felipego
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Fala Galera...
To faz um tempinho sem postar no forum, mas todo dia eu acompanho aqui quando eu tou na facul tal... hehehe... mas como meu ps3 tá no conserto faz 4 meses, com YLOD, e to sem ps3 nunca mais comentei nada aqui no forum... ( eu entrava mais por causa de VG mesmo... )
Mas enfim...
No ano passado quando adquiri, em novembro o Honda Civic, e percebi a b*sta que era o som dele, resolvi reformular o som dele... pesquisando, descobri o mundo do som Automotivo SQ... No meu palio antes, eu tinha um som, aqueles som tipico de recomendação das lojas de som... Módulo Stetsom CL500, 6x9 lá atrás, Bravox, sonzinho pionner... enfim... saia um som bacaninha, mas não era nada demais...
Pesquisando sobre esse mundo, conheci um fórum de som automotivo, autosom, e pesquisei bastante sobre o assunto, inclusive, achei o boccote aqui da OS que é user de lá tambem, comprei produtos dele, vendi produtos para ele, o cara entende muito do assunto!
Já havia pensado em ver quem mais da OS gostava desse tipo de som automotivo, já que a maioria que monta som no carro gosta daquele tipico som de Porta malas, com 6x9, Woofers gigantescos, cornetas...
Para quem não sabe, O som de Qualidade sonora, não tem graves em excesso, possui um som bem equilibrado, com muita definição sonora, sem embolar, sem distorcer.
O som geralmente não tem falantes na parte traseira do carro, apenas subgraves vindo de trás, o médio e agudo deve vir todo da frente.
Existem os kit's duas vias, que é o Midbass + Tweeter e o 3 vias que é Midbass + Midrange + Tweeter.
O objetivo é criar um palco dentro do carro, a voz do cantor sai na sua frente como se ele estivesse ali, é estranho falando assim, mas quando você entra em um sistema bem montado, você entende o que eu estou falando...
Quando você entra em um sistema sem T.A ( alinhamento de tempo ), o som parece só sair do seu lado, mas quando entra em um sistema devidamente acertado no T.A, o palco se cria bem na sua frente...
-----
Quando montei o som, fui enganado, me venderam um Sub da bomber por 300 paus, que não valia 100 conto... Vendi por R$70,00 depois... Peguei um Módulo da Soundigital, que parece que não existia frequencias acima de 6khz nessa bomba, comia todo os agudos e um Kit da NAR Série 3 de kevlar, que me custou o olho da cara, tocava bem, mas exisita opções melhores por preço menor até... ( custou R$500,00 )
Hoje, depois de muita pesquisa e aprimoramento no som, e muita grana consegui montar o seguinte:
- Head Unit: Clarion DZX786
- Amp: Gladen Mosconi 120.4
- Amp2: JVC 7700
- RCA Technoise TZ
- Cabo Speaker Chord Leyline
- Midbass: Scan-Speak Discovery 7" 18w 4434G00
- Tweeter: Morel Mdt30-S 1,67"
- Subwoofer NAR 1222 250w.
Video:
O gasto foi algo em torno de R$3.500,00 até agora...
E ai galera, alguem já chegou a ver algum som voltado para SQ? Alguem gosta? Alguem tem no carro?
Eu acho legal abrir uma discussão aqui, inclusive ajudar o pessoal que nunca viu ou ouviu um tipo de som desse...
Em breve eu coloco umas fotos do Som aqui, e uns videos tal...
Para quem nunca ouviu, ai já vai um video adiantando do que é ouvir um som SQ! hehehe... ( peguei o video no youtube, não é meu carro... ) Obviamente que o som dele custa muito mais que o meu
Para quem não sabe, esse CD Player do video abaixo que muitos vão achar horrível, e comentar, porque ele não coloca um CD Player ali... rsrsrs... Para quem não sabe, esse é um dos melhores Players do mundo. O preço dele? 1300 dollares... E não, ele não lê USB, não lê FLAC, não lê seu ipod, zune e nada... é só CD Player mesmo! hehehe...
--------------------------------------
Explicando o Som de qualidade no carro...
O que difere um som de qualidade de um som comum?
ALTO FALANTES
Crossovers
Tratamento Acustico
Módulos
Alinhamento de Tempo
To faz um tempinho sem postar no forum, mas todo dia eu acompanho aqui quando eu tou na facul tal... hehehe... mas como meu ps3 tá no conserto faz 4 meses, com YLOD, e to sem ps3 nunca mais comentei nada aqui no forum... ( eu entrava mais por causa de VG mesmo... )
Mas enfim...
No ano passado quando adquiri, em novembro o Honda Civic, e percebi a b*sta que era o som dele, resolvi reformular o som dele... pesquisando, descobri o mundo do som Automotivo SQ... No meu palio antes, eu tinha um som, aqueles som tipico de recomendação das lojas de som... Módulo Stetsom CL500, 6x9 lá atrás, Bravox, sonzinho pionner... enfim... saia um som bacaninha, mas não era nada demais...
Pesquisando sobre esse mundo, conheci um fórum de som automotivo, autosom, e pesquisei bastante sobre o assunto, inclusive, achei o boccote aqui da OS que é user de lá tambem, comprei produtos dele, vendi produtos para ele, o cara entende muito do assunto!
Já havia pensado em ver quem mais da OS gostava desse tipo de som automotivo, já que a maioria que monta som no carro gosta daquele tipico som de Porta malas, com 6x9, Woofers gigantescos, cornetas...
Para quem não sabe, O som de Qualidade sonora, não tem graves em excesso, possui um som bem equilibrado, com muita definição sonora, sem embolar, sem distorcer.
O som geralmente não tem falantes na parte traseira do carro, apenas subgraves vindo de trás, o médio e agudo deve vir todo da frente.
Existem os kit's duas vias, que é o Midbass + Tweeter e o 3 vias que é Midbass + Midrange + Tweeter.
O objetivo é criar um palco dentro do carro, a voz do cantor sai na sua frente como se ele estivesse ali, é estranho falando assim, mas quando você entra em um sistema bem montado, você entende o que eu estou falando...
Quando você entra em um sistema sem T.A ( alinhamento de tempo ), o som parece só sair do seu lado, mas quando entra em um sistema devidamente acertado no T.A, o palco se cria bem na sua frente...
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Quando montei o som, fui enganado, me venderam um Sub da bomber por 300 paus, que não valia 100 conto... Vendi por R$70,00 depois... Peguei um Módulo da Soundigital, que parece que não existia frequencias acima de 6khz nessa bomba, comia todo os agudos e um Kit da NAR Série 3 de kevlar, que me custou o olho da cara, tocava bem, mas exisita opções melhores por preço menor até... ( custou R$500,00 )
Hoje, depois de muita pesquisa e aprimoramento no som, e muita grana consegui montar o seguinte:
- Head Unit: Clarion DZX786
- Amp: Gladen Mosconi 120.4
- Amp2: JVC 7700
- RCA Technoise TZ
- Cabo Speaker Chord Leyline
- Midbass: Scan-Speak Discovery 7" 18w 4434G00
- Tweeter: Morel Mdt30-S 1,67"
- Subwoofer NAR 1222 250w.
Video:
O gasto foi algo em torno de R$3.500,00 até agora...
E ai galera, alguem já chegou a ver algum som voltado para SQ? Alguem gosta? Alguem tem no carro?
Eu acho legal abrir uma discussão aqui, inclusive ajudar o pessoal que nunca viu ou ouviu um tipo de som desse...
Em breve eu coloco umas fotos do Som aqui, e uns videos tal...
Para quem nunca ouviu, ai já vai um video adiantando do que é ouvir um som SQ! hehehe... ( peguei o video no youtube, não é meu carro... ) Obviamente que o som dele custa muito mais que o meu
Para quem não sabe, esse CD Player do video abaixo que muitos vão achar horrível, e comentar, porque ele não coloca um CD Player ali... rsrsrs... Para quem não sabe, esse é um dos melhores Players do mundo. O preço dele? 1300 dollares... E não, ele não lê USB, não lê FLAC, não lê seu ipod, zune e nada... é só CD Player mesmo! hehehe...
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Explicando o Som de qualidade no carro...
O que difere um som de qualidade de um som comum?
ALTO FALANTES
Em sons mais básicos, geralmente um alto falante reproduz todas as faixas de frequencia, desde os graves até os agudos, isso faz com que o som embole bastante e não reproduza o som com tanta clareza.
Em um sistema de som mais refinado, utiliza-se um alto falante para cada tipo de frequencia, tornando-se um som mais claro e com mais definição.
Na foto acima, podemos ver 3 alto falantes de cada lado. No exemplo é um sistema de 3 vias, onde o alto falante no chão reproduz as frequencias mais graves, geralmente de 40hz-180hz, o falante maior na coluna reproduz as frequencias de 180hz até o ponto onde ele consegue subir... Geralmente até 3khz, e o tweeter assume todas as frequencias acima disso...
Em um sistema de som mais refinado, utiliza-se um alto falante para cada tipo de frequencia, tornando-se um som mais claro e com mais definição.
Na foto acima, podemos ver 3 alto falantes de cada lado. No exemplo é um sistema de 3 vias, onde o alto falante no chão reproduz as frequencias mais graves, geralmente de 40hz-180hz, o falante maior na coluna reproduz as frequencias de 180hz até o ponto onde ele consegue subir... Geralmente até 3khz, e o tweeter assume todas as frequencias acima disso...
Crossovers
Crossover Passivo
Neste tipo de corte de frequencias, o corte é feito através de componentes eletrônicos, variando as frequencias de corte conforme os componentes utilizados na montagem do X-over.
Crossover Ativo
Neste tipo de corte de frequencias o corte é feito através da HEAD UNIT ( Cd player/dvd player ), não são todos players que possuem esse tivo de crossover. Geralmente os CD Players voltado para qualidade possuem. Os mais básicos geralmente possuem o chamado filtro passa alta, HPF, que só filtram os graves para que o falante embole menos...
Neste tipo de corte de frequencias, o corte é feito através de componentes eletrônicos, variando as frequencias de corte conforme os componentes utilizados na montagem do X-over.
Crossover Ativo
Neste tipo de corte de frequencias o corte é feito através da HEAD UNIT ( Cd player/dvd player ), não são todos players que possuem esse tivo de crossover. Geralmente os CD Players voltado para qualidade possuem. Os mais básicos geralmente possuem o chamado filtro passa alta, HPF, que só filtram os graves para que o falante embole menos...
Tratamento Acustico
Muitas pessoas evitam gastar dinheiro com som de carro, simplesmente acreditando que não tem como montar um som mais refinado, pois o carro tem muitas peças plasticas, e lataria, que atrapalham a propagação do som...
O que muitas não sabem, é que é possível fazer um tratamento próprio, inclusive criando caixas acusticas para os altos falantes utilizando os próprios encaixes do carro.
Os altos falantes utilizados nas portas, quando não é realizado nenhum tipo de tratamento, não trabalham adequadamente. Você pode colocar o melhor alto falante do mundo, se ele não estiver em uma caixa própria para ele, ele não irá tocar adequadamente e o resultado será insatisfatório. Muitas vezes, equipamentos de qualidade inferior mas quando estes estão em locais adequados tendem a tocar melhor que alto falantes que não estão em local com tratamento acustico...
Veja por exemplo, como é a porta de um carro, justamente onde o alto falante fica:
Possui varios espaços abertos, o que é péssimo para o som, além de conter lataria atrás dele, o que irá influenciar na propagação do som.
Para o tratamento da porta, utiliza-se Manta asfaltica adesivas, para dar rigidez à lataria, e tampar todos os buracos, formando uma caixa selada de alta litragem para o alto falante:
Isso serve para qualquer sistema de som, desde os mais básicos aos mais avançados... a melhora é extremamente significativa! Quer fazer um teste? tire o forro da porta e feche todos os buracos da porta com uma fita isolante. Veja se já não dá uma melhora significativa... Com a manta asfaltica o resultado é ainda melhor...
Algumas empresas de alto falantes e sonorização, já produzem isolantes próprios para o tratamento acustico, mais bonito, sem essa cara metalizada da manta asfaltica:
]
O uso da manta asfaltica tambem é muito utilizado pelos famosos papa-grilos, aqueles lugares onde só trabalham arrancando barulho do carro e barulho de chuva batendo no teto, ruidos externos... Com uma manta asfaltica aplicada no carro inteiro, reduz intensamente o barulho de chuvas e todo qualquer barulho que venha de fora...
O que muitas não sabem, é que é possível fazer um tratamento próprio, inclusive criando caixas acusticas para os altos falantes utilizando os próprios encaixes do carro.
Os altos falantes utilizados nas portas, quando não é realizado nenhum tipo de tratamento, não trabalham adequadamente. Você pode colocar o melhor alto falante do mundo, se ele não estiver em uma caixa própria para ele, ele não irá tocar adequadamente e o resultado será insatisfatório. Muitas vezes, equipamentos de qualidade inferior mas quando estes estão em locais adequados tendem a tocar melhor que alto falantes que não estão em local com tratamento acustico...
Veja por exemplo, como é a porta de um carro, justamente onde o alto falante fica:
Possui varios espaços abertos, o que é péssimo para o som, além de conter lataria atrás dele, o que irá influenciar na propagação do som.
Para o tratamento da porta, utiliza-se Manta asfaltica adesivas, para dar rigidez à lataria, e tampar todos os buracos, formando uma caixa selada de alta litragem para o alto falante:
Isso serve para qualquer sistema de som, desde os mais básicos aos mais avançados... a melhora é extremamente significativa! Quer fazer um teste? tire o forro da porta e feche todos os buracos da porta com uma fita isolante. Veja se já não dá uma melhora significativa... Com a manta asfaltica o resultado é ainda melhor...
Algumas empresas de alto falantes e sonorização, já produzem isolantes próprios para o tratamento acustico, mais bonito, sem essa cara metalizada da manta asfaltica:
O uso da manta asfaltica tambem é muito utilizado pelos famosos papa-grilos, aqueles lugares onde só trabalham arrancando barulho do carro e barulho de chuva batendo no teto, ruidos externos... Com uma manta asfaltica aplicada no carro inteiro, reduz intensamente o barulho de chuvas e todo qualquer barulho que venha de fora...
Módulos
Derrepente tudo que seus amigos lhe recomendavam vai por agua abaixo. Taramps, Banda, Stetsom, a alegria dos brasileiros corneteiros que adoram andar de porta malas aberto chacoalhando a roupa da vizinhança no varal.
Nada mais são do que amplificadores de alta eficiência, Amplificadores classe D.
O que são amplificadores classe D?
As vezes confundido com "Digital". Mas um classe D, não leva o D por ser digital, mas pela sequência de classificação dos amplificadores. Seu funcionamento se deve a um circuito de chaveamento digial com frequência de 100Hz a 200KHz que transforma o sinal de entrada em uma onda quadrada de largura variável, possui rendimento perto de 90% (fornecendo 100W de som, estará consumindo 111W de energia) e está limitado a trabalhar abaixo de 1Khz, porque acima disso, existe a geração de distorção e pode ocorrer do amplificador interferir em rádios AM. Com isso seu uso fica restrito a alimentar subwoofers com potências acima de 1000W RMS; ( retirado do autosom.net )
Taramps HD4000, que indica ter 4998W Rms à 1ohm.
Agora está explicado o porque o amigão que passa com o som alto, machuca todo o seu ouvido, é simples. Ali não tem som, mas sim um sinal completamente distorcido.
é por esse motivo que esses amplificadores conseguem entregar 1milhão de watts! 90% de toda energia utilizada serão aproveitado!
O que costuma-se usar em sons voltados para alta fidelidade o amplificador do tipo AB, pelo seu custo benefício e pelo seu aproveitamento de energia que é em torno de 50%. Esses amplificadores costumam ter um nível baixo de distorção. geralmente menor que 0,1%.
Existem POUCOS amplificadores classe D que possuem bastante qualidade, um exemplo a ser citado é o Hertz HDP... No entanto, mesmo assim possuem milhares de classe AB melhores que eles...
Acima uma foto do DLS A4, sonho de consumo de muita gente que curte um som de primeira. No brasi, custa algo em torno de R$3.000,00.
E a potência total dele é 880w.
Sendo 4 canais de 85w em 4ohms... ( 220w em 1ohm, mas sistema de qualidade não trabalha com 1ohm).
Entenderam agora o porque um Taramps pequenininho consegue ter 5000w e um DLS desse tamanhão não consegue nem 100w por canal? hehehehe...
Nada mais são do que amplificadores de alta eficiência, Amplificadores classe D.
O que são amplificadores classe D?
As vezes confundido com "Digital". Mas um classe D, não leva o D por ser digital, mas pela sequência de classificação dos amplificadores. Seu funcionamento se deve a um circuito de chaveamento digial com frequência de 100Hz a 200KHz que transforma o sinal de entrada em uma onda quadrada de largura variável, possui rendimento perto de 90% (fornecendo 100W de som, estará consumindo 111W de energia) e está limitado a trabalhar abaixo de 1Khz, porque acima disso, existe a geração de distorção e pode ocorrer do amplificador interferir em rádios AM. Com isso seu uso fica restrito a alimentar subwoofers com potências acima de 1000W RMS; ( retirado do autosom.net )
Taramps HD4000, que indica ter 4998W Rms à 1ohm.
Agora está explicado o porque o amigão que passa com o som alto, machuca todo o seu ouvido, é simples. Ali não tem som, mas sim um sinal completamente distorcido.
é por esse motivo que esses amplificadores conseguem entregar 1milhão de watts! 90% de toda energia utilizada serão aproveitado!
O que costuma-se usar em sons voltados para alta fidelidade o amplificador do tipo AB, pelo seu custo benefício e pelo seu aproveitamento de energia que é em torno de 50%. Esses amplificadores costumam ter um nível baixo de distorção. geralmente menor que 0,1%.
Existem POUCOS amplificadores classe D que possuem bastante qualidade, um exemplo a ser citado é o Hertz HDP... No entanto, mesmo assim possuem milhares de classe AB melhores que eles...
Acima uma foto do DLS A4, sonho de consumo de muita gente que curte um som de primeira. No brasi, custa algo em torno de R$3.000,00.
E a potência total dele é 880w.
Sendo 4 canais de 85w em 4ohms... ( 220w em 1ohm, mas sistema de qualidade não trabalha com 1ohm).
Entenderam agora o porque um Taramps pequenininho consegue ter 5000w e um DLS desse tamanhão não consegue nem 100w por canal? hehehehe...
Alinhamento de Tempo
Sim, até então, com o tratamento acustico conseguimos deixar o som do carro bacana já, com bastante definição. Mas tem um problema. O som do carro parece que vem todo do lado do motorista quando você está sentado no banco do motorista... E para ouvir do lado do passageiro tambem? devo usar o BALANCE? ou devo me contentar em ouvir apenas o som que vem da esquerda?
negativo.
Em sistemas mais refinados, o próprio CD Player, ou o processador, ou até mesmo alguns módulos que é o caso do Gladen Mosconi, é possível realizar o chamado Alinhamento de Tempo ( Time Alignment / T.A )
Ao sentar-se no lado esquerdo do carro, você está mais perto dos alto falantes esquerdos que o direito, portanto o som chega mais rapido ao seu ouvido esquerdo que no direito. Portanto o que devemos fazer?
Devemos atrasar o som vindo da esquerda para que chegue ao mesmo tempo que o som da direita.
Lembrando que essa função apenas funciona para 1 pessoa. Não é possível regular o T.A para 2 pessoas ouvirem ao mesmo tempo...
negativo.
Em sistemas mais refinados, o próprio CD Player, ou o processador, ou até mesmo alguns módulos que é o caso do Gladen Mosconi, é possível realizar o chamado Alinhamento de Tempo ( Time Alignment / T.A )
Ao sentar-se no lado esquerdo do carro, você está mais perto dos alto falantes esquerdos que o direito, portanto o som chega mais rapido ao seu ouvido esquerdo que no direito. Portanto o que devemos fazer?
Devemos atrasar o som vindo da esquerda para que chegue ao mesmo tempo que o som da direita.
Lembrando que essa função apenas funciona para 1 pessoa. Não é possível regular o T.A para 2 pessoas ouvirem ao mesmo tempo...