O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial Steam Deck ''Switch-like'' Portátil PC Gaming da Valve

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Reações
7.312
Pontos
1.049
Só não pego o OLED agora porque tá 5k, bem caro. Aí vou tentar vender primeiro um notebook gamer que tenho e completar para pegar o deck. Bom que esse note só uso para jogos da geração PS360 que deixei passar, além de estudos, o deck vai atender para ambos se pegar uma dock, ainda vou ganhar um portátil.
O dólar alto não ajuda mesmo.

Com a chegada da RDNA4 e do FSR4 já está começando a acumular um bom número de funcionalidades para um futuro Steam Deck 2. O atual foi lançado em Fevereiro de 2022, talvez em 2026 já vejamos um sucessor!
Quatro anos é um tempo razoável, mas não me importo até de demorar um pouco mais.

Para o Steam Deck 2 eu só quero mais poder (para rodar a nextgen bem) e gostaria muito que fosse possível um dock da Valve que deixasse o monstrinho ainda mais forte para quem quiser usar na TV. Como o Switch faz.

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
185.737
Pontos
2.234
Quatro anos é um tempo razoável, mas não me importo até de demorar um pouco mais.

Depois da RDNA4 o plano da AMD é unificar as arquiteturas CDNA (Radeon Instinct) e RDNA.
A questão é que é a AMD. Chance imensa de ela se enrolar toda nesse processo. Se você for esperar esse processo ficar pronto, corre um sério risco de não serem só quatro anos.

Não me assustaria se esse 4 virar 8.

Para o Steam Deck 2 eu só quero mais poder (para rodar a nextgen bem) e gostaria muito que fosse possível um dock da Valve que deixasse o monstrinho ainda mais forte para quem quiser usar na TV. Como o Switch faz.

O Dock do Switch não faz nada.

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Reações
178.760
Pontos
2.599
Um Dock realmente que faça diferença só se vier com um vídeo externo e aí seria uma bagatela.

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
185.737
Pontos
2.234
Um Dock realmente que faça diferença só se vier com um vídeo externo e aí seria uma bagatela.

AMD nunca teve nada desse tipo. A Nvidia tem NVLink - que usava pra SLI - e o mais novo é o NVSwitch, mas não usa fora de datacenter.
Duvido muito que alguém vá por esse caminho pra consumidor final. Agrega complexidade demais.

Só se abraçarem eGPU por Thunderbolt mesmo.

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Reações
7.312
Pontos
1.049
Depois da RDNA4 o plano da AMD é unificar as arquiteturas CDNA (Radeon Instinct) e RDNA.
A questão é que é a AMD. Chance imensa de ela se enrolar toda nesse processo. Se você for esperar esse processo ficar pronto, corre um sério risco de não serem só quatro anos.

Não me assustaria se esse 4 virar 8.

O Dock do Switch não faz nada.
No caso do dock eu devo ter me expressado errado. Eu quis dizer do portátil ficar com desempenho melhor quando ligado a fonte de energia.

No Steam Deck eu não percebi nenhuma diferença nesse sentido.

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
185.737
Pontos
2.234
No caso do dock eu devo ter me expressado errado. Eu quis dizer do portátil ficar com desempenho melhor quando ligado a fonte de energia.

Sim. O Dock do Switch é só um HUB USB-C, basicamente.
O que muda são os clocks de GPU e RAM quando o aparelho é dockado.

Não tem, mas aí tem que reclamar com a Valve que não deixa o TDP ir acima de 15W.

Megalith

Mil pontos, LOL!
Reações
47.178
Pontos
1.314
Eu tento assistir vídeos dele mas não dá, ele exagera no agudo que me dá agonia, falando o S ou C.

:klolwtf

Fora isso ele ele faz um ótimo trabalho pra comunidade do portátil.

Lelouch Lamperouge

Bam-bam-bam
Reações
2.653
Pontos
453
Estou querendo comprar um Steam Deck. Só tenho duas dúvidas para os senhores: 1) Qual seria um valor justo? 2) É possível jogar jogos atuais? Ou seja, é possível utilizar o Deck como plataforma principal para jogos modernos?

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Reações
12.622
Pontos
1.319

O Switch e o Deck fazem a mesma coisa: diminuem a potência pra consumir menos energia, a diferença é que no Switch existem perfis de consumo, automaticamente ele diminui ou aumenta a potência, e no Deck é totalmente aberto pro usuário ajustar.

Ou seja, é o inverso nos dois, no modo mobile a potência é limitada e no modo dock ela é liberada totalmente.

Inclusive nos Switch desbloqueados é possível liberar toda a potência no modo mobile, aí o usuário pode ajustar ao seu gosto, como no Deck

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Reações
7.312
Pontos
1.049
O Switch e o Deck fazem a mesma coisa: diminuem a potência pra consumir menos energia, a diferença é que no Switch existem perfis de consumo, automaticamente ele diminui ou aumenta a potência, e no Deck é totalmente aberto pro usuário ajustar.

Ou seja, é o inverso nos dois, no modo mobile a potência é limitada e no modo dock ela é liberada totalmente.

Inclusive nos Switch desbloqueados é possível liberar toda a potência no modo mobile, aí o usuário pode ajustar ao seu gosto, como no Deck
O Deck limita em 15W.

O Switch 1 dockado chega apenas nisso também? Ou mais?

Se bem que o Switch é bem velho já. Curioso mesmo é saber a diferença de TDP do Switch 2 entre portátil e dockado.

Mas se o Switch dockado faz menos que o Steam Deck realmente o melhor é o Steam Deck que deixa o usuário escolher sempre. Com sorte o SD2 deixa um limite maior como o Rog Ally X, mas por hora vou seguindo o que ele já tem e é muito bom.

Ultima Edição:

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Reações
12.622
Pontos
1.319
O Deck limita em 15W.

O Switch 1 dockado chega apenas nisso também? Ou mais?

Se bem que o Switch é bem velho já. Curioso mesmo é saber a diferença de TDP do Switch 2 entre portátil e dockado.

Mas se o Switch dockado faz menos que o Steam Deck realmente o melhor é o Steam Deck que deixa o usuário escolher sempre. Com sorte o SD2 deixa um limite maior como o Rog Ally X, mas por hora vou seguindo o que ele já tem e é muito bom.
O Deck é 15w porque a Valve preferiu aumentar a eficiência em baixos TDPs, é um chip muito eficiente entre 9w e 11w, se você botar o Z1 Extreme nesse TDP, a performance é bem pior que o Deck.

E além disso, maiores TDPs precisam de maiores soluções de arrefecimento, deixando o aparelho mais caro, mais pesado e maior.

O Switch deve ser bem menos, porque o consumo de energia do sistema como todo é em torno de 15w, o chip em si deve ser em torno de 10w, geralmente o consumo de energia dá uma ideia do TDP:

Chutando o Switch 2, deve ser próximo do Deck, pelo tamanho do aparelho dá pra ter um cooler maior e mais bateria, permitindo maior consumo.

Ultima Edição:

Leite Condensado

Bam-bam-bam
Reações
2.316
Pontos
453
Eu ia pegar o deck, mas por enquanto vou hesitar, eu já tenho um switch oled desbloqueado, e mesmo não tendo a mesma biblioteca e perfomance, eu sempre priorizo meus desejos no que eu tenho acesso.

Eu acho o steam deck muito caro, um PS5 custa 3k, pagar 5k no Deck Oled eu acho muito nonsense, eu sei que é uma comparação com nuâncias, mas no contexto aqui onde já tenho o switch oled desbloqueado acho que é razoável pensar assim.

Vou correr atrás de um joycon mais ergônomico, o que tá difícil com essas taxas do aliexpress, mas vai sair mais barato do que pegar um deck, e fazer do switch meu portátil definitivo, por ora.

Caso em algum momento a valve tenha representação aqui, ou o bananil dê algum suspiro de melhora economica, pego o deck, apesar de dizer que acho caro, é um console incrível, nunca nem vi pessoalmente um, mas a galera que pega é unanime em ser extremamente satisfeita.

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Reações
12.622
Pontos
1.319
Eu ia pegar o deck, mas por enquanto vou hesitar, eu já tenho um switch oled desbloqueado, e mesmo não tendo a mesma biblioteca e perfomance, eu sempre priorizo meus desejos no que eu tenho acesso.

Eu acho o steam deck muito caro, um PS5 custa 3k, pagar 5k no Deck Oled eu acho muito nonsense, eu sei que é uma comparação com nuâncias, mas no contexto aqui onde já tenho o switch oled desbloqueado acho que é razoável pensar assim.

Vou correr atrás de um joycon mais ergônomico, o que tá difícil com essas taxas do aliexpress, mas vai sair mais barato do que pegar um deck, e fazer do switch meu portátil definitivo, por ora.

Caso em algum momento a valve tenha representação aqui, ou o bananil dê algum suspiro de melhora economica, pego o deck, apesar de dizer que acho caro, é um console incrível, nunca nem vi pessoalmente um, mas a galera que pega é unanime em ser extremamente satisfeita.
No Brasil o Deck é caro porque nossos impostos são uma m****.

Nos EUA:
PS5: $499
Deck LCD: $399
Deck Oled: $549

Arrakis

Veterano
Reações
714
Pontos
128

Uma pena que tenha desistido.. Um Steam Deck mesmo que a Versão LCD antiga iria deixar teu switch no chinelo e tu nunca mais iria colocar a mão nele. Provalmente iria tentar vender o mair rapido possivel esse switch..

Azeon

Lenda da internet
Reações
56.087
Pontos
1.504

Procure os Joycons da iine.
Eu tive o Deck e é um baita produto... Mas para mim eu sabia que não ia atender e de fato não atendeu.

marwinninja

Mil pontos, LOL!
Reações
5.482
Pontos
1.049
Procure os Joycons da iine.
Eu tive o Deck e é um baita produto... Mas para mim eu sabia que não ia atender e de fato não atendeu.
O louco, não foi casamento foi só paixão hauehaueuha
Já vendeu? Curioso para saber o que rolou que não curtiu tanto

Azeon

Lenda da internet
Reações
56.087
Pontos
1.504
O louco, não foi casamento foi só paixão hauehaueuha
Já vendeu? Curioso para saber o que rolou que não curtiu tanto
Eu comprei porque um colega trouxe dos EUA, então eu aproveitei a oportunidade, mas eu ficava em uma dualidade, porque sei que o Deck é excelente mas vendo a forma como ele roda muitos jogos eu sabia que não ia curtir por frescuras minhas.

Daí de fato aconteceu, jogos antigos ele rodava de boa, mas jogos um pouco mais novos, até mesmo GTA V que a galera dizia conseguir jogar em 60fps aqui eu não conseguia manter 45fps mesmo seguindo vários guias, batia 90 fps olhando pro céu mas dirigindo era inconstante demais, para emulação eu nem usei ele pois o Odin 2 sobra nesse quesito.

E o principal para mim foi a bateria em stand by, enquando no Odin 2 ele dura uma ou duas semanas em stand by o Deck dura 1~2 dias, daí como eu jogo pouco quase toda vez que eu ia pegar para jogar ele estava com 15~10% de bateria, então foram vários pequenos fatores e aí como eu paguei R$3k e estavam vendendo por R$4,5k aproveitei e vendi logo fazendo uma grana.

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Reações
7.312
Pontos
1.049

O melhor geralmente é mais caro. No caso do Switch vs Deck é visível. Contra o PS5 ele é menos potente, mas tela oled não é brincadeira. Curioso para ver a potência e o preço do Switch 2, mas provavelmente vão começar com tela LCD para tentar baratear um pouco.

Comentei isso só para lembrar que cinco mil é o Oled, mas tem LCD mais barato. Que é o que você tem no Switch, só que melhor por ser maior.

Dito isto, se for para economizar no hardware talvez seja melhor esperar mesmo mais detalhes do Switch 2 e vender o seu S1 para comprar o S2. Se for desbloqueado o S2 fica barato no software também. Como está para sair é melhor esperar mesmo. Nintendo geralmente desbloqueiam rápido também.

Fiquei nessa duvida também de Switch e Deck, até pela economia, mas no fim fui de deck mesmo para ter um desempenho melhor e uma extensão do meu desktop na mão.

Godot

Mil pontos, LOL!
Reações
41.742
Pontos
1.324
O maior inimigo dos portáteis é a bateria. Torço muito para que tenha uma solução para isso
Jogar um jogo pesado só por 2h e meia é desanimador.

Azeon

Lenda da internet
Reações
56.087
Pontos
1.504
O maior inimigo dos portáteis é a bateria. Torço muito para que tenha uma solução para isso

No meu caso nem 2 horas eu tenho, acho que nem tenho paciência para jogar 2 horas seguidas, mas pegar o console e não ter bateria porque ele vive drenando no Stand By é um saco, no final eu ficava desligando ele toda hora e batia até preguiça de ligar, Stand By é muito melhor.

DATUM

Lenda da internet
VIP
Reações
18.715
Pontos
1.734
Eu comprei porque um colega trouxe dos EUA, então eu aproveitei a oportunidade, mas eu ficava em uma dualidade, porque sei que o Deck é excelente mas vendo a forma como ele roda muitos jogos eu sabia que não ia curtir por frescuras minhas.

Daí de fato aconteceu, jogos antigos ele rodava de boa, mas jogos um pouco mais novos, até mesmo GTA V que a galera dizia conseguir jogar em 60fps aqui eu não conseguia manter 45fps mesmo seguindo vários guias, batia 90 fps olhando pro céu mas dirigindo era inconstante demais, para emulação eu nem usei ele pois o Odin 2 sobra nesse quesito.

E o principal para mim foi a bateria em stand by, enquando no Odin 2 ele dura uma ou duas semanas em stand by o Deck dura 1~2 dias, daí como eu jogo pouco quase toda vez que eu ia pegar para jogar ele estava com 15~10% de bateria, então foram vários pequenos fatores e aí como eu paguei R$3k e estavam vendendo por R$4,5k aproveitei e vendi logo fazendo uma grana.

Este teu problema do Steam Deck consumir no Stand By aconteceu usando o SteamOS ou com Windows?

DATUM

Lenda da internet
VIP
Reações
18.715
Pontos
1.734
SteamOS, nunca sequer instalei Windows nele.

Vou até cuidar agora com teu relato, estou para viajar e para onde vou não vou conseguir deixar ele carregando seguido.

Legal foi meu 3DS que estava em Stand By mais de 6 meses, fui jogar o Donkey Kong e o guerreiro ainda tinha bateria

Azeon

Lenda da internet
Reações
56.087
Pontos
1.504
Vou até cuidar agora com teu relato, estou para viajar e para onde vou não vou conseguir deixar ele carregando seguido.

Legal foi meu 3DS que estava em Stand By mais de 6 meses, fui jogar o Donkey Kong e o guerreiro ainda tinha bateria
Então, no OS a bateria drena bem menos, uns 8% por noite, mas se deixar em Stand By dentro do jogo já era, drena tudo e tem jogos como GTA que só entre iniciar o OS e o jogo são quase 10 minutos.

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Reações
12.622
Pontos
1.319
Tem varios smartphones vindo com uma nova bateria com anodos de silicio-carbono. Tem 21% mais densidade de energia que a bateria de Litio.

No Deck seria mais ou menos meia hora a mais de energia na potencia maxima.

Megalith

Mil pontos, LOL!
Reações
47.178
Pontos
1.314
Fazia tempo que não ficava grudado tanto num portátil, Dead Cells é viciante pra caramba que meu Deck não fica parado. O TDP coloquei em 4 e em 55% tava dando 6 horas pra descarregar.

Vou comprar o Blade Chimera, testei a demo e é um ótimo MetroidVania.

Topo Fundo