O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Sony será conservadora com seus lançamentos multiplataforma para proteger o valor do PS5

Link_1998

Lenda da internet
Reações
42.920
Pontos
1.599
Acho q vc q deve estar nervoso, pois em momento algum mostrei isso e até to tendo (ou tentando ter) uma conversa amistosa com vc, mas pelo o visto...

E nem teria o pq eu ficar nervoso. Tenho ambas as plataformas e é um fato q o povo do PC CAGA para os jogos da Sony (só ver as vendas). Então acho q nem eles se importam com isso. No final, quem se importa é Sonista com a realidade mostrando q os tão amados exclusivos não são lá essa coca-cola toda.
To falando de vc não ! Relaxa ! Tava tentando só provocar uma briguinha aqui no tópico pra esquentar ! heheheh

Mas já que entramos no assunto, não relativo a você, mas no geral, se tem uma coisa que não influi absolutamente nada no ismo é o cara ter uma plataforma, mesmo que ele a odeie. É um fato curioso, mas cada vez mais recorrente.

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
22.823
Pontos
1.684
Recuando porra nenhuma, vai é aumentar, é um dinheiro fácil, recentemente o Shuhei Yoshina disse num podcast que o preço desse trampo é ridículo.

Agora, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, só porque ela raspa umas doletas não significa que o destino desse lucro de curto prazo é benigno, o correto a se fazer é interromper imediatamente a portagem para outras plataformas.

GaaS e casos pontuais, exemplo, o conteúdo da Aniplex Games, são as exceções.

Só que o gráfico ali é bem enganador. O que foi falado de custo é dos games que a Sony porta, mas no gráfico tem uma enorme quantidade de games que ela publica, ou seja, games feitos por tecreiros e lançados em ambas as plataformas. Eles não entram na lógica de produção de baixo custo.

Some isso ao fato de que o sucesso de Helldivers 2 não parou de rolar depois do lançamento (ele afeta todos os trimestres após sair, apesar de aparecer apenas em dois como imagem) e que os resultados tem piorado com o passar do tempo e você terá um cenário que faz sentido questionar a validade da estratégia.

A Sony não vai arriscar seu ecossistema, é que realmente é lucrativo neste tipo de mercado e a M$ está aprendendo isso a duras penas, então day one para produção interna nem pensar. Por mais que o lucro venha pelo investimento pífio (nem orçamento de marketing existe, eles só jogam a parada no mercado), acaba sendo um valor tão pequeno, não deve chegar a 5% do lucro, que devem se questionar se vale o trabalho focar em port de games single ao invés de games GaaS.

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Reações
34.595
Pontos
1.334
To falando de vc não ! Relaxa ! Tava tentando só provocar uma briguinha aqui no tópico pra esquentar ! heheheh

Mas já que entramos no assunto, não relativo a você, mas no geral, se tem uma coisa que não influi absolutamente nada no ismo é o cara ter uma plataforma, mesmo que ele a odeie. É um fato curioso, mas cada vez mais recorrente.
Ah sim! Foi mal!

Isso acontece muito. Parece loucura mas percebo q muita gente compra para poder "falar mal com propriedade".

Gamer King

O Soberano
VIP
Reações
115.880
Pontos
2.519
Executivos não são fanboys, logo o suporte a outras plataformas vai se intensificar, a Microsoft não lançando um next gen tradicional deixou a Sony mais confortável ainda.

E os custos de produção estão muito altos, diversificar é importante, a Nintendo fica presa no seu mundinho pq ela tem um attach rate absurdo dentro das suas plataformas, a Sony não, o publico dela consome muitos jogos third party também.

Solid Dante

Lenda da internet
Reações
17.452
Pontos
1.639
Os primeiros jogos dela que foram lançados no PC foram razoavelmente bem, mas as sequências nem tanto.

Seria mais interessante lançar simultâneo, do jeito que ela lança, sem marketing nem nada e depois de muito lançado no PS vai ser difícil conseguir números muito expressivos, mas ainda sim, conseguiu uma grana legal pelo pouco que custou a empreitada.

Eu acho que a Sony não vai parar de lança jogos no PC, ela tem até um estúdio especializado nisso.

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
26.885
Pontos
803
Só que o gráfico ali é bem enganador. O que foi falado de custo é dos games que a Sony porta, mas no gráfico tem uma enorme quantidade de games que ela publica, ou seja, games feitos por tecreiros e lançados em ambas as plataformas. Eles não entram na lógica de produção de baixo custo.

Some isso ao fato de que o sucesso de Helldivers 2 não parou de rolar depois do lançamento (ele afeta todos os trimestres após sair, apesar de aparecer apenas em dois como imagem) e que os resultados tem piorado com o passar do tempo e você terá um cenário que faz sentido questionar a validade da estratégia.

A Sony não vai arriscar seu ecossistema, é que realmente é lucrativo neste tipo de mercado e a M$ está aprendendo isso a duras penas, então day one para produção interna nem pensar. Por mais que o lucro venha pelo investimento pífio (nem orçamento de marketing existe, eles só jogam a parada no mercado), acaba sendo um valor tão pequeno, não deve chegar a 5% do lucro, que devem se questionar se vale o trabalho focar em port de games single ao invés de games GaaS.

A Sony é a maior da indústria dentre as Holders, ela é quem mais vende, o tamanho do seu negócio cresceu bastante nos últimos 5 anos, e por isso esse número analisado à parte mente

Foram 2 bilhões de dólares com vendas em PC, mas no mesmo intervalo ela faturou 150 bilhões com o resto, ou seja, PC é 1% dos negócios dela, e de fato qualquer escorregadela ela aborta e ninguém se importa

A questão é que o preço de inserção é minúsculo, ela inteligentemente separou um time para esse trabalho (Nixxies, aliás, competente demais) e deixa os estúdios principais na folga, e PC opera em um sistema diferente que é na base das Pernas, basicamente os games continuam venendo eternamente, pelos próximos 200 anos.

_Fairbanks_

Lenda da internet
Reações
12.317
Pontos
1.659
eu n faço questão de jogar quando lança mesmo, backlog é enorme... o importante é continuar a sair, enquanto continuar saindo pra PC, n compro PS5. a menos que saia destrave fácil pra PS5 (pq do PS3 pra frente, nem destravei playstation. era uns esquemas tão chatos e saiam no meio da geração que eu tinha já uma porrada de original, ai n me animava) ou parem de lançar jogo pra PC. se n, prefiro jogar no PC que pago mais barato no jogo - afinal o PC tá montado já kkk
essa é a primeira geração que to sem console, pq o que importa pra mim em grande maioria, são os exclusivos da sony. sem eles, fico no PC msm. (to ignorando o switch 2 pq pra mim desde o WII a nintendo é um caso a parte)

ShadowLord

Bam-bam-bam
Reações
3.327
Pontos
453
Valor do PS5... Valor do PS5 para mim é R$ 0, não vou comprar ele por conta de um punhado de jogos que nem sei se vou gostar.

Se lançarem um Homem-Aranha no Xbox, o valor já seria os R$ 350 e assim por diante conforme meu interesse, assim como foi com Death Stranding 1 e Helldivers 2.

Compensa mesmo a exclusividade? Hoje quem já tem console não escolhe hardware com base nos jogos exclusivos que poderá jogar, mas sim onde sua biblioteca já está.

Danilo Souza

Mil pontos, LOL!
Reações
43.780
Pontos
1.294
ela tem até um estúdio especializado nisso.

Isso não quer dizer muita coisa, o mesmo estúdio foi usado pra fazer remaster, podendo muito bem utilizar o mesmo pra remasters para PS5.

Sinceramente acredito que a Sony vai recuar mais nos single player para PC, mantendo somente jogos de serviço.

Skyloft

Smelly cat
VIP
GOLD
Reações
47.046
Pontos
1.384
Calma aí, PCistaiada. Vocês continuarão recebendo os joguinhos da Sônia... os jogos que vocês "não se importam" :viraolho

É só esperar um pouco.

rogermaximal

Semper Fi
VIP
GOLD
Reações
34.861
Pontos
2.199
Valor do PS5... Valor do PS5 para mim é R$ 0, não vou comprar ele por conta de um punhado de jogos que nem sei se vou gostar.

Se lançarem um Homem-Aranha no Xbox, o valor já seria os R$ 350 e assim por diante conforme meu interesse, assim como foi com Death Stranding 1 e Helldivers 2.

Compensa mesmo a exclusividade? Hoje quem já tem console não escolhe hardware com base nos jogos exclusivos que poderá jogar, mas sim onde sua biblioteca já está.
Rapaz eu estou nessa vibe ai. Hoje eu acho que se desse para pegar tudo que eu tenho espalhado e deixar mum lugar só pra mim seria melhor. Pois eu pego os jogos de meu interesse onde estão mais baratos. E nesse caso ai o PlayStation fica quase sempre em último lugar. Como aconteceu com o Silksong que até a versão do Switch estava o mesmo preço do PC e no PS5 o dobro disso.

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
22.823
Pontos
1.684

Sempre vai importar. É preciso entender mercado pelo volume e não pela experiência pessoal, fôssemos o.har fórum de internet, games como Fifa, CoD, Roblox seriam fracassos e não o que mais se vende por aí ano após ano.

Um típico console tem um attach rate de, no máximo 10 games, então qualquer título ao longo de 8 anos faz enorme diferença neste contexto. Por isso que você ainda vai ver system seller, ou seja, momentos específicos de lançamento que fazem um console vender mais que o normal. O próprio sucesso do Switch mesmo quando sua lacuna de jogos third é dantesco mostra o quanto a produção interna da Nintendo é poderosa, mesmo fórum de internet cahamsno Switch de minigame.

Vale lembrar que até está questão preço é pouco relevante. Ela é regional, fruto de conversão para dólar, nos mercados que realmente importam o preço é o mesmo em todas as plataformas, salve promoções que são aleatórias em todos os lugares. Não que valor seja ponto principal, de venda, Cubo não bateu PS2 custando menos, Xbox One X não bateu PS4 slim custando a mesma coisa e sendo muito mais poderoso e Live não atropelou a concorrência mesmo quando tinha preço de banana.

dk120

Lenda da internet
Reações
112.938
Pontos
2.179
Valor do PS5 é bem justo pelo valor que ele entrega. De qualquer forma, muito gamer já tem PC porque é sua plataforma favorita e não vai querer gastar mais para jogar um ou outro exclusivo da Sony. Sony lançando jogos no PC consegue a grana desses jogadores que ela não teria.

SemperLudere

Bam-bam-bam
Reações
1.470
Pontos
233
O próximo Xbox se confirmando como um PC praticamente, vamos ver como fica a estratégia da Sony em relação aos lançamentos no PC, querendo ou não a máquina da microsoft rodando Steam teria acesso a todos os jogos, por esse motivo já tenho certeza que day one a Sony não fará nenhum jogo a não ser os online.

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
26.885
Pontos
803
O próximo Xbox se confirmando como um PC praticamente, vamos ver como fica a estratégia da Sony em relação aos lançamentos no PC, querendo ou não a máquina da microsoft rodando Steam teria acesso a todos os jogos, por esse motivo já tenho certeza que day one a Sony não fará nenhum jogo a não ser os online.

A Sony poderia impedir o download no dispositivo da Microsoft, se houvesse ponta de concorrência, mas a Sony (e a Microsoft) sabem que não vai dar 15 milhões de unidades, então ela não vai mexer um dedo

A Microsoft está morta, e isso não é hipérbole, acabou, e acabou tanto que a Sony não vai se importar.

Aliás, esse novo aparelho da Microsoft é um PC, a Microsoft saiu oficialmente do mercado de consoles, e agora fabrica PCs, e em PCs a Sony já está

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Reações
21.898
Pontos
1.053
A Sony poderia impedir o download no dispositivo da Microsoft, se houvesse ponta de concorrência, mas a Sony (e a Microsoft) sabem que não vai dar 15 milhões de unidades, então ela não vai mexer um dedo

A Microsoft está morta, e isso não é hipérbole, acabou, e acabou tanto que a Sony não vai se importar.

Aliás, esse novo aparelho da Microsoft é um PC, a Microsoft saiu oficialmente do mercado de consoles, e agora fabrica PCs, e em PCs a Sony já está
Também vou nessa vibe, tanto faz o próximo Xbox. Talvez a Sony só force o login na PSN e pronto.

terroso

Mil pontos, LOL!
Reações
36.147
Pontos
1.053
PCloides nervosos caso não tenha mais jogos single da Sony na b*sta de PC.

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
22.823
Pontos
1.684
Depois que lançou tudo que tinha no PS5 pra PC, vem com essa historinha???

Agora que ela não tá lançando nada nem pro próprio sistema, eh fácil falar....

Mas é só agora que há dados para ver se vale a pena ou não, antes disso seria mera projeção e expectativa.

Por um lado a estratégia mostrou que isso não afeta as vendas de PS5, o que para ela é positivo. Por outro, games single tem estabilizado nas 1 milhão de unidades, o que é pouco, mas ainda gera um bom lucro devido ao baixo custo de produção.

Na prática, continuar faz sentido, a não ser que vejam isso como desvio de foco de gestão para o retorno que conseguem.

Gamer King

O Soberano
VIP
Reações
115.880
Pontos
2.519
Não existe a Sony barrar o acesso de um dispositivo Windows de uma marca específica a baixar seus jogos no Steam.

eberhardt66

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
983
Pontos
543
Tem 3 jogos de PS4 que eu fiz questão de comprar na Steam, The last of us 2, Horizon Forbiden West e God of War Ragnarok.
Até poderia jogar no Playstation, mas pra quem tem pc bom...
To esperando jogo bom de PS5, quem sabe quando sair o 6.

Permafrost

Bam-bam-bam
Reações
4.167
Pontos
283
As políticas de Sony e Microsoft desde o final da gen passada me fizeram ter zero vontade de ter um console novo

E olha que sempre fui entusiasta de consoles

Unicron

Bam-bam-bam
Reações
23.080
Pontos
353
O único jogo da Sony que me interessa é Astrobot. Fora isso, só tem lixo.

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Reações
8.228
Pontos
1.049
Eu sempre joguei no PC desde o 386, mas também sempre tive console. No passado era até uma necessidade, mas hoje em dia é compreensivo ficar só no PC já que ele tem praticamente todos os jogos de todas as plataformas em uma só (com exceção da Nintendo de modo oficial e tendo que esperar pela Sony algum tempo).

Dito isso, eu também sempre tive consoles. Sempre tive duas plataformas, uma no quarto e uma na sala. Hoje tenho PS5 Pro e PC.

E para ser sincero estou mais interessado em jogar no PS5 Pro. Minha plataforma preferida muda de tempos em tempos e geralmente tem a ver com potência mesmo.

Meu PC em alguns casos já mostra-se inferior ao PS5 Pro onde junto com as frescurites do DualSense acaba deixando a experiência melhor. Pensei em atualizar o PC, mas os preços agora são um roubo atualmente. Daqui a dois anos talvez atualize o PC e deixe o PS5 Pro pegando poeira como era quando eu tinha o PS5 fat.

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Reações
6.522
Pontos
1.319
Os primeiros jogos dela que foram lançados no PC foram razoavelmente bem, mas as sequências nem tanto.

Seria mais interessante lançar simultâneo, do jeito que ela lança, sem marketing nem nada e depois de muito lançado no PS vai ser difícil conseguir números muito expressivos, mas ainda sim, conseguiu uma grana legal pelo pouco que custou a empreitada.

Eu acho que a Sony não vai parar de lança jogos no PC, ela tem até um estúdio especializado nisso.
os caras nao sabem lancar no PC

outra e a Square, empresa burro do cacete

do nada, ela manda no X , amanha lancamento no PC
fim

tem que saber promover buscar parcerias com a nvidia, features exclusivos do PC, FFXV teve um lancamento decente embora atrasado

e vendeu bem

1770639936348.png

dai pega o FF13 que foi lancado porcamente
e ve o REVENUE dele

1770640171401.png

59 milhoes vs 11 milhoes

ja o ratchet que teve um comeco bem ruim
1770640238142.png

uns 21 milhoes, 500 mil unidades, e qto custa um port?

Para o caso específico de Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão, o orçamento do port para PC foi de aproximadamente US$ 2,5 milhões.
Esse valor foi revelado por meio de documentos internos da Sony que vazaram, detalhando os gastos da Nixxes Software (estúdio especializado em ports que a Sony adquiriu) ao longo de três anos fiscais:
  • FY21: US$ 100 mil
  • FY22: US$ 900 mil
  • FY23: US$ 1,6 milhão

Contexto de custos para outros ports AAA da Sony:
O custo de portabilidade varia conforme a complexidade técnica e o tempo de desenvolvimento:
eita, custa so isso um port?

bem mesmo vendendo " pouco" para um AAA

o lucro é consideravel
vamos dizer que desses 21 milhoes do ratchet 12 ficam com a sony apos impostos e steam

lucro de 480%

Topo Fundo