O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Somente com o tubão podemos ter a verdadeira sensação retro?

Somente com o tubão podemos ter a verdadeira sensação retro?


  • Total voters
    307

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Sim, é possível... mas a questão é, como vc mesmo disse maioria é adulto, casado tem filhos etc... Ou seja existem Ns variáveis q vai fazer vc pensar 2x antes de investir dinheiro em um hobby, que nada mais do que um mero luxo, sendo q tudo isso podes ter de graça, basta ter um computador (ou nem isso hj em dia xD)... Isso realmente vai variar de pessoa pra pessoa, do poder aquisitivo de cada um e da paciência, isso é fato! Alguns podem, e tem essa dedicação, outros não! Não acho q seja valido julgar devido a isso. Montar um setup não é fácil, leva tempo e custa caro, requer manutenção para manter td funcionando e nem sempre vamos ter o tempo q gostaria ou paciência para isso. Eu por exemplo, sou um cara mega ansioso, não tenho saco de esperar uma encomenda internacional, de um jogo q custa caríssimo aki, por exemplo... ou eu pago mais caro e f**a-se, ou fico passando mal ate o negocio chegar... são coisas q pesando na balança com o tempo tu vai vendo que não vale a pena ou começa a aceitar q não tem esse perfil. Hj em dia eu adotei a seguinte pratica: Se o jogo é acessível, consigo comprar a um preço sem ter q me ferrar e tenho o console, jogo original, na tv de tubo etc. Caso contrario, jogo no emulador mesmo. (não vou entrar em mérito se existe diferença ou não, etc... pq de fato existe, mas ai vai mais uma vez de cada um. O jogo, é o mesmo a diversão q ele vai te proporcionar, se vc apenas quer jogar, creio eu vá ser a mesma. Muitos jogos eu jogo no console, outros no emulador e no meio do gameplay, sinceramente, acaba sendo indiferente). Além do mais hj em dia existem Ns coletâneas de clássicos pros mais diversos consoles, ports etc... por exemplo CT, tds sabem q o cartucho pro SNES é um rim... mas a versão do DS é bem mais acessível... então se eu só quero jogar Chrono Trigger, compro a versão do DS e jogo no DS! AGora a questão de colecionismo são outros 500... anyway é só minha opinião!

Eu acho q esse video exemplifica muito bem o que eu quero dizer:


Exatamente como ele fala no vídeo, apesar que ele esta falando sobre coleção e eu estou falando sobre setup, ter um canto dedicado para jogar no hardware real, veja vc não precisa colecionar para ter um canto dedicado a jogatina, porém precisa ter foco como ele disse no vídeo, precisa saber o que vc quer e como quer e pra isso precisa conhecer sobre o assunto, ler a respeito, trocar ideia em forum ou grupos dedicados a mesma coisa que vc quer e no final decidir se vale a pena ou não, o porém é que muitos pulam essa etapa e ja desistem de cara e ficam com mimimi sobre quem decide o contrario, muito chato qdo entro em um tópico e vejo alguém julgando quem faz isso de ser trouxa pq fica gastando $$, tempo, ou como ja vieram ai me fala que não jogo pq dedico tempo a montar um canto legal, tipo WTF? parece inveja e não é inveja por ter não ou ter algo e sim por não ter a dedicação e força de vontade, tudo é questão de prioridade, se a prioridade do cara é ter um carro legal o meu é ter games, e assim por diante, cada um no seu quadrado, pode ver que esse tipo de assunto sobre hardware real é bem mas bem comum em forum gringo, porra não seria bem legal ter um canal br a la do tipo "My Life in Gaming" Cara seria muito massa, olha a qualidade do material que esses caras produzem, e tem diversos outros canais bacanas sobre assunto da gringa mas nacional é praticamente nada, imagina um canal do naípe da produção do Nostalgia mas dedicado a games retro, ja ta começando a melhorar tem agora o podcast do pessoal rgb inside que é um começo mas ainda bem pequeno, não sei pq sempre o mimimi do pessoal que usa emuladores (não to falando de vc ou qualquer um em particular), pq não aliar o melhor dos 2 mundos, eu uso meu Raspberry Pi 3 ligado na minha tubão e nesse processo hoje em dia excluo na pratilheira a imensa maioria dos consoles 8/16 bits por praticidade e junto tenho tb meus consoles que não emulo ligados, quantas e quantas vezes ja pensei e montar um tópico dedicado a esse assunto mas desanima, montei sobre upscalers e quase ninguém participa. Tem muita gente que não sabe ligar o Pi3 numa tubão via componente ou rgb, muita gente que não sabe como ligar o Xbox original em 240p, coisas do tipo eu pelo menos acho bem interessante discutir mas fazer o que se os próprios retrogamers reprime outros retrogamers, vai entende
 
Ultima Edição:

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.967
Reações
41.625
Pontos
1.689
qgef6n.jpg
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Exatamente como ele fala no vídeo, apesar que ele esta falando sobre coleção e eu estou falando sobre setup, ter um canto dedicado para jogar no hardware real, veja vc não precisa colecionar para ter um canto dedicado a jogatina, porém precisa ter foco como ele disse no vídeo, precisa saber o que vc quer e como quer e pra isso precisa conhecer sobre o assunto, ler a respeito, trocar ideia em forum ou grupos dedicados a mesma coisa que vc quer e no final decidir se vale a pena ou não, o porém é que muitos pulam essa etapa e ja desistem de cara e ficam com mimimi sobre quem decide o contrario, muito chato qdo entro em um tópico e vejo alguém julgando quem faz isso de ser trouxa pq fica gastando $$, tempo, ou como ja vieram ai me fala que não jogo pq dedico tempo a montar um canto legal, tipo WTF? parece inveja e não é inveja por ter não ou ter algo e sim por não ter a dedicação e força de vontade, tudo é questão de prioridade, se a prioridade do cara é ter um carro legal o meu é ter games, e assim por diante, cada um no seu quadrado, pode ver que esse tipo de assunto sobre hardware real é bem mas bem comum em forum gringo, porra não seria bem legal ter um canal br a la do tipo "My Life in Gaming" Cara seria muito massa, olha a qualidade do material que esses caras produzem, e tem diversos outros canais bacanas sobre assunto da gringa mas nacional é praticamente nada, imagina um canal do naípe da produção do Nostalgia mas dedicado a games retro, ja ta começando a melhorar tem agora o podcast do pessoal rgb inside que é um começo mas ainda bem pequeno, não sei pq sempre o mimimi do pessoal que usa emuladores (não to falando de vc ou qualquer um em particular), pq não aliar o melhor dos 2 mundos, eu uso meu Raspberry Pi 3 ligado na minha tubão e nesse processo hoje em dia excluo na pratilheira a imensa maioria dos consoles 8/16 bits por praticidade e junto tenho tb meus consoles que não emulo ligados, quantas e quantas vezes ja pensei e montar um tópico dedicado a esse assunto mas desanima, montei sobre upscalers e quase ninguém participa. Tem muita gente que não sabe ligar o Pi3 numa tubão via componente ou rgb, muita gente que não sabe como ligar o Xbox original em 240p, coisas do tipo eu pelo menos acho bem interessante discutir mas fazer o que se os próprios retrogamers reprime outros retrogamers, vai entende

Então man, é o que tou querendo fazer aqui, unir os dois mundos, tenho meu setup meio inacabado aki, pensando em ligar o pc na tubosa e aproveitar o retroarch no tubão :P

Qund der compro um controle 8bitdo e vai ser só alegria. Qnt aos consoles, PS2 e Wii ficam sempre ligados direto... mas os de 8/16 bits realmente não tenho saco, nem paciência de ficar correndo atras de soluções para mante-los funcionando xD

Eu comecei falar sobre o lance de coleção pq houve uma época q eu tava meio bitolado à isso, saca. Tipo queria jogar um jogo e me recusava a jogar em emulador... por fim acabava não jogando, pq ou o jogo era muito caro ou não tinha paciência de esperar a encomenda de fora... (ou muitas vezes não podia pagar mesmo). Foi mais pra servir ai de alerta pro pessoal não cair nessa armadilha...
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Então man, é o que tou querendo fazer aqui, unir os dois mundos, tenho meu setup meio inacabado aki, pensando em ligar o pc na tubosa e aproveitar o retroarch no tubão :P

Qund der compro um controle 8bitdo e vai ser só alegria. Qnt aos consoles, PS2 e Wii ficam sempre ligados direto... mas os de 8/16 bits realmente não tenho saco, nem paciência de ficar correndo atras de soluções para mante-los funcionando xD

Eu comecei falar sobre o lance de coleção pq houve uma época q eu tava meio bitolado à isso, saca. Tipo queria jogar um jogo e me recusava a jogar em emulador... por fim acabava não jogando, pq ou o jogo era muito caro ou não tinha paciência de esperar a encomenda de fora... (ou muitas vezes não podia pagar mesmo). Foi mais pra servir ai de alerta pro pessoal não cair nessa armadilha...

Então se for para consoles 8/16 bits vale a pena dar uma olhada Raspberry Pi pq a scene dele é muito grande e ativa, ele é muito pratico e compacto e cabe em qualquer lugar, da para ligar ele na tubosa via componente e ter uma ótima qualidade video e emulação boa, ele roda o retroarch tb caso queira ou pega ja imagens prontas na net que são extremamente práticas, so baixar a imagem e jogar ja vai estar quase que praticamente tudo pronto , qualquer coisa me chama inbox que te passo recomendação de produto para ligar ele via componente na tubosa, de imagens para baixar que ja vem praticamente pronta, mas tb pode ligar o pc na tubosa só que para ter o sinal 240p nele é um pouco mais complicado
 


Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.601
Reações
33.016
Pontos
1.048
Bom, enquanto vocês discutem eu tô debulhando no MAME..... [emoji41][emoji41][emoji41]

Falando sério agora, eu sou um cara que trilha três estradas distintas e não me "especializo" em nenhuma delas.

A primeira delas é a emulação. Gosto de colecionar fullsets. Tenho fullsets de sistemas que muitos nem ouviram falar. Sei que nunca vou jogar nem 1% do que eu tenho. Tô nem aí. Quero ter então vou ter. Ao contrário de muitos quando jogo no emulador uso controles de PS3, seja o Dualshock 3, seja um Arcade da Hori que tenho aqui ou um Fight Pad da Madcatz. Vai despender do meu humor no dia. Gosto de usar emuladores específicos pra cada sistema (me desculpe Retroarch) nem uso frontends com as capinhas e outras coisas como o Hyperspin. Também raramente uso filtros nos emuladores.

Segundo sobre o setup real. Meu console mais moderno é o Wii-U. Não entrei ainda na geração atual pois ainda não tive vontade. No meu cantinho tem uma TV full HD de 39 polegadas que uso pra jogar meus consoles recentes e que eu uso pra jogar no PC. Assim como não parti pra nova geração de consoles, ainda não tenho interesse em 4K. Jogava antigamente meus retroconsoles nessa TV full HD usando cabo scart + conversor scart / HDMI + conversor HDMI / Vga + Retro VGA do @jureg + conversor VGA / HDMI e nunca senti input lags nenhum. Parei de usar esse esquema pois consegui uma Tubosa de 20 polegadas sem nada demais e ligando do jeito RAIZ de antigamente, através do cabo AV comum, tô agora jogando meus consoles retro como jogava na minha infância e muito feliz por conta disso. E como não tenho espaço físico, fico montando e desmontando os consoles.

Terceiro e último, sobre as coleções. Tem coisas que mesmo que eu nunca vá usar de fato, quero ter. Os motivos não vem ao caso, mas usando de exemplo, sou um dos poucos aqui do fórum que coleciona jogos antigos em mídia física de PC, sendo que tenho todos esses games e milhões a mais nos meus sets e é muito mais práticos usar as imagens dumpadas que o disco de verdade propriamente. O mesmo vale pros jogos retros. Muita gente aqui se contenta com os jogos originais porém looses. Principalmente em se tratando de SNES. Minha coleção é pequena quantitativamente falando, porém ela é TODA no mínimo, CIB (pode colocar a do SNES aí também).

Então como podem ver, eu passeio em todas as vertentes sem ser hardcore em nenhuma. Tudo o que foi discutido aqui é muito pessoal, vai dos anseios, gostos, possibilidades financeiras além de espaços físicos. Então não existe certo ou errado, o que vale é jogar e se divertir.

Falow......

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando Tapatalk
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Eu jogo onde der, se for no tubão ótimo, se for no pc, bom demais, ambos me proporciona diversão e nostalgia.

Existe 2 classes:
1 - jogadores
2 - cheiradores.

Uma última e rara, os Pokemons.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Sera que tem alguem que deixa de jogar pelo fato de nao possuir o hard original ? Tipo algum jogo de Arcade ou mesmo aqueles rpg/plataforma que só saem em determinado país, sera que esse pessoal que abomina tanto emuladores nunca pensou em fazer um download escondido ?
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Realmente o fórum se tornou algo meio ácido, aonde as pessoas pegam uma simples informação e distorcem ao limite.. ou é 8 ou 80.

Eu sou e sempre fui a favor da emulação, graças a ela joguei vários dos meus arcades favoritos em casa e também descobri vários jogos que eu não tinha jogado na infância e os debulhei depois. Se procurarem lá no tópico de filtros do papangu, eu era um que ficava fazendo testes e postando vários resultados com shaders para tentar deixar a experiência final mais próxima ao retro possível... Estou montando um arcade graças a emulação também e todos os hacks que curto fazer foi graças a emulação e etc..

Então sou a favor da emulação e sempre digo que o importante é jogar. Só que é aquilo, dizer que é igual.. não é..
É algo tão nítido e claro como a água da nascente mais limpa. Alguns sistemas é claro que é muito próximo do real, outros pode-se dizer que é até melhor, é obvio que se o cara não tem o original montando de forma decente (com bom conjunto de áudio e vídeo) muita coisa passa batido e ele vai divulgar sua experiência de jogatina em base disso. Agora para quem sempre jogou estes consoles e está bem ambientando com eles essas diferenças incomodam, e em outros casos irritam profundamente, além disso, o feeling e o feedback de jogar aquele jogo no console e no controle para qual ele foi concebido é outro também..

Mas ambos vão se divertir jogando no console real ou via emulação, só não é igual, e caso vc prefira a outra experiência e não está ligando as vezes para fidelidade gráfica ou de som, tudo bem também.. só aceite também o outro amiguinho no lado mais exigente que quer as coisas como elas realmente são.. e vida que segue.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Eu concordo que, principalmente pra nós jogadores, jogar em emulador ou em equipamento original não são a mesma coisa, principalmente no que se refere a questão da imagem. E é justamente nessas diferenças que estão as razões para alguns preferirem jogar a moda antiga, e outros no pc. Por isso não vejo o que é "melhor" ou "pior" nesse tipo de questão como algo lógico, e sim de gosto pessoal, sendo esse o provável motivo de tópicos como esse serem tão comuns e intermináveis (e isso não é uma crítica, apenas uma constatação).
 
Ultima Edição:

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
retroarch_2017_12_24_05_04_39_255.png
Com o avanço dos filtros hoje em dia, não vejo motivo pra usar tubo em questão de imagem.
Não sou purista, mas não vejo diferença suficiente entre um filtro crt de boa qualidade e uma tv tubo que valha o espaço tomado, valor e etc de uma.
Pra mim o unico motivo seria o de trazer mais nostalgia e lembranças mesmo, porque visualmente não noto grandes diferenças como alguns falaram aqui.
 

EmuManiacs

Veterano
Mensagens
756
Reações
758
Pontos
123
Sera que tem alguem que deixa de jogar pelo fato de nao possuir o hard original ? Tipo algum jogo de Arcade ou mesmo aqueles rpg/plataforma que só saem em determinado país, sera que esse pessoal que abomina tanto emuladores nunca pensou em fazer um download escondido ?
Você pode gostar de emulação e ainda assim ser preciosista e querer o hardware original. Eu por exemplo acho interessante colecionar consoles e só pra ter a experiencia real do jogo. Já ter jogo original acho uma baaaaita bobeira.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.656
Reações
26.806
Pontos
1.053
Jogo meu Mega Drive na tubão Sony 29 Toneladas e me divirto.
Jogo no Ouya na Plasma de 40 full hd e me divirto.
Jogo no GPD xd e me divirto.

É assim que jogo meus retrogames. Simples.
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Sério mesmo que tem treta de emulador com console...... Querem ter experiencia retro gamer de verdade: compre uma tv de válvula, aquelas que tinha que ligar com lampião e levava 3 horas para ligar, imagem em preto e branco, sem RF ou RCA (av), somente as duas perninhas para fio de antena, para não perder a qualidade raiz de se jogar, e a tv tem que estar com imagem cheia de chuvisco, se não jogar assim, pare de queimar o emulador, pois tu é nutella, aceite que dói menos.
 

Jor-el

Bam-bam-bam
Mensagens
925
Reações
4.068
Pontos
433
Sério mesmo que tem treta de emulador com console...... Querem ter experiencia retro gamer de verdade: compre uma tv de válvula, aquelas que tinha que ligar com lampião e levava 3 horas para ligar, imagem em preto e branco, sem RF ou RCA (av), somente as duas perninhas para fio de antena, para não perder a qualidade raiz de se jogar, e a tv tem que estar com imagem cheia de chuvisco, se não jogar assim, pare de queimar o emulador, pois tu é nutella, aceite que dói menos.

Tragam um mitu para esse oscar.
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.870
Reações
11.377
Pontos
774
Meu setup para retrogames é um raspberry pi3 + retropie + tv lcd. Tive um pouco de trabalho, mas até videos previews coloquei :kmario
 

oscartilheiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
441
Pontos
513
Visualizar anexo 40774
Com o avanço dos filtros hoje em dia, não vejo motivo pra usar tubo em questão de imagem.
Não sou purista, mas não vejo diferença suficiente entre um filtro crt de boa qualidade e uma tv tubo que valha o espaço tomado, valor e etc de uma.
Pra mim o unico motivo seria o de trazer mais nostalgia e lembranças mesmo, porque visualmente não noto grandes diferenças como alguns falaram aqui.
Eu pessoalmente prefiro a imagem do filtro q uma tv de tubo comum. Somente um bom pvm bate o filtro e se a tv for oled dessas novas então mais complicada a parada em termos de imagem, fica bem próximo. Os filtros são realmente bons MAS quanto melhores eles filtros são mais eles adicionam input lag considerável. Fora isso dependendo do jogo somam-se alguns glitches e bugs. Ai vc soma jogar num emulador (input lag1), com filtros (input lag2), em um controle wireless (input lag 3), em uma tv moderna (input lag4). Eh obvio q sao experiencias diferentes de vc pegar um console original e ligar em um pvm direto input lag zero. Essa eh uma experiencia sem igual. Uma maneira de reduzir esse problema é ligar o emulador em um crt mesmo. Tira fora o elemento filtro que é o que mais acrescenta input lag de todos. Fora os glitches q advem dele. Ai da pra se dizer uma experiencia bem mais proxima. Agora eh obvio q o emulador eh bom nao fosse as empresas antes de relançar jogos antigos nos consoles atuais fariam remasters e não emulação como vem sendo de costume. Toda via bom ou muito bom não são sinônimos de melhor, algo fora de série.
 

Trump

Bam-bam-bam
Mensagens
3.736
Reações
11.474
Pontos
453
Um pequeno inconveniente em algumas TVs de tubo é em relação a geometria. Adquiri uma (ultra slim de 14 da SEMP) com a geometria bem deformada, mas nas cofigurações de serviço melhorei bastante esse problema. Não está perfeito, mas para retrogames estou achando melhor que outra mais moderna.

geo.JPG
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Eu pessoalmente prefiro a imagem do filtro q uma tv de tubo comum. Somente um bom pvm bate o filtro e se a tv for oled dessas novas então mais complicada a parada em termos de imagem, fica bem próximo. Os filtros são realmente bons MAS quanto melhores eles filtros são mais eles adicionam input lag considerável. Fora isso dependendo do jogo somam-se alguns glitches e bugs. Ai vc soma jogar num emulador (input lag1), com filtros (input lag2), em um controle wireless (input lag 3), em uma tv moderna (input lag4). Eh obvio q sao experiencias diferentes de vc pegar um console original e ligar em um pvm direto input lag zero. Essa eh uma experiencia sem igual. Uma maneira de reduzir esse problema é ligar o emulador em um crt mesmo. Tira fora o elemento filtro que é o que mais acrescenta input lag de todos. Fora os glitches q advem dele. Ai da pra se dizer uma experiencia bem mais proxima. Agora eh obvio q o emulador eh bom nao fosse as empresas antes de relançar jogos antigos nos consoles atuais fariam remasters e não emulação como vem sendo de costume. Toda via bom ou muito bom não são sinônimos de melhor, algo fora de série.
Já existem filtros crt avançados suficiente pra dar o minimo de imput, principalmente o do hyllian que é o da foto.
Tem até um gráfico mostrando isso, o aumento de atraso é minimo
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Já existem filtros crt avançados suficiente pra dar o minimo de imput, principalmente o do hyllian que é o da foto.
Tem até um gráfico mostrando isso, o aumento de atraso é minimo

Vc deve ta tão acostumado jogando dessa forma que não percebe mas quem ta acostumado com hardware real em crt nota fácil varia de game para game alguns mais outros menos, um video que mostra bem isso, entre crt vs lcd e hardware real vc emulador ambos na crt, veja que no teste com a lcd o monitor dele tem apenas "1ms"



Outra coisa que noto facilmente com filtro, esse mesmo do hylian que por sinal é muito bom é a opacidade que ele causa na imagem , ele tb simula com excelente resultado uma tela de 400~500 linhas mas difere bastante de uma de 600 pra cima, provavelmente tem como alterar esse aspecto nas configurações mas via default é isso que nota
 
Ultima Edição:

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Vc deve ta tão acostumado jogando dessa forma que não percebe mas quem ta acostumado com hardware real em crt nota fácil varia de game para game alguns mais outros menos, um video que mostra bem isso, entre crt vs lcd e hardware real vc emulador ambos na crt, veja que no teste com a lcd o monitor dele tem apenas "1ms"


Falei em relação aos filtros. Claro que comparado a o console real, o emulador tem atraso.
Mas na questão de alguns filtros, a diferença é pífia e não acrescenta quase nada
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Fujindo do assunto entre crt vs lcd, console vs emulador
Apenas um post informativo para mostrar que existe diferença e pode ser bem notável mesmo usando crts diferentes, cada um escolhe o que melhor te agrada esse post não é para mostrar qual é melhor e qual é pior e sim que existe diferença que as mais notáveis são

Aperture grill vs shadow mask
Fidelidade de cores pela fonte de entrada
Fidelidade de cores gerada pelo o tubo
Tamanho da dela
Quantidades de linhas horizontais (Linhas são contadas de forma vertical alinhadas verticalmente ex= llllllllll << ao lado se tem 10 linhas verticais alinhadas de forma horizontal) muitas crt tb perdem quantidade de linhas qdo se mostra uma imagem em aspecto 16:9, ela pode ter 500 linhas 4:3 mas apenas 300 em 16:9)

Tudo isso ai influencia na diferença visual , a quantidade de linhas na minha opinião é onde da uma bela diferença na imagem, cada um escolhe qual te agrada mais assim como essa diferença tb não muda o fato da diversão ser igual mas que é diferente a isso é sem duvidas, principalmente qdo ve duas telas com diferentes tvl lado a lado

8j6YCZh.jpg

ml1XrI7.jpg

IJ0wcbL.jpg


Resumindo qto mais linhas mais nítida fica a imagem, quanto mais linhas mais profunda e notáveis são as scanlines, porém nostalgia é um problema pois certamente vc esta acostumado com menos linhas, TVs com poucas linhas na casa de 250 como mostra a foto resulta muitas vezes em efeito Jailbars que ao contrário das scanlines é bem ruim de ser ver
 
Ultima Edição:

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Fujindo do assunto entre crt vs lcd, console vs emulador
Apenas um post informativo para mostrar que existe diferença e pode ser bem notável mesmo usando crts diferentes, cada um escolhe o que melhor te agrada esse post não é para mostrar qual é melhor e qual é pior e sim que existe diferença que as mais notáveis são

Aperture grill vs shadow mask
Fidelidade de cores pela fonte de entrada
Fidelidade de cores gerada pelo o tubo
Tamanho da dela
Quantidades de linhas horizontais

Tudo isso ai influencia na diferença visual , a quantidade de linhas na minha opinião é onde da uma bela diferença na imagem, cada um escolhe qual te agrada mais assim como essa diferença tb não muda o fato da diversão ser igual mas que é diferente a isso é sem duvidas, principalmente qdo ve duas telas com diferentes tvl lado a lado



8j6YCZh.jpg

ml1XrI7.jpg

IJ0wcbL.jpg


Resumindo qto mais linhas mais nítida fica a imagem, quanto mais linhas mais profunda e notáveis são as scanlines, porém nostalgia é um problema pois certamente vc esta acostumado com menos linhas, TVs com poucas linhas na casa de 250 como mostra a foto resulta muitas vezes em efeito Jailbars que ao contrário das scanlines é bem ruim de ser ver
Já que tu é o rei das tubos, explica o que é shadow mask, Sharping, e outras caracteristicas do tipo. Na configuração de alguns shaders em crt, tem opções do tipo e nunca soube o que era.
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Já que tu é o rei das tubos, explica o que é shadow mask, Sharping, e outras caracteristicas do tipo. Na configuração de alguns shaders em crt, tem opções do tipo e nunca soube o que era.

Não sou rei de nada, to apenas compartilhando um assunto que gosto de discutir, ja que eu uso crt, assim como vivem falando sobre filtros e etc com vários tópicos dedicados, só que falar sobre hardware ja percebi que incomoda muita gente, não que seja seu caso, mas sempre que começo a falar sobe o assunto aparece alguém que não usa/gosta de comentar isso enchendo o saco, e dificilmente vejo o contrário, pelo menos não no mesmo tom

Num tubo shadow mask ou aperture grill que são usados em Tvs crt ( tb tem slot mask usados em monitores crt de pc) nada mais é que a grade que fica presa a tela entre o canhão de elétrons e os fósforos

os 3 exemplos na figura, e a direita imagem gerada por shadow mask

s8mpd6P.jpg


Essa agora por aperture grill

lrFD9qW.jpg


Quanto mais linhas de resolução horizontal se tem em um sinal analógico menos visíveis a olho nu ficam essa "grade". qto menos linha mais visível fica

Shapperning igual nitidez, pouca nitidez imagem fica embaçada/blur, muita nitidez fica com artefatos em volta dos contornos, além de clariar a imagem acima do normal e prejudicar nas cores
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
Eu lembro que por volta dos anos 2000 as fabricantes de tv entraram numa guerra de tamanho de "dot pit". Os comerciais na tv falavam bastante neste aspécto técnico e nos panfletos de loja também tinha bem explicitado a importancia disso.
 

Eduard[o]

Bam-bam-bam
Mensagens
3.051
Reações
4.653
Pontos
453
Depois desse video aí, a plaquinha zero delay vai ter de mudar de nome. A quem comprou, já pode ingressar no procon e linkar esse vídeo do youtube como evidência.:klol
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Não sou rei de nada, to apenas compartilhando um assunto que gosto de discutir, ja que eu uso crt, assim como vivem falando sobre filtros e etc com vários tópicos dedicados, só que falar sobre hardware ja percebi que incomoda muita gente, não que seja seu caso, mas sempre que começo a falar sobe o assunto aparece alguém que não usa/gosta de comentar isso enchendo o saco, e dificilmente vejo o contrário, pelo menos não no mesmo tom

Num tubo shadow mask ou aperture grill que são usados em Tvs crt ( tb tem slot mask usados em monitores crt de pc) nada mais é que a grade que fica presa a tela entre o canhão de elétrons e os fósforos

os 3 exemplos na figura, e a direita imagem gerada por shadow mask

s8mpd6P.jpg


Essa agora por aperture grill

lrFD9qW.jpg


Quanto mais linhas de resolução horizontal se tem em um sinal analógico menos visíveis a olho nu ficam essa "grade". qto menos linha mais visível fica

Shapperning igual nitidez, pouca nitidez imagem fica embaçada/blur, muita nitidez fica com artefatos em volta dos contornos, além de clariar a imagem acima do normal e prejudicar nas cores
Porque costumam desativar o shadowmask em filtros então? Não me parece ser um efeito feio, pelo menos na tubo
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Porque costumam desativar o shadowmask em filtros então? Não me parece ser um efeito feio, pelo menos na tubo

Ai não sei, esse assunto de filtros ja não é bem minha praia, posso ta falando besteira mas acho que provavelmente não conseguem simular ele de forma natural sem ficar parecendo que tem uma grade sobre a tela, acho que a LCD teria que ter um brilho equivalente ao crt para gerar a imagem mais natural
 

orbminds

Novato
Mensagens
24
Reações
1
Pontos
14
A galera aqui deveria reverenciar o papangu hyllian isso sim.....um brazuca responsavel por um dos melhores filtros crt pra emuladores....deu um up tremendo na scene de emulacao mundial.....quem acompanha o outro topico tá ligado.....
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Ai não sei, esse assunto de filtros ja não é bem minha praia, posso ta falando besteira mas acho que provavelmente não conseguem simular ele de forma natural sem ficar parecendo que tem uma grade sobre a tela, acho que a LCD teria que ter um brilho equivalente ao crt para gerar a imagem mais natural
Na imagem que postei mais acima do filtro, dá pra tu analisar e ver se tem shadowmask ou não?
 
Topo Fundo