso, como costumo dizer, sou uma pooltinha bem doutrinada pela Nintendo :klaco) e outra é achar uma política leonina mas não consumir, por entender como mercenária.

Alguns dos melhores momentos da minha vida foram diante de um aparelho e / ou jogo criado por ela, então não tem como amar, a BigN é realmente mágica, inclusive tentei decodificar isso aqui:


Ao mesmo tempo, do Wii pra cá, a Nintendo adotou uma estratégia mercadológica que consiste em gerar um diferencial competitivo via inovação disruptiva e / ou incremental, mais especificamente na FORMA DE JOGAR, o que possibilitou se darem ao luxo de lançar hardwares completamente defasados, o que dividiu opiniões.

Tem outro tópico lendário meu que fala sobre isso:



174646

174647

Ou seja, basicamente, ela passou a "comer o mingau pelas beiradas" enquanto Sônia e Microsofre se canibalizam no mainstream gamístico.
E isso não é uma questão de ser bom ou ruim, é apenas uma peculiaridade, sendo que, como comentei, todo esse mecanismo mercadológico agregou EXTREMO valor à marca, além de ainda mais fidelização pelo já fiel público.

Importante também separar a política de hardware (console) X política de software. Muito da minha percepção "negativa" de tal política é pelo preço dos jogos e não do console, mas infelizmente não tem como desmembrar isso na enquete.

Dito isso tudo, eu ENTENDO ela cobrar mais caro pelos seus produtos, sobretudo games. Por outro lado, acho completamente LEONINA, quase que mercenária, sua política de cobrar, por exemplo, 60 Bidens em marmita requentada pela 2ª vez, vide New Super Mario Bros. Mas é aquilo: Nintendo virou praticamente um nicho dentro do mercado de games e ela não faz nem mais questão de esconder isso.
E sim, ela VENDE PRA c***lho, mesmo com essa estratégia. Mas estamos falando aqui de percepção mercadológica e não resultados financeiros, afinal de contas somos tetudos consumidores de games e não acionistas.

Detalhe importante: não esqueçamos também que estamos no Huezil, onde o poder de consumo é infinitamente inferior ao de outros países, então é natural essa impressão também.

Comentão! O que sair daqui mandarei inbox pro Furukawa pra quem sabe baixarem os preços, eu acredito nisso :kforever
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
Eu acho a política de preços exagerada sim mas entendo o porquê. Ela não é burra, se tem quem pague pra quê baixar?

Agora acho desleal "culpar" a empresa por isso. Se outras pudessem também continuariam a cobrar caro por seus jogos ou por relançamentos. O problema é que elas tem concorrência, a Nintendo não.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.235
Pontos
2.009
Eu acho a política de preços exagerada sim mas entendo o porquê. Ela não é burra, se tem quem pague pra quê baixar?

Agora acho desleal "culpar" a empresa por isso. Se outras pudessem também continuariam a cobrar caro por seus jogos ou por relançamentos. O problema é que elas tem concorrência, a Nintendo não.

Sim, tudo é uma questão de oferta e demanda.
Eu sou o tipo de consumidor da Nintendo que fica chorando pelos cantos por causa dos preços, mas vai lá e paga bem faceiro 299 nióbios em marmita requentada de 8 anos atrás (que por sua vez já era uma marmita de 2011).

Ou seja: o choro é livre, mas no final das contas acho um preço pagável (não confundir com justo).
 

ZKAEV

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.328
Reações
2.202
Pontos
1.029
Acho que a política não é tão leonina quanto parece, a Sony por exemplo também vai aumentar o preço dos jogos, o problema de verdade é que somos brasileiros.

Em euros, dolares etc 50 paus num jogo não é absurdo é <5% de um salário, como tivemos essa queda de valor do real e toda esse lamaçal de fatos negativos ultimamente, o preço ficou sim, absurdo.

No STEAM que realmente liga para o Brasil por exemplo, chovem jogos bons a 15 reais, 30 reais em promoções. A Nintendo nem estava aqui mais e sinceramente parece nem ligar para o Br lol O preço é literalmente a conversão da moeda, nenhum incentivo ou pensamento nos brasileiros.
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.315
Reações
8.464
Pontos
353
Acho que a política não é tão leonina quanto parece, a Sony por exemplo também vai aumentar o preço dos jogos, o problema de verdade é que somos brasileiros.

Em euros, dolares etc 50 paus num jogo não é absurdo é <5% de um salário, como tivemos essa queda de valor do real e toda esse lamaçal de fatos negativos ultimamente, o preço ficou sim, absurdo.

No STEAM que realmente liga para o Brasil por exemplo, chovem jogos bons a 15 reais, 30 reais em promoções. A Nintendo nem estava aqui mais e sinceramente parece nem ligar para o Br lol O preço é literalmente a conversão da moeda, nenhum incentivo ou pensamento nos brasileiros.
A diferença é que os jogos da Sony vêm dublados em PT-BR. Os da Nintendo nem legendados vêm. Não defendendo a Sony, que anda cravando todo mundo também, mas não tem como comparar a atenção dada a nós por ambas.
 


IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.303
Reações
19.862
Pontos
803
Acho que a política não é tão leonina quanto parece, a Sony por exemplo também vai aumentar o preço dos jogos, o problema de verdade é que somos brasileiros.

Em euros, dolares etc 50 paus num jogo não é absurdo é <5% de um salário, como tivemos essa queda de valor do real e toda esse lamaçal de fatos negativos ultimamente, o preço ficou sim, absurdo.

No STEAM que realmente liga para o Brasil por exemplo, chovem jogos bons a 15 reais, 30 reais em promoções. A Nintendo nem estava aqui mais e sinceramente parece nem ligar para o Br lol O preço é literalmente a conversão da moeda, nenhum incentivo ou pensamento nos brasileiros.

Os preços de jogos de Switch era melhores a 2 anos atrás que hoje, mas especificamente 2017/2018 mas hoje? 3x no minimo a situação piorou aqui, como disse 50, 60 pesam muito menos pra um Europeu ou Americano que o fullprice no Brasil( mais de 150 já pesado pra muita gente), só olhar que pra comprar uma 1660S tá uma vergonha completa que a Kabum tá cobrando, tudo piorou por aqui em todos lados.

Já a conversão em moedas é uma politica padrão em todos países, Brasil não seria diferente tendo um mercado br Nintendo é 1/5 que da Coreia do Sul(que hoje tem localização nos jogos e investimento real deles lá) e logicamente não faz sentido ser "queridinho" se não dá retorno pra isso

Steam ainda liga pro Brasil mas é curioso que ela também tá ficando mais cara a cada ano, especificamente pra nós, enquanto lá fora mantem o mesmo padrão, faz 2 anos que não compro um jogo na Steam desde PPT.
 

Satin Chic

Bam-bam-bam
Mensagens
371
Reações
992
Pontos
278
Acho que o problema nem são os preços, já que é o padrão. O problema é a falta de promoções. Na PSN/Steam/Live é promoção o tempo todo, de jogo antigos a lançamentos. Me lembro de ter comprado o Crash 4 poucas semanas depois do lançamento quase pela metade do preço. Isso nunca aconteceria com alguma IP da Nintendo. Você comprando hoje ou daqui há 5 anos vai pagar o mesmo preço, esse é o problema.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.303
Reações
19.862
Pontos
803
A diferença é que os jogos da Sony vêm dublados em PT-BR. Os da Nintendo nem legendados vêm. Não defendendo a Sony, que anda cravando todo mundo também, mas não tem como comparar a atenção dada a nós por ambas.

O mercado Playstation no brasil é 100x maior que o Nintendo por aqui, e na época que a Sony não trazia jogos pt-br, também era maior igualmente, atenção dela tem porque existe o retorno, Nintendo não dá atenção porque não tem retorno...e mesmo que dê, iria parar quando as vendas continuassem pífias
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.321
Reações
29.951
Pontos
1.049
Tendo em vista que hoje em dia ela é focada em mini-games e jogos de baixíssimo valor, acho tudo bem caro. Em um mundo justo, com os grandes AAAs custando 60 ~ 70 bidens, jogos da Big N quando simulam um AAA (tipo Zelda), o valor deveria ser na faixa dos 30 dólares, e os jogos medianos (Odyssey, Animal Crossing, Fire Emblem, etc) deveriam custar algo em torno de 20.

É o preço dos indies em outros aparelhos. Mas nos da Nintendo vem essa facada.

Em todo caso, amo meu Switch e compro tudo original em mídia física pra enfeitar minha prateleira. Adoro meus cartuchinhos amargos!

Vida longa a maior mercenária do planeta terra, vida longa a Big N!!!

EDIT: Votei na primeira opção!
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.235
Pontos
2.009
Acho que a política não é tão leonina quanto parece, a Sony por exemplo também vai aumentar o preço dos jogos, o problema de verdade é que somos brasileiros.

Em euros, dolares etc 50 paus num jogo não é absurdo é <5% de um salário, como tivemos essa queda de valor do real e toda esse lamaçal de fatos negativos ultimamente, o preço ficou sim, absurdo.

No STEAM que realmente liga para o Brasil por exemplo, chovem jogos bons a 15 reais, 30 reais em promoções. A Nintendo nem estava aqui mais e sinceramente parece nem ligar para o Br lol O preço é literalmente a conversão da moeda, nenhum incentivo ou pensamento nos brasileiros.
Pois então, é muito relativo.

Na verdade o certo seria dividir a política da Nintendo em 3 e classificar a partir disso.

  1. Política de hardware: acho bem balanceada. O Switch é um equipamento disruptivo, com muita tecnologia embarcada, além do minimalismo por ser um híbrido.
  2. Política de software / novos jogos: exagerada, mas compreensível, mesmo achando meio absurdo pagar o mesmo preço de um game de PS5. E nem entro no mérito da mídia física, que aí acho leonino.
  3. Política de software / remaster(makes): aqui é o maior problema. Acho completamente MERCENÁRIA a política de vender marmita requentada (algumas por mais de uma vez) a 60 Bidens, pra não dizer surreal. Ainda assim compro, mas com desgosto, ao contrário do item 1 e 2.

Na comparação com a Sony, primeiro que tem um hardware de ponta, não mid gen.
Segundo que entregam muito mais conteúdo nos seus games (a começar, por exemplo, pela tradução) e terceiro que também entregam um serviço muito melhor, no caso da Nintendo exageradamente capado.
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.315
Reações
8.464
Pontos
353
O mercado Playstation no brasil é 100x maior que o Nintendo por aqui, e na época que a Sony não trazia jogos pt-br, também era maior igualmente, atenção dela tem porque existe o retorno, Nintendo não dá atenção porque não tem retorno...e mesmo que dê, iria parar quando as vendas continuassem pífias
E talvez não dê retorno porque não tem atenção. Se eles não se mexerem pra reverter isso, continuará assim.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.235
Pontos
2.009
Estamos falando de jogos, mas pararam para pensar que o Switch está no seu quinto ano de vida e ainda com preço de lançamento.

Sim, mas como eu disse ali em cima:

Pois então, é muito relativo.

Na verdade o certo seria dividir a política da Nintendo em 3 e classificar a partir disso.

  1. Política de hardware: acho bem balanceada. O Switch é um equipamento disruptivo, com muita tecnologia embarcada, além do minimalismo por ser um híbrido.
  2. Política de software / novos jogos: exagerada, mas compreensível, mesmo achando meio absurdo pagar o mesmo preço de um game de PS5. E nem entro no mérito da mídia física, que aí acho leonino.
  3. Política de software / remaster(makes): aqui é o maior problema. Acho completamente MERCENÁRIA a política de vender marmita requentada (algumas por mais de uma vez) a 60 Bidens, pra não dizer surreal. Ainda assim compro, mas com desgosto, ao contrário do item 1 e 2.

Mesmo sendo um hardware caro, por ter tamanha inovação embarcada (afinal de contas, mesmo sendo um hardware defasado, ele vem com uma tela de boa qualidade + 2 controles com feedback háptico, sensor de movimento e porra toda) diria que o preço é justificável, diferentemente dos games, sobretudo os remakes/masters.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Tem coisa que eu acho overkill, como aquele lance dos Amiibos, mas é aquela história se tem gente que compra, os caras exploram o máximo até o consumidor médio dar uma freada no consumismo.

Não é tão diferente das outras empresas.
 

Pipoqueiro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.420
Reações
3.475
Pontos
453
Eu até entendo o preço dos jogos do ps5, series x, e até PC, Custo de desenvolvimento para entregar fidelidade visual com conteúdo.
Da nintendo não; Poderia facilmente vender no preço da geração ps3-4 e ainda lucrar
 

Suja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
5.969
Pontos
989
Acho excelente, nunca deixa seu produto desvalorizar e ganha horrores em cima dos trouxas.

O que me incomoda não é a política comercial da Nintendo, mas sim como essa prática afeta a produtividade criativa dela.

Estamos a indo para 20 anos sem um F-Zero, mas marmita de Mario e Zelda sai a cada 6 meses.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.735
Reações
22.510
Pontos
1.129
Preço dos jogos e do console não dá pra falar muito, porque eles vendem demais. Cobrar menos só se fosse pra fazer caridade.

Mas tem coisas que são bem toscas sim, como cobrar pra jogar online, em uma infraestrutura péssima, e vender jogo por tempo limitado.

Isso ignorando que estamos no Brasil. Aqui infelizmente o Switch é produto de luxo...
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.089
Reações
1.940
Pontos
844
Povo falando dos valores dos jogos...
Vamos lá: Vocês esqueceram do seguinte, que a imagem do Brasil está uma m**** mundo afora, graças a esse governo de merd@ que cria lei até pra proteger corruptos. Enquanto esse governo estiver no poder, o nosso real continuará desvalorizado. E se a moeda aqui está sem valor, naturalmente as empresas estrangeiras terão que aumentar o preço de tudo, é fato!

Quanto à Nintendo, ela é a Apple dos videogames; cobra caro mesmo, tira itens do mercado que ainda estavam vendendo e usa da estratégia de não sair tacando monte de produtos do Mario e cia nos consumidores, pois sabem que se fizerem isso suas franquias se tornarão enjoativas. E na boa, compramos os jogos pelo fato de eles serem únicos. Jogos da Nintendo são sensacionais, possuem alta qualidade e criatividade, se destacando da mesmice das concorrentes. Mas bem que o hardware dela poderia ser mais eficaz, pois é fraco demais e perdemos muitos jogos bons por causa disso, tipo o GTA e o Red Dead.
 
Ultima Edição:

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
Consoles vem em preços justos hoje.
O switch é um senhor portátil pra 2017. O Wii U nao era um senhor console em 2012, nem o Wii em 2006. Hoje isso melhorou e 150 dolares num Switch lite é um bom preço.
Sobre os jogos eles preferem manter caro e deixar a percepção de valor das franquias lá no alto do que cobrar barato e dar em bundles. Os resultados estão ai:
Se o jogo de Playstation nao for AAA, você espera uma promoção agressiva. Se ele for Indie, você espera sair na Plus. Switch é quem mais vende jogos AA (11 milhões de Super Mario Party) e quem mais vende jogos indie. Mercado mais rentável impossível.
 
D

Deleted member 101002

Eu até entendo o preço dos jogos do ps5, series x, e até PC, Custo de desenvolvimento para entregar fidelidade visual com conteúdo.
Da nintendo não; Poderia facilmente vender no preço da geração ps3-4 e ainda lucrar

A conta não se faz pelo orçamento do jogo. Preço é uma coisa. Valor é outra.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
Eu até entendo o preço dos jogos do ps5, series x, e até PC, Custo de desenvolvimento para entregar fidelidade visual com conteúdo.
Da nintendo não; Poderia facilmente vender no preço da geração ps3-4 e ainda lucrar
nintendo faz 1 engine pra cada jogo praticamente.
Software custa caro. Por isso o iPhone custa o que custa, pq o iOS custa muito pra ficar bom em hardwares fracos.
 
D

Deleted member 101002

nintendo faz 1 engine pra cada jogo praticamente.
Software custa caro. Por isso o iPhone custa o que custa, pq o iOS custa muito pra ficar bom em hardwares fracos.

Bem lembrado. Eu já vi que a Nintendo gasta mais em P&D do que a Sony.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.656
Reações
10.060
Pontos
503
Como já disseram e só reafirmo, se tem trouxa pra comprar port quase sem ajustes com preço de novidade, tudo bem, ela sabe o bocó fidelizado que ela mantém mas bem que não são todos.
 
D

Deleted member 101002

Um problema é o brasileiro ter a convicção de que o mercado brasileiro é de extrema relevância e que as empresas tomam atitudes a nível mundial tomando o Brasil como base. O brasileiro simplesmente generaliza a sua situação, principalmente a pessoal.
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.794
Reações
26.514
Pontos
1.003
Tá vendendo para um caraleo no mundo inteiro... acho que ela não tá fazendo errado não.

O WiiU possui excelentes títulos um dos consoles Nintendo com melhores exclusivos que já existiu mas falhou miseravelmente. Então ela não tá errada em relançar tudo que saiu pra ele, se tiver dando grana igual tá dando pra que mudar a sua politica?

O Switch tá indo vento e popa bater recordes de vendas.

Pra mim o maior e único defeito contra o consumidor da Nintendo é a não desvalorização de títulos antigos por exemplo, o Zelda BOTW fez 4 anos de lançamento e ainda é full price na sua eshop.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Se a Nintendo traduzir todos os jogos pra PT BR, como é que o menino de 4 anos de xique xique na Bahia vai aprender inglês?

Nintendo sempre pensa nas crianças e no valor educativo dos jogos.

Não foi assim que nós tiozoes aprendemos nossas primeiras palavras também?
 
Topo Fundo