O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Star Wars Episode VIII - The Last Jedi (TÓPICO OFICIAL)

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Sempre prefiro esse tópico, os fãs da trilogia sempre vão dizer 'É bom porque A' e quando vc mostra que A não se sustenta, vão dizer 'A não se sustenta, mas se você ver por esse ângulo, A é muito bom'.

Aqui, se A não se sustenta, não se sustenta e todos saem felizes.


Com exceção de Doom.

Doom: Aquele que mostrou para vocês a luz. Alguns posts abaixo.

Novo filme nem lembro se comentei. Basicamente foram atrás de agradar os fãs que ficaram tristes com episódio VIII e conseguiram desagradar mais ainda.

Felizmente Mandaloriano está resgatando as ovelhas desgarradas dessa franquia maravilhosa. Só fico triste por abandonarem todo o instigante caminho relacionado a Força no episódio VIII.

Saudações plebeus! Doom traz a luz!!!

Sei lá porque participei tão pouco desse tópico.

Vi nas últimas páginas que não são poucos aqui do fórum que não gostaram do último filme. Uma pena.

Sou fã de longa data da franquia (assisti trilogia original nos anos 80 quando era criança) e meu personagem favorito sempre foi o Luke. Creio que já disse aqui lá atrás, mas amei o último filme e achei a despedida do Luke uma das coisas mais emocionantes que já vi no cinema. Aliás, fui ver duas vezes no cinema.

Fui atrás do livro:

imagem.aspx



Bom DEMAIS.

Temos cenas extras com:

Luke (deveria estar no filme. Seria ótimo)
Leia.

Eu lancei umas idéias sobre a Força aqui (ou outro tópico. Faz tempo e não lembro). TODAS estavam corretas (confirmei lendo o Livro).

É a Força que mostra o futuro para Rey. É a vontade da Força que manipula tudo para que Snoke seja removido do tabuleiro (sei lá porque muitos não concordaram com isso).
A ideia do equilíbrio está cada vez mais forte no roteiro da franquia. Ele é reforçado com o despertar de Rey para se equivaler a Kylo Ren (dito por Snoke). Obviamente Luke era o Equivalente de Snoke. Isso nos joga lá atrás na profecia sobre aquele que traria o equilíbrio. De fato, tudo indica que realmente era o Vader (coisa que Qui Gonn defendia). Todavia, o equilíbrio estava longe de ser o que o conselho Jedi esperava, pois o que ocorreu foi que Vader traz o equilíbrio justamente eliminando os Jedi que estavam em um número muito maior que os Sith.

É uma conclusão aterradora sobre a força, não é? Gostaria que se aprofundassem nisso em filmes e livros sobre Star Wars.


Tempos atrás tropecei nisso aqui:

https://pt.ign.com/star-wars-episod...ltimos-jedi-estudo-conclui-que-mais-de-metade

Parece teoria da conspiração de tão surreal, mas li o estudo e se trata de verdade mesmo:

https://www.researchgate.net/public...pop_culture_through_social_media_manipulation

Disponível na íntegra aí no PDF. Impressionante.
Já peço desculpas antecipadas pelo textão que vem aí, mas se é pra falar do Luke eu me empolgo.

Luke é um dos meus heróis de infância. Eu estava lá nos anos 80 torcendo pra ele ficar com a Leia e foi com dor no coração que descobri que eles eram irmãos (caramba, já tinham rolado dois beijos na boca ha ha). Enquanto todo mundo falava de Vader ou Solo, meu preferido era Luke. Quando assisti o Retorno de Jedi minha mente ficou lá presa naquela festa dos Ewoks sempre imaginando o que viria pela frente com todos aqueles personagens que eu amava. Eu nunca fui além daquela festa, pois nunca fui fã do universo expandido. Tudo que eu desejava era um filme continuando a história, mas ele nunca vinha. Com muita ansiedade fui ver a nova trilogia no cinema, mas sempre desejando vera continuação da história do Luke.

Conto tudo isso pra você ver o tamanho da minha expectativa esperando a continuação dessa história. Quando falaram do Despertar da Força finalmente ir além daquela festa em Endor você não imagina o quanto eu esperava desse retorno do Luke. O quanto a cena final do filme mexeu comigo. Tudo que eu pensava era: FINALMENTE! Luke vai voltar!

Então, antes de continuar, penso que sua decepção com a caracterização do Luke, com os rumos da história dele, são completamente legítimos. Não só você como vários fãs e o próprio Mark Hamill não concordam com a condução do roteiro em relação ao Luke. Tudo legítimo, pois escolheram um caminho que certamente causaria polêmica. Inicialmente com esses dois filmes já fica claro que a intenção de encerrar o ciclo de cada um dos três principais heróis (Leia, Luke e Solo) em cada um dos três filmes (algo que a morte da Carrie deve atrapalhar). Uma das temáticas mais fortes de Ultimo Jedi é a passagem do bastão, o encerramento da história de um dos maiores heróis da franquia Star Wars e a entrega da história para uma nova geração de fãs (bem explícito na cena final). É claro que isso não seria nada fácil para os fãs de longa data.


Sinceramente, eu aceitei bem por motivos que vou detalhar logo mais, todavia existe algo que eu aprendi faz algum tempo e que acabou facilitando tudo pra mim ao ver esse filme: Eu sou fã de vários personagens e franquias, mas aprendi que eles não me pertencem. Não seguem os rumos que eu quero e são renovados para novas gerações. Logo, se fazer um fechamento da história se torna inevitável, eu aceito desde que seja algo bem feito e que mexa comigo.


Sendo assim, a postura do Luke no início do filme me deixou bem curioso (assim como as falas dele durante os trailers). O que aconteceu? Como ele desistiu assim? Claro que dava para continuarem a história dele de maneira diferente e agradando praticamente todos os fãs. Bastava que ele fizesse exatamente o que todos esperavam (os personagens do filme e os fãs): Pegar um sabre de luz e desafiar a Primeira Ordem. Esse era o caminho fácil e vou ser sincero: tudo o que eu mais queria ver. O roteiro de Último Jedi trabalha frustrando expectativas dos fãs para tomar rumos diferentes desde a primeira cena. Para uma franquia como Star Wars é totalmente inusitado algo assim e pra gostar do filme é necessário comprar essa ideia e aceitar que teremos uma história diferente aqui. Sou fã de bons roteiros e independente de gostar ou não do destino dos personagens, o roteiro de Último Jedi é muito bom (não sem motivo foi aclamado pela crítica).


Existe um ponto intrigante nos novos filmes que retoma pontos tanto da trilogia clássica quanto da trilogia do Lucas: O que é a força e qual o papel dela? Afinal de contas, o que deu errado com a Ordem Jedi e com Anakin? Vamos lembrar do papel dos Skywalkers na história: Anakin foi gerado pela própria força (uma alusão a Jesus Cristo). Ele foi concebido pela força para trazer o equilíbrio. Independente de qualquer teoria de fãs ou de universo expandido, não existe absolutamente nada NOS FILMES que conteste o papel de Anakin como escolhido. Na trilogia do Lucas fica muito claro que a Força tem vontade própria. E se a força tem vontade própria ela concebeu Anakin com um papel. Qui Gonn deixa claro para o conselho Jedi que foi a vontade da Força que o fez encontrar Anakin naquele deserto.


Daí voltamos de novo ao ponto: Então como as coisas deram tão errado? Como os Jedi puderam falhar tão miseravelmente em pleno auge? Isso já estava lá sem resposta nos seis primeiros filmes. Era uma dúvida que estava na cabeça dos fãs mais atentos. Então você vê que de alguma maneira parecem estar retomando essas questões nos novos filmes. Cada frase do Luke quer levar ao público esse questionamento. Não só questionamento, Luke acredita ter as respostas: A força não pertence aos Jedi e o próprio ponto de vista da religião sobre o lado sombrio está completamente errado. Chama a atenção a própria imagem no templo Jedi mostrando o equilíbrio entre os lados:

500




Então é óbvio que existe muito mais sobre Força e Lado Sombrio do que a filosofia Jedi pregava. Então se você parte desse princípio. é maravilhoso que tenha sido Luke a perceber isso. O roteiro toma uma decisão corajosa ao humanizá-lo quando o coloca sendo tentado a matar o próprio sobrinho. Não é incoerente, não é absurdo, mas é algo difícil para os fãs aceitarem. A família Skywalker é marcada por triunfos e tragédias, tentação e redenção. Sendo assim, Luke só está sofrendo com o que parece ser um legado maldito. Então a decisão de se fechar para a força, tendo tudo que foi exposto em vista, é mais do que correta. Luke rejeitou os velhos ensinamentos e decidiu se remover de um jogo que ele considera não ser capaz de vencer.


Existe algo muito importante no livro, mas que não entrou no filme (lembrando que o livro é canônico): A Força faz Luke sonhar com uma realidade onde ele nunca assumiu seu papel ao lado de Obi Wan Kenobi. Nesse sonho ele continua morando em Tatooine. Nessa realidade o Império continua aterrorizando a Galáxia sem qualquer perspectiva de ser desafiado. No fim do sonho Luke percebe que isso é a própria força se comunicando com ele. Mostrando que sem Luke as coisas seriam muito, muito piores. Durante o livro outros exemplos da Força tentando se comunicar com Luke são dados na tentativa de mudar a cabeça do nosso herói.


Veja bem... Nem de longe tudo isso aí é mal escrito ou incoerente com a história de Star Wars. Pode ser que não agrade todo mundo, mas faz muito sentido. É claramente algo escrito por quem entende muito bem da franquia. Vader obteve redenção em seu último momento, mas ele também foi instrumento da Força para trazer um equilíbrio que os Jedis sequer entendiam (é o que o roteiro parece estar construindo, faltaria apenas alguém ser mais específico quanto a isso no próximo filme).

E quanto ao papel final de Luke nessa história toda? Se ele falhou miseravelmente com seu discípulo, os diálogos com Yoda são absolutamente fabulosos para não só definir a personalidade de Luke como também para colocar ele no caminho correto novamente. Esse é um momento simplesmente emocionante no filme. Luke mal teve um treinamento Jedi, era esperar muito que ele tivesse tanta sabedoria para conduzir um renascimento da antiga ordem. Pior ainda, está muito claro que restabelecer a ordem Jedi não era um caminho para um novo equilíbrio. A Força desperta Rey com um objetivo... Mais uma vez equilíbrio vem a mente, mas como será dessa vez?


Fechando tudo que diz respeito ao roteiro, quero falar agora especificamente sobre o papel de Luke nesse filme. Nem de longe eu estava preparado para uma despedida antes do terceiro filme. Lembram de toda a expectativa sobre a continuidade da história após a festa de Endor? Eu nem sequer cogitava ver Luke morrer após décadas de espera. Logo, eu tinha todos os motivos pra simplesmente odiar o que aconteceu ali.


Entretanto... Na minha opinião as cenas finais de Luke Skywalker estão entre os momentos mais emocionantes que vi na história do cinema. Toda a história te conduz desde o início de uma situação desesperadora para outra onde a rebelião é caçada implacavelmente até uma grande batalha onde não parecem existir qualquer esperança de vencer. O roteiro é extremamente hábil para construir essa situação. Quando Luke finalmente aparece caminhando para o que parece ser uma batalha impossível de ganhar, cada passo é dado com tanta firmeza e tranquilidade que você percebe que cada minuto de espera por esse retorno valeu a pena (minha opinião é claro). É de arrepiar, é de emocionar... Eu sequer consigo descrever o quanto esse momento mexeu comigo. O que veio a seguir supriu décadas de expectativa de uma maneira que eu nunca imaginei. E quando o confronto chega ao seu ápice eu olhei perplexo a grande história do meu herói chegar ao fim de uma maneira tão épica, tão incrível e tão fantástica que tive que fazer de tudo para conter as lágrimas. A poesia do momento rimando a grande cena inicial de Luke observando o crepúsculo dos sóis de Tatooine com a conclusão de sua jornada material nesse Último Jedi.... Aquilo foi de uma beleza indescritível para mim. Semanas depois do filme eu me emocionava ao lembrar da cena... Escrevendo hoje eu ainda me emociono.

Se a história de Luke precisava ter um fim, eu simplesmente não consigo imaginar um final melhor. Se Luke inicia o filme com um homem falho e amargurado, o final de Último Jedi lhe devolve o status de Lenda da maneira mais épica e poética possível. A cena das crianças contando sobre a lenda de Luke é um belíssimo momento de metalinguagem onde a nova geração é representada como crianças que só ouviram falar da lenda de Luke Skywalker ao passo que os fãs de longa data podem ter a satisfação de dizer que presenciaram o início e o fim de sua épica história.


Não espero mudar a opinião de ninguém em relação ao filme ou ao destino de Luke. Aliás, poucos devem encarar essa parede de texto para ler. Todavia, fica aí o registro de meus principais sentimentos em relação ao filme e ao papel do Luke. Estou realmente satisfeito.
Não tem como contra argumentar o POST do Doom. POST de verdadeiro fan.
Mas eu continuo não concordando e enxergando uma quebra de lógica.
Sei q o Luke pode ter visto algo bem ruim em si qdo se vi tentado em apagar o sobrinho , mas querer morrer por causa disso acho bem complicado.
Acho complicado TB o han voltar aos msm erros depois de tudo q passou.
Nem vou falar da Léia já q não a reconheci nesta trilogia
Eles no mínimo foram rápidos demais pra passar o bastão.
HA HA HA

Como passei tanto tempo longe desse tópico? Falar de Star Wars é bom demais.




É o que eu disse antes: qualquer desgosto com o destino do Luke no novo filme é legítimo. Nas palavras do próprio Mark Hamill:

"Eu falei para o Rian que os Jedi não desistem. Quero dizer, mesmo que ele tivesse um problema, ele poderia tirar um ano sabático e se ajeitar. Mas se ele fez um erro, ia tentar consertá-lo. Então, aqui tem uma diferença fundamental, porém não é mais minha história. É de outro alguém e Rian precisava de mim dessa forma para fazer seu final efetivo... Essa é a cruz do meu problema. Luke nunca diria esse tipo de coisa. Na minha versão, aquela de George Lucas. Essa é a próxima geração de Star Wars, então penso em Luke como outro personagem. Talvez seja Jake Skywalker. Esse não é o meu Luke Skywalker, mas eu tinha que fazer o que Rian precisava para contar essa história. Eu não aceitei completamente. Mas é só um filme. Espero que as pessoas gostem. Espero que elas não fiquem chateadas e eu realmente acredito que Rian é o homem certo para esse trabalho",

É puramente uma questão de decisão de roteiro que faz sentido dentro das premissas que já expliquei, mas pode simplesmente causar desapontamento.

Já a cena em questão não tem absolutamente nada de errado. Eu vou descrever ela abaixo palavra por palavra de seu momento mais crítico exatamente como está no livro (que também é exatamente o que ocorre no filme):


"Luke Skywalker observa seu sobrinho Ben Solo - não mais um garoto, mas não ainda um homem. Ele veio até seu aposento, à noite, e agora para diante de Ben. Os olhos do Mestre Jedi estão fechados. A Força ferve com um perigo eminente. O rosto de Luke está marcado pela preocupação quando ele estende a mão, alcançando com a Força - alcançando a mente de Ben, que dorme.
O garoto continua imóvel, o rosto calmo. E os olhos de Luke continuam fechados. mas ele pode ver: fogo, ruína e o olhar vazio dos mortos. E ele pode ouvir gritos, o uivo de sabres de luz e o rugido de explosões.
Escuridão - Expandindo-se do frágil garoto de cabelos escuros para cobrir tudo - e a cacofonia de terror que acompanhará as sombras. Luke recua a mão, como se a tivesse queimado. A Força ao redor de Ben sempre exibiu traços sombrios, mas aquilo que ele viu ia além de qualquer coisa que temia encontrar.
Luke retira seu sabre de luz da cintura e aciona a lâmina, os olhos graves. Mas então ele olha para Ben e o breve, quase relutante, pensamento desaparece. Ele nunca poderia descer o sabre de luz sobre o filho de sua irmã enquanto ele dorme.
E imediatamente Luke sabe que é tarde demais - ele já fracassou com seu estudante. Porque os olhos de Ben estão abertos - assustados, mas cientes. os poderes do garoto com a força já são imensos, e continuam crescendo. Ele é um Skywalker.
Ele sabe o que Luke pensou.
Ele sabe o que Luke viu.
Ele sabe o que acontecerá.
Em meio ao desespero, a mão de Ben se ergue, não em direção a Luke, mas para além dele, mas para o sabre de luz que ele construirá. Atraindo-o para sua mão, a lâmina azul como um golpe mortal na direção do seu Mestre. A lâmina de Luke encontra a de Ben e os sabres de luz estalam e faíscam."

É o que eu insisti antes: Luke fraquejou por um único momento depois de ver um futuro aterrador para Ben. Isso não só mostra a humanidade do personagem como também faz sentido dentro da construção do personagem:

1-Luke se tornou Jedi já adulto (lembrem que um dos motivos do conselho Jedi não querer treinar Anakin era por estar muito velho para os padrões de um padawan).
2-Luke nunca completou seu treinamento.
3-Luke é filho de Anakin e obviamente herdou traços do seu temperamento. Mesmo com todo o treinamento que recebeu Anakin se entregou a explosões de fúria antes mesmo de se tornar Vader. Não é só uma questão da herança dos Skywalker, temperamento também é questão de genética.

Imaginar que Luke SEQUER seria tentado pela força em um momento como esse é idealizar um personagem que Luke nunca foi. Um personagem que ele jamais poderia se tornar.

E a justificativa sobre ele ver o lado bom de Vader não implica de maneira nenhuma que Luke é esse ser incorruptível e perfeito, incapaz de fraquejar. Esse não é o Luke que eu conheço. Vamos lembrar que Luke viu e acreditou no lado bom do seu pai, mas isso não tinha a ver só com a força, mas também com o laço único que existia entre pai e filho. Ainda assim, tanto o Imperador quanto Vader também acreditavam que Luke poderia se render ao lado negro da força e tudo indica que era por pertencer a linhagem dos Skywalkers.

A fraqueza sempre esteve em Luke e superar ela nem de longe significa que ela deixa de existir. Não é o que acontece com um alcoólatra ou um viciado em droga? Não é a verdadeiramente forte aquele que possui a fraqueza mas luta contra ela todos os dias de sua vida?


E vou além, o livro detalha que Snoke já estava ciente sobre Ben Solo desde sua infância e tudo indica que influenciou e instigou secretamente o lado negro no jovem (isso fez muita falta no filme). O que ocorre com Luke não deixa de ser um componente do plano de Snoke que conseguia enxergar fragmentos do futuro e sabia o quanto estimular o conflito entre Mestre e padawan era importante para os seus planos. A tentativa de Luke de recriar a Ordem Jedi fazia parte dos planos de Snoke e atendia seus anseios.


O que eu mais gosto dos novos filmes é justamente essas nuances que remetem diretamente as questões ainda não respondidas diretamente nos filmes:

Como os Jedi puderam falhar tanto quando tudo indicava que Anakin era realmente o escolhido para trazer o equilíbrio?
Como Skywalker lidaria com sua "herança maldita"?

E diante de tudo isso: O que REALMENTE é a Força? Como ela busca o equilíbrio?





O problema não é a pesquisa. Ela foi muito bem feita pelo que vi. Então, o que você está dizendo é que o problema é a argumentação que a Disney desenvolveu a partir da pesquisa (essa sim uma argumentação tendenciosa). Eu não li nada do que a Disney argumentou, mas escrevo isso tomando como base o que você está dizendo. A verdade é que não são 8 nem 80 nesse caso. A única conclusão objetiva a ser tirada da pesquisa é que não dá pra mensurar de maneira confiável a recepção do filme junto aos fãs tomando como base redes sociais, pois a manipulação está mais do que comprovada até que alguém consiga rechaçar tecnicamente as conclusões (e duvido que isso vá acontecer).



Claro que não fico chateado. Discutir Star Wars é um prazer pra mim. O fato de debater opiniões divergentes só enriquece a discussão.



Obrigado.



HA HA HA

É culpa do livro "Os Ultimos Jedi". Lá chamam de lado sombrio tempo todo. Antes eu só falava lado negro.



Complementei. Verá que tem muito sentido principalmente com os detalhes do livro.



Acho que não tenho conhecimento para sequer comentar o que você falou dos bombardeiros. Talvez se explicar mais detalhadamente.



Pelo que sei a Holdo faz parte da história complementar contada nos livros. Depois posso averiguar. Todavia, o roteiro do filme é muito bom em caracterizar Poe: Aquele que está pronto para ação, mas é imprudente e impulsivo. Poe é o típico herói da franquia, mas gosto muito de como passam a questionar o preço das ações de heróis assim. Não só mostram que toda perda é importante como usam isso para desenvolver melhor o personagem da Leia. É ótimo o diálogo onde Poe fala que havia heróis naquela missão e Leia retruca: Heróis mortos. Nenhum líder.

Planos audaciosos e imprudentes são marca registrada de Star Wars. Eles sempre davam certo até Último Jedi. Eu vejo isso como bons olhos. É algo novo dentro da história. O melhor é que essa linha de roteiro segue até a última batalha quando o sacrifício de Finn é impedido por Rose. "É assim que vamos vencer. Não lutando contra aquilo que odiamos, mas salvando aquilo que amamos. " Não foi assim que Luke venceu na trilogia original? Não é essa uma das grandes mensagens de Star Wars? Isso dá uma profundidade bacana a história e mostra o quanto os roteiristas estão alinhados com o passado da franquia..



Está errado isso, não? As naves não ficam sem combustível ao mesmo tempo. Eles faze uma fuga desesperada do planeta e abastecem somente o necessário. Durante a fuga as naves acabam o combustível em diferentes momentos e os sobreviventes vão migrando para as naves restantes.



Isso aí não faz sentido pra mim. O primeiro teletransporte ocorre próximo a frota Jedi. Eles fogem a toda velocidade. Você queria que a frota da Primeira Ordem ficasse dando saltos contornando a frota rebelde até ficar de frente pra eles? Para fazer esse tipo de salto eles não poderiam fazer isso sem estar a uma distância segura para evitar colisão. Logo, tal distância também permitiria a frota rebelde a desviar com antecedência. O que você propõe é que a Primeira Ordem tentasse cercar os rebeldes no meio do espaço com a frota rebelde podendo fugir para cima para baixo ou para os lados. Seria um jogo desgastante de gato e rato quando tudo que a Primeira Ordem precisava era esperar o combustível acabar. Nesse ponto Hux foi perfeito e não vejo nenhum tipo de falha.

O que eu acho errado é a cena da Leia voltando para a nave. Se estavam todos em movimento de fuga, como Leia estava tão próxima na cena em que usa a força? Esse sim é um furo pra mim. Pra fazer o que ela fez, a nave precisava estar parada e a cena indica que isso não ocorre.



Isso parece meio conflituoso, mas o Luke também estava se escondendo de uma força maior. Pra mim é muito claro que ele estava ciente de Snoke. Luke não estava exatamente fugindo dos amigos, mas estava se escondendo dos conflitos da Força. Dizer para qualquer um seu paradeiro era extremamente perigoso, pois é através da leitura da mente da Rey que Snoke descobre onde ele está. Se as ações de Luke parecem egoístas em um primeiro momento, deixar para os amigos pistas sobre como encontrá-lo mostra que ele ainda não estava convicto sobre o que fazer. Dentro dessa história toda de equilíbrio, Snoke era a contraparte de Luke. Logo, se Luke se remove do tabuleiro, não poderia a Força encontrar uma maneira de remover Snoke? É um pensamento bem coerente dentro da história desenvolvida.



O plano de Snoke era conectar Rey e Ben para descobrir o paradeiro de Luke. No livro eles detalham mais e é dito que era arriscado, mas Snoke sabia que Rey se sensibilizaria com as fraquezas de Ben. é o tipo de coisa que se faz quando se é poderoso com a Força e se consegue enxergar possíveis futuros (também é mais detalhado no livro). Snoke simplesmente não tinha poder para descobrir onde Rey estava nem para ler a mente dela em uma distância tão grande. Nada errado aqui, pois quando se fala de um universo de fantasia as regras seguem as estruturas pré-estabelecidas no roteiro e não existe nenhum momento onde essas regras são quebradas depois de pré-estabelecidas.



Não entendi. Logo depois que ele descobre a localização do Luke ocorre o conflito contra Rey e Kylo. Não deu tempo de fazer mais nada. Snoke gasta um pouco mais de tempo torturando Rey e logo em seguida pede para Kylo matar ela.



De que momento você está falando?



Aqui é problema de roteiro mesmo. Nem lendo o livro nem vendo o filme duas vezes eu encontrei motivo pra Holdo se comportar daquela maneira. Ela deveria ter justificado ela não contar o plano ou o roteiro deveria justificar isso de alguma maneira.



Não assisti. Todavia, realmente acho que o roteiro desse filme é um verdadeiro triunfo apesar de pequenos problemas.





Leia o complemento que fiz agora.

Sobre passar o bastão... Não vou discordar. Penso que o grande momento seria o terceiro filme e não agora. Seria muito melhor mesmo e causaria menos contenda com os fãs. Não sei até que ponto a morte da Léia influenciou nisso, visto que tudo indica que o terceiro filme ainda seria com ela em destaque.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.694
Reações
22.786
Pontos
803
q isso, texto muito longo.
os jedi nao queriam treinar o anakin pq tinham ciencia da profecia. mace sempre se mostrou contra e nunca teve simpatia pelo escolhido.
mas agente ja teclou sobre isso.
madaloriano salvou a franquia , fiquem felizes.
 

Red Baron

O Barão Vermelho
VIP
Mensagens
13.633
Reações
27.365
Pontos
1.053
Com exceção de Doom.

Doom: Aquele que mostrou para vocês a luz. Alguns posts abaixo.

Novo filme nem lembro se comentei. Basicamente foram atrás de agradar os fãs que ficaram tristes com episódio VIII e conseguiram desagradar mais ainda.

Felizmente Mandaloriano está resgatando as ovelhas desgarradas dessa franquia maravilhosa. Só fico triste por abandonarem todo o instigante caminho relacionado a Força no episódio VIII.
Figura-1_Q320.jpg


@tortinhas10 @Tacrovy
 

Red Baron

O Barão Vermelho
VIP
Mensagens
13.633
Reações
27.365
Pontos
1.053
q isso, texto muito longo.
os jedi nao queriam treinar o anakin pq tinham ciencia da profecia. mace sempre se mostrou contra e nunca teve simpatia pelo escolhido.
mas agente ja teclou sobre isso.
madaloriano salvou a franquia , fiquem felizes.
Cara..........tu tens que ver ele no zap, eu não consigo ler, é um livro por comentário postado lá



kkkkkkkkk
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Com exceção de Doom.

Doom: Aquele que mostrou para vocês a luz. Alguns posts abaixo.

Novo filme nem lembro se comentei. Basicamente foram atrás de agradar os fãs que ficaram tristes com episódio VIII e conseguiram desagradar mais ainda.

Felizmente Mandaloriano está resgatando as ovelhas desgarradas dessa franquia maravilhosa. Só fico triste por abandonarem todo o instigante caminho relacionado a Força no episódio VIII.
Ok, Dr Doom, eu não posso reclamar de coveirarem tópicos, eu mesmo faço isso. Mas, caramba, reviver o tópico do Episódio VIII?

Doeu.

Mas vou discordar.

Só na cabeça de quem curtiu Episódio VIII que fizeram o IX para agradar os fãs machucados.

Até semanas antes do lançamento do filme estavam atacando os fãs antigos, tóxicos. Nenhum fã pediu o Jar Jar Adams na direção. Nenhum fã pediu retorno do Palpatine. Nenhum fã pediu o roteirista dos sucessos Batman vs Superman e Liga da Justiça em Star Wars.

O pouco que saiu do filme de Trevroror se passaria mais por uma tentativa de agradar aos fãs que qualquer "fanservice" que o IX fez.

A Disney simplesmente decidiu continuar no mesmo caminho do precipício, apenas com elementos pra, se cair (como caiu) acusar os fãs.

A trilogia era tão sequelada que o diretor do VIII não deixou plot aproveitável, ele literalmente ferrou o próximo diretor. E a Disney tirou o cara que, pelo menos, parecia saber o que fazer pra não caírem no abismo.
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.636
Reações
14.305
Pontos
1.064
Cara que legal.
Ansioso pelo Episódio 8, fiquei em coma depois do episódio 7 e só acordei hoje.
Louco para ver o Luke Skywalker mestre Jedi fodão ensinando a Rey.
Finn e o Poe liderando a resistência contra a Primeira Ordem.
A Leia como uma conselheira e estrategista deles.
Será que rola um reencontro da Leia e do Luke?
Com certeza deve rolar, até por respeito a morte do Han, um momento dos dois mais o Chewie... quem sabe até o Lando.
Estou confiante que a Disney vai acertar e conduzir muito bem o Star Wars.

Né pessoal?
..
...
.....
........
...........

Pessoal?

Que notas são essas do Ep 8 no Rotten Tomatoes?

:coolface
 


Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.534
Reações
105.926
Pontos
1.003
Cara que legal.
Ansioso pelo Episódio 8, fiquei em coma depois do episódio 7 e só acordei hoje.
Louco para ver o Luke Skywalker mestre Jedi fodão ensinando a Rey.
Finn e o Poe liderando a resistência contra a Primeira Ordem.
A Leia como uma conselheira e estrategista deles.
Será que rola um reencontro da Leia e do Luke?
Com certeza deve rolar, até por respeito a morte do Han, um momento dos dois mais o Chewie... quem sabe até o Lando.
Estou confiante que a Disney vai acertar e conduzir muito bem o Star Wars.

Né pessoal?
..
...
.....
........
...........

Pessoal?

Que notas são essas do Ep 8 no Rotten Tomatoes?

:coolface
Ainda dá tempo de voltar para o coma e evitar decepções, man... Fica a dica. :klol
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
q isso, texto muito longo.
os jedi nao queriam treinar o anakin pq tinham ciencia da profecia. mace sempre se mostrou contra e nunca teve simpatia pelo escolhido.
mas agente ja teclou sobre isso.
madaloriano salvou a franquia , fiquem felizes.


Você já leu e gostou. Então está ótimo. :klol


Aqui pode.

Ok, Dr Doom, eu não posso reclamar de coveirarem tópicos, eu mesmo faço isso. Mas, caramba, reviver o tópico do Episódio VIII?

Doeu.

Mas vou discordar.

Só na cabeça de quem curtiu Episódio VIII que fizeram o IX para agradar os fãs machucados.

Até semanas antes do lançamento do filme estavam atacando os fãs antigos, tóxicos. Nenhum fã pediu o Jar Jar Adams na direção. Nenhum fã pediu retorno do Palpatine. Nenhum fã pediu o roteirista dos sucessos Batman vs Superman e Liga da Justiça em Star Wars.

O pouco que saiu do filme de Trevroror se passaria mais por uma tentativa de agradar aos fãs que qualquer "fanservice" que o IX fez.

A Disney simplesmente decidiu continuar no mesmo caminho do precipício, apenas com elementos pra, se cair (como caiu) acusar os fãs.

A trilogia era tão sequelada que o diretor do VIII não deixou plot aproveitável, ele literalmente ferrou o próximo diretor. E a Disney tirou o cara que, pelo menos, parecia saber o que fazer pra não caírem no abismo.

Pior que fiz a pesquisa e esqueci de olhar quanto tempo faz depois da última mensagem.


Existem pontos onde o roteiro do VII e do VIII não se conectam bem (a origme de Rey), mas nem tudo é desconexo. A questão é que o VIII levou a história em um caminho totalmente diferente do esperado e o IX recuou completamente nesse caminho. Inclusive com momentos que atacam o VIII (o diálogo do Luke no IX sobre o sabre de luz).

Tentaram ser neutros em relação a temáticas polêmicas nesse último filme e também esquecendo o plot sobre a força (que é justamente o que dava sentido as atitudes do Luke), trazendo Palpatine pra justificar os poderes enormes da Rey (algo totalmente em desacordo com o VIII, mas para aplacar a fúria dos fãs contra os poderes dela) e focando mais na ação. Existe uma versão do suposto roteiro original do IX na web:


Dizer "é culpa dos fãs" não traz toda a verdade. Sim, eles mudaram por causa dos fãs que reclamavam, mas empreender essas mudanças de maneira tão pouco hábil não é culpa dos fãs e sim dos realizadores do filme.

Mandaloriano é uma reação competente as reclamações dos fãs. Ainda assim:

A ótima cena do Luke no Mandaloriano não passou nem perto de me emocionar como a cena dele no episódio VIII (conforme expliquei nos textões anteriores).
 

Disruptor

Habitué da casa
Mensagens
94
Reações
451
Pontos
73
Mais de 170 páginas pra constatar o óbvio: Sequels foram "projetos" feitos nas coxas por corporativistas que nunca entenderam a franquia e são disseminadores de agendas. Não acrescentaram nada ao futuro de SW e, pra piorar, ainda destruíram o passado. Sabotagem fodida, absolutamente nada de bom veio daqui.

1611877473441.gif

7 foi um copy-paste juvenil safado do 4. Duvida? Droid precisa ser entregue com informação importante, mas que não é R2; MC vem de planeta desértico, mas que não é Luke; enquanto escapam de um cara de preto com sabre vermelho e máscara, mas que não é o Vader (além de ter um imperador, mas que não é o Palpatine); para tentarem destruir uma superweapon, mas que não é a Death Star, que por sua vez destruiu um planeta importante, mas que não é Alderan... Precisa continuar? Some a isso um elenco muito ruim, Harrison Ford fazendo papel de si mesmo e introdução de "reviravoltas" demente (MC descobre a força sozinha porque sim, Space Nazi speech, Solo vai pra vala, Phasma (o "novo Boba Fett" (risos) vai pro compactor de lixo, e Luke sojeiro já tinha virado forever alone e pinguço de leite verde). Ep.7 é, disparado, o filme mais industrializado e corporativista de toda a série - e a semente do wokismo tinha sido implantada ali, bem na cara. Somente fãs extremamente incautos compraram esse lixo. Não se esqueça que "Force is female" e, na dúvida, diga que foi uma "homenagem a Nova Esperança...". Os trouxas irão aceitar.

1609179683011.jpg

Last Judeu foi uma guinada total pro wokismo, em 5ª marcha: MC pode tudo, Luke é um looser do c***lho, Yoda sabotador se contradizendo e materializando raio, casal 20 mongolóide (Fin e Tico), namoro estilo Twilight via Força entre MC e Darth Emo, Ackbar vai pra vala, Léia "Space Cocainum" Superman, Cassino pra falar mal do "space capitalism", General Holdo - a feminista suprema em hyperdrive kamikaze (e ferrando toda a física por trás), Emo não quer mais usar o capacete, matam o "Imperador wannabe" porque "sim" (afinal, não era ninguém), Luke vai pra vala (numa luta estúpida). Basicamente um Ep.5, mas invertido. Logo depois disso, ainda temos... Soylo. Destruição total da franquia. Não gostou? "You're a troll You're racist! You're a 40 year old CIS white dudeeeeeeeeeeeeee!"

1610463916424.png

Ep. 9: água bateu na bunda e viram a m****. Pé no freio (só um pouco), chama o bom moço JewJew de volta pra fazer tudo de cabeça abaixada, bora tentar manter os SJWs na franquia, bem como "agradar" os "antigos" jogando coisas aleatórias, personagens velhos da OT em cameos de luxo e poderes tirados do c*. MC é a fodona porque... era neta do Palpa. Falando nisso, chamem logo o cara de volta e "tá resolvido"! Aproveite e diga que o general-mor é espião (lol). Desfaz casal mongolóide e arranje uma negra ex-escrava pro Fin, arranja uma ex ficante branca pro Poe (pois SJWs queriam que ele fosse gay), bote a MC pra treinar ao menos 30 segundos enquanto ainda namora - agora via plano astral, MC vira Júlio Verne porque sim, Force Heal pra todo mundo, mete Death Star, mete Luke Ghost materializando e levitando X-Wing como Yoda (lol...), mete o Lando, mete o Wedge, fingem matar o Chewie (lol, brinks), mata a Léia (fechou o combo de assassinatos do trio original), chame todos os Jedis das prequels, OT e animações pra gravar frases motivacionais estilo Max Gehringer, "I'm all the Sith!", "I'm all the Jedi!", beijinho lésbico no final (porque sim), MC pega os sabres, os livros Jedi, a Millenium Falcon, o droid bonitinho, o nome Skywalker e emula cena do por-do-sol em Tatoine... FIM. Tá feito o maior clusterfuck da história do cinema: SJWs odeiam, fãs antigos ignoram e crianças nem sabem o que é SW (querem Marvel). "Quit fandom is good! Here's why."

TL, DR version:
7 é corporativismo acéfalo + falta de criatividade insuperável. Só os fãs mais bobos endossam isso.
8 é arremesso de legado na lata do lixo + fandom feminazi em rage mode (dentro e fora do filme). Só SJW endossa isso.
9 é uma tentativa jocosa de recuperar algo já destruído, enquanto zoam com o espectador apelando pra nostalgia falha e barata. Só idiotas pagos endossam isso.

Parabéns a todos os envolvidos: destruíram a franquia mais easy mode já criada.

...e focando mais na ação. Existe uma versão do suposto roteiro original do IX na web:
lies-deception.png

Vazaram até a artworks desse roteiro na web. Mas artworks e roteiro não filmado são apenas... conceitos. Se não tiver competência mínima (coisa que não tiveram em 4 filmes...) viram idéias ruins (e isso é igual a lixo). Falar de roteiro "alternativo" depois do filme flopar não passa de Damage Control dos brabos.
 
Ultima Edição:

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.623
Reações
23.607
Pontos
1.474
7 foi um re-rash safado do 4 (droid precisa ser entregue com informação importante, mas que não é R2; MC vem de planeta desértico, mas que não é Luke; enquanto escapam de um cara de preto com sabre vermelho e máscara, mas que não é o Vader (além de ter um imperador, mas que não é o Palpatine); para tentarem destruir uma superweapon, mas que não é a Death Star, que por sua vez destruiu um planeta importante, mas que não é Alderan...). Some a isso um elenco muito ruim, Harrison Ford fazendo papel de si mesmo e introdução de lixo patético (MC descobre a força sozinha porque sim, Solo vai pra vala e Luke sojeiro já tinha virado forever alone e beber de leite verde). Ep.7 é, disparado, o filme mais industrializado e corporativista de toda a série - e o semente do wokismo tinha sido implantada ali, bem na cara. Somente fãs extremamente incautos compraram esse lixo. "Force is female".

Last Judeu foi uma guinada total pro wokismo, em 5ª marcha: MC pode tudo, Luke é um looser do c***lho, casal 20 mongolóide (Fin e Tico), namoro estilo Twilight via Força entre MC e Darth Emo, Ackbar vai pra vala, Léia "Space Cocainum" Superman, Cassino pra falar mal do "space capitalism", General Holdo - a feminista suprema em hyperdrive kamikaze (e ferrando toda a física por trás), Emo não quer mais usar o capacete, matam o "Imperador wannabe" porque "sim" (afinal, não era ninguém), Luke vai pra vala (numa luta estúpida). Basicamente um Ep.5, mas invertido. Logo depois disso, ainda temos... Soylo. Destruição total da franquia. Não gostou? "You're racist! You're a troll"

Ep. 9: água bateu na bunda e viram a m****. Pé no freio (só um pouco), chama o bom moço JewJew de volta pra fazer tudo de cabeça abaixada, bora tentar manter os SJWs na franquia, bem como "agradar" os "antigos" jogando coisas aleatórias, personagens velhos da OT em cameos de luxo e poderes tirados do c*. MC é a fodona porque... era neta do Palpa. Falando nisso, chamem logo o cara de volta e "tá resolvido"! Desfaz casal mongolóide e arranje uma negra ex-escrava pro Fin, arranja uma ex ficante branca pro Poe (pois SJWs queriam que ele fosse gay), bote a MC pra treinar ao menos 30 segundos enquanto ainda namora - agora via plano astral, MC vira Júlio Verne porque sim, Force Heal pra todo mundo, mete Death Star, mete o Lando, mete o Wedge, fingem matar o Chewie (lol, brinks), mata a Léia (fechou o combo de assassinatos do trio original), chame todos os Jedis das prequels, OT e animações pra gravar frases motivacionais estilo Max Gehringer, "I'm all the Sith!", "I'm all the Jedi!", beijinho lésbico no final (porque sim), MC pega os sabres, os livros Jedi, a Millenium Falcon, o droid bonitinho, o nome Skywalker e emula cena do por-do-sol em Tatoine, fim. Tá feio o maior clusterfuck da história do cinema: SJWs odeiam, fan antigos ignoram, crianças nem sabem o que é SW (querem Marvel). "Quit fandom is good! Here's why."

lies-deception.png

Parabéns a todos os envolvidos.
CA - RA - LHO! SENSACIONAL! VOU TER CRIAR CONTAS CLONE PRA PODER CURTIR MAIS DE UMA VEZ! MATOU A PAU!
 

Shephard

Bam-bam-bam
Mensagens
1.441
Reações
7.308
Pontos
453
1611877473441.gif

7 foi um copy-paste juvenil safado do 4. Duvida? Droid precisa ser entregue com informação importante, mas que não é R2; MC vem de planeta desértico, mas que não é Luke; enquanto escapam de um cara de preto com sabre vermelho e máscara, mas que não é o Vader (além de ter um imperador, mas que não é o Palpatine); para tentarem destruir uma superweapon, mas que não é a Death Star, que por sua vez destruiu um planeta importante, mas que não é Alderan... Precisa continuar? Some a isso um elenco muito ruim, Harrison Ford fazendo papel de si mesmo e introdução de lixo patético (MC descobre a força sozinha porque sim, Space Nazi speech, Solo vai pra vala, Phasma (o "novo Boba Fett" (risos) vai pro compactor de lixo, e Luke sojeiro já tinha virado forever alone e pinguço de leite verde). Ep.7 é, disparado, o filme mais industrializado e corporativista de toda a série - e o semente do wokismo tinha sido implantada ali, bem na cara. Somente fãs extremamente incautos compraram esse lixo. Não se esqueça que "Force is female" e, na dúvida, diga que foi uma "homenagem a Nova Esperança...". Os trouxas irão aceitar.

1609179683011.jpg

Last Judeu foi uma guinada total pro wokismo, em 5ª marcha: MC pode tudo, Luke é um looser do c***lho, casal 20 mongolóide (Fin e Tico), namoro estilo Twilight via Força entre MC e Darth Emo, Ackbar vai pra vala, Léia "Space Cocainum" Superman, Cassino pra falar mal do "space capitalism", General Holdo - a feminista suprema em hyperdrive kamikaze (e ferrando toda a física por trás), Emo não quer mais usar o capacete, matam o "Imperador wannabe" porque "sim" (afinal, não era ninguém), Luke vai pra vala (numa luta estúpida). Basicamente um Ep.5, mas invertido. Logo depois disso, ainda temos... Soylo. Destruição total da franquia. Não gostou? "You're a troll You're racist! You're a CIS 40 year old white dudeeeeeeeeeeeeee!"

1610463916424.png

Ep. 9: água bateu na bunda e viram a m****. Pé no freio (só um pouco), chama o bom moço JewJew de volta pra fazer tudo de cabeça abaixada, bora tentar manter os SJWs na franquia, bem como "agradar" os "antigos" jogando coisas aleatórias, personagens velhos da OT em cameos de luxo e poderes tirados do c*. MC é a fodona porque... era neta do Palpa. Falando nisso, chamem logo o cara de volta e "tá resolvido"! Aproveite e diga que o general-mor é espião (lol). Desfaz casal mongolóide e arranje uma negra ex-escrava pro Fin, arranja uma ex ficante branca pro Poe (pois SJWs queriam que ele fosse gay), bote a MC pra treinar ao menos 30 segundos enquanto ainda namora - agora via plano astral, MC vira Júlio Verne porque sim, Force Heal pra todo mundo, mete Death Star, mete o Lando, mete o Wedge, fingem matar o Chewie (lol, brinks), mata a Léia (fechou o combo de assassinatos do trio original), chame todos os Jedis das prequels, OT e animações pra gravar frases motivacionais estilo Max Gehringer, "I'm all the Sith!", "I'm all the Jedi!", beijinho lésbico no final (porque sim), MC pega os sabres, os livros Jedi, a Millenium Falcon, o droid bonitinho, o nome Skywalker e emula cena do por-do-sol em Tatoine... FIM. Tá feito o maior clusterfuck da história do cinema: SJWs odeiam, fan antigos ignoram, crianças nem sabem o que é SW (querem Marvel). "Quit fandom is good! Here's why."

TL, DR version:
7 é corporativismo acéfalo + falta de criatividade insuperável. Só bobos endossam isso.
8 é arremesso na lata do lixo + fandom feminazi em rage mode (dentro e fora do filme). Só SJW endossa isso.
9 é uma tentativa patética de recuperar, de forma idiota, algo já destruído, enquanto curtem com a cara do espectador. Só idiotas pagos endossam isso.

Parabéns a todos os envolvidos: destruíram a franquia mais easy mode já criada.


lies-deception.png

Vazaram até a artworks desse roteiro na web. Mas artworks são apenas conceitos. Se não tiver competência mínima (coisa que não tiveram em 4 filmes...) viram idéias ruins (e isso é igual a lixo). Falar de roteiro "alternativo" depois do filme flopar não passa de Damage Control dos brabos.
Foram perfeitas as sua colocações. Simplesmente destruiram esta grande franquia em função de ideologias baratas. Eu até fui ver o ep.07 no cinema, mas sai desconfiado, e o ep.08 vi as críticas( principalmente aqui da outerspace), preferi baixar e que decepção.
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.896
Reações
28.667
Pontos
803
Com exceção de Doom.

Doom: Aquele que mostrou para vocês a luz. Alguns posts abaixo.

Novo filme nem lembro se comentei. Basicamente foram atrás de agradar os fãs que ficaram tristes com episódio VIII e conseguiram desagradar mais ainda.

Felizmente Mandaloriano está resgatando as ovelhas desgarradas dessa franquia maravilhosa. Só fico triste por abandonarem todo o instigante caminho relacionado a Força no episódio VIII.
Valeu por couveirar esse tópico.Eu já tinha até esquecido dele. :klolz
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Mais de 170 páginas pra constatar o óbvio: Sequels foram projetos que não acrescentaram nada ao futuro de SW e, pra piorar, destruíram o passado. Sabotagem fodida, absolutamente nada de bom veio daqui.

1611877473441.gif

7 foi um copy-paste juvenil safado do 4. Duvida? Droid precisa ser entregue com informação importante, mas que não é R2; MC vem de planeta desértico, mas que não é Luke; enquanto escapam de um cara de preto com sabre vermelho e máscara, mas que não é o Vader (além de ter um imperador, mas que não é o Palpatine); para tentarem destruir uma superweapon, mas que não é a Death Star, que por sua vez destruiu um planeta importante, mas que não é Alderan... Precisa continuar? Some a isso um elenco muito ruim, Harrison Ford fazendo papel de si mesmo e introdução de "reviravoltas" demente (MC descobre a força sozinha porque sim, Space Nazi speech, Solo vai pra vala, Phasma (o "novo Boba Fett" (risos) vai pro compactor de lixo, e Luke sojeiro já tinha virado forever alone e pinguço de leite verde). Ep.7 é, disparado, o filme mais industrializado e corporativista de toda a série - e a semente do wokismo tinha sido implantada ali, bem na cara. Somente fãs extremamente incautos compraram esse lixo. Não se esqueça que "Force is female" e, na dúvida, diga que foi uma "homenagem a Nova Esperança...". Os trouxas irão aceitar.

1609179683011.jpg

Last Judeu foi uma guinada total pro wokismo, em 5ª marcha: MC pode tudo, Luke é um looser do c***lho, Yoda sabotador se contradizendo e materializando raio, casal 20 mongolóide (Fin e Tico), namoro estilo Twilight via Força entre MC e Darth Emo, Ackbar vai pra vala, Léia "Space Cocainum" Superman, Cassino pra falar mal do "space capitalism", General Holdo - a feminista suprema em hyperdrive kamikaze (e ferrando toda a física por trás), Emo não quer mais usar o capacete, matam o "Imperador wannabe" porque "sim" (afinal, não era ninguém), Luke vai pra vala (numa luta estúpida). Basicamente um Ep.5, mas invertido. Logo depois disso, ainda temos... Soylo. Destruição total da franquia. Não gostou? "You're a troll You're racist! You're a 40 year old CIS white dudeeeeeeeeeeeeee!"

1610463916424.png

Ep. 9: água bateu na bunda e viram a m****. Pé no freio (só um pouco), chama o bom moço JewJew de volta pra fazer tudo de cabeça abaixada, bora tentar manter os SJWs na franquia, bem como "agradar" os "antigos" jogando coisas aleatórias, personagens velhos da OT em cameos de luxo e poderes tirados do c*. MC é a fodona porque... era neta do Palpa. Falando nisso, chamem logo o cara de volta e "tá resolvido"! Aproveite e diga que o general-mor é espião (lol). Desfaz casal mongolóide e arranje uma negra ex-escrava pro Fin, arranja uma ex ficante branca pro Poe (pois SJWs queriam que ele fosse gay), bote a MC pra treinar ao menos 30 segundos enquanto ainda namora - agora via plano astral, MC vira Júlio Verne porque sim, Force Heal pra todo mundo, mete Death Star, mete Luke Ghost materializando e levitando X-Wing como Yoda (lol...), mete o Lando, mete o Wedge, fingem matar o Chewie (lol, brinks), mata a Léia (fechou o combo de assassinatos do trio original), chame todos os Jedis das prequels, OT e animações pra gravar frases motivacionais estilo Max Gehringer, "I'm all the Sith!", "I'm all the Jedi!", beijinho lésbico no final (porque sim), MC pega os sabres, os livros Jedi, a Millenium Falcon, o droid bonitinho, o nome Skywalker e emula cena do por-do-sol em Tatoine... FIM. Tá feito o maior clusterfuck da história do cinema: SJWs odeiam, fãs antigos ignoram e crianças nem sabem o que é SW (querem Marvel). "Quit fandom is good! Here's why."

TL, DR version:
7 é corporativismo acéfalo + falta de criatividade insuperável. Só bobos endossam isso.
8 é arremesso de legado na lata do lixo + fandom feminazi em rage mode (dentro e fora do filme). Só SJW endossa isso.
9 é uma tentativa jocosa de recuperar algo já destruído, enquanto zoam com o espectador apelando pra nostalgia falha e barata. Só idiotas pagos endossam isso.

Parabéns a todos os envolvidos: destruíram a franquia mais easy mode já criada.


lies-deception.png

Vazaram até a artworks desse roteiro na web. Mas artworks e roteiro não filmado são apenas... conceitos. Se não tiver competência mínima (coisa que não tiveram em 4 filmes...) viram idéias ruins (e isso é igual a lixo). Falar de roteiro "alternativo" depois do filme flopar não passa de Damage Control dos brabos.

Nada contra não gostar, mas se precisa chamar de bobo, SJW e incauto quem gosta já perdeu no argumento por deixar de atacar a obra pra atacar seu público. É a reclamação que quem não gostou fazia de quem gostou e argumentava atacando os fãs contrariados.

Pontos de vista divergentes, principalmente em relação a obras de ficção, é o que existe de mais trivial nesse mundo. Nenhuma obra é unanimidade. Ou agrada a maioria, ou agrada a minoria ou é divisivo (que é o caso dessa nova trilogia). Diminuir quem tem ponto de vista diferente do seu é só uma demonstração de ausência de empatia e de uma visão completamente egocêntrica e inflexível em relação a avaliação dos filmes.
 

Disruptor

Habitué da casa
Mensagens
94
Reações
451
Pontos
73
Não precisa ficar contrariado. Só precisa ser HONESTO - especialmente consigo mesmo. Admito que gosto de muita porcaria, mas tenho ciência que determinado produto é nicho de nicho, até mesmo "trash" pros padrões mais sérios. Ex 1: MCU é um sucesso comercial. Ninguém sensato negaria isso. Mas extrapolar que os filmes são excelente é viver na Matrix. Tem muita porcaria, muito lixo no meio. Se você for olhar o material de onde veio então (as HQs), pior ainda... É pueril. Ex 2: filmes do Monsterverse - verei feliz o Godzilla trocar sopapos com o macaco. Mas extrapolar e dizer que será um filme "excelente", um "exemplo de sétima arte", algo "respeitado" pela maioria da pessoas (cinéfilas ou não) é pura ilusão.

Gosto é gosto, mas não estou falando de gosto, e sim de fatos pautados: é inegável que o ep.7 é uma cópia safada - basta olhar a listagem. Idem pra lacração e sabotagem do 8, idem pra zona que foi o 9... Se o cara nivela por baixo e gosta de comida requentada sem inspiração, azar. Eu não: quero novidade, mas que respeite princípios básicos da obra. Mandalorian fez ambos com escopo, $ e tempo menor - e foi ótimo. As sequels, nenhum, nem outro. Na verdade, o povo está é muito mau acostumado: vão na onda facilmente, nivelam por baixo e ficam putos (desnecessariamente) se falam mal.

Quanto esse papo de "atacar um grupo", não estou nem aí porque já vi como agem e não estamos mais nos anos 90 - é muito pior hoje. Na época do Ep.7, se você ousasse dizer que não gostou e pautar o porque, era chamado de "hater", palco de guerra. Lembro de um cara, lá no Omeleft, que disse não gostar da lacração do Last Judeu e ainda se deu ao trabalho de explicar - lacrosfera veio humilhá-lo, ad hominem pra todo lado. Mas nada como o tempo pra fazer a ficha cair... Fanboy no hype é a pior raça que existe. DC, Marvel e SW tem isso de monte. Levam tudo pro pessoal e auto-crítica simplesmente entre eles. Resumindo, não me importo o que é dito, mas sim por quem é dito.

E quanto aos "idiotas pagos", ninguém aqui nasceu ontem.... É o que mais existe hoje na internet. Basta ver o real funcionamento dos reviewers do Rotten Tomatoes, o $ que a Disney solta por fora pras mães, os jantares que a Warner paga pro pessoal do Omelete...

The-fucking-state-of-starwars-fans.png
1609527221761.jpg
omeleft2.png

Lista longa - e tá aí pra quem quiser ver. Não tem espaço pra inocente aqui.
 
Ultima Edição:

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Não precisa ficar contrariado. Só precisa ser HONESTO - especialmente consigo mesmo. Admito que gosto de muita porcaria, mas tenho ciência que determinado produto é nicho de nicho, até mesmo "trash" pros padrões mais sérios. Ex 1: MCU é um sucesso comercial. Ninguém sensato negaria isso. Mas extrapolar que os filmes são excelente é viver na Matrix. Tem muita porcaria, muito lixo no meio. Se você for olhar o material de onde veio então (as HQs), pior ainda... É pueril. Ex 2: filmes do Monsterverse - verei feliz o Godzilla trocar sopapos com o macaco. Mas extrapolar e dizer que será um filme "excelente", um "exemplo de sétima arte", algo "respeitado" pela maioria da pessoas (cinéfilas ou não) é pura ilusão.


Muitos problemas e distorções aí. Vamos lá:

1-Não é uma questão de ficar contrariado. Desde criança e adolescência eu sei bem o que é ser julgado por conta de gostar de uma mídia específica. No caso, sempre fui fã de quadrinhos (vejam, ele não cresceu e por isso continua lendo quadrinhos que é coisa de criança). Avaliar alguém por conta de algo que ela gosta é só uma grande tolice que não se sustenta com nenhum argumento sólido e sim através de intolerância e preconceito com o gosto alheio. E isso resume bem sua argumentação: não aceito que gostem de algo que não gosto. Então várias falácias serão ditas para mostrar que de maneira nenhuma um gosto diferente, um ponto de vista diferente sobre uma obra de ficção (ou mídia) é algo aceitável. Mas esse é só o resumo, vamos detalhar.


2-Tem um pouco de honestidade aí, mas não tanto assim. Pra começar existe sim muita coisa pueril nas HQs e muita coisa muito bem elaborada e madura. Quadrinhos de super heróis, por exemplo, sempre tem boas fases ou obras fechadas capazes de mostrar e refletir a sociedade da época em que foram escritos. Alguns são inclusive visionários nesse sentido. Você falou como se tudo fosse pueril... Nada mais longe da honestidade.

O resto do seu argumento é mais ou menos correto, mas vai entrar em contradição com o que disse. Existem dois parâmetros objetivos para se medir o sucesso de uma obra: Crítica e público. Isso significa que cada obra é avaliada por sua proposta. Foi feito pra divertir como KOng vs Godzilla? Então se atingir esse objetivo com a maioria do público é sucesso, mesmo que seja execrado pela crítica. Lembrando que existem filmes feitos pra divertir que também são sucesso com a crítica.

Mas quer ser mais honesto ainda? Filmes, séries ou quadrinhos em última instância são produtos. E nós somos consumidores. Claro que nós nos afeiçoamos emocionalmente a esses produtos. E alguns deles são feitos para não serem produtos, mas continuam precisando gerar lucro para seus criadores. Logo, todos vão seguir a lógica de produto em um mercado. Arte também é comercializada e isso não é de hoje.

E essa linha realista de pensamento vai ser importante no resto da discussão.

Gosto é gosto, mas não estou falando de gosto, e sim de fatos pautados: é inegável que o ep.7 é uma cópia safada - basta olhar a listagem. Idem pra lacração e sabotagem do 8, idem pra zona que foi o 9... Se o cara nivela por baixo e gosta de comida requentada sem inspiração, azar. Eu não: quero novidade, mas que respeite princípios básicos da obra. Mandalorian fez ambos com escopo, $ e tempo menor - e foi ótimo. As sequels, nenhum, nem outro. Na verdade, o povo está é muito mau acostumado: vão na onda facilmente, nivelam por baixo e ficam putos (desnecessariamente) se falam mal.


Tem poucos fatos aí. Qualquer discussão sobre gosto vai se ancorar prioritariamente em aspectos subjetivos. Por isso eu disse que os dois maiores parâmetros objetivos pra avaliar uma obra é sucesso com crítica e público. Se você a grada a maioria do público é sucesso comercial, se agrada a maioria da crítica é sucesso de crítica e pode ser cult, se agrada a maioria dos dois é sucesso absoluto. Em nenhum dos casos estamos falando de unanimidade. Isso não existe.

Você invoca o argumento de que copiar algo é objetivamente ruim. Absolutamente não é mesmo. Uma obra se inspirar em outra é uma das coisas mais naturais do mundo (seja em estrutura ou em ideias). É a velha máxima: Nada de cria, tudo se copia. Eu poderia citar muitos e muitos exemplos, mas pra não ficar longo demais vamos nos ater ao Star Wars original:


Todas as grandes semelhanças do primeiro filme de Star Wars e de Duna estão aí. Assumindo seu critério Star Wars seria uma cópia safada de Duna e não teria nenhuma qualidade. Mas sabemos que não é assim. É um dos filmes mais celebrados da história (por público e crítica). É extremamente frágil tentar atingir a qualidade de uma obra apenas por se inspirar na estrutura/ideias de outra. Isso não é parâmetro objetivo de qualidade. Ser objetivo é entender se essa inspiração foi bem feita para não ser considerada mera cópia ou se ela atingiu sucesso com maioria de crítica e público.

Vamos falar de "lacração" no VIII. Se existe um termo subjetivo hoje em dia é essa tal de "lacração". É usado de tantas maneiras e para tantas formas diferentes que fica difícil entender o significado original dele:


Pegando ele como gíria, que é a maneira como você usou:
Na internet, a gíria lacração (ou lacrar) pode ter diferentes significados. Originalmente era considerada um sinônimo de “arrasar” ou “mandar bem” (adotada principalmente pela comunidade LGBTQ). Com o passar do tempo, começou a ser usada para se referir a algo negativo, como uma forma de crítica irônica sobre quem promove um discurso extenso de defesa às minorias, por exemplo.

Assumindo que você usou o termo como crítica irônica, então Star Wars VIII seria ruim pelo seu extenso discurso de defesa às minorias... Ou por envolver política na história? É um termo bem complicado pra se determinar qual a exata crítica a obra. Mas vou tentar:

Politica em Star Wars não é novidade:

Alguns dias antes da estreia do mais novo filme da série Star Wars, o chefe executivo da Disney, Bob Iger, disse ao Hollywood Reporter que “Rogue One: uma História Star Wars” não é um filme político. Iger pode não enxergar “posicionamentos políticos” no novo filme, mas ele não pode negar as raízes da franquia. Isto é, a não ser que ele acredite honestamente que um épico de guerra criado por um jovem idealista no auge da Guerra do Vietnã – um roteirista que via no próprio Império sinistro que ele mesmo criou um futuro próximo em potencial para os seus amados EUA – poderia não ser um filme político.

Enquanto fazia os primeiros esboços do roteiro de Star Wars em 1972-73, Lucas havia famosamente se inspirado numa variedade de fontes da cultura pop do meio do século, incluindo quadrinhos espaciais, romances de ficção científica, séries de bangue-bangue na TV e mitos antigos – de Isaac Asimov a Harry Harrison, de Jack Kirby a Alex Raymond. E então estourou a guerra.

“Até o Vietnã estava na cabeça dele, como consequência do [então] abandonado ‘Apocalypse Now’”, escreve Brian Jay Jones em sua excelente nova biografia “George Lucas: A Life”. O autor continua:

“‘Eu imaginei que não fosse conseguir fazer o filme por causa da Guerra do Vietnã’, disse Lucas, ‘por isso, eu quis lidar essencialmente com os mesmos conceitos interessantes que eu usaria e convertê-los numa fantasia espacial, de modo que você teria um grande império tecnológico enfrentando um pequeno grupo de combatentes pela liberdade’”.

Veja também
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/cad...empre-foi-politico-cvab5t1e4dk64ievglvifo2cj/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Já dá pra dizer aqui que o George Lucas "lacrou" logo no início da franquia. Mas vamos seguir.

O que é a "lacração" que tanto incomoda em O Retorno de Jedi?

Uma protagonista qualificada como "Mary Sue"? O simples fato dela ser mulher? Me parece uma mistura das duas coisas. Ser uma Mary Sue é problema, mas ser mulher não deveria ser problema. Infelizmente as coisas se misturam. TOdavia, o roteiro se esforça pra estabelecer uma lógica para os poderes dela no episódio VIII: Ela seria o equivalente ao Kylo Ren graças a atuação direta da Força em busca de equilíbrio. São palavras do Snoke.

É uma guinada gigantesca em tudo que entendemos sobre força e está inserida na profecia de que de alguma maneira Vader seria aquele a trazer equilíbrio. O Equilíbrio para Lucas era eliminar o lado Negro, mas o que Vader fez foi ajudar a destruir os Jedi em seu auge. A profecia se cumpre quando Vader mata o Imperador, mas isso não muda o fato que ele destruiu quase toda a ordem Jedi sozinho. Na triologia Prequel o Lucas ainda faz o Vader ser CONCEBIDO pela força. Um dos passos que ele dá pra misturar os conceitos filosóficos orientais da trilogia original com os conceitos cristãos. A força tem VONTADE PRÓPRIA. Qui Gon diz isso várias vezes. A Força QUIS que eles achassem Darth Vader.

Entende a implicação disso? De maneira nenhuma a trilogia original explora as implicações de tudo isso. Até porque não foi concebida com tais conceitos consolidados. Existe algo de muito errado na vontade da Força quando ela simplesmente leva Qui Gon e Obi Wan em um caminho de tamanha destruição e morte. Pra começo de conversa dificilmente existiria a Ascenção do Império como conhecemos. É um exercício de imaginação interessante.

O Fato é que O Último Jedi tenta explorar essas implicações. E não faz isso de maneira incoerente com a história do próprio Lucas. Luke diz que os Jedi achavam ser donos da força, algo onde eles erraram muito, pois em seu auge deixaram que um Sith e seu aluno ascendesse sobre eles. Nesse plano das coisas Luke e Snoke seriam os equivalentes um do outro e Rey e Kylo a mesma coisa. Essa seria a explicação para os poderes de Rey e a ideia de equilíbrio seria radicalmente mudada a partir desse filme graças as imagens na caverna Jedi. Luke não é um covarde e sim alguém que tentou se remover do jogo para que o jogo realizado pela força tivesse um fim. No livro especificam a força entrando em contato com ele e mostrando que se não fossem suas ações a Galáxia seria um lugar bem pior e isso está inserido em uma justificativa para tudo que a força permitiu acontecer ao guiar Qui Gon e Obi Wan para encontrar Vader.

Estamos falando de um plot complexo, instigante, inédito e ainda assim totalmente amparado na mitologia escrita pelo Lucas. Ao mesmo tempo é difícil de ser percebido e carecia de mais um pouco de desenvolvimento para o público entender de cara (as cenas do Livro ajudariam muito nisso).

Como sabemos, tudo isso foi por água abaixo, pois muitos fãs não aceitaram nem a decisão do Luke nem os poderes da Rey (e tiveram que trazer o Palpatine pra história em busca de uma explicação mais simples e maniqueísta). Com certeza a decisão do Luke não entra em nenhum conceito de lacaração, mas é uma decisão difícil para os fãs aceitarem (falei mais detalhadamente sobre isso em posts anteriores, então vou me manter na suposta lacração).

Então, o tal conceito de "Mary Sue" cai por terra no episódio VIII frente a toda essa reviravolta envolvendo a força.

O que mais seria lacração? Inserir uma crítica sobre uma elite rica que lucra com a Guerra? Ainda que seja bem vinda e bem realizada, na minha opinião, essa é a mais básica das verdades sobre uma Guerra. Um pouquinho de conhecimento sobre a história da humanidade mostra que qualquer Guerra é travada em busca de lucros enriquecimento para um Rei, um Império ou uma elite abastada economicamente. É o básico do básico sendo levado a Star Wars, uma obra que em seu início já não era "apolítica".

O que mais nós temos? Uma atriz oriental se apaixonando por um negro? Inclusive essa atriz vítima de covardia vergonhosa na internet? (tão ruim ou pior em relação ao que fizeram ao ator do Jar Jar Binks).

O que mais?

O que tem aí é opinião subjetiva em cima de um termo subjetivo pra decretar uma avaliação subjetiva sobre o filme. Nada de novo e nada contra quem não gostou (principalmente porque a decisão sobre o Luke realmente não é fácil de aceitar e porque falamos de um plot mais complexo e difícil de pegar de primeira).

Já o 9 é todo problemático por tentar agradar a todos mas abandonando muita coisa que levaria a franquia em outro caminho. Já falei em post anterior.

Eu não: quero novidade, mas que respeite princípios básicos da obra. Mandalorian fez ambos com escopo, $ e tempo menor - e foi ótimo.

Creio que está muito bem embasado aí o quanto os dois filmes iniciais trazem novidade enquanto respeitam os princípios básicos da Obra. A diferença com Mandaloriano é que fizeram isso sem inserir temas polêmicos um um plot mais complexo. Eu amei, mas não dá nem pra comparar com o caminho indiciado pelos dois filmes iniciais em termos de novidade. Eles estavam repensando todo o papel da força.

As sequels, nenhum, nem outro. Na verdade, o povo está é muito mau acostumado: vão na onda facilmente, nivelam por baixo e ficam putos (desnecessariamente) se falam mal.

Eu disse que é um produto, mas que ainda assim tem forte apelo emocional. Tanto quem gosta acha ruim quando fala mal como quem não gosta acha ruim quando fala bem. São só reações emocionais. Você nem de longe está fora desse contexto, pois já emite julgamento de valor sobre quem gostou e ainda qualifica negativamente. Ou seja, constrói uma avaliação ancorada em um gosto pessoal e desqualifica quem não se encaixa no seu parâmetro de como as coisas devem ser apenas porque não viu aquilo que queria. Ao mesmo tempo a emoção negativa em relação aos filmes faz você ignorar ou passar batido por todos os detalhes que citei.

Traçar qualquer julgamento sobre o gosto de alguém, ou sobre a inteligência, ou sobre a perspectiva de mundo apenas por gostar ou não de dois filmes é um delírio movido por uma reação emocional. Isso não é um ataque a sua pessoa, mas uma constatação objetiva da questão. Estou usando esse conceito de delírio:

convicção errônea mantida por uma pessoa, baseada em falsas conclusões tiradas dos dados da realidade exterior, e que não se altera mesmo diante de provas ou raciocínios em contrário.

Reflita honestamente:
Como gostar de consumir um determinado produto/filme/mídia pode indicar QUALQUER COISA sobre a personalidade ou o gosto de alguém? Sequer existe a possibilidade de fazer avaliações completamente objetivas sobre uma obra de ficção. São coisas feitas para mexer com nossa emoção e dependem completamente da nossa bagagem cultural e perspectiva do mundo.

Cada produto tem seu público. Mais sofisticado ou menos sofisticado de acordo com parâmetros subjetivos. Isso é o realismo da questão.

Como o produto Star Wars em seus episódios VII e VIII não agradou uma parcela considerável do seu público (e está muito claro que isso não é uma maioria se você vê agregadores de público como IMDB, por exemplo), o dono do produto precisa se adequar para minimizar marketing negativo e tentar eliminar a divisão significativa entre os consumidores.

Essa é a análise objetiva e realista. Não estou colocando dentro da análise as declarações da Disney, as brigas com os fãs e etc, etc e etc. Estou me limitando a falar dos filmes em si e das ações corporativas executadas sobre esses filmes.


Quanto esse papo de "atacar um grupo", não estou nem aí porque já vi como agem. Na época do Ep.7, se você ousasse dizer que não gostou e pautar o porque, era chamado de "hater", palco de guerra. Lembro de um cara, lá no Omeleft, que disse não gostar da lacração do Last Judeu e ainda se deu ao trabalho de explicar - lacrosfera veio humilhá-lo, ad hominem pra todo lado. Mas nada como o tempo pra fazer a ficha cair... Fanboy no hype é a pior raça que existe. DC, Marvel e SW tem isso de monte. Levam tudo pro pessoal e auto-crítica simplesmente entre eles.

Eu não vi nada que te tirasse desse grupo de pessoas que pessoas que leva as coisas para o lado pessoal. Demonstrou reações bem emocionais contra quem gostou daquilo que não gostou e atacou pessoalmente esse grupo (bobo, incauto, SJW e etc). Tudo isso é característica de quem não tem uma visão objetiva sobre avaliações de produto de mídia. Você estará fora desse grupo quando deixar de atacar pessoas para atacar única e somente argumentos dessas pessoas. É bom lembrar também que nem o Hype de Star Wars Episódio I livrou o filme de severas críticas do público.

O que eu vejo é que o fato de você não gostar nem do primeiro filme criou esse sentimento de revanche contra quem gostou. Essa conclusão que estavam todos cegos enquanto só você via a verdade. A divisão do público caiu como uma luva para que você pudesse reagir contra as "injustiças" cometidas contra o seu gosto pessoal. É uma análise absolutamente emocional sobre os filmes em questão e com pouca objetividade.

Resumindo, não me importo o que é dito, mas sim por quem é dito.

O que é uma pena. Não deveria se importar com quem diz algo e sim com O QUE É DITO. Pontos de vista divergentes fazem parte da história humana. A democracia é o sistema que deveria existir para fazer esses pontos de vista divergentes florescerem em uma sociedade onde visões de mundo conflitantes atuam pacificamente e respeitosamente em conjunto para uma sociedade melhor. As melhores discussões que tive nesse fórum foi com pessoas com pontos de vista diferentes do meu, pois é nesse momento que você precisa justificar seus pontos ou até revê-los de maneira que ao fim da discussão você está muito mais entendido sobre o assunto em questão.

O Argumento importa muito mais do que a pessoa que profere ele. Quando não se tem bons argumentos parte-se para o ad hominem que você citou.

E quanto aos "idiotas pagos", ninguém aqui nasceu ontem.... É o que mais existe hoje na internet. Basta ver o real funcionamento dos reviewers do Rotten Tomatoes, o $ que a Disney solta por fora pras mães, os jantares que a Warner paga pro pessoal do Omelete...

The-fucking-state-of-starwars-fans.png
1609527221761.jpg
omeleft2.png

Lista longa e tá aí, pra quem quiser ver.


Esse argumento é antigo aqui no fórum. Como algumas pessoas não toleram que crítica e público gostem de algo que elas não gostam, parte-se para os ataques pessoas em análises emocionais e subjetivas e para a grande teoria da conspiração onde tudo é comprado. Também vale para os sucessos de público que são fracassos com a crítica. Resume-se em: Como pode a crítica gostar de algo que eu não gosto? Não confio nos críticos, meu gosto vale mais que o deles.

Vou dizer algo bem óbvio, mas não vejo como deixar de lado: Crítica e público são bem conhecidos por não andar de mãos dadas. A percepção agregada de ambos determina os dois fatores mais objetivos de sucesso de uma obra, mas os critérios que cada um usa para analisar um produto ou situação são bem diferentes. A crítica sempre será mais conhecida por fazer uma avaliação mais técnica do que o público. A crítica é formada normalmente por quem estuda uma obra/atividade ou por quem trabalhou no meio. A crítica não existe para determinar o que devemos gostar ou não e sim para nos dar uma visão mais técnica de uma obra/atividade.

Até aqui tudo bem.

O ponto é que você utiliza alguns fatos para validar uma conclusão completa sobre o assunto. Esses fatos são encaixados na sua percepção negativa em relação a algumas obras. Se o público que gosta do que você não gosta têm problemas sociais/mentais/intelectuais ou apenas gosto ruim, a crítica só pode ser comprada.

Os fatos que você cita são: Existem reviews comprados ou influenciados por campanhas de marketing ou troca de favores.

Esse fato não pode ser contestado. Isso sempre existiu .

Mas a conclusão que você chega é: Como esses fatos não podem ser contestados, todo blockbuster será bem avaliado pela crítica.

Essa é a famosa falácia: no aristotelismo, qualquer enunciado ou raciocínio falso que entretanto simula a veracidade;

E por que? Muito simples, você ignora outros fatos que são essenciais para essa conclusão. Para se chegar a conclusão de algo você deve conhecer todos os fatos e não encaixar alguns específicos pra formular uma ilação.

Vamos usar o Rotten que você citou. Você tem os Principais críticos (Top Critics lá) e um agregado de todos os críticos. Em todos os filmes você consegue ver o agregado só dos principais críticos e um agregado de todos os críticos.

Um "Top Critic" é o cara que já construiu uma reputação como crítico e já são seguidos em grandes veículos de comunicação (talvez um ou outro não encaixe nessa regra, pelo que vi é isso na maioria das vezes). Ele pode colocar essa reputação em risco ao dar notas boas sistematicamente a filmes tecnicamente ruins. Funciona da mesma maneira em qualquer área de crítica (gastronomia, por exemplo). Isso significa que nenhum deles pode ser comprado? Claro que não. Mas comprar todos eles com favores e dinheiro? Bem improvável.

Os outros críticos são bem mais influenciáveis, pois ainda podem não ter a mesma formação técnica dos principais críticos, ou podem estar em busca de reconhecimento profissional ou do público, ou fazem parte de um veículo que recebe patrocínio ou recebem mimos de uma grande produtora de filmes. A conjunção desses fatores provavelmente influencia na diferença que sempre existe nos dois agregados: Quase sempre a nota agregada dos principais críticos é menor que o agregado geral. Em alguns casos, essa nota agregada dos principais críticos será até maior.

Sua conclusão infere que mesmo nesse cenário de diversidade todos serão suscetíveis a campanhas, mimos e patrocínio. Por si só isso é altamente improvável, ainda que não seja impossível. Mesmo assim, você não teria provas para dizer que TODOS os críticos ou A MAIORIA dos críticos que avaliou positivo algo que você não gostou foram comprados.

É o mesmo erro lógico que existe nas afirmações abaixo:

Existem policiais corruptos, logo todos os policiais ou a maioria são corruptos.
Existem médicos incompetentes, logo todos os médicos ou a maioria são incompetentes.
Existem advogados sem caráter, logo todos os advogados ou a maioria não têm caráter.
Existe brasileiro desonesto, logo todo brasileiro ou a maioria deles é desonesta.

Mas não paramos por aqui. Uma vez que existe essa possibilidade de conseguir sempre uma maioria de boas críticas, ela não pode ser ignorada. Mas se assim fosse, o caminho das pedras para o sucesso nesse critério estaria sendo explorado sempre para não existir riscos no lançamentos de filmes com alto orçamento.

Todavia, não é o que acontece.


Já falando de Star Wars temos fracassos significativos de crítica na franquia:

Ameaça Fantasma: 53% (232 avaliações. tomate podre)
Ascenção Skywalker: 51% (500 avaliações. Tomate podre)

Ahhh... Mas ainda pode-se argumentar que Ameaça Fantasma é antigo e não davam tão importância para agregadores como dão hoje. E o Ascenção Skywalker? Se a crítica foi comprada pra falar bem de ÚLtimo Jedi, porque não funcionou com o último filme? Alguém ainda dirá: Ahhh... Mas é que não teve "lacração" no último filme.

Bom... Vamos a outros exemplos de filme Disney que foram fracasso de crítica:

Malévola 2: 41%
Rei Leão: 53%
Aladdin: 57%
Uma dobra no tempo: 42%
O Quebra nozes e os 4 reinos: 33%
Dumbo: 47%

Selecionei esses por serem blockbusters mais recentes. Se você for além, pode encontrar que todos os filmes de Piratas do Caribe, com exceção do primeiro, são mal avaliados. E todos de uma franquia bilionária:

https://www.rottentomatoes.com/franchise/pirates_of_the_caribbean

Do segundo em diante nenhum passa de 53%. E ainda poderia citar Kingsman 2 (53%).


Então veja só... Nem precisei ir atrás de coisa muita antiga nesses 10 anos de MCU pra encontrar um monte de blockbuster Disney fracassando ou tendo recepção morna na bilheteria.

Difícil sustentar essa ideia que a Disney é queridinha dos críticos. Ainda mais se você for mais atrás ainda e lembrar que John Carter de 2012 (um filme que eu gosto), foi fraco nas críticas e gerou um dos maiores prejuízos já vistos em Hollywood. E Cavaleiro Solitário no ano seguinte recebeu 31% de aprovação e foi outro prejuízo de bilheteria.

E o que dizer da Warner? O Rotten é da Fandango. E a Fandango desde 2011 é justamente da Warner Bros. Isso nunca ajudou a aliviar as críticas feitas aos filmes do DCEU (em sua maioria justificadas). Então que sentido faria o agregador pertencer a Warner e ainda assim permitir tamanho massacre de críticas aos filmes da DC? O Mais recente Mulher Maravilha que vem oscilando entre tomate podre e tomate fresco semana a semana (60% de aprovação).

Dava pra citar muitos e muitos outros blockbusters que são fracasso de crítica (Transformers, franquia Crepúsculo e etc).

Mas qual o fato aqui: Se existe a possibilidade de influenciar a crítica, ela historicamente nunca foi capaz de ser significativa o suficiente para evitar que o blockbuster seja massacrado pelos críticos.

Então o fato de existirem críticos comprados e influenciados não significa que todos os críticos são comprados e influenciados para avaliar bem blockbusters, ou filmes disney ou filmes Warner.

Finalizando...

Desculpe pela parede de texto, mas só assim pra rebater seus argumentos um a um (mesmo que quase ninguém leia, talvez nem você). Mas a ideia aqui não é fazer um ataque pessoal nem mudar a sua percepção sobre o filme. Mas quero expor que você amparou quase todos os seus argumentos em falácias e reações emocionais pela paixão que tem pela franquia (e eu também sou um apaixonado, mesmo sabendo que é um produto).

O que eu faço é te convidar para uma reflexão e auto crítica após toda essa extensa exposição. Lembre-se:

jeferson_guerreiro_cuidado_para_nunca_se_tornar_aquilo_lrd8qj9.jpg
 
Ultima Edição:

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.133
Reações
27.122
Pontos
1.053
Não precisa ficar contrariado. Só precisa ser HONESTO - especialmente consigo mesmo. Admito que gosto de muita porcaria, mas tenho ciência que determinado produto é nicho de nicho, até mesmo "trash" pros padrões mais sérios. Ex 1: MCU é um sucesso comercial. Ninguém sensato negaria isso. Mas extrapolar que os filmes são excelente é viver na Matrix. Tem muita porcaria, muito lixo no meio. Se você for olhar o material de onde veio então (as HQs), pior ainda... É pueril. Ex 2: filmes do Monsterverse - verei feliz o Godzilla trocar sopapos com o macaco. Mas extrapolar e dizer que será um filme "excelente", um "exemplo de sétima arte", algo "respeitado" pela maioria da pessoas (cinéfilas ou não) é pura ilusão.

Gosto é gosto, mas não estou falando de gosto, e sim de fatos pautados: é inegável que o ep.7 é uma cópia safada - basta olhar a listagem. Idem pra lacração e sabotagem do 8, idem pra zona que foi o 9... Se o cara nivela por baixo e gosta de comida requentada sem inspiração, azar. Eu não: quero novidade, mas que respeite princípios básicos da obra. Mandalorian fez ambos com escopo, $ e tempo menor - e foi ótimo. As sequels, nenhum, nem outro. Na verdade, o povo está é muito mau acostumado: vão na onda facilmente, nivelam por baixo e ficam putos (desnecessariamente) se falam mal.

Quanto esse papo de "atacar um grupo", não estou nem aí porque já vi como agem. Na época do Ep.7, se você ousasse dizer que não gostou e pautar o porque, era chamado de "hater", palco de guerra. Lembro de um cara, lá no Omeleft, que disse não gostar da lacração do Last Judeu e ainda se deu ao trabalho de explicar - lacrosfera veio humilhá-lo, ad hominem pra todo lado. Mas nada como o tempo pra fazer a ficha cair... Fanboy no hype é a pior raça que existe. DC, Marvel e SW tem isso de monte. Levam tudo pro pessoal e auto-crítica simplesmente entre eles. Resumindo, não me importo o que é dito, mas sim por quem é dito.

E quanto aos "idiotas pagos", ninguém aqui nasceu ontem.... É o que mais existe hoje na internet. Basta ver o real funcionamento dos reviewers do Rotten Tomatoes, o $ que a Disney solta por fora pras mães, os jantares que a Warner paga pro pessoal do Omelete...

The-fucking-state-of-starwars-fans.png
1609527221761.jpg
omeleft2.png

Lista longa e tá aí, pra quem quiser ver.
Lembro bem desse dia aí. E foi um dos motivos de eu parar de seguir esses caras. Eles estavam na lista de sites que receberam para fazer um review positivo do Sombras de Mordor (nem precisava, pois o jogo é bacana) e também fizeram uma defesa apaixonada do Batman X Superman (a Warner colocou os trajes dos personagens no evento deles).

Fora que tinha uma mina lá, uma tal de Natália, que era muito chata. Lembro que no review de SW Ep. VIII comentaram sobre a cena do sexo telepático da Rey com o Kylo Ren, que todos viram a tensão sexual ali, e ela me vira e diz que a Rey "não merecia ficar com homens". Achei o comulo do ridículo que lá fala aquele foi o último vídeo que vi deles.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo