O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sonyntendistas: uni-vos [quem simpatiza e/ou gosta e/ou ama e/ou idolatra Sônia e Nintendo na mesma proporção][+ ismo monogâmico / bígamo / trígamo]

Tu é um sonyntendista?


  • Total voters
    55

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.041
Pontos
2.009
Antropologia cultural é um assunto que sou apaixonado, até pela formação e atuação na área do marketing.
Gayme é outro assunto que sou apaixonado (mas com conhecimento muito menor) então não são raras as vezes que costumo mesclar os assuntos, sendo um deles o ismo, que se eu tivesse tempo livre faria algo muito mais elaborado sobre pois acho impressionante essa "futebolização" que permeia nossa tão amada indústria tetal, sendo que o futebol, por sua vez, toma cada vez mais contornos de religião.

Inclusive tempos atrás montei algo mais lúdico (totalmente na brincadeira, nada "científico") pra tentar quantificar isso, o Istômetro:


Tava falando com um amigo de infância que é radicalmente caixista, sendo que na infância era seguista em uma época que praticamente começou a console war (Mega Drive X Snes), lembrando como era naqueles tempos. Parei pra pensar na minha trajetória nos games, onde resumidamente eu tive: Dactar > Master System > Snes > PS1 > PS2 > PS3 (+ WiiU) > PS4 (+ Switch)

Dos consoles que tive, pra mim existe praticamente um empate técnico entre Snes e PS1 como melhores consoles de todos os tempos, com leve vantagem para o Snes, que foi onde iniciou meu nintendismo, sendo que quando veio o PS1 virei a casaca e passei a ter nojo da Nintendo com o N64 (mesmo eu tendo inveja de quem tinha um :kawaii) e no PS2 me afastei dos games, tendo o PS2 e o PS3 muito após seus lançamentos, ainda assim tendo nojinho das demais. Isso passou até o dia que as condições melhoraram e eu comprei um WiiU logo depois de ter comprado um PS4 (ou um pouco antes agora não lembro), então a paixão pela Nintendo voltou, mesmo jogando mais o PS4. Continuei com o PS4, vendi o WiiU e comprei um Switch, sendo hoje o console que mais jogo disparadamente (até pelo PS4 estar estragado e eu ainda não ter me pilhado pra pegar um PS5) e sendo um dos melhores consoles de todos os tempos.

Todo esse prólogo pra dizer que cheguei a uma conclusão: gosto igualmente da Sônia e da Falida, logo, me autodenominando o que passei a chamar de sonyntendista. Não odeio a Retrocaixa da MS, inclusive teria um S ou X tanto faz, mas pra mim Pleisterco + Nintendo é um blend gamístico perfeito se tivesse que escolher duas plataformas das 3 (Caixa, PS, Nintendo, não estou considerando PC). Jogar um GOW no Pleisterco da massa, sentado com o coozão no sofá pra depois ir pra cama e levar o Interruptor da Nintendo pra jogar Zelda Bafão é algo que todo o gaymer tetudo de alma pura deveria experimentar.
Por isso que entre Sônia e Nintendo simplesmente não tem diferença no meu coração entupido de colesterol, é o mesmo colocar meu pai e minha mãe na minha frente com uma arma apontada na cabeça de cada e pedir pra eu escolher um deles, algo que aliás já aconteceu quando fui assaltado e eu pedi pra atirar em mim (os vadios atiraram pra cima e perguntaram se eu tinha me cagado :klolwtf)

O Sonyntendismo é um ismo bígamo, onde gostamos de duas plataformas.
Existem os monogâmicos quem possuem preferência clara por uma marca específica e os trígamos burgeses opressores nojentos que gostam igualmente das 3.

O que esse tópico nos ensina?
Porra nenhuma.
Obrigado por ler, pode enfiar os 5 minutos de vida perdidos no teu coo :kfeliz
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Cara, eu comecei a jogar games de verdade com a Nintendo, por mais q meu primeiro VG foi um Atari 2600 q ganhei no Natal de 1984 minha vida gamer começou mesmo com o Phantom System no final dos anos 80.....

Eu amava a Nintendo demais, vivi na pele a guerra dos 16 bits na escola defendendo o Super Nes contra o Mega Drive com os amigos de classe, o game da minha vida é original de um console Nintendo (Final Fantasy VI) e meu console favorito de todos os tempos é o Super Nintendo.

A partir de FFVII em 1997 meu amor com a Nintendo foi se dividindo com o Playstation pois meu genero favorito (RPGs) era muito mais abundante no PS1 do q nos outros consoles da geração principalmente o N64.....

Comprei consoles de mesa Nintendo até o Cube quando eu parti definitivamente ao Playstation de vez.....

Hoje sou mais Sony do q Nintendo mas impossível negar meu passado, o que Zelda 1, Zelda a Link to the Past e FFVI fizeram comigo vai ficar pra sempre em meu coração, mas a vida segue.....

Atualmente não me vejo investindo num console Nintendo como antes pq não gosto da politica da empresa atualmente mas isso não tira o amor e minha nostalgia com a Big N...

Meu coração é 60% Sony e 40% Nintendo se é q pode se dizer assim.
 


Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Fui Nintendista no passado com o Nes, Super Nes e N64, somente, e passei pra Sony no PS3 e PS4.

(Geração do PS2/GC/Xbox/DC, eu pulei, não tive nenhum deles, então nessa gen, não tenho posicionamento aí)

Mas considero que fui ista mesmo só no passado com a Nintendo. Depois, nem tanto. Preferi os consoles da Sony nas últimas gens, mas se tivesse gostado de outros consoles, teria aderido também. Sem problemas. Só considero que a Sony fez um trabalho melhor em relação as outras empresas (IMO). Por isso, acabo defendendo mais ela.
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.041
Pontos
2.009
Xbox + Sony aqui.

Hoje, a Nintendo está num caminho distante demais pra eu a alcançar.
Conheço pouquíssimos Caixonystas, já que Retrobox e Pleisterco se engalfinham no mainsteram enquanto a Nintendo corre totalmente por fora com outra estratégia.
Em um blend de duas marcas acho mais normal (e posso estar errado) preferência por NINTENDO + SONY - XBOX ou NINTENDO + XBOX - Sony do que XBOX + SONY - NINTENDO.

O amigo é um espécime raro de ista.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Eu nunca deixei de ter um Playstation e um Nintendo desde que eu comecei a trabalhar (com meu primeiro salário eu dei entrada num GBA e num PS2), mas não por amor às empresas e sim por terem os jogos que eu quero jogar.

A diferença é que os consoles da Nintendo eu sempre comprei pelos jogos da Nintendo, já os da Sony foram por causa das thirdies... então não são "amores" na mesma proporção.
 

Looz

Bam-bam-bam
Mensagens
2.333
Reações
3.783
Pontos
453
Atualmente estou assim:
50% - Playstation
30% - PC
20% - Nintendo
0% - Microsoft (Sem console no momento e meu PC é muito fraco para rodar jogos dessa geração satisfatoriamente, ou seja, descartei o gamepass).
 

deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.459
Reações
16.663
Pontos
1.089
Sempre fui atrás de tudo. Em tempos recentes eu vendi meu Switch jurando que a Nintendo ia lançar um Pro da vida, mas fui dibrado. De toda forma comprei um Series X e pretendo comprar um PS5 no modelo Slim. Sou consolista desde sempre, só o PC que eu uma vez ou outra que monto um
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Nunca. Nintendo sempre superior.

Mas a Sony é boazinha até.

Agora, perto da MS, a Sony é o ator do Superman perto do Marquito do Ratinho.


Em resumo, ao menos o Marquito serve de alívio cômico e faz a gente rir. Igualzinho a MS.
 
Ultima Edição:

minholi

Bam-bam-bam
Mensagens
176
Reações
377
Pontos
248
Já fui assim, a ponto de ter coleções grandes de jogos originais em caixinha. Até pegar um XoneS e virar discípulo do game pass. [emoji23]
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.752
Pontos
503
Aqui Xbox sempre reinará soberanamente, todas, as minhas franquias favoritas hoje estão no Xbox.
Todos os jogos que saem pra todas as plataformas eu também prefiro jogar no Xbox.
Porém apesar de eu ser 97% caixista eu também tenho um Wii, Game Cube, 3DS, DS, PS Vita, PSP, PS3, SNES e Mega Drive mini então os 3% ainda são divididos entre as outras.

E estou te reportando por me ofender no final do seu OP.
 
Ultima Edição:

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.307
Reações
22.692
Pontos
803
Qualidade da Biblioteca:

- Nintendo, até NES e SNES. Depois, os consoles passaram a apresentar lineups pobres, não só em comparação aos da Sony, mas também em comparação aos da Sega e Microsoft. O apreço pela Nintendo nas Gens 3 e 4, contudo, permanece muito forte, em especial deste partidário do hábito desde antes do surgimento do Famicon que vos escreve. Do PS1 em diante, a Sony ofereceu o console com melhor lineup 100% do tempo, valendo até o dia de hoje, 1 ano de Gen 9, o PS5 tem biblioteca melhor e maior que o Series até aqui, ou que o Switch em seu ano 1.


Qualidade como Softhouse:

- a Sony é melhor que a Nintendo há décadas, produz mais, com mais qualidade, eu escolheria um console da Sony antes de um da Nintendo, se esse aparelho só rodasse os jogos próprios de ambas: eu jogaria entre 3 a 4 vezes mais jogos de boa qualidade, em gêneros mais variados, com maior diversidade de estilos, escopos, níveis de dificuldade, esquemas de design (hardcore vs casual), arquitetura (linear vs não-linear), aspecto visual (estilizado, cartunizado, fotorralista, CG-like), perspectiva (2D, 2.5D, 3D, First Person View, terceira pessoa ou VR) ou qualquer outro elemento que se possa notar. Como eu sou um jogador do tipo eclético, gosto de jogar tudo, o “weighting” dessa questão é especialmente relevante. Entretanto, a Nintendo é justamente a segunda melhor softhouse pra mim, sendo que é a melhor em alguns anos esparsos, e isso não é propriamente uma competição, não nos termos do meu consumo, porque sempre tive os consoles de ambas. E, se eu sempre comprei ambos, eles não competem pelo meu dinheiro



Sobre a enquete do OP, me escapa uma opção. Talvez se ele incluir um “vejo a Sony como melhor objetiva e subjetivamente, como Holder desde o Day 1, como softhouse desde o período de concomitância entre ambas, sendo que a obra da Nintendo pré PS1 é etérea demais para me permitir um comparativo, me escapando. Apesar disso, gosto muito da Big N, e gosto da Microsoft”. Não aprecio o termo “ista”, preste atenção que nunca o uso, fora do deboche raro, e para situar questões específicas no fórum. Considero que fanáticos são escassos, isso é coisa de quem viveu a vida formativa inteira jogando videogame, por falta de contato afetivo com qualquer outra coisa que não sejam joysticks e jogos, cria-se uma mentalidade vil e tacanha. Ocorre quando videogame foi a única coisa que a vida deu oportunidade para o sujeito amar. Não foi o meu caso, graças a Nosso Senhor Jesus Cristo.


Aqui no fórum existem poucos fanáticos, aliás, embora o senso comum, temos muitos com preferências, mas faccionismos e adorações são raras (triva: a maior parte se encontra no tópico-bolha do Switch, de lá pouco saem, o resto têm discurso semelhante ao youtuber Masterchief), você os reconhece através de um traço muito particular: a incapacidade de descrever uma única característica boa no que ele interpreta como concorrente, ou de descascar uma ruim de verdade, limitante até, em seu objeto de adoração
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Aqui no fórum existem poucos fanáticos, aliás, embora o senso comum, temos muitos com preferências, mas faccionismos e adorações são raras (triva: a maior parte se encontra no tópico-bolha do Switch, de lá pouco saem, o resto têm discurso semelhante ao youtuber Masterchief), você os reconhece através de um traço muito particular: a incapacidade de descrever uma única característica boa no que ele interpreta como concorrente, ou de descascar uma ruim de verdade, limitante até, em seu objeto de adoração

Mas o legal é não levar a preferência/discussão para o lado pessoal.

Falando da panelinha da Nintendo no Tópico do Switch um dos users mais gente fina (pra mim) nesse fórum é 100% Nintendista que é o @mendingo_26 , mendigão é tão gente fina q dificilmente alguém colocaria um cara desses na ignore e é um cara q mesmo não estando na mesma ''bolha/panela'' dele é alguém q eu respeito e curto pra caramba pois sabe levar tudo na brincadeira e não pro lado pessoal.

O problema é q pra muitos concorrente é sinônimo de inimigo mesmo, e levam para o lado pessoal muito facilmente :klol tipo, mesmo lendo muita coisa q eu não concordo ou posts infantis/baits eu jamais coloquei alguém aqui na Ignore mesmo com 15 anos de Outerspace pq simplesmente eu sei separar amizade de um simples ambiente de discussão sobre games.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.296
Pontos
1.734
de 1985 até 1990
100% Nintendo

de 1990 até 1995
80% Playstation
20% Nintendo

de 1995 até 2003
80% Playstation
20% PC

de 2003 até 2005
80% XBOX
20% PC

de 2005 até 2013
70% XBOX
30% Playstation

de 2013 até Hoje
50% XBOX
30% Playstation
20% Nintendo
 

Waters_PF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.875
Reações
6.615
Pontos
1.054
Joguei muito Nintendo quando guri/adolescente em casa de parentes e amigos pois era Seguista

Unico que tive deles foi o Wii que joguei pouco

No fim acabei ficando só no PS mesmo não tenho como me dedicar a mais de um console
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.307
Reações
22.692
Pontos
803
Mas o legal é não levar a preferência/discussão para o lado pessoal.

Falando da panelinha da Nintendo no Tópico do Switch um dos users mais gente fina (pra mim) nesse fórum é 100% Nintendista que é o @mendingo_26 , mendigão é tão gente fina q dificilmente alguém colocaria um cara desses na ignore e é um cara q mesmo não estando na mesma ''bolha/panela'' dele é alguém q eu respeito e curto pra caramba pois sabe levar tudo na brincadeira e não pro lado pessoal.

O problema é q pra muitos concorrente é sinônimo de inimigo mesmo, e levam para o lado pessoal muito facilmente :klol tipo, mesmo lendo muita coisa q eu não concordo ou posts infantis/baits eu jamais coloquei alguém aqui na Ignore mesmo com 15 anos de Outerspace pq simplesmente eu sei separar amizade de um simples ambiente de discussão sobre games.


Medingão é unanimidade, Hours Concours, assim como o ptsousa e outros dali, são dois indivíduos que eu tenho certeza absoluta que são gente boa na vida real, índice de confiança pra eu dizer isso é alto. Digamos que, em minha profissão, de tanto lidar com gente de todo tipo, aprendemos a identificar rapidamente, só de bater o olho na cara
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
Mas o legal é não levar a preferência/discussão para o lado pessoal.

Falando da panelinha da Nintendo no Tópico do Switch um dos users mais gente fina (pra mim) nesse fórum é 100% Nintendista que é o @mendingo_26 , mendigão é tão gente fina q dificilmente alguém colocaria um cara desses na ignore e é um cara q mesmo não estando na mesma ''bolha/panela'' dele é alguém q eu respeito e curto pra caramba pois sabe levar tudo na brincadeira e não pro lado pessoal.

O problema é q pra muitos concorrente é sinônimo de inimigo mesmo, e levam para o lado pessoal muito facilmente :klol tipo, mesmo lendo muita coisa q eu não concordo ou posts infantis/baits eu jamais coloquei alguém aqui na Ignore mesmo com 15 anos de Outerspace pq simplesmente eu sei separar amizade de um simples ambiente de discussão sobre games.

Criei até um mini-templo aqui em casa em adoração ao...

Cebolaum :klaco
 
Ultima Edição:

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Mas o legal é não levar a preferência/discussão para o lado pessoal.

Nada a ver isso aí, os melhores momentos do fórum são quando as pessoas levam as discussões pro lado pessoal.

Chamam de corno, comparam salários, marcam briga no metrô.

Se não fossem os users mais exaltados o fórum não teria a mesma graça.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Cara, eu comecei a jogar games de verdade com a Nintendo, por mais q meu primeiro VG foi um Atari 2600 q ganhei no Natal de 1984 minha vida gamer começou mesmo com o Phantom System no final dos anos 80.....

Eu amava a Nintendo demais, vivi na pele a guerra dos 16 bits na escola defendendo o Super Nes contra o Mega Drive com os amigos de classe, o game da minha vida é original de um console Nintendo (Final Fantasy VI) e meu console favorito de todos os tempos é o Super Nintendo.

A partir de FFVII em 1997 meu amor com a Nintendo foi se dividindo com o Playstation pois meu genero favorito (RPGs) era muito mais abundante no PS1 do q nos outros consoles da geração principalmente o N64.....

Comprei consoles de mesa Nintendo até o Cube quando eu parti definitivamente ao Playstation de vez.....

Hoje sou mais Sony do q Nintendo mas impossível negar meu passado, o que Zelda 1, Zelda a Link to the Past e FFVI fizeram comigo vai ficar pra sempre em meu coração, mas a vida segue.....

Atualmente não me vejo investindo num console Nintendo como antes pq não gosto da politica da empresa atualmente mas isso não tira o amor e minha nostalgia com a Big N...

Meu coração é 60% Sony e 40% Nintendo se é q pode se dizer assim.

Lendo o seu relato parecia que eu tava lendo a minha história gamística. E realmente a Nintendo hoje tomou caminhos tão tortuosos que fica difícil se apetecer. É uma lástima, mas a Nintendo do passado era uma tchutchuca para os players e uma tigresa para as empresas, hoje é o completo inverso, infelizmente.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Nada a ver isso aí, os melhores momentos do fórum são quando as pessoas levam as discussões pro lado pessoal.

Chamam de corno, comparam salários, marcam briga no metrô.

Se não fossem os users mais exaltados o fórum não teria a mesma graça.

Mas daí vc tá dizendo treta , levar para o lado pessoal q eu me referi é ficar dodói com a opinião alheia e colocar na ignore list.
 

Lightwalker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.125
Reações
752
Pontos
844
Não me considero ista, porque já tive console das três, mas se for considerar o que mais joguei de video games até aqui, me consideraria nintendista. Tive praticamente todos os consoles da Big N, tirando o Wii e o nintendinho, então a paixão pelos jogos da Nintendo é algo especial. A Sony nunca conseguiu me conquistar de vez, apesar de ter tido ps1, ps4, vita e agora o ps5. Os jogos dela normalmente são muito bonitos e bem executados no aspecto técnico, mas falta algo.
 
Topo Fundo