O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


SONHOS - qual o propósito e o sentido deles ?

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.442
Reações
20.895
Pontos
1.044
Conhecemos mais da galáxia, dos oceanos e do átomo do que do universo dos sonhos.
Existem diversos estudos a respeito porém nada sólido.
O que quero discutir aqui não é a função dos sonhos e sim seu sentido, tipo :

Situação A :

Você joga muito futebol durante a semana e no fim de semana sonha jogando num copa, ou sonha costurando uma bola, ou sonha comprando uma camisa de futebol.

Situação B :

Você trabalha com telemarketing e num certo dia sonha com uma hidra de 6 cabeças que cospe um pote de mel e dentro desse pote de mel, em meio ao lambuzado tem um telefone celular tocando que, ao atender, você vê que quem está na linha é sua outra persona.

A situação B parece abstrata, mas durante o sonho ela faz todo o sentido. Enquanto a situação A é linear e previsível.

Muitos creem que o inconsciente é o grande apanhador de sonhos, visto que durante nosso dia, temos contato visual e auditivo, mesmo que subjetivo, com muitos elementos de luz, ícones, sinais.

Onde tudo isso se relaciona ou se converge ? Qual a reflexão de vocês quanto a isso ?
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.733
Reações
79.762
Pontos
1.839
O propósito dos sonhos é você ter o que contar durante o café da manhã seguinte pros chapas na firma.

O Sentido vai depender do sonho: se você sonhou que tava beijando um homem...não faz sentido você contar pros chapas na firma.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
Sei lá.

Só sei que quando temos um pesadelo foda, a sensação de alívio quando acordamos é inversamente proporcional à frustração quando temos um sonho foda e acordamos sabendo que era um sonho.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.087
Reações
9.449
Pontos
1.454
Até onde eu li a respeito - sonhos são uma forma do seu corpo equilibrar a sua mente durante o seu repouso, nada mais, nada menos.
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.712
Reações
18.431
Pontos
703
O sonho serve para fugirmos da realidade de m**** que vivemos.

É o único momento da vida em que as coisas podem ser como a gente gostaria que fosse. Como ser feliz, ter uma vida pacífica, conhecer novos lugares, ter paz, ser próspero e outras coisas que atualmente estão se tornando cada vez mais difíceis nesse mundo fudido que estamos.
 


Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.229
Pontos
2.009
Ficar lucido neles e fazer o que quiser
c60cfe9636ac119cfd223ec57bb934a5.gif
 

NJunior

Sonysta Hunter
GOLD
Mensagens
5.530
Reações
20.668
Pontos
603
O sonho é um meio da vida te pregar ainda mais peças(e loucas) que não foram possíveis durante o dia! A vida pega lembranças aleatórias suas, junta tudo e te coloca nos maiores apuros a lá sessão da tarde.

:coolface
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.193
Reações
44.451
Pontos
803
Manifestação de informações armazenadas no nosso consciente e subconsciente que por vezes aparecem sobrepostas de forma aleatória/desconexa e sem um sentido aparente.

Mas posso perguntar a ele:

7256d5366cb46b30641d2a09725e4679a7a34bb5_hq.jpg
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Mensagens "de cima" e "debaixo" sobre coisaa que lhe são perminentes, de que precisa saber, mas não faz a menor ideia do porquê.

O potencial de sonhos lúcidos e autoconhecimento todos temos, mas quem desbrava esse mundo enigmático?
Mais fácil apelar pro mainstream, proceticismo, ou religião. Ou pior, partir pro esquizoterismo.
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
informaçao random no cerebro q é colocada justamente ali para ocupar a mente enquanto o corpo repousa, por isso q os sonhos sao tao desconexos e nonsense
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.875
Reações
94.889
Pontos
2.179
O sonho em si pode não ter um proposito. Ele pode ser um efeito colateral de um processo de manutenção do cerebro. Talvez o consciente perceber esse processo seja mais um bug que algo evolutivo e necessario.
 

vr-struper

Bam-bam-bam
Mensagens
3.271
Reações
9.012
Pontos
303
Acho besteira ficar querendo "entender" sonho: são pensamentos enquanto se dorme, igual acontece mil vezes durante o dia, porém mais profundos e sem interrupção/desconcentrações até que acorde ou mude o estado do sono.

Uma vez sonhei que estava abrindo o portão de costas pra rua, nisso passava uns caras, eu virei e nisso e me deram um monte de tiro no tórax: eu ia caindo sentindo a vida ir apagando, foi interessante ver o que se passa na cabeça nessa hora porque o sonho é real até vc acordar. Sinistro.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Os sonhos podem ser duas coisas: 1) tuas visões quando fora do corpo ou; 2) algo que teu inconsciente quer te falar. O primeiro é aquele tipo de sonho que parece real, não é um sonho propriamente dito, mas a retenção das tuas percepções quando fora do corpo durante o sono. O outro, mais comum, é composto por símbolos que não têm significado absoluto. Esses símbolos têm um significado específico para ti. Eu, por exemplo, consegui correlacionar o símbolo ônibus com trabalho. Quando tenho sonhos com ônibus, sei que meu inconsciente está comunicando algo de trabalho.

O inconsciente recebe os mesmos estímulos que o consciente, porém como não o controlamos, o inconsciente costuma prestar atenção a coisas que conscientemente ignoramos. Chega o sono e o inconsciente pode te comunicar algo que seja importante. Aí cabe um exame cuidadoso dos elementos do sonho. Se tiveres interesse, sugiro pegar o hábito de anotar o conteúdo dos sonhos. Ao fazer isso, tu verás que a frequência e a clareza dos sonhos aumentará. Registre também fatos relevantes de tua vida, o que permitirá fazer a correlação dos sonhos com os fatos. Ou então leve os registros a um psicólogo jungiano bem indicado.
 

Pecado puro

Ser evoluído
Mensagens
76
Reações
106
Pontos
33
Os sonhos são extremamente importantes e não devem ser ignorados, são representações do inconsciente, a maioria deles contém insights, todos os símbolos aleatórios que aparecem nele contêm uma representação de sua vida real, de modo que sua organização é seu consciente oculto fazendo uma pergunta ou dando uma resposta, mas está se comunicando com você da forma dele. Eu aprendi a interpretar sonhos em um processo profundo de autoconhecimento, foi uma das melhores coisas que fiz, ao mesmo tempo extremamente desconfortável porque muitos dos significados dos sonhos mais estúpidos são revelações grotescas da realidade, sob o Ego, verdades amargas, e assim por diante.
 

Liljhou

Bam-bam-bam
Mensagens
1.715
Reações
3.639
Pontos
304
prefiro pensar que é algo totalmente aleatório, porque já tive cada sonho bizarro que simplesmente não condizem com realidade nenhuma
 

Vade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
980
Reações
2.481
Pontos
683
Acho besteira ficar querendo "entender" sonho: são pensamentos enquanto se dorme, igual acontece mil vezes durante o dia, porém mais profundos e sem interrupção/desconcentrações até que acorde ou mude o estado do sono.

Uma vez sonhei que estava abrindo o portão de costas pra rua, nisso passava uns caras, eu virei e nisso e me deram um monte de tiro no tórax: eu ia caindo sentindo a vida ir apagando, foi interessante ver o que se passa na cabeça nessa hora porque o sonho é real até vc acordar. Sinistro.
Já sonhei exatamente assim. É um sonho recorrente meu, além de outros.
 

Trent Reznor

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
772
Reações
2.103
Pontos
433
Sei lá cara, uma vez eu sonhei que um amigo meu que eu não via há muito tempo me abordou na rua e conversou comigo. No início parecia algo bem aleatório, porém, quando era umas 17 hrs da tarde, esse amigo me ligou, o chefe dele estava interessado em me contratar para trabalhar na agência dele. Logo eu contei pra ele que eu tinha sonhado que ele iria vir falar comigo. Eu não sabia o que ele fazia da vida. No sonho, ele usava uma camisa azul clara, e a função do meu amigo era de vendedor na agência, ele sempre estava usando camisa e crachá. Enfim, achei interessante.

Depois disso eu comecei a acreditar, mesmo que pouco, que sonhos podem ser algo mais além do que parece ser.
 
Ultima Edição:

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.825
Pontos
503
Manifestação de informações armazenadas no nosso consciente e subconsciente que por vezes aparecem sobrepostas de forma aleatória/desconexa e sem um sentido aparente.

Mas posso perguntar a ele:

7256d5366cb46b30641d2a09725e4679a7a34bb5_hq.jpg
Na verdade, seria aos Oneiroi, filhos (ou irmãos) de Hipnos. Phobetor, Fantasos e Morfeu, cada um encarregado de um tipo de imagem nos sonhos.

Mas acho que é isso mesmo. Não creio que haja sentido inerente aos sonhos, apesar de que o mundo do sono é misterioso.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.763
Reações
22.969
Pontos
803
Nunca esqueço de um pesadelo q tive qdo moleque.
Tava sendo perseguido pelo Jason e ficava dando olé nele enquanto ele vinha derrubando tudo e do nada apareceu o fredy. Daí fiquei desesperado pq o fredy era rápido e via lá trás o Jason chegando.
E do nada entrei num ferro velho tentando me livrar dos 2.
Do nada o Jason joga uma pilha de metal e o fredy me encurrala.
Eu desesperado me pergunto o q o Jason e o fredy estavam fazendo na minha frente e qdo fredy ia me golpear com a garra eu começo a rir aliviado e falando q tava sonhando.
Fredy me xingou e começou a me cortar e eu acordei rindo.
Mas nem todos meus pesadelos terminaram como um episódio de Scooby-Doo.
 

Dr. Freeman

Bam-bam-bam
Mensagens
10.377
Reações
8.451
Pontos
389
Eu tenho certeza que ganhei um trauma através de um sonho que tive na infância.

Nesse sonho, 4 bandidos entravam na minha casa durante a noite. Eu vi, fiquei com medo e me escondi na varanda.

Quando entrei pra procurar meus pais e meu irmão bebê, só vi sangue e todo canto e todos eles mortos...

Desde esse sonho tenho a repetição dele se formas variadas até hoje. Eu sou assassinado, perseguido, ou minha família, sempre essa mesma história...

Na época eu acho que fiquei traumatizado mesmo. Não conseguia sair de casa nem nada.
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Eu acho que sonhos são visualizações nossas, mas de universos paralelos.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Sei lá cara, uma vez eu sonhei que um amigo meu que eu não via há muito tempo me abordou na rua e conversou comigo. No início parecia algo bem aleatório, porém, quando era umas 17 hrs da tarde, esse amigo me ligou, o chefe dele estava interessado em me contratar para trabalhar na agência dele. Logo eu contei pra ele que eu tinha sonhado que ele iria vir falar comigo. Eu não sabia o que ele fazia da vida. No sonho, ele usava uma camisa azul clara, e a função do meu amigo era de vendedor na agência, ele sempre estava usando camisa e crachá. Enfim, achei interessante.

Depois disso eu comecei a acreditar, mesmo que pouco, que sonhos podem ser algo mais além do que parece ser.
Interessante mesmo. Pode ter havido uma conexão mental. Teu amigo pode ter pensado em ti fixamente, provavelmente porque não estava conseguindo falar contigo. Ou ainda vocês se encontraram espiritualmente enquanto estavam desdobrados durante o sono e retiveste uma parte da conversa. Tu não mudaste nada na rotina no dia do sonho?
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Tenho estudado e praticado os fenômeno projetivos, também conhecidos como desdobramento, saídas do corpo, projeção astral, projeção da consciência.
Um livro muito bom e profundo sobre os fenômenos das saídas do corpo é o "Projeciologia" de Waldo Vieira. Tem um de relatos projetivos e pesquisas deste autor nas suas projeções, chamado "Projeções da Consciência" Waldo Vieira e esse tem em audiobook no Youtube.
Aqui esse livro em audiobook:


Aqui uma entrevista interessante com ele:


Essa resposta pode servir a curiosidade do autor deste tópico.

Pois é... ando sem tempo para estudar e, quiçá, me treinar em alguma dessas habilidades.
 

Trent Reznor

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
772
Reações
2.103
Pontos
433
Interessante mesmo. Pode ter havido uma conexão mental. Teu amigo pode ter pensado em ti fixamente, provavelmente porque não estava conseguindo falar contigo. Ou ainda vocês se encontraram espiritualmente enquanto estavam desdobrados durante o sono e retiveste uma parte da conversa. Tu não mudaste nada na rotina no dia do sonho?

Eu segui minha rotina normalmente, a última coisa que pensava foi no sonho que tive a noite, mas quando atendi o celular, uma chamada no whatsapp e era esse amigo, eu fiquei assustado. Desde então eu comecei a ficar mais ligado aos sonhos que eu tenho. Às vezes eu consigo no sonho falar perfeitamente algumas palavras, se eu acordar e ir correndo anotar elas eu consigo lembrar depois, eu nunca fiz isso, um dia quero anotar pra ver o que pode ser, o sonho parece que foca naquela palavra, eu repito ela inúmeras vezes no sonho.
 

.Saturno.

Bam-bam-bam
Mensagens
3.630
Reações
5.690
Pontos
453
Eu sonho que algo recente, exemplo, se eu pensar muito em algo as vezes eu tenho um sonho relacionado a esse algo
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
acho que é um esvaziamento de buffer ou desfragmentação do cérebro, já que os sonhos geralmente são sem pé nem cabeça, já que pegam fragmentos diferentes de informações do seu cérebro formando uma imagem ou situação totalmente aleatoria, e tem o causado por toques ou barulhos ao seu redor, por exemplo seu cachorro te lambendo e vc sonha que tem uma mulher gostosa fazendo isso.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
pra mim são manifestações do nosso subconsciente, de desejos ou de medos ou até uma forma da mente "extravasar" algo

tenho um amigo de infancia que casou e sumiu, a muié dele n deixa ele falar cmg (acha q vou levar ele pra putaria novamente) e nem com o resto da turma

direto eu sonho que encontro com ele, mas ele n fala comigo nos sonhos

tem gte que acredita nessas bobagens de sobrenatural q diz que isso é sinal de alguma coisa, mas não é

uma outra situação, eu to na seca há bastante tempo e essa noite eu tava meio nervoso pq tretei com uma mina aí e fiquei lembrando das merdas que eu queria falar pra ela e tal

de madrugada eu sonhei q tava comendo uma gostosa cheia de tatuagens, com bunda grande, mas mole, na calçada do lado da minha antiga escola e tudo, além de nós, estava em tamanho menor

(ps, a mina q tretei é tatuada, mas n era ela no sonho)

uma outra coisa é que é bem comum eu ter consciencia de um sonho, saca? tipo estar sonhando e saber que está sonhando, e dai começar a fazer as cosias pq sabe que n terá consequencias
eu estou chegando num nível disso que comecei a conseguir CRIAR COISAS no sonho, tipo como o dr estranho faz no filme quando estão naquela outra dimensão lá
eu ato achando isso o máximo
 
Topo Fundo