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Barraca que vende massas viralizou nas redes Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo
Pedro Zuazo
RIO - "É a democratização da comida italiana". Dessa forma, Leandro da Cruz Lopes, de 43 anos, resume a proposta da barraca Spobreto, no Centro, que tem atraído filas de clientes na calçada após viralizar nas redes sociais.
Declaradamente inspirada no sistema da rede Spoleto, mas com pratos a preços populares (a partir de R$ 8), a novidade começou a funcionar na segunda-feira, na esquina da Rua Uruguaiana com a Av. Presidente Vargas, como mostrou o colunista Ancelmo Gois.
O ponto é disputado: na mesma calçada, pelo menos outras dez barracas de comida tentam captar a clientela, mas o Spobreto se destaca pela criatividade.
— Achei o nome genial e resolvi provar. O sabor é bom, mas o melhor é não ter aquela pressão para escolher os ingredientes — diz, em tom de brincadeira, o universitário Gabriel Mendes, de 21 anos.
No Spobreto, o cliente escolhe o molho (são seis opções) e o carboidrato (além de três opções de massa, é possível escolher arroz como ingrediente principal). As massas já vêm cozidas e o prato é finalizado na chapa.
A ideia surgiu após Leandro, que já vende comida na rua há 13 anos no mesmo ponto, decidir se reinventar.
— Eu li o livro "Oportunidades disfarçadas" (de Carlos Domingos), que conta a história de várias empresas gigantes que começaram do nada, e assisti ao filme "Fome de poder" (sobre a trajetória do McDonald’s), que mostra a importância do nome de um negócio. Aquilo mexeu comigo e decidi: quero mudar de negócio, e preciso de um bom nome — conta o comerciante.
Morador do Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Leandro uma noite teve vontade de comer massas, mas viu que não existia esse tipo de oferta na comida de rua.
— Comentei com um amigo e ele sugeriu: "por que você não faz algo parecido com o Spoleto". Eu disse que isso era coisa de rico, que eu queria algo para pobre. Na hora me veio um estalo com o nome Spobreto. Com o produto e o nome na mão, bastou adaptar a barraca — explicou ele.
Durante dois meses, Leandro passou os finais de semana fazendo testes em casa:
— Eu comprei vários tipos de massa para ver o tempo de cozimento e também experimentei vários molhos até chegar nesses.
Para a noite de inauguração, Leandro convocou um grupo de amigos, e o burburinho acabou chamando atenção de outras pessoas, que tiraram fotos e divulgaram o produto espontaneamente nas redes sociais.
— Na internet estava todo mundo indicando, então eu vim — contou o eletricista Eduardo Queiroz.
A novidade chegou até do Grupo Trigo, dono do Spoleto, que pediu uma reunião com Leandro.
— Fiquei com medo no início, mas a abordagem foi super boa, eles disseram que adoraram a ideia. Acho que vai ser uma boa reunião — diz o comerciante.
Spobreto: barraca no Centro do Rio lança comida italiana a preço popular e viraliza nas redes
Com nome inspirado na rede Spoleto, iniciativa viralizou nas redes sociais
oglobo.globo.com