O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Stellantis - Novo Grupo - 4º Maior do Mundo

king_hyperdyo

A RPG Gamer
VIP
Mensagens
18.013
Reações
9.414
Pontos
1.519
Stellantis deve surgir no dia 16 – Veja o que pode mudar lá e aqui


Stellantis deve surgir no dia 16 - Veja o que pode mudar lá e aqui

Os acionistas de PSA e FCA aprovaram com mais de 99% dos votos em cada empresa, a criação da Stellantis por meio da fusão das duas companhias, que esperam que o processo de união ocorra em 16 de janeiro.

A partir daí, muita coisa vai mudar para as duas montadoras, que formarão a quarta maior do mundo com mais de 400.000 funcionários e 14 marcas, além de atuação com 8 milhões de veículos, num negócio de US$ 203 bilhões.
Entretanto, nem tudo serão flores para algumas marcas dos dois grupos e pode haver mudanças organizacionais mais profundas no que anteriormente pertencia à PSA e FCA.
Stellantis deve surgir no dia 16 - Veja o que pode mudar lá e aqui


Várias fontes na América do Norte e Europa falam em cortes e um dos primeiros será relativo à quantidade de marcas. Comenta-se na Europa que as marcas mais fortes da Stellantis serão Jeep e Peugeot, enquanto outra que tem futuro incerto é a Alfa Romeo, Lancia, Chrysler e Dodge.
Também se fala nos EUA que a Dodge não deve ir muito longe com seus muscle cars, um contraste enorme com a futura política da empresa, focada nos carros elétricos, condução autônoma e conectividade.
As regras de emissão mais rígidas e a decisão de estados como Califórnia e Massachusetts, enfraquecerão a imagem do carneiro da montanha. A Chrysler não tem modelo novo à vista e como marca de luxo, não tem boa recepção na Europa.
Stellantis deve surgir no dia 16 - Veja o que pode mudar lá e aqui

Já a Alfa Romeo colide com os interesses premium da Maserati, sendo que a marca esteve a ponto de ser vendida para a VW. Ela não vende bem e isso é um problema. A Lancia tem apenas um carro. Na lista, não escapa nem a DS, a divisão de luxo da PSA atualmente.
O grande problema são as vendas. Carlos Tavares é conhecido por cortar carros que não vendem bem, mesmo quando ainda era da Nissan nos EUA. Para tornar a Stellantis uma empresa rentável, ele provavelmente eliminará a maioria dos não-rentáveis, especialmente marcas.
Stellantis deve surgir no dia 16 - Veja o que pode mudar lá e aqui

Outro ponto será a sinergia entre as marcas com plataformas comuns, como a CMP, que deve abraçar Fiat, Peugeot, Citroën, DS, Opel, Vauxhall, Jeep e talvez a Alfa Romeo.
Como marca de luxo, a Maserati terá maior importância na companhia, mas ainda não se sabe como Opel e Peugeot coexistirão na Europa. Fala-se que a francesa seria mais premium nesse caso. Na Citroën, o foco será preço e estilo, enquanto a Fiat deve focar mais em peitar a Dacia.
A Jeep já tem seu papel com os SUVs, devendo reforçar sua imagem na Europa, enquanto a RAM ataca nas picapes. A Stellantis deve racionalizar a produção de carros, o que pode levar ao fechamento de fábricas.
Além disso, a China terá um papel maior nas operações da empresa, visto que a recuperação de Peugeot, Citroën e DS se dará com Jeep e Maserati.
Mercosul
Stellantis deve surgir no dia 16 - Veja o que pode mudar lá e aqui

E aqui? O uso da CMP pela Fiat será praticamente obrigatória sob o comando de Mike Manley, que controlará a Stellantis nas Américas. Plataformas locais devem ser substituídas por equivalentes modulares com sinergia indiana (Citroën).
A Peugeot Landtrek poderia ser integrada à RAM, que assim seria exclusiva nesse segmento, tal como a Strada e a Toro é vendida sob a marca americana em mercados latinos. Isso também poderia ocorrer por aqui, contudo, a imagem de produto Fiat tem peso importante nas vendas.
A Citroën pode focar em preço competitivo, enquanto a Peugeot eleva sua posição com produtos mais caros. No meio disso, vem a Fiat, mesclando os dois lados.
Stellantis deve surgir no dia 16 - Veja o que pode mudar lá e aqui

Uma variante americana da RAM Landtrek (Dakota) até poderia ser feita, mas a Stellantis deve focar numa picape 100% elétrica. Quanto às cinco fábricas do Mercosul, só saberemos “Adellantis”, mas migrar a Citroën para Betim não seria nada estranho.
Se tivéssemos incentivos fiscais, Porto Real daria uma boa planta para carros elétricos do grupo ou da Opel, que aqui seria 100% energizada. Na Argentina, unir Cronos e 208 na mesma fábrica (El Palomar) seria outra resposta para reduzir custos.

[Fonte: Autoblog/Auto News]
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
esse não é o nome da montadora... é o nome do grupo controlador..
 


antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.214
Reações
172.411
Pontos
2.599
Se olharmos no Brasil vemos o seguinte.

Fiat teve 10% do mercado de veículos leves em 2020, a Jeep 7% e a Peugeot/Citroen nem aparece com percentuais, ficando ali no bolão dos "outros" de 6%. Então, devem ter aí até uns 20% desse mercado. Quando olhamos os comerciais leves, temos 460% da Fiat graças a Strada e também do Toro. Nada de Jeep ou PSA. No total de tudo, a Fiat tem 17%, a Jeep 6% e a PSA nem aparece. Logo, no máximo deve ter 25% do mercado combinado.

Não é pouca coisa porque a GM tem 17%, VW tem 17% e todas as outras ficam bem atrás em termos percentuais.

Quando você olha individualmente o que vende é:
Argo 65.937 (6º)
Renegade 56.865 (7º)
Compass 52.966 (8º)
Mobi 46.617 (13º)
Uno 22.737 (24º)
Cronos 16.165 (30º}
Siena 10.857 (36º)

E nos comerciais leves
Strada 80.041 (1º)
Toro 32.394 (2º)
Fiorino 17.852 (7º)
Ducato 3.723 (15º)
Doblo 185 (32º)

A gente vê que não há um campeão de vendas mas são consistentes e vendem um pouco de cada coisa voltada para um mercado mais barato de Mobis e Argos, mas através da Jeep conseguem um grande volume de vendas de tanto que Renegade e Compass vendem. E nos comerciais dominam fortemente com Strada e Toro. Saveiro e Montana não dão nem para o cheiro e é uma piada Oroch ser a única competidora da Toro. Há projetos para o lançamento de alguma picape pequena ser lançada baseada no Renegade, ou seja, um outro Toro que poderá vender bem mudando a estampa.

A única coisa que a Fiat não vende bem é sedan porque só resta Siena e Cronos e abandonaram o mercado de médios. Também não possuem uma picape maior para competir com Hilux, S10 e etc. Sabemos que estão preparando novos SUVs com estampa da Fiat e vão embolar as vendas seja roubando algo de Renegade e Compass, seja roubando de outras marcas, assim como vendendo menos Mobis e Cronos por conta de oferta de SUV menor e tal.

Eis que se chega na PSA e vemos o que vendem:

Citroen C4 Cactus 9.526 (39º)

E só. A Peugeot nem aparece e até Chery e BMW tem modelo que vendem mais. Se a BMW 320i é o último dos 50 modelos da lista, então qualquer outro carro da PSA vende abaixo dos 4.794 em um ano. Tem quase 15 carros que vendem isso em um mês apenas.

Nos comerciais leves, aparece

Peugeot Expert 1.950 (18º)
Citroen Jumpy 1.579 (19º)
Peugeot Partner 876 (24º)
Peugeot Boxer 373 (27º)
Citroen Berlingo 20 (42º)

Ou seja, vendem nada. 20 a 1950 unidades em um ano é uma piada.

Portanto, não sei onde a PSA entrará nessa história porque não vendem nada de nada. Não possuem uma mínima relevância em nosso mercado.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
É triste ver executivos como o cara que falam aí que resume sua estratégia de negócio a simplesmente cortar custos da maneira mais rasa possível, cortando o que "aparenta" não dar lucro. É impressionante como executivos com uma mentalidade rasteira assim chegam em postos decisivos como este em tempos que gostam de alardear a tal "inteligência emocional" para tudo. Puro blah, blah. Sério, tá começando bem mal essa nova marca.
 
Topo Fundo