Assusta sim, o aparelho é considerado mais console que PC gamer. Dai a pessoa espera um nintendo switch e compra o deck todo complexo. O bom que hoje está bem fácil pesquisar sobre as melhores configurações para os games. Escolho o melhor proton, o TPD indicado para 30fps ou 60fps e tudo mais.
Já deixo certo antes de começar o game. Depois sim, fica quase um console. Quando ele não se perde todo com a dock ou controle externo, muitas vezes resolve reiniciando.
O uso do meu é quase diário, pena ser LCD.
A comunidade se ajuda bastante, se a pessoa procurar as configs ela acha tudo pronto pra rodar cada jogo da melhor forma com ou sem FSR.
Se a pessoa quiser mexer com IA dá pra automatizar algumas coisas, mas aí é um trampo rs
Eu cheguei a colocar uns scripts com atalhos no meu windows pra alternar pras resoluções que eu uso mais, streaming, etc, mas eu dei uma parada de mexer com isso.
Se a Steam for fazer um Steam OS 2 ela poderia colocar uns botões de "escolhe as versões do proton e o que for necessário aí e me dá as melhores opções".
O gamehub no android faz algo parecido até por agente de IA.