O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Som voltado para Qualidade Sonora(SQ), quem tem aqui?

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Fala Galera...

To faz um tempinho sem postar no forum, mas todo dia eu acompanho aqui quando eu tou na facul tal... hehehe... mas como meu ps3 tá no conserto faz 4 meses, com YLOD, e to sem ps3 nunca mais comentei nada aqui no forum... ( eu entrava mais por causa de VG mesmo... )

Mas enfim...

No ano passado quando adquiri, em novembro o Honda Civic, e percebi a b*sta que era o som dele, resolvi reformular o som dele... pesquisando, descobri o mundo do som Automotivo SQ... No meu palio antes, eu tinha um som, aqueles som tipico de recomendação das lojas de som... Módulo Stetsom CL500, 6x9 lá atrás, Bravox, sonzinho pionner... enfim... saia um som bacaninha, mas não era nada demais...

Pesquisando sobre esse mundo, conheci um fórum de som automotivo, autosom, e pesquisei bastante sobre o assunto, inclusive, achei o boccote aqui da OS que é user de lá tambem, comprei produtos dele, vendi produtos para ele, o cara entende muito do assunto!

Já havia pensado em ver quem mais da OS gostava desse tipo de som automotivo, já que a maioria que monta som no carro gosta daquele tipico som de Porta malas, com 6x9, Woofers gigantescos, cornetas...

Para quem não sabe, O som de Qualidade sonora, não tem graves em excesso, possui um som bem equilibrado, com muita definição sonora, sem embolar, sem distorcer.

O som geralmente não tem falantes na parte traseira do carro, apenas subgraves vindo de trás, o médio e agudo deve vir todo da frente.

Existem os kit's duas vias, que é o Midbass + Tweeter e o 3 vias que é Midbass + Midrange + Tweeter.

O objetivo é criar um palco dentro do carro, a voz do cantor sai na sua frente como se ele estivesse ali, é estranho falando assim, mas quando você entra em um sistema bem montado, você entende o que eu estou falando...

Quando você entra em um sistema sem T.A ( alinhamento de tempo ), o som parece só sair do seu lado, mas quando entra em um sistema devidamente acertado no T.A, o palco se cria bem na sua frente...

PoorAcousticsintheCar.jpg


-----

Quando montei o som, fui enganado, me venderam um Sub da bomber por 300 paus, que não valia 100 conto... Vendi por R$70,00 depois... Peguei um Módulo da Soundigital, que parece que não existia frequencias acima de 6khz nessa bomba, comia todo os agudos e um Kit da NAR Série 3 de kevlar, que me custou o olho da cara, tocava bem, mas exisita opções melhores por preço menor até... ( custou R$500,00 )

Hoje, depois de muita pesquisa e aprimoramento no som, e muita grana consegui montar o seguinte:

- Head Unit: Clarion DZX786
- Amp: Gladen Mosconi 120.4
- Amp2: JVC 7700
- RCA Technoise TZ
- Cabo Speaker Chord Leyline
- Midbass: Scan-Speak Discovery 7" 18w 4434G00
- Tweeter: Morel Mdt30-S 1,67"
- Subwoofer NAR 1222 250w.

Video:


O gasto foi algo em torno de R$3.500,00 até agora...

E ai galera, alguem já chegou a ver algum som voltado para SQ? Alguem gosta? Alguem tem no carro?

Eu acho legal abrir uma discussão aqui, inclusive ajudar o pessoal que nunca viu ou ouviu um tipo de som desse...

Em breve eu coloco umas fotos do Som aqui, e uns videos tal...

Para quem nunca ouviu, ai já vai um video adiantando do que é ouvir um som SQ! hehehe... ( peguei o video no youtube, não é meu carro... ) Obviamente que o som dele custa muito mais que o meu

Para quem não sabe, esse CD Player do video abaixo que muitos vão achar horrível, e comentar, porque ele não coloca um CD Player ali... rsrsrs... Para quem não sabe, esse é um dos melhores Players do mundo. O preço dele? 1300 dollares... E não, ele não lê USB, não lê FLAC, não lê seu ipod, zune e nada... é só CD Player mesmo! hehehe...





--------------------------------------

Explicando o Som de qualidade no carro...

O que difere um som de qualidade de um som comum?

ALTO FALANTES
Em sons mais básicos, geralmente um alto falante reproduz todas as faixas de frequencia, desde os graves até os agudos, isso faz com que o som embole bastante e não reproduza o som com tanta clareza.

s_MLB_v_V_f_3750396166_012013.jpg


Em um sistema de som mais refinado, utiliza-se um alto falante para cada tipo de frequencia, tornando-se um som mais claro e com mais definição.

IMG_1106.jpg


Na foto acima, podemos ver 3 alto falantes de cada lado. No exemplo é um sistema de 3 vias, onde o alto falante no chão reproduz as frequencias mais graves, geralmente de 40hz-180hz, o falante maior na coluna reproduz as frequencias de 180hz até o ponto onde ele consegue subir... Geralmente até 3khz, e o tweeter assume todas as frequencias acima disso...

Crossovers
Crossover Passivo
Neste tipo de corte de frequencias, o corte é feito através de componentes eletrônicos, variando as frequencias de corte conforme os componentes utilizados na montagem do X-over.
3-Way-Cross-Over.jpg


Crossover Ativo
Neste tipo de corte de frequencias o corte é feito através da HEAD UNIT ( Cd player/dvd player ), não são todos players que possuem esse tivo de crossover. Geralmente os CD Players voltado para qualidade possuem. Os mais básicos geralmente possuem o chamado filtro passa alta, HPF, que só filtram os graves para que o falante embole menos...

X-over_S.jpg

Tratamento Acustico
Muitas pessoas evitam gastar dinheiro com som de carro, simplesmente acreditando que não tem como montar um som mais refinado, pois o carro tem muitas peças plasticas, e lataria, que atrapalham a propagação do som...

O que muitas não sabem, é que é possível fazer um tratamento próprio, inclusive criando caixas acusticas para os altos falantes utilizando os próprios encaixes do carro.

Os altos falantes utilizados nas portas, quando não é realizado nenhum tipo de tratamento, não trabalham adequadamente. Você pode colocar o melhor alto falante do mundo, se ele não estiver em uma caixa própria para ele, ele não irá tocar adequadamente e o resultado será insatisfatório. Muitas vezes, equipamentos de qualidade inferior mas quando estes estão em locais adequados tendem a tocar melhor que alto falantes que não estão em local com tratamento acustico...

Veja por exemplo, como é a porta de um carro, justamente onde o alto falante fica:

dsc4713.jpg



Possui varios espaços abertos, o que é péssimo para o som, além de conter lataria atrás dele, o que irá influenciar na propagação do som.

Para o tratamento da porta, utiliza-se Manta asfaltica adesivas, para dar rigidez à lataria, e tampar todos os buracos, formando uma caixa selada de alta litragem para o alto falante:

Forro2.jpg


p7300039b.jpg


Isso serve para qualquer sistema de som, desde os mais básicos aos mais avançados... a melhora é extremamente significativa! Quer fazer um teste? tire o forro da porta e feche todos os buracos da porta com uma fita isolante. Veja se já não dá uma melhora significativa... Com a manta asfaltica o resultado é ainda melhor...

Algumas empresas de alto falantes e sonorização, já produzem isolantes próprios para o tratamento acustico, mais bonito, sem essa cara metalizada da manta asfaltica:

183187_367323383372937_146127504_n.jpg
]

O uso da manta asfaltica tambem é muito utilizado pelos famosos papa-grilos, aqueles lugares onde só trabalham arrancando barulho do carro e barulho de chuva batendo no teto, ruidos externos... Com uma manta asfaltica aplicada no carro inteiro, reduz intensamente o barulho de chuvas e todo qualquer barulho que venha de fora...

Módulos
Derrepente tudo que seus amigos lhe recomendavam vai por agua abaixo. Taramps, Banda, Stetsom, a alegria dos brasileiros corneteiros que adoram andar de porta malas aberto chacoalhando a roupa da vizinhança no varal.

Nada mais são do que amplificadores de alta eficiência, Amplificadores classe D.

O que são amplificadores classe D?
As vezes confundido com "Digital". Mas um classe D, não leva o D por ser digital, mas pela sequência de classificação dos amplificadores. Seu funcionamento se deve a um circuito de chaveamento digial com frequência de 100Hz a 200KHz que transforma o sinal de entrada em uma onda quadrada de largura variável, possui rendimento perto de 90% (fornecendo 100W de som, estará consumindo 111W de energia) e está limitado a trabalhar abaixo de 1Khz, porque acima disso, existe a geração de distorção e pode ocorrer do amplificador interferir em rádios AM. Com isso seu uso fica restrito a alimentar subwoofers com potências acima de 1000W RMS; ( retirado do autosom.net )


taramps-hd-4000-amplificador-digital-4798w-rms-brindefrete_MLB-O-4033511548_032013.jpg

Taramps HD4000, que indica ter 4998W Rms à 1ohm.

Agora está explicado o porque o amigão que passa com o som alto, machuca todo o seu ouvido, é simples. Ali não tem som, mas sim um sinal completamente distorcido.

é por esse motivo que esses amplificadores conseguem entregar 1milhão de watts! 90% de toda energia utilizada serão aproveitado!

O que costuma-se usar em sons voltados para alta fidelidade o amplificador do tipo AB, pelo seu custo benefício e pelo seu aproveitamento de energia que é em torno de 50%. Esses amplificadores costumam ter um nível baixo de distorção. geralmente menor que 0,1%.

Existem POUCOS amplificadores classe D que possuem bastante qualidade, um exemplo a ser citado é o Hertz HDP... No entanto, mesmo assim possuem milhares de classe AB melhores que eles...






053350449_05072011329.jpg


Acima uma foto do DLS A4, sonho de consumo de muita gente que curte um som de primeira. No brasi, custa algo em torno de R$3.000,00.

E a potência total dele é 880w.

Sendo 4 canais de 85w em 4ohms... ( 220w em 1ohm, mas sistema de qualidade não trabalha com 1ohm).

Entenderam agora o porque um Taramps pequenininho consegue ter 5000w e um DLS desse tamanhão não consegue nem 100w por canal? hehehehe...

Alinhamento de Tempo

Sim, até então, com o tratamento acustico conseguimos deixar o som do carro bacana já, com bastante definição. Mas tem um problema. O som do carro parece que vem todo do lado do motorista quando você está sentado no banco do motorista... E para ouvir do lado do passageiro tambem? devo usar o BALANCE? ou devo me contentar em ouvir apenas o som que vem da esquerda?

negativo.

Em sistemas mais refinados, o próprio CD Player, ou o processador, ou até mesmo alguns módulos que é o caso do Gladen Mosconi, é possível realizar o chamado Alinhamento de Tempo ( Time Alignment / T.A )

Ao sentar-se no lado esquerdo do carro, você está mais perto dos alto falantes esquerdos que o direito, portanto o som chega mais rapido ao seu ouvido esquerdo que no direito. Portanto o que devemos fazer?

Devemos atrasar o som vindo da esquerda para que chegue ao mesmo tempo que o som da direita.


Time_Alignment.jpg


Lembrando que essa função apenas funciona para 1 pessoa. Não é possível regular o T.A para 2 pessoas ouvirem ao mesmo tempo...
 

Seeker2611

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.245
Reações
3.304
Pontos
954
Só para avisar, se a pessoa que ver o vídeo não tiver uma boa saída de áudio, seja um fone de qualidade, ou seja uma caixa de som de qualidade, provavelmente não notará muita diferença.
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Postando pra acompanhar o topico.

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2


Acompanha sim! é bem legal, inclusive o pessoal que gosta de som de qualidade é muito gente fina! Pretendo participar de um campeonato que vai ter agora em julho, uma prévia do IASCA, para quem não sabe, o iasca é um evento internacional de som automotivo...
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Só para avisar, se a pessoa que ver o vídeo não tiver uma boa saída de áudio, seja um fone de qualidade, ou seja uma caixa de som de qualidade, provavelmente não notará muita diferença.


Infelizmente o audio da camera não capta o som perfeitamente tambem... eu tou upando alguns videos do meu carro, mas o som sai muito melhor ao vivo...
 

Seeker2611

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.245
Reações
3.304
Pontos
954
Infelizmente o audio da camera não capta o som perfeitamente tambem... eu tou upando alguns videos do meu carro, mas o som sai muito melhor ao vivo...
Tem esse problema também, o ideal seria a pessoa ouvir ao vivo, aí a pessoa notaria a diferença diretamente da fonte.

O que eu vejo muito por aí é o pessoal exagerando muito no grave, o ideal é um som equilibrado.
 


felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Atualizei o post principal com um video do meu carro: ( )

é a mesma musica do cara do video abaixo, George Benson - The Ghetto.

Gravado com meu celular, LG optimus 2x, distorce bastante a camera do celular, depois vou ver se acho uma camera melhor em casa para gravar...
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Tem esse problema também, o ideal seria a pessoa ouvir ao vivo, aí a pessoa notaria a diferença diretamente da fonte.

O que eu vejo muito por aí é o pessoal exagerando muito no grave, o ideal é um som equilibrado.


O grave realmente é um problema... No brasil os subwoofers são feitos com uma sensibilidade muito alta, e uma bobina muito grande... Então o pessoal mesmo que ligue um módulo fraco, já vai dar muito grave, mas sem definição alguma, vai tremer tudo, mas não vai sair som... O grave no meu carro é minimo... O subwoofer só dá a extensão nos graves, você não sente ele tocando atrás, toca na frente mesmo...

No brasil, para quem quiser subwoofer de qualidade brasileiro, destaco duas marcas, QUESTO AUDIO e NAR AUDIO...

Ambos excelentes. A Questo Audio é melhor, mas dá um grave muito mais forte que o NAR, o NAR é mais calmo...

Mas se quiser subwoofer de qualidade mesmo, a JL Audio fabrica os melhores do mundo!
 

Epinephelus

Supra-sumo
Mensagens
1.685
Reações
1.787
Pontos
198
Eu gosto bastante.

Mas fazer algo realmente com qualidade no carro é complicadíssimo. E caro.

Não é uma coisa a que eu disporia muito tempo e dinheiro. Prefiro investir na minha sala dedicada...
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Eu gosto bastante.

Mas fazer algo realmente com qualidade no carro é complicadíssimo. E caro.

Não é uma coisa a que eu disporia muito tempo e dinheiro. Prefiro investir na minha sala dedicada...


Em casa, meu pai montou um Sistema de audio, com Caixas frontais do tipo torre da B&W, Caixa central da Polk Audio, caixas traseiras da BOSE acousticmass, Subwoofer JBL de 10" ativo, Amplificador Pionner Elite ( antes era um Yamaha DSP3090 )

Te digo que meu carro toca bem mais... hehehehehehe...
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Coloquei algumas informações bacanas no post principal para a galera conferir...
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.198
Reações
15.759
Pontos
1.439
Em casa, meu pai montou um Sistema de audio, com Caixas frontais do tipo torre da B&W, Caixa central da Polk Audio, caixas traseiras da BOSE acousticmass, Subwoofer JBL de 10" ativo, Amplificador Pionner Elite ( antes era um Yamaha DSP3090 )

Te digo que meu carro toca bem mais... hehehehehehe...

o legal de som no carro é que o carro vira uma capsula de som, aí a sensação é mais intensa que num home theater.

quanto ao tópico eu queria montar um SQ, mas sai muito caro e tem que modificar bastante o carro, tipo a maioria dos carros não tem lugar pra kit 3 vias e as vezes quando tem o direcionamento do som é pros pés ou a porta não tem boa acústica aí tem que revestir e por aí vai... sai caro.

montei um com qualidade mas não SQ só algo melhor que o convencional e por enquanto estou satisfeito.

outra coisa foda de investir pesado nesse ramo é que tem que ser um carro que vc irá casar com ele pq se for transferir tudo pra outro carro lá se vai mais uma fortuna pra personalizar o isolamento acustico e posicionamento dos falantes...
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
o legal de som no carro é que o carro vira uma capsula de som, aí a sensação é mais intensa que num home theater.

quanto ao tópico eu queria montar um SQ, mas sai muito caro e tem que modificar bastante o carro, tipo a maioria dos carros não tem lugar pra kit 3 vias e as vezes quando tem o direcionamento do som é pros pés ou a porta não tem boa acústica aí tem que revestir e por aí vai... sai caro.

montei um com qualidade mas não SQ só algo melhor que o convencional e por enquanto estou satisfeito.

outra coisa foda de investir pesado nesse ramo é que tem que ser um carro que vc irá casar com ele pq se for transferir tudo pra outro carro lá se vai mais uma fortuna pra personalizar o isolamento acustico e posicionamento dos falantes...

Exato!

Mas você sabe que não é necessário um 3 vias... Existem tweeters que conseguem tocar frequencias em baixas, é um exemplo do meu Morel que tem FS à 800hz... Mas um tweeter tocando à 2-3khz já é mais que o suficiente para dispensar um sistema 3 vias, pois o palco vai ficar em cima do painel.. O problema é quando o corte do tweeter fica para cima de uns 3.500hz, ai a voz vai vir tudo de baixo mesmo...

Coloca um falante bacana, dá uma tratada basicona com Manta asfaltica na porta ( gastei R$40,00 em cada rolo para tratar as portas, usei 2 rolos ), eu mesmo fiz...

coloca um kit duas vias bacaninha e pronto, tem um som de primeira no carro!

Tem gente que compra midbass da Sony ou Gradiente e faz um crossover passivo, e liga um Tweeter legalzinho da SEAS ou vifa, que acha por menos de R$200,00... E fica um put* som de qualidade...
 

Epinephelus

Supra-sumo
Mensagens
1.685
Reações
1.787
Pontos
198
Em casa, meu pai montou um Sistema de audio, com Caixas frontais do tipo torre da B&W, Caixa central da Polk Audio, caixas traseiras da BOSE acousticmass, Subwoofer JBL de 10" ativo, Amplificador Pionner Elite ( antes era um Yamaha DSP3090 )

Te digo que meu carro toca bem mais... hehehehehehe...

Te digo que ainda tens muito a aprender com o teu pai sobre som.

Mas gosto é que nem braço...
 

TuriistaH .BR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.429
Reações
6.152
Pontos
824
Bom tópico.

Não tenho carro ainda, mais já reservei grana pra um set quando pegar.

Eu racho o bico na faculdade dos caras falando de Taramp's e as HUs da Pionner que vendem por aqui, quando eu falo que não presta nego desacredita.

:kkk
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Te digo que ainda tens muito a aprender com o teu pai sobre som.

Mas gosto é que nem braço...

Então... Na verdade meu pai tá aprendendo comigo hehehe... Ele acredita que cabos não influenciam no som etc, ele usa fiozão paralelo comum... Recentemente eu ajustei o SET dele e já deu uma boa melhorada, o grande problema da sala dele é a falta de subgraves. ( graves não porque a B&W dá um grave bem gostoso ) Não é por nada, mas os JBL são uma bela de uma porcaria na minha opinião... hehehe...

Meu pai ouviu o som do meu carro e concordou que está melhor que o som do HT dele..

No meu quarto aqui eu to com uma caixinha acustica da Sony com 2 midbass, e tava com um Tweeter da NAR, mas eu vendi o tweeter da NAR... Posteriormente pretendo pegar um tweeter melhorzinho e um midbass melhor e fazer uma caixa legal...

O amp eu tava usando um Yamaha DSP3090 que tem uma put* sonoridade, mas não tem nada de regulagem infelizmente, não tem EQ nem nada... Mas o som dele é perfeito, só que é gigante não tá cabendo no meu quarto! hehe

Pode olhar meus alto falantes, não se tratam de alto falantes de carro, mas sim de alto falantes residênciais. Pesquise sobre os Scan-Speak, verá que hoje é considerado o melhor midbass do mundo, apesar que o meu é o de entrada.


O tweeter tambem é residêncial, pesa quase 1kg cada, simplesmente gigantesco...

dá uma olhada nesse video do ScanSpeak:

 

xistreme

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.379
Reações
1.313
Pontos
904
Tem como fazerr algo perto do decente em uma montana?
O original de fábrica é pior que encoxar a mãe no tanque.

Com uns 1200 reais pra gastar com tratamento e equipamentos, qual seria o caminho?

Ps: tem que ter um bass legalzinho pra alguns tuntz tuntz, mas o que mais escuto é rock mesmo.
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Tem como fazerr algo perto do decente em uma montana?
O original de fábrica é pior que encoxar a mãe no tanque.

Com uns 1200 reais pra gastar com tratamento e equipamentos, qual seria o caminho?

Ps: tem que ter um bass legalzinho pra alguns tuntz tuntz, mas o que mais escuto é rock mesmo.
Vixi se dá... Se você curte Rock, tem um subzinho da NAR de 8" que é muito bom para rock!

Mas você vai ter que pegar um Amp usado para caber no seu orçamento se tiver interesse, eu troquei recentemente meu amp e tá sobrando um Audiophonic 4100 aqui, to vendendo ele por R$299. Bem abaixo do que ele vale, ele vale uns R$380,00...

Você tem o player já ou teria que comprar um?
Se tiver que comprar o Player dá para fazer o seguinte:

Ai daria para fazer algo do tipo:
- Player Alpine 9855 usado- R$400,00 ( sei quem tá vendendo, esse é TOP sonho de consumo de muita gente )
- Módulo Audiophonic 4100 ou DAT4100 - R$299 - 450,00
- Kit duas vias Helix B62c - R$300,00
- Subwoofer NAR 8" - R$170,00

O audiophonic 4100 tem 80w em 4ohms e o DAT4100 tem 65w em 4ohms...
Ambos tem potência mais que suficiente para tocar o sistema muito bem com um volume bem bacana! Pode não parecer, mas 80w dá para ouvir a ponto de não conseguir conversar com ninguem no carro! hehehe...

Ai você vai ter que mandar uma caixinha selada para o subwoofer que vai sair uns R$100,00 ou comprar ela pronta...
Vai ficar um sistema muito bom, vai impressionar tudo seus amigos que tão acostumado a só ouvir graves no carro! Se você já tiver o player dá para investir melhor no Alto falante dentro do orçamento seu...

Eu usava o audiophonic 4100 até pouco tempo atrás, só troquei ele pois pretendo competir nos campeonatos então tive que investir nisso, mas tanto o grave como o agudo nesse amp é perfeito. Tem o DAT4100 tambem que é excelente tambem. Esqueça torramps e compania... hehe... no Brasil ou vai de DAT ou de Audiophonic, se for no exterior tem Kenwood, Blaupunkt, JVC, Alpine, Rockford Fosgate, Clarion etc..

Caso prefira você pode por DVD tambem... Mas ai tem que ser um JVC ou Kenwood ou Alpine... Colocar DVD da Pionner eu acho meio furada, a menos que queira economizar bastante...

Você tem player? prefere CD Player ou DVD Player?

Quanto ao tratamento, se você souber tirar o forro da porta, vai na C&C se tiver na sua cidade e compra manta asfaltica adesiva em rolo, custa R$38,00 o rolo de 10cm x 10m... Ai você passa na parte de dentro da porta e depois tampa os buracos da porta com ela.. Já melhora 100000% o som..

Esse sub é bacaninha, mas se preferir, tem a versão de 10" e 12"...

se quiser investir um pouco mais em um sub melhor, tem os Questo Q250, por uns R$280,00. Mas esses são mais batidão, treme chave, derruba tudo, mas a qualidade dele é infernal! toca muito!
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Taramps é uma boa marca de módulos?

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2


Depende para que... Se é para ouvir musica não... Se é para fazer barulho na rua, ou em campeonato, acredito que seja um dos melhores, pois ele é relativamente barato pela potência que ele entrega... Ele não mente a potência, o que está discriminado é o que ele entrega, no entanto, acima de 1khz, a unica coisa que existe é distorção, portanto, o som dele vai ser bem acornetado, sem agudo nenhum, com enfase em médios e bastante distorção nos agudos...

Eu já tive um Soundigital, que dizem ser melhor que o Taramps, e te digo que odiei. Era um SD400.4. O som era extremamente acornetado, não existia o agudo bem alto, parece que ele cortava tudo que existia acima de 6khz...

Eu só usaria o Soundigital no Subwoofer que fez bem seu papel...

Apesar que para Subwoofer, eu recomendaria o DAT 900.1 ou DAT1000.1 que custam 550 / 750 respectivamente... E entregam uma boa potência.

Para quem não sabe a DAT é o resultado da briga entre os sócios da Audiophonic. Ai o sócio que saiu montou a DAT. a DAT tem amplificadores melhores que a audiophonic em geral, algum são quase idênticos.

Dos brasileiros eu recomendaria apenas o DAT.

Tem uns módulos Blaupunkt que são Bem bacanas tambem, mas não é brasileiro, mas costumam ser bem baratos...

no ML tem vendendo por R$180-240 reais... ( esses não são do nível do Audiophonic ou DAT, mas são bons tambem )

Existem alguns Amps antigos, que são bem baratos e competem com uns tops de linha por ai... é o caso dos JVC Warren antigos, eu tenho um 7700 mas não instalei ainda, paguei R$370,00... JVC 6500, Blaupunkt PA2150... Tudo na faixa de 300-400 reais e tocam absurdo!
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
felip
queria montar um trio basico gastando uns 500R$ (BEM BASCICO MESMO).


Xi... Não entendo nada de trio... Mas se é trio tanto vai fazer o módulo, você vai precisar de potência só...

A diferença é que os altos falantes do Trio tem longo alcance. em SQ é pequeno alcançe...

O que você pode fazer é montar 2x 6x9 em Caixa seladas ou dutadas e mais um subzinho... Mas ai é melhor perguntar para alguem que entenda de trio... hehehe
 

Stud1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.550
Reações
11.200
Pontos
744
Acho realmente interessante, mas nunca investi muito dinheiro nisso. O som do meu carro é relativamente bom, mas fiquei com vontade.

Parabéns pelo bom gosto e pelas informações no tópico.
 

Dudu93

Larva
Mensagens
15
Reações
3
Pontos
3
Curti muito esse teu som ai, pena que R$ 3,500,00 fica difícil pra mim :suxx
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.619
Reações
9.293
Pontos
1.304
Eu montei no meu antigo eclipse um somzinho bacana, era isso aqui:

DVD Player Pioneer, kit 2 vias Beyma SCK-65, 6x9 Beyma, Amplificador Soundstream Lil'Wonder LW5.100, Subwoofer N.A.R.

Era muito bom... Mas depois que eu comprei um receiver e um par de caixas torre klipsch pra montar um HT em casa isso redefiniu meu conceito de qualidade e passei a achar o som do eclipse apenas bom.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.198
Reações
15.759
Pontos
1.439
pior que pra quem curte rock e quer um som bacana, tem que montar um SQ, pq rock em trio ou em kits baratos embola muito fácil, o sub passa a encobrir tudo com a bateria, a guitarra fica tudo embolada e o contra baixo quase nem se ouve pq a bateria ta usando o sub inteiro, e nos tweeters fica só o zumido da distorção das guitarras...

rock mais pesado então, o som vem em bloco tudo misturado...
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Eu montei no meu antigo eclipse um somzinho bacana, era isso aqui:

DVD Player Pioneer, kit 2 vias Beyma SCK-65, 6x9 Beyma,Amplificador Soundstream Lil'Wonder LW5.100, Subwoofer N.A.R.

Era muito bom... Mas depois que eu comprei um receiver e um par de caixas torre klipsch pra montar um HT em casa isso redefiniu meu conceito de qualidade e passei a achar o som do eclipse apenas bom.


O motivo por eu decidir montar um som de qualidade no carro, é que eu não paro em casa... Simples assim, só vou em casa para dormir e almoçar... hehehe...

Eu tenho um Home Theater com 2 torres B&W, cada torre tem 3 midbass, sendo um de kevlar, e um tweeter. Dá um put* som...

Qual receiver você pegou?

pior que pra quem curte rock e quer um som bacana, tem que montar um SQ, pq rock em trio ou em kits baratos embola muito fácil, o sub passa a encobrir tudo com a bateria, a guitarra fica tudo embolada e o contra baixo quase nem se ouve pq a bateria ta usando o sub inteiro, e nos tweeters fica só o zumido da distorção das guitarras...

rock mais pesado então, o som vem em bloco tudo misturado...

Sim... Na verdade, o rock tem mais qualidade, portanto exige um sistema mais refinado... Para ouvir sertanejo que o pessoal já canta vom a voz bem anasalada e cornetada tanto faz o som... hehehe...

Mas dá para montar um sistema sim investindo pouca grana... vá numa loja de som, e cote um sonzinho comum, vai sair mais de R$1.000,00... Você pesquisando bem consegue montar um sistema de qualidade gastando algo em torno disso tambem... ( desde que não ligue de comprar equips usados )
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.619
Reações
9.293
Pontos
1.304
O motivo por eu decidir montar um som de qualidade no carro, é que eu não paro em casa... Simples assim, só vou em casa para dormir e almoçar... hehehe...

Eu tenho um Home Theater com 2 torres B&W, cada torre tem 3 midbass, sendo um de kevlar, e um tweeter. Dá um put* som...
Era um Denon do mais simples, 1610,bastante subdimensionado para as caixas que eram duas rf-82. Vendi o conjunto para o meu sócio pois estou sem ter como usar no momento.
 

Uzumaki_Naruto

Bam-bam-bam
Mensagens
9.514
Reações
1.426
Pontos
339
Eu so nao monto SQ pq nem vale a pena no meu carro...

Talvez quando trocar, eu coloque equipamentos mais tops.

Hoje tenho o básico:

Kit 2 vias x2 (adaptei um na traseira)
Sub Audiophonic Club 12"
Módulos estéreo e mono pra cada set
Player Sony V30


Pra quem nunca modificou, e nao quer gastar muita grana, recomendo comprar um bom kit 2 vias e um módulo estéreo que empurre o kit satisfatoriamente.
Vocês vão dar outra vida ao som do carro.

Enviado boladão do meu Galaxia Nota Dois
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Eu so nao monto SQ pq nem vale a pena no meu carro...

Talvez quando trocar, eu coloque equipamentos mais tops.

Hoje tenho o básico:

Kit 2 vias x2 (adaptei um na traseira)
Sub Audiophonic Club 12"
Módulos estéreo e mono pra cada set
Player Sony V30


Pra quem nunca modificou, e nao quer gastar muita grana, recomendo comprar um bom kit 2 vias e um módulo estéreo que empurre o kit satisfatoriamente.
Vocês vão dar outra vida ao som do carro.

Enviado boladão do meu Galaxia Nota Dois


é isso mesmo!

Para quem não quer ficar usando Subwoofer no carro, algums midbass tem resposta parecida com de um subwoofer e dispensa subwoofer... é o caso do meu Scan-Speak que tem o F0 em 39hz... ( ou seja, desce até 39hz ). Geralmente os mid's descem até 60hz...

As vezes nem de KIT duas vias precisa. Basta comprar um Midbass bacana ( por exemplo a NAR vende o Midbass CS3-650 por R$190,00, feito de Kevlar, toca demais ) e coloca mais um Tweeter da TEAC que vende no paraguay e é bem flat, bacaninha, custa algo em torno de R$20,00... hahaha... ( 10 dollares lá )

Ai basta você ter um player legal e fazer crossover ativo, ou então, faz o corte usando capacitores e pronto... já tem um som extremamente satisfatório!
 

FullShinobi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
780
Reações
407
Pontos
769
Bom tópico!!

Cara, que tipo de cabos você recomenda para ligar falantes e subs, mids, etc?
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Bom tópico!!

Cara, que tipo de cabos você recomenda para ligar falantes e subs, mids, etc?


Bom... existem 2 tipos de cabos... os RCA e os cabos Speaker ( vulgo paralelo ).

Quanto aos RCA, esses são mais importante que os paralelos. já que se o RCA não for legal você vai ter perda de qualidade, coisa que dificilmente vai acontecer com o speaker. ( a menos que seja muito vagabundão )

Diria que o RCA altera o som de 15-30% enquanto o Speaker altera de 5-10%.

RCA, se quiser um custo beneficio, eu indicaria o Technoise TZ, custa algo em torno de R$70,00 5m 2canais. Eu tenho 2 desse no carro + um Monster Cable 2ch.

Mas tem outros bacanas, tem por exemplo o RCA KnuKonceptz Karma, Kystal, EKS. Sendo que apenas o EKS é superior ao Technoise TZ. ( lembrando que da Technoise o unico bom é o TZ, o resto é bem mediano mesmo... )

Existem outros bem bacanas, como da Audioquest, MonsterCable, Chord, mas os melhores CxB são o KnuKonceptz e Technoise Série TZ.

---------
Quanto aos Cabos Speaker, depende para o que você vai usar... Os Canare são cabos com bastante pegada, um grave que impressiona, com bastante porrada, o 4s11 é o melhor deles, seguido pelo 4s8 e 4s6... O metro do 4s8 no brasil é mais ou menos R$20,00... ( absurdo de caro )

Eu comprei o Chord Leyline 2, que é dos cabos mais baratos lá fora, pedi na futureshop.co.uk, saiu R$6,66 o Metro... Só senti diferença nas frequencias altas e no detalhamento... O grave não alterou nada...

Um cabo que é fudido é o Audioquest FX 14/4 Slip... Sai algo em torno de R$14,00 importando dessa futureshop, o metro... Ele é bom desde os graves até os agudos...

O certo é usar um tipo de cabo speaker para o tweeter, outro para o mid, outro para o SUB...

Alguns cabo fecham os agudos ( bom para tweeter metálico gritão ) outros abrem o agudos ( bom para tweeter de seda mais suave )...

Depende do quanto você tem para gastar, da sua intenção.

Tem gente que faz o trançamento de cabos de rede, quando feito perfeitamente, fica melhor que 99% dos cabos existentes no mundo... Só perdendo para aqueles Belden e Van den hull de R$500,00 o metro... kkkkk

Se tiver interesse em fazer boa sorte: http://www.venhaus1.com/diycatfivecables.html

kkkk...

-------------

Resumindo: O que eu recomendo?

Investir num RCA legal para fazer a ligação do Player até o módulo, isso se você tiver um Player bacana...
Já o cabo speaker, só se você for bem exigente, porque o dinheiro que você vai gastar é muito maior do que a melhora...

Já o RCA você vai sentir uma melhora legal sim...
 

FullShinobi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
780
Reações
407
Pontos
769
Bom... existem 2 tipos de cabos... os RCA e os cabos Speaker ( vulgo paralelo ).

Quanto aos RCA, esses são mais importante que os paralelos. já que se o RCA não for legal você vai ter perda de qualidade, coisa que dificilmente vai acontecer com o speaker. ( a menos que seja muito vagabundão )

Diria que o RCA altera o som de 15-30% enquanto o Speaker altera de 5-10%.

RCA, se quiser um custo beneficio, eu indicaria o Technoise TZ, custa algo em torno de R$70,00 5m 2canais. Eu tenho 2 desse no carro + um Monster Cable 2ch.

Mas tem outros bacanas, tem por exemplo o RCA KnuKonceptz Karma, Kystal, EKS. Sendo que apenas o EKS é superior ao Technoise TZ. ( lembrando que da Technoise o unico bom é o TZ, o resto é bem mediano mesmo... )

Existem outros bem bacanas, como da Audioquest, MonsterCable, Chord, mas os melhores CxB são o KnuKonceptz e Technoise Série TZ.

---------
Quanto aos Cabos Speaker, depende para o que você vai usar... Os Canare são cabos com bastante pegada, um grave que impressiona, com bastante porrada, o 4s11 é o melhor deles, seguido pelo 4s8 e 4s6... O metro do 4s8 no brasil é mais ou menos R$20,00... ( absurdo de caro )

Eu comprei o Chord Leyline 2, que é dos cabos mais baratos lá fora, pedi na futureshop.co.uk, saiu R$6,66 o Metro... Só senti diferença nas frequencias altas e no detalhamento... O grave não alterou nada...

Um cabo que é fudido é o Audioquest FX 14/4 Slip... Sai algo em torno de R$14,00 importando dessa futureshop, o metro... Ele é bom desde os graves até os agudos...

O certo é usar um tipo de cabo speaker para o tweeter, outro para o mid, outro para o SUB...

Alguns cabo fecham os agudos ( bom para tweeter metálico gritão ) outros abrem o agudos ( bom para tweeter de seda mais suave )...

Depende do quanto você tem para gastar, da sua intenção.

Tem gente que faz o trançamento de cabos de rede, quando feito perfeitamente, fica melhor que 99% dos cabos existentes no mundo... Só perdendo para aqueles Belden e Van den hull de R$500,00 o metro... kkkkk

Se tiver interesse em fazer boa sorte: http://www.venhaus1.com/diycatfivecables.html

kkkk...

-------------

Resumindo: O que eu recomendo?

Investir num RCA legal para fazer a ligação do Player até o módulo, isso se você tiver um Player bacana...
Já o cabo speaker, só se você for bem exigente, porque o dinheiro que você vai gastar é muito maior do que a melhora...

Já o RCA você vai sentir uma melhora legal sim...

Excelentes dicas!! Muito obrigado!!!!
Agora...

Vamos ao completo... hehe

Sugestão de modulos e Subs?

To com um kit bem basico (nem lembro, as marcas e afins :klol )...

Tudo ganhado por ai, hahaha!

Vlws pelas dicas!
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
2 ou 4 canais?

De qualquer forma eu peguei um Gladen Mosconi, paguei R$700,00... mas dá uma olhada quanto custa lá fora : http://www.ebay.com/itm/MOSCONI-GLA...t=Amplificatori_car_audio&hash=item1c2b994b0a

kkk... Paguei mais barato do que ele vale... Conheço um cara que tá vendendo ele no brasil por preço abaixo do que é vendido no exterior... Se tiver interesse tem um Gladen Mosconi 120.2 por R$470,00... Precinho de Taramps. 120w em 4ohms por canal! só que esse é 2 canais...

Quanto à marca nem preciso comentar né... é da GLADEN! pessoal que vence os campeonatos na europa tão tudo usando esse amp lá... Mas no caso é a linha AS que é mais carinha...

Mas a diferenã é que o AS tem o agudo mais FLAT, o 120.2 e 120.4 ( linha one ) tem o agudo mais aberto... Eu não recomendaria usar um amp desse com um Tweeter metálico gritão... hehehe...

Quanto ao subwoofer, você tem que tipo de carro? Hatch? Sedan? Você ouve que tipo de musica? gosta de grave extenso ou curto.

Curto é aquele que bate no peito e pronto, tipico usado em banda de Rock metal tal... Grave extenso é aquele que bate e reverbera de forma macia.

Eu particularmente gosto bastante dos Sub's da NAR e da Questo aqui no Brasil... Lá fora JL Audio e Focal lideram em subs...

Os NAR na faixa de R$170-240 e os questo na faixa de 270-400.

Jl Audio um W0 sai uns R$550,00...
 
Topo Fundo