O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


(State of play treta) Aeon must die, todos os devs sairam devido a crunch e falta de pagamento e roubo de ip.

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.797
Reações
31.694
Pontos
1.344
+1 tópico sobre crunch.
E no fim acaba machucando o evento da Sony ter uma bomba dessa caindo logo após seu evento.


Situação do jogo Aeon must die revelada ofuscada por suposto abuso no local de trabalho
Os desenvolvedores divulgaram evidências contundentes momentos após uma revelação do State of Play.

Matt TM Kim
Por Matt TM Kim
Atualizado:7 de agosto de 2020, 15h02
Postado:7 de agosto de 2020, 15h02

Os supostos desenvolvedores por trás de Aeon Must Die, um novo jogo beat'em up que foi exibido durante a transmissão ao vivo do Sony State of Play , foram a público com acusações contra seu CEO por má administração e roubo de IP. A editora Focus Home Interactive também divulgou comunicado sobre o assunto.

Pouco depois de Aeon Must Die estrear durante a transmissão ao vivo State of Play, começaram a circular relatos de que o título recém-anunciado foi "roubado" dos desenvolvedores da Limestone Games. Um segundo trailer do Aeon apareceu no YouTube de um usuário privado com a descrição: “Este trailer foi criado com abuso, manipulação, roubo”.


Entre as alegações dos desenvolvedores que o IGN analisou incluem “condições de trabalho insuportáveis com crise infinita”, ameaças legais, falha em estabelecer um diálogo entre funcionários e a gerência e roubo de propriedade intelectual.

Havia também um link para uma pasta do Dropbox destinada à mídia, detalhando uma lista completa de alegações dos desenvolvedores contra o CEO,
Yaroslv Lyssenko. Os desenvolvedores também alegam que notificaram a editora, Focus Home Interactive, mas afirmam que a editora não os ajudou.

Em um comunicado publicado no Twitter, Focus Home Interactive afirma que “Essas queixas são dirigidas à Limestone, seu empregador. Como editora deste videogame, a Focus está analisando cuidadosamente essas alegações e tirará as conclusões necessárias se for provado que são bem fundamentadas, e então tomará as medidas apropriadas. ”

 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.797
Reações
31.694
Pontos
1.344
Espero que resolvam a questão, o jogo parece ser interessante,

ta com cara não.

Resumo do resumo do dropbox usando tradutor google pra quemn ão sabe ingles. Tem +quem for vasculhar o arquivo separado pra imprensa.

"
O diretor de criação (CCO) e fundador convidou um CEO para gerenciar o lado administrativo das coisas (como o que um CEO faz). Ele era um amigo, mas aparentemente não era confiável. O CEO manipula o CCO para abrir mão dos direitos da empresa e dos direitos de PI (de uma forma que não acho legal judicialmente, pois envolve a mentira do CEO). O CEO mentiu sobre o alívio dos empréstimos que a CCO recebeu para financiar a empresa antes de encontrar um investidor. CCO concede mais empréstimos a ele; ele até é pago em empréstimos às vezes. O CEO não faz seu trabalho para encontrar mais talentos, então o CCO acaba fazendo a carga de trabalho de cinco cargos de nível superior - e o CCO também faz um trabalho adicional para fazer o recrutamento, embora esse seja o trabalho do CEO. Ele não é pago por nada disso. Ele tem uma dívida de 125.000 euros em horas extras não remuneradas ao longo de vários anos. O CEO espalhou o CCO para os investidores sempre que o CCO tenta exercer o controle, por exemplo, para atrasar o prazo porque o jogo não terminou. O CCO está atualmente endividado em 50 mil por causa do CEO e não possui a empresa que fundou, o CEO se recusa a pagá-lo. Outros funcionários foram tratados de forma horrível.
"


Em ingles.

The chief creative officer (CCO) and founder invited a CEO to manage administrative side of things (as what a CEO does). He was a friend but apparently he isn't actually trustworthy. CEO manipulates the CCO to giving up both company rights and IP rights (in a way I don't think is legal since it involves the CEO lying). CEO lied about relieving loans CCO received to fund the company before they found an investor. CCO puts more loans onto him; he even gets paid in loans at times. CEO doesn't do his job to find more talent so the CCO ends up doing the workload of five top-level positions - and CCO also do additional work to do recruiting even though that's the CEO's job. He doesn't get paid for any of this. He is owed 125K euros in unpaid overtime work across multiple years. CEO has smeared CCO to investors whenever CCO tries to exert control, such as to delay the deadline because the game isn't finished. CCO is currently 50k in debt because of the CEO and doesn't own the company he founded, CEO refuses to pay him. Other employees have been treated awfully.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.128
Reações
28.119
Pontos
1.649
E o jogo é bastante interessante. Gostei do que vi. Espero que não seja prejudicado por essas acusações.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.235
Reações
25.130
Pontos
803
Esse é um dos que gostei, que se resolva essa treta para não ser cancelado.
 


sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.879
Pontos
1.839
Visualmente está muito bonito porém uma coisa que notei é que no gameplay do vídeo os inimigos comuns não atacam então provavelmente ainda tem muita coisa pra fazer. Se for assim não tenho muita fé de que será lançado. E se judicializar a coisa (sobre roubo de IP) aí que não sai mesmo.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.287
Reações
19.806
Pontos
1.434
Contagem regressiva para os “HURR TRABALHA QUEM QUER, tá insatisfeito pede DEMISSÃO. Pessoal nem tá tomando chibatada. Recebem salário e querem reclamar” aparecerem no tópico.


A questão de crush é o de menos, afinal de fato, ambiente de trabalho e salário são elementos de sobrevivência do mais apto, uma empresa que não mantém não de obra qualificada não se mantém no mercado, ponto final. Tudo isso se resolve facilmente com injeção de grana de Publisher se for bem administrada. Se crush de fato inviablizasse produção de games Nintendo não teria passado da geração 8 bits.

O que pesa é este rolo de quem é dono de IP e se tem game de fato, ninguém vai colocar grana, investir em algo que é furada. Mas não é porque algo está na internet que é verdade, tem que esperar para ver.

Como disse, espero que saia, pareceu maneiro,
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.797
Reações
31.694
Pontos
1.344
Se o game sair tem que sair com as pessoas certas.

Se foi por roubo de IP prefiro que não saia do papel pra não financiar ladrão.
 

BurningWitches

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.668
Reações
14.487
Pontos
809
Queria ver se pensamentos como esse sobreviveriam se amigos, familiares e namorada/companheir@ sofressem CRUNCH e suas graves consequências. Como se mão de obra qualificada tb não sofresse do mesmo mal. Tem tanta sapiência pra falar do assunto que nem sabe como se escreve...

É muita tosquisse gamer. Então depois algum Zé Ruela fala que "as pessoas estão muito frescas".

Finalmente, depois de ANOS de exploração, trabalhadores dessa indústria se rebelam, começam a expor seus empregadores, RH,RP, empresas e o gamer não defende os próprios trabalhadores que viabilizam seus jogos para serem lançados. haha
O movimento deles se unirem é um caminho lento, mas sem volta.

Mas isso naõ me surpreende. Depois de ler que mulheres não deveriam ser contratadas dentro da indústria gamer, que assim vão parar as acusações de estupro, assédio moral e sexual etc etc e tal, pq não culpar os "menos aptos" né não?
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.712
Reações
69.389
Pontos
1.279
Eu não vejo problema em crunch desde que ele seja opcional e eu ganhe proporcional.

Agora não é o que acontece por ai.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.797
Reações
31.694
Pontos
1.344
Eu não vejo problema em crunch desde que ele seja opcional e eu ganhe proporcional.

todo crunch é "opcional" hoje em dia nessa industria.

Agora digamos que tu cuida da animação dos golpes de 1 personagem de luta. E tu decide bater o cartao.

O cara do som não vai poder terminar seu trabalho pq vc não finalizou o golpe
O cara da historia tb não vai poder pq não sabe como a cena se desenrola.
O cara que junta tudo idem.

Como jogos são um processo em que uma pessoa depende de 1 ou mais pessoas.
Ou todo mundo trabalha junto ou o jogo literalmente não anda.

Isso gera uma pressão psicológica real em que todos ficam cada vez mais no trabalho pra não deixar o amigo/colega na mão. E empresas grandes se aproveitam disso de diversas maneiras.

Ah e se vc se destaca por "exigir o que é seu por direito". Tu provavelmente é blacklistado.
Essas empresas usam quase sempre os mesmos meios de contratação e fica fácil te tirar do mercado .

Um trabalho de escritório, com média de carreira de 5 anos (EUA) mostra que tem muita coisa errada com a industria.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.287
Reações
19.806
Pontos
1.434
todo crunch é "opcional" hoje em dia nessa industria.

Eu acho que isso se aplica em termos.

Se considerar empresas específicas, de fato não será opcional co o você diz, afinal todo mundo faz, então você não pode sair de X e ir para Y esperando mais tranquilidade, porque provavelmente não vai encontrar.

Agora, é opcional em um sentido amplo porque é algo que faz parte da carreira, se não quer fazer crunch não trabalhe em games, não é como se fosse algo escondido e o cara fosse pego de surpresa, é tipo médico que não aceita fazer plantão, está meio que direcionando sua decisão profissional para o lugar errado.

Vale dizer que isso não é algo único de games, quem trabalha por projeto e não por hora, vai ter momentos intercalados de trabalho mais tranquilo com momentos de mais esforço, a medida que o prazo vai chegando ao fim. Não é questão de desorganização, mas da natureza deste tipo de empreendimento, quase nunca você tem tempo sobrando para fazer tudo que é preciso.

Vale lembrar que não é o caso deste game, o que está pegando ė roubo de IP, uma acusação bem mais séria e que tem que ser melhor apurada, já que pode ser até crime dependendo do que rolou.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.797
Reações
31.694
Pontos
1.344
Agora, é opcional em um sentido amplo porque é algo que faz parte da carreira, se não quer fazer crunch não trabalhe em games, não é como se fosse algo escondido e o cara fosse pego de surpresa, é tipo médico que não aceita fazer plantão, está meio que direcionando sua decisão profissional para o lugar errado.

quando falamos de crunch não estamos falando dos 1-2 meses finais pré lançamento ou de 1 mês em que as coisas deram errado ou a equipe em conjunto decidiu dar um super push.
E não estou falando de 10-14h de trabalho. O que ainda permite ir em casa, mastigar algo e dormir numa cama decente.

Estou obviamente falando do "crunch abusivo padrão" que costuma variar entre 12h-18h (Sim, dorme no chão/escritório sem tomar banho pq não da pra ir pra casa),
Seguido por 4-12 meses. (Já soube de 1 caso que ficaram 16 meses em crunch).

A produtividade cai, problemas familiares/psicológicos aparecem, físico vai pro lixo devido a má alimentação/sono, e nem é +raro a porra da hora extra ser não paga.
Não é sustentável. Pessoas +jovens podem aguentar o tranco por um tempo mas largam pq não importa a remuneração, tu não perde só a vida social como tb a vida familiar.

Motivo que a média de carreira é tão baixa. Mesmo com altos salários e 90%+ "realizando o sonho" de gamer virando desenvolvedor. (è um mercado que os iniciantes são super entusiasmados diferente de mtas profissões).

E toda vez que se critica crunch a primeira defesa é justamente o que vc falou. "Ah mas é normal pra industria".
E esse argumento é usado pra tratar a regra como exceção e com isso acobertar os abusos.


Empresas gigantes como EA, Ubi, etc tem recebido +fiscalização e por isso tem sido +comedidas em abusar do recurso.
Mas isso ainda é desenfreado em publishers e desenvolvedoras menores. sob o argumento que por serem menores precisam aguentar o "Mundo cão" e "produzir acima da média".
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.287
Reações
19.806
Pontos
1.434
quando falamos de crunch não estamos falando dos 1-2 meses finais pré lançamento ou de 1 mês em que as coisas deram errado ou a equipe em conjunto decidiu dar um super push.
E não estou falando de 10-14h de trabalho. O que ainda permite ir em casa, mastigar algo e dormir numa cama decente.

Que é justamente o comum da indústria. Com games com centenas de funcionários ente contratados e terceirizados e com produções extensas e especializadas é simplesmente impossivel ter um crunch direto, simplesmente não há serviço o suficiente para isso, o cara vai ficar ANOS trabalhando normalmente por meses de reta final de crunch.

Estes dados que você falou são estranhos, não vejo uma pesquisa efetiva sobre o assunto muito menos o reflexo que você falou, afinal se há queda de rendimento, impossibilidade de criação de know how, não seria minimamente possível manter qualquer nível de qualidade.

Vale lembrar que no passado isso era largamente pior, com equipes em menos de 10 pessoas em games de tiro curto o crunch era de fato constante, a Nintendo era conhecida por fazer até brainstorming de pre-produção nas madrugadas, que aliás, é algo comum em estúdios japoneses onde a cultura de dedicação absoluta ao trabalho é esperado do funcionário (vide a diferenç a do caso Kojima do próprio em relação ao que fizemos por aqui).

Então, claro que existem casos e casos, estúdios bem e mal administrados (e mal administrados quebram, já que nestes sim há reflexo na produção que mencionou, assim como evasão de funcionários e mercado não perdoa queda de rendimento) mas crunch faz parte de trabalho por projeto e você não entrega sem isso (fiz crunch pontuais minha vinda inteira, sempre trabalhei por projeto). Infelizmente, este parece ser o caso deste estúdio, o crunch é apenas um reflexo de um mal muito maior.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.287
Reações
19.806
Pontos
1.434
É um escritório de jogo eletrônico men, não é a guerra do Vietnam não :klol

É tem diferença? O mundo empresária tem de tudo, puxar tapete, usar poder as custas dos outros, humanos são humanos em qualquer lugar que estão, a galera do #metoo que o diga.

E uma das coisas mais comuns é a disputa por funcionários, se você paga X e alguém está de olho neste funcionário e oferece 2X das duas uma: ou você dobra o salário do seus funcionário ou verá o cara trabalhar no seu concorrente. Sobrevivência do mais apto.
 

SithLord

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.040
Reações
17.285
Pontos
1.024
Mas o que tem a ver as babaquices que ocorre no estúdio com o State of Play onde o jogo foi anunciado?

:kzonzo

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

rafa besouchet

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.225
Reações
1.536
Pontos
884
Não foi a própria IGN que foi desmascarada por ex-funcionários por estar fazendo falsas alegações de crunch contra os estúdios?
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Claro que eu sou contra o crunch, mas acho engraçado como algumas pessoas estão tratando isso com um certo fetiche ideológico, uma espécie de pequena revolução da classe operária contra os patrões malvados. O próximo passo é criar uma CUT dos gamers.
"Quem bate cartão não vota em patrão!"
 
Topo Fundo