O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Steam Deck ''Switch-like'' Portátil PC Gaming da Valve

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Assim como no Switch sempre vai ter um maluco decepcionado por um PORTÁTIL não entregar a mesma performance de um PS5 quando está no dock.

Steam Deck assim como o Switch vai ser um portátil que rodará bem jogos indies e AAs da atual geração, porém com a vantagem de ter um largo acervo de jogos emulados.

Outra vantagem é a de não precisar comprar o mesmo jogo duas vezes para jogá-lo com melhores gráficos. Quer jogar Elden Ring em 720p no portátil enquanto está cagando? Beleza. Depois que saiu do banheiro é só ligar o PC e irá jogá-lo em toda a sua magnitude.

É mais que um PS4, consumindo tanto quanto um Switch v1, lol. Maluquice é isso. Já alguém esperar PS5 num TDP desse não é maluquice, é demência.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.173
Reações
68.970
Pontos
1.529
Na realidade o hardware do Steam Deck é bem inferior, não tem sequer giroscópio, acelerômetro e os controles não são destacáveis, só tem mais potência bruta, investindo então em tecnologia já defasada como a Sony e a MS.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk

Vivi pra ver alguém defender os controles do Switch
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Assim como no Switch sempre vai ter um maluco decepcionado por um PORTÁTIL não entregar a mesma performance de um PS5 quando está no dock.

Steam Deck assim como o Switch vai ser um portátil que rodará bem jogos indies e AAs da atual geração, porém com a vantagem de ter um largo acervo de jogos emulados.

Outra vantagem é a de não precisar comprar o mesmo jogo duas vezes para jogá-lo com melhores gráficos. Quer jogar Elden Ring em 720p no portátil enquanto está cagando? Beleza. Depois que saiu do banheiro é só ligar o PC e irá jogá-lo em toda a sua magnitude.

Engraçado que o que menos me preocupa é a performance para jogos, acho que n da para ter mais que isso.

Minha curiosidade é como ele vai funcionar como um PCzinho, e se esse Steam OS é um Linux nível Ubuntu, ou algo muito limitado.

E estou bem curioso para ver o pessoal postando reviews rodando Windows 11.

Para emuladores vai rodar tudo, incluindo Switch.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Assim como no Switch sempre vai ter um maluco decepcionado por um PORTÁTIL não entregar a mesma performance de um PS5 quando está no dock.

Steam Deck assim como o Switch vai ser um portátil que rodará bem jogos indies e AAs da atual geração, porém com a vantagem de ter um largo acervo de jogos emulados.

Outra vantagem é a de não precisar comprar o mesmo jogo duas vezes para jogá-lo com melhores gráficos. Quer jogar Elden Ring em 720p no portátil enquanto está cagando? Beleza. Depois que saiu do banheiro é só ligar o PC e irá jogá-lo em toda a sua magnitude.

Engraçado que o que menos me preocupa é a performance para jogos, acho que n da para ter mais que isso.

Minha curiosidade é como ele vai funcionar como um PCzinho, e se esse Steam OS é um Linux nível Ubuntu, ou algo muito limitado.

E estou bem curioso para ver o pessoal postando reviews rodando Windows 11.

Para emuladores vai rodar tudo, incluindo Switch.

Sobre o controle os btns frontais e Dpad tb, saber se funcionam bem para jogos de luta.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.760
Pontos
703
Eu pensando que a Valve iriam montar um PC para quem "não quer problemas de PC", coisas como montagem e configuração, mas ela parece ter deixando o sistema bem aberto.

Sobre comprar pra rodar emulador de Switch, na minha cabeça não faz sentido nenhum, é mais barato e pratico comprar um Switch, PSP e Vita são "os reis" da emulação e dois ou três gatos pingados vão comprar com foco em emulação.

Não sou nenhum analista de mercado (obviamente), mas a Valve vai pegar aquele pessoal que quer um PC pra jogar mas não consegue e fica no celular. Temos algo pratico e mais barato (com tela), um note com i5 tá pelo menos 500 dólares e deve rodar no máximo um CSGO e Dota2. No BR tá quase 4k.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.243
Reações
11.939
Pontos
503
Eu pensando que a Valve iriam montar um PC para quem "não quer problemas de PC", coisas como montagem e configuração, mas ela parece ter deixando o sistema bem aberto.

Sobre comprar pra rodar emulador de Switch, na minha cabeça não faz sentido nenhum, é mais barato e pratico comprar um Switch, PSP e Vita são "os reis" da emulação e dois ou três gatos pingados vão comprar com foco em emulação.

Não sou nenhum analista de mercado (obviamente), mas a Valve vai pegar aquele pessoal que quer um PC pra jogar mas não consegue e fica no celular. Temos algo pratico e mais barato (com tela), um note com i5 tá pelo menos 500 dólares e deve rodar no máximo um CSGO e Dota2. No BR tá quase 4k.


A Steam tem uma biblioteca gigante por si só, emulação é sempre um plus e só.

Eu vejo com muito bons olhos poder ter um PC de mão que dá pra fritar uns torresmos, e eu adoro ficar deitado na cama mexendo no celular, deve ser muito bom ter um dispositivo desses que é versátil em vários níveis de comodismo.
 
Ultima Edição:


gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
A Steam tem uma biblioteca gigante por si só, emulação é sempre um plus e só.

Eu vejo com muito bons olhos poder ter em um PC de mão que dá pra fritar uns torresmos, e eu adoro ficar deitado na cama mexendo no celular, deve ser muito bom ter um dispositivos desses que é versátil em vários níveis de comodismo.

Jogar AAA de jogos Next-Gen vai ser furada no Steam Deck.

Agora, tem um universo de jogos mais modestos quanto ao consumo de hardware, que sao melhores que muito jogo ai de alta producao, e o fato de poder rodar emuladores, num hardware compacto, customizavel e de certa forma poderoso, isso sim 'e uma grande vantagem. Alem do que, vc vai ter um noote book caso queira, conectado num monitor bala ou TV, para trabalhar, ouvir musica, assistir filmes e series e por ai vai.

Um PC, portatil e bem avancado onde as possibilidades sao inumeras.
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Uma duvida, este Steam Deck, pelo preco que esta, 'e mais caro que um notebook similar em potencia?
 

LoganV

Veterano
Mensagens
369
Reações
898
Pontos
128
Assim como no Switch sempre vai ter um maluco decepcionado por um PORTÁTIL não entregar a mesma performance de um PS5 quando está no dock.

Steam Deck assim como o Switch vai ser um portátil que rodará bem jogos indies e AAs da atual geração, porém com a vantagem de ter um largo acervo de jogos emulados.

Outra vantagem é a de não precisar comprar o mesmo jogo duas vezes para jogá-lo com melhores gráficos. Quer jogar Elden Ring em 720p no portátil enquanto está cagando? Beleza. Depois que saiu do banheiro é só ligar o PC e irá jogá-lo em toda a sua magnitude.
Vantagem de rodar pelo menos uns 90 % dos AA/AAA lançados até o momento, acredito que pelo menos 80 % dos AA/AAA dessa geração estejam de fora do Switch. Fora que o Steam Deck terá 90% dos Console Exclusives de Switch, PS e Xbox.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.425
Reações
4.730
Pontos
1.299
Bem legal ter outras opções no mercado pra quem não tem muito tempo na frente da tv ou do monitor.
Ter 3X mais potência que o Switch e quase o mesmo consumo mostra o quanto esse mercado ja evoluiu de 2017 pra cá e pode evoluir ainda mais se tiverem mais players nesse mercado.

Mas ainda se percebe a quantidade de barreiras que existe pra se ter um sistema que rode decentemente os jogos AAA.
O armazenamento dele vai ser um problema, e provavelmente as pessoas terão de gastar um dinheiro a mais por cartões maiores, ou então andar com vários cartões por ai, afinal rodará jogos de PC. Não sei se ainda é assim que funciona com texturas, mas seria interessante terem jogos somente os arquivos com resolução compativel com a do aparelho, a fim de economizar espaço, ou de ter essa opção de apagar.
O Gabe falou também do desafio que foi precificar o portátil. Provavelmente a falta de uma tela Oled, de armazenamentos maiores e da não inclusão de uma dock no pacote básico foram formas de baixar o preço pra um valor aceitável. Isso pra chegar próximo ao poder de um PS4. Achei o preço bem justo pelo poder que o console oferece, ainda mais pra quem não tem ainda um PC/Notebook gamer, e praqueles que interressam em handhelds.
Praqueles que pretendem arriscar um OS diferente e rodar emuladores, vai existir também a barreira da bateria, que dificilmente vai render tão bem quando o Steam OS otimizado, principalmente se for Windows. Rodar um Yuzu emulando Switch de forma aceitável provavelmente vai exigir também uma tomada por perto, o que tira um pouco da versatilidade do negocio.

No fim das contas esse aparelho vai servir bem pra um público bem especifico mesmo: os que fazem questão de jogar os thirds que estão na Steam de forma portátil que o Switch (indies e a boa parte dos AA, principalmente os japoneses, estão saindo pro Switch), e pros entusiastas que gostam (e entendem) de emulação e personalização dos sistemas. E isso está longe de ser o grande público.
Mas tendo uma outra plataforma portátil pra suprir esse mercado que o Switch não atende pode gerar um movimento interessante na indústria, pra quem sabe termos jogos de grande porte mais otimizados em tamanho, ou com opções pra tal, e também visando menor consumo energético e de processamento, ou com opções pra tal. Provavelmente o sucessor do Switch vai ser proximo à ele, e quem sabem juntando suas bases, mais developers tenham interesse em trazer mais grandes coisas pra longe da TV e da tomada.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.173
Reações
68.970
Pontos
1.529
Eu pensando que a Valve iriam montar um PC para quem "não quer problemas de PC", coisas como montagem e configuração, mas ela parece ter deixando o sistema bem aberto.

Sobre comprar pra rodar emulador de Switch, na minha cabeça não faz sentido nenhum, é mais barato e pratico comprar um Switch, PSP e Vita são "os reis" da emulação e dois ou três gatos pingados vão comprar com foco em emulação.

Não sou nenhum analista de mercado (obviamente), mas a Valve vai pegar aquele pessoal que quer um PC pra jogar mas não consegue e fica no celular. Temos algo pratico e mais barato (com tela), um note com i5 tá pelo menos 500 dólares e deve rodar no máximo um CSGO e Dota2. No BR tá quase 4k.

As vezes exageram no amor a emulação, nem tudo fica uma maravilha emulado.

A não ser que a pessoa vai ficar emulando só Pokémon, Zelda e Mario e dizer que jogou tudo, aí até dá pra entender.

Já poder pegar os multis a um preço bacana e ainda jogar no modo portátil, aí sim a brincadeira já começa a ficar boa. E era uma opção que faltava.
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Uma duvida, este Steam Deck, pelo preco que esta, 'e mais caro que um notebook similar em potencia?

Não dá pra cravar porque não temos o preço do SoC, mas fazendo um paralelo com o preço do 1165G7 e considerando a questão do armazenamento menor e que provavelmente a LPDDR5 ainda é um pouco mais cara, deve ser mais ou menos o mesmo preço.
 

BaronCrovaxx

Bam-bam-bam
Mensagens
301
Reações
322
Pontos
248
Este aparelho ,se realmente sair,tem tudo para ser um novo Nintendo por aqui e pelas bandas do terceiro mundo, meia dúzia de gato pingado tem e ninguem mais está nem ae.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
As vezes exageram no amor a emulação, nem tudo fica uma maravilha emulado.

A não ser que a pessoa vai ficar emulando só Pokémon, Zelda e Mario e dizer que jogou tudo, aí até dá pra entender.

Já poder pegar os multis a um preço bacana e ainda jogar no modo portátil, aí sim a brincadeira já começa a ficar boa. E era uma opção que faltava.

A partir do Game Cube geralmente 70% do que interessa na emulação se resume aos jogos da Nintendo.

A maioria dos jogos multiplataformas saíram no PC ou foram portados posteriormente.

E a emulação dos jogos da Nintendo é importante simplesmente por nunca lançarem coletâneas decentes dos seus clássicos.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.760
Pontos
703
A partir do Game Cube geralmente 70% do que interessa na emulação se resume aos jogos da Nintendo.

A maioria dos jogos multiplataformas saíram no PC ou foram portados posteriormente.

E a emulação dos jogos da Nintendo é importante simplesmente por nunca lançarem coletâneas decentes dos seus clássicos.
Essa questão de foco em plataformas Nintendo para emulação é bem verdade, em todos os sites que usei pra baixar rom foco era plataforma Nintendo seguido do PS1, Pokémon era de longe o mais baixado (bem acima do resto), fora o pessoal do emulador de WiiU estourando 20k no Patreon graças a BOTW.
Mas não acho que o pessoal vai atrás do Deck justamente por isso ou achar que vai afetar o Switch por esse motivo. A Valve esta vendendo praticidade.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.173
Reações
68.970
Pontos
1.529
A partir do Game Cube geralmente 70% do que interessa na emulação se resume aos jogos da Nintendo.

A maioria dos jogos multiplataformas saíram no PC ou foram portados posteriormente.

E a emulação dos jogos da Nintendo é importante simplesmente por nunca lançarem coletâneas decentes dos seus clássicos.

É, se for pensar o Deck pode pegar essa galera dos virtual consoles que a Nintendo já não dá a mínima também.

Eu mesmo jogo gba por emulação, a nintendo podia estar ganhando uma grana de mim se fizesse algo decente rs
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.420
Reações
80.019
Pontos
2.059
Interessante que a USB ficou na parte de cima. Fica estranho o cabo pendurado na hora de usar num dock. A solução da nintendo foi mais elegante.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.760
Reações
22.964
Pontos
803
É, se for pensar o Deck pode pegar essa galera dos virtual consoles que a Nintendo já não dá a mínima também.

Eu mesmo jogo gba por emulação, a nintendo podia estar ganhando uma grana de mim se fizesse algo decente rs
Q vc tenha o pack Nintendo.
Fui recentemente a busca de uma paradas difíceis e por surpresa as quem eram fáceis não estão em qualquer esquina da Internet como antes.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029



Só acontecem esses resultados porque todos esses jogos testados foram feitos para HDD, quando os jogos passarem a ser feitos para SSD (já está começando), dificilmente um load vai passar de 10 segundos, mesmo num NVMe relativamente básico como o testado, os de 3.5GBs já devem reduzir os loads pra baixo de 7 ou 5 segundos. E aí vai acontecer o contrário, como os jogos não vão estar cheios de redundâncias para acelerar o load de arquivos, HDDs vão passar a demorar mais do que hoje, 1 ou 2 minutos para carregar os arquivos.
 

Arkarker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.871
Reações
1.342
Pontos
954
Só acontecem esses resultados porque todos esses jogos testados foram feitos para HDD, quando os jogos passarem a ser feitos para SSD (já está começando), dificilmente um load vai passar de 10 segundos, mesmo num NVMe relativamente básico como o testado, os de 3.5GBs já devem reduzir os loads pra baixo de 7 ou 5 segundos. E aí vai acontecer o contrário, como os jogos não vão estar cheios de redundâncias para acelerar o load de arquivos, HDDs vão passar a demorar mais do que hoje, 1 ou 2 minutos para carregar os arquivos.
Infelizmente ainda tem muita redundância de assets nos jogos novos, visto que a leitura sequencial de um SSD em bem maior que a aleatória. Isso vai continuar, pois cada vez mais a qualidade dos assets vai aumentar e eles precisarão ser carregados de maneira mais otimizada, ou seja, du/tri/quadri-plicando um monte de coisa.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Infelizmente ainda tem muita redundância de assets nos jogos novos, visto que a leitura sequencial de um SSD em bem maior que a aleatória. Isso vai continuar, pois cada vez mais a qualidade dos assets vai aumentar e eles precisarão ser carregados de maneira mais otimizada, ou seja, du/tri/quadri-plicando um monte de coisa.

Por isso a Sony colocou 12 canais e 6 níveis de prioridade no SSD, cada canal tem que varrer apenas 68GB, deve ser um dos motivos dos arquivos do PS5 serem tão pequenos, devem ter eliminado toda a redundância.

Talvez não se resolva 100% no SD, já que usa um NVMe básico, mas com certeza esses loads gigantes aí vão sumir.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Na realidade o hardware do Steam Deck é bem inferior, não tem sequer giroscópio, acelerômetro e os controles não são destacáveis, só tem mais potência bruta, investindo então em tecnologia já defasada como a Sony e a MS.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk

Um pouco mais sobre o giroscopio e trackpad do stram deck.

 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.318
Reações
63.273
Pontos
903
Gabe Newell Talks Steam Deck's Origin, Goals, and Future
Valve president and co-founder Gabe Newell talks to us about the Steam Deck, including its origins, the other name Valve considered for it, its goals, and how Valve sees it as a whole new product category.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Parece que a ADM e a valve estão trabalhando juntas pra desenvolver um driver novo especifico pro steam deck pra dar um boost de otimização.


Não é um driver, é basicamente um scheduler desenvolvido especificamente pro Zen 2.
É positivo, mas não acredito em grandes melhorias, sinceramente.

A Intel tem o CPPC dela. A AMD que usa um genérico, de certa forma.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Não é um driver, é basicamente um scheduler desenvolvido especificamente pro Zen 2.
É positivo, mas não acredito em grandes melhorias, sinceramente.

Bom eles ainda tem um tempinho pra trabalhar na melhoria desse driver, o aparelho por si só já é bem parrudo.. qualquer melhora além disso é um "plus" exclusivo do deck e mt bem vindo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Bom eles ainda tem um tempinho pra trabalhar na melhoria desse driver, o aparelho por si só já é bem parrudo.. qualquer melhora além disso é um "plus" exclusivo do deck e mt bem vindo.

Eu sinceramente prestaria mais atenção em otimizações da GPU. CPU já vai entregar quase tudo o que poderia. Digo, não é como se o acpi fosse uma desgraça - tanto que é usado até hoje. Nunca foi atacado como problema simplesmente porque não é um problema. Provavelmente só vão se dar ao trabalho por conta do TDP limitado (pelo menos limitado "de fábrica").

Em tese, daria pra tirar mais qualquer coisa, e a ideia deve ser essa, mas não vai ser nada que possa mudar o cenário geral.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Tava vendo aqui e essa iniciativa nem é nova. A AMD propôs em 2019 e fez alguns upstreams, mas o pessoal do Linux foi pra cima deles pra largar essa porra pra lá e trabalhar no ACPI CPUFreq, que ajudaria todo mundo, ao invés de uma solução proprietária que só serviria pra eles.

Quando questionada sobre o "abandono" da iniciativa, a AMD disse que não era prioridade e eles não tinham gente pra isso, então tinha sido...adiada.

Basicamente é sobre melhorar performance x watt, então é o que eu disse mesmo, sobre espremer mais a laranja do TDP baixo.

Em tempo, só vai ajudar do Zen 2 pra frente mesmo - Zen 1 e Zen+ não suportam CPPC.
 
Topo Fundo