O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Sociedade] O Brasil e o governo que merece!

Desempregado e precisando de dinheiro, o que você realmente faria?

  • Entregaria metade do dinheiro

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    16
  • Poll closed .

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Quando o brasileiro provou a máxima "Cada país tem o governo que merece"

Esse padre que ouviu uma confissão de assassinato deve denunciar o culpado?”, ou “Essa mulher que foi estuprada deve denunciar o crime que sofreu, ainda que possa sofrer ‘humilhações’ em sua vida pessoal?

main-qimg-e59c0fed933f10857a84755a47e7cab7

O que você decide?

Essa era a proposta do programa interativo exibido pela TV Globo no período entre os anos de 1992 e 2000. Na produção, cada episódio trazia uma história diferente, sempre girando em torno de algum dilema.

main-qimg-886c19bc75728ff18174dc2b64235f74

Os apresentadores foram desde Antônio Fagundes, até o Tony Ramos.

Um episódio em particular acabou gerando mais repercussão que os demais por conta da decisão inesperada da audiência.


Chamado de "Achados e Perdidos”, ele contava a história de um publicitário desempregado (interpretado por Diogo Vilela) que viajava para buscar trabalho quando conhece um senhor com uma maleta cheia de dinheiro.

O senhor acaba infartando ao lado do personagem de Vilela, que tem a oportunidade de pegar a maleta.

Em seguida, ele vive o seguinte dilema:

Deve entregar o dinheiro para um orfanato, que é destino que seu dono original pretendia dar a ele, ou usar para resolver as dificuldades financeiras de sua própria família?

main-qimg-1945f657a17a8552b71cd9f399e6467e


A audiência assistindo o programa da Globo acabou escolhendo a segunda opção, que recebeu cerca de 20 mil votos a mais em relação à primeira, gerando uma reação negativa de certas figuras públicas.

Segundo relatado pelo Jornal do Brasil na época, “políticos de Brasília, em plena noite de votação do novo valor do salário mínimo, davam entrevistas indignadas contra a decisão popular [no episódio do Você Decide]".

Fonte: Aventuras na História

O que você faria no lugar do personagem?

Acha que a escolha do brasileiro apenas confirma a péssima imagem que o brasileiro tem de si próprio? Ou que parte dos brasileiros tem dos outros?

Edit: Votação secreta.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Ótima postagem, seria bom ver mais postagens desse tipo.
Isso serve tanto pro pessoal da esquerda e da direita, como pro pessoal progressista, militarista, desenvolvimentista, etc...

Chego ao orfanato, querendo falar com o responsavel, pedindo desculpas pelo que ocorreu e entrego a maleta.
E ainda penso: Com sorte, obterei uma pequena ajuda (não necessariamente financeira) para continuar com minhas obrigações.

E aposto que se fosse hoje em dia, o "Não" daria 95% dos votos.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.250
Reações
64.444
Pontos
2.059
O afegão médio só quer levar vantagem e f**a-se os outros.

No BR fazer a coisa certa/ser honesto é coisa de otário, se vc devolve um dinheiro que não é seu (coisa certa a se fazer) seus amigos vão te chamar de trouxa e dar risada da sua cara.

Obviamente isso tem reflexo nos bostas dos politicos que são eleitos, e a espiral de mutreta/corrupção vai ao infinito e além.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
O afegão médio só quer levar vantagem e f**a-se os outros.

No BR fazer a coisa certa/ser honesto é coisa de otário, se vc devolve um dinheiro que não é seu (coisa certa a se fazer) seus amigos vão te chamar de trouxa e dar risada da sua cara.

Obviamente isso tem reflexo nos bostas dos politicos que são eleitos, e a espiral de mutreta/corrupção vai ao infinito e além.

É aquela máxima "O parlamento é o espelho do povo".

A constante terceirização de deveres já mostra o quanto esse país já está com os dias contados, e o quanto isso complementa a sua opinião.

Isso sem contar no BOOM da Cultura da Maconha que é o tiro de misericórdia na produtividade e na lógica da massa (vide pessoas como PT Porqueira, Cauê Maconhoura, Humberto Volts, Daniel Mastral, etc...)

Mas vindo do Laboratório da NWO, não dá pra esperar que melhore alguma coisa.
 

ChasseyBlue

Habitué da casa
Mensagens
212
Reações
394
Pontos
63
Pra doação ao orfanato sempre terá alguem disposto

Para ''mim'' nunca irá ter alguem disposto a resolver meus problemas financeiros

É a melhor decisão.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.703
Reações
10.760
Pontos
453
Entregaria para o orfanato.
Mas chamaria toda a mídia, acho que depois conseguiria até me eleger se conseguir vender a imagem de honesto e incorruptível.
O cara era publicitário.
 


overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Qual o nível de dificuldade financeira da situação? Já chegou ao nível de faltar alimentos básicos em casa, de passar fome e a pessoa não ter nenhuma perspectiva de resolver?

Porque uma coisa é tu ter dificuldade de pagar algumas contas e passar por um perrengue na vida, mas ainda conseguir pelo menos ter o básico de refeições por dia. Não que eu tenha chegado já a isto. Muito felizmente, sempre tive como pagar minhas contas e me manter bem.

Já numa situação de família sem ter o que comer, a coisa pode mudar de figura para cada um. Seria mentira deslavada eu afirmar qual seria minha atitude numa situação que eu não tenho o menor conhecimento do que seja passar por isto. Se a situação mais razoável eu já desconheço, esta de passar fome menos ainda. Não tenho como afirmar qual seria a minha atitude se eu estivesse já há alguns dias sem ter o que comer, com esposa e filhos passando fome na mesma situação.

Edit.: certo, o cara estava em dificuldade mas não morrendo de fome. Mas creio que valha extender pra situações mais extremas.
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
Minha tia trabalhou décadas como assistente social para o estado e vivia em orfanatos. Para todo mundo que queria ajudar ela sempre dizia a mesma coisa, se for ajudar que doe alimentos, roupas, brinquedos, doces, etc. Nunca dinheiro.
A triste realidade é que no Brasil nem professor pagam bem, quem diga cuidadores de orfanato. Muitos infelizmente não trabalham ali por só pelo amor as crianças.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.895
Reações
55.011
Pontos
1.839
Em outro momento da vida eu entregaria tudo. Mas sendo bem honesto, hoje eu ficaria com uma parte para quitar dívidas pessoais. Não que minhas dívidas seja lá tão grandes assim mas como meu nome está negativado nem um empréstimo baixo eu consigo para pagá-las.
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.660
Reações
14.388
Pontos
1.064
Essa situação é complicada.
Não dá para fechar com um ou outro pois depende muito de outras circunstâncias na minha opinião.
Agora concordo que isso reflete muito o povo, maioria dele sim, que são os mesmos que se veem um caminhão tombado já saem correndo saquear a carga.
Não citando ninguém que votou em entregar ao orfanato, agora existem muitas pessoas que falam que fariam uma coisa mas na hora fariam outra, aquele virtuosismo de ocasião.
 

Digoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.165
Reações
3.031
Pontos
703
Isso me lembra aquela propaganda do Mc Donalds, que você doa os centavos da compra pro "Mc Dia Feliz", e eles lutam contra o câncer infantil. A proposta é muito boa, mas aí depois eu descobri que todo aquele valor pode ser descontado dos impostos/tributos da empresa. Aí fiquei chateado, porque você vê que a causa não é filantrópica e sim o puro suco de capitalismo selvagem,

Além de outras personalidades que criam ONGs pra fazer lavagem de dinheiro...

Em relação ao tópico, doaria a maior parte, mas pegaria um pedaço pra mim, pq foi como o colega disse acima, pro orfanato sempre vai ter gente, mas pro pobre coitado morando na rua, é só o desalento mesmo.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Essa situação é complicada.
Não dá para fechar com um ou outro pois depende muito de outras circunstâncias na minha opinião.
Agora concordo que isso reflete muito o povo, maioria dele sim, que são os mesmos que se veem um caminhão tombado já saem correndo saquear a carga.
Não citando ninguém que votou em entregar ao orfanato, agora existem muitas pessoas que falam que fariam uma coisa mas na hora fariam outra, aquele virtuosismo de ocasião.
Bom, eu pensei bastante e fui um dos que disse que daria tudo ao orfanato.

Já tive algumas oportunidades de me dar bem - e até fui chamado de idiota - e consegui fazer o certo.

Eu não me acho melhor que ninguém, mas creio que faria o certo.

Mas a gente nunca tem 100% de certeza mesmo.
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.660
Reações
14.388
Pontos
1.064
Bom, eu pensei bastante e fui um dos que disse que daria tudo ao orfanato.

Já tive algumas oportunidades de me dar bem - e até fui chamado de idiota - e consegui fazer o certo.

Eu não me acho melhor que ninguém, mas creio que faria o certo.

Mas a gente nunca tem 100% de certeza mesmo.

Eu vivo sendo chamado de otário no serviço. Já recusei chefia por não me sentir preparado e a pessoa que colocaram no lugar era uma inútil.

É uma situação difícil pois depende muito de cada um.

Pensa se tua família está com fome, ameaçada de despejo ou com alguma doença grave.

Eu confesso que numa situação assim iria balançar muito e a escolha seria muito difícil.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
SE a pessoa pega o dinheiro para si, isso demonstra o quão o Brasil é desigual, pois a sociedade a deixa com tantos problemas, que pensar em si acaba sendo o caminho.

Mas não é somente isso, esse quadro foi montado durante a era Vargas pelos opositores dele para gerar o Brasil moderno, o nosso povo é incrível cheio de bons frutos, a elite racista é pequena menos de 1% mas para dominar muitos ou seja 99% ela precisa quebrar o espirito do povo, atacando-o através de suas mídias, seus pseudos intelectuais e da repressão, então por isso há toda essa propagação antipovo etc etc etc inclusive nesses programinhas tosco.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Eu assisti este episódio na época e mesmo sendo um jovem mancebo lembro perfeitamente.

No decorrer do episódio acontecem várias situações que estimulam os telespectadores a escolherem a não devolução do dinheiro.
Em uma das partes o protagonista vai devolver o dinheiro diretamente à fundadora orfanato, ao chegar no local viu que era uma mulher milionária, arrogante e quando falava do orfanato dizia que este passava muitas dificuldades e o dinheiro perdido seria de grande ajuda, mas falava isso com ar de superioridade, o protagonista ao ouvir estes argumentos disse olhando para os lados, abraçando a maleta e inconformado:
- "orfanato humilde?"

Eu lembro que eu, de coração estava torcendo que ele devolvesse, mas depois desta cena, eu disse, que se ferre, fique com a porra do dinheiro...

Lembro que todo domingo no fantástico passava o outro final, e com este não foi diferente e meus caros que final triste.
Ele entrega a maleta chorando, com todos os familiares chorando, na m****, e parece (não me lembro) que nem recompensa ou emprego conseguiu, a cuidadora somente agradeceu e tchau.

Muito diferente do final original, onde todos estavam alegres, fazendo planos e terminando o episódio com a celebre frase que me marcou

"O dinheiro vai dar?"

Neste sentido é difícil julgar a votação do povo, visto que o episódio foi escrito para que vc. escolhesse não devolver a grana.

No mais, um dia na adolescência achei uma carteira com um cheque em branco, levei pra casa, mostrei para meu pai e disse a ele que compraria um PSX (sim, eu nunca escondi nada de meus pais) ele ficou incrivelmente puto, tomou a carteira, conseguiu localizar o dono e na minha frente devolveu o dinheiro...

Eu senti ao mesmo tempo orgulho e tristeza.

Então, para eu devolver algo depende muito do caso... Mas mesmo com a educação que tive, não posso dizer que devolveria qualquer coisa achada de bate e pronto... As minhas necessidades sempre possuem um certo peso de prioridade neste momento.

T+
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Bom, eu pensei bastante e fui um dos que disse que daria tudo ao orfanato.

Já tive algumas oportunidades de me dar bem - e até fui chamado de idiota - e consegui fazer o certo.

Eu não me acho melhor que ninguém, mas creio que faria o certo.

Mas a gente nunca tem 100% de certeza mesmo.

Bom, eu já tive também situações em que podia "sair no lucro" e fui chamado de trouxa. Lembro bem, lá pelos idos de 2000, em que 50 reais valiam dinheiro.
Era época em que eu estava fazendo cursinho pré pra tentar uma vaga na federal do RS. Fui em uma livraria no centro de Porto Alegre para comprar um livro, acho que da lista de leituras obrigatórias, o livro custava 5 reais, acredito. Paguei com uma nota de 10. A atendente me devolveu 45.

Avisei imediatamente do erro dela e devolvi a quantia que ela tinha pagado errado. Depois os colegas que estavam acompanhando me chamaram de trouxa por ter feito a coisa certa.

Mas, claro, como eu disse no meu post anterior... eu nunca passei qualquer necessidade na vida. Na situação da minha vida, sem passar necessidade, posso afirmar categoricamente que faria a coisa certa. Mas alterando variáveis de grande magnitude, é algo que não tem como afirmar, pois altera completamente o mindset da pessoa se for algo duradouro - ou algo que sempre fez parte da vida dela.
 
D

Deleted member 219486

O afegão médio só quer levar vantagem e f**a-se os outros.

No BR fazer a coisa certa/ser honesto é coisa de otário, se vc devolve um dinheiro que não é seu (coisa certa a se fazer) seus amigos vão te chamar de trouxa e dar risada da sua cara.

Obviamente isso tem reflexo nos bostas dos politicos que são eleitos, e a espiral de mutreta/corrupção vai ao infinito e além.

Numa roda de amigos quais fazem o certo, dizem coisas sensatas, não pagam de fodões, quais não falam sobre as mulheres de forma pejorativa?
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Eu assisti este episódio na época e mesmo sendo um jovem mancebo lembro perfeitamente.

No decorrer do episódio acontecem várias situações que estimulam os telespectadores a escolherem a não devolução do dinheiro.

viu só, isso casa perfeitamente com o que eu disse, e isso ocorre o dia todo em tudo quanto é mídia ATÉ HOJE com vários temas.
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.660
Reações
14.388
Pontos
1.064
Bom, eu já tive também situações em que podia "sair no lucro" e fui chamado de trouxa. Lembro bem, lá pelos idos de 2000, em que 50 reais valiam dinheiro.
Era época em que eu estava fazendo cursinho pré pra tentar uma vaga na federal do RS. Fui em uma livraria no centro de Porto Alegre para comprar um livro, acho que da lista de leituras obrigatórias, o livro custava 5 reais, acredito. Paguei com uma nota de 10. A atendente me devolveu 45.

Avisei imediatamente do erro dela e devolvi a quantia que ela tinha pagado errado. Depois os colegas que estavam acompanhando me chamaram de trouxa por ter feito a coisa certa.

Mas, claro, como eu disse no meu post anterior... eu nunca passei qualquer necessidade na vida. Na situação da minha vida, sem passar necessidade, posso afirmar categoricamente que faria a coisa certa. Mas alterando variáveis de grande magnitude, é algo que não tem como afirmar, pois altera completamente o mindset da pessoa se for algo duradouro - ou algo que sempre fez parte da vida dela.

Ocorreu algo similar comigo semanas atrás. As vezes passo numa padaria perto do trabalho antes de entrar no serviço. No dia que fui tinha uma fila enorme no caixa atrás de mim. Eu havia pego uns salgados e doces para o lanche da tarde para dividir com as gurias que trabalham comigo e deu R$ 50,00 redondo. A atendente do caixa que me conhece pois sou cliente antigo passou R$ 5,00 no cartão, enquanto digitava a senha que notei o valor e avisei ela.
Quando contei isso no serviço fui chamado de otário para baixo.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.353
Reações
23.696
Pontos
1.274
Daria tudo ao orfanato ou nem ficaria com a mala, diria as autoridades ou empresa aérea responsável que ele era o dono da mala.

Acho que acredito em karma, pensando nesse problema.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Eu vivo sendo chamado de otário no serviço. Já recusei chefia por não me sentir preparado e a pessoa que colocaram no lugar era uma inútil.

É uma situação difícil pois depende muito de cada um.

Pensa se tua família está com fome, ameaçada de despejo ou com alguma doença grave.

Eu confesso que numa situação assim iria balançar muito e a escolha seria muito difícil.
Bom, eu já tive também situações em que podia "sair no lucro" e fui chamado de trouxa. Lembro bem, lá pelos idos de 2000, em que 50 reais valiam dinheiro.
Era época em que eu estava fazendo cursinho pré pra tentar uma vaga na federal do RS. Fui em uma livraria no centro de Porto Alegre para comprar um livro, acho que da lista de leituras obrigatórias, o livro custava 5 reais, acredito. Paguei com uma nota de 10. A atendente me devolveu 45.

Avisei imediatamente do erro dela e devolvi a quantia que ela tinha pagado errado. Depois os colegas que estavam acompanhando me chamaram de trouxa por ter feito a coisa certa.

Mas, claro, como eu disse no meu post anterior... eu nunca passei qualquer necessidade na vida. Na situação da minha vida, sem passar necessidade, posso afirmar categoricamente que faria a coisa certa. Mas alterando variáveis de grande magnitude, é algo que não tem como afirmar, pois altera completamente o mindset da pessoa se for algo duradouro - ou algo que sempre fez parte da vida dela.
Então, oportunidades pequenas e grandes (mas nada miliardário) com dinheiro eu já tive e acabei sendo honesto.

Risos, o que eu mais tenho é oportunidade com mulher. Sou o cara mais idiota do mundo, não percebo mulher querendo ficar comigo nem ela falando diretamente na minha cara e, sendo casado, quando percebo também não percebo. E já tive lá minha cota de oportunidades, uma bem recente, e sempre prefiro jogar nas regras, até porque a dona Maria não merece.

Acaba que cada um tem aquilo que pode (ou não) fazer ele perder o controle. Dinheiro nunca foi esse ponto do meu. Sexo também não. Por isso eu acho que eu devolveria. Mas o exemplo que deram, da família precisar e tal, eu ainda acho que não pegaria (e nem contaria à ninguém) porque dinheiro nunca foi meu motor.

Agora, qual seria o que me faria cometer algo ilegal/imoral? Não sei. De verdade.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Eu vivo sendo chamado de otário no serviço. Já recusei chefia por não me sentir preparado e a pessoa que colocaram no lugar era uma inútil.

É uma situação difícil pois depende muito de cada um.

Pensa se tua família está com fome, ameaçada de despejo ou com alguma doença grave.

Eu confesso que numa situação assim iria balançar muito e a escolha seria muito difícil.
Sim, seria.
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.660
Reações
14.388
Pontos
1.064
Então, oportunidades pequenas e grandes (mas nada miliardário) com dinheiro eu já tive e acabei sendo honesto.

Risos, o que eu mais tenho é oportunidade com mulher. Sou o cara mais idiota do mundo, não percebo mulher querendo ficar comigo nem ela falando diretamente na minha cara e, sendo casado, quando percebo também não percebo. E já tive lá minha cota de oportunidades, uma bem recente, e sempre prefiro jogar nas regras, até porque a dona Maria não merece.

Acaba que cada um tem aquilo que pode (ou não) fazer ele perder o controle. Dinheiro nunca foi esse ponto do meu. Sexo também não. Por isso eu acho que eu devolveria. Mas o exemplo que deram, da família precisar e tal, eu ainda acho que não pegaria (e nem contaria à ninguém) porque dinheiro nunca foi meu motor.

Agora, qual seria o que me faria cometer algo ilegal/imoral? Não sei. De verdade.

Somos dois.
Se eu entrasse em casa e tivesse a Larissa Manoela pelada na cama era capaz de eu perguntar se ela errou de endereço.
Já teve situação onde estava almoçando num restaurante e a garçonete deu em cima de mim e eu nem notei, meus amigos que me avisaram que era explícito demais ela dando em cima de mim e eu viajando.
Já em outras situações, quando por exemplo eu estava namorando e uma estagiária deu uma avançada em mim eu cortei ela por duas razões. Eu estava namorando na época e para evitar dor de cabeça no trabalho.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Somos dois.

Se eu entrasse em casa e tivesse a Larissa Manoela pelada na cama era capaz de eu perguntar se ela errou de endereço.

Já teve situação onde estava almoçando num restaurante e a garçonete deu em cima de mim e eu nem notei, meus amigos que me avisaram que era explícito demais ela dando em cima de mim e eu viajando.

Já em outras situações, quando por exemplo eu estava namorando e uma estagiária deu uma avançada em mim eu cortei ela por duas razões. Eu estava namorando na época e para evitar dor de cabeça no trabalho.
Risos.

Provavelmente tanto o dinheiro quanto as mulheres a gente não ia deixar nossos valores morais de lado.

Mas na hora que um cara deixar cair uma action figure do Homem-de-ferro de aço, pintada à mão, do carro e só a gente viu...

Risos.

Digo, todo mundo tem algo que o tenta. O que nos tenta é outra coisa.

Antigamente eu diria livros, mas hoje nem isso mais.
 

AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.888
Reações
20.791
Pontos
453
Se é pra falar de honestidade, então eu vou apelar :klol












Sabe quando iremos alcançar o Japão?
Nunca.
"AINNNNN isso é sindrome de vira-latas"
Não não meu querido patriota iludido que acredita nessa baboseira ridicula de "Brasil país do futuro", é apenas a REALIDADE. E durma com ela.
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
"AINNNNN isso é sindrome de vira-latas"
Não não meu querido patriota iludido que acredita nessa baboseira ridicula de "Brasil país do futuro", é apenas a REALIDADE. E durma com ela.

"Patriota" pra mim é igual cabeça de bacalhau: Nunca vi, nem conheço, só ouço falar.
E chamar OBRIGAÇÃO de viralatismo é coisa de nego analfabeto.

Simples assim.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.585
Reações
38.838
Pontos
2.069
Essa decisão do programa não surpreende.

O político brasileiro reflete sim a sua sociedade. Porém, nossos políticos não são assim apenas porque nossa sociedade, no geral, é corrupta. São assim porque a própria política atrai esse tipo de pessoa, egocêntrica, com sede de poder... Então é natural boa parte deles serem corruptos e se aproveitarem do sistema, mesmo que a população não fosse.
Isso só é reduzido, na classe política, naqueles países onde essa classe não é vista como uma pessoa de poder, as vezes nem recebendo salário.


Sobre nossa sociedade, acho um caso perdido, sinceramente. No geral, todo mundo se acha no direito de ser "corrupto" naquilo que ELE MESMO entende não ser desonesto. Desde o mais básico (utilizar produtos piratas), até o mais grave (corrupção de milhões).
E qual seria a diferença entre o cara que acha 100 reais na rua com as informações do dono e não devolve o dinheiro, e o cara que desvia 2 milhões de reais de dinheiro público, numa licitação fraudada?
A única diferença é a oportunidade. Se o ladrão de 100 reais pudesse desviar 2 milhões, desviaria. Mas ele não faz isso simplesmente por não estar numa posição que permita isso.

Então, pra mim, ou a pessoa é corrupta ou não é. Não existem níveis de corrupção, apenas níveis de oportunidade para corromper.

O maior exemplo de como o brasileiro é, pra mim, é no trânsito. O cara não consegue respeitar regras básicas. Não dá a preferência a quem precisa. Tenta entrar na fila lá na frente, bloqueando até a pista ao lado que deveria estar livre, pois pra ele a pressa dele é mais relevante.


Resumo: só uma bomba atômica pra resolver isso aqui.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Eu vivo sendo chamado de otário no serviço. Já recusei chefia por não me sentir preparado e a pessoa que colocaram no lugar era uma inútil.

É uma situação difícil pois depende muito de cada um.

Pensa se tua família está com fome, ameaçada de despejo ou com alguma doença grave.

Eu confesso que numa situação assim iria balançar muito e a escolha seria muito difícil.

Olha, já fui chefe de setor no meu serviço e é uma atribuição que não sinto nenhuma saudades. Estresse o tempo inteiro, multi-horas-extras for free. Quando decidiram tirar o meu cargo de chefia, fiquei triste. Hoje vejo que foi um livramento, um gigantesco livramento.

Então, oportunidades pequenas e grandes (mas nada miliardário) com dinheiro eu já tive e acabei sendo honesto.

Risos, o que eu mais tenho é oportunidade com mulher. Sou o cara mais idiota do mundo, não percebo mulher querendo ficar comigo nem ela falando diretamente na minha cara e, sendo casado, quando percebo também não percebo. E já tive lá minha cota de oportunidades, uma bem recente, e sempre prefiro jogar nas regras, até porque a dona Maria não merece.

Acaba que cada um tem aquilo que pode (ou não) fazer ele perder o controle. Dinheiro nunca foi esse ponto do meu. Sexo também não. Por isso eu acho que eu devolveria. Mas o exemplo que deram, da família precisar e tal, eu ainda acho que não pegaria (e nem contaria à ninguém) porque dinheiro nunca foi meu motor.

Agora, qual seria o que me faria cometer algo ilegal/imoral? Não sei. De verdade.
Somos dois.
Se eu entrasse em casa e tivesse a Larissa Manoela pelada na cama era capaz de eu perguntar se ela errou de endereço.
Já teve situação onde estava almoçando num restaurante e a garçonete deu em cima de mim e eu nem notei, meus amigos que me avisaram que era explícito demais ela dando em cima de mim e eu viajando.
Já em outras situações, quando por exemplo eu estava namorando e uma estagiária deu uma avançada em mim eu cortei ela por duas razões. Eu estava namorando na época e para evitar dor de cabeça no trabalho.

Somos 3. Considero fidelidade um pilar que deve ser mantido sempre, não importa a situação. Traição, nem por vingança. Minha consciência vale muito mais do que qualquer coisa.

Essa decisão do programa não surpreende.

O político brasileiro reflete sim a sua sociedade. Porém, nossos políticos não são assim apenas porque nossa sociedade, no geral, é corrupta. São assim porque a própria política atrai esse tipo de pessoa, egocêntrica, com sede de poder... Então é natural boa parte deles serem corruptos e se aproveitarem do sistema, mesmo que a população não fosse.
Isso só é reduzido, na classe política, naqueles países onde essa classe não é vista como uma pessoa de poder, as vezes nem recebendo salário.


Sobre nossa sociedade, acho um caso perdido, sinceramente. No geral, todo mundo se acha no direito de ser "corrupto" naquilo que ELE MESMO entende não ser desonesto. Desde o mais básico (utilizar produtos piratas), até o mais grave (corrupção de milhões).
E qual seria a diferença entre o cara que acha 100 reais na rua com as informações do dono e não devolve o dinheiro, e o cara que desvia 2 milhões de reais de dinheiro público, numa licitação fraudada?
A única diferença é a oportunidade. Se o ladrão de 100 reais pudesse desviar 2 milhões, desviaria. Mas ele não faz isso simplesmente por não estar numa posição que permita isso.

Então, pra mim, ou a pessoa é corrupta ou não é. Não existem níveis de corrupção, apenas níveis de oportunidade para corromper.

O maior exemplo de como o brasileiro é, pra mim, é no trânsito. O cara não consegue respeitar regras básicas. Não dá a preferência a quem precisa. Tenta entrar na fila lá na frente, bloqueando até a pista ao lado que deveria estar livre, pois pra ele a pressa dele é mais relevante.


Resumo: só uma bomba atômica pra resolver isso aqui.

Bom que tu puxaste a questão de políticos. E bom que falaram antes também da questão de "qual seria o limite pra tu pegar o tal dinheiro".

Coloquemos uma situação um pouco diferente do caso citado...

Tu tem uma vida bastante tranquila, sem passar QUALQUER necessidade. Não vive em riqueza, mas pode ter um bocado de luxos, viajar pelo menos 1 vez ao ano pro exterior, consegue manter mais de 1 casa, mais de 1 carro, escola boa pros filhos, sair pra jantar em restaurantes legais com certa frequência.
Teu emprego ou empresa te garante um bom holerite mensal.

Acontece uma situação semelhante, de mala cheia de dinheiro com destinação. Só que...
A mala contém dinheiro de fundo eleitoral, que está sendo encaminhado pra sede do PBT (Partido BosTa).

Em tese, é dinheiro que o partido tem direito legal de receber, afinal, está na legislação...

O que você faria?
A) gastar com bebida
B) gastar com cigarro
C) gastar com put*
D) usar parte do valor pra pagar pra alguém tocar fogo na sede do partido, e o resto gastar com as 3 opções anteriores...


Piada à parte, fica o questionamento sobre se alguém, por mais honesto que seja, iria devolver o dinheiro pra um partido político, o que seria similar a devolver dinheiro que bandido acabou de assaltar...
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.585
Reações
38.838
Pontos
2.069
Olha, já fui chefe de setor no meu serviço e é uma atribuição que não sinto nenhuma saudades. Estresse o tempo inteiro, multi-horas-extras for free. Quando decidiram tirar o meu cargo de chefia, fiquei triste. Hoje vejo que foi um livramento, um gigantesco livramento.




Somos 3. Considero fidelidade um pilar que deve ser mantido sempre, não importa a situação. Traição, nem por vingança. Minha consciência vale muito mais do que qualquer coisa.



Bom que tu puxaste a questão de políticos. E bom que falaram antes também da questão de "qual seria o limite pra tu pegar o tal dinheiro".

Coloquemos uma situação um pouco diferente do caso citado...

Tu tem uma vida bastante tranquila, sem passar QUALQUER necessidade. Não vive em riqueza, mas pode ter um bocado de luxos, viajar pelo menos 1 vez ao ano pro exterior, consegue manter mais de 1 casa, mais de 1 carro, escola boa pros filhos, sair pra jantar em restaurantes legais com certa frequência.
Teu emprego ou empresa te garante um bom holerite mensal.

Acontece uma situação semelhante, de mala cheia de dinheiro com destinação. Só que...
A mala contém dinheiro de fundo eleitoral, que está sendo encaminhado pra sede do PBT (Partido BosTa).

Em tese, é dinheiro que o partido tem direito legal de receber, afinal, está na legislação...

O que você faria?
A) gastar com bebida
B) gastar com cigarro
C) gastar com put*
D) usar parte do valor pra pagar pra alguém tocar fogo na sede do partido, e o resto gastar com as 3 opções anteriores...


Piada à parte, fica o questionamento sobre se alguém, por mais honesto que seja, iria devolver o dinheiro pra um partido político, o que seria similar a devolver dinheiro que bandido acabou de assaltar...

Dinheiro de um partido eu devolveria. Por mais que possa ser contra fundo eleitoral, é algo que está na lei, e não sou juiz pra dizer que o dinheiro não deveria ir pro partido e que eu é quem mereço esse dinheiro. Até porque, se esse pensamento for válido, qual é o limite dele? Eu posso pensar que o dinheiro do partido não deve ir pro destino... Outro pode pensar que o dinheiro do time de futebol não deve ir pro destino... Outro pensa que o dinheiro do posto de saúde não deve ir pro destino... Se cada um puder pensar e decidir o que quiser, a coisa sai do controle.

Quanto a dinheiro de assaltante, aí o óbvio é entregar à polícia, já que todo assalto tem uma vítima que é "dona" do dinheiro.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.585
Reações
38.838
Pontos
2.069
Eu vivo sendo chamado de otário no serviço. Já recusei chefia por não me sentir preparado e a pessoa que colocaram no lugar era uma inútil.

É uma situação difícil pois depende muito de cada um.

Pensa se tua família está com fome, ameaçada de despejo ou com alguma doença grave.

Eu confesso que numa situação assim iria balançar muito e a escolha seria muito difícil.

Bah vejo a mesma coisa no trabalho.

Quando eu fui nomeado para uma função acima da qual estava, pedi 3 dias pra pensar. Foram 3 dias muito tensos, porque eu não sabia se estrava preparado para aquilo, por mais que a nova função dobraria o meu salário anterior. Decidi assumir e joguei a real: vou tentar aprender tudo que preciso rapidamente, mas se ver que não dou conta, pedirei para sair.

Como concordaram, entrei na função. Logo peguei o jeito da coisa e foi de boa. Mas vejo MUITOS sendo promovidos, e não possuem essa preocupação sobre desempenhar bem a função. Ficam contentes pelo dinheiro, e seja o que deus quiser. Se puder enrolar, enrolam...
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Olha, já fui chefe de setor no meu serviço e é uma atribuição que não sinto nenhuma saudades. Estresse o tempo inteiro, multi-horas-extras for free. Quando decidiram tirar o meu cargo de chefia, fiquei triste. Hoje vejo que foi um livramento, um gigantesco livramento.
Afff...

Acredita que eu tô nessa furada?

Eu estou naquelas de fazer o melhor trabalho possível e não querer ser demitido, até porque já passei dos 45 e sei que é cada vez mais difícil arrumar emprego depois dessa idade, mas se me tirassem as atribuições ou até demitissem, ficaria triste por uns dias mas pensaria exatamente o mesmo.

Somos 3. Considero fidelidade um pilar que deve ser mantido sempre, não importa a situação. Traição, nem por vingança. Minha consciência vale muito mais do que qualquer coisa.
Sim.

Admito que tentações surgem, mas justamente, por saber que posso cometer um erro, até agora tenho tido sucesso em saber sair de perto.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Essa decisão do programa não surpreende.

O político brasileiro reflete sim a sua sociedade. Porém, nossos políticos não são assim apenas porque nossa sociedade, no geral, é corrupta. São assim porque a própria política atrai esse tipo de pessoa, egocêntrica, com sede de poder... Então é natural boa parte deles serem corruptos e se aproveitarem do sistema, mesmo que a população não fosse.
Isso só é reduzido, na classe política, naqueles países onde essa classe não é vista como uma pessoa de poder, as vezes nem recebendo salário.


Sobre nossa sociedade, acho um caso perdido, sinceramente. No geral, todo mundo se acha no direito de ser "corrupto" naquilo que ELE MESMO entende não ser desonesto. Desde o mais básico (utilizar produtos piratas), até o mais grave (corrupção de milhões).
E qual seria a diferença entre o cara que acha 100 reais na rua com as informações do dono e não devolve o dinheiro, e o cara que desvia 2 milhões de reais de dinheiro público, numa licitação fraudada?
A única diferença é a oportunidade. Se o ladrão de 100 reais pudesse desviar 2 milhões, desviaria. Mas ele não faz isso simplesmente por não estar numa posição que permita isso.

Então, pra mim, ou a pessoa é corrupta ou não é. Não existem níveis de corrupção, apenas níveis de oportunidade para corromper.

O maior exemplo de como o brasileiro é, pra mim, é no trânsito. O cara não consegue respeitar regras básicas. Não dá a preferência a quem precisa. Tenta entrar na fila lá na frente, bloqueando até a pista ao lado que deveria estar livre, pois pra ele a pressa dele é mais relevante.


Resumo: só uma bomba atômica pra resolver isso aqui.

Eu acho que já podemos fechar o tópico e apenas manter as votações né?
Você deu um banho de alcool no pessoal.

Em relação a se achar no direito de ser "corrupto" naquilo que ele mesmo entende não ser desonesto é um fato irrefutavel.
Perceba que o "mais básico" que você citou está virando motivação de intervenção estrangeira e imposição de sanções.

O triste é ver que tem muita gente que ignora o fator cultura.
A decadencia cultural é a base para um péssimo governo/estado/política.

Pense por exemplo, se amanhã ou depois arranjamos alguém melhor pra governar nosso país, lutamos até o fim e ele chega lá o que acontece?
Ou ele vai ser derrubado num piscar de olhos ou ele vai se entregar a incompetencia.

Não adianta nem a gente se enganar.
Se não pegarmos e mudarmos agora, iremos cair a Ruina rapidamente.
E se cairmos na ruina e por algum milagre não sermos totalmente impactados (como a Venezuela e a Coreia do Norte), teremos que aprender a andar no caminho certo em tempo semiintegral em horas, ou então sofreremos consequencias pesadas.

Mas para ser sincero, esse país acabou.
É questão de tempo até esse país virar uma zona de guerra e dominação.

O Povo BR não é capaz de fazer nada por conta própria, essa é a grande verdade.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
Porra, bom tópico.

Eu acho que o questionamento, mesmo que a pessoa morasse em qualquer lugar do país ficaria tentada. O caso do Você decide, tipo se fosse nos EUA ou Inglaterra, a pessoa também ficaria em duvidas.
Eu não tenho uma resposta pra isso;

Mas a gente percebe que o brasileiro quer levar vantagens em pequenas ações do dia, como o troco errado, colocar o carro na vaga do Idoso, por ai. É nessas pequenas coisas que a gente ve a diferença.
 
Topo Fundo