O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Steam Deck! [Nintendo Switch Killer?] [PREÇOS $$$] [+VIDEO DEMO]

crei

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.630
Reações
2.449
Pontos
944
Achei muito interessante, mas o custo disso...
 

Falk22

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
1.928
Reações
1.907
Pontos
553
O steamOS 3.0 do steamdeck é diferente só pra deixar claro.

A versão antiga(a do link e foi até 2.0) era baseada em debian com gnome, o novo é em arch linux com kde.
Não sabia disso, talvez quando sair liberem essa versão.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
O steamOS 3.0 do steamdeck é diferente só pra deixar claro.

A versão antiga(a do link e foi até 2.0) era baseada em debian com gnome, o novo é em arch linux com kde.
exato, eu já conhecia o lixo que era o SteamOS anterior em debian (um inferno até pra instalar, tendo que tirar os HDs todos senão ele formata tudo...) Tava querendo saber mesmo era do 3.0!
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
exato, eu já conhecia o lixo que era o SteamOS anterior em debian (um inferno até pra instalar, tendo que tirar os HDs todos senão ele formata tudo...) Tava querendo saber mesmo era do 3.0!

Bem mais fácil de instalar que o Debian kkkk

Falando sério agora não consigo imaginar o que vai ser diferente em usar o Arch

Na verdade a Valve vai ter bem mais esforço já que o Arch atualiza direto e se não souber usar quebra fácil, será que vai ser parecido com o Manjaro que segura os updates?

E outra no final o que interessa é o Steam o Proton talvez também o Mesa e o Kernel, quem quiser fazer mais vai ter que correr atrás

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.531
Reações
5.261
Pontos
403
Nem ligo para essas pessoas, eu estou falando por mim.
Mal posso esperar para botar minhas mãos no Gabe Gear.
Ah, sim, mas o sucesso da plataforama vai passar pela compatibilidade. To aqui na torcida que esse Proton realmente tenha saido da água pro vinho em somente 1 ano. Tomara mesmo.
 


BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.937
Reações
1.400
Pontos
864
O que eu tenho mais curiosidade e não vi ninguém comentando por aqui foi que o hardware do Steam deck é algo inédito ainda em PCs (APU "nextgen" DDR5 com RDNA2). Windows teria drivers pra isso já out of the Box?

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
exato, eu já conhecia o lixo que era o SteamOS anterior em debian (um inferno até pra instalar, tendo que tirar os HDs todos senão ele formata tudo...) Tava querendo saber mesmo era do 3.0!
Olha jovem, se você conseguiu encontrar problemas numa distro debian eu recomendo passa 200km longe de um baseada em arch linux.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
Olha jovem, se você conseguiu encontrar problemas numa distro debian eu recomendo passa 200km longe de um baseada em arch linux.
O problema não é o debian, e sim o SteamOS! Mint é baseado em debian e funciona de boas!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.179
Reações
175.486
Pontos
2.234
O que eu tenho mais curiosidade e não vi ninguém comentando por aqui foi que o hardware do Steam deck é algo inédito ainda em PCs (APU "nextgen" DDR5 com RDNA2). Windows teria drivers pra isso já out of the Box?

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Os drivers sempre saem antes do lançamento das placas.
 

FireMax

Bam-bam-bam
Mensagens
738
Reações
1.066
Pontos
333
Será que vai ter repositório oficial da Valve pro Arch family?

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.850
Reações
14.399
Pontos
1.013
Será que vai ter repositório oficial da Valve pro Arch family?

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
Tomara que tenha. Arch Linux é uma distro boa.

Ele pode concorrer com GPD Win eu acho. Roda Windows games via proton e temos Street Fighter V pra Linux nativo.

Ele vai rodar Yuzu, Ryujinx e Cemu(Esse último via Wine com certeza).
 

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.286
Reações
27.397
Pontos
1.379
se um dia pegar acho que vou deixar com steamOS mesmo ja que tenho win no pc e steamOS ja vai estar todo no jeito pro modo portatil


tava puto com nenhum portatil que preste pra rodar saturn e agora vai :klol
 

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.701
Reações
6.178
Pontos
704
Do ponto de vista de alguém que sempre apreciou portátil, essa maquininha é realmente incrível e acho que vale demais pelo preço de cada uma de suas versões.
O que vejo positivo de cara:


- CPU decente, RAM bem robusta e GPU com o que a AMD tem de ponta, devidamente adaptada para realidade do bixo, claro, mas pela proposta, mais do que grande parte dos entusiastas poderiam esperar, ainda mais tendo 1280x800 como alvo. E com amadurecimento de tecnologias como FSR, VRS e um eventual DirectML(Windows, mas n é um problema no caso aqui), podem estender ainda mais as possibilidades. Acredito tbm que o suporte oficial por parte da Valve possa ser um diferencial crucial.


Isso tudo já é positivo pensando no futuro, e quando se olha pra tudo que ele já poderia entregar de cara, a coisa é mais incrível ainda, só de pensar que esse portátil seria capaz de rodar um dos AAA mais pesados da geração até momento, que é o Cyberpunk(que sim, tem lá seus problemas, mas que inegavelmente é lindo e que muito provavelmente pode indicar o que games AAA dos próximos anos podem requerer) é realmente de cair o queixo.


Pontos fracos:


- eMMC no modelo de entrada: Que talvez possa segurar a barra por um tempo, afinal até o presente momento não existe nenhum jogo que um HDD mecânico(que já é consideravelmente inferior aos eMMC recentes) minimamente decente não segure sem maiores problemas, mas no futuro com as tecnologias disponíveis, nunca se sabe; e já de cara a quantidade de armazenamento disponível poderia ser um problema. Boa noticia é que aparentemente esse emmc pode ser trocado por um ssd m.2, então, talvez nem seja um problema real afinal de contas, mas é algo que se deve prestar atenção.


- LCD IPS: Talvez dependendo da qualidade da tela n faça tanta diferença, mas eu realmente gostaria de ver uma versão OLED em um desses carinhas, OLED de qualidade é outro nível!Se der tudo como aposta a Valve, talvez alguma parceira possa vim com algo do tipo em um futuro próximo.


- Tamanho: portátil ele nem é tanto, mas se olhar pra ele como uma espécie de netbook(que é como eu vejo), talvez faça mais sentido.


Apesar de tudo, dificilmente terei uma belezinha como essa em mãos tão cedo, e mesmo com todas essas features demasiadamente interessantes pra jogos, são as possibilidades dele como PC portátil que me chamam mais atenção. Pra games, o local stream tem me atendido fantasticamente bem nesse sentido. Vou fazer um post sobre isso no tópico "Os consoles portáteis seguem vivos e fortes" e faço um edit no post aqui.
edit:
"
Continuo firme e forte nos portáteis, em especial o PSP, que jogo de tudo, desde os nativos aos inúmeros emuladores.

Tbm tenho um New 3ds e um VITA(sim, poderia usar mais o vita no lugar do PSP como meu principal, mas por conta do peso, bateria e d-pad, o PSP acaba me sendo mais conveniente), que andam meio abandonados aqui, mas pretendo voltar a jogar alguns jogos que eu deixei no backlog em breve.

Por curtir bastante portátil, considerei pegar um Switch, principalmente por conta do BotW, mas como o preço n estava muito amigável e com o mesmo já sendo totalmente destrinchado e melhorado por emuladores no PC, achei mais negócio simplesmente abandonar a ideia e jogar no PC mesmo. E devo dizer que pelos resultados foi uma decisão acertada por conta de todas as possibilidades extras que o PC proporciona. Mas pra quem curte exclusivamente portáteis, o switch sem duvidas é algo que sempre será lembrado, um verdadeiro monstrinho.

Também estou bem empolgado com o Steam Deck, mas mais por conta do potencial impacto que ele pode causar na indústria do que por conveniência direta, até pq duvido que eu consiga colocar as mãos em um desses no curto ou médio prazo. O que me serve de consolo é que eu tenho uma alternativa bem interessante a ele, que talvez possa funcionar para uma meia dúzia aí, já explico...

Costumo jogar portáteis mais dentro de casa do que fora, fora mesmo só levo o PSP pra jogar games mais arcades, principalmente em emuladores, motivo é a falta de concentração que eu tenho fora de casa por conta da correria do dia a dia e a paranoia de roubo. Neste estado, é simplesmente impossível e bem desconfortável admirar de forma devida: personagens, enredo, trilha sonora, gráficos e etc...

Explicado isto, o portátil que eu tenho mais usado no momento depois do meu PSP, curiosamente é o meu celular, um Moto X Force, mas não pra jogar algo nativo dele, e sim espelhar o meu PC através do app moonlight, que permite stream local para quem tem placa nvidia. E olha, devo dizer que foi uma das coisas mais surpreendente que vi nos últimos anos, pq eu já havia testado esse tipo de feature antes e era uma m**** total a latência, quase impraticável, já com o moonlight, acredito que pra quem tem hardware adequado, a latência possa ser algo parecido com a diferença de uma TV padrão para uma TV com modo baixa latência ativado, diria que menos ainda já que na maioria das vezes uso controle aqui, ou seja, pra maioria das pessoas, imperceptível, e para os mais sensíveis, totalmente tolerável e até mesmo esquecível na maioria dos jogos, e olha que o relato vem de uma pessoa que tem uma certa sensibilidade a isso e que joga alguns FPS online em monitor 144hz de baixa latência. E só reforçando o ponto, se muitos acham perfeitamente aceitável o gamestream por nuvem, o stream local tem tudo pra ser ainda mais estável(com hardware adequado, claro), afinal, menos interlocutores para se comunicar e menor distancia, logo, menos latência.

Bom, talvez alguns possam se perguntar ou até mesmo afirmar que é uma m**** jogar em cel por conta do touch e alternativas meio duvidosas ao controle, mas no caso aqui eu simplesmente sincronizo o meu DS4 no app e uso esse suporte aqui pra acoplar o cel:
Visualizar anexo 201232


Pra jogar deitado é GG

Dito isso, uma vez que só consigo me concentrar no lar, essa alternativa caiu como uma luva. Claro, existem contras: como um fucking PC ligado consumindo 200/250W média em games AAA no talo(no meu caso um tanto menos já que sempre faço underclock e não faço questão alguma de colocar jogos no talo ou de sempre estar jogando AAA pesados, mas ainda sim, é considerável), quando penso nisso é impossível não lembrar do GPD XD do Luciano Braga consumindo apenas 20/25W :klol Mas como tá tudo na tomada e eu iria gastar do mesmo jeito de frente ao monitor sem essa alternativa, whatever! ao menos agora tenho a opção de continuar a jogatina deitado, cagando ou em qualquer outro canto da casa :klingua

Enfim, talvez minha próxima aquisição do tipo(que vai demorar) possa ser um steam deck ou algum derivado da vida, mas mais por conta do fator laptop do que game portátil. E se for exclusivamente para jogar, talvez um eventual futuro aparelho da Nintendo, Sony, Microsoft ou de qualquer outra empresa de nome com o projeto minimamente convincente. Por hora os gadgets que eu tenho em mãos têm me servido muito bem, e para fins mais exigentes, o stream local tem se revelado algo realmente espetacular, sendo assim, não fico tão triste em saber que não poderei pôr as mãos em uma maravilhas como essa tão cedo!
"
Outra coisa que me anima muito, é que se tudo isso der certo, até quem está cagando para esse portátil tem muito a receber. Começando pelo próprio ecossistema da steam, que de forma resumida já ajudaria em coisa como: Proton e otimizações gerais para Linux; dev kit para melhor desenvolvimento, otimizações e ports pra PC; big picture ; otimizações e mitigações de dados para armazenamento; melhor compatibilidade com joystick; Features que possam vim a nascer com o deck e convenientes portadas para desktop e etc...



Do ponto de vista da indústria, a Nintendo pode sim ter que se mexer e de repente fazer um hardware minimamente decente, aliás, nem precisava ser decente ou ter a potencia de um deck, com o talento que ela tem pra desenvolver e otimizar jogos, só de implementar um DLSS da vida com a devida revisão de hardware já faria um belo de um estrago(se bem que conhecendo a peça, talvez ela nem tome conhecimento do Steam Deck e simplesmente lance um switch U tendo um vibrador como diferencial e f**a-se); Existe rumores que a Microsoft tbm poderia tbm entrar na brincadeira, e com o deck na área fazendo sucesso, não poderão fazer algo meia boa(ou pode né, vai saber); E quem sabe a própria Sony poderia animar e voltar pra esse mercado tbm, pois essa com certeza faz falta aqui.


Enfim, possibilidades e mais possibilidades, espero que tudo isso vingue no final das contas.
 
Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.531
Reações
5.261
Pontos
403


Primeiros segundos ele já fala do giroscópio. Meu sonho é as pessoas perceberem a REVOLUÇÃO que é jogar assim.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.179
Reações
175.486
Pontos
2.234
ou seja, uma GTX 1050Ti?

A 1050 Ti pode ser muito melhor que uma Vega 10. Na média, acho que pode ser por aí, de repente um pouco abaixo.
Só tem que levar em consideração que a 1050 Ti usa GDDR5, consideravelmente mais rápida que LPDDR5, e que consome, sei lá, seis ou sete vezes mais.

Creio que vai ser melhor em umas coisas, pior em outras. Tende a não escalar tão bem nos jogos mais antigos, principalmente em DX11, e responder consideravelmente melhor em DX12 e Vulkan. DX11 era muito força bruta.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.635
Pontos
903
Valve details Steam Deck hardware, the AMD Zen2/RDNA2 SoC is codenamed Aerith

Steam Deck detalhado

Durante a transmissão ao vivo do Steam Deck Development, os funcionários da Valve explicaram os princípios por trás do próximo dispositivo portátil.


AMD Aerith SoC apresenta 4 núcleos baseados na microarquitetura Zen2 com velocidades de clock variando de 2,4 GHz a 3,5 GHz. A Valve afirma que seu objetivo era oferecer relógios estáveis ao invés de focar em relógios de pico que não podem ser sustentados por um longo período de tempo. O mesmo se aplica à GPU RDNA2 integrada com 8 unidades de computação e relógios de 1,0 a 1,6 GHz.

Todo o SoC da Aerith terá um TDP de 4 a 15W. A Valve realmente insiste que o desenvolvedor deve habilitar algum tipo de limite de quadro para o dispositivo, já que a empresa confirmou que não implementou nenhum tipo de limite de energia artificial que o SoC possa consumir. Em vez disso, o dispositivo deve oferecer o mesmo desempenho, independentemente de ser acoplado ou móvel por longos períodos de tempo.

No entanto, em alguns casos extremos, como usar o dispositivo ao ar livre durante o verão, o dispositivo pode precisar reduzir o consumo de energia para manter altas velocidades dos relógios da GPU. Além disso, a Valve confirmou que o Steam Deck apresentará um limitador de quadro global em algum momento no futuro, caso os desenvolvedores de jogos não o implementem eles próprios.




Em termos de memória, a Valve decidiu usar a tecnologia LPDDR5, pois oferece a melhor eficiência para este formato. Embora a maioria dos jogos funcione perfeitamente com 8 GB ou até 12 GB de RAM, a empresa decidiu estender a capacidade para 16 GB para garantir que o dispositivo permaneça à prova de futuro para jogos que ainda não foram lançados.

O modelo mais barato com memória eMMC de 64 GB será mais lento do que os modelos de 512/1024 GB baseados em NVMe. Os benchmarks da Valve mostraram que o tempo de carregamento do jogo levará 12,5% mais tempo, enquanto o sistema exigirá um carregamento 25% mais lento.




A Valve confirmou que o Steam Deck suportará até duas telas 4K a 60 Hz por meio de um conector DSC USB3 Gen2 / DisplayPort 1.4 integrado. O cabo oferece até 45W de potência de carregamento, o suficiente para carregar o console em velocidade total e manter o jogo ao mesmo tempo. Na verdade, os jogadores ainda podem conectar dispositivos periféricos, como webcams de até 7,5 W, que ainda devem estar dentro do limite de carga.

A transmissão ao vivo, voltada para desenvolvedores de jogos, também se concentra na interface do usuário, nas otimizações do jogo e na experiência geral de jogo do dispositivo. O Steam Deck foi oficialmente atrasado em dois meses. O primeiro dispositivo portátil de jogos da Valve deve começar a ser enviado aos primeiros clientes por volta de fevereiro de 2022.



VideoCardzSteam DeckUm XPlayerAYA NEONintendo SwitchNintendo Switch OLED
Consoles de jogos portáteis
Foto
Steam-Deck-PNG.png
onexplayer.png
AYA-NEO-MOON-LIGHT-PICTURE-LISTING-1-400x178.png
nintendo-switch.png
Nintendo-Switch-OLED-768x324.png
ArquiteturaAMD Zen2 e RDNA2Intel Tiger LakeAMD Zen2 (Renoir)ARM CortexARM Cortex
SoCAMD AerithCore i7-1185G7 ***
Core i7-1165G7 **
Core i7-1135G7 *
Ryzen 5 4500UNVIDIA Tegra X1NVIDIA Tegra X1
CPU SoC4C / 8T @ 3,5 GHz4C / 8T * 4,2 , 4,7 , 4,8 ** GHz6C / 6T a 4,0 GHz4x A57 + 4x A534x A57 + 4x A53
GPU SoCAMD RDNA2 8 CUs @ 1,6 GHzXe-LP (Iris) 96 EUs @ 1,35 GHzAMD Radeon Vega 6 a 1,5 GHzNVIDIA Maxwell 256 CUDANVIDIA Maxwell 256 CUDA
Memória16GB LPDDR5-550016GB LPDDR4X-426616GB LPDDR4X-42664GB4GB
Armazenar64 GB eMMC (PCIe Gen2x1)
256 GB NVME (PCIe Gen3 x4)
512 GB NVMe (PCIe Gen3x4)
512 GB , 1 TB , 2 TB ** NVMe SSD512 GB / 1 TB * NVMe SSD32 GB64 GB
Exibição7 ″ 1280 × 800 IPS8,4 ″ 2560 × 1600 IPS7 ″ 1280 × 800 IPS6,2 ″ 1280 × 720
5,5 ″ 1280 × 720 *
7 ″ 1280 × 720 OLED
ConectividadeWi-Fi 5, Bluetooth 5Wi-Fi 6, Bluetooth 5, USB 4.0 x2WiFi 6E, Bluetooth 5.2802.11 a / b / g / n / ac,
Bluetooth 4.1
802.11 a / b / g / n / ac,
Bluetooth 4.1
Bateria40 Whr15.300 mAh12.300 mAh4310 mAh
Peso669 g820 g650 g400g / 277g *420g
Dimensões29,8 x 11,7 x 4,9 cm28,8 x 13,0 x 2,1 mm25,5 x 10,6 x 2,0 cm23,9 x 10,1 x 1,4 cm
20,8 x 9,1 x 1,4 cm *
24,2 x 10,2 x 1,39 cm
SOSteam OS 3.0 (Arch)Windows 10Windows 10PersonalizadoPersonalizado
Preço de lançamento399 USD (64GB)
529 USD (256GB)
649 USD (512GB)
1.059 USD *
1.158 USD **
1.599 USD ***
$ 789 (16G / 512GB)
$ 869 (16G / 1TB)
299 USD,
199 USD (Lite)
349 USD
Data de lançamentoFevereiro de 2022Junho / julho de 2021Março de 2021Março de 2017,
setembro de 2019 *
Feriado de 2021
* Standard Edition
** Pro Edition
*** Ultimate Edition
* Modelo de 1 TB* Leve
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.848
Reações
3.915
Pontos
1.544
Muito parrudo! Eu considero frustrante a experiência de jogar em um celular, mas em um steam deck é provável que seja bem mais interessante.

Vou meio que repetir o que falei no outro tópico de emulação.

Não vale a pena as versões de 256gb ($529) e 512gb ($649).
Melhor pegar o de 64gb por $399 e um cartão microsd de 512gb. Não tem a mesma velocidade de um nvme, mas pra jogos tá ótimo.

Comparando com os preços do GPD Win 3 e Aya Neo que custam $850~1000, sai por um preço bem interessante o Steam deck. (considerando as specs)
Se o modelo de 64GB (importado) aparecesse no ML por uns 2,5~3K eu animava pegar. Difícil, mas não custa sonhar rs

======================

Edit: Foi confirmado pelo Gaben que dá pra fazer upgrade de armazenamento colocando um nvme M.2 2230. O que é melhor ainda.

Ninguém comentou, mas a versão top tem uma tela diferente pelo que parece (ou seria apenas uma película?)
 
Topo Fundo