O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sugestão de melhoramento da regra 7 do fórum

Status
Não está aberto para novas respostas.
D

Deleted member 156771

Prezados, fui travado por 15 dias por conta de um meme na pasta demotivational.

A regra 7 do fórum fala sobre desvirtuamento político fora da pasta política:

7. Da “Tolerância Zero” ou desvirtuamento de tópico com assuntos políticos:

a. Você pode discutir assuntos de política e religião SOMENTE na pasta específica, e se mantendo dentro do assunto do tópico. Isso quer dizer que se o tópico for sobre o governo atual, você pode falar do governo atual sem o menor problema. Já se você resolver, num tópico do cantinho, falar do governo malvado, você será travado por dez dias sem direito a defesa.
b. Provocações pessoais por conta de posicionamentos políticos também não serão admitidas. Evite o uso de frases como “onde estão os xxx agora” e não invoque outros usuários com o intuito de provoca-los.


Postar meme incluí-se nessa regra? Se for o caso, a regra precisa ser mais clara, pois entende-se que discutir política refere-se as postagens dos tópicos. Postar uma imagem aleatória qualquer de humor, em um tópico de memes não deveria ser recriminada, penso eu, ainda mais quando a imagem em questão era um meme que fazia piada com políticos em geral, sem escolher lados.
Já tinha postado outros memes antes e não tinha recebido quaisquer warnings, por isso achei o travamento exagerado.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.173
Pontos
2.599
Mesmo que ache que seja um meme "neutro", sabemos sobre a maturidade de muita gente do fórum que não leva de boa. Não é de se estranhar que poderiam se sentir ofendidos e começarem a debater, assim, desvirtuando o tópico e ser aquela chateação de sempre.

T0 é tolerância zero porque pode sempre incorrer em uma avalanche de m**** depois.

Pelo que vi teve uma soma de 5 warnings e foi travado automaticamente pelo sistema.
 
D

Deleted member 156771

Mesmo que ache que seja um meme "neutro", sabemos sobre a maturidade de muita gente do fórum que não leva de boa. Não é de se estranhar que poderiam se sentir ofendidos e começarem a debater, assim, desvirtuando o tópico e ser aquela chateação de sempre.

T0 é tolerância zero porque pode sempre incorrer em uma avalanche de m**** depois.

Pelo que vi teve uma soma de 5 warnings e foi travado automaticamente pelo sistema.

Entendo os pontos, mas como falei, essas coisas precisam ser mais claras e não "subentendidas". Enfim, foi uma sugestão.

Quanto ao travamento automático, bom, a mensagem enviada falava em travamento por 10 dias. Os 5 dias adicionais provavelmente foram por conta do sistema.

Minha pontuação no geral é bem questionável, mas deixa pra lá.

Criei o tópico apenas para sugerir uma melhor redação das regras.

Aliás, as regras ficam muito escondidas, dentro da pasta moderadores. Ela deveria estar fixada em todas as áreas, como tópico ou botão.

jv9SpH.jpg
 

DarkShade

The claw of patience
Membro STAFF
Mensagens
15.821
Reações
19.980
Pontos
684
Como bem dito pelo @antonioli, os memes se caracterizam da mesma forma de mensagens, se for em um tópico no VT e querer fazer qualquer referência política será travado por igual, exatamente pelo precedente que isso cria, mas o seu caso que já foi informado, se deu pelo acumulo de seus pontos, somou apenas mais 1 e foi travado pelo sistema, logo não foi pela regra em si.

Tão pouco acho condizente espalhar as regras em todos os tópicos, só entrar aqui que está fixa, como deveria estar, mas podemos pensar futuramente se for o caso e melhorar isso.
 
Ultima Edição:


antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.173
Pontos
2.599
Entendo os pontos, mas como falei, essas coisas precisam ser mais claras e não "subentendidas". Enfim, foi uma sugestão.

Quanto ao travamento automático, bom, a mensagem enviada falava em travamento por 10 dias. Os 5 dias adicionais provavelmente foram por conta do sistema.

Minha pontuação no geral é bem questionável, mas deixa pra lá.

Criei o tópico apenas para sugerir uma melhor redação das regras.

Aliás, as regras ficam muito escondidas, dentro da pasta moderadores. Ela deveria estar fixada em todas as áreas, como tópico ou botão.

jv9SpH.jpg
Se não me engano o travamento automático é de 15 dias. Talvez o moderador tenha escrito que iria te travar por 10 dias (que é o que se usa no T0) mas como tomou o warning o próprio sistema meteu os 15 dias e aí sobrepôs os 10 que te daria.

Eu também acho que seria interessante deixarem as regras mais a mostra mesmo.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.108
Reações
17.367
Pontos
1.444
Tão pouco acho condizente espalhar as regras em todos os tópicos, só entrar aqui que está fixa, como deveria estar, mas podemos pensar futuramente se for o caso e melhorar isso.

Meio offtopic, mas essa parte que as regras precisam estar em outras pastas só me lembra que antigamente nem texto escrito de regras havia por aqui (só um ponto outro que ganhava destaque como tópico fixo por um tempo se lembro bem).

É interessante de ver como a comunidade conseguia se auto-gerenciar nesse ponto e agora meio que depende das regras explícitas.
 
D

Deleted member 156771

Meio offtopic, mas essa parte que as regras precisam estar em outras pastas só me lembra que antigamente nem texto escrito de regras havia por aqui (só um ponto outro que ganhava destaque como tópico fixo por um tempo se lembro bem).

É interessante de ver como a comunidade conseguia se auto-gerenciar nesse ponto e agora meio que depende das regras explícitas.

Existia uma certa estabilidade no número de usuários. Depois do fim do fórum uol e outros lugares, aumentou-se a quantidade novos usuários e acostumados a falta de regras em outros fóruns, acabou sendo necessário um pulso mais forte aqui.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.411
Pontos
1.304
Tem um tópico de memes políticos na pasta política...

Mas existem memes que não são sobre política mas tem figuras políticas nele, sei lá uma imagem aleatória e aquela imagem do Bolsonaro batendo na mesa rindo... Ali eu não considero o meme político.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Então para de chamar de T0 (tolerencia zero) e começ a chamar de T+ou-0
 
D

Deleted member 156771

Tem um tópico de memes políticos na pasta política...

Mas existem memes que não são sobre política mas tem figuras políticas nele, sei lá uma imagem aleatória e aquela imagem do Bolsonaro batendo na mesa rindo... Ali eu não considero o meme político.

O meme era de uma página do facebook chamada 16 bits da depressão, onde colocaram o Lula e o Bolsonaro, como vilões de Streets of Rage, aquela tela de abertura.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.839
Reações
32.294
Pontos
1.084
Sinceramente eu vejo fóruns da seguinte maneira:

Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Não gostou, a porta da rua é a serventia da casa.

E assim vou levando, tanto q nunca me manifestei contra alguma conduta q eu julgue exagerada por parte da moderação daqui. O dia q eu realmente me sentir incomodado, sumo do fórum e ponto final.

Tinha um fórum q eu participava, sobre simulação de voo q achava as regras de lá um pé no saco. Tem uma delas q diz q você não pode escrever no "internetez" usando "vc", "pq" ou qualquer termo deste tipo e se vc o fizer REALMENTE TOMA ADVERTÊNCIA! Uma vez esqueci, usei, tomei warning, achei uma v**dαgeм e NUNCA MAIS VOLTEI LA. Não reclamei, não fiz nada, somente parei de interagir.

O resumo é q nada vai mudar. Fóruns não são uma democracia, cada um tem suas regras, seus moderadores agem de formas diferentes e vejo q é perca de tempo ficar reivindicando algo.

MAs isso é um pensamento MEU. Não to criticando o OP não!
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.407
Reações
178.301
Pontos
1.514
Tinha um fórum q eu participava, sobre simulação de voo q achava as regras de lá um pé no saco. Tem uma delas q diz q você não pode escrever no "internetez" usando "vc", "pq" ou qualquer termo deste tipo e se vc o fizer REALMENTE TOMA ADVERTÊNCIA! Uma vez esqueci, usei, tomei warning, achei uma v**dαgeм e NUNCA MAIS VOLTEI LA. Não reclamei, não fiz nada, somente parei de interagir.

misericórdia
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.108
Reações
17.367
Pontos
1.444
Sinceramente eu vejo fóruns da seguinte maneira:

Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Não gostou, a porta da rua é a serventia da casa.

E assim vou levando, tanto q nunca me manifestei contra alguma conduta q eu julgue exagerada por parte da moderação daqui. O dia q eu realmente me sentir incomodado, sumo do fórum e ponto final.

Tinha um fórum q eu participava, sobre simulação de voo q achava as regras de lá um pé no saco. Tem uma delas q diz q você não pode escrever no "internetez" usando "vc", "pq" ou qualquer termo deste tipo e se vc o fizer REALMENTE TOMA ADVERTÊNCIA! Uma vez esqueci, usei, tomei warning, achei uma v**dαgeм e NUNCA MAIS VOLTEI LA. Não reclamei, não fiz nada, somente parei de interagir.

O resumo é q nada vai mudar. Fóruns não são uma democracia, cada um tem suas regras, seus moderadores agem de formas diferentes e vejo q é perca de tempo ficar reivindicando algo.

MAs isso é um pensamento MEU. Não to criticando o OP não!

Concordo 90% contigo. Só que aqui o Bruno é bem de boas, não custa largar uma ideia sem compromisso.

Melhor dizendo, muitas vezes sugestões são sempre válidas, mas depende de como a "casa" gosta de ouvir. Tem canto que a forma correta é alguma MP para moderador, tem canto que prefere e-mail para adm, tem canto que deixa a gente encher o saco por aqui. Acho que o importante mesmo é não assumir que sua ideia vai ser implementada, por melhor que seja.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.171
Reações
3.457
Pontos
704
Não deveria nem ter pasta politica, quanto mais assunto de politica em outras pastas. Tolerância 0 mesmo se não vira bagunça. Um meme postado na boa vira um tumulto danado e destrói um tópico que as vezes era até bom.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Eu sou a favor da regra ser bem restritiva, se é pra falar de jogo, é pra falar de jogo
Concordo. E vou além: acho que T0 deveria ser uma regra mais ampla. Independente de ser sobre política. Acho muito chato quando entro num tópico sobre X e 2/3 colegas passam a discutir sobre Y. Nem reclamo de 2 ou 3 posts falando sobre algo aleatório, mas praticamente uma página inteira fora do escopo. Acho isso muito chato e desestimulante para quem tá querendo debater o tema do tópico.
Minha sugestão é: diminuir a tolerância com o desvirtuamento de qualquer tópico.
Depois de ofensas e provocações acho que desvirtuamento é uma das piores coisas num fórum.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.562
Pontos
1.389
Não deveria nem ter pasta politica, quanto mais assunto de politica em outras pastas. Tolerância 0 mesmo se não vira bagunça. Um meme postado na boa vira um tumulto danado e destrói um tópico que as vezes era até bom.

Concordo, desde que foi criada a pasta politica tem dado muito trabalho para os moderadores. Politica não tem jeito, sempre há treta,não só aqui como na vida real também.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Política está em todas as coisas, há uma dependência que cria relações impossíveis de se cortar.

Mas sem Leis ou regras o que nos resta é a barbárie.

Só que cabe desenvolver o assunto.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.721
Reações
14.817
Pontos
503
Eu acho que a moderação deveria discutir mais analiticamente entre eles antes de pegar e simplesmente cumprir a regra. Existem tópicos no VT onde não dá pra não citar política, e um warning ou travamento por isso torna-se injusto.

É por isso que quando alguém é judicialmente acionado tem-se todo um processo, analisa-se a situação e ouvem-se as partes. Se fosse simplesmente aplicar a lei, sem analisar a situação, advogados não existiriam.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.173
Pontos
2.599
Eu acho que a moderação deveria discutir mais analiticamente entre eles antes de pegar e simplesmente cumprir a regra. Existem tópicos no VT onde não dá pra não citar política, e um warning ou travamento por isso torna-se injusto.

É por isso que quando alguém é judicialmente acionado tem-se todo um processo, analisa-se a situação e ouvem-se as partes. Se fosse simplesmente aplicar a lei, sem analisar a situação, advogados não existiriam.
Não dá para transformar o fórum todo em política. Hoje em dia em qualquer assunto dá para se politizar. Há uns 15 anos se perguntasse a alguém sobre filmes, séries, jogos e afins, ninguém associar ia esse tipo de entretenimento a política mas hoje em dia se permite enfiá-la em tudo.

Se o propósito de um tópico é discutir um determinado assunto sem entrar na política, então o tópico ficará na pasta vale tudo, consoles, filmes e etc. e a discussão terá um rumo. O problema nisso é quando alguém quer fazer graça e trazer um fato político ou simplesmente provocar politicamente não tendo nada a ver com a discussão. É chato porque nos obriga a pelo menos ler o tópico e dar um toque para tentar encerrar a coisa ali. Sempre haverá gente dando mole mas muitas vezes um toque ali no tópico ou por MP já resolve. Às vezes é algo tão escroto que não resta mesmo advertir ou até travar.

Dependendo do rumo do tópico é válido pedir para a moderação mover para a pasta política logo. Também acho que às vezes a pessoa da mole é cria um tópico que obviamente irá tomar um rumo político em outra pasta e aí vale pensar mais antes de criar.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.108
Reações
17.367
Pontos
1.444
Eu acho que a moderação deveria discutir mais analiticamente entre eles antes de pegar e simplesmente cumprir a regra. Existem tópicos no VT onde não dá pra não citar política, e um warning ou travamento por isso torna-se injusto.

É por isso que quando alguém é judicialmente acionado tem-se todo um processo, analisa-se a situação e ouvem-se as partes. Se fosse simplesmente aplicar a lei, sem analisar a situação, advogados não existiriam.

Moderação trabalha de graça, no tempo livre. Cobrar uma análise mais complexa só vai fazer demorar mais para sair alguma tratativa e provavelmente não deve alterar muito o resultado final.

Se o assunto envolve politica, tem algumas opções:

  1. Cria um tópico paralelo em Politica (COVID é um exemplo)
  2. Pede a movimentação do tópico para política (se o assunto é muito preso a politica, pode ser viável)
  3. seja MUITO genérico.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Eu acho que a moderação deveria discutir mais analiticamente entre eles antes de pegar e simplesmente cumprir a regra. Existem tópicos no VT onde não dá pra não citar política, e um warning ou travamento por isso torna-se injusto.

É por isso que quando alguém é judicialmente acionado tem-se todo um processo, analisa-se a situação e ouvem-se as partes. Se fosse simplesmente aplicar a lei, sem analisar a situação, advogados não existiriam.

Isso é questão de maturidade, o ambiente aqui preza por ser lúdico e esse tema desagrega as pessoas infelizmente, é totalmente compreensível estarem perdidos, mas quando o assunto é sério, como é no caso política e, queiram ou não, esse ambiente vai influenciar na formação dos usuários, pois bem, então a coisa têm que ser ponderada para regrar ou tentar amadurecer o ambiente.

Isso se chama responsabilidade social.

O problema é quando a regra é seletiva, não possui clareza de aplicação ou pior, transparece sempre como uma tomada de decisão vertical por que é mais cômodo a quem julga ou ao julgado assim pensar...

O Brasil têm muito claras suas Leis sobre o tema, portanto penso que se deixar correr e aplicar o travamento ou banimento conforme a Lei, pronto, já é um caminho.

Uma coisa muito comum é criticarmos a impunidade e injustiça, só que quando usufruímos disso ou isso nos cobra, tudo muda, então tomam monta ideologismos e ignorância, que é o que vivemos no País hoje infelizmente.
 
Ultima Edição:

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.721
Reações
14.817
Pontos
503
Valeu pelas explicações pessoal.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.821
Reações
50.884
Pontos
1.003
Não dá para transformar o fórum todo em política. Hoje em dia em qualquer assunto dá para se politizar. Há uns 15 anos se perguntasse a alguém sobre filmes, séries, jogos e afins, ninguém associar ia esse tipo de entretenimento a política mas hoje em dia se permite enfiá-la em tudo.
É exatamente isso que eu digo toda vez

A propósito, até o pessoal doente do 4chan consegue não envolver política em tudo. Inclusive é até raro ver esse tema nas boards que não tem nada a ver com política, além dos faxineiros apagarem tudo, a galera ainda reclama com quem posta. Até esse pessoal consegue não envolver esses assuntos em tudo

Pensem bem nisso
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.870
Reações
26.852
Pontos
1.844
Com mais moderadores eu acho que precisa de mais consistência. Eu tomei T0 por responder um comentário só pelo contexto... enquanto isso tem gente que traz link de política (e comentário) no mesmo tópico e leva alerta.

tem que tomar cuidado pra não ter bias, pois tem caso que notei bias enorme e jugalmento usando a opinião pessoal e não analisando o caso.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo