O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


SSD NVMe + adaptador PCIe x16 [+ajuda]

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.899
Reações
39.318
Pontos
2.044
Comprei um SSD Samsung EVO 970 PLUS M.2 NVMe. Antes de comprar, contatei o suporte da DELL e pedi se o meu pc Dell Vostro 3470 era compatível com ssd nvme. O suporte confirmou que é. Comprei o bichinho feliz.

Chegou, instalei, bios não reconheceu. Que legal. Vou pesquisar e, na verdade, meu pc não tem suporte a nvme via M.2, somente com adaptador x16, que custa 80 pila mercado livre.

O que faço agora?

Compro o adaptador ou troco ele por um ssd m.2 comum?

SOLUÇÃO: o desktop DELL Vostro 3470 não é compatível com SSD M2 NVME no slot M2, apenas SATA. Então, para o SSD NVME é preciso um adaptador pci express modelo x4 ou x16. Eu comprei o x16. Funcionou perfeitamente e consigo dar boot a partir do slot pci express x16 no qual está o SSD.
 
Ultima Edição:

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Eu compraria o adaptador, se um dia vc troca de PC ele vai servir no outro PC.

Outra coisa, vc olhou se no Windows aparece o ssd, no gerenciador de discos? Pq eu tenho um ssd nvme e minha placa é uma asus z170 e na bios não mostra nada, é como se não tivesse nada conectado, mas no Windows eu uso ele normalmente.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.899
Reações
39.318
Pontos
2.044
Eu compraria o adaptador, se um dia vc troca de PC ele vai servir no outro PC.

Outra coisa, vc olhou se no Windows aparece o ssd, no gerenciador de discos? Pq eu tenho um ssd nvme e minha placa é uma asus z170 e na bios não mostra nada, é como se não tivesse nada conectado, mas no Windows eu uso ele normalmente.
É que a placa mae nao da boot pelo pcie x16, tem que fazer gambiarra. Sim, olhei no gerenciador de dispositivos, não aparece nada. Na comunidade dell dos USA, confirmei que só via adaptador pro pc reconhecer.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.899
Reações
39.318
Pontos
2.044
Bem, eu vendo dessas placas adaotadores no ML. No meu anuncio está 60 reais com dissipador de calor junto. Não sei se foi o que você viu.
O problema é que o ssd será pro sistema operacional. E, pelo que vi, não dá boot via pcie sem gambiarra com pen drive. Ou dá? Eu tava pronto pra comprar o adaptador, mas ai vi esse lance do boot e desisti. Manda o link do teu anuncio.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.061
Reações
25.841
Pontos
1.484
O problema é que o ssd será pro sistema operacional. E, pelo que vi, não dá boot via pcie sem gambiarra com pen drive. Ou dá? Eu tava pronto pra comprar o adaptador, mas ai vi esse lance do boot e desisti. Manda o link do teu anuncio.

depende da placa mãe.

pelo que vi esse PC é nona geração Intel, correto?

Teoricamente, toda placa a partir do skylake tem suporte a boot pelo pci express, seja em slot NVME, seja em slot PCI-E; esse problema de não dar boot é em sistemas antigos.

Mas eu sugiro você pesquisar pelo chipset da placa. Mas até onde eu saiba, mesmo os chipsets mais básicos oferecem sim boot por dispositivos PCI Express.
 


Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.899
Reações
39.318
Pontos
2.044
depende da placa mãe.

pelo que vi esse PC é nona geração Intel, correto?

Teoricamente, toda placa a partir do skylake tem suporte a boot pelo pci express, seja em slot NVME, seja em slot PCI-E; esse problema de não dar boot é em sistemas antigos.

Mas eu sugiro você pesquisar pelo chipset da placa. Mas até onde eu saiba, mesmo os chipsets mais básicos oferecem sim boot por dispositivos PCI Express.
Olha as informações do meu pc aqui:
Motherboard

[Computer]
Computer Brand Name: DELL Vostro 3470

[Motherboard]
Motherboard Model: DELL 0VXN67
Motherboard Chipset: Intel H370 (Cannon Lake-H)
Motherboard Slots: 2xPCI Express x1, 1xPCI Express x16
PCI Express Version Supported: v3.0
USB Version Supported: v3.1

[BIOS]
BIOS Manufacturer: Dell Inc.
BIOS Date: 02/21/2020
BIOS Version: 2.15.0
UEFI BIOS: Capable

Intel Core i5-8400

[General Information]
Processor Name: Intel Core i5-8400
Original Processor Frequency: 2800.0 MHz
Original Processor Frequency [MHz]: 2800

CPU ID: 000906EA
CPU Brand Name: Intel(R) Core(TM) i5-8400 CPU @ 2.80GHz
CPU Vendor: GenuineIntel
CPU Stepping: U0
CPU Code Name: Coffee Lake-S
CPU Technology: 14 nm
CPU S-Spec: SR3QT
CPU Thermal Design Power (TDP): 65.0 W
CPU Power Limit 4 (PL4): 140.0 W
CPU Power Limits (Max): Power = Unlimited, Time = Unlimited
CPU Power Limit 1 - Long Duration: Power = 65.00 W, Time = 8.00 sec [Unlocked]
CPU Power Limit 2 - Short Duration: Power = 122.00 W, Time = 2.44 ms [Unlocked]
CPU Max. Junction Temperature (Tj,max): 100 °C
CPU Type: Production Unit
CPU Platform: Socket H4 (LGA1151)
Microcode Update Revision: CA
Favored Cores List: 1, 2, 3, 4, 5, 6

Number of CPU Cores: 6
Number of Logical CPUs: 6
Se precisar de mais informações eu te passo. Se realmente posso dar boot pelo pci, vou comprar o teu adaptador, só mandar o link pra mim via MP.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.061
Reações
25.841
Pontos
1.484
essas specs não dizem nada sobre dar boot ou não pelo pci express.
seria bom você procurar no google pelo modelo da placa e colocar "nvme boot", pra ver o que aparece; mas eu acho que deve dar boot sim.

sua placa tem só um slot x16?

porque se tiver placa de vídeo aí, não vai ter onde instalar o adaptador.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.899
Reações
39.318
Pontos
2.044
essas specs não dizem nada sobre dar boot ou não pelo pci express.
seria bom você procurar no google pelo modelo da placa e colocar "nvme boot", pra ver o que aparece; mas eu acho que deve dar boot sim.

sua placa tem só um slot x16?

porque se tiver placa de vídeo aí, não vai ter onde instalar o adaptador.
Sim, só tem um slot x16. Não tem placa de vídeo. Ele não é usado pra jogar.

Procurando nas especificações do meu pc, achei isso:
BIOS

BIOS Vendor:Dell Inc.
BIOS Version:2.15.0
BIOS Release Date:02/21/2020
BIOS Start Segment:F000
BIOS Size:32 MBytes
System BIOS Version:2.15
ISA Support:Not Present
MCA Support:Not Present
EISA Support:Not Present
PCI Support:Present
PC Card (PCMCIA) Support:Not Present
Plug-and-Play Support:Present
APM Support:Not Present
Flash BIOS:Present
BIOS Shadow:Present
VL-VESA Support:Not Present
ESCD Support:Not Present
Boot from CD:Present
Selectable Boot:Present
BIOS ROM Socketed:Not Present
Boot from PC Card:Not Present
EDD Support:Present
NEC PC-98 Support:Not Present
ACPI Support:Present
USB Legacy Support:Present
AGP Support:Not Present
I2O Boot Support:Not Present
LS-120 Boot Support:Not Present
ATAPI ZIP Drive Boot Support:Not Present
IEE1394 Boot Support:Not Present
Smart Battery Support:Not Present
BIOS Boot Specification Support:Present
Function key-initiated Network Service Boot Support:Present
Targeted Content Distribution Support:Present
UEFI Specification Support:Present
Virtual Machine:Not Present
 
Ultima Edição:

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.899
Reações
39.318
Pontos
2.044
SOLUÇÃO: o desktop DELL Vostro 3470 não é compatível com SSD M2 NVME no slot M2, apenas SATA. Então, para o SSD NVME é preciso um adaptador pci express modelo x4 ou x16. Eu comprei o x16. Funcionou perfeitamente e consigo dar boot a partir do slot pci express x16 no qual está o SSD.

Eu comprei o adaptador com o amigo @Ero_Seenin que me fez um preço camarada e também me deu boas dicas. Muito obrigado.
 

ABNER123

Larva
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
1
Boa Tarde Pessoal

Eu também tenho um dell vostro 3470 com chipset intel h370. Pelo que eu entendi eu posso instalar um SSD M.2 Nvme em um dos slots com Pcie 3.0 com tamanhos x1, x2, x4 ou x16. No site da Intel diz que essa placa mãe possui diversas entradas do tipo x4. Dessa forma, posso comprar um ssd M.2 Nvme com interface Pcie 3.0 com entrada x4 e instalar nesse computador ? Basta que eu compre um adaptador? Qual tipo de adaptador? Você teria @Ero_Seenin ?

Um dos modelos que estou é esse daqui

 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.061
Reações
25.841
Pontos
1.484
Boa Tarde Pessoal

Eu também tenho um dell vostro 3470 com chipset intel h370. Pelo que eu entendi eu posso instalar um SSD M.2 Nvme em um dos slots com Pcie 3.0 com tamanhos x1, x2, x4 ou x16. No site da Intel diz que essa placa mãe possui diversas entradas do tipo x4. Dessa forma, posso comprar um ssd M.2 Nvme com interface Pcie 3.0 com entrada x4 e instalar nesse computador ? Basta que eu compre um adaptador? Qual tipo de adaptador? Você teria @Ero_Seenin ?

Um dos modelos que estou é esse daqui


o adaptador que tenho é esse:


tá 60 nesse anúncio + frete, mas por carta registrada, consigo deixar por 65 com o valor da carta já, se você pagar direto comigo (PIX, por exemplo), porque aí não preciso pagar a comissão do ML.

eu também vendo SSD NVME, mas no momento tenho só o samsung evo 970 de 250 gb, que sai por 460 dinheiros. Terei outros de marcas mais baratas em breve.

por esse preço desse que você postou aí, eu consigo um de 256 GB da Kingspec, por exemplo, vai chegar em alguns dias.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.061
Reações
25.841
Pontos
1.484
O principal motivo é porque os preços do SATA 3 e da Nvme estão muito próximos. Esse é o outro modelo que estava vendo https://m.kabum.com.br/produto/1136...s-3100mb-s-e-grava-es-1500mb-s-afalcon-512g-c

Sendo que a velocidade é 4X maior. Eu não gostaria de usar o x16, pois nessa entrada gostaria de instalar um placa de vídeo Geforce 1030.

a placa 4x eu não tenho infelizmente, só essa que encaixa na 16x.

a menos que o seu slot da placa mãe seja um 4x "vazado", do tipo que tem a beirada aberta, permitindo instalar placas 16x nele. Aí funciona sem problemas.
 

CrazyPXT

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
1.833
Reações
4.123
Pontos
1.194
o adaptador que tenho é esse:


tá 60 nesse anúncio + frete, mas por carta registrada, consigo deixar por 65 com o valor da carta já, se você pagar direto comigo (PIX, por exemplo), porque aí não preciso pagar a comissão do ML.

eu também vendo SSD NVME, mas no momento tenho só o samsung evo 970 de 250 gb, que sai por 460 dinheiros. Terei outros de marcas mais baratas em breve.

por esse preço desse que você postou aí, eu consigo um de 256 GB da Kingspec, por exemplo, vai chegar em alguns dias.
Lindo, eu tenho 2 Evos na minha placa mãe (z390-f), sabe me dizer se eu pegar esse adaptador contigo e colocar mais um m2 eu vou perder muita banda na 1080 ti?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.061
Reações
25.841
Pontos
1.484
Lindo, eu tenho 2 Evos na minha placa mãe (z390-f), sabe me dizer se eu pegar esse adaptador contigo e colocar mais um m2 eu vou perder muita banda na 1080 ti?

primeiro você precisa checar se o segundo slot pci express da sua placa mãe é controlado pela CPU ou pelo Chipset.

Se for pelo CPU, a placa de vídeo fica em 8x, e o outro slot em 8x também, mas duvido que isso faça diferença na prática.

Se for controlado pelo CHIPSET, há grandes chances de que esse slot compartilhe a conexão com o segundo M.2; o que significa que se estiver usando um NVME no segundo M.2, esse slot da placa mãe fica inutilizado, e não adianta colocar placa nele.

Mo meu PC por exemplo, são 3 slots PCI EXPRESS e dois slots M.2, os dois primeiros PCI-E são controlados pela CPU, o terceito é chipset; e nesse terceiro, a comunicação é compartilhado com o segundo M.2; então se ligo um M.2 NVME nesse slot, o terceiro PCI-E fica inútil (mas posso ligar no segundo PCI-E, porque esse é controlado pela CPU).

usualmente, em PCs com 2 slots PCI-E, ambos são da CPU. Se for compatível com Crossfire, ou SLI, então com certeza ambos são de CPU.
 

ABNER123

Larva
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
1
Boa noite.

Eu andei estudando sobre esse slots e os conectores e eu fiquei com um dúvida que parece meio idiota. Quando olho a entrada do SSD e a Pcie x4 notei essas entradas são compatíveis. Isso é verdade? Não bastaria conectar o SSD diretamente no Pcie x4 ? Qual seria o motivo de ser necessário a compra de um adaptador?
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.899
Reações
39.318
Pontos
2.044
Boa noite.

Eu andei estudando sobre esse slots e os conectores e eu fiquei com um dúvida que parece meio idiota. Quando olho a entrada do SSD e a Pcie x4 notei essas entradas são compatíveis. Isso é verdade? Não bastaria conectar o SSD diretamente no Pcie x4 ? Qual seria o motivo de ser necessário a compra de um adaptador?
Não há compatibilidade, não encaixa. Parece igual, mas não é. Mas se tu não quer comprador adaptador, compre um SSD normal, m.2 sata. Será rápido também.
 
Topo Fundo