O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sou ateu, posso ser conservador do ponto de vista político?

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Não. Você está fazendo uma mistureba danada.
A "maioria" não é argumento para definir algo. Eu também posso dizer que a maioria dos esquerdistas/socialistas/marxistas é ateia, mas também existem vertentes religiosas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunismo_cristão

  • Aborto não é uma questão religiosa, ser contra o aborto é um princípio de defesa do direito que não retirem a vida de um inocente. Os direitos naturais são transcendentais pelo racionalismo. E independem de moral religiosa.
  • Feminismo é um movimento coletivista, e portanto incompatível com o conservadorismo clássico e o liberalismo clássico. Que apregoa o voluntarismo, e a liberdade externa individual (a liberdade que está em conformidade com a liberdade de todos).
  • Ser anti-drogas não significa necessariamente defender a total proibição das drogas (apesar de alguns conservadores o serem). O conservadorismo libertário que eu defendo não quer impor moral sobre ninguém (moral está ligada a costumes e tradições, se difere da ética, que é universal, absoluta e atemporal). Eu não coaduno que pessoas usem drogas por princípios morais, mas essa escolha é do indivíduo.
  • Defender estado mínimo (ou ausência de estado), é coerente com os princípios da liberdade, da auto-responsabilidade e do individualismo que o verdadeiro conservador defende. O conservador defende uma sociedade de leis e ordem pautada em princípios. E não uma sociedade monolítica coletivista em que o estado e os políticos agem como babá do indivíduo. O verdadeiro conservador sabe que políticos não podem aprumar o indivíduo de bons costumes. Papel esse da família, das instituições, dos amigos e mesmo das igrejas.
Eu acho que você não entendeu muito bem o que eu disse. Por exemplo, eu não disse que aborto é uma questão religiosa, apenas disse que ser contra o aborto faz parte da pauta conservadora.
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
Q: Sou ateu, posso ser conservador do ponto de vista político?

A: Sim. Como qualquer escolha ideológica trata-se de um espectro amplo.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Eu acho que você não entendeu muito bem o que eu disse. Por exemplo, eu não disse que aborto é uma questão religiosa, apenas disse que ser contra o aborto faz parte da pauta conservadora.

Faz parte porque o conservador acredita que, mais importante do que seu desejo individual é a vida do próximo, PRINCIPALMENTE a vida daquele que não TEVE A OPORTUNIDADE DE SE PROTEGER.

O resto (para o conservador) é desculpa para matar.

Por isso um conservador é tão relutante quando se fala em aborto, porque ELE ACREDITA QUE UM INDEFESO ESTÁ SENDO MORTO, e isso é inadmissível.

Agora (ai vem a polêmica) se tivesse como provar (O QUE DEFINITIVAMENTE NÃO DÁ) que tal prática não é assassinar um indefeso, talvez os conservadores fossem mais flexíveis.

T+
 
Ultima Edição:

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.565
Reações
78.598
Pontos
1.839
Atualmente é cada um em seu quadrado, porém antes aconteceria o que o Islã faz HOJE de forma impune.



Ta querendo ser um "guru" ou é impressão minha?

Impressão sua. Gurus são espertalhões que não querem trabalhar e assim ganham a vida manipulando mentes estreitas com preguiça de pensar por si só. Eu não tenho interesse em viver assim.

É impressão minha, ou você se doeu pelo velhote picareta da Virginia?
 

Aet3rnus

Bam-bam-bam
Mensagens
794
Reações
2.957
Pontos
258
Impressão sua. Gurus são espertalhões que não querem trabalhar e assim ganham a vida manipulando mentes estreitas com preguiça de pensar por si só. Eu não tenho interesse em viver assim.

É impressão minha, ou você se doeu pelo velhote picareta da Virginia?

É só isso? Lightweight demais.
 


Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.879
Pontos
453
O cerne do conservador é acreditar em verdades imutáveis ou seja, que conceitos morais certos e errados não variam com a marcha da história ou a situação do momento, essa é a diferença fundamental com os esquerdistas, cujos conceitos morais de certo e errado são gelatinosos e variam de acordo com o que o partido considera certo e errado.

Não existe relação direita com religião, o que existe é o fato das religiões cristãs também possuírem verdades imutáveis e conceitos morais inelásticos.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.867
Reações
104.798
Pontos
1.824
Eu não sei se é tão simples. Porque as vezes algumas dessas coisas que você falou, são coisas feitas para incutir pensamentos socialistas de forma indireta. Daí eu ou você podemos não cair nisso. Mas e o povão que é conservador (e nem sabe) mas de pouca instrução e poder de interpretação?



Essa questão de incutir pensamentos socialistas é inevitável, sempre vai ter gente acreditando nisso infelizmente.
Mas como eu disse, sendo com dinheiro privado, eles podem fazer a panflentagem/propaganda/lacre que quiserem, vai tudo sair do bolso deles mesmo, se for rentável ou não, será problema deles.
O que não pode, mas até pouco atrás foi feito diversas vezes é algo ser financiado com dinheiro dos outros.
A maioria desses filmes brasileiros de "comédia", sendo a turminha lacradora se apoiando em Lei Rouanet ou Audiovisual para realizarem suas péssimas obras.
O Gentili (direita?) também foi um put* hipócrita, atacava esses filmes, mas fez um usando essas leis também. E se apoiar no Estado é coisa de Socialista.
Sem contar as censuras, a militância SJW atrapalhando a criatividade alheia, querendo impor suas ideias distorcidas e sem sentido sobre as obras, as vezes usando o próprio Estado para atingir o trabalhos dos outros que eles consideram "inadequado".
Os Poneis Malditos da Nissan foi mais uma vítima desses fracassados, pessoas fracas, sem personalidade, sem moral, que SE ofendem com seus corações delicadinhos, feitos de algodão doce.
Se utilizam de ferramentas câncer, como os parasitas do CONAR, que decidem o que nós devemos ver ou não, com todo aparato Estatal e nosso dinheiro (roubado) ao seu favor.
Leis como venda "casada", onde o comerciante é proibido de vender do jeito que quiser, como um sorvete ou hambúrguer junto com algum brinde, por que um Socialista Estatista decidiu que aquilo não é bom para nós.


Por isso, se tudo fosse feito de maneira privada, cada um cuidando do seus com os próprios recursos, sem o Estado Socialista e estatistas para atrasar/atrapalhar, não existiria preocupação quanto a essa questão de incutir ideias socialistas pela mídia, eles não teriam tanta força quanto possuem hoje, já que o dinheiro sairia do bolso deles.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.389
Reações
91.631
Pontos
1.353
No Japão, mais da metade é atéia, se somar com as pessoas que respondem "sem religião",
e uma parcela consideravel do Bostil alega que o pais aqui é "conversador".


então f**a-se a sua religião, ou falta de.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.462
Pontos
784
Por exemplo, quando você "compra" o pacote conservador, na maioria dos casos é referido como um cristão, anti-aborto, anti-feminismo e anti-drogras, a favor do estado mínimo. Se eu "furar" em um desses pontos, vou ser menos conservedor?
Pode parecer bobo se pontuado dessa forma, mas é meio que essa a questão.

Você está confundindo um pouco a PARTE pelo TODO...

Os valores cristãos são em suma conservadores... não o contrário...

É perfeitamente possível ser ateu e conservador...

Já ser cristão e esquerdista acho totalmente inviável.
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Depende. Se você vota em politicos conservadores que menosprezam outras religioes e descrença, favorece demais a religiao cristã e quer impor uma ditadura da maioria como o bolsonaro vc esta sendo incoerente.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Eu agradeço ao iluminismo por ter secularizado a sociedade ocidental infelizmente no islã nao teve nada disso.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk
 

Don Toreno

Bam-bam-bam
Mensagens
2.600
Reações
2.959
Pontos
303
Conservadorismo tem a ver com manutenção de costumes e tradições e isso implica a religião também, é claro, pois as tradições ocidentais foram formuladas pelo Cristianismo. Então, é natural que exista essa associação entre religião e conservadorismo, até porque pessoas religiosas, mesmo aquelas apolíticas, normalmente buscam esses mesmos objetivos de preservação e manutenção de costumes e tradições. Por esse ponto de vista, não é requisito ser religioso ou mesmo crente em algo, apenas ter consciência e respeito pelo papel da religião na sociedade.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Conservador tem a ver com costumes e não com religião

Eu adicionaria, não discordando, mas adicionando, que não necessariamente costume APENAS.
Mas "valores". Costumes "apenas" seria mais o "tradicionalista". Aquele que põe a tradição acima de tudo.
A questão de "costumes" conservadora, é pela manutenção de valores e instituições consideradas boas, e portanto devem ser mantidas e protegidas.

Citando as ideias de Burke:
Temos uma dívida de agradecimento com o passado, com os que vieram, nossos pais, avós, antepassados, , por tudo que construiram e nos deixaram. Devemos respeito a estes. E temos uma responsabilidade para com o futuro, de tentar deixar para nossos filhos e netos, as gerações futuras, sempre algo melhor.

Pode

Conservador não e contra mudanças e tampouco e necessáriamente cristão

O conservadorismo uma ideologia cetica,que rejeita mudanças radicais e abruptas e luta pela preservação das instituições que funcionam

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
Claro. Tanto do ponto de vista moral, quanto político.

Eu sou um conservador libertário (corrente pouco conhecida e difundida) e sou ateu-agnóstico. Os princípios que eu defendo são transcendentais, e independem de religião. Os valores morais que eu defendo, podem até ser compartilhados por algumas religiões (como a cristã), mas não são dependentes desta.

O conservadorismo clássico defende a prudência, o voluntarismo, a continuidade daquilo que funciona, o racionalismo, e uma ordem moral duradoura.

O que eu acho que não é possível, é ser um conservador anti-religioso. Conservador inevitavelmente terá de reconhecer aquilo que a religião trouxe de bom para a civilização (ainda que não tenha nenhuma crença religiosa), assim como tem de reconhecer aquilo que a razão e a ciência trouxeram de bom (caso contrário será um mero reacionário, e verdadeiros conservadores não podem ser reacionários).

Eu tambem sigo a linha conservador libertário. Defendo valores, eticos e morais. Mudanças na ordem social e instituições, apenas quando se verifica que algo vai contra valores éticos e morais. Como leis que são imorais por exemplo. Eu compartilho diversos valores com conservadores, em diferentes graus. E logico, por ser libertário, vou um pouco além inclusive na defesa desses valores.

E sou ateu-agnostico.

Um exemplo de diferença na defesa de valores. Me passaram video de um cara ameaçando o Bolsonado de morte, ai depois a policia vai na casa dele. E fazem um video "ah, o cara eh machao para falar por trás das câmeras".
Bem, eu não defendo ninguem matar ninguem. Mas eu não defendo que se CALE, se sensure a fala, mesmo que seja uma fala imbecil de um retardado. Ele tem o direito de ser idiota. E não é ser "macho" usar o aparato de força estatal para calar um individuo.
Ainda por cima, eh contraproducente. Se o cara ta falando, publicamente, voce SABE que ele pode ser um risco, então voce vigia, se protege. Se ele efetivamente tentar algo, tipo comprar produtos para bombas caseiras, armas, etc. Ai voce tem uma suspeita razoável. Antes voce so tinha um idiota falando.
Se voce já pune so pela fala, bem, ou voce aceita censura, prendendo todos que discordam e indo para uma ditadura de opinião, ou vc faz com que esses caras parem de "avisar" e os que querem mesmo fazer, vão fazer sem falar. Te tirando oportunidade de saber com antecedência do risco.
Muitos conservadores da nova leva, que não defendem valores e principios absolutos, ou seja, valendo o mesmo para todos, vão defender calar o cara. Eu vou defender o direito dele de falar, mesmo que eu não suporte as merdas que ele fala.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
cara, existe ate gay conservador... muitos pensam q ser conservador é ser tipo o olavo de carvalho: catolico roxo, certinho, intelectual... n é bem assim n kkkk

Existe até gay cristão.
Eles sabem que vivem em pecado, que etc. Mas não conseguem mudar sua condição, a aceita, pedem perdão e rezam para que um dia possam ser perdoados.
Sei que eh condenado e pela religião, mas fazer o que? O cara acredita em cristo, ama cristo, crê que cristo o ama mesmo sendo como ele é, que é aos olhos da religião errado. Mas dá valor aos valores conservadores e religiosos.

Por isso é complicado definir certas coisas.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Eu tenho um amigo ateu conservador, a principal diferença entre nós é a crença mas fora isso pensamos parecidos do ponto de vista político.
Existem muitos religiosos que pensam diferente do ponto de vista conservador e não vêem problema nisso, eu já acho que alguns pontos alguém que crê na Bíblia não deveria apoiar, mas no seu caso você se sente na liberdade de seguir o que pensa ser o melhor e não vejo problema nenhum.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

A questão. Digamos assim. E aqui vou dar minha visão de ateu, então se eu em algum momento, mesmo sem querer, ignorar sua crença em Deus, não considere como um desrespeito, mas sim apenas uma necessidade para essa argumentação em especial.

Muitos dos valores, os princípios básicos pregados pela religião, e que foram adotados pela sociedade, vem de um dos 2 lugares, ou de ambos ao mesmo tempo.

1-Os valores vem de Deus:
Estes valores vem da condição que temos como filhos (ou criações ) de Deus e semelhantes a Ele. Somente os homens, são feitos a imagem e semelhança Dele e tem a faculdade racional que permite aceitar Jesus. Os animais por exemplo, embora criações de Deus, não o podem fazer (o que não significa que vamos sair maltratando animais de graça né).
Dada essa nossa condição, dada por Ele, sendo iguais perante Ele, temos alguns direitos baseados em nossas características essências. Características que existem apenas por "sermos", pela nossa condição humana. E que todos temos. Entre essas características, temos propriedade sobre nós mesmos, nosso corpo.
E, para nos manter vivos como indivíduos e como espécie, precisamos usar nosso corpo, para interagir com o "mundo que nos foi dado por Deus", como diz na Biblia. De forma a trabalhar para tirar nosso sustento (comida, bebida) e tudo que derivar de nosso trabalho. Sendo esse um direito, um valor dado por Deus, nenhum homem, que se encontra abaixo de Deus, pode negar o que foi dado pelo Divino. Como matar, roubar, estuprar, etc., Qualquer agressão a outro filho D´ele, é uma afronta a Ele.
E dai, derivam-se outros valores diretamente ligada a essa base.

2-Os valores são intrínsecos a descoberta das pessoas de formas de melhor convivência.
Aqui é o que eu acredito.
Ao longo de milenios, da evolução da especie, descobrirmos que precisamos viver em sociedade para viver melhor, e como acima, nos manter vivos como individuos e especie. Porém, essa interação gera conflitos. e para resolver esses conflitos, disputas, brigas. Criaram-se soluções, valores primordiais a serem seguidos, que tornam nossa vida mais agradável ou suportável. E esses valores foram aceitos na religiões. Porem, como fatores externos afetam as pessoas, como cima e escassez, diferentes regiões formaram diferentes culturas, que formaram valores as vezes um pouco diferentes. Algumas religiões foram planejadas de forma a servir a politicas de dominação. Algo inerente a falibilidade do ser humano. Porem, predominam os bons valores. Como nas religiões cristãs.
Ao meu ver, as religiões adotaram esses valores e os propagam, o que é otimo. Porem, pessoas fora da religião, tambem entendem esses valores como bons. E portanto, ambos seguem os mesmos valores.

Eu curto nesse sentido, e sugiro ler, o segundo tratado sobre o governo civil de John Locke.
É uma leitura excelente para ateus e religiosos sobre liberdade, valores e Deus.

Abraços vou almocar. ^^
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Eu não sei se é tão simples. Porque as vezes algumas dessas coisas que você falou, são coisas feitas para incutir pensamentos socialistas de forma indireta. Daí eu ou você podemos não cair nisso. Mas e o povão que é conservador (e nem sabe) mas de pouca instrução e poder de interpretação?
Ser progressista não quer dizer necessariamente ser um socialista, assim como fumar maconha não necessariamente te fará um viciado em cocaína (risos). É muito comum termos uma coisa sem que a outra seja provocada. Eu não gosto muito desta ideia onde "se mencionarmos X, pode ser que Y, dada a sua proximidade temática, também venha à tona!".

Pregar condições iguais de tratamento público, por exemplo, não fará de ninguém um comunista. Este momento jamais chegará apenas por conta disso. E se caso um dia chegar, surpresa: a História é inerentemente pantanosa e movediça. Ela não é necessariamente teleológica, fixa, progressiva e retilínea. Há certos eventos que se tornam inevitáveis, que geram bruscas rupturas em progressões até então suaves, independentemente dos nossos esforços.

É praticamente impossível dizer que nós jamais teremos uma nova guerra - nós devemos, sim, fazer de tudo ao nosso alcance para evitá-la, mas, às vezes, ela simplesmente atropela o bom senso e a violenta irracionalidade irrompe em nós. A coisa mais comum do mundo é X se tornar um Y; é presenciar que uma intenção pode ser traída no momento mesmo da sua realização.
 
Topo Fundo