O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sobre DPVAT e Licenciamento 2021

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.609
Reações
33.055
Pontos
1.048
Fácil, só baixar o app carteira digital inserir os dados da cnh, se a sua não tiver o qr code, e depois os dados dos veículos Renavan etc. Lá mesmo no app vc verá as instruções.
;)
Isso é tudo o que eu não queria, ter mais um bagulho instalado no cel.
precisa baixar esse app não. dá pra baixar o documento pela internet sem o aplicativo.


Opa, vou dar uma olhada com calma quando eu chegar em casa.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
E o lance do CRV ? Comprei o carro em agosto de 2020 e até agora não peguei o CRV, pelo que vi preciso marcar no Poupatempo, é isso mesmo ?
Isso mesmo, troquei de carro em novembro. Pelo menos no site do Detran SP tem alguma opção pra agendar a retirada, mas nem fiz ainda.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.609
Reações
33.055
Pontos
1.048
@CoyoteBoicote @Ignignokt @od.M.I.B.bo
Entrei pelo Denatran e consegui baixar o CRLV..... de 2020 o qual eu já tenho impresso no papel verdinho. Eu paguei o IPVA integral + Taxa de licenciamento dia 12, ou seja, hoje já era em teoria pra estar liberado. Mas como o carro possui GNV, será que eles vão pedir uma nova vistoria (do GNV) mesmo a minha estando válida até 08/2021??? Detalhe: essa última vistoria do GNV foi feita com o carro com a placa cinza e quando foi emitido o CRLV (verdinho) de 2020 foi quando eu coloquei a placa padrão Mercosul. Será que tem alguma coisa a ver? Também no Detran/RJ não possui calendário de vistoria 2021, só 2020. Pode ser isso também? Alguém já conseguiu baixar o CRLV 2021???
 

Ignignokt

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.630
Reações
10.488
Pontos
503
@CoyoteBoicote @Ignignokt @od.M.I.B.bo
Entrei pelo Denatran e consegui baixar o CRLV..... de 2020 o qual eu já tenho impresso no papel verdinho. Eu paguei o IPVA integral + Taxa de licenciamento dia 12, ou seja, hoje já era em teoria pra estar liberado. Mas como o carro possui GNV, será que eles vão pedir uma nova vistoria (do GNV) mesmo a minha estando válida até 08/2021??? Detalhe: essa última vistoria do GNV foi feita com o carro com a placa cinza e quando foi emitido o CRLV (verdinho) de 2020 foi quando eu coloquei a placa padrão Mercosul. Será que tem alguma coisa a ver? Também no Detran/RJ não possui calendário de vistoria 2021, só 2020. Pode ser isso também? Alguém já conseguiu baixar o CRLV 2021???
então, eu passei exatamente por isso agora no começo do ano(com o licenciamento e o ipva pagos, o site só gerava o documento do ano passado, apesar de ser nesse modelo novo de crlv). passado alguns dias aí sim o site gerou o documento novo.

tenta aguardar uns dias aí ou entra em contato com o detran do teu estado(por e-mail, normalmente tem um e-mail da ouvidoria). provavelmente eles não respondam ali na hora mas às vezes na cagada, por algum milagre, alguém de lá até responde rápido e tal.

agora sobre a questão do gnv eu não tenho a menor idéia, nem sequer sabia que tinha que fazer esse procedimento aí.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.609
Reações
33.055
Pontos
1.048
então, eu passei exatamente por isso agora no começo do ano(com o licenciamento e o ipva pagos, o site só gerava o documento do ano passado, apesar de ser nesse modelo novo de crlv). passado alguns dias aí sim o site gerou o documento novo.

tenta aguardar uns dias aí ou entra em contato com o detran do teu estado(por e-mail, normalmente tem um e-mail da ouvidoria). provavelmente eles não respondam ali na hora mas às vezes na cagada, por algum milagre, alguém de lá até responde rápido e tal.

agora sobre a questão do gnv eu não tenho a menor idéia, nem sequer sabia que tinha que fazer esse procedimento aí.
Vou aguardar uns dias então pra ver. Já conferi que o carro não possui mais débitos (o IPVA + a TAXA de licenciamento já baixaram).
 


CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.680
Reações
13.968
Pontos
754
Então meu caro @Piga nessa situação aí eu tbm não sei pq uma q vc é de outro estado outra que esse lance de GNV aí tbm desconheço os trâmites. Pra te tranquilizar o ideal era entrar em contato com o departamento de trânsito daí.
Desculpe não poder ajudar...
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.609
Reações
33.055
Pontos
1.048
@Ignignokt @CoyoteBoicote @od.M.I.B.bo
Acabei de ler isso:

Matéria de 2019: https://www.assinsp.org.br/detran-r...cumentos-de-carro-com-gnv-confira-alteracoes/

Ofício enviado pelo Denatran provocou mudanças no sistema do órgão
RIO — O Detran-RJ alterou esta semana o tipo de documentação aceitar para os carros que usam o gás natural veicular (GNV). Desde a última segunda-feira, o órgão passou a validar apenas Certificados de Segurança Veicular (CSV) feitos no mesmo ano em que o licenciamento anual é realizado. Ou seja, agora, uma nova licença do uso do GNV é exigida a cada ano. Uma brecha no sistema vinha permitindo que os motoristas utilizassem o mesmo documento por dois anos, licenciando o carro duas vezes sem repassar pelos testes de segurança.

Um carro explodiu há cerca de um mês em um posto de combustível localizado na Avenida Jornalista Roberto Marinho, em São Gonçalo. O veículo teria pegado fogo durante o abastecimento de GNV e explodido logo em seguida. E não foi a primeira vez que aconteceu uma explosão. No ano passado, um guarda municipal ficou ferido quando o seu carro explodiu em um posto de combustível na Avenida Doutor Francisco Portela, no bairro Patronato. E, em 2017, uma mulher morreu num posto do bairro Colubandê porque estava dentro do carro quando aconteceu a explosão.

O que mudou?
O entendimento que era utilizado pelo Detran permitia o seguinte mecanismo: um motorista podia emitir o CSV em julho, por exemplo, e o licenciamento anual deste ano em agosto. Em 2020, o mesmo condutor poderia renovar a documentação do carro até julho, ainda que documento do GNV só tivesse mais alguns dias de validade — ficando até o ano de 2021 irregular, sem qualquer fiscalização.

Com a alteração, todas as vezes que um licenciamento anual for emitido pelo Detran-RJ, será cobrado um novo CSV.

GNV nas ruas
A frota no estado do Rio é de mais de 7,4 milhões de veículos, segundo dados do Detran de outubro. Já os que utilizam o combustível superam a barreira de 1,4 milhões — o equivalente a quase 20% do total. Segundo a Associação dos Organismos de Inspeção Veicular do Rio (Assinsp/RJ), no universos pesquisado de 123 mil veículos rodando pelo estado, 39% estão com a documentação irregular.

— O cumprimento dessa resolução é fundamental pois assim aumentaremos a regularidade da frota de GNV circulando no Estado. Infelizmente, embora esta norma exista desde 2008, o Detran não vinha cumprindo e desde então era uma grande demanda que vínhamos lutando junto ao órgão. É preciso prezar pela segurança e por isso, é importante que a inspeção esteja em dia para evitarmos danos ao cidadão, como por exemplo o risco de explosão — afirmou Raphael Villanueva Chede, diretor de Mercado da Assinsp/RJ.

O ofício enviado pelo Denatran ao Detran-RJ faz menção à resolução do CONTRAN de agosto de 2008, que dispõe sobre modificações de veículos previstas nos arts. 98 e 106 da Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.

“§ 3º Anualmente, para o licenciamento dos veículos que utilizam o Gás Natural Veicular como combustível será exigida a apresentação de novo Certificado de Segurança Veicular – CSV.”

“Dessa forma, solicitamos que os DETRAN tomem providências no sentido de exigir a apresentação de um novo CSV a cada licenciamento e adotem medidas de controle que impeçam a aceitação de um mesmo CSV em dois períodos sucessivos de licenciamento, mesmo que o documento esteja válido”, diz o documento.

O Detran-RJ comunicou em nota que não descumpria decisão, mas “seguia a interpretação definida no artigo 3º da Portaria INMETRO nº. 104, de 18 de abril de 2006, que estabelece que “as inspeções periódicas de segurança dos veículos rodoviários com sistema de gás natural, realizadas por Organismos de Inspeção Acreditados (OIA) ou Entidade Técnica Pública ou Paraestatal (ETP), devem ser feitas a cada 12 (doze) meses, a partir da data de instalação”.

Fonte: O GLOBO

Pelo sublinhado ali, pelo jeito só vou conseguir pegar o CLRV 2021 depois de fazer uma nova vistoria do GNV em 2021. E lá vai dinheiro!!! :ktriste2
 

Ignignokt

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.630
Reações
10.488
Pontos
503

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.609
Reações
33.055
Pontos
1.048
caramba, cara, que m**** hein. esse país mata o cara na unha mesmo. foda. é muito caro essa vistoria?
240 mangos..... O problema todo é que vai somando a brincadeira e no final tu gasta 1000 conto.... Só pra poder estar com o carro legalizado.
 

eKart

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.888
Reações
10.230
Pontos
714
@Ignignokt @CoyoteBoicote @od.M.I.B.bo
Acabei de ler isso:

Matéria de 2019: https://www.assinsp.org.br/detran-r...cumentos-de-carro-com-gnv-confira-alteracoes/



Pelo sublinhado ali, pelo jeito só vou conseguir pegar o CLRV 2021 depois de fazer uma nova vistoria do GNV em 2021. E lá vai dinheiro!!! :ktriste2

É isso aí mesmo. Eu pulei a vistoria do GNV do ano passado. Meu carro ficou o ano todo na garagem por conta da pandemia, com saídas eventuais apenas para mercado. Não sei se isso vai me enrolar esse ano, mas provavelmente não pq todas as outras taxas (IPVA, DPVAT e GRT) foram pagas, dessas não tem como fugir. Não vou ficar dando dinheiro de graça pro governo.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.609
Reações
33.055
Pontos
1.048
É isso aí mesmo. Eu pulei a vistoria do GNV do ano passado. Meu carro ficou o ano todo na garagem por conta da pandemia, com saídas eventuais apenas para mercado. Não sei se isso vai me enrolar esse ano, mas provavelmente não pq todas as outras taxas (IPVA, DPVAT e GRT) foram pagas, dessas não tem como fugir. Não vou ficar dando dinheiro de graça pro governo.
O que a matéria fala é exatamente o contrário. Desde nov/2019 que pra ter o CRLV emitido a vistoria do GNV tem que ser feita no ano, independentemente de estar ou não na validade. O meu estava na validade em jan/2020 e quando fui no posto pegar o verdinho não aceitaram o meu CSV, que apesar de estar na validade, era de 2019. Aí veio a pandemia e tal e só em outubro eu diz a vistoria do GNV + a troca de placa Mercosul (o lacre da outra estava quebrado) e peguei o verdinho 2020. Agora pra pegar o 2021 vamos precisar de um CSV 2021.
 

eKart

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.888
Reações
10.230
Pontos
714
O que a matéria fala é exatamente o contrário. Desde nov/2019 que pra ter o CRLV emitido a vistoria do GNV tem que ser feita no ano, independentemente de estar ou não na validade. O meu estava na validade em jan/2020 e quando fui no posto pegar o verdinho não aceitaram o meu CSV, que apesar de estar na validade, era de 2019. Aí veio a pandemia e tal e só em outubro eu diz a vistoria do GNV + a troca de placa Mercosul (o lacre da outra estava quebrado) e peguei o verdinho 2020. Agora pra pegar o 2021 vamos precisar de um CSV 2021.

Sim, mas não entendi seu ponto, eu falei o contrário? Pergunta sincera rs.

Foi por isso que não fiz vistoria do GNV em 2020.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.609
Reações
33.055
Pontos
1.048
Sim, mas não entendi seu ponto, eu falei o contrário? Pergunta sincera rs.

Foi por isso que não fiz vistoria do GNV em 2020.
Kkkkk. Eu fiz confusão. Deduzi que você tinha pego o CRLV 2020 sem ter feito a vistoria do gás. Pelo jeito só eu peguei o verdinho 2020 em 2020.:kshame
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.680
Reações
13.968
Pontos
754
@Piga Man compensa ter GNV com o preço nas alturas que tá o gás, além de toda essa burocracia e gasto com regularização?
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.800
Reações
22.821
Pontos
1.464
cQn3EkW.jpg
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.680
Reações
13.968
Pontos
754
Alguém já foi parado com esse novo documento, como foi, apresentaram o papel A4 ou o arquivo no Cel? No caso do papel o polícia verifica o Renavan ou faz a leitura daquele qr code?
Curiosidade...
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.407
Pontos
2.599
Achei curioso pagar R$62,68 de taxa de CRLV se não há mais CRLV impresso.

E aqui no RJ você ainda paga R$156,69 sem ter vistoria mais.

Além do IPVA você paga R$219,37 para absolutamente nada.
 

eKart

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.888
Reações
10.230
Pontos
714
Achei curioso pagar R$62,68 de taxa de CRLV se não há mais CRLV impresso.

E aqui no RJ você ainda paga R$156,69 sem ter vistoria mais.

Além do IPVA você paga R$219,37 para absolutamente nada.

O governo tinha decretado o fim dessa cobrança de "licenciamento" mas o DETRAN-RJ foi lá e recorreu.

Quando questionado, fala que cobra de acordo com a lei.


:kbozo
 

Ignignokt

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.630
Reações
10.488
Pontos
503
Alguém já foi parado com esse novo documento, como foi, apresentaram o papel A4 ou o arquivo no Cel? No caso do papel o polícia verifica o Renavan ou faz a leitura daquele qr code?
Curiosidade...
ainda não fui parado mas que eu saiba eles fazem a leitura do qr code. tenho o documento impresso e também o pdf no celular, a propósito.
 

eKart

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.888
Reações
10.230
Pontos
714
Informação pra quem tem GNV no RJ:

Liguei pro DETRAN e perguntei como se dá o licenciamento com GNV já que agora é tudo digital. Basta fazer a vistoria do GNV normalmente em posto credenciado pelo INMETRO, e o próprio local da vistoria informa o DETRAN que o procedimento foi feito.

Aí sim o CRLV é liberado para download (se todas as taxas estiverem pagas, claro).
 
Topo Fundo