O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sony PVM restauração Antes e Depois

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.813
Reações
6.312
Pontos
719
Dando um bizu no yahoo achei essa pérola praticamente de graça, mesmo aqui no Japão esses modelos HR costumam ser caros, geralmente na faixa de 50,000yen pra cima ali no yahoo mesmo, esse tava anunciado como lixo, além da parte estética ruim ele não ligava segundo o vendedor, fotos originais do anuncio
9zOcfzd.jpg

sWVl6gz.jpg

Não da para ver bem mas ali embaixo do logo , afundou e abriu um buraco, coisa de 1 a 2 centimetros
TO53yyZ.jpg

rlhbEzD.jpg

OZfG23w.jpg
Como chegou pra mim, ainda mais danificado, também essa essa porcaria de embalagem, uma camada de plastico bolha comum e um caixa de papelão com folga toda mole, sério se tivesse mandado sem embalagem alguma seria melhor pois o funcionário dos correios iria ter mais cuidado

ebMnKjx.jpg

J8mdlnv.jpg

FxuFD5F.jpg

YVg7sl1.jpg

E7JNP8t.jpg

Realmente ao tentar ligar o monitor nada acontecia, então hora de botar a mão na massa
Primeiro abrir e ver o estrago interno, pra variar mais plastico quebrado, esse monitor levou alguma pancada(s) forte

1º ritirei a Bezel e logo
lYbmvfA.jpg

Parte de trás
gLuMd7p.jpg


Retirei a película de proteção, por sorte todas as marcas na tela ficaram nela sem atingir o vidro do tubo que esta perfeito
xtjeYXK.jpg


Painel do lado esquerdo recebeu uma pancada forte pelo visto quebrando um dos botões, Line B no caso, arrumei com super bond e cola quente, não ficou a coisa mais bonita mas 100% funcional

B2xr68Z.jpg


Massa polyester para recriar as partes danificadas, também usei no quebrado da parte de trás, essa massa é da Tamiya bem comum para uso em aeromodelos/action figures e etc

U9CbSW3.jpg


Pintura nova

DG6gCfF.jpg

PGY3eNx.jpg

9zGskIG.jpg

Adesivos que criei no paint mesmo, tomei a liberdade e fiz uma pequena personalização, na imagem cinza abaixo é um adesivo transparente que seria para colocar no vidro no lugar da película, pois após retirar a película a tela fica bem levemente mais clara e o pior mais estática, porém não deu certo ja que não consegui colar ele sem deixar bolhas, então fui na loja de 100yen que tem aqui que são estilo loja de R$1,99 ai do Brasil e consegui achar um plastico meio duro praticamente igual ao da película, por ser meio duro não tive problema com bolhas mas a primeira tentativa não deu muito certo pois tava gerando artefatos na imagem, tentei pegar na camera , fica na tela toda um tipo de listras coloridas, ao vivo era bem notável,
jWuYd5n.jpg
retirei esse plástico e ja estava pensando em deixar sem mesmo mas voltei na loja para ver se achava algo mais e consegui outro plastico igual praticamente mas acredito ser um tipo de plastico diferente pois esse ficou perfeito e o melhor é antiestático tb, ficou ótimo pois baixou a claridade que precisava baixar e protege bem a tela além de 0 estática, menos inclusive que a película original, super satisfeito com o resultado
BwStCur.jpg

zymOEZ7.jpg


Esqueci de tirar foto mas o que estava impedindo o monitor de ligar era bem simples, apenas o botão de liga estava com a engrenagem fora do lugar por dentro, novamente provavelmente aconteceu com alguma pancada que levou, ao ligar o monitor estava com problema de cores e pureza, cores era pq a placa RGB ou Neck Board estava praticamente solta dentro, novamente com as pancadas que o monitor sofreu as travas plasticas que seguram a mesma se quebraram, eu retirei a placa, limpei os pinos pois estavam um pouco oxidados, e as travas plasticas colei com cola quente, para pureza bastou apenas uma leve mexida no yoke

8Aysx41.jpg

Na imagem abaixo a esquerda mostra como estava com problema de cores, pureza e tb imagem fora de quadro e a direita como ficou depois de calibrar

C74iHxc.jpg

xQTcn13.jpg


Depois de calibrar a imagem ficou ótimo, convergência praticamente perfeita, sobrando apenas pequenos detalhes nos cantos em termos de geometria para serem corrigidos, o que fiz fazendo 3 stripes caseiros com o resto do plastico usado para proteger a tela e um gomo de estilete mais fita isolante para segurar o gomo, veja como era antes dos stripes e depois deles, precisei usar 2 para os cantos superiores e 1 para o canto inferior direito, esses stripes vc posiciona no yoke

AUJAdHm.jpg

UG92b1e.jpg

GDMuOi9.jpg

AozOf4F.jpg


Resultado final de como ficou, recuperação bem sucedida de um monitor que estava destinado a ir para o lixo nas mãos erradas, o tamanho de 14 ficou perfeito para minha mesa do pc para um jogatina rápida entre um trampo e outro

pNKTNQm.jpg


cG582fw.jpg

6DcxtSc.jpg

xbflpQa.jpg

kL3ehQZ.jpg

lC2Ma8O.jpg


Bônus GB color tb recuperado esses dias atrás

fpQNzir.jpg
 
Ultima Edição:

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.497
Reações
26.197
Pontos
1.053
Já tinha visto no Facebook, mas aqui ficou bem organizado. put* trampo top.:kjoinha

Manjadores piram.:kfeliz








Sim Manjester, eu sei que você está vendo!:coolface:kkk
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.600
Reações
2.912
Pontos
1.264
Meu sonho é poder conseguir um desses, infelizmente por aqui é quase impossível, além de ser muito caro é difícil de achar.
Por enquanto vou me conformando com minha Wega.
No mais, parabéns pelo trabalho de recuperação, ficou perfeito. :kjoinha
Gostaria de saber mais sobre esse "stripes" ai, minha Sony tem um pequeno problema de geometria e quero ajustar, que material é esse?
Edit: Entendi agora! Não percebi ali que o gomo de estilete na verdade é um pedaço da lâmina. :kjoinha
 
Ultima Edição:

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.813
Reações
6.312
Pontos
719
Meu sonho é poder conseguir um desses, infelizmente por aqui é quase impossível, além de ser muito caro é difícil de achar.
Por enquanto vou me conformando com minha Wega.
No mais, parabéns pelo trabalho de recuperação, ficou perfeito. :kjoinha
Gostaria de saber mais sobre esse "stripes" ai, minha Sony tem um pequeno problema de geometria e quero ajustar, que material é esse?
Edit: Entendi agora! Não percebi ali que o gomo de estilete na verdade é um pedaço da lâmina. :kjoinha

Aqui tb é caro esses modelos, mas não chega a ser dificil de achar, vira e mexe tem algum a venda, agora mesmo ta rolando leilão de um igualzinho esse que peguei com lance inicial de 30,000yen, eu dei uma sorte danada mesmo nesse

https://page.auctions.yahoo.co.jp/jp/auction/k320192730

Sim ali é bem simples, usa um plastico fino duro e em uma ponta um gomo da lamina do estilete, para segurar usa fita isolante, bem pouco pq se não acaba ficando grosso e não entra no vão do yoke, na outra ponta eu usei fita adesiva dupla face para segurar, imãs pequenos tb ajudam colando na parte de trás do tubo para geometria porém tem que ser bem pequeno mesmo para não magnetizar o tubo
 


*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.780
Reações
11.470
Pontos
1.344
@Silverock® você sabe se tem como retirar risco do vidro da tela? Estou perguntando pois a tv de tubo de 14pol que eu achei na rua tem alguns riscos no vidro da tela.
Você usou o 240p test suite para ajustar?
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.813
Reações
6.312
Pontos
719
@Silverock® você sabe se tem como retirar risco do vidro da tela? Estou perguntando pois a tv de tubo de 14pol que eu achei na rua tem alguns riscos no vidro da tela.
Você usou o 240p test suite para ajustar?

Geralmente os riscos ficam no plastico de proteção que é colado na tela, chegou a retirar do plastico do seu? o único problema é que a tela vai ficar levemente mais clara, bem pouco da para contornar regulando o brilho do monitor pelo menu ou direto no flyback, porém a tela fica mais estática ao ligar e desligar, tem que tomar cuidado, o esquema é substituir o plastico retirado com outro, sendo de 14p é igual o meu, um plastico do tamanho A4 fica praticamente perfeito
Para regular sim usei o 240p test suite
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.780
Reações
11.470
Pontos
1.344
Geralmente os riscos ficam no plastico de proteção que é colado na tela, chegou a retirar do plastico do seu? o único problema é que a tela vai ficar levemente mais clara, bem pouco da para contornar regulando o brilho do monitor pelo menu ou direto no flyback, porém a tela fica mais estática ao ligar e desligar, tem que tomar cuidado, o esquema é substituir o plastico retirado com outro, sendo de 14p é igual o meu, um plastico do tamanho A4 fica praticamente perfeito
Para regular sim usei o 240p test suite
No meu caso é o vidro mesmo que está riscado, pois é uma tv comum e não tem esse plástico na frente da tela.
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.813
Reações
6.312
Pontos
719
No meu caso é o vidro mesmo que está riscado, pois é uma tv comum e não tem esse plástico na frente da tela.

Muitas Tvs tem esse plastico tb, chegou a abrir e verificar se realmente não? se for no Vidro mesmo ai complica
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.780
Reações
11.470
Pontos
1.344
Muitas Tvs tem esse plastico tb, chegou a abrir e verificar se realmente não? se for no Vidro mesmo ai complica
No meu caso é o vidro mesmo, na imagem abaixo dá para ver um pouco o risco do lado direito.
Uibqpma.jpg
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.813
Reações
6.312
Pontos
719
No meu caso é o vidro mesmo, na imagem abaixo dá para ver um pouco o risco do lado direito.
Uibqpma.jpg

Eu ja vi varias dicas porém eu mesmo nunca felizmente precisei testar mas as dicas eram para usar vaselina, borracha escolar, massa de polir, até mesmo pasta de dente, aquela esponja magic eraser, tb vi falando para usar uma solução contendo 50% de alcool isopropilico 90% + agua destilada, também para usar bicarbonato de sódio , tem muita muita coisa até, agora se algum realmente funciona é uma boa pergunta, tem que ir testando, talvez não retire mas melhore, acho que caso consiga retirar o risco ou pelo menos diminuir dizendo que via polimento seria interessante colocar um plastico na frente da tela para proteger

Tem um bom grupo no Face para trocar dicas sobre CRT que vc pode participar e pegar mais dicas, link abaixo

https://www.facebook.com/groups/444560212348840/
 

srmag

Supra-sumo
Mensagens
1.237
Reações
549
Pontos
199
Estou com um monitor desse mesmo modelo com algumas impurezas na tela que somem com o tempo. Como se fosse uma tinta verde no canto superior direito e inferior esquerdo. Será que tem como resolver? Por fora esteticamente esta perfeito, como novo.
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
Parabéns, como disseram acima, tem que ter o dom mesmo. Estou com uma tubo de 29" que não liga é suspeito que seja só um mal contato na placa dos botões, mas tenho receio em abri-la.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.780
Reações
11.470
Pontos
1.344
Parabéns, como disseram acima, tem que ter o dom mesmo. Estou com uma tubo de 29" que não liga é suspeito que seja só um mal contato na placa dos botões, mas tenho receio em abri-la.
Tenta comprar o controle da tv se não ligar com o controle não deve ser mal contato nos botões.
A que eu achei na rua não ligava também, só acendia o led de stand by, depois eu descobri que deixando ela em determina posição ela ligava, porém depois desligava, e ai fiz uma inspeção visual e acabei encontrando umas soldas suspeitas, ai depois descobri que o problema era somente uma solda trincada em um terminal de um CI, depois disso ela voltou ao normal, pena que jogaram ela no chão com o tubo para baixo, então ela tem umas marcas na tela, porém na maior parte das imagens não é muito perceptível.
Obrigado @Silverock® pelas dicas :kjoinha.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Alguém me esclareça pq esse aparelho é caro e qual a vantagem dele?
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.813
Reações
6.312
Pontos
719
Estou com um monitor desse mesmo modelo com algumas impurezas na tela que somem com o tempo. Como se fosse uma tinta verde no canto superior direito e inferior esquerdo. Será que tem como resolver? Por fora esteticamente esta perfeito, como novo.

Te respondi lá inbox sua msg :kjoinha
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.421
Reações
2.160
Pontos
703
Eu achava q os monitores RGB tinham entrada SCART, JP-21...
 
Ultima Edição:

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.813
Reações
6.312
Pontos
719
Eu achava q os monitores RGB tinham entrada SCART, JP-21...

Na imensa maioria das vezes não, são conectores BNC, mas tem alguns casos que tem conectores diferentes como a série Profeel

Sendo BNC ai usa um cabos desses que inclusive to usando e mostra a ponta no resultado final ali na parte de trás, esse cabo tem as 3 cores rgb + sync e o audio R/L

female%20SCART%20to%20BNC%20CSYNC-1000x1000.JPG
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.653
Reações
13.603
Pontos
803
Alguém me esclareça pq esse aparelho é caro e qual a vantagem dele?

pvm foram utilizados em sistemas de seguranca, pela qualidade da imagem, dava pra identificar o criminoso muito melhor comparado com crts da epoca

caiu em desuso pela substituicao por lcds e caiu no gosto do retrogamer pela qualidade
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
pvm foram utilizados em sistemas de seguranca, pela qualidade da imagem, dava pra identificar o criminoso muito melhor comparado com crts da epoca

caiu em desuso pela substituicao por lcds e caiu no gosto do retrogamer pela qualidade
Obrigado por responder.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
Baita scroll of ressurrection nesse Monitor RGB , parabéns @Silverock® merece uma medalha de honra pelo restauro feito!
Fico até emocionado ver esse tubo valioso onde muitos consideram obsoleto ou sucata ser reformado com todo esse carinho e cuidado,
Bom ja faz 4 anos que tenho meu BVM-14G5U
34BxzQl.jpg

Não se passa uma semana se quer que eu não jogue nele, tem 5 consoles no SCART e 2 no video componente , qualidade de imagem insuperavel
não só o 2D, mas inclusive o 3D, a depth desse tubo é tão boa que alguns games parecem 3D sem oculos XD, sem falar no contraste supremo.
Curto a minha wega de 29 também , alguns games prefiro jogar nela , principalmente Wii, Cube e PS2, a saida de componente do BVM esta ligado nela então posso jogar simultaneo e fazer comparações hehe
cXwDCaX.jpg

Tubão é vida, enquanto puder fazer elas durarem eu o farei, quando chegarem no fim da vida até lá o OSSC estara num preço acessivel =)
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.813
Reações
6.312
Pontos
719
Baita scroll of ressurrection nesse Monitor RGB , parabéns @Silverock® merece uma medalha de honra pelo restauro feito!
Fico até emocionado ver esse tubo valioso onde muitos consideram obsoleto ou sucata ser reformado com todo esse carinho e cuidado,
Bom ja faz 4 anos que tenho meu BVM-14G5U
34BxzQl.jpg

Não se passa uma semana se quer que eu não jogue nele, tem 5 consoles no SCART e 2 no video componente , qualidade de imagem insuperavel
não só o 2D, mas inclusive o 3D, a depth desse tubo é tão boa que alguns games parecem 3D sem oculos XD, sem falar no contraste supremo.
Curto a minha wega de 29 também , alguns games prefiro jogar nela , principalmente Wii, Cube e PS2, a saida de componente do BVM esta ligado nela então posso jogar simultaneo e fazer comparações hehe
cXwDCaX.jpg

Tubão é vida, enquanto puder fazer elas durarem eu o farei, quando chegarem no fim da vida até lá o OSSC estara num preço acessivel =)

Nem me fala eu tenho 6 tubos aqui no momento agora..kkkkk
Legal vc usa seu monitor igual eu na mesa do PC, é um tamanho que não da para ficar mais que 1 metro da tela por isso uma tubosa maior igual sua Wega é essencial ter tb
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.066
Reações
79.918
Pontos
1.559
c***lho, que inveja da porra deu aqui.

Queria manjar das putarias eletrônicas para fazer umas restaurações massas.

Parabéns pela recuperação, Silverock! Adorei a personalização dos adesivos. 10/10
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.813
Reações
6.312
Pontos
719
c***lho, que inveja da porra deu aqui.

Queria manjar das putarias eletrônicas para fazer umas restaurações massas.

Parabéns pela recuperação, Silverock! Adorei a personalização dos adesivos. 10/10

Opa vlw :kjoinha

Eletrônica tudo que eu sei aprendi com google / youtube, hoje em dia é fácil aprender com tanto tutorial em video principalmente se vc tiver um inglês a nível de avançado para entender videos e artigos em inglês ai tem material pra caramba, ainda falta muito o que aprender mas ja consigo fazer bastante coisa, virou um segundo hobby que descobri por acaso que estou curtindo bastante
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Excelente resultado Silver, meus parabéns!

Sim eu tive que compactar tudo para ligar no Receiver da Yamaha que fica bem abaixo do telcado e mouse, só o Dreamcast fica de fora em outro canto do quarto em um Monitor CRT da Samsung , ai eu uso esse kit simples 2.1 da creative

Saudades do meu Syncmaster, hehe. Único contra dos monitores (pra mim) é não ter scanlines nativo, teria que ligar um scanline generator ou o OSSC. Comento pois no shmup forums tenho visto volta e meia comentários sobre usar monitores tubão para ligar consoles 240p, dependendo do modelo fica tão bom quanto o PVM, mas acho que precisa de um scaler para obter o melhor resultado. Bom, pro Dreamcast tem o Toro box também que elogiam bastante.
 
Ultima Edição:

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.497
Reações
26.197
Pontos
1.053
pvm foram utilizados em sistemas de seguranca, pela qualidade da imagem, dava pra identificar o criminoso muito melhor comparado com crts da epoca

caiu em desuso pela substituicao por lcds e caiu no gosto do retrogamer pela qualidade
Até em hospitais e laboratórios eram usados pra exames de imagem.

Mas a grosso modo o foco deles era pra Broadcast.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
Excelente resultado Silver, meus parabéns!



Saudades do meu Syncmaster, hehe. Único contra dos monitores (pra mim) é não ter scanlines nativo, teria que ligar um scanline generator ou o OSSC. Comento pois no shmup forums tenho visto volta e meia comentários sobre usar monitores tubão para ligar consoles 240p, dependendo do modelo fica tão bom quanto o PVM, mas acho que precisa de um scaler para obter o melhor resultado. Bom, pro Dreamcast tem o Toro box também que elogiam bastante.
É exatamente o teu mesmo bro kk, os pratas 650mb morreram e esse aqui mais antigo ainda está funcionando bem pacas, pois então já pensei em usar esse scanline generator só pro vga, acredito que seria ótimo para os games de sprites em 2D

s-l1600.jpg

gerador-scanline-vgavga-ou-hdmihdmi-simula-rgb15hz-no-lcd-D_NQ_NP_641585-MLB27217716519_042018-F.webp


não tinha conhecimento desse torobox, já é um vga box com scanline generator tudo junto , achei legal !
1a1987_9084e2d5dd37455bbdb98a6617e51b9a.png
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.661
Reações
5.937
Pontos
704
Por um acaso, alguém sabe dizer se existe algo semelhante ao 240p suite...mas que rode em DVD player??? Tô pra levar minha wega pra acertar geometria\convergencia e gostaria de plugar um dvd via component pra rodar os testes e mostrar as falhas da imagem pro técnico de TV...
 
Topo Fundo