O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sua opinião sobre desenvolvimento de jogos

FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
504
Reações
1.425
Pontos
233
Prezados boa tarde.

Finalmente está saindo do papel meu projeto de uma empresa de desenvolvimento de jogos, já estamos com 2 titulos prontos e outros 2 já em alpha test.

Essa semana meu sócio teve uma "brilhante idéia" ele quer politizar os jogos, tipo em um dos jogos você é um rei e precisa administrar o reino e o castelo, ele quer mudar
para ao invés de ser um rei ser um presidente e ao inves de ser um reino ser o brasil (deu pra sacar aonde que a coisa vai chegar neh?)

Essas modificações são minimas, coisa de uma ou duas semanas de trabalho, o problema é que eu disse que esse não é o caminho, ele disse que sim pq vai ser um marketing gratuito
por causa das eleições, eu disse que esse papo de que não existe marketing ruim é conversa fiada, um passo mal executado no começo da empresa já pode colocar tudo a perder.

Queria saber a opinião de vocês, dependendo do que vocês falaram eu fico quieto e fazemos do jeito dele, ou eu levo esses comentários pra ele e tento ver se mudo a opinião.

Obrigado.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Eu entendo a visão dele, mas não, não é marketing gratuito. É até uma visão um pouco preguiçosa de publicidade, na verdade.
E sinceramente, acho que mudar a visão no meio do projeto é sempre complicado demais porque invariavelmente a coisa toda perde coesão.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.435
Pontos
2.082
Se viralizar, pode rolar marketing gratuíto, mas eu suponho que vocês não tenham o budget e contatinhos para fazer a campanha viralizar. Então as chances é de flopar, ninguém dar bola, cair como oportunismo barato, a empresa morrer na praia por conta de uma ideia idiota (sem ofensa), e ainda tomar um processinho (Se usar imagem real de políticos).

Como tu falou que é um outro jogo, eu diria pra manter a ideia original, mudar projeto é receita pra se tornar um completo desastre. Nunca é apenas trocar skin.

No fim, tudo depende de que tipo de empresa você tá querendo formar com teu amigo. Eu jamais faria isso, me soa uma péssima ideia em todos os sentidos possíveis.

Mas se por acaso resolver isso, eu diria pra se sujar. Escolha um lado, entre em contato com a campanha de marketing do politico que escolher, e tentar arrancar dinheiro de um deles. Se é pra ser kamikaze, que seja esperto ao menos.

Mas tenha certeza que provavelmente vai ter muita gente querendo capitalizar em cima da polarização. E gente peixe grande.

Honestamente, é melhor não fazer isso. Os pesares são muito maiores que os benefícios (Se é que tem algum).
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
01. Muito provavelmente é mais um dos experimentos sociais do Décio.

02. Volta no Tempo e ache outro socio.

03. Se for verdade, tá muito fudido.
Mexer com desenvolvimento de jogos no Brasil quase sempre acaba indo pro caminho da politica e da imoralidade.
Muita utopia e pouca evolução/beneficio.


Vamos torcer para que surja uma oportunidade de você sair do país ou de ir para uma área mais séria.

Espero que você seja filho de bacana, porque se a m**** bater na bunda, você vai ter o minimo de proteção.
Mas pra estar abrindo empresa de jogos, certamente é rico.
 
Ultima Edição:

FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
504
Reações
1.425
Pontos
233
01. Muito provavelmente é mais um dos experimentos sociais do Décio.

02. Volta no Tempo e ache outro socio.

03. Se for verdade, tá muito fudido.
Mexer com desenvolvimento de jogos no Brasil quase sempre acaba indo pro caminho da politica e da imoralidade.
Muita utopia e pouca evolução/beneficio.


Vamos torcer para que surja uma oportunidade de você sair do país ou de ir para uma área mais séria.

Espero que você seja filho de bacana, porque se a m**** bater na bunda, você vai ter o minimo de proteção.
Mas pra estar abrindo empresa de jogos, certamente é rico.
Quem é Décio? E não sou rico, estou tocando a empresa como segundo trabalho, sou programador.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Quem é Décio? E não sou rico, estou tocando a empresa como segundo trabalho, sou programador.

E como você conseguiu montar um negócio sem ter tanto dinheiro assim? Investidores?
Ajuda de familiares?
 


FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
504
Reações
1.425
Pontos
233
E como você conseguiu montar um negócio sem ter tanto dinheiro assim? Investidores?
Ajuda de familiares?
Meu sócio é empresário, eu juntei durante uns anos, não é tão caro não é uma empresa de extração de petróleo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
01. Muito provavelmente é mais um dos experimentos sociais do Décio.

02. Volta no Tempo e ache outro socio.

03. Se for verdade, tá muito fudido.
Mexer com desenvolvimento de jogos no Brasil quase sempre acaba indo pro caminho da politica e da imoralidade.
Muita utopia e pouca evolução/beneficio.


Vamos torcer para que surja uma oportunidade de você sair do país ou de ir para uma área mais séria.

Espero que você seja filho de bacana, porque se a m**** bater na bunda, você vai ter o minimo de proteção.
Mas pra estar abrindo empresa de jogos, certamente é rico.

Maluco, já teve 30 mil cadastros depois daquele retardado. Esquece, porra. Pelo amor de Deus, todo tópico é isso.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
14.821
Reações
27.391
Pontos
1.103
Eu não acharia a ideia do seu sócio ruim SE o desenvolvimento do jogo fosse originalmente de acordo com o que ele propôs.

Basicamente vcs vão sair da ideia original que envolve um sistema monárquico / feudal para um que engloba capitalismo / comunismo / democracia. Nunca que isso vai ser um trabalho de adaptação que leve apenas 15 dias.
É melhor focar na versão original e tratar de desenvolver o melhor jogo possível do que mudar todo o desenvolvimento no meio do caminho de um trabalho que vc deu a entender que vai ser o cartão de visitas de vcs para a comunidade.

No fim das contas tá arriscado vcs apresentarem um jogo meia boca de administração de reino e outro igualmente medíocre sobre eleições.

Apenas foquem no conceito original e façam o melhor trabalho possível dentro disso.

Guardem para fzr algo ao estilo Democracy em um projeto futuro.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Eu não acharia a ideia do seu sócio ruim SE o desenvolvimento do jogo fosse originalmente de acordo com o que ele propôs.

Basicamente vcs vão sair da ideia original que envolve um sistema monárquico / feudal para um que engloba capitalismo / comunismo / democracia. Nunca que isso vai ser um trabalho de adaptação que leve apenas 15 dias.
É melhor focar na versão original e tratar de desenvolver o melhor jogo possível do que mudar todo o desenvolvimento no meio do caminho de um trabalho que vc deu a entender que vai ser o cartão de visitas de vcs para a comunidade.

No fim das contas tá arriscado vcs apresentarem um jogo meia boca de administração de reino e outro igualmente medíocre sobre eleições.

Apenas foquem no conceito original e façam o melhor trabalho possível dentro disso.

Concordo com o colega citado acima.

E eu aproveitaria e já prepararia o psicologico pra arranjar outro socio.

Entendo parcialmente o lado dele, mas isso pode (e irá) virar um tiro pela culatra.
Ainda mais no Brasil onde a maioria das pessoas acham que joguinho é coisa de mano vagabundo e etc.

Ou tu faz isso ou tu pega e dá um jeito de sumir pra America do Norte ou para o CORJAP, independente de você fazer isso como profissão ou hobby.
 

Lo Pan

Supra-sumo
Mensagens
434
Reações
1.656
Pontos
158
Acharia ruim [e isso é um achismo cheio de aspas de alguém que enxerga os jogos com subjetividades de consumo e sem experiência com desenvolvimento e produção] caso a sugestão desvirtuasse os motivos que possibilitaram projeto original.
Particularmente não vejo propostas politizadas como atos que mitigam os jogos; óbvio, se estiverem sintonizadas com o ambiente construído internamente no game. Bioshock, Final Fantasy VII e Disco Elysium são alguns exemplos de êxito com temáticas politizadas no entretenimento digital, entretanto, foram planejados desde a ideia primária... estabelecer uma nova rota para enfiar politiquês - simplesmente pela tara doentia do nosso povo em babar esse assunto em qualquer conversa ou interação social - parece uma tentativa de produzir consumo pelo modismo em detrimento da criatividade e diversão (imprescindível para video game).
 

Aleatório

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
1.481
Pontos
224
E precisa ser Brasil? Seja um presidente de um país inventado e evite dor de cabeça. Entra no Steam que de vez em quando aparece uns jogos fazendo piada com política brasileira. Quase nunca viralizam e quando conseguem, tomam processo.
 

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.987
Reações
12.085
Pontos
1.769
Politizar o jogo só vai dar certo se tiver meme/zuera.

Do mais, acho que empresa de jogos deve ficar em algum gênero, ou ir atrás de alguma parceria pra fazer jogo de alguma IP famosa...
 

FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
504
Reações
1.425
Pontos
233
Politizar o jogo só vai dar certo se tiver meme/zuera.

Do mais, acho que empresa de jogos deve ficar em algum gênero, ou ir atrás de alguma parceria pra fazer jogo de alguma IP famosa...
Nós tentamos, a liberação dos direitos da turma da mônica por exemplo gira na casa dos 200/300 mil reais, stars wars-marvel comics ou qq coisa da disney nem pagando eles liberam pras softhouses que eles possuem ou controlam, coisa da nickelodeon bob esponja/avatar/patrulha canina a conversa começa com um milhão mais royalties, trabalhar com ip é coisa pra peixe grande não tem como.
 

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.987
Reações
12.085
Pontos
1.769
Nós tentamos, a liberação dos direitos da turma da mônica por exemplo gira na casa dos 200/300 mil reais, stars wars-marvel comics ou qq coisa da disney nem pagando eles liberam pras softhouses que eles possuem ou controlam, coisa da nickelodeon bob esponja/avatar/patrulha canina a conversa começa com um milhão mais royalties, trabalhar com ip é coisa pra peixe grande não tem como.
Então vai atrás de algum conto de fada que a Disney ainda não pegou, pode ser também algo Kawaii pra mulheres, ou faz algo no estilo Mafia City que tema de malandragem brasileiro gosta.
 

HENRQ

Bam-bam-bam
Mensagens
994
Reações
2.143
Pontos
333
Então vai atrás de algum conto de fada que a Disney ainda não pegou, pode ser também algo Kawaii pra mulheres, ou faz algo no estilo Mafia City que tema de malandragem brasileiro gosta.
Na vdd qualquer um pode fazer uma obra sobre cinderella, ariel, alice, chapeuzinho vermelho, aladdin... so nao pode ter o design e roteiro parecidos com os da disney
 

bit6

Larva
Mensagens
4
Reações
0
Pontos
1
Como @Maxtremus disse, só vi desses jogos envolvendo política funcionarem quando eram zoeira. E mesmo assim, parece que ficam ultrapassados depois que o período eleitoral passa. Como todo meme também passa.
Se não houver alternativas para sair do cunho político mesmo, sugiro fazer algo mais generalizado e não específico. Como por exemplo, um esteriótipo da corrupção, da marginalização.. Como é o caso em que GTA faz de Los Angeles com Los Santos. E como o desenho Os Simpsons faz do Americano.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Como @Maxtremus disse, só vi desses jogos envolvendo política funcionarem quando eram zoeira. E mesmo assim, parece que ficam ultrapassados depois que o período eleitoral passa. Como todo meme também passa.
Se não houver alternativas para sair do cunho político mesmo, sugiro fazer algo mais generalizado e não específico. Como por exemplo, um esteriótipo da corrupção, da marginalização.. Como é o caso em que GTA faz de Los Angeles com Los Santos. E como o desenho Os Simpsons faz do Americano.

Mais fácil ele trocar de sócio, ou vazar do país mesmo...
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.823
Reações
50.886
Pontos
1.003
É por isso que eu não conseguiria trabalhar nessa area
Primeira mudança estúpida assim que vem de cima eu já ia despirocar
 

mrgreen

Bam-bam-bam
Mensagens
1.876
Reações
3.158
Pontos
453
acompanhando o topico
porque achei a ideia pessima demais

podia fazer um easter egg, em que se entra em festas de aniversario e mata o aniversariante adversario, e os convidados
ou da facada no candidato, tendo que desviar da multidao
 
Ultima Edição:

FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
504
Reações
1.425
Pontos
233
vim ver no que deu o mkt gratuito via politicagem :ksafado:kpensa
Não deu, com esse lance de demissões em massa o sonho start up acabou e perdemos nosso principal financiador, uma pena porque eu já tinha conseguido convencer o time a manter a linha inicial, eu usei como exemplo um jogo disponível na playstore com uma premissa parecida e um resultado patético :klolwtf
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Não deu, com esse lance de demissões em massa o sonho start up acabou e perdemos nosso principal financiador, uma pena porque eu já tinha conseguido convencer o time a manter a linha inicial, eu usei como exemplo um jogo disponível na playstore com uma premissa parecida e um resultado patético :klolwtf
É bicho, só digo a você que a área aqui no Brasil é uma verdadeira perda de tempo.

Nunca vi uma área ter tanta dor de cabeça (pirataria, incompatibilidade com a cultura do país, retorno financeiro, despesas) e ser um verdadeiro inferno pra conseguir estágio e emprego (especialmente fora de SP-Capital)

Agora por outro lado, sei que nenhum empreendedor pode correr o risco de abrir empresa de jogos em cidade média e pequena, especialmente porque a mentalidade é mais limitada e ninguém que mora em SP vai trocar a capital pra trabalhar numa empresa no meio do nada.

No mais. O negócio é se mandar pra fora (se você quer tanto ser desenvolvedor de jogos) ou partir pra outra área (seja como empregado e/ou empreendedor).

Eu teria um Treco se eu tivesse que passar por essas coisas de novo. Parece que essa área só serviu pra pagar meus pecados da vida (e talvez de outras vidas).

Porque PQP, nunca vi tantas regras absurdas, comunidade de débil mental e você ser rotulado de vagabundo pela classe executiva e médica e não conseguir salário minimo e nem Transporte pra trabalhar. Tá doido.

NUNCA MAIS!!!!!
 
Ultima Edição:
Topo Fundo