Eu peguei o jogo e gostei muito (e eu não sou criança [kong]).... seguem minhas impressões que eu postei no tópico lá na sessão Consoles:
http://forum.outerspace.ig.com.br/showthread.php?t=187625
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"VERSÃO xBOX 360
Sei que sou suspeito pra falar, por isso resolvi não postar um review completo, com nota e tudo e somente passar minhas impressões. Acredito ter jogado já metade do jogo ou um pouco mais. O que já me dá base pra postar "impressões".
Jogabilidade
Primeiro o mais importante. A jogabilidade é dividida em dois, as fases do Sonic o ouriço e as fases do Sonic, o lobisonic.
Sobre a parte do Sonic "normal", o design das fases é dividido em partes que com jogabilidade em 2D (visão lateral) e partes em 3D (visão traseira), na parte com visão lateral, deve-se por para a direita enquanto na parte da visão traseira, deve-se por pra frente. A mudança de uma jogabilidade pra outra é feita com o simples mudar do angulo da camera(que não é feito abruptamente), então vc tem que ficar atento a ação constantemente.
Pra quem achava que a ação é praticamente "automática", boas notícias, não é. Você não terá que apenas pressionar para a direita ou para a frente, obstáculos aparecem o tempo todo e vc tem que desviar deles, é um teste de reflexo rápido pq os obstáculos aparecem muito rapidamente, a maioria dá pra desviar de primeira, mas alguns só decorando mesmo, depois de algumas tentativas (o que pode ser considerado como defeito por alguns, mas só lembrando que os obstáculos são assim desde a época do Mega Drive, em que o jogo era consagrado), eu gostei das formas em que estes obstáculos são superáveis, vc deve ficar encarregado pressionar para frente ou para a direita e desviar dos obstáculos pressionando os botões que aparecem na tela, por exemplo, qdo correndo com a visão traseira, pressione LB ou RB para desviar para para a esquerda ou para a direita, B para desviar escorregando por baixo ou A para pular por cima.
Sobre o que eu considero o mais importante em Sonic é o fator "excitament" das fases, traduzindo, o fator excitação, ou seja, o quanto o jogo te faz ficar na ponta da cadeira, tenso por causa da ação frenética. Aqui o fator excitament é o mais alto que eu já joguei em um Sonic pq a ação é muito frenética e te faz ranger os dentes ao ver Sonic pulando e quicando em super velocidade pelo cenário todo, sem forçar, é talvez até maior do que na época do Sonic do Mega Drive, sério. Com relação as fases do Sonic, minha impressão é extremamente positiva.
Agora sobre as polêmicas fases do Sonic lobo(ou lobisonic). o que mais me preocupava é que a proposta do lobisonic não combina com a proposta de um jogo do Sonic no geral. Contudo a proposta está bem encaixada na história do jogo, mas mesmo assim é uma surpresa pra quem esperava que Sonic fosse só correr em velocidade supersonica. Mas aqui vem a dúvida, devemos analisar sob qual perpectiva? Sob a perpectiva de que um jogo de Sonic não deveria ter fases lentas e ponto.(visão intransigente) Ou sob a perspectiva de que devemos analisar o jogo olhando para o que ele propõe de fato e não para uma visão pessoal do que esperavamos que ele fosse (ou seja, um Sonic só "de corrida"). (visão mais aberta).
Resolvi analisar o jogo baseado no que ele propõe, então não vamos analisar friamente com o pensamento: Sonic só deveria correr e não deveria virar lobisonic. Vou analisar se as fases do lobisonic são boas no que elas propõe.
As fases do lobisonic são divididas em combate e procura de itens / passar obstáculos do cenário no estilo
Prince of Persia, se agarrando a bordas e pulando muros. A maior parte é de combate, sem dúvida, sobre o combate, no começo é um pouco difícil pois ainda não se está acostumado com os comandos e ainda não se conhece os combos, mas com o tempo pega-se ojeito, aprende-se novos combos e você estará combatendo com muito mais eficiencia. Sobre a parte de superar obstáculos do cenário, você deve se agarrar a bordas, postes e subir em plataformas e ir pulando de uns para os outros para passar por cima de abismos sem fundo, "as vezes" a camera atrapalha um pouco aqui, mas nada que uma vida adicional depois de cair no penhasco não resolva, LOL. Na segunda vez vc tomará mais cuidado e já será possível passar por aquele penhasco. Um defeito que me incomodou aqui é que algumas fases do lobisonic são um pouco compridas demais. Mas mesmo assim, minha impressão é positiva sobre as fases do Sonic lobo: os combates entretem e as partes de superar obstáculos do cenário são divertidas.
O que eu não gostei desse Sonic Unleashed é que você é obrigado a explorar pelo cenário para poder progredir de uma fase para outra, já que para abrir novos estágios deve-se achar medalhas do sol e da lua antes de entrar naquela fase. Mas novamente, isso é algo que EU esperava que não tivesse, que eu esperava que não estivesse na proposta do game, portanto, coisa de gosto pessoal. Então vou analisar sob a ótica de que devo analisar o que o jogo propõe e não o que eu esperava que ele proposse. Analisando friamente a parte de exploração, ela pode não ser considerada tão boa quanto os jogos com esse quesito por ai, pois não tem puzzes e achar as medalhas no cenário consite apenas em ir atrás daquela caixa parada ali e ver se tem alguma coisa atrás dela. Essa exploração "simplificada" ao meu ver foi uma decisão acertada, pois não impacta totalmente para quem não queria ter que explorar no game(como eu) e também já atende ao desejo de quem queria ver exploração em jogos de Sonic. (convenhamos, ouvimos muitas opniões diferentes sobre como um jogo de Sonic em 3D deveria ser...)
SOM
O que se destaca aqui são as fases do Sonic comum, tem um monte de músicas ótimas, de grudar na cabeça(de forma positiva, pq são boas), igual aquelas músicas na época do Sonic em 2D faziam. As músicas também acompanham a "passada" do Sonic correndo, dando o ritmo da fase e aumentando o nível de excitament que citei anteriormente. Já as músicas das fazes do Sonic lobo não grudam na cabeça e na verdade, mal consigo lembrar delas agora, o que na verdade é um ponto negativo. Só lembro que quando começa o combate em alguma parte do cenário, toca "jazz", mas é uma harmonia que não destoa do combate.
Gráficos
Ótimos em algumas partes e ruins em algumas poucas partes. Eu explico... tem partes que a textura do chão, por exemplo a textura da grama é fraca de doer, mas tem partes que a textura dos ladrilhos da cidade, por exemplo, te fazem ficar adimirado, mas tem mais partes positivas do que negativas. É fácil lembrar das partes positivas dos gráficos, vou citar alguns exemplos, a iluminação é muito boa, com direito a self-shadowing e efeitos de HDR, as texturas da cidade são ótimas e a distancia da visão é gigantesca, tem efeitos de reflexo na água e outras coisas mais, no geral, uma impressão positiva também.
REPLAY
Ainda não terminei o jogo, mas já deu pra notar que o replay é alto, antes mesmo de terminar já estou jogando as fases que acabei de zerar novamente para ver se consigo um melhor desempenho nelas.
Até o que eu joguei até agora, daria para dar uma nota 8 pro game (PS: não to nem ai pra nota que os sites estão dando, não vou me guiar por elas), o que teriam para melhorar no game? As fases do Sonic lobo poderiam ser menores, ele poderia ter mais habilidades como lobisonic, para MIM as partes de exploração fora das fases poderiam simplismente não existir.
Devo fazer um adendo aqui, para o fato de o Sonic Team ter tirado completamente a presença de outros personagens que eu não gostava, como Shadow, Silver e outros. Os únicos presentes aqui são Tails e Ami, mas não dá para jogar com eles (ainda bem)
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