O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Steam Deck ''Switch-like'' Portátil PC Gaming da Valve

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Esse é um tipo de comparação extremamente idiota, serve para nada.

Eu sei que o Steam Deck não vai competir com o Switch, mas eu ri quando vi um youtuber falou que se for pra jogar indies e AA prefere o Switch por ser mais barato. Será que um maluco desse já ouviu falar nas Steam Sales? Em menos de um ano já paga a diferença entre os dois portáteis, sem contar que vai poder jogar tudo isso dai na lista que postou.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Maior fake isso
Até parece q o Steamdeck vai rodar isso tudo por default
Um Switch desbloqueado roda muita coisa TB. Mas pra comparar não levam isso em conta...

No Steam Deck é só instalar o Windows num cartão SD e já pode rodar o emulador que quiser.

Tem muito segredo não.

Esse é o portátil dos sonhos pra quem gosta de emulação.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
No Steam Deck é só instalar o Windows num cartão SD e já pode rodar o emulador que quiser.

Tem muito segredo não.

Esse é o portátil dos sonhos pra quem gosta de emulação.

compra certa pra mim!!! Mas vou esperar lançar primeiro !! mesmo pq to fudido de grana.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.227
Reações
62.627
Pontos
903
Eu sei que o Steam Deck não vai competir com o Switch, mas eu ri quando vi um youtuber falou que se for pra jogar indies e AA prefere o Switch por ser mais barato. Será que um maluco desse já ouviu falar nas Steam Sales? Em menos de um ano já paga a diferença entre os dois portáteis, sem contar que vai poder jogar tudo isso dai na lista que postou.
Com a vantagem que os games que você compra no STEAM DECK não ficarão presos a ele, você pode jogá-los em qualquer PC, Notebook, etc que tiver (só logar com sua conta STEAM)
 

drm

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
946
Pontos
419
Será que agora migram de vez o cliente da Steam pra 64-bit?

É uma das únicas aplicações que "obriga" as distros Linux a manterem suporte a multi-arch por conta de uma meia dúzia de libs. Até onde acompanhei o Wine era outra no mesmo barco.
 


Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Eu sei que o Steam Deck não vai competir com o Switch, mas eu ri quando vi um youtuber falou que se for pra jogar indies e AA prefere o Switch por ser mais barato. Será que um maluco desse já ouviu falar nas Steam Sales? Em menos de um ano já paga a diferença entre os dois portáteis, sem contar que vai poder jogar tudo isso dai na lista que postou.

Com a vantagem que os games que você compra no STEAM DECK não ficarão presos a ele, você pode jogá-los em qualquer PC, Notebook, etc que tiver (só logar com sua conta STEAM)

Exatamente! Youtuber não é padrão para nada, haha.

Galera viaja na maionese... O foda de colocar tanto hype é porque pode acabar que nem o controle deles, uma decepção enorme
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Exatamente! Youtuber não é padrão para nada, haha.

Galera viaja na maionese... O foda de colocar tanto hype é porque pode acabar que nem o controle deles, uma decepção enorme

O foda da Valve é que geralmente só colocam o pé na água pra testar a temperatura e depois tiram.

Então ninguém ainda sabe se estão apenas experimentando com o Steam Deck ou vão dar continuidade.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.869
Reações
26.850
Pontos
1.844
Claro que tem , mas ela não apresentou nada. A GPU que eles usaram pra esse teste aí foi uma 3060.
Sim, mas trabalhando com CPU ARM.
Vídeo e CPU normalmente trocam dados e normalmente design de GPU precisa levar em conta certas instruções da CPU.

Isso é sim um grande passo
Sim, eu estou acompanhando, mas nesse vídeo aí, é mais mérito da GPU do que do processador. Veja o processador de servidor deles, o Grace, é bem mais ou menos. Mas é um começo.

E realmente, a Intel está apostando no RISC-V, e a AMD está trabalhando em um processador ARM também. Enfim, elas não são bobas.

Porém, ainda acho que o x86 se manterá por uns bons anos, basta imaginar o tanto de aplicação que tem, levaria anos para migrarem. O Linux só começou a dropar uns processadores dos anos 90 por agora, quando finalmente pararam de usar. :klol
Mas ai que vem o Windows 11.
Por que você acha que o Win 11 é tão limitado em compatibilidade de CPU?

Eles trocaram o set de instruções do sistema pra ARM64EC (emulation compatible), e isso foi um longo trabalho no núcleo do sistema.

O Win 11 é 64-bit apenas e vai rodar código x64 em velocidades praticamente nativas em ARM assim como a Apple fez com o M1.

A não ser que o programa rode algo muito específico não vai ter problema. Hoje a maior limitação é pra jogos seria o SVE/SVE2… só que isso faz parte da especificação do ARMv9…

Eu assino em baixo que em 2/3 anos vamos ter uma revolução desse tipo de console, o Steam Deck é só a primeira iteração disso, com tecnologia que temos hoje.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.310
Reações
20.585
Pontos
1.044
Eu gostei muito da proposta, mas será de nicho, principalmente pelo valor que irá chegar aqui pra nós.

  • não roda torresmos.
  • o fabricante poderia o fazer modular, de modo que ela fabricasse peças para reparo/upgrade ao longo de sua vida útil.
  • com certeza será rapidamente desbloqueado.
  • tem cara que vai esquentar um pouco
  • absurdamente caro para nós que compramos console do MAGALU em 12x
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Sim, mas trabalhando com CPU ARM.
Vídeo e CPU normalmente trocam dados e normalmente design de GPU precisa levar em conta certas instruções da CPU.

Isso é sim um grande passo

Claro que é, mas não é nem novidade. Digo, beleza, a solução é ter as ferramentas em ARM, mas isso é o de menos, ué.
Integrar ARM com GPU a Nvidia faz desde o primeiro Tegra que era ARM11 ainda.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Eu gostei muito da proposta, mas será de nicho, principalmente pelo valor que irá chegar aqui pra nós.

  • não roda torresmos.
  • o fabricante poderia o fazer modular, de modo que ela fabricasse peças para reparo/upgrade ao longo de sua vida útil.
  • com certeza será rapidamente desbloqueado.
  • tem cara que vai esquentar um pouco
  • absurdamente caro para nós que compramos console do MAGALU em 12x

Qlq coisa é caro pra Brasileiro...

Mas o deck não é caro perto do unico concorrente dele que é o switch OLED.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Qlq coisa é caro pra Brasileiro...

Mas o deck não é caro perto do unico concorrente dele que é o switch OLED.

Bem isso ai.

Lá na gringa quem realmente gosta de videogame compra todos de boa.

A briga é mais entre as fabricantes pois geralmente o povão "casual" compra apenas um ou outro por não dedicar tempo suficiente para jogar todos, então ai levam em consideração o preço.

Agora aqui no Brasil até quem gosta de videogames precisa escolher apenas uma plataforma pelos preços serem astronômicos. E o maior problema não é nem comprar o videogame em si, mas manter os jogos, só agora com o Game Pass que deu uma melhorada,
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Eu gostei muito da proposta, mas será de nicho, principalmente pelo valor que irá chegar aqui pra nós.

  • não roda torresmos.
  • o fabricante poderia o fazer modular, de modo que ela fabricasse peças para reparo/upgrade ao longo de sua vida útil.
  • com certeza será rapidamente desbloqueado.
  • tem cara que vai esquentar um pouco
  • absurdamente caro para nós que compramos console do MAGALU em 12x
Vocês precisam ler antes de postar, não tem pra que desbloquear, a Valve já disse que isso é um PC portátil, você pode rodar jogo de qualquer loja, emulação, jogos da garota fitness e etc.

Você pode apagar tudo e instalar MS-DOS se quiser.

E quanto a esquentar eu duvido, o GPD Win 3 tem uma APU de 10nm (do Deck tem 7nm), é bem menor que esse aparelho e esquenta quase nada.
 
Ultima Edição:

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Bem isso ai.

Lá na gringa quem realmente gosta de videogame compra todos de boa.

A briga é mais entre as fabricantes pois geralmente o povão "casual" compra apenas um ou outro por não dedicar tempo suficiente para jogar todos, então ai levam em consideração o preço.

Agora aqui no Brasil até quem gosta de videogames precisa escolher apenas uma plataforma pelos preços serem astronômicos. E o maior problema não é nem comprar o videogame em si, mas manter os jogos, só agora com o Game Pass que deu uma melhorada,

Concordo plenamente. Aqui no HUE a console wars é mt mais acirrada mt devido ao fato de justamente o brasileiro só ter condição de ter uma das opçoes do mercado... e isso é pessimo pra nós.. e considerando esse quesito mais um ponto pro steam deck visto q ele vai rodar tudo de todos praticamente.
 

LoganV

Veterano
Mensagens
369
Reações
897
Pontos
128
Steam deck não custa 400 dólares. Se comprar essa versão necessariamente gastará mais com mais espaço.
Falavam o mesmo do Switch... Eu mesmo conheço muita gente que tem o Switch e teve que comprar um Cartão SD, por que focaria em comprar jogos digitais, ou queria instalar mais de 3 jogos AA/AAA no SD... Tem muitos jogos grandes no PC, mas também tem muitos jogos AA/AAA no PC (Inclusive jogos recentes), que não passam dos 50 GB.

SD Card UHS-1 Sandisk 128 GB está na faixa dos 90 R$ aqui na minha cidade, e que pelo que entendi vai funcionar de boa no Steam Deck, então espaço parece ser o menor dos problemas.
 

Shigeo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.440
Reações
2.867
Pontos
703
eMMC e sdcard são a mesma coisa? esses cartões sd baratos são muito lentos.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.869
Reações
26.850
Pontos
1.844
Instalar o Windows 11 em máquinas antigas vai funcionar, existirão diversos meios para isso. Porém, é provável que ele se comporte basicamente igual ao Windows 10.

....

Eles adicionaram instruções ARM, mas não removeram as demais, tanto que o sistema agora existe 64 GB livres para instalar, quando antes pedia só 30 GB.
"Forçando" até Core 2 Duo... eles removeram sim uma serie de bibliotecas de 32-bit, o Core 2 Duo é exatamente o primeiro processador com suporte com set de instruções x86-64 (alguns chamam de x64)

Mas o set de instruções dos primeiros processadores Intel, não usava toda especificação da arquitetura, até por uma questão de compatibilidade a Microsoft limitou muito a oferta oficial de processadores, isso indica mudanças de como os compiladores de optimizar código... alias recomendo ver os docs do Microsoft Build

Assim como a Apple fez para migrar para ARM a Microsoft esta disponibilizando APIs aceleradoras no Game Stack, mudou a forma de acesso de registradores entre CPU e GPU (permitindo modelo de memória unificada do ARM/ RISC-V)

O movimento esta ai... e lembre-se a nVidia não esta comprando a ARM atoa, a Intel não esta comprando a SiFive atoa (e fazendo próprias GPUs) ...

Esse tipo de console como o Deck é o futuro ao meu ver, pois a corrida de desempenho por watt vai ser a nova "Lei de Moore"... que dizer essa se chama Lei de Koomey
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
eMMC e sdcard são a mesma coisa? esses cartões sd baratos são muito lentos.
eMMC é um formato de cartão de armazenamento, muito usado em celulares e tablets:

220px-Samsung_Galaxy_Tab_2_10.1_-_Samsung_KLMAG2GE4A-A002-3955.jpg


Ele é mais ou menos a mesma tecnologia do cartão SD (na verdade é uma variante do pai do SD, o MMC), só que para ser embutido no aparelho, apesar que existem eMMC soquetados, que permitem ser trocados.

Hoje em dia os smartphones utilizam o formato UFS, que é muito mais rápido, mais ou menos a velocidade de um SSD.
 

chubilubi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.727
Reações
5.417
Pontos
1.219
Quais as chances da Epic/Tencent criar algo parecido com o Deck e querer atrair mais e mais produtoras pro seu ecossistema-loja cobrando menos royalties?

Teriam bala na agulha pra um movimento assim?
 
Ultima Edição:

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Ultima Edição:

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.701
Reações
6.178
Pontos
704
Postando minhas impressões que eu deixei na pasta PC:

"Do ponto de vista de alguém que sempre apreciou portátil, essa maquininha é realmente incrível e acho que vale demais pelo preço de cada uma de suas versões.
O que vejo positivo de cara:


- CPU decente, RAM bem robusta e GPU com o que a AMD tem de ponta, devidamente adaptada para realidade do bixo, claro, mas pela proposta, mais do que grande parte dos entusiastas poderiam esperar, ainda mais tendo 1280x800 como alvo. E com amadurecimento de tecnologias como FSR, VRS e um eventual DirectML(Windows, mas n é um problema no caso aqui), podem estender ainda mais as possibilidades. Acredito tbm que o suporte oficial por parte da Valve possa ser um diferencial crucial.


Isso tudo já é positivo pensando no futuro, e quando se olha pra tudo que ele já poderia entregar de cara, a coisa é mais incrível ainda, só de pensar que esse portátil seria capaz de rodar um dos AAA mais pesados da geração até momento, que é o Cyberpunk(que sim, tem lá seus problemas, mas que inegavelmente é lindo e que muito provavelmente pode indicar o que games AAA dos próximos anos podem requerer) é realmente de cair o queixo.


Pontos fracos:


- eMMC no modelo de entrada: Que talvez possa segurar a barra por um tempo, afinal até o presente momento não existe nenhum jogo que um HDD mecânico(que já é consideravelmente inferior aos eMMC recentes) minimamente decente não segure sem maiores problemas, mas no futuro com as tecnologias disponíveis, nunca se sabe; e já de cara a quantidade de armazenamento disponível poderia ser um problema. Boa noticia é que aparentemente esse emmc pode ser trocado por um ssd m.2, então, talvez nem seja um problema real afinal de contas, mas é algo que se deve prestar atenção.


- LCD IPS: Talvez dependendo da qualidade da tela n faça tanta diferença, mas eu realmente gostaria de ver uma versão OLED em um desses carinhas, OLED de qualidade é outro nível!Se der tudo como aposta a Valve, talvez alguma parceira possa vim com algo do tipo em um futuro próximo.


- Tamanho: portátil ele nem é tanto, mas se olhar pra ele como uma espécie de netbook(que é como eu vejo), talvez faça mais sentido.


Apesar de tudo, dificilmente terei uma belezinha como essa em mãos tão cedo, e mesmo com todas essas features demasiadamente interessantes pra jogos, são as possibilidades dele como PC portátil que me chamam mais atenção. Pra games, o local stream tem me atendido fantasticamente bem nesse sentido. Vou fazer um post sobre isso no tópico "Os consoles portáteis seguem vivos e fortes" e faço um edit no post aqui.
edit:
"
Continuo firme e forte nos portáteis, em especial o PSP, que jogo de tudo, desde os nativos aos inúmeros emuladores.

Tbm tenho um New 3ds e um VITA(sim, poderia usar mais o vita no lugar do PSP como meu principal, mas por conta do peso, bateria e d-pad, o PSP acaba me sendo mais conveniente), que andam meio abandonados aqui, mas pretendo voltar a jogar alguns jogos que eu deixei no backlog em breve.

Por curtir bastante portátil, considerei pegar um Switch, principalmente por conta do BotW, mas como o preço n estava muito amigável e com o mesmo já sendo totalmente destrinchado e melhorado por emuladores no PC, achei mais negócio simplesmente abandonar a ideia e jogar no PC mesmo. E devo dizer que pelos resultados foi uma decisão acertada por conta de todas as possibilidades extras que o PC proporciona. Mas pra quem curte exclusivamente portáteis, o switch sem duvidas é algo que sempre será lembrado, um verdadeiro monstrinho.

Também estou bem empolgado com o Steam Deck, mas mais por conta do potencial impacto que ele pode causar na indústria do que por conveniência direta, até pq duvido que eu consiga colocar as mãos em um desses no curto ou médio prazo. O que me serve de consolo é que eu tenho uma alternativa bem interessante a ele, que talvez possa funcionar para uma meia dúzia aí, já explico...

Costumo jogar portáteis mais dentro de casa do que fora, fora mesmo só levo o PSP pra jogar games mais arcades, principalmente em emuladores, motivo é a falta de concentração que eu tenho fora de casa por conta da correria do dia a dia e a paranoia de roubo. Neste estado, é simplesmente impossível e bem desconfortável admirar de forma devida: personagens, enredo, trilha sonora, gráficos e etc...

Explicado isto, o portátil que eu tenho mais usado no momento depois do meu PSP, curiosamente é o meu celular, um Moto X Force, mas não pra jogar algo nativo dele, e sim espelhar o meu PC através do app moonlight, que permite stream local para quem tem placa nvidia. E olha, devo dizer que foi uma das coisas mais surpreendente que vi nos últimos anos, pq eu já havia testado esse tipo de feature antes e era uma m**** total a latência, quase impraticável, já com o moonlight, acredito que pra quem tem hardware adequado, a latência possa ser algo parecido com a diferença de uma TV padrão para uma TV com modo baixa latência ativado, diria que menos ainda já que na maioria das vezes uso controle aqui, ou seja, pra maioria das pessoas, imperceptível, e para os mais sensíveis, totalmente tolerável e até mesmo esquecível na maioria dos jogos, e olha que o relato vem de uma pessoa que tem uma certa sensibilidade a isso e que joga alguns FPS online em monitor 144hz de baixa latência. E só reforçando o ponto, se muitos acham perfeitamente aceitável o gamestream por nuvem, o stream local tem tudo pra ser ainda mais estável(com hardware adequado, claro), afinal, menos interlocutores para se comunicar e menor distancia, logo, menos latência.

Bom, talvez alguns possam se perguntar ou até mesmo afirmar que é uma m**** jogar em cel por conta do touch e alternativas meio duvidosas ao controle, mas no caso aqui eu simplesmente sincronizo o meu DS4 no app e uso esse suporte aqui pra acoplar o cel:
Visualizar anexo 201232


Pra jogar deitado é GG

Dito isso, uma vez que só consigo me concentrar no lar, essa alternativa caiu como uma luva. Claro, existem contras: como um fucking PC ligado consumindo 200/250W média em games AAA no talo(no meu caso um tanto menos já que sempre faço underclock e não faço questão alguma de colocar jogos no talo ou de sempre estar jogando AAA pesados, mas ainda sim, é considerável), quando penso nisso é impossível não lembrar do GPD XD do Luciano Braga consumindo apenas 20/25W :klol Mas como tá tudo na tomada e eu iria gastar do mesmo jeito de frente ao monitor sem essa alternativa, whatever! ao menos agora tenho a opção de continuar a jogatina deitado, cagando ou em qualquer outro canto da casa :klingua

Enfim, talvez minha próxima aquisição do tipo(que vai demorar) possa ser um steam deck ou algum derivado da vida, mas mais por conta do fator laptop do que game portátil. E se for exclusivamente para jogar, talvez um eventual futuro aparelho da Nintendo, Sony, Microsoft ou de qualquer outra empresa de nome com o projeto minimamente convincente. Por hora os gadgets que eu tenho em mãos têm me servido muito bem, e para fins mais exigentes, o stream local tem se revelado algo realmente espetacular, sendo assim, não fico tão triste em saber que não poderei pôr as mãos em uma maravilhas como essa tão cedo!
"
Outra coisa que me anima muito, é que se tudo isso der certo, até quem está cagando para esse portátil tem muito a receber. Começando pelo próprio ecossistema da steam, que de forma resumida já ajudaria em coisa como: Proton e otimizações gerais para Linux; dev kit para melhor desenvolvimento, otimizações e ports pra PC; big picture ; otimizações e mitigações de dados para armazenamento; melhor compatibilidade com joystick; Features que possam vim a nascer com o deck e convenientes portadas para desktop e etc...



Do ponto de vista da indústria, a Nintendo pode sim ter que se mexer e de repente fazer um hardware minimamente decente, aliás, nem precisava ser decente ou ter a potencia de um deck, com o talento que ela tem pra desenvolver e otimizar jogos, só de implementar um DLSS da vida com a devida revisão de hardware já faria um belo de um estrago(se bem que conhecendo a peça, talvez ela nem tome conhecimento do Steam Deck e simplesmente lance um switch U tendo um vibrador como diferencial e f**a-se); Existe rumores que a Microsoft tbm poderia tbm entrar na brincadeira, e com o deck na área fazendo sucesso, não poderão fazer algo meia boa(ou pode né, vai saber); E quem sabe a própria Sony poderia animar e voltar pra esse mercado tbm, pois essa com certeza faz falta aqui.


Enfim, possibilidades e mais possibilidades, espero que tudo isso vingue no final das contas."
 
Ultima Edição:

chubilubi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.727
Reações
5.417
Pontos
1.219

chubilubi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.727
Reações
5.417
Pontos
1.219
Pior que tem tantas possibilidades se o Deck fizer o mercado crescer:

Microsoft com um portátil GamePass Machine + XCloud.
Sony, se for esperta, faz um retro Portátil pegando do PS1 ao PS4.

Cara, mas a Microsoft indo pelo Full Xcloud, tem como um belo de um trunfo na manga a total falta de necessidade de se adquirir um hardware novo pra usar o seu serviço. Milhões de celulares já nas mãos das pessoas. No máximo seria preciso um controle.
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
XCloud é pro futuro. Depende muito de infraestrutura e isso ainda varia muito de um país pro outro.
Fora que se a MS for pra cima com tudo e começar a gerar problema de sobrecarga na rede, vai tomar na cabeça.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Na opinião de vcs será que no futuro a Valve vai lançar oficialmente o Deck aqui no Brasil?
 
Topo Fundo